???global.info.a_carregar???
Gabriela Maria Miranda Barbosa. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Didáctica de Línguas em 2012 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Mestrado em Mestrado em Linguística em 2003 pelo(a) Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos e Licenciatura em Licenciatura em Ensino de Português em 1995 pelo(a) Universidade do Minho. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 7 livro(s). Orientou 41 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 3. Participa e/ou participou como Desenvolvimento técnico em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 76 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Português; Ensino-aprendizagem; Aluno; Vírgula; Metacognição; Desafio; Motivação; Portuguese; Teaching-learning; Student; Comma; Metacognition; Challenge; Motivation; Educação para o desenvolvimento; Currículo de português; Transversalidade; Justiça social; Direitos humanos; Education of development; Portuguese curriculum; Transversality; Social justice; Human rights; Integração de conteúdos; Leitura; Educational development; Integration of contents; Reading; Aprendizagem; Ortografia; TPACK; Tecnologia; Learning; Orthography; Technology; Escrita; Causas de natureza social; Envolvimento; Writing; Causes of social nature; Involvement; Aprendizagens em português; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Learning in portuguese; Development for education; 1º Cycle of Basic Education; RED; Ensino; Gramática; Laboratório gramatical; Teaching; Grammar; Grammar lab; Educação pré-escolar; Educação para o empreendedorismo; Espírito empreendedor; Competências empreendedoras; Pre-school education; Entrepreneurship education; Entrepreneurial spirit; Entrepreneurial skills; Sujeito; Conceções; Operacionalizações; Desempenhos; Subject; Conceptions; Operations; Performance; Comunidades leitoras; Fruição leitora; Literatura infanto-juvenil; Readers communities; Fruition reader; Juvenile literature; Literatura infantil; Conhecimento da língua; Literacia emergente; Jogo; Children's literature; Knowledge of language; Emerging literacy; Game; portuguese language; teaching; technological pedagogical content knowledge; digital resources; Tecnologias; Recursos educativos digitais; Digital educational resources; Melhoria; Planificação; Redação; Revisão; Improvement; Planning; Review; Caligrafia; Desempenho académico; Calligraphy; Academic achievement; Empreendedorismo; Educação; Entrepreneurship; Education; Inclusão; Necessidades educativas especiais; Educação especial; Papel do professor; Aceitação da diferença; Recursos educativos; Símbolos pictográficos para a comunicação (SPC); Inclusion; Special educational needs; Special education; Teacher's role; Acceptance of difference; Educational resources; Pictographic symbols for communication (SPC); Articulação curricular; Estudos empíricos; Teaching and learning; Curricular articulation; Transversal; Empirical studies; Poesia; Criatividade; Poetry; Creativity; Língua não materna; Abordagem diferenciada; Tarefas; Competências linguísticas; Second language; Differentiated approach; Tasks; Linguistic skills; Histórias infantis; Valores sociais; Preschool education; Children's stories; Social values; Texto narrativo; Produção textual; Professor mediador; Narrative text; Text production; Professor mediator; Desenvolvimento da linguagem; Consciência morfológica; Tarefas de treino da consciência morfológica; Crianças pré-escolar com 5 anos de idade; Language development; Morphological awareness; Training of morphological conscience tasks; Pre-school children with 5 years of age; TIC; Processador de texto; ICT; Word processor; Literacia em leitura; Reading literacy; Emergência da literacia; Literacia da informação; Biblioteca escolar; Litera
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela Maria Miranda Barbosa

Nomes de citação

  • Barbosa, G.

Identificadores de autor

Ciência ID
D41F-A5DD-89D8
ORCID iD
0000-0002-7717-3597

Endereços de correio eletrónico

  • gabrielammbarbosa@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2012
Concluído
Doutoramento em Didáctica de Línguas (Doutoramento)
Especialização em Didática do Português
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom
2003
Concluído
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Especialização em Análise linguística do discurso
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Muito Bom
1995
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português (Licenciatura)
Especialização em Ensino de Português
Universidade do Minho, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - 2021 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008 - 2012 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07 - Atual Coordenador de Departamento de Português Ministério da Educação, Brasil
2016 - 2021 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2021 Coordenador do Curso de Mestrado em Ensino de 1. CEB e de Português e Históris e GP no 2.º CEB Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
CSO-LA/2017/388-124
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Concluído
2018 - 2020 Escolas Transformadoras: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global
S/R
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Concluído
2017 - 2018 Projeto PRINT – Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portuga
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído
2015 - 2018 Global Schools: aprender a (con)viver
DCI-NSAED/2014/338-378
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbosa, Gabriela. "Aprendizagens em espaços não formais –olhares da (na) formação de professores". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  2. Barbosa, Gabriela; Barbeitos, Rafaela. "Poesia com animação – intertextualidades e (re)construção de sentidos na leitura do texto e do mundo". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  3. Neves, Luísa; Esteves, Alexandra; Barbosa, Ana; Madeira, Eliana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Gonçalves, Teresa. "Global schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básico". 2018.
Artigo em revista
  1. Barbosa, G.. "Ensinar gramática e pensar os recursos digitais – uma experiência na formação inicial de professores". Cadernos Pedagógicos: Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico 1 (2021): 32-47.
    Publicado
  2. Barbosa, Gabriela. "Connections between literature and artistic languages in a teacher training course at higher education level – the big challenge in pandemic times". Diálogos com a Arte – revista de arte, cultura e educação 10 (2020): 203-216. http://www.ese.ipvc.pt/revistadialogoscomaarte/.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Barbosa, Gabriela. "Conhecimento para ensinar gramática: um estudo ao nível da planificação pedagógico-didática na formação inicial de professores". Indagatio Didactia 12 5 (2020): 31-46. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23430.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Barbosa, Gabriela. "Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: da semântica à pragmática - uma integração no discurso pedagógico". Sinergias – diálogos educativos para a transformação social 10 (2020): 59-75. http://www.sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/category/123-revista-10.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Barbosa, Gabriela. "Knowledge to teach grammar: a study of pedagogical-didactic planning with preservice teachers". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23430.
    10.34624/id.v12i5.23430
  6. Barbosa, Gabriela; Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação; Barbeitos, Rafaela. "Multimodal Approach: A Springboard for Understanding Poetic Language and the World". Diálogos com a Arte – revista de arte, cultura e educação 9 (2019): 175-185. http://www.ese.ipvc.pt/revistadialogoscomaarte/.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Barbosa, Gabriela. "Integration of digital resources in Portuguese Language class – what is the knowledge shown by the teachers?". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2488.
    10.34624/id.v8i5.2488
  8. Anabela Moura; Gabriela Barbosa. "Ensinar Cidadania com Arte! Olha Para O Que Eu Faço … Não Olhes Para O Que Eu Digo!/ Teaching Citizenship with Art! Look At What I Do ...Do not Look At What I Say!". Saber & Educar 24 (2018): https://doi.org/10.17346/se.vol24.325.
    10.17346/se.vol24.325
  9. Gabriela Barbosa; Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Portugal.; Ana Aguiar. "Challenges of Digital and Teacher Training". Education Quarterly Reviews 1 2 (2018): https://doi.org/10.31014%2Faior.1993.01.01.14.
    10.31014/aior.1993.01.01.14
  10. Moura, Anabela; Professora Adjunta na ESE-IPVC; Barbosa, Gabriela; Professora Adjunta na ESE-IPVC. "Ensinar Cidadania com Arte! Olha Para O Que Eu Faço … Não Olhes Para O Que Eu Digo! Teaching Citizenship with Art! Look At What I Do ...Do not Look At What I Say!". (2018): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/325.
    10.17346/se.vol24.325
  11. Barbosa, Gabriela. "Journal of Second Language Writing, n.º 21, (4), ELSEVIER, 2012. [Recensão]". (2018): http://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/3969.
  12. Barbosa, Gabriela; Aguiar, Ana. "Challenges of digital and teacher training". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2799.
    10.31014/aior.1993.01.01.14
Capítulo de livro
  1. Barbosa, Gabriela; Bizarro, Rosa. "Educação para todos na Guiné-Bissau: que princípios metodológicos-didácticos para a aula de língua portuguesa?". Portugal,
  2. Barbosa, Gabriela; Bizarro, Rosa. "Educação para todos na Guiné-Bissau: que princípios metodológicos-didácticos para a aula de língua portuguesa?". Portugal,
  3. Barbosa, Gabriela; Aguiar, Ana Raquel; Passos, Tânia. "Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.082
  4. Barbosa, G.. "Trabalhar a Leitura numa perspetiva de educação para o Desenvolvimento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade.". In Investigação e Práticas em Leitura (pp. 52.66). CIED- Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais., 52-66. Lisboa, Portugal: CIED- Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Barbosa, G.; Neves, L.; Barbosa, A.. GET UP! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.. Portugal. 2020.
    Publicado
  2. Barbosa, G.; Barbosa, A.; Neves, L.. GET UP! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.. Viana do Castelo, Portugal. 2020.
    Publicado
  3. Barbosa, G.. GET UP! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  4. Barbosa, G.. GET UP! Desigualdades Mundiais. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  5. Barbosa, G.. GET UP! Climate Change. Educational Pathways for Development Education and Global Citizenship.. 2020.
    Publicado
  6. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Climate change: Educational pathways for development education and global citizenship. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
  7. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Alterações climáticas. Percursos de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
  8. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Gonçalves, Teresa. GET UP! Desigualdades mundiais. Percursos de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
  9. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Migrações. Percursos de educação para o desenvolvimento e para a cidadania. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
  10. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Gonçalves, Teresa. GET UP! Igualdade de género. Percursos de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global. Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
  11. Barbosa, G.. Global Schools: Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2018.
    Publicado
  12. Barbosa, G.. Educação Empreendedora: caminho para a concretização de sonhos.. Portugal: CIM Alto Minho.. 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barbosa, G.. "Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano". 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2448.
  2. Barbosa, G.. "Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagem". 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2473.
  3. Rodrigues, Sara Moreira. "Aprender a virgular: uma experiência pedagógica com alunos do 4.º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2021.
  4. Passos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto. "A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1995.
  5. Silva, Bárbara Andreia Martins. "Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1992.
  6. Alves, Daniela Filipa Lameira. "Motivar para escrever: um olhar mais global". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2069.
  7. Rebouço, Ana Catarina Franco. "O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2116.
  8. Silva, Bárbara Andreia Martins. "Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1992.
  9. Passos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto. "A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1995.
  10. Alves, Daniela Filipa Lameira. "Motivar para escrever: um olhar mais global". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2069.
  11. Silva, Carla Isabel Martins da. "Aprender a escrever com a Educação para o Desenvolvimento: uma análise ao manual escolar de Português". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2117.
  12. Oliveira, Catarina Ferreira. "A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027.
  13. Barbeitos, Rafaela Catarina Alpoim. "Abraçar a poesia para compreender o mundo : um estudo com alunos do 6º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2120.
  14. Rodrigues, Sara Moreira. "Aprender a virgular: uma experiência pedagógica com alunos do 4.º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2021.
  15. Rebouço, Ana Catarina Franco. "O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2116.
  16. Ribeiro, Ana Filipa Martins. "A Aprendizagem do português numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma abordagem no 1.º Ciclo do EB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2041.
  17. Passos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto. "A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1995.
  18. Silva, Carla Isabel Martins da. "Aprender a escrever com a Educação para o Desenvolvimento: uma análise ao manual escolar de Português". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2117.
  19. Alves, Daniela Filipa Lameira. "Motivar para escrever: um olhar mais global". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2069.
  20. Silva, Bárbara Andreia Martins. "Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1992.
  21. Oliveira, Catarina Ferreira. "A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027.
  22. Barbeitos, Rafaela Catarina Alpoim. "Abraçar a poesia para compreender o mundo : um estudo com alunos do 6º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2120.
  23. Melo, Daniela Medeiros. "A Integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1790.
  24. Freitas, Cátia Soraia da Silva. "Educação para o empreendedorismo : "O Castelo dos Brinquedos"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1941.
  25. Silva, Joana Filipa Seixas Marques da. "O Sujeito da frase : Das conceções às operacionalizações e desempenhos gramaticais de alunos do 5º ano do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1911.
  26. Cunha, Patrícia Rocha da. "Eu leio, tu lês... Juntos crescemos : Uma comunidade de leitura na educação pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1893.
  27. Matos, Carla Sofia Oliveira de. "Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1905.
  28. Melo, Daniela Medeiros. "A Integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1790.
  29. Freitas, Cátia Soraia da Silva. "Educação para o empreendedorismo : "O Castelo dos Brinquedos"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1941.
  30. Cunha, Patrícia Rocha da. "Eu leio, tu lês... Juntos crescemos : Uma comunidade de leitura na educação pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1893.
  31. Matos, Carla Sofia Oliveira de. "Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1905.
  32. Barbosa, Ana Marisa da Silva. "Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765.
  33. Barbosa, Lara da Asunção Ferreira. "A Importância da planificação de textos na melhoria da escrita de alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1811.
  34. Costa, Eduarda Carvalho. "A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1569.
  35. Rodrigues, Daniela Patrícia da Silva. "Educação para o empreendedorismo : uma abordagem educativa no 1.º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1624.
  36. Novais, Andreia Patrícia Cardoso. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano: a construção de um recurso promotor de inclusão". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1626.
  37. Gonçalves, Sandra Isabel Carvalho. "Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meio". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1877.
  38. Maia, Marisa Daniela Couto. "Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1812.
  39. Barbosa, Ana Marisa da Silva. "Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765.
  40. Barbosa, Lara da Asunção Ferreira. "A Importância da planificação de textos na melhoria da escrita de alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1811.
  41. Alves, Laura Filipa Pires Costa. "Escrita em ascensão: contributos de um trabalho sistemático e colaborativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1647.
  42. Gonçalves, Sandra Isabel Carvalho. "Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meio". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1877.
  43. Rodrigues, Daniela Patrícia da Silva. "Educação para o empreendedorismo : uma abordagem educativa no 1.º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1624.
  44. Costa, Eduarda Carvalho. "A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1569.
  45. Maia, Marisa Daniela Couto. "Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1812.
  46. Novais, Andreia Patrícia Cardoso. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano: a construção de um recurso promotor de inclusão". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1626.
  47. Veloso, Stéphanie Barbosa. "Aprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1456.
  48. Maciel, Diana Cristina Barbosa. "Histórias com valores: um estudo com crianças do pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1725.
  49. Lages, Marylène Ferreira. "O texto narrativo e produção textual : uma abordagem educativa no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1490.
  50. Araújo, Luísa Cerqueira. "À descoberta de palavras : desenvolver questões morfológicas em crianças com 5 anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1724.
  51. Sousa, Catarina Patrícia Cerqueira de. "Processador de texto : um suporte para a aprendizagem da escrita". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1705.
  52. Lomba, Andreia Sofia Ferreira da. "Literacia da leitura - estudo de caso com crianças de 3 e 4 anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1709.
  53. Gomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes. "A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1710.
  54. Pereira, Mafalda Monteiro Moura. "Dar vida às histórias : leitura e estratégias no pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1717.
  55. Ribeiro, Cristiana Daniela Faria. "Literacias no 1º ciclo de ensino básico : o contributo da biblioteca escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1719.
  56. Ferreira, Cristina Almeida. "Oralidade : o papel do manual escolar e estratégias e utilizar em aula". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1720.
  57. Ferraz, Cristina Alexandra da Silva. "Despertar o gosto pela escrita em crianças do 1º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1957.
  58. Novo, Ana Luísa Pacheco. "Ensinar a compreender: desenvolvimento da compreensão leitora numa turma de 5º ano". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1576.
  59. Ferreira, Patrícia Alexandra Mendes. "Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1687.
  60. Ponte, Cíntia Maria Dias Rodrigues Caldas da. "Literacia para os média : uma perspetiva para a educação pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1716.
  61. Alpoim, Fabiana Chaves Gonçalves. "Estímulos criativos no ensino e aprendizagem da escrita". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1701.
  62. Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de. "Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714.
  63. Barroso, Ana Catarina Carvalho. "Ler para saber mais: a leitura de textos informativos no pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1394.
  64. Coelho, Isabel Maria da Silva. "Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1693.
  65. Carvalho, Sara Daniela Mendanha. "A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694.
  66. Sampaio, Alda Maria Carvalho. "Atividades de animação de leitura no 1º ciclo : Contributo para + leitores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1846.
  67. Carmo, Luísa Mariana Fernandes do. "Da Troca do "v" pelo "b" à competência ortográfica : Uma intervenção com alunos do 1º ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1853.
  68. Martins, Susana Gabriela Barbosa. "Relatório de estágio". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16410.
  69. Gabriela Maria Miranda Barbosa. "O ensino da escrita em português língua segunda. Conceções e práticas dos professores do ensino secundário da Guiné Bissau". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10216/98929.
  70. Seixas, Ana Filipa dos Santos Albino. "O desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar : um estudo no domínio lexical". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1374.
  71. Silva, Susana Marília Dias da. "O desenvolvimento da linguagem oral através de ambientes verbalmente estimulantes : um estudo em crianças de educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1389.
  72. Borges, Ana Patrícia Fernandes. "As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1455.
  73. Seixas, Ana Filipa dos Santos Albino. "O desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar : um estudo no domínio lexical". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1374.
  74. Borges, Ana Patrícia Fernandes. "As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1455.
  75. Silva, Susana Marília Dias da. "O desenvolvimento da linguagem oral através de ambientes verbalmente estimulantes : um estudo em crianças de educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1389.
  76. Morais, Ana Margarida Precioso. "A abordagem da escrita na educação pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1377.
  77. Morais, Ana Margarida Precioso. "A abordagem da escrita na educação pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1377.

Outros

Outra produção
  1. Journal of Second Language Writing, n.º 21, (4), ELSEVIER, 2012. [Recensão]. .. 2018. Barbosa, Gabriela. http://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/3969.
  2. Global Schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básico. As interdependências características do mundo globalizado em que vivemos implicam a necessidade de formação de pessoas que se sintam parte da comunidade planetária e sejam capazes de refletir sobre os problemas que afetam a humanidade e agir no sentido da sustentabilidade e do bem comum. Para isso é crucial promover a Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) desde. 2018. Neves, Luísa; Esteves, Alexandra; Barbosa, Ana; Madeira, Eliana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Gonçalves, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.14/26653.
  3. Integração dos recursos digitais na aula de Português – Que conhecimentos revelam os professores?. The use of digital technologies and educational resources (RED) in Portuguese teaching class is not new. New challenges are currently put in the teaching Portuguese language. An essential condition for the teachers integrate effectively the technology in class is to understand the knowledge to make it happen. Mishra and Koehler (2006) present the “Technological Pedagogical Content Knowledge” (TPAC. 2016. Barbosa, Gabriela; Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4484.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 Ler para refletir o Mundo e abraçar os Outros – uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português História e Geografia de Portugalno 2.º CEB (Mestrado) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2021 Contos tradicionais – uma proposta de leitura contemporânea.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2021 A poesia como conhecimento do mundo – uma proposta aliada ao uso das TIC.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2021 Ler para refletir o Mundo e abraçar os Outros - uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagem
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Abordar as questões de Género e de Cidadania na disciplina de Português: Um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagem.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Aprender a escrever com a Educação para o Desenvolvimento: uma análise ao manual escolar de Português
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Abraçar a poesia para compreender o mundo : um estudo com alunos do 6º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Aprender a virgular: uma experiência pedagógica com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A Aprendizagem do português numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma abordagem no 1.º Ciclo do EB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Motivar para escrever: um olhar mais global
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 A integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Eu leio, tu lês... Juntos crescemos : Uma comunidade de leitura na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Educação para o empreendedorismo : "O Castelo dos Brinquedos"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 O Sujeito da frase : Das conceções às operacionalizações e desempenhos gramaticais de alunos do 5º ano do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano: a construção de um recurso promotor de inclusão
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Educação para o empreendedorismo : uma abordagem educativa no 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 A Importância da planificação de textos na melhoria da escrita de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Literacia da leitura - estudo de caso com crianças de 3 e 4 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Literacia para os média : uma perspetiva para a educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Ensinar a compreender : desenvolvimento da compreensão leitora numa turma de 5º ano
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Processador de texto : um suporte para a aprendizagem da escrita
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Literacias no 1º ciclo de ensino básico : o contributo da biblioteca escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias e utilizar em aula
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 O texto narrativo e produção textual : uma abordagem educativa no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Aprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Dar vida às histórias : leitura e estratégias no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Histórias com valores : um estudo com crianças do pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 À descoberta de palavras : desenvolver questões morfológicas em crianças com 5 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Despertar o gosto pela escrita em crianças do 1º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Estímulos criativos no ensino e aprendizagem da escrita
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 Ler para saber mais: a leitura de textos informativos no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 Os Detectives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 Da Troca do "v" pelo "b" à competência ortográfica : Uma intervenção com alunos do 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 A aprendizagem da ortografia - uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 Atividades de animação de leitura no 1º ciclo : Contributo para + leitores
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk.
Presidente do júri
Margarida Barbosa Barreto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Uma abordagem às isometrias através de um trilho matemático: um estudo no 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Diana da Rocha Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Trilho Matemático Virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º ano.
Presidente do júri
Nádia Costa Vieira Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Um estudo sobre isometrias numa turma de 6.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Sara Cristina Santos Teixeira ( (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 É preciso haver feministas?’ o estudo do movimento feminista nas aulas de História e Geografia de Portugal como estratégia de promoção para a Cidadania Global.
Presidente do júri
Ana Paula Abreu Barbosa ( (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Ler a Poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo – um estudo com alunos do 5º ano.
Orientador
Marta Filipa Angélico Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 A resolução de problemas com números racionais – representações e estratégias utilizadas por alunos do 6.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Sílvia Vilar Gomes de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 As migrações – proposta pedagógica cruzando a geografia com Educação para a Cidadania Global.
Presidente do júri
Bruna de Matos Dourado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Sinais de Interculturalidade na expansão Portuguesa – proposta pedagógica.
Presidente do júri
João Pedro Brandão da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 Os direitos das crianças pela voz das crianças: uma experiência na EPE.
Arguente principal
Catarina Ilha Meira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 A utilidade dos recursos na leitura das histórias: um estudo na Educação Pré-Escolar.
Arguente principal
Ana Catarina Arantes Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 A importância da coesão textual na produção escrita: uma articulação possível com a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.
Arguente principal
Ana Luísa Peixoto Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 O ensino-aprendizagem da ortografia no 1º CEB: uma experiência com base em estratégias metacognitivas.
Arguente principal
Mariana Sá Torre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 O lugar da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no domínio da Oralidade: uma experiência no 4ºano.
Arguente principal
Andreia Correia Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 O lugar da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no domínio da Oralidade: uma experiência no 4º ano
Arguente principal
Marta Areias Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 Fomentar a Igualdade de Género para a promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal na Cidadania Global.
Presidente do júri
Jéssica Andreia Antunes Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 Um Congresso Matemático no âmbito das isometrias: um estudo realizado numa turma do 6.º ano.
Presidente do júri
Natália Maria Araújo Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 O Ensino do Português na Educação Básica em Timor-Leste: Circunstâncias, Discursos e Práticas Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica. Instituto da Educação, Universidade do Minho
Arguente
Maria Elisa da Silva Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados. Dissertação
Presidente do júri
Ariana Ramos Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 A aprendizagem para além da sala de aula: um trilho matemático no 5.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Adriana Sofia Ferreira Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Mini cientistas na quinta – uma aventura no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Hélio Jorge Rodrigues Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Tarefas de matemática do 5.º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula
Presidente do júri
Joana Filipa Cadilha Madalena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Tarefas de matemática do 5.º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula .
Presidente do júri
Joana Filipa Cadilha Madalena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Aprender a escrever com a Educação para o desenvolvimento: Uma análise ao manual escolar de Português.
Orientador
Carla Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 O Manual Escolar de Português - uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento.
Orientador
Ana Catarina Franco Rebouço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Abraçar a poesia para compreender o mundo – um estudo com alunos do 6.º ano.
Orientador
Rafaela Catarina Barbeitos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Daniela Filipa Caramalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Marisa Soares Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 O estatuto das línguas na formação de professores em Angola: das questões identitárias e culturais ao papel da supervisão. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica. Instituto da Educação, Universidade do Minho.
Arguente principal
Rosa Maria Sampaio da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Educação Alimentar: sensibilização para o consumo de açúcar numa turma do 3º ano do 1º CEB
Presidente do júri
Cláudia Filipa Lopes Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 A expressão e educação físico-motora na perspetiva de alunos do 1.º e 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Ana Marta do Paço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Des)Adequação nutricional dos lanches escolares: um estudo numa turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
Joana Filipa Rodrigues Pereira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 ARK: como é que eu aprendo melhor? - Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
Ana Rute Ferreira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Jogos Tradicionais: perspetiva didática construtivista de conhecimento e aprendizagem
Presidente do júri
Cristina Isabel Fernandes Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Educação Empreendedora: um projeto desenvolvido com crianças do pré-escolar.
Presidente do júri
Cláudia Maria Magalhães Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Os provérbios como recurso cultural e educativo: projeto oficinal no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Sara Daniela Valinhas Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 A importância de Educação e Expressão Físico-Motora segundo a perspetiva das raparigas
Presidente do júri
Bruna Costa Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Diferenças culturais entre as comunidades cigana e maioritária: um estudo com grupo de crianças de uma escola do 1.º CEB em Viana do Castelo
Presidente do júri
Andreia Cristina Moreira Neiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 Organização de Tratamento de Dados numa turma do 5º ano de escolaridade
Presidente do júri
Vera Patrícia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso
Arguente principal
Ângela Cristina Ferreira Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 Resolução e (re)formulação de problemas “não estruturados
Presidente do júri
Carla Sofia Costa Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste: perspetivas dos professores
Arguente principal
Manuel Magno Atoc (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 A importância das competências de literacia emergente em idade pré-escolar
Arguente principal
Ana Isabel Mota Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 A importância da literacia em contexto pré-escolar
Arguente principal
Maria Isabel Araújo Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 Tarefas de Organização e Tratamento de Dados: o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade
Presidente do júri
Rosário da Costa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso.
Arguente principal
Ângela Cristina Ferreira Carvalho (Doutoramento)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2013 Ler para argumentar – estratégia dinamizadoras de aprendizagem
Arguente principal
Marisa Ivone de Brito Martins Simões (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 5.ºano.
Presidente do júri
Rita Maria Oliveira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 A importância da comunicação matemática no 1. º ciclo do ensino
Presidente do júri
Márcia Filipa Poço Barroso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 Laboratório dos pequenos cientistas: o cantinho móvel das ciências
Presidente do júri
Daniela Raquel Vieira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal