???global.info.a_carregar???
Gilberto Bernardes holds a Ph.D. in Digital Media (2014) by the Universidade do Porto under the auspices of the University of Texas at Austin and a Master of Music 'cum Lauda' (2008) by Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten. Bernardes is currently an Assistant Professor at the Universidade do Porto and a Senior Researcher at the INESC TEC where he leads the Sound and Music Computing Lab. He counts with more than 90 publications, of which 17 are articles in peer-reviewed journals with a high impact factor (mostly Q1 and Q2 in Scimago) and fourteen chapters in books. Bernardes interacted with 157 international collaborators in co-authoring scientific papers. Bernardes has been continuously contributing to the training of junior scientists, as he is currently supervising six Ph.D. thesis and concluded 50+ Master dissertations. He received nine awards, including the Fraunhofer Portugal Prize for the best Ph.D. thesis and several best paper awards at conferences (e.g., DCE and CMMR). He has participated in 12 R&D projects as a senior and junior researcher. In the past eight years, following his PhD defense, Bernardes was able to attract competitive funding to conduct a post-doctoral project funded by FCT (SFRH/BPD/109457/2015) and an exploratory grant for a market-based R&D prototype. Currently, he is leading the Portuguese team (Work Package leader) at INESC TEC on the Horizon Europe project EU-DIGIFOLK. His latest contribution focuses on cognitive-inspired tonal music representations, AI generative models explainability, sound synthesis and the intersection of music and well-being. In his artistic activities, Bernardes has performed in some distinguished music venues such as Bimhuis, Concertgebouw, Casa da Música, Berklee College of Music, New York University, and Seoul Computer Music Festival.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gilberto Bernardes de Almeida

Nomes de citação

  • Gilberto Bernardes

Identificadores de autor

Ciência ID
D415-D4F7-09C9
ORCID iD
0000-0003-3884-2687
Google Scholar ID
Z14_BDEAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • gba@fe.up.pt (Profissional)
  • gba@inesctec.pt (Profissional)
  • bernardes7@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Fax
  • (351) 222094050 (Profissional)
Telefone
  • (351) 222094299 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014/07/02
Concluído
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Especialização em Criação Audiovisual e de Conteúdos Interactivos
Universidade do Porto, Portugal
"Composing Music by Selection: Content-Based Algorithmic-Assisted Audio Composition" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado.
2006 - 2008/06/19
Concluído
Master of Music (Master)
Especialização em Music Performance
Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
"Mapping Musical Gestures: The Intersection Between Improvisation and Interactive Music Systems" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9 (0-10) cum lauda
2003 - 2007/07/21
Concluído
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Especialização em Variante sopros — saxofone
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
17
2002 - 2003
Concluído
Diplôme Supérieur de Musique (Outros)
Especialização em Music Performance
Conservatoire Niedermeyer d'Issy-les-Moulineaux, França
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07 - 2018/01 Pós-doutorado (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
2009/01 - 2014/06 Investigador (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/02 - 2019/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/02/01 - 2019/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2014/09 - 2019/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2008/09 - 2014/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/02 - 2014/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01 - 2026/12 An European and Ibero-American approach for the digital collection, analysis and dissemination of folk music European Commission
2022/01 - 2024/12 OpenMinds: Synchronising creative minds for social cohesion and radical inclusion
2021-1-SE02-KA220-YOU-000029050
Erasmus Plus
2016/01/01 - 2017/12/31 Computational Models for Automatic Music Mashup Creation
SFRH/BPD/109457/2015
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2009 - 2014 Composing Music by Selection: Content-Based Algorithmic-Assisted Audio Composition
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2021 CompMash — Music Compatibility Models for Interactive Mashup Applications
IF/01566/2015
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2020/01/01 - 2020/12/31 CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content-CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Em curso
2020/10/01 - 2020/11/01 Personalising Consumer Experience
n/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Instituto dos Vinhos do Douro e Porto
Concluído
2015 - 2018 TEC4Growth – RL3: FourEyes - Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for Media Industries
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
2013 - 2015 Media Arts and Technology — MAT
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2013/09/30 COMPOSING MUSIC BY SELECTION CONTENT-BASED ALGORITHMIC -ASSISTED AUDIO COMPOSITION
SFRH/BD/46205/2008
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/14 - 2013/09/13 ShakeIt - Mechanisms of Musical Groove and applications
PTDC/EAT-MMU/112255/2009
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/04/01 - 2011/12/31 Kinetic controller driven adaptive and dynamic music composition systems
UTAustin/CD/0052/2008
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2015 a.bel: Bridging the Gap Between Performers and the Audience Using Networked Smartphones
No ref
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Nádia; Gilberto Bernardes. "Fourier (Common-tone) Phase Spaces are in Tune with Variational Autoencoders’ Latent Space". Trabalho apresentado em Mathematics and Computation in Music, Coimbra, 2024.
    No prelo
  2. Gilberto Bernardes; Carvalho, Nádia. "Modal Pitch Space: A Computational Model of Melodic Pitch Attraction in Folk Music". Trabalho apresentado em Mathematics and Computation in Music, Porto, 2024.
    No prelo
  3. Nádia Carvalho; Daniel Diogo; Gilberto Bernardes. "Computational Similarity of Portuguese Folk Melodies Using Hierarchical Reduction". 2023.
    10.1145/3625135.3625152
  4. Jorge Forero; Mónica Mendes; Gilberto Bernardes. "En train d'oublier: toward affective virtual environments". 2023.
    10.1145/3623462.3623469
  5. Jorge Forero; Gilberto Bernardes; Mónica Mendes. "Are words enough? On the semantic conditioning of affective music generation". 2023.
    10.5281/ZENODO.8328584
  6. Nádia Carvalho; Gilberto Bernardes. "Exploring Latent Spaces of Tonal Music using Variational Autoencoders". 2023.
    10.5281/ZENODO.8345314
  7. Lopes, A; Barboza, JR; Bernardes, G. "Instrument position in Immersive Audio: An empirical review of award-winning practices". 2023.
    10.1109/i3da57090.2023.10289431
  8. Forero, J; Bernardes, G; Mendes, M. "Emotional Machines". 2022.
    10.1145/3503161.3549973
  9. Aly, L; Bota, P; Godinho, L; Bernardes, G; Silva, H. "Acting emotions: physiological correlates of emotional valence and arousal dynamics in theatre". 2022.
    10.1145/3505284.3532985
  10. Gilberto Bernardes. "Tumaracatu: An Ubiquitous Digital Musical Experience of Maracatu". 2021.
    10.5281/ZENODO.5564751
  11. Aisha Animashaun; Gilberto Bernardes. "Noise promotes disengagement in dementia patients during non-invasive neurorehabilitation treatment". 2021.
    10.24840/978-972-752-279-8_0009-0014
  12. Sousa, D; Coelho, A; Bernardes, G; Correia, N; Diana Quitéria Teixeira de Sousa; António Coelho; Gilberto Bernardes; Nuno Correia. "NINJA TURTLES RACE: A REACTION TIME TEST TO STUDY AND ASSESS THE FOCUS OF ATTENTION, MOTOR, AND COGNITIVE SKILLS IN CHILDREN'S LEARNING PROCESSES". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.0983
  13. Carvalho, N; Gonzalez-Gutierrez, S; Merchan Sanchez-Jara, J; Bernardes, G; Navarro-Cáceres, M. "Encoding, Analysing and Modeling I-Folk: A New Database of Iberian Folk Music". 2021.
    10.1145/3469013.3469023
  14. Bernardo, G; Bernardes, G. "Leveraging Compatibility and Diversity in Computational Music Mashup Creation". 2021.
    10.1145/3478384.3478424
  15. Lemos, C; Cocharro, D; Bernardes, G. "Understanding Cross-Genre Rhythmic Audio Compatibility: A Computational Approach". 2021.
    10.1145/3478384.3478418
  16. Carvalho, N; Bernardes, G; Nádia Carvalho; Gilberto Bernardes. "SyVMO: Synchronous Variable Markov Oracle for Modeling and Predicting Multi-part Musical Structures". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Artificial Intelligence in Music, Sound, Art and Design, Seville, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-72914-1_3
  17. Barboza, JR; Magalhaes, E; Bernardes, G. "Towards Best Practices in Spatial Audio Post Production: A Case Study of Brazilian Popular Music". 2021.
    10.1109/i3da48870.2021.9610908
  18. Samuel Pereira; Gilberto Bernardes. "The Fourier phase sphere: a method for computer-assisted atonal composition". Trabalho apresentado em V International Congress of Music and Mathematics (MusMat 2020), 2020.
    Publicado
  19. Pedro Ramoneda; Gilberto Bernardes; Ramoneda, P; Bernardes, G. "Revisiting Harmonic Change Detection". Trabalho apresentado em Audio Engineering Society Convention 149, New York, 2020.
    Publicado
  20. Gilberto Bernardes. "Interfacing Sounds: Hierarchical Audio-Content Morphologies for Creative Re-purposing in earGram". Trabalho apresentado em International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Birmingham, 2020.
    Publicado
  21. Margarida Pessoa; Cláudio Parauta; Pedro Luís; Isabela Almeida; Gilberto Bernardes. "Examining Temporal Trends and Design Goals of Digital Music Instruments for Education in NIME: A Proposed Taxonomy". Trabalho apresentado em International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Birmingham, 2020.
    Publicado
  22. Nádia Carvalho; Gilberto Bernardes. "Towards balanced tunes: A review of symbolic music representations and their hierarchical modeling". Trabalho apresentado em Eleventh International Conference on Computational Creativity (ICCC), Coimbra, 2020.
    Publicado
  23. Luís Arandas; Miguel Carvalhais; Mick Grierson; Gilberto Bernardes; Rui Penha. "Facing a Middle-Ground of Symbolic Importance in Artificial Co-Creative Systems". Trabalho apresentado em Workshop Future of Co-Creative Systems at the International Conference on Computational Creativity, Coimbra, 2020.
  24. Maria Navarro-Cáceres; Marcelo Freitas Caetano; Gilberto Bernardes. "Evaluation of Tonal Fitness for Chord Progressions Using the Tonal Interval Space". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Artificial Intelligence in Music, Sound, Art and Design, Seville, 2020.
    Publicado
  25. Eduardo Magalhaes; João Tiago Jacob; Niels Christian Nilsson; Rolf Nordahl; Gilberto Bernardes; Magalhaes, E.; Jacob, J.; et al. "Physics-based Concatenative Sound Synthesis of Photogrammetric models for Aural and Haptic Feedback in Virtual Environments". Trabalho apresentado em IEEE Virtual Reality 2020 Workshop on Sonic Interactions in Virtual Environments (SIVE), Atlanta, 2020.
    Publicado • 10.1109/vrw50115.2020.0-195
  26. António Ramires; Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies; Xavier Serra; Ramires, A; Bernardes, G; Davies, MEP; Serra, X. "TIV.LIB: An Open-Source Library for the Tonal Description of Musical Audio". Trabalho apresentado em 23rd International Conference on Digital Audio Effects (DAFx-2020), Vienna, 2020.
    Publicado
  27. Luís Aly; Rui Penha; Gilberto Bernardes. "Performative Sound Design: a bio-signal control metaphor for theatre sound design". Trabalho apresentado em Doctoral Congress in Engineering (DCE), 2019.
    Publicado
  28. Gilberto Bernardes; Luís Aly; Matthew E. P. Davies; Gilberto Bernardes; Luis Aly. "Seed: Resynthesizing environmental sounds from examples". Trabalho apresentado em Sound and Music Computing Conference, Hamburg, 2019.
    Publicado
  29. Magalhães, E.; Høeg, E.R.; Bernardes, G.; Bruun-Pedersen, J.R.; Serafin, S.; Nordahl, R.; Gilberto Bernardes; et al. "Combining texture-derived vibrotactile feedback, concatenative synthesis and photogrammetry for virtual reality rendering". Trabalho apresentado em Sound and Music Computing, 2019.
    Publicado
  30. Brásio, M.; Lopes, F.; Bernardes, G.; Penha, R.; Manuel Brásio; Filipe Lopes; Gilberto Bernardes; Rui Penha. "Qualia: A software for guided meta-improvisation performance". Trabalho apresentado em Sound and Music Computing Conference, Helsinki, 2019.
    Publicado
  31. Arandas, Luis; Gomes, José Alberto; Bernardes, Gilberto; Penha, Rui; Luís Arandas; José Alberto Gomes; Gilberto Bernardes; Rui Penha. "Never the less: a performance on networked art". Trabalho apresentado em xCoAx - Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, 2019.
    Publicado
  32. Catarina Maças; Ana Rodrigues; Gilberto Bernardes; Penousal Machado. "MixMash: A Visualisation System for Musical Mashup Creation". Trabalho apresentado em 2018 22nd International Conference Information Visualisation (IV), 2018.
    Publicado • 10.1109/iv.2018.00088
  33. João P. Caetano Pereira; Gilberto Bernardes; Rui Penha. "MusikVerb: A Harmonically Adaptive Audio Reverberation". Trabalho apresentado em International Conference on Digital Audio Effects (DAFx), Aveiro, 2018.
    Publicado
  34. Bernardes, Gilberto; Lopes, Filipe; Cardoso, Clara. "Spaces sing, are you listening?". Trabalho apresentado em RESONATE: Thinking Sound & Space, Lisbon, 2018.
    Publicado
  35. Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies; Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça Guedes. "Automatic musical key estimation with adaptive mode bias". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Acoustics, Speech, & Signal Processing (ICASSP), New Orleans, 2017.
    Publicado • 10.1109/icassp.2017.7952169
  36. Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies; Guedes, Carlos. "A Perceptually-Motivated Harmonic Compatibility Method for Music Mixing". Trabalho apresentado em International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), Matosinhos, 2017.
    Publicado
  37. Caetano, Gustavo; Gilberto Bernardes; Twillert, Henk; Clemente, Miguel; Gabriel, Joaquim. "A Sensor-Augmented Saxophone Mouthpiece for Unveiling the Mechanics of Saxophone Tone Formation". Trabalho apresentado em International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), Matosinhos, 2017.
    Publicado
  38. Aly, Luis; Rui Penha; Gilberto Bernardes. "DIGIT: An Assistive System for the Generation of Footstep Sounds in Audio Post Production". Trabalho apresentado em International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), Matosinhos, 2017.
    Publicado
  39. Pereira, João; Gilberto Bernardes; Rui Penha. "Musically-Informed Adaptive Audio Reverberation". Trabalho apresentado em 2nd Symposium on Electrical and Computers Engineering, Porto, 2017.
    Publicado
  40. Bernardes, G; Davies, MEP; Guedes, C. "A Hierarchical Harmonic Mixing Method". 2017.
    10.1007/978-3-030-01692-0_11
  41. Bernardes, Gilberto; Nuno Cabrita; Gilberto Bernardes. "Relational Interactive Art: A Framework for Interaction in a Social Context". Trabalho apresentado em Expressive 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado • 10.2312/exp.20161264
  42. Rui Penha; Gilberto Bernardes; Gilberto Bernardes. "Beatings: A Web Application to Foster the Renaissance of the Art of Musical Temperaments". Trabalho apresentado em Sound and Music Computing Conference, Hamburg, 2016.
    Publicado
  43. Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies. "Audio Key Finding in the Tonal Interval Space". Trabalho apresentado em International Society for Music Information Retrieval Conference, New York, 2016.
    Publicado
  44. Gilberto Bernardes Almeida; Diogo Miguel Cocharro; Carlos Guedes; Matthew Davies; Gilberto Bernardes; Diogo Cocharro; Guedes, C.; et al. "Conchord: An Application for Generating Musical Harmony by Navigating in the Tonal Interval Space". Trabalho apresentado em 11th International Symposium on Computer Music Modeling and Retrieval (CMMR), Plymouth, UK, Plymouth, 2016.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-46282-0_15
  45. Gilberto Bernardes. "The Emergence of Complex Behavior as an Organizational Paradigm for Concatenative Sound Synthesis". Trabalho apresentado em xCoAx: Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, Glasgow, 2015.
    Publicado
  46. Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies; Guedes, Carlos. "A Pure Data Spectro-Morphological Toolkit for Sound-Based Composition". Trabalho apresentado em Electroacoustic Winds, Aveiro, 2015.
    Publicado
  47. Navarro,M; Marcelo Freitas Caetano; Gilberto Bernardes Almeida; de Castro,LN; Manuel Corchado,JM. "Automatic Generation of Chord Progressions with an Artificial Immune System". 2015.
    http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-16498-4_16
  48. Gilberto Bernardes Almeida; Matthew Davies; Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça Guedes; Bruce Pennycook. "Considering roughness to describe and generate vertical musical structure in content-based algorithmic-assisted audio composition". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, Athens, 2014.
    Publicado
  49. Gilberto Bernardes. "The Creative Process Behind Dialogismos I: Theoretical and Technical Considerations". Trabalho apresentado em ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Arts, Faro, 2012.
    Publicado
  50. Gilberto Bernardes; Guedes, C.; Pennycook, B.. "EarGram: an Application for Interactive Exploration of Large Databases of Audio Snippets for Creative Purposes". Trabalho apresentado em 9th International Symposium on Computer Music Modeling and Retrieval (CMMR), London, 2012.
    Publicado
  51. Gilberto Bernardes; Carlos Guedes; Bruce Pennycook. "Style Emulation of Drum Patterns by Means of Evolutionary Methods and Statistical Analysis". Trabalho apresentado em 7th Sound and Music Computing Conference, Barcelona, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Luís Aly; Leonor Godinho; Patricia Bota; Gilberto Bernardes; Hugo Plácido da Silva. "Acting Emotions: a comprehensive dataset of elicited emotions". Scientific Data (2024): https://doi.org/10.1038/s41597-024-02957-2.
    10.1038/s41597-024-02957-2
  2. Miguel Pais Clemente; Joaquim Mendes; Gilberto Bernardes; Henk Van Twillert; Afonso Pinhão Ferreira; José Manuel Amarante. "Oral rehabilitation of a saxophone player with orofacial pain: a case report". Journal of International Medical Research (2023): https://doi.org/10.1177/03000605231161285.
    10.1177/03000605231161285
  3. Gonçalo Bernardo; Gilberto Bernardes. "Leveraging compatibility and diversity in computer-aided music mashup creation". Personal and Ubiquitous Computing (2022): https://doi.org/10.1007/s00779-022-01702-z.
    10.1007/s00779-022-01702-z
  4. Alexandre Clément; Gilberto Bernardes. "Assessing the Influence of Multimodal Feedback in Mobile-Based Musical Task Performance". Multimodal Technologies and Interaction (2022): https://doi.org/10.3390/mti6080068.
    10.3390/mti6080068
  5. Gilberto Bernardes; Nádia Carvalho; Samuel Pereira. "FluidHarmony: Defining an equal-tempered and hierarchical harmonic lexicon in the Fourier space". Journal of New Music Research (2022): https://doi.org/10.1080/09298215.2023.2202641.
    10.1080/09298215.2023.2202641
  6. Aly, L; Silva, H; Bernardes, G; Penha, R. "Appropriating Biosensors as Embodied Control Structures in Interactive Music Systems". Human Technology (2021):
    10.17011/ht/urn.202106223978
  7. Clement, A; Moreira, L; Rosa, M; Bernardes, G. "Musical Control Gestures in Mobile Handheld Devices: Design Guidelines Informed by Daily User Experience". MULTIMODAL TECHNOLOGIES AND INTERACTION (2021):
    10.3390/mti5070032
  8. Salselas, Inês; Penha, Rui; Bernardes, Gilberto. "Sound design inducing attention in the context of audiovisual immersive environments". Personal and Ubiquitous Computing (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s00779-020-01386-3.
    10.1007/s00779-020-01386-3
  9. Cáceres, MN; Caetano, MF; Bernardes, G; Barba, MS; Sánchez Jara, JM; Navarro-Cáceres, M; Caetano, M; Sánchez-Barba, M; Merchán Sánchez-Jara, J. "A Computational Model of Tonal Tension Profile of Chord Progressions in the Tonal Interval Space". Entropy (2020):
    10.3390/e22111291
  10. Clemente, MP; Moreira, A; Carvalho, N; Bernardes, G; Ferreira, AP; Amarante, JM; Mendes, J. "Orofacial Trauma on the Anterior Zone of a Trumpet's Player Maxilla: Concept of the Oral Rehabilitation-A Case Report". INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH (2020):
    10.3390/ijerph17249423
  11. Clemente, Miguel; Mendes, Joaquim; Moreira, André; Bernardes, Gilberto; Van Twillert, Henk; Ferreira, Afonso; Amarante, José Manuel. "A new classification of wind instruments: Orofacial considerations". Journal of Oral Biology and Craniofacial Research 9 3 (2019): 268-276. http://dx.doi.org/10.1016/j.jobcr.2019.06.010.
    Publicado • 10.1016/j.jobcr.2019.06.010
  12. Maçãs, Catarina; Rodrigues, Ana; Bernardes, Gilberto; Machado, Penousal. "MixMash: An Assistive Tool for Music Mashup Creation from Large Music Collections". International Journal of Art, Culture and Design Technologies 8 2 (2019): 20-40. http://dx.doi.org/10.4018/ijacdt.2019070102.
    10.4018/ijacdt.2019070102
  13. Navarro-Cáceres, María; Caetano, Marcelo; Bernardes, Gilberto; de Castro, Leandro Nunes. "ChordAIS: An assistive system for the generation of chord progressions with an artificial immune system". Swarm and Evolutionary Computation (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.swevo.2019.05.012.
    Publicado • 10.1016/j.swevo.2019.05.012
  14. Gilberto Bernardes. "David Huron, Voice Leading: The Science Behind a Musical Art". Portuguese Journal of Musicology 4 1 (2017): 219-226. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/320/509.
    Publicado
  15. Bernardes, Gilberto; Cocharro, Diogo; Guedes, Carlos; Davies, Matthew E. P.. "Harmony Generation Driven by a Perceptually Motivated Tonal Interval Space". Computers in Entertainment 14 2 (2016): 1-21. http://dx.doi.org/10.1145/2991145.
    Publicado • 10.1145/2991145
  16. Bernardes, Gilberto; Cocharro, Diogo; Caetano, Marcelo; Guedes, Carlos; Davies, Matthew E.P.; Gilberto Bernardes Almeida; Diogo Miguel Cocharro; et al. "A multi-level tonal interval space for modelling pitch relatedness and musical consonance". Journal of New Music Research 45 4 (2016): 281-294. http://dx.doi.org/10.1080/09298215.2016.1182192.
    10.1080/09298215.2016.1182192
  17. Beyls, Peter; Bernardes, Gilberto; Caetano, Marcelo. "earGram Actors: an interactive audiovisual system based on social behavior". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/7234.
    10.7559/citarj.v7i1.142
Artigo em revista (magazine)
  1. Gilberto Bernardes. "A Identidade Artística ou A Manufactura dos Sonhos", Da Capo, 2015, http://www.dacapo.pt/ad-libitum-A-Identidade-Artistica-ou-A-Manufactura-dos-Sonhos.
  2. Gilberto Bernardes. "Quatro Extrapolações sobre a Linguagem ou Os Lugares de Fronteira", Boletim INESC TEC, 2015, http://bip.inesctec.pt/158/a-vos-a-razao.html.
  3. Gilberto Bernardes. "Duas Perspectivas, Uma Necessidade e Uma Revista", Da Capo, 2013, http://www.dacapo.pt/ad-libitum-Duas-Perspectivas,-Uma-Necessidade-e-Uma-Revista.
  4. Gilberto Bernardes. "Notas sobre um Festival ou M(a)us(ul)eum", Da Capo, 1913, http://www.dacapo.pt/ad-libitum-Notas-sobre-um-Festival-ou-M%28a%29us%28ul%29eum.
Capítulo de livro
  1. Zijing Cao; Eduardo Magalhães; Gilberto Bernardes. "Sound Design Impacts User Experience and Attention in Serious Game". 2023.
    10.1007/978-3-031-44751-8_7
  2. Jorge Forero; Gilberto Bernardes; Mónica Mendes. "Desiring Machines and Affective Virtual Environments". 2023.
    10.1007/978-3-031-28993-4_28
  3. Christian Torresan; Gilberto Bernardes; Elsa Caetano; Teresa Restivo. "The Singing Bridge: Sonification of a Stress-Ribbon Footbridge". 2023.
    10.1007/978-3-031-28993-4_25
  4. Gilberto Bernardes; Carvalho, Nádia. "Computação Sonora e Musical". In Introdução à Programação Criativa em Python. Porto, Portugal: U.Porto Edições, 2022.
    No prelo
  5. Diogo Miguel Cocharro; Gilberto Bernardes; Gonçalo Bernardo; Cláudio Lemos. "Revisiting Rhythmic Representations and Similarity.". In Perspectives on music and musicology. Springer, 2021.
    No prelo
  6. Cocharro, D; Bernardes, G; Bernardo, G; Lemos, C. "A Review of Musical Rhythm Representation and (Dis)similarity in Symbolic and Audio Domains". 2021.
    10.1007/978-3-030-78451-5_10
  7. Paulo Teixeira; Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies. "Fostering the database in Audio Production Environments by Affect Soundscape Retrieval". In Hidden archives, hidden practices: debates about music-making. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  8. Corintha, Isabela; Outeiro, Luís; Dias, Rui; Bernardes, Gilberto. "AM-I-BLUES: An Interactive Digital Music Instrument for Guiding Novice Pianist in the Improvisation of Jazz Melodies". In Springer Series in Design and Innovation, 689-698. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-55700-3_48
  9. Bernardes, Gilberto; Cocharro, Diogo. "Dynamic Music Generation, Audio Analysis-Synthesis Methods". In Encyclopedia of Computer Graphics and Games, 1-4. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-08234-9_211-1
  10. Gilberto Bernardes. "Um novo virtuosismo no saxofone". In Musica Intrumentalis: Experimentação e Técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI, editado por Ângelo Martingo. Portugal: Húmus, 2019.
    Publicado
  11. Cerqueira, Joana; Clemente, Miguel Pais; Bernardes, Gilberto; Van Twillert, Henk; Portela, Ana; Mendes, Joaquim Gabriel; Vasconcelos, Mário. "Thermographic Evaluation of the Saxophonists’ Embouchure". In VipIMAGE 2017 - Lecture Notes in Computational Vision and Biomechanics, 1069-1078. Cham, Portugal: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-68195-5_119
  12. Aly, Luis; Penha, Rui; Bernardes, Gilberto. "DIGIT: A Digital Foley System to Generate Footstep Sounds". In Lecture Notes in Computer Science, 429-441. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-01692-0_28
  13. Aly, Luís; Penha, Rui; Bernardes, Gilberto. "Biosensing in Interactive Art: A User-Centered Taxonomy". In Encyclopedia of Computer Graphics and Games, 1-7. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-08234-9_210-1
  14. Gilberto Bernardes; Matthew E. P. Davies. "Beyond music information retrieval: A Proposed Model for Automatic Generation of Dialogic Music". In Abordagens da Narrativa nos Media, 123-134. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2014.
    Publicado
  15. Gilberto Bernardes; Guedes, C.; Pennycook, B.. "EarGram: An application for interactive exploration of concatenative sound synthesis in pure data". In Lecture Notes in Computer Science, 110-129. Berlin-Heidelberg, Alemanha, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-41248-6_7
Livro
  1. Navarro-Cáceres, M.; Caetano, M.; Bernardes, G.. Objective evaluation of tonal fitness for chord progressions using the tonal interval space. 2020.
    10.1007/978-3-030-43859-3_11
Resumo em conferência
  1. Pereira, Samuel; Gilberto Bernardes. "The Atonal Harmonic Syntax in Fourier's Space". Trabalho apresentado em X ENIM (Encontro Nacional de Investigação em Música) - Promoted by Sociedade Portuguesa de Investigação em Música [SPIM], Coimbra, 2021.
    Publicado
  2. Catarina Cruz; Eduardo Magalhães; Gilberto Bernardes. "AcouRe: Streamlining the generation of immersive soundscapes from monophonic sources". Trabalho apresentado em SIIDS 2020 – Sound, Image and Interaction Design Symposium, Funchal, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gilberto Bernardes de Almeida; Gilberto Bernardes. "Composing Music by Selection: Content-based Algorithmic-Assisted Audio Composition". Doutoramento, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/84901.
  2. Gilberto Bernardes. "Mapping Musical Gestures: The Intersection Between Improvisation and Interactive Music Systems". Mestrado, Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Academie voor Theater en Dans, 2008.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. A lentidão dos afectos ou Da morfologia do tempo musical. Arte no Tempo, 2021.
  2. Gilberto Bernardes. Porto Actors [Installation] (Centre for Contemporary Arts, Glasgow, Scotland). 2015.
  3. Gilberto Bernardes; Rui Dias. Urban Sonic Impression Rui Dias and Gilberto Bernardes [Installation] (Future Places Festival, Porto, Portugal). 2013.
  4. Gilberto Bernardes; Nuno Peixoto de Pinho. A Passos de Naufrágio de Nuno Peixoto de Pinho & Gilberto Bernardes [Timbales and electronics] (electronic musical assistant). 2013.
  5. Gilberto Bernardes; Nuno Peixoto de Pinho. Dialogismos I by Nuno Peixoto de Pinho and Gilberto Bernardes [Saxophoone and electronics] (musical assistent). 2012.
  6. Gilberto Bernardes; Nuno Peixoto de Pinho. Your Feet by Nuno Peixoto de Pinho and Gilberto Bernardes [Voice, percussion and electronics] (Belem Cultural Center, Lisbon, Portugal and 10+ tournée concerts). 2012.
  7. Gilberto Bernardes; Rui Dias. Schizophonics by Rui Dias and Gilberto Bernardes. (Manobras Festival, Porto, Portugal). 2012.
  8. Gilberto Bernardes; Virgílio Melo. Mán by Virgílio Melo and Gilberto Bernardes [Percussion and Live Electronics] (Belém Cultural Center, Lisbon, Portugal). 2012.
  9. Gilberto Bernardes; Ricardo Ribeiro. In Limine by Ricardo Ribeiro and Gilberto Bernardes [Ensemble and live electronics] (Centro Cultural de Cascais, Lisbon, Portgual). 2011.
Gravação áudio
  1. Gilberto Bernardes. 2012. "Traveler [Banda SInfónica Portuguesa] CD".
  2. Gilberto Bernardes. 2009. "A Portuguesa [Banda Sinfónica Portuguesa] CD".
Interpretação musical
  1. Recital [Saxophone and electronics] (Teatro Aveirense, Aveiro, Portugal). 2019.
  2. Variações sobre espaço #6 (ICLI, Casa da Música, Porto, Portugal). 2018.
    Instrumentista
  3. O Senhor Pina [Musical theater] (Carlos Alberto Theater, Porto, Portugal). 2018.
    Instrumentista
  4. Do Ensaio e da Repetição [Recital] (Casa da Música, Porto, Portugal). 2018.
    Instrumentista
  5. 1985.2 [Recital] (Seoul Computer Music Festival, Asia Cultural Center, Gwangju, Korea). 2017.
    Instrumentista
  6. Comprovisação #8 [Recital] (Computer Music Multidisciplinary Research Symposium, CARA, Matosinhos, Portugal). 2017.
    Instrumentista
  7. Art’s Brithday: Concerto para improvisadores e laptops [Laptop ensemble performance] (Eurorádio and O’culto da Ajuda, Lisboa, Portugal). 2017.
    Instrumentista
  8. 1985.2 [Recital] (NoiseGate Festival, New York University, New York, United States). 2016.
    Instrumentista
  9. No Man is an Island [Recital] (Musica Viva Festival, O'culto da Ajuda, Lisboa, Portugal and General Assembly of the International Confederation of Electroacoustic Music). 2015.
    Instrumentista
  10. a.bel Concert [Recital] (Casa da Música, Porto, Portugal and Berklee College of Music, Boston, EUA). 2015.
    Instrumentista
  11. Filipe Quaresma. Duplo Retrato: Ricardo Ribeiro & Isabel Soveral [Recital] (Cine-teatro Avenida, Castelo Branco, Portugal). 2014.
    Instrumentista
  12. Dark Ethers/Bright Lights [Recital] (M4M initiative, UPTEC, Porto, Portugal). 2012.
    Instrumentista
  13. The contemporary saxophone [Recital] (Palmela International Saxophone Festival, Palmela, Portugal). 2012.
    Instrumentista
  14. Concert IV (OFF-ISMIR) [Recital] (Maus Hábitos, Porto, Portugal). 2012.
    Instrumentista
  15. Hamlet [Musical Theatre Concert at the Palmela International Saxophone Festival]. 2011.
    Instrumentista
  16. Sofia Lourenço; Nuno Aroso. Concerto Oficina Musical 2010/2011. 2011.
  17. One-Way Ticket [Recital] (Performas, Aveiro, Portugal). 2010.
    Instrumentista
  18. We Are Star Stuff [Recital] (Visual Arts Center, Austin, United States). 2010.
    Instrumentista
  19. Frozen Escapades [Recital] (Gaudeamus Festival, Muziekgebouw, Amsterdam, The Netherlands). 2009.
    Instrumentista
  20. Solo Concert with A Coruña Municipal Band (Palacio de la Ópera de A Coruña, Spain). 2008.
    Instrumentista
  21. Local Stop [Recital for Voice and Electronics, with Ken Ueno] (STEIM, Amsterdam, The Netherlands). 2007.
    Instrumentista
  22. Recital for Saxophone and Eletronics (Casa da Música, Porto, Portugal). 2007.
    Instrumentista
  23. Recital at the Amsterdam International Saxophone Week [Premiere of Boulez Dialogue de L'ombre Double] (Amsterdam, The Netherlands). 2006.
    Instrumentista
  24. Concerto, Jacques Ibert. Solo performance with Gulbenkian Orchestra (Culturgest, Lisbon, Portugal). 2004.
    Instrumentista
  25. 60+ Concerts with the Oporto Saxophone Quartet [2004-2014]. 2004.
    Instrumentista
  26. 60+ Concerts with the Banda Sinfónica Portuguese (First Chair, Saxophone) [2004- ]. 2004.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Conchord. Software. 2015. Gilberto Bernardes. https://sites.google.com/site/tonalintervalspace/conchord.
  2. D'accord. Software. 2015. Gilberto Bernardes. https://sites.google.com/site/tonalintervalspace/d-accord.
  3. earGram. Software. 2013. Gilberto Bernardes. https://sites.google.com/site/eargram/.
  4. Quarks. Software. 2010. Gilberto Bernardes. https://sites.google.com/site/bernardes7/software.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 The Sostenante Pedal: A Novel Pedal for MIDI Keyboards
(Portugal)
2015 Composing by Listening, Learning & Remixing Forum ESART
Escola Superior de Artes Aplicadas (IPCB) (Castelo Branco, Portugal)
2014 EarGram: An Application for Interactive Exploration of Large Databases of Audio Snippets INForum: Simpósio de Informática
UP / ISEP / UE (Porto , Portugal)
2009 Sumbiosis: the Gesamtkunstwerk in the 21th Century Music and Media (MaM)
International Musicological Society Study Group (Amsterdam, The Netherlands , Países Baixos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/02 - Atual The Musical Work as a Mutable Interface: Towards a Co-Creative Electroacoustic Practice
Orientador
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/02 - Atual AVE Affective Virtual Environments for live performance
Coorientador
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/02 - Atual Cartografias Harmónicas e a Conceptualização do Movimento Musical: Uma Sintaxe para a Música Atonal no Espaço de Fourier
Orientador
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017/08 - Atual Performative Sound Design - bio - control metaphors for sound design in performance art
Orientador
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017/07/14 - Atual Interaction Methods for Digital Musical Instruments: Application in Personal Devices
Orientador
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - Atual Content-Based (Re)Creation of Loops for Musica Performance
Orientador
Programa Doutoral em Média Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2015/07/07 - Atual Fostering immersion and expressiveness in multimodal virtual environment using sonic interaction design
Orientador
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/09 Aumentando a experiência sonora do Maracatu a partir da tecnologia ubíqua
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/09 Generative Soundscapes for Enhanced Engagement in Non-Invasive Neurorehabilitation Treatment
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/09 Prototipagem de um instrumento musical misto: a expressividade da interface
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/05 CoDi: Leveraging Compatibility and Diversity in Computational Mashup Creation from Large Loop Collections
Orientador de Gonçalo Nuno Botelho Amaral Rolão Bernardo
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/05 A Systematic Assessment of Musical Audio Rhythmic Compatibility
Orientador de Cláudio Fischer Lemos
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2021/01/28 O aquecimento corporal em alunos de saxofone do ensino básico para prevenção de lesões musculosqueléticas
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - 2020/07/24 Multi-channel approaches for musical audio content analysis
Orientador
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2020/07/23 Creative Support Musical Composition System: a study on Multiple Viewpoints Representations in Variable Markov Oracle
Orientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2020/07/23 Geração de ambientes sonoros imersivos e não-lineares a partir de exemplos monofónicos
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2020/07/20 A Sintaxe Harmónica Atonal no Espaço de Fourier: Para Uma Representação Esférica das Fases
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2020/07/20 Soundin'Place - Promovendo a criação de narrativas sonoras em contexto pedagógico
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2020/07/20 WebD'accord: Aplicação Web Interactiva para Aprendizagem Musical de Princípios Tonais
Orientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 - 2019 The never born daughter of Einstein: a interdisciplinaridade na comunicação do discurso artístico
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 O trato vocal na prática pedagógica do saxofone
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 Soundscape Generation Using Web Audio Archives
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2019 Estratégias de Aprendizagem na Iniciação do Estudo do Saxofone
Coorientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018/07/19 Live Interface for Generative Rhythm Sequencing
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018/07/17 Aural exploration of post-tonal music theory: an automatic musical variations generator in MAX
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018/02/05 Computer Sound Transformations Guided by Perceptually Motivated Features
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018 A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de caso
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Aprendizagem Musical Através de Composição Assistida por Computador
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018 Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suites
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017/07/11 Musically-Informed Adaptive Audio Reverberation
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 - 2017 A improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 Repertório para saxofone tenor solo em Portugal em início do século XXI: da criação à performance
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2016 Closer/Farther: A Study on Relational Dynamics in Interactive Installations
Orientador
Mestrado Tecnologia e Arte Digital (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Harmonic Textures: Rhythmic-driven Multi-layered Patterns for Baritone Saxophone
Coorientador
Mestrado em Intepretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Metamorfoses Musicais em Concerto
Orientador
Mestrado em Intepretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Qualia - Aplicação Digital de Orientação para Meta-Improvisação
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Otimização Automática para o Controlo Intuitivo de Parâmetros de Síntese Sonora
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 DIGIT - DIGItal sTeps
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 - 2016 Metamorfoses musicais em concerto
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2013 - 2013 A Linguistic Approach to Music
Coorientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - Atual Music Tech Fest is a three-day arts festival and creative space where participants share and "develop new formats of musical performance and expression." It is billed as the 'festival of music ideas'. (2020 - 2020)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
MTF Labs AB, Suécia
2021 - 2021 Workshop on Ubiquitous Music gathering research on sonic and musical applications of information technology. (2021 - 2021)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

MTF Labs AB, Suécia
2017 - 2017 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR) (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2017 - 2017 European Saxophone Congress - EurSax’17 (2017 - 2017)
Congresso
Associação Portuguesa do Saxofone, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Homenaje by Manuel de Falla: influence and intertextuality in the development of the modern guitar repertoire
Arguente
Frederico Tavares Herrmann (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Música, Razão e/ou Emoção
Arguente
Horácio António Barbosa Tomé Marques (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019 Registo, composição e vinculação de instalação sonora para um espaço específico através da revisitação
Arguente principal
Elder dos Santos Oliveira Junior (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 A Música de Câmara no Desenvolvimento do Aluno de Saxofone: Investigação-Ação na Academia de Música de Costa Cabral. Mestrado em Ensino de Música
Arguente principal
Marcelo Soares Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 A Importância da Improvisação e da Composição no Ensino de Música
Arguente principal
Luís Emanuel Soares Batista Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Formas Musicais Minimalistas como Material Temático na Criação de Estudos Técnicos para Saxofone
Arguente principal
Pedro Rafael Guedes Aguiar (Mestrado)
2016 A Importância da Prática de Harmónicos Naturais na Aprendizagem Musical do Saxofone
Arguente principal
Lúcio de Jesus Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 A Importância do Desenvolvimento da Autonomia e Motivação no Estudo Individual no Saxofone
Arguente principal
Sara Sofia Peixoto Martins (Mestrado)
2015 Composing with Soundscapes: Capturing and Analysing Urban Audio for A Raw Musical Interpretation
Arguente
José Alberto Sousa Gomes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Interpretação em Tempo Real sobre Material Sonoro Pré-gravado
Arguente principal
João Pedro Martins Mealha dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 TRIBO: Musical Venues Recommendation System Based on the Social Web
Arguente principal
Henrique Rodrigues Granja da Cruz Lima (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Modelling the Live-electronics in Electroacoustic Music Using Particle Systems
Arguente
André Venturoti Perrotta (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual International Conference on Artificial Intelligence in Music, Sound, Art and Design (EvoMUSART)
2021 - Atual International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC)
2020 - Atual International Audio Mostly Conference
2020 - Atual International Computer Music Conference
2020 - Atual International Conference on New Interfaces for Musical Expression
2018 - Atual International Conference on Advanced Cognitive Technologies and Applications (COGNITIVE)
2018 - Atual International Conference on Live Interfaces (ICLI)
2018 - Atual International Conference on Digital Audio Effects (DAFx)
2017 - Atual International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR)
2016 - Atual EIMAD – Meeting of Research in Music, Arts and Design
2015 - Atual International Society for Music Information Retrieval Conference
2015 - Atual INForum - Informatics Symposium

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/01/15 - Atual Encyclopedia of Computer Graphics and Games
2018 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts
2017 - Atual Journal of New Music Research (0929-8215)
2017 - Atual Journal of Mathematics and Music (1745-9745)
2016 - Atual IEEE Transactions on Audio, Speech and Language Processing
2016 - 2019 ACM Computers in Entertainment

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Participação no júri da defesa da proposta de tese de doutoramento (saxofone jazz) Universidade de Aveiro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2015 Festival ESMAE Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 Copy&Paste: geração e manipulação automática de músicas no earGram Extensão e divulgação científica (Curso médio) Porto Lazer — Câmara Municipal do Porto, Portugal
2014 - 2014 Aplicativos Alternativos para Sound Design Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 Masterclass de Saxofone Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto de Música do Clube LIterário do Porto, Portugal
2012 - 2012 Curso de Aperfeiçoamento de Saxofone Aperfeiçoamento (Curso médio) Academia de Música Fernandes Fão, Portugal
2012 - 2012 Masterclass de saxofone Aperfeiçoamento (Curso médio) Academia de Música de Costa Cabral, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Association for Computational Machinery Member
2017 - Atual Associação Portuguesa do Saxofone Treasurer
2011/02 - Atual Oficina Musical
2005/01 - Atual Banda Sinfónica Portuguesa
2000/03 - Atual Quarteto de Saxofones do Porto
Distinções

Prémio

2021 Diploma of Academic Recognition
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 Best demo award
International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), Portugal
2017 Best oral communication award
2nd Symposium on Electrical and Computers Engineering, Portugal
2014 Best PhD thesis — Fraunhofer Portugal Challenge
Fraunhofer AICOS - Portugal, Portugal
2012 1st Prize in the Zon Multimedia — multimedia applications and content creation
ZON Multimedia, Portugal
2002 Prize "Fundação Eng. António de Almeida" (awarded annually to the student with the highest mark at the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto)
Fundação Eng. António de Almeida", Portugal
2002 1st Prize in "Prémio Jovens Músicos" — saxophone
RTP/Antena 2, Portugal
1999 3rd prize in the "Prémio Jovens Músicos" — chamber music
RTP/Antena 2, Portugal
1999 1st Prize in the "Concours Général de Musique et d’Arte Dramatique" — saxophone
Leopold-Bellan Foundation (France), Portugal