???global.info.a_carregar???
Professora Adjunta de nomeação definitiva, na Escola Superior de Educação de Santarém. Desde 2016 coordena o GIPE-Gabinete de Intervenção em Psicologia e Educação-, da ESES. Núcleo científico de Educação e Currículo. Desde 1989, funções docentes nas formações inicial, contínua e especializada de professores e profissionais de educação não-formal. Orientação de trabalhos científicos, organização de encontros, conferências, seminários, participação em vários órgãos científicos e pedagógicos da Escola. Em vários períodos foi Coordenadora de Cursos de formação inicial e pós-graduada, do Núcleo Científico de Educação e Currículo e assegurou a coordenação científica de programas das áreas da Psicologia da Aprendizagem, Educação Inclusiva e Supervisão. FORMAÇÃO ACADÉMICA: Doutorada em Educação / Psicologia Educacional pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação (2006). Mestre em Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (1996). Licenciada em Psicologia Clínica, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (1981). INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses). Investigadora do Grupo de Educação e Formação do CIEQV (Centro de Investigação em Qualidade de Vida). Áreas de actividade / interesse científicos: Psicologia e Aprendizagem -Pensamento, Inteligência, Criatividade -Cognição, Metacognição e Emoção -Processos de Aprendizagem -Interacção e Construção de Conhecimento. Formação e Currículo -Formação (inicial e em contexto) e Supervisão de Professores -Construção curricular da formação (do pré-escolar ao superior) -Diferenciação curricular e diversidade. Actuais interesses de investigação: Contextos e processos sócio-cognitivos de aprendizagem / construção de conhecimento. Participação em vários projectos de investigação dentro destas áreas de trabalho, financiados pelo PRODEP / F.C.T., Fundação Calouste Gulbenkian e Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa (CIEFCUL). Comunicações e publicações de livros e capítulos de livros de autoria própria e múltipla.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gracinda Hamido

Nomes de citação

  • Hamido, Gracinda

Identificadores de autor

Ciência ID
D417-54AC-9BCF
ORCID iD
0000-0001-8745-0351

Endereços de correio eletrónico

  • gracinda.hamido@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 243309180 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Santarém. Complexo Andaluz, 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2002 - 2005
Concluído
Educação - Especialidade: Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Meta-análise do processo de (re)construção colectiva de um projecto curicular de formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção e louvor
1996
Concluído
Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"(Re)Pensar o Ensino para Ensinar a Pensar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1976 - 1981
Concluído
Psicologia Clínica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1989/01/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

2016 - Atual Coordenadora do GIPE-Gabinete de Intervenção em Psicologia e Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - 2008 Coordenadora do Curso de Formação Especializada em Apoio Educativo a Populações Especiais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - 2008 Coordenadora do Departamento de Educação e Currículo
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1998 - 2008 Coordenadora do Curso de Professores do 1º CEB
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2002 Membro efetivo e Secretária Conselho Científico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outros

1985 - 1988 Psicologia - Consultadoria
Câmara Municipal de Coruche, Portugal
1981 - 1984 Direção Técnica de um Estabelecimento privado de ensino especial
Santa Casa da Misericórdia de Coruche, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002 - 2005 META-ANÁLISE DO PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO COLECTIVA DE UM PROJECTO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
N/A
Investigador
Ministério da Educação - PRODEP (Medida 2, Acção 5.3.)

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2019 educARTE - PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM CONTEXTO CURRICULAR NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
N/A
Investigador
2010 - 2012 PROFISSÃO DOCENTE: FORMAÇÃO E IDENTIDADE.
N/A
Investigador
2006 - 2008 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO
N/A
Desenvolvimento técnico
2003 - 2006 Avaliação das competência do Aprender a Aprender
N/A
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
2003 - 2005 DINÂMICAS DE TRANSIÇÃO ECOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL
N/A
Investigador
2000 - 2002 ESCOLA INCLUSIVA: DO POSSÍVEL AO INADIÁVEL.
N/A
Investigador
CIEFCUL-Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
CIEFCUL-Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2015 FORMAR PARA INCLUIR
N/A
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
2001 - 2007 Projeto INTERACÇÃO E CONHECIMENTO
N/A
Investigador
2001 - 2002 A FORMAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CURRICULARES EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO.
N/A
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1992 - 1993 PROJECTO DE CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DO DISTRITO DE SANTARÉM – P.R.O.C.E.P.E.
N/A
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Hamido, Gracinda. 2018. "A propósito das "Curvas perigosas na construção do conhecimento em Psicologia"". In Abstracts Book-The Scientific Journal of the Portuguese Psychologist Association: 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Braga, Portugal.
  2. Togtema, A.M.; Luís, Helena; Hamido, Gracinda. 2017. "Arte, Educação e Aprendizagem: Reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de Educadores e Professores em Educação Artística". In Livro de Atas do CIEA-Congresso de Investigação em Educação Artística: A Educação Artística no Sistema de Ensino POrtuguês, conquistas e desafios.: Congresso de Investigação em Educação Artística. A Educação Artística no Sistema de Ensino Português- conquistas e desafios, Viseu, 316-334. IPV/ESE/CI&DETS.
    Publicado
  3. Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Roldão, Maria do Céu; Hamido, Gracinda. 2016. "A iniciação à prática profissional: organização do processo supervisivo e impacto na construção do conhecimento prático do Educador de Infância". Trabalho apresentado em CNaPPES 2016-Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa.
  4. Hamido, Gracinda. 2016. "Construções Críticas em Psicologia e Educação: a propósito de um G.I.P.E.". Trabalho apresentado em Congresso da SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal. Portugal.
  5. Hamido, Gracinda. 2013. "Aprender a ler o mundo dentro e fora da Escola". Trabalho apresentado em XXI Jornadas "O segredo do Homem é a própria Infância: Pensar em Educação com João dos Santos".
  6. Hamido, Gracinda. 2013. "Mudar em Educação(?): o papel do pensamento regulador nas organizações inteligentes". Trabalho apresentado em IV Encontro CIED (Centro de Investigação em Educação) - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais "Avaliação e desafios".
  7. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2009. "Constructing Professional knopwledge: the role of teacher educators' conceptions about teaching and learning". Trabalho apresentado em EARLI 2009- 13th Biennial Conference "Fostering Communities of Learners", Amsterdam, Países Baixos.
  8. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2007. "Organizational and professional identities and cultures: an higher education case-study". Trabalho apresentado em 2nd Socio-Cultural Theory in Educational Research & Practice "Theory, Identity and Learning", Manchester, Reino Unido.
  9. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2006. "Teachers' professional culture and dialogicity: an higher education case-study". Trabalho apresentado em Fourth International Conference on the Dialogical Self, Braga.
  10. Roldão, Maria do Céu; Hamido, Gracinda; Costa, Fernando; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Alves, Madalena. 2005. "Desenvolvendo a competência de aprender a aprender (CAA)-exemplos de uso de descritores de CAA em actividades curriculares". In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 1281-1294.
    Publicado
  11. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2005. "Teacher Educators and the practice alibi". Trabalho apresentado em EARLI 2005-11th Biennial European Conference "Integrating multiple perspectives on effective learning environments", Nicosia, Chipre.
  12. Galveias, Mª Fátima; Roldão, Maria do Céu; Hamido, Gracinda. 2005. "A Supervisão das práticas profissionais e o desenvolvimento de processos identitários em futuros professores do 1º cilo do ensino básico". Trabalho apresentado em VIII Congresso da SPCE - Soc.Portuguesa de Ciências da Educação "Cenários da Educação/Formação: Novos espaços, culturas e saberes", Castelo Branco, Portugal.
  13. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2003. "Formar Professores para o Pensamento estratégico: Um contributo reflexivo.". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional e Investigação em Psicologia, Lisboa.
Artigo em revista
  1. Santos, Joel; Universidade de Lisboa, Instituto de Educação; Hamido, Gracinda; Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação. 2015. "Educação inclusiva, vinte anos depois da Declaração de Salamanca". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6728.
  2. Hamido, Gracinda. 2013. "Teachers and other educational agents' sentiments, attitudes and concerns about inclusion: Portuguese data.". Italian Journal of Special Education for Inclusion.
  3. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. 2013. "Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender e ensinar a ser (Sendo) Professor". http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  4. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Educação d. 2012. "A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/349.
  5. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Uva, Marta; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2012. "Ética em educação: sentidos, razões e consequências". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1518.
  6. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Branco, Neusa; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Machado, Ricardo; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e De. 2012. "Editorial - Desafios no ensino e na aprendizagem da matemática". Interacções 8 (20). http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/483.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2010. "Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (I)". Interacções 6 (14): 1-8. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/412.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2010. "Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)". Interacções 6 (15): 1-7. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/422.
    Acesso aberto
  9. Hamido, Gracinda. 2010. "(Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais". http://hdl.handle.net/10400.15/432.
  10. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa. 2007. "A Escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar.". Interacções 3 (7): 141-178. http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/G7.pdf.
    Publicado
  11. Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Educação, ; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2007. "Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/342.
  12. Hamido, Gracinda; César, Margarida. 2007. "Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento (I)". Interacções 3 (6): 1-7. http://hdl.handle.net/10400.15/264.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Cristina Barbosa. 2005. "Sobredotação: percepções dos educadores de infância do concelho de Santarém". Sobredotação (6): 99-114.
    Publicado
  14. Hamido, Gracinda; Roldão, Maria do Céu; César, Margarida; Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Margarida César; Maria do Céu Roldão. 2003. "Analysing projects of professionalizing education: The challenge of quality". EducatiOn-line. (11): 1-8. http://hdl.handle.net/10451/6430.
    Publicado
  15. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Leonor Teixeira. 2001. "Um olhar interdisciplinar na descoberta de um espaço profissional: contributos para a formação do educador social.". Revista da ESES (11): 15-28.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Helena Luis; Isabel Piscalho. 2011. "Iniciação à Prática e Desenvolvimento Profissional nos cursos de Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES): lógicas, configurações e dinâmicas.". In Formação e profissão docente, 142-166. Araraquara, São Paulo, Brasil: Junqueira&marin editores.
    Publicado
  2. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Margarida César. 2009. "Surviving within complexity: A meta-systemic approach to research on social interactions in formal educational scenarios.". In Investigating classroom interaction: Methodologies in action, 229-262. Rotterdam, Países Baixos: Sense publishers.
    Publicado
  3. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa. 2006. "Interrogando o conceito de transversalidade na formação de professores: algumas implicações curriculares e organizacionais.". In Transversalidade em Educação e em saúde, 75-94. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  4. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Maria do Céu Roldão; Fernando Costa; Maria de Jesus Bento; Helena Luis; Joana Campos; Madalena Alves. 2002. "Para uma estratégia de formação sustentada". In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e investigadores, 121-138. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica..
    Publicado
Edição de livro
  1. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa; Helena Luis; Maria do Céu Roldão; Ramiro marques. 2006. Transversalidade em Educação e em saúde.. Porto, Portugal: Porto Editora.
  2. Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Campos, Joana; Bento, Mª de Jesus; Alves, Madalena. 2003. Gestão Curricular e Competências transversais. Cadernos de Gestão Curricular 1. Portugal: ESE Santarém / GEC-grupo de estudos Curriculares.
    Publicado
  3. Hamido, Gracinda. 2003. A diversidade socio-cultural e o currículo. Cadernos de Gestão Curricular 2. ESE-GEC grupo de estudos curriculares.
    Publicado
  4. Hamido, Gracinda Maria Nunes Costa. 1993. Actas do 1º Encontro Regional de Educação de Infância.. Santarém: Escola Superior de Educação / Fundação Calouste Gulbenkian.
Edição de número de revista
  1. Hamido, Gracinda; Santos, Joel; Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. 2015. "NÚMERO ESPECIAL: Celebrando a riqueza de cada voz como um veículo para a Inclusão". Interacções 10 (33). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/84.
    Publicado
  2. Hamido, Gracinda; Azevedo, Nair; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia. 2014. "Investigar em Educação". Interacções 9 (27). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/Investigar%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o .
    Publicado
  3. Hamido, Gracinda; Branco, Neusa; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Machado, Ricardo; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e De. 2012. "NÚMERO TEMÁTICO- Ensino e Aprendizagem da Matemática". Interacções 8 (20). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/Desafios%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem%20da%20Matem%C3%A1tica .
    Publicado
  4. Hamido, Gracinda; Uva, Marta; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2012. "NÚMERO TEMÁTICO Ética e Educação". Interacções 8 (21). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/%C3%89tica%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o.
    Publicado
  5. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2007. "A Construção de Conhecimento enquanto empreendimento Dialógico / Interactivo (I e II)". Interacções 3 (6 e 7). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/A%20construcao%20de%20conhecimento%20enquanto%20empreendimento.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, Manuel Alves; Marques, Ramiro; Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Roldão, Maria do Céu. 2006. Perspetiva interdisciplinar na formação de ¿educadores de saúde¿. Portugal: Porto Editora. http://repositorio.esenfc.pt/?url=ZqLmoY.
  2. Roldão, Mª Céu (Coord.); Guia, Ana; Bento, Mª de Jesus; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; et al. 2005. Formação e Práticas de Gestão Curricular: crenças e equívocos. Porto: ASA.
    Publicado
  3. Cardona, Maria João; Alves, Madalena; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Costa, Fernando; Camacho, George; Hamido, Gracinda; Rodrigues, Isabel. 2000. Um estudo sobre a Educação de Infância no Distrito de Santarém. Portugal: ESE de Santarém / Fundação Calouste Gulbenkian.
Poster em conferência
  1. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda. 2015. "Formar para incluir: Praxis contextualizada visando a inclusão". Trabalho apresentado em ISEC- Universidade de Aveiro.
  2. Santos, Joel; Universidade de Lisboa, Instituto de Educação; Hamido, Gracinda. 2011. "Inclusive Education in the 21st century: Educational agents' sentiments, attitudes and concerns". Trabalho apresentado em ISCAR 2011- Enhancing the Cultural and the Activity approach for the new generation development in a global world.
  3. Hamido, Gracinda; César, Margarida; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2010. "Teaching and Learning: Symbolic frameworks for Professional Knowledge and Action". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Psicologia - Estoril Vygtosky Conference.
Relatório
  1. Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, António. 2015. Relatório do Projeto "Formar para Incluir". http://hdl.handle.net/10400.15/2044.
Tese / Dissertação
  1. Hamido, Gracinda. 2005. "Meta-análise do processo de (re)construção colectiva de um projecto curricular de formação de professores". Tese de Doutoramento.
  2. Hamido, Gracinda. 1996. "(Re)Pensar o Ensino para Ensinar a Pensar". Dissertação de Mestrado.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - 2015 Mestrados Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1º CEB: Orientação de cerca de duas dezenas e meia de trabalhos de Mestrado, oito deles em co-orientação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - 2008 Construir inclusão: Sentimentos, atitudes e preocupações dos Agentes Educativos em relação à inclusão. Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008
Coorientador
1999 - 2006 Trabalhos monográficos e Projetos de Investigação: orientação de 19 trabalhos em CESE e Pós-graduações (1999-2006). Orientação de 4 trabalhos do Curso de Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo ensino básico (pré-Bolonha, componente Seminário Interdisciplinar) (2000-2002)
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2003 - 2013 Jornadas da Prática Profissional 1ªs Jornadas da Prática Pedagógica (Junho 2003) “Trabalho Colaborativo” (Outubro de 2005) “Saberes e Práticas” (Maio 2006) “Pensar as práticas na Escola: Direitos e Cidadania” (12 e 13 de Junho de 2007). “Programas de âmbito nacional: formação e supervisão” (Novembro de 2007); “Ética e Educação”(Out 2010 e Jun 2011); “Investigar em Educação”(Out 2011 e Jun 2012) “Educação para (e em contextos de) diversidade” (Out 2012 e 12 a 14 de jun 2013) “Pensar em Educação com João dos Santos" (8e9 Nov 2013) (2003 - 2013)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Educação Artística no 1º ciclo do ensino básico. Observações e reflexões, experiências e conhecimentos construídos ao longo de 4 décadas pela professora-investigadora.
Arguente principal
Maria Ana Guerreiro Botelho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 Relatórios de Mestrado em Educação Pré-Escolar (Escola Superior de Educação de Santarém) (2 júris como arguente em 2011). Relatórios de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Escolas Superiores de Educação de Castelo Branco e de Santarém) (4 júris como arguente em 2012)
Arguente
vários estudantes (Mestrado)
2007/06 Mestrado em Ciências da Educação / Teoria e Desenvolvimento Curricular – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Tema: “Projecto curricular de Escola: do conhecimento à construção”. Membros do júri: Pedro Miguel F.S. Rodrigues (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; Gracinda Hamido (arguente - E.S.E. de Santarém); Maria Helena M. C. Peralta (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa)
Arguente
Marília Cândida Pardo de Magalhães Peixoto. (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Começar de novo: Contributos de um currículo em alternativa para percursos de vida inclusivos, de estudantes adultos. A Mediação dos trabalhos de projecto colaborativos desenvolvidos em Educação Ambiental (Doutoramento em Educação, especialidade Pedagogia)
Vogal
Maria da Conceição Courela (Doutoramento)
CIEFCUL-Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006/12 Mestrado em Ciências da Educação / Teoria e Desenvolvimento Curricular – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Tema: “Do projecto curricular de Escola aos projectos curriculares de turma – um Estudo de caso.” Membros do júri: Pedro Miguel F.S. Rodrigues (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa); Gracinda Hamido (arguente - E.S.E. de Santarém); Maria Helena M. C. Peralta (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa) Classificação: Muito Bom.
Arguente
Marisa Cristina Rodelo Almeida Bastos Costa. (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2006/11 Mestrado em Educação / Formação Pessoal e Social – Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Tema: “Educação de Adultos e Ensino Recorrente: quando o desejo de Ser se cruza com a Razão.” Membros do júri: Joaquim Pintassilgo (Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa) Gracinda Hamido (arguente - E.S.E. de Santarém); Margarida César (Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa) Classificação: Muito Bom. Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Arguente principal
Carlos José Gaspar Badalo (Mestrado)
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa., Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Dialogic Pedagogy An International Online Journal (2325-3290) "University Library System, University of Pittsburgh"
2017 - Atual Educational Research Review (1747-938X) Elsevier
2007 - Atual Interacções (1646-2335)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/06 - 2018/07 Processo de admissão de estudantes de nova formação em LDMT (Literacia Digital para o Mercado de TRabalho) Entrevistas, Avaliação, Relatório. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1993 - 2014 Introdução ao Estudo das populações com NEE; Dificuldades de Aprendizagem (Formação inicial e contínua de Professores do 1º CEB, do 1º e 2º Ciclos Ensino Básico - variantes-, e de Educadores de Infância) Professores do 1º CEB, do 1º e 2º CEB e Educadores de Infância (Mestrado)
1992 - 2014 Seminários e Estágio de Iniciação à Prática Profissional (Formação inicial e contínua de Professores do 1º CEB, do 1º e 2º Ciclos Ensino Básico - variantes-, e de Educadores de Infância) Curso de Professores do Ensino Básico - 1º Ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1992 - 2014 Seminários de Investigação, Metodologias de Investigação e Seminários Interdisciplinares (Formação de Professores do 1º CEB, de Professores do 1º e 2º Ciclos Ensino Básico - variantes-, de Educadores de Infância e de Educadores Sociais) Mestrado Educação Pré-Escolar e Professores 1º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1991 - 2014 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem E Psicologia da Aprendizagem Cursos de Professores do 1º CEB e de Educadores de Infância (cursos pré e pós Bolonha) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2006 - 2008 Correntes Críticas do Currículo; Psicologia da Educação (Cursos de Mestrado em 'Educação-Inovação Pedagógica' e Mestrado em 'Supervisão Pedagógica') Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado) Universidade da Madeira, Portugal
2000 - 2007 Seminário de Metodologias e Desenvolvimento de Projeto de Investigação; Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de Educação Especial (Formação Especializada e Pós-graduada em 'Apoio Educativo a Populações Especiais', em 'Educação Especial-problemáticas de risco') CURSOS de Formação Especializada e Pós-graduada em 'Apoio Educativo a Populações Especiais', em 'Educação Especial-problemáticas de risco' (Especialização pós-licenciatura)
1989 - 2006 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (Profissionalização em Exercício de Professores dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário) (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1998 - 2002 Estratégias e Técnicas de Apoio Educativo; Comunicação e Aprendizagem; Dinâmica de Grupos; Interacções Sociais e Desenvolvimento dos Alunos (Formação CESE em 'Apoio Educativo a Populações Especiais', em 'Ensino precoce das Línguas') (DESE) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/03 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde. Especialidade de Psicologia da Educação.
2002/01 - Atual EARLI-European Association of Research on Learning and Instruction
2000/02 - Atual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
1994 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - Atual Coordenação do GIPE-Gabinete de Intervenção em Psicologia & Educação, cuja missão principal é a Orientação e Aconselhamento Psicológicos ao Estudante: - assegurar atendimento e acompanhamento psicológico de estudantes nos planos escolar, emocional, comportamental, relacional; - De modo integrado e articulado na rede de órgãos e serviços da ESES, e no âmbito das competências e áreas científicas, desenvolver e oferecer consultoria a projetos de I&D, orientação de trabalhos académicos, colaboração em projetos e iniciativas da Escola.
Coordenador
Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2007 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista “Interacções”, revista quadrimestral online da ESES, desde a sua fundação. Coordenei vários números temáticos, enquanto editora convidada: 2007 (v.3, n.6 e n.7), 2010 (v.6, n.14 e n.15), 2012 (v.8, n.20 e n.21), 2013 (v.9, n.27), 2014 (v.10, n.33).
Membro
2010 - 2015 Membro nomeado do CAP (Centro de Apoio Pedagógico), participei em vários grupos de trabalho: - Elaboração e acompanhamento do Programa ESES+; - Elaboração de regulamentos vários, materiais pedagógicos e instrumentos de suporte aos processos supervisivos -Licenciatura e de Mestrado em Educação e Ensino (1º e 2º ciclos de estudos); - Organização (documental, funcional e interinstitucional) das Práticas (Iniciação à Prática Profissional e Estágios) e do trabalho com os Centros de Estágio. Acompanhamento protocolos de cooperação em vários cursos.
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2011 Grupo de trabalho para elaboração de instrumento e regulamentação de Avaliação do Desempenho do pessoal Docente do Instituto Politécnico de Santarém: colaboração na conceptualização, enquadramento, desenvolvimento destes instrumentos, e nos ajustamentos decorrentes da audição pública (reuniões com parceiros vários, entidades sindicais, etc) – Novembro de 2010 a Abril de 2011.
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2008 Grupo de Estudos Curriculares – G.E.C. grupo de trabalho para o desenvolvimento de investigação, intervenção e formação no âmbito do currículo. Coord: Mª do Céu Roldão (1999-2005), Pedro Reis e Helena Luís (2005-2008). Outros colabor: António Pacheco, Cristina Novo, Fátima Galveias, Fernando Costa, Gracinda Hamido, Graciete Brito, Isabel Rodrigues, Joana Campos, Mª Jesus Bento. No âmbito deste grupo, desenvolvi colaboração em várias ações formação contínua, projetos de II&D e respetiva divulgação, organização de encontros e de publicações.
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2006 - 2007 Grupo de trabalho para elaboração das propostas de novos cursos de Licenciatura em Educação Básica, e de Mestrados em Educação Pré-Escolar, em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico Desenvolveu-se, ao longo do ano letivo, com reuniões de trabalho com a tutela e seus representantes, com colegas de trabalho de outras Instituições de Ensino Superior, em particular a ESE Leiria, em parceria com a qual se candidataram à certificação os ramos de Mestrado, que foram propostos e aprovados
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011/12 - Atual Provas Públicas para Especialista. Área de especialidade: Psicologia Candidata: Maria Teresa Casanova de Araújo e Sá. Membros do júri: Vitor Cláudio (arguente-Instituto Superior de Psicologia Aplicada), Gracinda Hamido (arguente-Escola Superior de Educação de Santarém), Ana Maria Sarmento Coelho (Escola Superior de Educação de Coimbra), João Rosa (Escola Superior de Educação de Lisboa). Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2007 Membro de júris de seleção curricular de acesso - ao 2º ciclo das Licenciaturas Bi-Etápicas em Educação Social e Animação Cultural e Educação Comunitária (99-2000) - a Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores (1999-2002) - concurso para Assistente da ESES na área das Ciências da Educação/Necessidades Educativas Especiais (2000) - ao Curso de Pós-Graduação em Diferenciação Curricular e Apoio à Diversidade (2005) - ao Curso de Mestrado em Educação / Inovação Pedagógica (2007)
1999 - 2006 Formação Especializada- Integração em júris na qualidade de arguente. CESE em Apoio Educativo a Populações Especiais/ Escola Superior de Educação de Santarém: 4 júris (1999-2000) Licenciatura Prof 1º CEB: 5 júris (2001-2002) Formação Complementar de Qualificação para o Exercício de outras funções educativas - Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores E Educação Especial-problematicas de risco: 5 júris (2000-2004) Curso de Pós-Graduação em Apoio Educativo a Populações Especiais / Escola Superior de Educação de Santarém: 9 júris (2004-2006) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal