???global.info.a_carregar???
Maria da Felicidade Morais. She completed her PhD in Linguistics in 2007 from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). She completed her Master's degree in General Linguistics in 1997, at the Faculty of Letters of the University of Coimbra and has a Degree in Teaching Portuguese-French, completed in 1993, at UTAD. She is an Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Director of the 1st cycle of studies (degree) in Languages, Literatures and Cultures at UTAD, President of the Organizing Committee of the Specific Tests for the Higher Education Competitions for people over 23 years old and UTAD International Students, and President of the Jury of the Written and Oral Proficiency Tests of the Portuguese Language for Entry into Masters in Teaching Courses at UTAD. She has published 13 articles in specialized journals. It has 10 book chapters and 1 book. She co-supervised 3 doctoral theses. She supervised 11 master's theses and co-supervised 2. She received 2 awards. She participates and/or participated as a Researcher in 4 projects. She works in the area of Humanities with an emphasis on Linguistics, Educational Sciences and Social Sciences. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Critical Thinking; Pragmatics of Discourses; Speech Markers; Connectors; Linguistic courtesy; Non-violent communication; Cooperative learning; Feedback; Peer review; Assessment; Creativity; SDG - Sustainable Development Goals. .......................................................................................................................................................................................................... Maria da Felicidade Morais. Concluiu o Doutoramento em Linguística em 2007 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Concluiu o Mestrado em Linguística Geral em 1997, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e tem Licenciatura em Ensino de Português-Francês, concluída em 1993, na UTAD. É Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas, Literaturas e Culturas na UTAD, Presidente da Comissão Organizadora das Provas Específicas para os Concursos de Maiores de 23 anos e de Estudantes Internacionais da UTAD e Presidente do Júri das Provas de Domínio Escrito e Oral da Língua Portuguesa para Ingresso em Cursos de Mestrado em Ensino da UTAD. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulos de livros e 1 livro. Coorientou 3 teses de doutoramento. Orientou 11 dissertações de mestrado e coorientou 2. Recebeu 2 prémios. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projetos. Atua na área de Humanidades com ênfase em Linguística, Ciências da Educação e Ciências Sociais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pensamento Crítico; Pragmática dos Discursos; Marcadores do Discurso; Conectores; Cortesia linguística; Comunicação pacificadora; Aprendizagem cooperativa; Feedback; Peer review; Avaliação; Criatividade; ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Felicidade Morais

Nomes de citação

  • Morais, Maria da Felicidade Araújo
  • Morais, Felicidade
  • Morais, Maria da Felicidade
  • Morais, F.
  • Morais, M. F.

Identificadores de autor

Ciência ID
D411-39A5-40FB
ORCID iD
0000-0001-5772-8930
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=iXdv9pkAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57190122331

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2007
Concluído
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Marcadores da Estruturação Textual: Elementos para a descrição do papel dos Marcadores Discursivos no processamento cognitivo do texto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
1994 - 1997
Concluído
Mestrado em Linguística Geral (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Análise Temática: Contributos para o estudo das diferenças textuais tipológicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
1988 - 1993
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1998/02 - 2007/03 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1993/12 - 1998/02 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Presidente da Comissão Organizadora das Provas Específicas para os Concursos de Maiores de 23 anos e de Estudantes Internacionais da UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/06 - Atual Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas, Literaturas e Culturas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02 - Atual Presidente do Júri das Provas de Domínio Escrito e Oral da Língua Portuguesa para Ingresso em Cursos de Mestrado em Ensino da UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/06 - 2023/06 Diretora do curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/04 - 2021/06 Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas e Relações Empresariais Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/05/10 - 2016/04/04 Diretora do Curso de 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/12 - Atual TeachersMOD - Future Elementary School Teachers - Modernization in Kurdistan
Investigador
Università degli Studi di Pavia, Itália

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidad de Granada, Espanha

Unione delle Università del Mediterraneo, Itália

University of Duhok, Iraque

University of Zakho, Iraque

University of Halabja, Iraque

University of Raparin, Iraque

Salahaddin University - Erbil, Iraque
Em curso
2019 - Atual Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education - CERI / OECD (OCDE)
Investigador
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído
2016 - 2019/10 CRITHINKEDU - Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/06 - 2015/06 Pensamento crítico em rede no ensino superior
131/ID/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Soares, Maria Luísa de Castro; Morais, Felicidade. ""A Vida no Céu" de Agualusa: Uma leitura". Trabalho apresentado em Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na Escola Secundária João de Araújo Correia, Peso da Régua, 2023.
  2. Morais, Felicidade. "Competência metatextual em nativos digitais: desenvolver competências em cooperação". Trabalho apresentado em XXV EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, Vila Real, 2023.
  3. Cruz, Gonçalo; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Morais, Felicidade. "From labor market needs to critical thinking across the European High Education Curricula". Trabalho apresentado em EAIR 39th Annual Forum in Portugal, Porto, 2017.
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: um exemplo". Trabalho apresentado em Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong, Miranda do Douro, 2007.
    Publicado
  5. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação portuguesa de Línguística, Aveiro, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade. Autor correspondente: Cruz, Gonçalo. "What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields". Higher Education Research & Development 40 4 (2021): 721-737. http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2020.1785401.
    Publicado • 10.1080/07294360.2020.1785401
  2. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Felicidade. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups". Revista Lusófona de Educação 32 (2016): 31-45. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5511.
    Publicado
  3. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers". European Journal of Engineering Education 40 5 (2015): 573-591.
    Publicado • 10.1080/03043797.2014.987649
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; et al. "Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso". Revista de Letras 13 (2014): 221-232.
    Publicado
  5. Tagliaferre, Rita de Cássia Silva; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A questão fluente versus disfluente no contexto das afasias". Revista de Letras 10 (2011): 117-124.
    Publicado
  6. Morais, Felicidade. "Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto: 'já agora', um estudo". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (2010):
  7. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras 8 (2009): 79-89.
    Publicado
  8. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras (2009):
  9. Lopes, Ana Cristina Macário; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "'Antes' e 'depois': Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia XXIII (2000): 183-243.
    Publicado
  10. Morais, Maria. "Antes e depois: Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia (2000):
  11. Lopes, Ana Cristina Macário; Morais, Felicidade. "Antes e depois: Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia (2000):
  12. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Noções de texto / discurso". Revista de Letras 4 (1999): 67-78.
    Publicado
  13. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "As Preposições. Alguns problemas relacionados com a regência verbal, nominal e adjectival". Revista de Letras 2 (1998): 61-82.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Morais, Felicidade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline ; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. Autor correspondente: Morais, Felicidade. "Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, editado por Meni Tsitouridou; José A. Diniz, 223-239. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_17
  2. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Felicidade; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline. Autor correspondente: NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, editado por Meni Tsitouridou; José A. Diniz, 210-222. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20954-4_16
  3. Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline ; Payan-Carreira, Rita; Catarino, Paula; Morais, Felicidade; Vasco, Paulo. "O feedback na promoção do pensamento crítico". In Educar para o Pensamento Crítico na sala de aula, editado por Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline ; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA, 101-124. Lisboa: Pactor, 2019.
    Publicado
  4. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review". In Pensamento Crítico na Educação: desafios atuais / Critical Thinking in Education: Actual Challenges, 175-185. Vila Real, Portugal: UTAD, 2015.
    Publicado
  5. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria M.; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Lopes, José. "Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, 149-164. Lisboa, Portugal: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  6. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Nascimento, Maria M.; Maia, Ana Margarida; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal". In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, 357-378. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  7. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: contributos da análise temática". In Metamorfoses, 289-306. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD, 2011.
    Publicado
  8. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo 'já agora'". In Linguagem, Cultura e Cognição: Estudos de Linguística Cognitiva, 477-495. Coimbra, Portugal: Almedina, 2004.
    Publicado
  9. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Diversos miniartigos e entradas (identificados na obra pela sigla 'M.F.A.M.')". In Dicionário de Metalinguagens da Didáctica, 00-000. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.
    Publicado
  10. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática". In Didáctica da Língua e da Literatura – Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, 1013-1029. Coimbra, Portugal: Almedina, 2000.
    Publicado
Livro
  1. Morais, Maria da Felicidade Araújo. Marcadores da estruturação textual: elementos para a descrição do papel dos marcadores discursivos no processamento cognitivo do texto. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD. 2011.
    Publicado
Website
  1. Morais, Maria da Felicidade; Morais, Eva. Rede Portuguesa de Pensamento Crítico. 2024. https://crithinknet.org/.
  2. Morais, Maria da Felicidade. webPACT - Grupo de Pensamento Crítico e Criativo da UTAD. 2024. https://webpact.utad.pt/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Desenvolver competências comunicativas com as redes sociais VII Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença
(Vila Real, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Configurações do ensino de Língua Portuguesa no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Brasil
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Processo da Leitura e da Escrita no contexto socioeducacional rural e urbano nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Vitória de Santo Antão – PE. Brasil
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A repetição como organizadora do tópico discursivo entre afásicos e não afásicos em situação interativa
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade ao turismo português
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O Bilinguismo e a Diversidade Linguística: Perspetiva Europeia e Regional, ao nível das Línguas e Falares
Orientador
Mestrado em Ens. de Port. no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec. e de Espanhol (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Teoria do Gatekeeper aplicada ao Departamento de Agenda e Planeamento da TVI
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Jornalismo de proximidade e barreiras da informação - o caso do Porto Canal
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie
Coorientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Discurso jornalístico em períodos de mudança: O caso do Jornal de Notícias, de 1974 a 1976
Coorientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 O clubismo na imprensa desportiva portuguesa: os ‘clássicos’ das épocas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 As novas competências do jornalista multimédia. Relatório de Estágio nos Serviços Audiovisuais da UTAD
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Influência da televisão no telespectador. Os meios de comunicação social como formadores da opinião pública
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Comparação entre rádios locais e rádios nacionais. Relatório de Estágio na rádio Universidade FM
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 O uso das tecnologias de informação e comunicação como facilitadoras do desenvolvimento de vocabulário em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Efeitos do uso da linguagem própria dos ambientes virtuais na utilização da norma escrita padrão
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Digital natives and new configurations of discourses
Conferência
Santiago de Compostela International Workshop on Discourse Analysis
Facultade de Filoloxía - Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2013 - 2013 Revisão entre pares e pensamento crítico: Percurso para uma metodologia transversal
Outro
I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação - Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
Rede de Pensamento Crítico - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), Portugal
2013 - 2013 II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Encontro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 Coesão e coerência: aspetos do funcionamento da língua nos textos orais e escritos
Oficina (workshop)
II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Encontro
4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Centro de Estudos em Línguística Geral e Aplicada, CELGA, Portugal
2012 - 2012 Jornadas Pedagógicas: O professor faz a diferença
Encontro
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Novo Acordo Ortográfico: Guia e ferramentas pedagógicas
Encontro
5.º Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Comunicação oral e escrita: especificidades relevantes para o desenvolvimento das competências linguísticas
Oficina (workshop)
Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística
Encontro
VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2011 - 2011 VI Fórum de Partilha Linguística
Encontro
VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2010 - 2010 V Fórum de Partilha Linguística
Encontro
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2009 - 2009 Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto
Congresso
International Conference on Grammar and Text – GRATO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2009 A Internet na investigação experimental em Linguística
Encontro
XIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação / Centro de Estudos em Letras, Portugal
2007 - 2007 Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: Um exemplo
Encontro
Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong
Centro de Estudos António Maria Mourinho, Portugal
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
10th International Pragmatics Conference - SPECIAL THEME: Language data, corpora, and computational pragmatics
International Pragmatics Association, Suécia
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
10th International Cognitive Linguistics Conference
International Cognitive Linguistics Association, Polónia
2003 - 2003 Já agora, a propósito de conexões discursivas: elementos para a descrição destes marcadores
Encontro
II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2003 - 2003 Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo já agora
Congresso
Congresso Internacional de Linguística Cognitiva – Linguagem, Cultura e Cognição
International Cognitive Linguistics Association / Faculdade de Filosofia, Portugal
2002 - 2002 Towards a semantic-pragmatic account of antes (before) and depois (after) in European Portuguese
Congresso
III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Linguística Cognitiva
Asociación Española de Lingüística Cognitiva (AELCo/SCOLA), Espanha
2001 - 2001 A Análise Linguística do Discurso na Universidade Portuguesa
Mesa-redonda
I Jornada de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
1999 - 1999 Elementos para uma descrição semântica e pragmática de depois - alguns dados relevantes de um estudo em curso
Encontro
Encontros de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Portugal
1998 - 1998 Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática
Congresso
Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura
Faculdade de Letras, Portugal
1998 - 1998 Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática
Encontro
XIV Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/06/21 Os efeitos da aprendizagem cooperativa na escrita criativa e na crença de autoeficácia
Arguente principal
Sónia Cristina Mesquita Teixeira Marques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/01/26 O uso dos gêneros textuais discursivos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Exame Nacional de Acesso às Universidades Portuguesas: um estudo comparativo de casos
Arguente principal
Dinara Soares Chacon Sales (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/15 O impacto da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências argumentativas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Rui Filipe Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/14 O conto literário como fundamento de outras aprendizagens. Aplicação prática em contexto educativo
Arguente principal
Eduarda Daniela Oliveira Teixeira Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/07 Da polémica à agressividade verbal: análise pragmático-discursiva de conferências de imprensa de treinadores de futebol
Arguente principal
Guilherme Delgado Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021/02/23 Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Isabel Cristina Magalhães Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/10/14 O Pensamento Crítico no Contexto Educacional: Um estudo de caso com professores e alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino público do município de Campina Grande / Paraíba / Brasil
Arguente principal
Rochelle Melo Pereira (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/01/06 Para preencher o défice de esperança... um discurso de afetos: Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores
Arguente principal
Sílvia Maria Jesus Soares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/23 A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua Operacionalização na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Susana Catarina Coelho Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/04/18 O princípio da cortesia na relação cliente/rececionista num hotel de 5 estrelas - O caso do Vidago Hotel Palace
Arguente principal
Manuel António de Sousa Araújo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/04/11 O jornalismo televisivo e o jornalismo online – convergências e divergências: o caso da SIC e do Porto Canal
Arguente principal
Priscila Catarina Baptista Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A leitura e o humor: processos facilitadores do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira Ana Celeste Anes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Expressão oral no ensino de Espanhol e Português – Línguas Estrangeiras. Análise de manuais Carla Sofia Teixeira dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Coesão e integração social na União Europeia Luca Rossetti (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem Maria Bernardete Grilo Queiroga (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/06/11 A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico – Análise de textos
Arguente principal
Joana Daniela Barbosa Macedo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/03/17 O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
Arguente principal
Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A poesia como estratégia de aprendizagem no ensino do Português como língua materna e do Espanhol como línguas Estrangeira - Ensino Secundário (11.º ano) Soraia Marli de Almeida Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Os tempos do passado do Português: análise de erros cometidos por alunos lusófonos do 3.º ciclo do Ensino Básico Catarina Lurdes de Barros Lopes Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem Mónica Ferreira de Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Valores semântico-discursivos do marcador assim no gênero artigo científico Layla Cristina Iapechino Souto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 O uso da imprensa na aula de Espanhol como Língua Estrangeira e na aula de Português como Língua Materna. Relatório de Estágio Susana da Costa Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Análise Contrastiva de textos literários clássicos no ensino/aprendizagem de Português LM e Espanhol LE. Relatório de Estágio Ana Paula Lopes Miranda de Morais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Método Fonografema: um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Despertar o interesse pela Escrita em contexto pré-escolar. Relatório de Estágio Carmen Sofia Sousa Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-Escolar. Relatório de Estágio Paula Alexandra Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de Ensino-Aprendizagem. Relatório de Estágio Ermelinda Maria Pinto Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Da 1.ª à 2.ª versão da TLEBS : Análise comparativa das duas versões da TLEBS nas áreas da semântica e da análise do discurso, retórica, pragmática e linguística textual Paula Manuela Ferreira Pinto Vieira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Estruturadores do discurso na aula de Português em Moçambique Nobre Roque dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Animação da leitura no contexto da Animação Sociocultural Anabela de Moura Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 O cordel brasileiro como discurso pedagógico: dialogismo e polifonia Sonia Maria Hessel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2007/03/02 - Atual Revista de Letras

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - 2011 Português Intermédio para Professores Espanhóis (A2 ->B1) Especialização (Curso médio) FIAVAL (Projeto de Cooperação Transfronteiriça) - Formação, Inovação e Aulas Virtuais na Aprendizagem de Línguas, Portugal
1998 - 1998 Curso Livre de Gramática do português Aperfeiçoamento (Curso médio) UTAD - Departamento de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/01 - Atual Rede Portuguesa de Pensamento Crítico
2013/01 - Atual Grupo de Pensamento Crítico e Criativo da UTAD
2007/03 - Atual Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD)
1999/01 - Atual Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
1994/01 - Atual Associação Portuguesa de Linguística
Distinções

Outra distinção

1994 Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal