???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Raquel Gonçalves Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
D617-2C98-5011
ORCID iD
0000-0003-4712-4249
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=lV76E7UAAAAJ
Researcher Id
E-6330-2016
Scopus Author Id
16315361800

Endereços de correio eletrónico

  • sandra.r.fernandes29@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541, 541 4200, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006/10/01 - 2011/01/11
Concluído
Education Sciences (Doutoramento)
Especialização em Curriculum Development
Universidade do Minho, Portugal
"Aprendizagem baseada em Projectos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um Dispositivo Pedagógico no Ensino de Engenharia." (TESE/DISSERTAÇÃO)
---
2000/09/01 - 2005/07/31
Concluído
Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Melhoria da Qualidade do Ensino e Avaliação do Desempenho do Trabalho Docente no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2012/02/01 - 2015/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04/01 - 2012/02/15 Postdoctoral Researcher (FCT grant SFRH/BPD/68349/2010) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006/10/01 - 2010/09/30 PhD Student (FCT grant SFRH/BD/28330/2006) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/09/01 - 2018 A docência no contexto da avaliação do desempenho no Ensino Superior: um estudo em quatro instituições públicas portuguesas.
SFRH/BPD/107848/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Desativado
2011/04/01 - 2014 Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Desativado
2011/04 - 2014 Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
N/A
2006/10/01 - 2010/09/30 Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um dispositivo pedagógico no Ensino de Engenharia
SFRH/BD/28330/2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2021/09/30 Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2017/05/27 - Atual Centre for Excelence in Teaching (CET@UPT)
00000
Investigador responsável
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Em curso
2015 - 2017 “Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores” | Aprendizaje profesional docente colaborativo en contextos escolares. Oportunidades y limitaciones.
1150596
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico
Concluído
2014 - 2017 Supplemental Self-Help in English as a Foreign Language for Learners with Specific Learning Differences/ Difficulties (SupEFL)
2014-1-DE02-KA200-001093
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2014 - 2015 Construção e Validação de Toolbox para o desenvolvimento curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2009 - 2012 HESdespi- Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Student motivation in the first year of University: findings from the implementation of a PBL project for a real context". 2021.
    10.5281/ZENODO.5096981
  2. "Teacher collaboration in PBL: setting the example for the students". 2021.
    10.5281/ZENODO.5093791
  3. "Online assessment: more student cheating than on-site?". 2021.
    10.5281/ZENODO.5095020
  4. "Students' perceptions of the use of traditional methods and active learning strategies in the classroom: findings from a case study". 2021.
    10.5281/ZENODO.5098290
  5. Fernandes, S.; Abelha, M.; Albuquerque, A.S.; Sousa, E.. "Curricular and pedagogic innovation in a social education programme: Findings from the implementation of PBL". 2020.
  6. Fernandes, S.; Alves, A.C.; Leão, C.P.. "Do student initial expectations about PBL match their final perceptions?". 2020.
  7. Fernandes, S.; Dinis-Carvalho, J.. "A service learning experience with engineering students". 2020.
  8. Alves, A.C.; Pereira, A.C.; Leao, C.P.; Fernandes, S.; Uebe-Mansur, A.F.. "THE USE of BLOGS in A PROJECT-BASED LEARNING CONTEXT for FIRST-YEAR ENGINEERING STUDENTS TEAMS". 2020.
    10.1115/IMECE2020-23768
  9. Alves, A.C.; Moreira, F.; Leao, C.P.; Fernandes, S.. "TEN YEARS of POSITIVE FEEDBACK on PROJECT-BASED LEARNING from FIRSTYEAR ENGINEERING STUDENTS PERSPECTIVE". 2020.
    10.1115/IMECE2020-23212
  10. Fernandes, Sandra. "Pedagogical Training of Teachers in Higher Education: findings from the Centre for Excellence in Teaching (CET@UPT).". Trabalho apresentado em PAEE/ALE’2019, 11th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 16th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), Tunes, 2019.
    Publicado
  11. Fernandes, S.. "Pedagogical training of teachers in higher education: Findings from the Centre for Excellence in Teaching (CET@UPT),Formação Pedagógica Docente no Ensino Superior: O caso do Centre for Excellence in Teaching (CET@UPT)". 2019.
  12. Sandra Raquel Gonçalves Fernandes; Paula Morais; Diana Mesquita; Marta Abelha; Sara Fernandes; Ana Sílvia Albuquerque. "The Centre for Excellence in Teaching (CET) at Portucalense University: goals, strategies and expected outcomes.". 2018.
    10.4995/HEAD18.2018.8257
  13. Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Fernandes, Sara M.; Albuquerque, Ana Sílvia. "Implementação de PBL no curso de Educação Social: resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalense". 2018.
  14. Carvalho, J.D.; Fernandes, S.. "How to apply SCRUM in PBL teams". 2018.
  15. Fernandes, S.; Costa-Lobo, C.; Regueiro, A.. "Teaching and learning of entrepreneurship: Student’s perceptions in higher education,Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários". 2018.
  16. Fernandes, S.; Abelha, M.; Fernandes, S.M.; Albuquerque, A.S.. "Implementation of PBL in a social education programme at the Portucalense University,Implementação de PBL no curso de educação social: Resultados de um estudo piloto na universidade Portucalense". 2018.
  17. Alves, A.C.; Fernandes, S.; Leão, C.P.; Ferreira, A.T.; Sousa, R.; Moreira, F.. "Students’ perceptions and motivation in an industrial engineering and management program along their academic journey: First results". 2018.
  18. Silva, G.; Ferreira-Oliveira, A.T.; Santos, J.; Domingues, N.; Fernandes, S.. "University-business cooperation: Development of a strategic school unit at ESTG/IPVC". 2018.
  19. Carvalho, J.D.; Fernandes, S.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Making PBL teams more effective with Scrum". 2018.
  20. José Dinis-Carvalho; Sandra Fernandes; Rui M. Lima; Diana Mesquita; Cristina Costa-Lobo. "ACTIVE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: DEVELOPING PROJECTS IN PARTNERSHIP WITH INDUSTRY". 2017.
    10.21125/inted.2017.0529
  21. Sandra Fernandes; Teresa Pessoa; Ana Amélia Carvalho. "EVALUATION OF AN ONLINE TRAINING COURSE FOR LEARNERS WITH SPECIFIC LEARNING DIFFERENCES: FINDINGS FROM AN INTERNATIONAL PROJECT". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.0826
  22. Sandra Fernandes; Alfredo Regueiro; Miguel Magalhães; José Dinis-Carvalho; Cristina Costa-Lobo. "DEVELOPING TRANSFERRABLE SKILLS THROUGH ENTREPRENEURSHIP PROJECTS: STUDENT’S EXPERIENCES AND CHALLENGES". 2017.
    10.21125/inted.2017.0375
  23. Miguel Magalhães; Paula Morais; Filomena Lopes; Isabel Freitas; Sandra Fernandes; Cristina Costa-Lobo. "TRANSITIONS FROM HIGHER EDUCATION TO LABOUR MARKET: OBSERVATORY OF INTERNSHIPS IN BUSINESS ORGANIZATIONS". 2017.
    10.21125/inted.2017.1488
  24. Fernandes, Catarina; Fernandes, Sandra; Ferreira-Oliveira, Ana Teresa; Miguel, Isabel; Santos, Conceição. "Aging behind bars in Portugal: A case study of a prison context". 2017.
  25. Alves, A.C.; Moreira, F.; Fernandes, S.; Leão, C.P.; Sousa, R.. "PBL in the first year of an industrial engineering and management program: A journey of continuous improvement". 2017.
  26. Sousa, C.; Magalhães, M.; Lopes, F.C.; Fernandes, S.; Costa-Lobo, C.. "EHIS method©: Entrepreneurship human interaction skills". 2017.
  27. Dinis-Carvalho, José; Fernandes, Sandra. "Student’s role in the implementation of a lean teaching and learning model". 2016.
  28. Dinis-Carvalho, J.; Fernandes, S.. "Student’s role in the implementation of a lean teaching and learning model". 2016.
  29. Anabela C. Alves; Francisco Moreira; Rui Lima; Rui Sousa; José Dinis-Carvalho; Diana Mesquita; Sandra Fernandes; Natascha van Hattum-Janssen. "Project Based Learning in First Year, First Semester of Industrial Engineering and Management: Some Results". 2012.
    10.1115/imece2012-89046
  30. Alves, Anabela Carvalho; Mesquita, Diana; Moreira, Francisco; Fernandes, Sandra. "Teamwork in project-based learning: engineering students’ perceptions of strengths and weaknesses". 2012.
  31. Fernandes, Sandra. "Project based learning in first year, first semester of industrial engineering and management: Some results". 2012.
    10.1115/IMECE2012-89046
  32. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção. "Tutoring in higher education". 2011.
  33. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção. "O project-led education (PLE) como estratégia de aprendizagem cooperativa : potencialidades e constrangimentos". 2011.
  34. Fernandes, Sandra Conceição Carvalho; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. "Project-led education in engineering: Monitoring and assessing the learning process". 2007.
  35. Fernandes, S.; Flores, M.A.; Lima, R.M.. "Project-led education in engineering: Monitoring and assessing the learning process". 2007.
Artigo em revista
  1. Rita Monteiro; Sandra Fernandes; Nuno Rocha. "What Do Preschool Teachers and Parents Think about the Influence of Screen-Time Exposure on Children’s Development? Challenges and Opportunities". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12010052.
    10.3390/educsci12010052
  2. Sandra Fernandes; José Dinis-Carvalho; Ana Teresa Ferreira-Oliveira. "Improving the Performance of Student Teams in Project-Based Learning with Scrum". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11080444.
    10.3390/educsci11080444
  3. "Developing Social Skills in the Prison Context – Results from the Implementation of a Training Program with Prisoners". Research on Humanities and Social Sciences (2021): http://dx.doi.org/10.7176/rhss/11-11-06.
    10.7176/rhss/11-11-06
  4. Miguel, I.; Araújo, A.M.; Fernandes, S.; Carneiro, L.; Fernandes, P.. "Are perceptions of grandparenthood related to family and life satisfaction? A study with emerging adults". Journal of Social and Personal Relationships (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098943641&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0265407520981152
  5. Monteiro, R.; Rocha, N.B.; Fernandes, S.. "Are Emotional and Behavioral Problems of Infants and Children Aged Younger Than 7 Years Related to Screen Time Exposure During the Coronavirus Disease 2019 Confinement? An Exploratory Study in Portugal". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85102475259&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2021.590279
  6. Marta Abelha; Paulo Jesus; Sandra Fernandes; Ana Sílvia Albuquerque; Angélica Vidal. "Teacher Performance Appraisal as a Formative Experience: A Case Study in Two Teachers’ Training Schools in Benguela, Angola". Africa Education Review (2020): 1-25. https://doi.org/10.1080/18146627.2021.1959357.
    10.1080/18146627.2021.1959357
  7. Marta Abelha; Sandra Fernandes; Isabel Cerca Miguel; Edgar Sousa. "Educação social e aprendizagem e serviço (ApS):". Laplage em Revista 6 3 (2020): 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53.
    10.24115/S2446-6220202063935p.38-53
  8. Marta Abelha; Sandra Fernandes; Diana Mesquita; Filipa Seabra; Ana Teresa Ferreira-Oliveira. "Graduate Employability and Competence Development in Higher Education—A Systematic Literature Review Using PRISMA". Sustainability 12 15 (2020): 5900-5900. https://doi.org/10.3390/su12155900.
    10.3390/su12155900
  9. Dinis-Carvalho, J.; Fernandes, S.. "Applying lean concepts to teaching and learning in higher education: Findings from a pilot study". International Journal of Engineering Education 33 3 (2017): 1048-1059. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019654252&partnerID=MN8TOARS.
  10. Dinis-Carvalho, J.; Fernandes, S.; Filho, J.C.R.. "Combining lean teaching and learning with eduScrum". International Journal of Six Sigma and Competitive Advantage 10 3-4 (2017): 221-235. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029488441&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJSSCA.2017.086599
  11. Alves, A.; Sousa, R.; Moreira, F.; Alice Carvalho, M.; Cardoso, E.; Pimenta, P.; Malheiro, M.T.; et al. "Managing PBL difficulties in an industrial engineering and management program". Journal of Industrial Engineering and Management 9 3 (2016): 586-611. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006051875&partnerID=MN8TOARS.
    10.3926/jiem.1816
  12. Alves, A.C.; Sousa, R.M.; Fernandes, S.; Cardoso, E.; Carvalho, M.A.; Figueiredo, J.; Pereira, R.M.S.. "Teacher's experiences in PBL: implications for practice". European Journal of Engineering Education 41 2 (2016): 123-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955401029&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2015.1023782
  13. Veiga-Simão, A.-M.; Flores, M.-A.; Barros, A.; Fernandes, S.; Mesquita, D.. "Perceptions of university teachers about teaching and the quality of pedagogy in higher education: A study in Portugal,percepciones de los profesores universitarios sobre la enseñanza y la calidad de la pedagogía de la educación superior: Un estudio realizado en Portugal". Infancia y Aprendizaje 38 1 (2015): 102-143. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954318430&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02103702.2014.996408
  14. Sandra Raquel Gonçalves Fernandes. "Preparing Graduates for Professional Practice: Findings from a Case Study of Project-based Learning (PBL)". Procedia - Social and Behavioral Sciences 139 (2014): 219-226. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.08.064.
    10.1016/j.sbspro.2014.08.064
  15. Flores, M.A.; Santos, P.; Fernandes, S.; Pereira, D.. "Pre-service teachers' views of their training: Key issues to sustain quality teacher education". Journal of Teacher Education for Sustainability 16 2 (2014): 39-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84925389445&partnerID=MN8TOARS.
    10.2478/jtes-2014-0010
  16. Fernandes, S.; Mesquita, D.; Flores, M.A.; Lima, R.M.. "Engaging students in learning: Findings from a study of project-led education". European Journal of Engineering Education 39 1 (2014): 55-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893735423&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2013.833170
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Sandra; Alves, Anabela Carvalho; Uebe-Mansur, André. "Student-Centered Assessment Practices". In Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning, 213-243. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4769-4.ch009
  2. Fernandes, Sandra. "A intervenção social e comunitária como estratégia para a melhoria da qualidade de vida da população do Bairro de Santiago em Aveiro". In A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional no contexto do envelhecimento no meio rural e urbano: atividades, técnicas, métodos e estratégias para uma vida ativa, 213-221. Chaves, Portugal: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2019.
    Publicado
  3. Maria Assunção Flores Fernandes; Ana Maria SIlva; Fernandes, Sandra. "Contextos e abordagens de mediação, formação e desenvolvimento profissional". In Contextos de Mediação e Desenvolvimento Profissional Docente, 7-16. Santo Tirso, Portugal, 2018.
    Publicado
  4. Fernandes, Sandra; Maria Manuela Ferro Unas. "Aprendizagem em contexto de trabalho: oportunidades para a aprendizagem profissional dos professores". In Contextos de Mediação e Desenvolvimento Profissional Docente, 195-211. Santo Tirso, Portugal, 2018.
    Publicado
  5. Ferreira-Oliveira, A.T.; Fernandes, S.; Santos, J.. "Performance appraisal of higher education teachers’ in information systems and technology: Models, practices and effects". 2018.
    10.1007/978-3-319-77700-9_40
  6. Lima, R.M.; Dinis-Carvalho, J.; Sousa, R.M.; Alves, A.C.; Moreira, F.; Fernandes, S.; Mesquita, D.. "Ten years of project-based learning (PBL) in industrial engineering and management at the University of Minho". 2017.
    10.1007/978-94-6300-905-8
  7. Sara Barros Araújo; Rafaela Rosário; Fernandes, Sandra. "Educação e saúde em creches: protocolo de um estudo randomizado por clusters". In Educação física, lazer & saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, 178-186. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, 2017.
    Publicado
  8. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. "Student assessment in project based learning". Portugal: Sense Publishers, 2012.
    10.1007/978-94-6091-958-9_10
  9. Lima, R.M.; Carvalho, D.; Sousa, R.M.; Alves, A.; Moreira, F.; Mesquita, D.; Fernandes, S.. "A project management framework for planning and executing interdisciplinary learning projects in engineering education". 2012.
    10.1007/978-94-6091-958-9_5
  10. Fernandes, S.; Flores, M.A.; Lima, R.M.. "Student assessment in project based learning". 2012.
  11. Lima, R.M.; Carvalho, D.; Sousa, R.M.; Alves, A.; Moreira, F.; Mesquita, D.; Fernandes, S.. "A project management framework for planning and executing interdisciplinary learning projects in engineering education". 2012.
Livro
  1. Maria Assunção Flores Fernandes; Ana Maria SIlva; Fernandes, Sandra. Contextos de Mediação e Desenvolvimento Profissional Docente. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2018.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Miranda, Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo; C. Alves; Miguel Magalhães; Fernandes, Sandra; J. Menezes; A. Ribeiro; P. C. Afonso; et al. "Educação para o empreendedorismo no ensino superior.". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - SNIP, 2019.
    10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.32409
  2. Fernandes, Sandra Raquel Gonçalves; Morais, Paula; Mesquita, Diana; Abelha, Marta; Fernandes, Sara; Albuquerque, Ana Sílvia. "The Centre for Excellence in Teaching (CET) at Portucalense University: goals, strategies and expected outcomes.". Trabalho apresentado em HEAD - International Conference on Higher Education Advances, 2018.
    10.4995/head18.2018.8257
Resumo em conferência
  1. Olívia de Carvalho; B. Oliveira; Daniela Castilhos; Daniela Nascimento; Fernandes, Sandra; Sérgio Tomás. "Universalidade da Convenção sobre os Direitos da Criança: ser criança com direitos: tradução e adaptação do questionário “Ser criança com direitos” ao contexto espanhol.". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional Dimensões dos Direitos Humanos V CONDIM., Porto, 2019.
    Publicado
  2. Maria Manuela Ferro Unas; Fernandes, Sandra; Eusébio André Machado. "Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: Um estudo de caso numa escola pública.". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos., Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Rita Monteiro; Fernandes, Sandra; Nuno Rocha. "A era digital e o desenvolvimento da linguagem das crianças.". Trabalho apresentado em EDULOG 2018 International Conference. Early Childhood Education: what science has to teach us?, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Sandra Raquel Gonçalves. "Aprendizagem baseada em projectos no contexto do ensino superior: avaliação de um dispositivo pedagógico no ensino de engenharia". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/12234.

Outros

Outra produção
  1. Team Teaching in PBL. A Literature Review in Engineering Education. 2022. Natascha van Hattum-Janssen; Anabela C. Alves; Sandra R. G. Fernandes. https://doi.org/10.4018%2F978-1-7998-8816-1.ch012.
    10.4018/978-1-7998-8816-1.ch012
  2. Applying lean concepts to teaching and learning in higher education: findings from a pilot study. This paper presents an empirical study based on the application of lean concepts to teaching and learning in student centered learning environments. It is based on findings from a pilot study carried out within an engineering course at the University of Minho, Portugal. The aim of this research is to contribute to the development and consolidation of the field of lean education in Higher Education. 2017. Dinis-Carvalho, José; Fernandes, Sandra. http://hdl.handle.net/1822/53588.
  3. Gamification in the workplace: A systematic literature review. Gamification has increasingly been applied to various life domains and environments, including work and the workplace. Accordingly, research on gamification has grown considerably in the past years. This study presents a systematic review of the theoretical and empirical literature produced in the past 11 years about the application of gamification to the work domain. We analyze the available lite. 2017. Ferreira, Ana Teresa; Araújo, Alexandra M.; Fernandes, Sandra; Miguel, Isabel. http://hdl.handle.net/11328/1871.
    Ferreira, A.T., Araújo, A.M., Fernandes, S., & Miguel, I.C. (2017). Gamification in the workplace: A systematic literature review. In A. Rocha , A. Correia, H. Adeli, L. Reis, & S. Costanzo (Eds.), Recent Advances in Information Systems and Technologies.
  4. Ten Years of Project-Based Learning (PBL) in Industrial Engineering and Management at the University of Minho. 2017. Rui M. Lima; José Dinis-Carvalho; Rui M. Sousa; Anabela C. Alves; Francisco Moreira; Sandra Fernandes; Diana Mesquita. https://doi.org/10.1007%2F978-94-6300-905-8_3.
    10.1007/978-94-6300-905-8_3
  5. Tutors’ and Students’ Views of Tutoring. 2013. Sandra Fernandes; Maria Assunção Flores. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-6209-240-2_16.
    10.1007/978-94-6209-240-2_16
  6. Student’s views of assessment in project-led engineering education: findings from a case study in Portugal. According to the demands of the Bologna process, new educational methods and strategies are needed in order to enhance student-centred learning. Project work is one of those approaches. This paper aims to evaluate the impact of project-led education (PLE) on students’ learning processes and outcomes, within the context of a first-year engineering programme. It explores students’ perceptions about. 2012. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. http://hdl.handle.net/1822/18817.
    10.1080/02602938.2010.515015
  7. A docência no contexto da avaliação do desempenho no ensino superior : reflexões no âmbito de um estudo em curso. Neste artigo procuramos refletir sobre a avaliação do desempenho docente no Ensino Superior, mais especificamente sobre a componente do ensino, no quadro de um projeto de investigação mais amplo em curso, no contexto de um pós-doutoramento, na Universidade do Minho, partindo da análise dos documentos que a regulamentam e tendo em conta a literatura existente neste domínio. Neste texto, abordamos s. 2012. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção. http://hdl.handle.net/1822/21786.
  8. Teaching and learning in project-based education: a case study in engineering education. "Apresentação efetuada na 55ª Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET), em Glasgow, Scotland, 2011". 2011. Fernandes, Sandra; Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. http://hdl.handle.net/1822/15883.
  9. A aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares : avaliação do impacto de uma experiência no ensino de engenharia. Neste artigo apresentamos dados de um projecto de investigação mais vasto que pretende avaliar o impacto de uma experiência de Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares no Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). Para tal, foi utilizado o Modelo de Avaliação CIPP (Context, Input, Process, Product) de Stufflebeam (2003) como quadro de referência para a avaliação do p. 2010. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes,Sandra Raquel; Flores,Maria Assunção; Lima,Rui Manuel. http://hdl.handle.net/1822/19058.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/22 Mediação no contexto do Ensino Superior. II Colóquio Mediação em Diálogo: Horizontes Partilhados.
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/02/05 O Centre for Excellence in Teaching (CET) na Universidade Portucalense: partilha de experiência sobre a sua conceção e operacionalização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/01 - Atual As Lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em contexto.
Orientador de Maria Manuela Ferro Unas
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual A Era Digital e o Desenvolvimento da Linguagem das crianças
Orientador de Diana Rita Vasconcelos Monteiro
Programa de Doutoramento de Ciências da Educação e do Comportamento (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2017/09/01 - 2019 A animação sociocultural no contexto de um centro de dia: os desafios da intergeracionalidade
Orientador
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09/01 - 2019 Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
Orientador
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09/01 - 2019 O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docenre na promoção do sucesso educativo
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/01/01 - 2019 Autonomia, gestão e liderança escolar através do Projeto Educativo: um estudo de caso no Instituto Médio Industrial de Benguela
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/01/01 - 2019 Lideranças formais e informais em contexto educativo: um estudo de caso no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012/10/01 - 2018/02/01 From Student to Teacher: the influence of the contexts of learning and workplace in shaping new teachers’ professional identities
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Liderança escolar no caleidoscópio de atores escolares
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 O papel da Academia Militar do Exército na transmissão de valores para a construção da cidadania angolana
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/10/01 - 2018 Pela voz da reclusão em idade sénior: um estudo qualitativo num estabelecimento prisional masculino
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/09/01 - 2018 A intervenção social e comunitária como estratégia de inclusão social no Bairro de Santiago em Aveiro
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 From student to teacher: the influence of the context of learning in becoming a teacher in China
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Evolução da componente intelectual no trabalho
Orientador
Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/10/25 Investigating the curriculum of Initial Teacher Education in East Timor: a multiperspective case
Arguente principal
Sancho da Costa Patrício (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/04 Análisis del twitter de los medios deportivos en España con perspectiva de género: la invisibilización de las mujeres deportistas
Arguente principal
Alba Adá Lameiras (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2019/04/30 A Educação Social em Portugal - do campo conceptual à construção da profissionalidade
Arguente
Joana Teixeira Alves Vaz Salgado Baía (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/03/27 Discursos y prácticas de otredad en alumnado gallego y portugués de secundaria: aportaciones de un a pedagogía crítica y queer María Victoria Carrera Fernández (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2018/11/30 O Teatro na Educação. Uma Pedagogia de Desenvolvimento da Criatividade
Arguente principal
Ana Margarida de Andrade Simões Custódio Vaz (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/11/28 Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspetivas de Professores de Inglês
Arguente principal
Maria Manuela Bico Rosa Gamero (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/07/14 Evaluación del fenómeno del sexting y de los riesgos emergentes en la red en adolescentes de la provincia de Ourense
Arguente principal
Patricia Alonso Ruido (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2017/07/11 Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: Um estudo nas escolas secundárias do município de Matola, moçambique
Arguente principal
Moisés Manuel Cau (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/11/29 Modelo de Evaluación del Programa de Transformación de Calidad Educativa: todos a aprender (PTA)
Arguente principal
Sandra Milena Días López (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/10/21 A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores
Arguente principal
Rui João Teles da Silva Ramalho (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2016/02/10 Análise dos Manuais Escolares do 3º ciclo do Ensino Básico e das Práticas Pedagógicas que derivam do seu uso
Arguente principal
Vânia Marieta Pereira Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2012/11/08 Contextos e Oportunidades de Formação e de Desenvolvimento Profissional. Um Estudo com Professores de Informática
Arguente principal
Ermelinda de Lurdes Salgado Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2009/07/01 - Atual PAEE - Project Approaches In Engineering Education University of Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Teachers and Teaching: Theory and Practice

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/09/01 - Atual Project Approaches in Engineering Education Founding Member