???global.info.a_carregar???
Maria da Felicidade Morais. Concluiu o Doutoramento em Linguística em 2007 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Concluiu Mestrado em Linguística Geral em 1997, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Licenciatura em Ensino de Português-Francês em 1993 na UTAD. É Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participou em 23 evento(s). Coorientou 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 10 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 3. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades, com ênfase em Línguas e Literaturas, Linguística, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Peer review; Pensamento Crítico; Pragmática dos Discursos; Marcadores do Discurso; Conectores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Felicidade Morais

Nomes de citação

  • Morais, Maria da Felicidade Araújo
  • Morais, Felicidade

Identificadores de autor

Ciência ID
D411-39A5-40FB
ORCID iD
0000-0001-5772-8930

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2007
Concluído
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Marcadores da Estruturação Textual: Elementos para a descrição do papel dos Marcadores Discursivos no processamento cognitivo do texto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
1994 - 1997
Concluído
Mestrado em Linguística Geral (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Análise Temática: Contributos para o estudo das diferenças textuais tipológicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
1988 - 1993
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2007/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1998/02 - 2007/03 Assistente (Docente Universitário)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1993/12 - 1998/02 Assistente Estagiário (Docente Universitário)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Cargos e Funções

2017/04 - Atual Diretora do curso de 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/05/10 - 2016/04/04 Diretora do Curso de 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019/10 CRITHINKEDU - Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
ERASMUS+ N.º 2016-1-PT01-KA203
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2015/06 Pensamento crítico em rede no ensino superior
131/ID/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: um exemplo". Trabalho apresentado em Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong, Miranda do Douro, 2007.
    Publicado
  2. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação portuguesa de Línguística, Aveiro, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups". Revista Lusófona de Educação 32 (2016): 31-45. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5511.
    Publicado
  2. Silva, H.; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M.; Morais, F.. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups,Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif,Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa,Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje cooperativo". Revista Lusofona de Educacao 32 32 (2016): 31-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977479559&partnerID=MN8TOARS.
  3. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers". European Journal of Engineering Education 40 5 (2015): 573-591.
    Publicado • 10.1080/03043797.2014.987649
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; et al. "Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso". Revista de Letras 13 (2014): 221-232.
    Publicado
  5. Tagliaferre, Rita de Cássia Silva; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A questão fluente versus disfluente no contexto das afasias". Revista de Letras 10 (2011): 117-124.
    Publicado
  6. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto: já agora, um estudo". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 5 (2010): 267-276.
    Publicado
  7. Morais, Maria. "Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto: 'já agora', um estudo". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (2010):
  8. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras 8 (2009): 79-89.
    Publicado
  9. Morais, Maria. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras (2009):
  10. Lopes, Ana Cristina Macário; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "'Antes' e 'depois': Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia XXIII (2000): 183-243.
    Publicado
  11. Morais, Maria. "Antes e depois: Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia (2000):
  12. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Noções de texto / discurso". Revista de Letras 4 (1999): 67-78.
    Publicado
  13. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "As Preposições. Alguns problemas relacionados com a regência verbal, nominal e adjectival". Revista de Letras 2 (1998): 61-82.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review". In Pensamento Crítico na Educação: desafios atuais / Critical Thinking in Education: Actual Challenges, 175-185. Vila Real, Portugal: UTAD, 2015.
    Publicado
  2. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria M.; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Lopes, José. "Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, 149-164. Lisboa, Portugal: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  3. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Nascimento, Maria M.; Maia, Ana Margarida; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal". In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, 357-378. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: contributos da análise temática". In Metamorfoses, 289-306. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD, 2011.
    Publicado
  5. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo 'já agora'". In Linguagem, Cultura e Cognição: Estudos de Linguística Cognitiva, 477-495. Coimbra, Portugal: Almedina, 2004.
    Publicado
  6. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Diversos miniartigos e entradas (identificados na obra pela sigla 'M.F.A.M.')". In Dicionário de Metalinguagens da Didáctica, 00-000. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.
    Publicado
  7. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática". In Didáctica da Língua e da Literatura – Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, 1013-1029. Coimbra, Portugal: Almedina, 2000.
    Publicado
Livro
  1. Morais, Maria da Felicidade Araújo. Marcadores da estruturação textual: elementos para a descrição do papel dos marcadores discursivos no processamento cognitivo do texto. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD. 2011.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Desenvolver competências comunicativas com as redes sociais VII Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença
(Vila Real, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Configurações do ensino de Língua Portuguesa no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Brasil
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Processo da Leitura e da Escrita no contexto socioeducacional rural e urbano nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Vitória de Santo Antão – PE. Brasil
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A repetição como organizadora do tópico discursivo entre afásicos e não afásicos em situação interativa
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade ao turismo português
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O Bilinguismo e a Diversidade Linguística: Perspetiva Europeia e Regional, ao nível das Línguas e Falares
Orientador
Mestrado em Ens. de Port. no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec. e de Espanhol (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Teoria do Gatekeeper aplicada ao Departamento de Agenda e Planeamento da TVI
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Jornalismo de proximidade e barreiras da informação - o caso do Porto Canal
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie
Coorientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Discurso jornalístico em períodos de mudança: O caso do Jornal de Notícias, de 1974 a 1976
Coorientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 O clubismo na imprensa desportiva portuguesa: os ‘clássicos’ das épocas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 As novas competências do jornalista multimédia. Relatório de Estágio nos Serviços Audiovisuais da UTAD
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Influência da televisão no telespectador. Os meios de comunicação social como formadores da opinião pública
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Comparação entre rádios locais e rádios nacionais. Relatório de Estágio na rádio Universidade FM
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras do desenvolvimento de vocabulário em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Efeitos do uso da linguagem própria dos ambientes virtuais na utilização da norma escrita padrão
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Digital natives and new configurations of discourses
Conferência
Santiago de Compostela International Workshop on Discourse Analysis
Facultade de Filoloxía - Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2013 - 2013 Revisão entre pares e pensamento crítico: Percurso para uma metodologia transversal
Outro
I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação - Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
Rede de Pensamento Crítico - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), Portugal
2013 - 2013 II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Encontro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 Coesão e coerência: aspetos do funcionamento da língua nos textos orais e escritos
Oficina (workshop)
II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Encontro
4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Centro de Estudos em Línguística Geral e Aplicada, CELGA, Portugal
2012 - 2012 Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Encontro
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Novo Acordo Ortográfico: Guia e ferramentas pedagógicas
Encontro
5.º Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Comunicação oral e escrita: especificidades relevantes para o desenvolvimento das competências linguísticas
Oficina (workshop)
Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística
Encontro
VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2011 - 2011 VI Fórum de Partilha Linguística
Encontro
VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2010 - 2010 V Fórum de Partilha Linguística
Encontro
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2009 - 2009 Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto
Congresso
International Conference on Grammar and Text – GRATO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2009 A Internet na investigação experimental em Linguística
Encontro
XIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação / Centro de Estudos em Letras, Portugal
2007 - 2007 Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: Um exemplo
Encontro
Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong
Centro de Estudos António Maria Mourinho, Portugal
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
10th International Pragmatics Conference - SPECIAL THEME: Language data, corpora, and computational pragmatics
International Pragmatics Association, Suécia
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
10th International Cognitive Linguistics Conference
International Cognitive Linguistics Association, Polónia
2003 - 2003 Já agora, a propósito de conexões discursivas: elementos para a descrição destes marcadores
Encontro
II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2003 - 2003 Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo já agora
Congresso
Congresso Internacional de Linguística Cognitiva – Linguagem, Cultura e Cognição
International Cognitive Linguistics Association / Faculdade de Filosofia, Portugal
2002 - 2002 Towards a semantic-pragmatic account of antes (before) and depois (after) in European Portuguese
Congresso
III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Linguística Cognitiva
Asociación Española de Lingüística Cognitiva (AELCo/SCOLA), Espanha
2001 - 2001 A Análise Linguística do Discurso na Universidade Portuguesa
Mesa-redonda
I Jornada de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
1999 - 1999 Elementos para uma descrição semântica e pragmática de depois - alguns dados relevantes de um estudo em curso
Encontro
Encontros de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Portugal
1998 - 1998 Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática
Congresso
Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura
Faculdade de Letras, Portugal
1998 - 1998 Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática
Encontro
XIV Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 A leitura e o humor – processos facilitadores do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira Ana Celeste Anes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Expressão oral no ensino de Espanhol e Português – Línguas Estrangeiras. Análise de manuais Carla Sofia Teixeira dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Coesão e integração social na União Europeia Luca Rossetti (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem Maria Bernardete Grilo Queiroga (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A poesia como estratégia de aprendizagem no ensino do Português como língua materna e do Espanhol como línguas Estrangeira - Ensino Secundário (11.º ano) Soraia Marli de Almeida Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Os tempos do passado do Português: análise de erros cometidos por alunos lusófonos do 3.º ciclo do Ensino Básico Catarina Lurdes de Barros Lopes Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem Mónica Ferreira de Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Valores semântico-discursivos do marcador assim no gênero artigo científico Layla Cristina Iapechino Souto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 O uso da imprensa na aula de Espanhol como Língua Estrangeira e na aula de Português como Língua Materna. Relatório de Estágio Susana da Costa Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Análise Contrastiva de textos literários clássicos no ensino/aprendizagem de Português LM e Espanhol LE. Relatório de Estágio Ana Paula Lopes Miranda de Morais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Método Fonografema: um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Despertar o interesse pela Escrita em contexto pré-escolar. Relatório de Estágio Carmen Sofia Sousa Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Despertar o interesse pela Escrita em contexto pré-escolar. Relatório de Estágio Carmen Sofia Sousa Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-Escolar. Relatório de Estágio Paula Alexandra Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de Ensino-Aprendizagem. Relatório de Estágio Ermelinda Maria Pinto Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Da 1.ª à 2.ª versão da TLEBS : Análise comparativa das duas versões da TLEBS nas áreas da semântica e da análise do discurso, retórica, pragmática e linguística textual Paula Manuela Ferreira Pinto Vieira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Estruturadores do discurso na aula de Português em Moçambique Nobre Roque dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Animação da leitura no contexto da Animação Sociocultural Anabela de Moura Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 O cordel brasileiro como discurso pedagógico: dialogismo e polifonia Sonia Maria Hessel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2007/03/02 - Atual Revista de Letras

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - 2011 Português Intermédio para Professores Espanhóis (A2 ->B1) Especialização (Curso médio) FIAVAL (Projeto de Cooperação Transfronteiriça) - Formação, Inovação e Aulas Virtuais na Aprendizagem de Línguas, Portugal
1998 - 1998 Curso Livre de Gramática do português Aperfeiçoamento (Curso médio) UTAD - Departamento de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007/03 - Atual Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD)
1999/01 - Atual Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
1994/01 - Atual Associação Portuguesa de Linguística
Distinções

Outra distinção

1994 Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal