Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gabriela Maria Miranda Barbosa
Nomes de citação
- Barbosa, G.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D41F-A5DD-89D8
- ORCID iD
- 0000-0002-7717-3597
Endereços de correio eletrónico
- gabrielammbarbosa@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2012
Concluído
|
Doutoramento em Didáctica de Línguas (Doutoramento)
Especialização em Didática do Português
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Especialização em Análise linguística do discurso
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Muito Bom |
1995
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português (Licenciatura)
Especialização em Ensino de Português
Universidade do Minho, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - 2021 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2008 - 2012 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07 - Atual | Coordenador de Departamento de Português | Ministério da Educação, Brasil |
2016 - 2021 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015 - 2021 | Coordenador do Curso de Mestrado em Ensino de 1. CEB e de Português e Históris e GP no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
CSO-LA/2017/388-124
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2020 | Escolas Transformadoras: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
Global
S/R
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | Projeto PRINT – Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito
da cooperação entre o Brasil e Portuga
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2018 | Global Schools: aprender a (con)viver
DCI-NSAED/2014/338-378
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2021 | Ler para refletir o Mundo e abraçar os Outros – uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português História e Geografia de Portugalno 2.º CEB (Mestrado) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2021 | Contos tradicionais – uma proposta de leitura contemporânea.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2021 | A poesia como conhecimento do mundo – uma proposta aliada ao uso das TIC.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2021 | Ler para refletir o Mundo e abraçar os Outros - uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2020 | Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2020 | Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas
de aprendizagem
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2020 | Abordar as questões de Género e de Cidadania na disciplina de Português: Um percurso didático aliado às metodologias ativas
de aprendizagem.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal 2.ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | Aprender a escrever com a Educação para o Desenvolvimento: uma análise ao manual escolar de Português
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | Abraçar a poesia para compreender o mundo : um estudo com alunos do 6º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | Aprender a virgular: uma experiência pedagógica com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | A Aprendizagem do português numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma abordagem no 1.º Ciclo do EB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018 | Motivar para escrever: um olhar mais global
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 - 2017 | A integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 - 2017 | Eu leio, tu lês... Juntos crescemos : Uma comunidade de leitura na educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação para o empreendedorismo : "O Castelo dos Brinquedos"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 - 2017 | Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 - 2017 | O Sujeito da frase : Das conceções às operacionalizações e desempenhos gramaticais de alunos do 5º ano do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais numa turma de 3º e 4º ano: a construção de um recurso promotor
de inclusão
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Educação para o empreendedorismo : uma abordagem educativa no 1.º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | A Importância da planificação de textos na melhoria da escrita de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Literacia da leitura - estudo de caso com crianças de 3 e 4 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Literacia para os média : uma perspetiva para a educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Ensinar a compreender : desenvolvimento da compreensão leitora numa turma de 5º ano
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Processador de texto : um suporte para a aprendizagem da escrita
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Literacias no 1º ciclo de ensino básico : o contributo da biblioteca escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias e utilizar em aula
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | O texto narrativo e produção textual : uma abordagem educativa no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Aprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Dar vida às histórias : leitura e estratégias no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Histórias com valores : um estudo com crianças do pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | À descoberta de palavras : desenvolver questões morfológicas em crianças com 5 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Despertar o gosto pela escrita em crianças do 1º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 - 2014 | Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 - 2014 | Estímulos criativos no ensino e aprendizagem da escrita
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | Ler para saber mais: a leitura de textos informativos no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | Os Detectives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | Da Troca do "v" pelo "b" à competência ortográfica : Uma intervenção com alunos do 1º ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | A aprendizagem da ortografia - uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | Atividades de animação de leitura no 1º ciclo : Contributo para + leitores
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk.
Presidente do júri
|
Margarida Barbosa Barreto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Uma abordagem às isometrias através de um trilho matemático: um estudo no 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Diana da Rocha Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Trilho Matemático Virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º ano.
Presidente do júri
|
Nádia Costa Vieira Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Um estudo sobre isometrias numa turma de 6.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Sara Cristina Santos Teixeira ( (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | É preciso haver feministas?’ o estudo do movimento feminista nas aulas de História e Geografia de Portugal como estratégia
de promoção para a Cidadania Global.
Presidente do júri
|
Ana Paula Abreu Barbosa ( (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Ler a Poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo – um estudo com alunos do 5º ano.
Orientador
|
Marta Filipa Angélico Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | A resolução de problemas com números racionais – representações e estratégias utilizadas por alunos do 6.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Sílvia Vilar Gomes de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | As migrações – proposta pedagógica cruzando a geografia com Educação para a Cidadania Global.
Presidente do júri
|
Bruna de Matos Dourado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Sinais de Interculturalidade na expansão Portuguesa – proposta pedagógica.
Presidente do júri
|
João Pedro Brandão da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | Os direitos das crianças pela voz das crianças: uma experiência na EPE.
Arguente principal
|
Catarina Ilha Meira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 | A utilidade dos recursos na leitura das histórias: um estudo na Educação Pré-Escolar.
Arguente principal
|
Ana Catarina Arantes Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | A importância da coesão textual na produção escrita: uma articulação possível com a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania
Global.
Arguente principal
|
Ana Luísa Peixoto Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | O ensino-aprendizagem da ortografia no 1º CEB: uma experiência com base em estratégias metacognitivas.
Arguente principal
|
Mariana Sá Torre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | O lugar da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no domínio da Oralidade: uma experiência no 4ºano.
Arguente principal
|
Andreia Correia Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | O lugar da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no domínio da Oralidade: uma experiência no 4º ano
Arguente principal
|
Marta Areias Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | Fomentar a Igualdade de Género para a promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal na
Cidadania Global.
Presidente do júri
|
Jéssica Andreia Antunes Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | Um Congresso Matemático no âmbito das isometrias: um estudo realizado numa turma do 6.º ano.
Presidente do júri
|
Natália Maria Araújo Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 | O Ensino do Português na Educação Básica em Timor-Leste: Circunstâncias, Discursos e Práticas Tese de Doutoramento em Ciências
da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica. Instituto da Educação, Universidade do Minho
Arguente
|
Maria Elisa da Silva Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 | A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados. Dissertação
Presidente do júri
|
Ariana Ramos Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | A aprendizagem para além da sala de aula: um trilho matemático no 5.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Adriana Sofia Ferreira Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Mini cientistas na quinta – uma aventura no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Hélio Jorge Rodrigues Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Tarefas de matemática do 5.º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula
Presidente do júri
|
Joana Filipa Cadilha Madalena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Tarefas de matemática do 5.º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula .
Presidente do júri
|
Joana Filipa Cadilha Madalena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Aprender a escrever com a Educação para o desenvolvimento: Uma análise ao manual escolar de Português.
Orientador
|
Carla Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | O Manual Escolar de Português - uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento.
Orientador
|
Ana Catarina Franco Rebouço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Abraçar a poesia para compreender o mundo – um estudo com alunos do 6.º ano.
Orientador
|
Rafaela Catarina Barbeitos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Daniela Filipa Caramalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Marisa Soares Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | O estatuto das línguas na formação de professores em Angola: das questões identitárias e culturais ao papel da supervisão.
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica. Instituto da Educação, Universidade
do Minho.
Arguente principal
|
Rosa Maria Sampaio da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Educação Alimentar: sensibilização para o consumo de açúcar numa turma do 3º ano do 1º CEB
Presidente do júri
|
Cláudia Filipa Lopes Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 | A expressão e educação físico-motora na perspetiva de alunos do 1.º e 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Ana Marta do Paço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | Des)Adequação nutricional dos lanches escolares: um estudo numa turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
|
Joana Filipa Rodrigues Pereira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | ARK: como é que eu aprendo melhor? - Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
|
Ana Rute Ferreira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | Jogos Tradicionais: perspetiva didática construtivista de conhecimento e aprendizagem
Presidente do júri
|
Cristina Isabel Fernandes Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | Educação Empreendedora: um projeto desenvolvido com crianças do pré-escolar.
Presidente do júri
|
Cláudia Maria Magalhães Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | Os provérbios como recurso cultural e educativo: projeto oficinal no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Sara Daniela Valinhas Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | A importância de Educação e Expressão Físico-Motora segundo a perspetiva das raparigas
Presidente do júri
|
Bruna Costa Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 | Diferenças culturais entre as comunidades cigana e maioritária: um estudo com grupo de crianças de uma escola do 1.º CEB
em Viana do Castelo
Presidente do júri
|
Andreia Cristina Moreira Neiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 | Organização de Tratamento de Dados numa turma do 5º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Vera Patrícia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso
Arguente principal
|
Ângela Cristina Ferreira Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 | Resolução e (re)formulação de problemas “não estruturados
Presidente do júri
|
Carla Sofia Costa Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste: perspetivas dos professores
Arguente principal
|
Manuel Magno Atoc (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | A importância das competências de literacia emergente em idade pré-escolar
Arguente principal
|
Ana Isabel Mota Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | A importância da literacia em contexto pré-escolar
Arguente principal
|
Maria Isabel Araújo Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | Tarefas de Organização e Tratamento de Dados: o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Rosário da Costa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de caso.
Arguente principal
|
Ângela Cristina Ferreira Carvalho (Doutoramento)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Ler para argumentar – estratégia dinamizadoras de aprendizagem
Arguente principal
|
Marisa Ivone de Brito Martins Simões (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 5.ºano.
Presidente do júri
|
Rita Maria Oliveira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 | A importância da comunicação matemática no 1. º ciclo do ensino
Presidente do júri
|
Márcia Filipa Poço Barroso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 | Laboratório dos pequenos cientistas: o cantinho móvel das ciências
Presidente do júri
|
Daniela Raquel Vieira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|