Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Floriano Augusto Veiga Viseu
 
Nomes de citação
- Viseu, Floriano
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - D513-19A6-D98D
 
Moradas
- Rua Garcia de Orta, 114, 4715-191, Braga, Braga, Portugal (Pessoal)
 
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2008 
                                 Concluído 
                               | 
                              Educação (Doutoramento)
                                  Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática 
                                 Universidade de Lisboa, Portugal 
                                 "A Formação do Professor de Matemática, Apoiada por um Dispositivo de Interacção Virtual no Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2008/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
| 2013 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/04/01 - Atual | Teacher Academy for Maker Education
                                  101194869 
                                 Bolseiro de Integração na Investigação
                                    
                                  
                               | 
                              |
| 2022/11 - 2035/05 | Empowering digital competences of teachers with designing digital learning materials through gamification
                                  2022-1-TR01-KA220-HED-000089215 
                                 Bolseiro de Integração na Investigação
                                    
                                  
                               | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022 - 2024 | Professores de Matemática numa sociedade tecnológica Mathematics teachers in a technologic society
                                  2022.03892.PTDC 
                                 Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     
                              Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2021/03/01 - 2023/02/28 | Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices
                                  2020-1-PL01-KA226- SCH-095959 
                                 Investigador
                                    
                                  
                               | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2021 - 2022/10/31 | EKT-Improving educational innovation, competitiveness and quality of higher education throught collaboration between Universities
                                 and Companies (Education Knowledge Transfer)
                                  612414-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-KA 
                                 Investigador
                                     
                              Universidade de Santiago de Compostela, Espanha 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2011 - 2013 | BACULIT_Basic curriculum for teacher’s in-service training in content area literacy in secondary schools
                                  510464-LLP-1-2010-1-DE-COMENIUS-CMP 
                                 Investigador
                                    
                                  
                               | 
                              
                                  Concluído 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Capítulo de livro | 
                                 
  | 
                           
| Livro | 
                                 
  | 
                           
| Tese / Dissertação | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2024/12/18 - Atual | STEAM no desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de Matemática
                                  Orientador de Sara Elizabete Pádua Gonçalves  
                               | 
                              Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2025/03/31 | A modelação matemática e a justiça social na aprendizagem de funções de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2022 - 2024/03/08 | A aprendizagem de funções por alunos de 11.º ano através de uma metodologia STEAM
                                  Orientador de Sara Elizabete Pádua Gonçalves  
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2022 - 2024 | O raciocínio matemático de alunos do 11.º ano de escolaridade na aprendizagem de funções
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2022 - 2024 | As representações de funções racionais na aprendizagem por alunos de 11.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 - 2023 | As interações na sala de aula com recurso à tecnologia na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 - 2023 | A génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 11.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 - 2023 | As representações de funções na promoção do raciocínio matemático de alunos do 10.° ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 - 2023 | As tarefas de modelação e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 - 2022 | A aprendizagem de funções por alunos do 11.º ano através da escrita matemática com recurso à calculadora gráfica
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2022 | As perguntas na promoção da aprendizagem de tópicos de funções: Uma experiência com alunos do 10.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2022 | Raciocínio funcional: um estudo com alunos de 10.º ano na aprendizagem de funções
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 - 2022 | O ensino e a aprendizagem das funções trigonométricas através de tarefas exploratórias e investigativas: Um estudo com alunos
                                 de 12.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2022 | A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de Funções de alunos do 10.º ano com recurso à calculadora gráfica
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2021 | As múltiplas representações na aprendizagem de Sequências e Regularidades por alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | 
| 2020 - 2021 | A aprendizagem de Funções Racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2021 | A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12.º ano com recurso à calculadora gráfica
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2021 | A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2021 | A formação do professor de Matemática do Ensino Médio do Estado do Amazonas
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2021 | O ensino de álgebra linear nos cursos de graduação da UDESC: perspectivas e contributos da prática colaborativa
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 - 2020 | A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de Geometria e Medida em alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2020 | A argumentação matemática na aprendizagem de tópicos de Geometria de alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2020 | A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do
                                 Cuanza-Norte
                                  Coorientador 
                               | 
                              Doutoramento  (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2020 | A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do
                                 Cuanza-Norte
                                  Coorientador 
                               | 
                              Tecnologia Educativa (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 - 2019 | Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 10º ano
                                  Orientador 
                               | 
                              Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2018/01/09 - 2019 | A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2019 | A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10.º ano
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2019 | A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2019 | Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências de Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2019 | Ensino de matemática na Universidade Federal do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2018 | O conhecimento didático de Professores de Matemática de Angola no Tema de funções: Uma estratégia de ensino na 10ª classe
                                 com recurso á calculadora gráfica 
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2017 | Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2017 | Os materiais didáticos na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2017 | Processos e práticas de avaliação do curriculo de Matemática do 3º ciclo do ensino básico 
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2017 | Aprendizagem de conteúdos matemáticos de cálculo por alunos do 1º ano de cursos de engenharia: contextos e materiais didáticos
                                 
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | Formulação de problemas na aprendizagem de tópicos matemáticos do 1º e 2º ciclos do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos da educação brasileira nos ensinos fundamental e médio | Ciências da Educação (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | O ensino exploratório na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2014 | A Matemática Recreativa no Ensino Básico | Matemática - Formação Contínua de Professores (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2014 | O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2014 | As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2014 | A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos
                                 do 11.º ano de Matemática B
                                  Orientador 
                               | 
                              |
| 2014 - 2014 | A matemática recreativa no ensino básico
                                  Coorientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 - 2013 | As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: um estudo com alunos
                                 do 12.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 - 2013 | O ensino e a aprendizagem de funções do 10.º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 - 2013 | A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: um estudo com alunos do 11.º
                                 ano no tema derivada de uma função
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2010 - 2013 | A aprendizagem de Matemática de discentes do curso da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de
                                 EaD
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da Estatística: um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10.º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática
                                 com recurso à calculadora gráfica
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de Matemática
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | O ensino de estatística de 10.º ano através dos media: implicações para o ensino e para a aprendizagem
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses
                                 do ensino médio/secundário
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | Aprendizagem da Estatística no 2.º ano de escolaridade através de atividades investigativas
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2012 | As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 - 2011 | Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através do trabalho de projeto
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 - 2011 | Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso
                                 às TIC
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2010 - 2010 | Representações e conhecimentos de docentes do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à Geometria: um estudo em torno da
                                 sua influência na abordagem com os alunos
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 - 2009 | Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com aluno do 9.º
                                 ano de escolaridade
                                  Orientador 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação  | 
                              Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2025/07/23 | Avaliação do raciocínio geométrico de futuros professores de Matemática em Angola. 
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Abel Lando da Encarnação (Doutoramento)
                                  Universidade de Aveiro, Portugal 
                               | 
                           
| 2025/07/14 | O pensamento algébrico nos livros didáticos de Matemática adotados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
                                 da Bahia.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Mariluce de Oliveira Silva (Doutoramento)
                                  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal 
                               | 
                           
| 2025/07/02 | Potenciar a motivação a aprendizagem da Matemática de alunos do 9.º ano, com recurso a um trilho matemático. 
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Daniela Soares Ribeiro (Mestrado)
                                  Universidade de Aveiro, Portugal 
                               | 
                           
| 2025/06/30 | A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa. 
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ricardo Jorge Pratas da Silva (Doutoramento)
                                  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal 
                               | 
                           
| 2024 | Desenvolvimento do conhecimento sobre figuras planas no 2.º ano de ensino básico e sobre volume e capacidade no 6.º ano do
                                 ensino básico
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Mariana Correia Frango (Mestrado) | 
| 2024 | Trabalho autónomo dos alunos e tarefas desafiantes em Matemática: a Resolução de Problemas em grupo como oportunidade para
                                 os alunos exercerem a sua autonomia
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Joana Rita da Silva Oliveira (Mestrado) | 
| 2024 | As competências 4C na Matemática: os "superpoderes" para o século XXI
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Cátia Susana Morais Gonçalves (Mestrado) | 
| 2024 | A sala de aula invertida: Uma experiência com alunos do 9.º ano na disciplina de Matemática
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ana Rita Ferreira Simões das Neves (Mestrado) | 
| 2024 | A proporcionalidade inversa e a articulação entre diferentes representações: Um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Tiago André da Cunha Oliveira Araújo (Mestrado) | 
| 2023/01/26 | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática
                                 como possibilidade de ensino
                                  Arguente 
                               | 
                              Romaro Antonio Silva (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2023 | A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de ensino secundário
                                  Vogal 
                               | 
                              Letícia Gabriela Baptista Martins (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2023 | A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Alexandra Sofia Pimenta Carvalho (Mestrado) | 
| 2023 | Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Miriam Criez Nobrega Ferreira (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2022/06/29 | El desarrollo de la imagen conceptual del triángulo en el alumnado de Educación Primaria utilizando GeoGebra.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              María Elena Papín (Doutoramento)
                                  Universidade da Coruña Facultade de Ciencias da Educación, Espanha 
                               | 
                           
| 2022 | A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Diana Barbosa da Silva (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 | Conhecimento Didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais
                                  Arguente 
                               | 
                              Nadia Diogo Ferreira (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 | A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Manuela Subtil Brito Pedro (Doutoramento) | 
| 2021 | Desenvolver a educação para a sustentabilidade ambiental na formação de futuros professores de Matemática do 2.º Ciclo em
                                 Angola
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento) | 
| 2021 | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste
                                  Arguente 
                               | 
                              Venâncio Lopes  (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 | A TIC e a Qualidade em educação: A aplicação da tecnologia por professores de matemática como instrumento de potencialização
                                 do ensino-aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo em função das competências em uma escola do Distrito Federal
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Carlos Alberto Miguel da Silva (Mestrado)
                                  Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal 
                               | 
                           
| 2021 | Atividades interdisciplinares no ensino secundário - uma abordagem STEAM
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Daniela Lopes Marques (Mestrado) | 
| 2020 | Currículo e Aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Benguela
                                  Arguente 
                               | 
                              Augusta Domingas (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 | Um modelo de prática pedagógica de articulação entre conteúdo, pedagogia e tecnologia na formação inicial de professores
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Nuno Lopes Martins (Doutoramento)
                                  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 | O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos
                                  Arguente 
                               | 
                              Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 | A prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores de Matemática - Um estudo de caso com estudantes do
                                 ISCED-Huíla/Angola
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Augusto Moura Rasga (Doutoramento) | 
| 2020 | Livro didático associado a tecnologias digitais como ferramentas para o ensino ativo de Matemática
                                  Arguente 
                               | 
                              Alexander dos Santos Dutra (Doutoramento) | 
| 2019 | O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge-TPACK) na formação inicial
                                 de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Luis Fabián Gutiérrez Fallas (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 | Jogos matemáticos: A atividade lúdica na aprendizagem da matemática
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ana Sofia da Silva Ferreira (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática: Duas experiências no ensino básico
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Marisa Alexandra Ferreira Quaresma (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | O papel de feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador: Uma experiência
                                 de ensino em Geometria com recurso ao GeoGebra
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Júlio César Martins Ribeiro (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | Contributos da Matemática e das tecnologias digitais para a educação financeira e o consumo sustentável: Um estudo com alunos
                                 do ensino fundamental
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ivan Nunes Gonçalves  (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | Exploração de diferentes representações semióticas no estudo do conceito de limite por alunos do 11.º ano
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ana Sofia Fernandes Lomar (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | A aprendizagem significativa de limites de funções por estudantes universitários
                                  Arguente 
                               | 
                              Anderon Melhor Miranda (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo
                                 da Bahia: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
                                  Arguente 
                               | 
                              Álvaro Fernandes Serafim Filho (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | Aprendizagem de testes de hipóteses por alunos do ensino superior politécnico
                                  Arguente 
                               | 
                              Gabriela Maria Araújo da Cruz (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | Exploração da probabilidade em experiências compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Celeste Fernandes de Almeida (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | As TIC no estudo das Funções: Uma experiência com uma turma de 9.º ano
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria do Rosário da Silva Freitas (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | A importância do sentido do número nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria João Meireles Lopes (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 | Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino
                                 do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
                                  Arguente 
                               | 
                              Pedro Cardoso da Silva (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 | Conhecimento profissional do professor de Matemática: Estudos de caso de professores em Timor-Leste
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Carlos Samuel Pinho Fernandes (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa Departamento de Matemática, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 | O estudo antecipado mediado por tecnologias: A aprendizagem de generalidades sobre funções e o desenvolvimento da autonomia
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ana Cristina da Silva Valente (Mestrado)
                                  Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 | O contributo do GeoGebra para a aprendizagem da Geometria Analítica no espaço
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Joana Margarida da Silva Armindo  (Mestrado)
                                  Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 | Conceitos geométricos elementares e comunicação matemática: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Mariana Xavier Cardoso Ferreira (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 | O sentido de divisão: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Cristiana Barbosa Pereira  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Madalena Correia Consciência (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | Pensamento algébrico no 1.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Arguente 
                               | 
                              Leonel Veloso Vieira  (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | O programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Conhecimento, conceções e envolvimento parental
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Sandra Cristina Ferreira da Conceição (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | Projeto Ritmus: Uma experiência para o sucesso na Matemática e de desenvolvimento profissional de professores
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Sónia Cristina Nunes Dionísio (Mestrado)
                                  Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em Matemática: Um estudo no 5.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria de Lurdes Fernandes de Amorim (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | Resolução de problemas no 1.º Ciclo: As dificuldades que surgem na concretização das diferentes fases do modelo de Polya
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Sílvia Daniela Vieira Costa (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | Problemas de otimização matemática no estudo das derivadas numa turma do 12.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Ana Margarida Gomes Gonçalves Pereira (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 | As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com uma turma do 9.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Júlia Rodrigues Alves (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 | Ensinar números racionais no 1.º CEB - Uma experiência com alunos do 4.º ano em período de transição de documentos curriculares
                                  Arguente 
                               | 
                              Magda Sofia Lourenço Fernandes  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 | A etnomatemática nos lenços dos namorados
                                  Arguente 
                               | 
                              Paula Filipa Vivas Vilela  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 | As funções exponencial e logarítmica nos manuais escolares do 12.º ano
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Carla Isabel Teixeira Tavares Bebimbas da Fonseca (Mestrado)
                                  Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 | O ensino e a aprendizagem de Geometria com recurso a materiais manipuláveis: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Andreia Cristina Freitas Abreu (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 | Ensino e aprendizagem das funções racionais usando a calculadora gráfica: Um estudo realizado com alunos de Matemática A do
                                 11.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Paulo Jorge Freitas de Sousa  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | Evolução dos significados pessoais de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através
                                 do ensino
                                  Arguente 
                               | 
                              Delson Alexandre Alberto Zioto Mugabe (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | Introdução ao conceito de fracção na interpretação quociente: Uma experiência de ensino no 1.º ciclo de ensino básico
                                  Arguente 
                               | 
                              Maria Manuela de Castro Costa Oliveira (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: Uma experiência no 7.º ano de escolaridade
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | A folha de cálculo como mediador da comunicação matemática: Uma experiência pedagógica com uma aluna deficiente visual
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Isabel Lago da Silva (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | Resolução de problemas através do modelo Polya: as produções escritas de alunos de uma turma de Matemática B do 11.º ano
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Helena Magalhães Pereira  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | Exploração do significado das expressões como forma de promover a aprendizagem de equações literais e polinómios no 8.º ano
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Pedro Marcelo Pereira dos Santos Silva  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 | Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
                                  Arguente principal 
                               | 
                              João Felisberto Fernandes Semedo (Doutoramento)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 | Processos de resolução de problemas: Uma experiência com alunos de cursos de Educação e Formação de Adultos na área de Matemática
                                 para a Vida
                                  Arguente 
                               | 
                              Ângela Maria Barros Fernandes (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 | Contributo da resolução de problemas de padrão para a aprendizagem da Álgebra no 7.º ano de escolaridade
                                  Arguente 
                               | 
                              Manuel de Sousa Pereira (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2011 | Discussão na aula de Matemática com recurso à tecnologia: O caso de uma turma de 7.º ano
                                  Arguente 
                               | 
                              Esmeraldina Maria Gandra de Sousa França Santos (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2010 | Os números e operações: Investigações matemáticas com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
                                  Arguente 
                               | 
                              Cidália Patrícia Freitas da Silva  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2010 | A influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12.º ano de escolaridade em probabilidade condicionada
                                  Arguente 
                               | 
                              Maria do Carmo Fernandes da Cunha  (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2010 | In)Sucesso na Matemática e a utilização de recursos didácticos no 7.º ano de escolaridade: estudo de caso
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Carla Alexandra Baptista Oliveira (Mestrado)
                                  Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 | Laboratórios virtuais de matemática como um espaço de apoio à actividade do professor do século XXI. Um estudo de caso
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Maria Manuela de Abreu Ferreira Simões (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 | Estratégias de alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos conceitos de área, perímetro, volume e suas relações
                                  Arguente 
                               | 
                              Isabel Afonso Martins (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 | Influência dos testes intermédios de Matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma de 11.º ano de escolaridade
                                  Arguente 
                               | 
                              Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias Noronha (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 | O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise
                                 Combinatória
                                  Arguente 
                               | 
                              Bárbara Vilamarim do Alvar Carvalho (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 | Práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico na área disciplinar de Matemática
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Miguel António de Almeida e Silva (Mestrado)
                                  Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal 
                               | 
                           
