???global.info.a_carregar???
José Gabriel de Oliveira Andrade Júnior. Completed a PhD in Communication Sciences in 2015 by Universidade Católica Portuguesa - Faculty of Human Sciences, a Master in Sciences of Communication in 2009 by Universidade Católica Portuguesa - Faculty of Human Sciences and a Degree in Communication Sciences - Qualification in Journalism in 2004 by Universidade Católica de Santos (Brazil). He is an Assistant Professor at the University of Minho - Institute of Social Sciences and Erasmus Coordinator - Department of Communication Sciences at the University of Minho. He published 10 articles in specialized journals. He has published 11 book chapters and 1 book. He received 6 awards and / or honors. He participates and/or participated as a Doctoral Scholar in 1 project(s), Master's Scholar in 1 project and Researcher in 5 project. He works in the fields of Social Sciences with an emphasis on Communication Sciences. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Brands; The Facebook; Branding; Communication; Brand awareness; Blindness for banners; Digital marketing; Social media; Native advertising; Digital communication; Transmedia; Portugal; New media; "Organizational communication"; "Digital communication"; "Audiences and Audiences"; Phygital; Cultural heritage; Digital media; AR applications; Figital; Cultural heritage; Social Sciences; Instagram; COVID-19; Communication Sciences; Social interaction; University; Local on the Internet network; Partnerships for the implementation of the objectives; Journalism; Training; Network; Convergence; Media; Transmedia; Strategy; Campaigns; SARS-CoV-2; Coronavirus; Minho's university; Crisis communication; Crisis management; Policing of dialogue; Effective institutions; Quality education; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Gabriel de Oliveira Andrade Júnior

Nomes de citação

  • Andrade, José Gabriel

Identificadores de autor

Ciência ID
D415-EF0E-1DA7
ORCID iD
0000-0002-9778-5865

Endereços de correio eletrónico

  • jgandrade@ics.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Ciências Sociais - Campus de Gualtar, 4710 - 057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Língua Portuguesa Global. Uma investigação interpretativista sobre comunicação e mobilidade no panorama mediático luso-brasileiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
"Magna cum Laude"
2006 - 2009
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação, Organização e Novas Tecnologias
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Sociedade da Informação e as Organizações em Momentos de Crise" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004
Concluído
Ciências da Comunicação - Habilitação em Jornalismo (Licenciatura)
Universidade Católica de Santos, Brasil
"Comunicação: A Resposta para as Crises Empresariais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade Católica de Santos, Brasil
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2010 - 2015 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012 - 2013 Estagiário de Investigação (Investigação) King's College London Brazil Institute, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de Montevideo, Uruguai
2017/09/01 - 2019/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2015 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2010/09/01 - 2013/08/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
2020/01/21 - Atual Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento Universidade do Minho, Portugal
2019/09/01 - Atual Coordenador Erasmus - Departamento de Ciências da Comunicação Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2019 Coordenador do Mestrado de Comunicação Digital Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Coordenador do Gabinete de Relações Públicas e Comunicação Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Coordenador da Rádio FF Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenador de Estágios (1º Ciclo) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2015 O Espaço Global da Língua Portuguesa. Uma investigação interpretativista sobre comunicação e mobilidade no panorama mediático luso-brasileiro
SFRH / BD / 64767 / 2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2009 A Sociedade da Informação e as Organizações em Momentos de Crise
E06M103724BR
Bolseiro de Mestrado
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
EuropeAid
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Emprende Makers: De Makers a Emprendedores
Investigador responsável
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
European Regional Development Fund
Em curso
2020 - Atual E-CIVITAS - Expansão inter-regional da Rede Casas do Conhecimento
POCI-05-5762-FSE-000170
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Em curso
2020 - 2024 "CA19142 - Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility"
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2019 - 2023/03/03 "CA18128 - Saving European Archaeology from the Digital Dark Age"
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2021 - 2022/04/30 InclusU: The European University for Inclusiveness
Investigador responsável
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
Europa-Universität Viadrina Abteilung Öffentliches Recht
Em curso
2020 - 2021/06/30 Estudo de Públicos no Centenário do Teatro Nacional S. João
00000000
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Ministério da Cultura
Em curso
2016 - 2020/04/07 " CA15137 - European Network for Research Evaluation in the Social Sciences and the Humanities (ENRESSH)"
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2017 - 2019 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relações Brasil, Moçambique e Portugal
0000000000000000000
Investigador
Universidade Católica de Santos, Brasil

Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2015 - 2018 "Festa religiosa em dois contextos: Brasil e Portugal"
0000000000000000000
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Católica de Santos, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2010 - 2014/01/31 A SOCIEDADE LUSÓFONA GLOBAL: OS MEDIA, AS MIGRAÇÕES E AS RELAÇÕES CULTURAIS
SFRH/BD/64767/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". 2021.
  2. Neto, Tiago; Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia; Martins, Isabel. "Views on the pandemic: rereading the experience of the religious education of children and young people". 2021.
  3. Patrícia Dias; Pessôa, Clarisse Alves Monteiro; Andrade, José Gabriel. "Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: perceptions of users and brands". 2020.
  4. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Transformações da comunicação organizacional: novas práticas e desafios nas mídias sociais". 2020.
  5. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Comunicação e construção de relacionamento nas mídias sociais em tempos de pandemia da COVID-19: uma análise da Universidade do Minho no Instagram". 2020.
  6. Patrícia Dias; Pessôa, Clarisse Alves Monteiro; Andrade, José Gabriel. "Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: perceptions of users and brands". 2020.
  7. Andrade, José Gabriel. "Media em português: Lusofonia ou Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em 1.o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015.
Artigo em revista
  1. Martinho, Nuno Lucena; Andrade, José Gabriel; Vianna, Elaine. "Análise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo". (2022): https://hdl.handle.net/1822/78660.
    10.34629/cpublica.318
  2. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Influência transmediática na cobertura televisiva da covid-19 no Brasil: estudo de caso para ampliação do debate". (2021): http://hdl.handle.net/1822/75221.
  3. Andrade, José Gabriel. "Diana Marques – realidade aumentada em exposições de museu. Experiências dos utilizadores". (2021): http://hdl.handle.net/1822/76388.
    10.4000/midas.2867
  4. Andrade, José Gabriel. "Websites e páginas do Facebook das Universidades portuguesas: novas possibilidades de interação social?". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2020): https://doi.org/10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156.
    10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156
  5. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". Virtual Archaeology Review 11 22 (2020): 15-15. https://doi.org/10.4995%2Fvar.2020.11663.
    Publicado • 10.4995/var.2020.11663
  6. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". (2020): http://hdl.handle.net/1822/63527.
    10.4995/var.2020.11663
  7. Cotta, Jussara Aparecida de Oliveira; Gomes, Bruno Motta; Andrade, Felipe Leone de Souza; Figueireido, Gabriel Cooper Neves; de Souza, Geicilaine Krisdele Ferreira; Linhares, Ícaro Liberto; Gomes, Jordana Duarte; et al. "Kinetic and electrochemistry teaching-learning using experimental activities: case study in higher education". (2020): http://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1970.
  8. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Websites e páginas do Facebook das Universidades portuguesas: novas possibilidades de interação social?". (2020): http://hdl.handle.net/1822/68735.
    10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156
  9. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". (2020): http://hdl.handle.net/1822/63527.
    10.4995/var.2020.11663
  10. Andrade, José Gabriel. "Do jornalismo ao entretenimento que futuro: o debate de uma proposta teórico-prática". (2020): http://hdl.handle.net/1822/67328.
  11. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Pandemia da COVID-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho". (2020): http://hdl.handle.net/1822/68779.
  12. Ivone Ferreira; José Gabriel Andrade. "Quando o desconhecimento gera descontentamento: o caso do Fundo Monetário Internacional". Organicom 14 26 (2017): 334-334. https://doi.org/10.11606%2Fissn.2238-2593.organicom.2017.139378.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139378
  13. Andrade, José Gabriel. "Portugal no 'Mensalão' – Um estudo de caso sobre o envolvimento da Portugal Telecom na Crise Brasileira de Compra de Votos Parlamentares". Comunicação e Marketing (2015): http://www.iscem.pt/fotos/editor2/JOSE%20GABRIEL%20ANDRADE%20pag54.pdf.
    Publicado
  14. Manuel Dámasio; Patrícia Dias; Andrade, José Gabriel. "The PR Pyramid: Social media and the new role of Public Relations in organizations". Revista Internacional de Relaciones Públicas 2 4 (2012): 11-30.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa. "The imperative of digital communication in contemporary organisations". IGI Global, 2022.
  2. Sampaio, Adriano de Oliveira; Andrade, José Gabriel. "Place branding, digital communication, and citizenship". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch011
  3. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "Brand Communication on Instagram During the COVID-19 Pandemic: The Portuguese Context". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_54
  4. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". Editora e-Publicar, 2022.
  5. José Gabriel Andrade; Nuno Jorge de Lima Ferreira. "Communication Crisis Management of the Public Security Policy". In The Social Media Landscape of the Police in Portugal. 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch009
  6. Andrade, José Gabriel; Ferreira, Nuno Jorge de Lima. "Communication crisis management of the public security policy: the social media landscape of the police in Portugal". IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch009
  7. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Ser uma social brand: a importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável". Universidade Católica Editora, 2021.
  8. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Do monólogo ao diálogo nas mídias sociais: reflexões a partir das páginas do Facebook das universidades portuguesas". Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), 2021.
  9. José Gabriel Andrade. "Conveyed Religion: A Strategic Communication Proposal for Religious Institutions". 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.17
  10. Benalva Vitorio; Jose´ Gabriel Andrade. "Festa Religiosa em Dois Contextos – Brasil e Portugal". 2021.
    10.21814/uminho.ed.48.14
  11. Andrade, José Gabriel. "Cenários para criação intercultural: o papel da comunicação na Carta Cultural Ibero-Americana". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
  12. José Gabriel Andrade; Teresa Ruão; Madalena Oliveira. "Os bastidores da comunicação de risco: a UMinho em tempos de pandemia". 127-157. {UMinho, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.6
  13. Andrade, José Gabriel. "Crises, tecnologias e média sociais: uma reflexão sobre os novos períodos de turbulência". UMinho Editora, 2020.
  14. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa; Oliveira, Madalena. "Os bastidores da comunicação de risco: a UMinho em tempos de pandemia". UMinho Editora, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.6
  15. Nunes, Patrícia Sampaio; Andrade, José Gabriel. "Publicidade nativa como prevenção do banner blindness". Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2020.
    10.17990/Axi/2020_9789726973287_219
  16. Dias, Patrícia; Botelho, Inês; Andrade, José Gabriel. "O caso da Regaleira 4.0 - proporcionar experiências alternativas do património cultural". Edições Sílabo, 2020.
  17. Andrade, José Gabriel. "Relações Públicas e Mídia Sociais: Os desafios da gestão com os públicos". In Interaçao organizacional na sociedade em rede. Os novos caminhos da comunicaçao na gestao das relaçoes com os públicos. La Laguna (Tenerife): Latina, 2018.
    Publicado
  18. Andrade, José Gabriel. "Brazil and The Emergence of a Digital Lusosphere". Estados Unidos, 2018.
  19. Andrade, José Gabriel. "The Portuguese Language in a Globalized World". In Brazil and The Emergence of a Digital Lusosphere, 19-39. Estados Unidos: Routledge, 2017.
  20. Andrade, José Gabriel ; Patrícia Dias. "Movimientos cívicos contra la austeridad en Portugal: La configuración de la agenda en los medios sociales". In Activismo digital y nuevos modos de ciudadanía: Una mirada global, 145-174. InCom-UAB Publicacions, 2016.
    Publicado
  21. Andrade, José Gabriel ; Patrícia Dias. "Desafios das RP na Era dos Media Sociais". In Novos media e novos públicos, 83-108. 2015.
    Publicado
  22. Andrade, José Gabriel. "As organizações e as relações com os media". In Desafios da Globalização: Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Escolar Editora, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa. Navigating digital communication and challenges for organizations. IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3
  2. José Gabriel Andrade. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. {UMinho. 2021.
    10.21814/uminho.ed.29
Manual
  1. Andrade, José Gabriel. Diretrizes para aplicação dos princípios FAIR à gestão e reutilização de dados. 2020.
    10.5281/ZENODO.3937183
Relatório
  1. Andrade, José Gabriel; Mendes, Diana Inês Castro. 2022. InclusU | Community Engagement Best Practices: Best practices of community engagement carried out by the consortium universities. http://hdl.handle.net/1822/76620.

Outros

Outra produção
  1. Comunidades online: um desafio para a comunicação estratégica. [Excerto] A Web, a rede, pode ter implicações nas suas características intrínsecas, como o hipertexto e a capacidade de interatividade (numa orientação para um sentido de partilha que se estabelece de um para muitos). Existe uma relação remota que une os utilizadores num sentido de experiências partilhadas ou de recriação dessas experiências, independentemente da sua relação direta com uma organiz. 2020. Andrade, José Gabriel. http://hdl.handle.net/1822/73803.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 IMPACTO DO INBOUND MARKETING NAS EMPRESAS DE BENS DE LUXO
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021 - 2021 COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: VANTAGEM COMPETITIVA E CRIAÇÃO DE VALOR: Caso de estudo-Plano Estratégico 2015-2020
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021 - 2021 O mercado das marcas de moda de luxo na contemporaneidade. As motivações de compra dos consumidores portugueses
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021 - 2021 Social Media Marketing no contexto das organizações culturais: Estudo de Caso do Teatro Nacional São Luiz
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021 - 2021 European and US hard-right narrative and hate symbols in Brazil - case study of Bolsonaro´s political campaign on social media in 2018.
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Inbound Marketing: estratégias de comunicação no segmento B2B Mariana Pimentel Gomes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 Marketing Digital: Conteúdos para Media Sociais Sabrina Marques Azevedo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 Publicidade personalizada nos media sociais – estudo de caso da marca TAP Leonor Assis dos Santos Nobre Leitão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020 Relatório de estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação. Área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo Vicente Roque Grave (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 A relevância da assessoria de imprensa nas ações de comunicação e marketing político: um estudo do partido pessoas-animais-natureza nas eleições autárquicas de 2017 Bernardo Ramos Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 Cultura da Participação: a mobilização dos fãs na (re)construção narrativa do cânone Literário: um ponto de vista da Harry Potter em Voldemort: origins of the Heir Lucas Dellamare Lopes Cardoso (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 Identidade visual da marca. Design de Comunicação da marca NOS Alexandra Khozina (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 A Marca Ricardo Diniz Diana Filipa Gonçalves Pires Leitão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 Mascote Desportiva: estudo de caso do Jubas do Sporting Clube de Portugal Duarte Nuno Mourato Reis Moreno Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 Street Ad - ou como a street art pode ser um meio não tradicional para a publicidade. Estudo de caso O Fim do Mundo do Canal História com Odeith Carina Andreia José de Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 A publicidade nativa como forma de prevenir o fenómeno de banner blindness nos media sociais Maria Patrícia Burnay de Mendonça de Sampaio Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 O impacto do product placement em telenovelas no comportamento dos consumidores – estudo de caso: sumo Compal Amor Maior Joana Ramalho Pereira Galvão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 RELATÓRIO DE ESTÁGIO: "Comunicação Digital em Ambiente Diplomático" Odete Sofia Gonçalves dos Santos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 As estratégias de marketing na criação de valor para a marca - o caso CUF Maria João Oliveira Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Marketing relacional - a afectividade como factor de diferenciação na gestão das marcas do século XXI: a estratégia da marca Super Bock Maria Inês Brito Mateus (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 "A comunicação digital numa entidade de ensino: estudo de caso do ILCH da Universidade do Minho" Filipe Paredes Ramos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 A Gestão das marcas culturais: de associação a marca - caso de estudo SMUP Joana Gomes das Neves Saraiva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Análise da concorrência na criação de marcas: o estudo de caso da marca Dr. Well´s Nuno Gonçalo Coutinho de Lucena Martinho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 As atitudes dos indivíduos com deficiência visual face à televisão e à publicidade televisiva Catarina Gonçalves Firmo Duarte Guerreiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 A influência do valor da marca mãe nas suas submarcas: o caso Volkswagen Financial Services Eduardo Ferreira Roçadas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Beauty Brands e a relação com o consumidor Carolina Reis Estrela Pinheiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Calcular o intangível em Relações Públicas? Como medir o retorno com os Media - Estudo da realidade portuguesa na atualidade Rita Alexandra Nunes Ferreira (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 O papel da publicidade na construção da Brand Equity de uma marca Maria Mafalda Oliveira Girão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 Responsabilidade social na área de activação de marca – estudo de caso: preparação de um evento de música Maria Leonor Azevedo Mendes Horák (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 Comunicação Publicitária nos media sociais: estudo de caso Elefante Azul Portugal Dário Alexandre Cabral Moreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 “The Bridge” – empresa de turismo de luxo Catarina Batista de Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 A Publicidade online das novas tecnologias nos media sociais: o caso Huawei Pedro Miguel de Almeida Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 A Comunicação de Crise: Contributo para a atividade operacional da Polícia Nuno Jorge de Lima Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Portugal
2017 Nivelar os pratos da balança - Estudo da Comunicação Organizacional como fator de sustentabilidade nas parcerias estratégicas entre organizações solidárias e empresas Alexandra Maria Gomes da Costa de Morais Figueira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 O processo de debranding: estudo de caso da Caixa Geral de Depósitos Ana Rita Trindade Amador Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/01/02 - Atual Associação Ibero-Americana de Comunicação DTI - Comunicação Organizacional
2017 - Atual European Communication Research and Education Association - ECREA
2017 - Atual International Association for Media and Communication Research - IAMCR
2009 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM Coordenador do GT de Comunicação Organizacional e Institucional
2007 - 2009 Associação Nacional dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Lisboa Diretor de Comunicação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Conselho Cultural
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019 Mestrado de Comunicação Digital
Coordenador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho Científico
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho Académico
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Award of Distinction Academic Case Studies, Global Alliance Comm Prix.

Outra distinção

2010 FCT Ph.D. Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 Grande Prémio APCE 09 - Excelência em Comunicação - Vencedor Estudante
2009 Reconhecimento de Excelência na Formação - Programa Alban
2007 Grande Prémio APCE 2007 - Excelência em Comunicação - Vencedor Estudante
2006 Programa Alban - "bolsas de estudo de alto nível para América Latina".
European Commission, Bélgica