???global.info.a_carregar???
Neusa Branco has a degree in Teaching of Mathematics, from the Faculdade de Ciências of the Universidade de Lisboa, a master's degree in Education, in the specialization in Didactics of Mathematics, from the Faculdade de Ciências of the Universidade de Lisboa and a PhD in Education, specialization in Didactics of Mathematics by the Instituto de Educação of the Universidade de Lisboa. She is a Professor at the Instituto Politécnico de Santarém-Escola Superior de Educação de Santarém, where she is coordinator of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Science of 2nd Cycle of Basic Education and is sub-coordinator of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. She was President of the Technical-Scientific Council, from 2018 to 2022. She participats in research projects in the area of Education and in international cooperation projects. The main research interests are: Teaching and learning of Algebra; Didactics of Mathematics; Initial teacher training; Mathematical connections; Interdisciplinarity between science and mathematics; Curricular integration of ICT and computacional thinking. Neusa Branco tem licenciatura em Ensino da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestrado em Educação, na área de especialização de Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutoramento em Educação, área de especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Adjunta na Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém, onde é coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e subcoordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi Presidente do Conselho Técnico-Científico entre 2018 e 2022. Participa em projetos de investigação e desenvolvimento na área da Educação e de cooperação internacionais. Os principais interesses de investigação são: Ensino-aprendizagem da Álgebra; Didática da Matemática; Formação inicial de professores; Conexões matemáticas; Interdisciplinaridade entre ciências e da matemática; Integração curricular das TIC e pensamento computacional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Neusa Branco

Nomes de citação

  • Branco, Neusa

Identificadores de autor

Ciência ID
D411-2049-433B
ORCID iD
0000-0003-4695-0098

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Curso especialização - 1.º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19,0 valores
2013/07/16
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2008 - 2013
Concluído
Doutoramento em Educação, área de especialização em Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvo
2008
Concluído
Mestrado em Educação, àrea de especialização Didáctica da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2008
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1997 - 2002
Concluído
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15,0
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08/17 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/09 - 2016/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013/06 - 2023/01 Sub-coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/12 - 2022/03 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09 - 2007/08 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) Agrupamento de escolas Alexandre Herculano, Portugal
2005 - 2006 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) Escola EB 2,3 Mem Ramires, Portugal
2004 - 2005 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Portugal
2003 - 2004 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) Escola EB 2,3 Guilherme Stephens, Portugal
2002 - 2003 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) Escola Secundária de Cascais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2013 O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
SFRH / BD / 45083 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/06 - Atual Teaching Sustainability: Content, Competences & Approaches for Europe's pre- and in-service teachers (TAP-TS)
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
2019 - 2022 Hanging OUT!
2019-1-BE02-KA203-060221¿
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020/01 - 2020/12 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Através da Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
2017/01 - 2019/12 ITELab (Initial Teachers Education Lab) – Innovative ITE Curricula
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade do Minho, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/27 - 2011/02/28 Promover a aprendizagem matemática em números e álgebra
PTDC/CED/65448/2006
Universidade da Beira Interior, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Projeto CreativeLab_Sci&Math: projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém
...
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Branco, Neusa. "Practices with technology in mathematics teacher education to face new curricular demands". Trabalho apresentado em XXVI SEIEM 2023, Logroño, 2023.
    Publicado
  2. Branco, Neusa; Colaço, Susana. "Computational thinking and mathematics teaching: An experience on initial teacher education". Trabalho apresentado em Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  3. Rézio, S.; Cavadas, Bento; Nogueira, João Robert; Branco, Neusa. "Criação e aplicação de materiais pedagógicos inclusivos, no ensino básico, para alunos com cegueira ou com baixa visão.". Trabalho apresentado em INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023, Leiria, 2023.
    Publicado
  4. Branco, Neusa; Linhares, Elisabete. "Atividade interdisciplinar outdoor na formação inicial de educadores durante a pandemia". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2022.
    Publicado
  5. Branco, Neusa; Colaço, Susana. "Exploração matemática a partir de narrativas infantis por futuros educadores". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2022.
    Publicado
  6. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Rézio, Sofia; Nogueira, João. "Colaboração entre professores do ensino superior e Inquiry Learning Spaces interdisciplinares". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2021.
    Publicado
  7. Branco, Neusa; Cavadas, Bento. "O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento matemático dos alunos numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências.". Trabalho apresentado em XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - XXXI SIEM, 2021.
    Publicado
  8. Rebelo, Sofia; Colaço, S.; Branco, Neusa. "Narrativas infantis na aprendizagem matemática nos primeiros anos: Experiência de uma professora estagiária.". Trabalho apresentado em XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - XXXI SIEM, 2021.
    Publicado
  9. Carreira, Liliana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "CONTRIBUTOS DA COAVALIAÇÃO ENTRE PARES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS". Trabalho apresentado em IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  10. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Linhares, Elisabete; Durão, Conceição; André, Joaquim; Duarte, Susana. "Investigar as pegadas dos animais-Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  11. Branco, Neusa; Colaço, Susana. "Conhecimento didático em Matemática na componente de investigação de relatórios de estágio". Trabalho apresentado em INCTE 2016 - 1.º encontro internacional de formação na docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  12. Cavadas, Bento; Branco, Neusa. "Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas". Trabalho apresentado em INCTE2016 - 1.º encontro internacional de formação na docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  13. Branco, Neusa; Colaço, Susana; Fonseca, Ana; Afonso, Amândio; Nascimento, Madalena; Vaz, Eugénio. "Formação de professores de matemática em São Tomé e Príncipe: A experiência do projeto RIQUEB". Trabalho apresentado em 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  14. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Uma experiência de formação em Álgebra para futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino-aprendizagem da Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  16. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "As recentes orientações curriculares em Álgebra como ponto de partida para uma experiência de formação de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  17. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, Taiwan, 2012.
    Publicado
  18. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática". Trabalho apresentado em EIEM2012-Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  19. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Situações de modelação na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Póvoa do Varzim, 2011.
    Publicado
  20. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino da Álgebra: Contributo de uma experiência de formação". Trabalho apresentado em SIEM XXII, Lisboa, 2011.
    Publicado
  21. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Ana. "O desenvolvimento do pensamento algébrico: Desafios na concretização do novo programa". Trabalho apresentado em ProfMat 2009, Viana do Castelo, 2009.
    Publicado
  22. Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Silvestre, Ana Isabel; Ponte, João Pedro. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória". Trabalho apresentado em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigación Matemática, XXVII de Investigação em Educação Matemática, XIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Badajoz, 2008.
    Publicado
  23. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Branco, Neusa; Cavadas, Bento. "Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB". Medi@ções 11 1 (2023): 56-68. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.374.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cavadas, Bento; Rézio, Sofia; Nogueira, João Robert; Branco, Neusa. "A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education (2022): http://dx.doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s42330-022-00198-2
  3. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Nunes, Joana; D'Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia. "Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo". Educação e Matemática 159 (2021): 3-6.
    Publicado
  4. Carvalho, Renata; Branco, Neusa; Espadeiro, Rui Gonçalo Pontes Correia Balão. "MatemaTIC: um projeto-piloto para integração do Pensamento Computacional no 1.º ciclo do Ensino Básico". Educação e Matemática 162 (2021): 60-64.
    Publicado
  5. Branco, Neusa; Cavadas, Bento. "Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico". Quadrate 29 1 (2020): 159-183. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/540.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "Explorar matemática através de pegadas dos animais". Educação e Matemática 154 (2019): 35-40.
    Publicado
  7. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Editorial. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 50 (2019): 1-5. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/PDF.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Clara; Correia, Marisa. "CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education". Journal of the Comenius Association 28 (2019): 23-25. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019.pdf.
    Publicado
  9. Laranginha, Rita; Lopes, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Representar retângulos com um robot". Educação e Matemática 151 (2019): 45-48.
    Publicado
  10. Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Samartinho, João. "Editorial: Investigação na Prática Pedagógica: o contexto de formação inicial de Professores e Educadores.". Revista da UI_IPSantarém 6 1 (2018): 1-5. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/850.
    Acesso aberto
  11. Bento, Ana Sofia; Branco, Neusa Cristina Vicente. "AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O USO DE FEEDBACK ESCRITO COM ALUNOS DE 5.º ANO". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): 79-94.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v33n65a20
  12. Almeida, Liliana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE 6.º ANO A OPERAR COM NÚMEROS RACIONAIS". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): 95-109. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16115/14361.
    Publicado
  13. Correia, Isabel; Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Expressões numéricas na promoção do pensamento relacional no 1.º ciclo do ensino básico". Educação e Matemática 146 (2018): 37-39.
    Publicado
  14. Raquel Santos; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Utilização do Scratch no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: Uma experiência de formação". Educação e Matemática 139-140 (2016): 24-28. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=225178&rid=225170&search=words=scratch,author=,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
    Publicado
  15. Branco, Neusa Cristina Vicente. "Contribution of the research component in internship reports to the development of didactic knowledge of mathematics". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 19 2 (2016): 103-115. https://www.redalyc.org/pdf/2170/217045747009.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.6018/reifop.19.2.254851
  16. Galrinho, Joana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "A discussão coletiva na resolução de problemas envolvendo números inteiros". Educação e Matemática 133 (2015): 18-22.
    Publicado
  17. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Experiências de prática profissional na formação de professores". Educação e Matemática 128 (2014): 19-24.
    Publicado
  18. Mourinha, Ana Paula; Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, Bento. "As representações externas na resolução de problemas matemáticos de alunos do 1.º ciclo". Revista da UIIPS 2 6 (2014): 30-45.
    Publicado
  19. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Analysis of teaching and learning situations in algebra in prospective teachers’ education". Sisyphus – Journal of Education: The Professional Practice and Professional Development of Mathematics Teachers 1 3 (2013): 182-213. http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/3711/2865.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Pensamento algébrico na formação inicial de professores". Educar em Revista 50 (2013): 135-155. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/34750/21534.
    Publicado
  21. Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, Cátia. "Exploração de situações aleatórias com jogos". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  22. Casaca, Carolina; Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, Bento. "O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 98-115. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. "Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula.". Amazónia: Revista de Educação em Ciências e Matemática 8 18 (2013): 5-22.
    Publicado
  24. Branco, Neusa Cristina Vicente. "A representação de relações e a generalização na exploração de tarefas de um ponto de vista algébrico: Um estudo com futuros professores e educadores". Interacções 8 20 (2012): 234-254. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/491/444.
    Publicado
  25. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking". Far East Journal of Mathematical Education 8 2 (2012): 101-135.
    Publicado
  26. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Práticas profissionais dos professores de matemática". AIEM - Avances de Investigación en Educación Matemática 1 (2012): 65-86.
    Publicado
  27. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Tarefas de exploração e investigação na aula de matemática". Revista Educação Matemática em Foco 1 1 (2012): 9-29.
    Publicado
  28. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação". Idagatio Didactica 3 1 (2011): 59-79. http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/ID/article/view/914/848.
    Publicado
  29. Ramos, Cecília; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em Matemática: A aprendizagem dos alunos e a prática do professor". Interacções 5 12 (2009): 44-64. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/388.
    Publicado
  30. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Ana. "O simbolismo e o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos". Educação e Matemática 100 (2008): 89-96.
    Publicado
  31. Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Como vai o pensamento algébrico dos alunos?". Educação e Matemática 85 (2005): 54-60.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bento Cavadas; Neusa Branco. "Science and Mathematics Teacher Collaboration in Higher Education". In A Pedagogical Experience Using Inquiry Learning Spaces. 2023.
    10.4018/978-1-6684-5765-8.ch009
  2. Branco, Neusa; Rodrigues, Margarida ; Maurício, P.; Carvalho, Renata; Colaço, S.; Cavadas, Bento. "Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal, editado por Silva, M. J.; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria, 147-173. Portugal: CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Neusa Branco; Susana Colaço; Bento Cavadas. "Online Teaching Practices of Science and Mathematics Preservice Teachers in middle schools". 2022.
    10.4018/978-1-7998-8298-5.ch011
  4. Branco, Neusa; Nunes, Joana Chaby. "Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo". In A investigação na formação inicial de professores, editado por Cardona, Maria; Linhares, Elisabete, 192-210. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, 2022.
    Publicado
  5. Costa, Eliziane; Gontijo, Simone; Branco, Neusa. "O orientador de ensino e aprendizagem na educação a distância". In Investigar para intervir na administração educacional, editado por Cardona, Maria; Linhares, Elisabete. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, 2022.
    Publicado
  6. Júnior, João Bezerra; Silva, Maria Cristina Madeira; Branco, Neusa. "Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspectiva do engajamento". In Investigar para intervir na administração educacional, editado por Cardona, Maria; Linhares, Elisabete, 92-108. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, 2022.
    Publicado
  7. D'Oliveira, Mafalda; Branco, Neusa. "Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da Matemá-tica no 1.º ciclo do ensino básico". In Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básico, editado por Cardona, M.João; Linhares, Elisabete, 46-64. Portugal: Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE, 2020.
    Publicado
  8. Colaço, Susana; Branco, Neusa; Pato, Margarida Vaz. "Optimization Problems at School: Some Examples from the 1st to the 12th Grades". In Advances in Operations Research Education, 143-157. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-74104-8_10
  9. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática". In Investigações Matemáticas e investigações na prática profissional, 213-252. São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física, 2017.
    Publicado
  10. Branco, Neusa Cristina Vicente; Galrinho, Joana. "A planificação e as resoluções dos alunos na resolução de problemas na aula de Matemática: um contexto de ensino exploratório no 2.º ciclo". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, editado por GTI-Grupo de Trabalho de Investigação, 173-196. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Publicado
  11. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primei-ros anos: Uma experiência em Álgebra". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 379-405. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  12. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Um estudo de integração de recursos multimédia na formação inicial de professores do 2.º ciclo do ensino básico". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 515-536. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  13. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Exploratory activity in the mathematics classroom". In Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices, 103-125. Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht, 2014.
    Publicado
  14. Cláudia Honório; Cláudia Martins; Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço. "A utilização dos blocos lógicos no Jardim de Infância: Uma experiência na formação inicial de educadores". In Professores e infâncias – Estudos e experiências, 175-200. Araraquara - SP, Portugal: Junqueira & Marin Editores, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cavadas, Bento; Branco, Neusa. Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education.. IGI-Global. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Silva, M. J.; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal.. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel. "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2022". Interacções 18 62 (2022): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1464.
    Publicado • Co-editor
  2. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 50 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF.
    Publicado • Editor convidado
  3. Linhares, Elisabete; Branco, Neusa Cristina Vicente; Samartinho, João. "Investigação na Prática Pedagógica: o contexto de formação inicial de Professores e Educadores". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16102/14354.
    Publicado • Co-editor
  4. Branco, Neusa. "Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática". Interacções 8 20 (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/Desafios%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem%20da%20Matem%C3%A1tica.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo Pontes Correia Balão; Branco, Neusa. Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2023.
    Publicado
  2. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço; Gouveia, Valter. Sensibilizar para o Desperdício Alimentar - Guião do Professor. ed. 1. Santarém: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cavadas, Bento; Branco, Neusa. "Creating Boxes for Drone Delivery: An Engineering Design Process experience in Initial Teacher Education". Trabalho apresentado em Hybrid Conference “STEAM and the Future of Education: Interdisciplinary Innovation and the Integration of the 4 Cultures Domain”, Porto, 2022.
    Publicado
  2. Cavadas, Bento; Branco, Neusa. "Science and Mathematics integration practices of preservice teachers". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training: Thiking education in transition times, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Rézio, Sofia; Nogueira, João. "USING PBL AS A CONTEXT TO IDENTIFY PRESERVICE TEACHERS: INTEGRATION PERFORMANCE OF SCIENCE AND MATHEMATICS". Trabalho apresentado em ESERA 2021 Virtual Conference, 2021.
    Publicado
  4. Branco, Neusa Cristina Vicente; Martins, Clara; Colaço, Susana. "Inventar problemas matemáticos na educação de infância". Trabalho apresentado em Livro de Resumos do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, 2019.
    Publicado
  5. Branco, Neusa. "Uma abordagem exploratória no desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de educadores e professores de primeiros anos". Trabalho apresentado em Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares., Lisboa, 2018.
    Publicado
  6. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 Creating Boxes for Drone Delivery: An Engineering Design Process experience in Initial Teacher Education Hybrid Conference “STEAM and the Future of Education: Interdisciplinary Innovation and the Integration of the 4 Cultures Domain”
i3S (Porto, Portugal)
2022/07 Science and Mathematics integration practices of preservice teachers 1st International Conference on Education and Training: Thinking education in transition times
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07 Engineering Design Process using drones 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/05 Atividade interdisciplinar outdoor na formação inicial de educadores durante a pandemia VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/05 Exploração matemática a partir de narrativas infantis por futuros educadores. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/03 O desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º ciclo: Uma experiência com o teorema das quatro cores. Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)”
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/03 Integração do pensamento computacional desde o 1.º ciclo do ensino básico: Do projeto MatemaTIC ao currículo da Matemática para o ensino básico ]. Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)”
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2022 Inovação no ensino das ciências e da matemática na formação inicial de professores Encontro DigiPROF - Formação de Professores para a área do digital
Centro de Competência TIC, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2021/12 Projeto MatemaTIC - Pensamento Computacional e Currículo da Matemática em Portugal MINHOMAT 2021/22
Associação de Professores de Matemática, Núcleos Regionais da APM de Braga e Viana do Castelo
2021/11 O pensamento computacional no ensino e aprendizagem da matemática 24.º Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos”
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação de Bragança
2021/07 Práticas de ensino online em Ciências Naturais e Matemática no 2.º ciclo em contexto de estágio 10ª Edição do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
2021/07 O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento dos alunos em matemática numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências XXXI Seminário de Investigação em educação Matemática
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
2021/07 Matemática e pensamento computacional no 1.º ciclo: O projeto-piloto MatemaTIC XXXVI ProfMat - Encontro Nacional de Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
2021 Narrativas infantis na aprendizagem matemática nos primeiros anos: Experiência de uma professora estagiária. (Cartaz) XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Santarém)
2020/11/14 Participação no Painel Investigações em Educação Matemática: O que foi possível durante a pandemia? Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, SBEM, SEIEM
2020/01 Sensibilizar para a sustentabilidade: uma experiência sobre a política dos 3R com estudantes com dificuldades intelectuais na Escola Superior de Educação de Santarém XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar”
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10 Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre Educação Ambiental. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho
Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/07 Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto
2019/07 Inventar problemas matemáticos na educação de infância VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old,
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/07 As práticas dos alunos e as aprendizagens essenciais no 1.º e no 2.º CEB ProfMat2019
Associação de Professores de Mateática (Castelo Branco, Portugal)
2019/05 Representações na resolução de problemas de otimização no ensino básico IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2019/03 Investigar as pegadas dos animais: Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciência 2019
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2019/02 Ambientes educativos inovadores na formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Santarém XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11 Representar retângulos com um robot XXI Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos"
Associação de Professores de Matemática e Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Análise de erros comentidos pelos alunos com números racionais no 6.º ano IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11 Constributos da Coavaliação entre pares na resolução de problemas IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Interdisciplinarity and ICT integration projects in initial teacher education ICALE'18 International Conference on Active Learing and Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2018 Projeto de Integração das TIC na formação inicial de educadores e professores; Relato de uma experiência pela voz dos estudantes II Encontro A formação de educador@s e professor 2s na UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017 Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)
2017 Educação e Desenvolvimento: do compromisso local à cidadania global INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022/03 Conexões matemáticas com o quotidiano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2021 Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2021 Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2021 Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2021 Aprender Matemática através do brincar: Situações da prática no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemática
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idades
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 Práticas Educativas no Ensino Integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educaciuonal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Coorientador
Mestrado em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Gestão, gamificação e tecnologia: Estudo sob a perspectiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2019 O orientador de ensino e aprendizagem na educação a distância
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 A prática do educador de infância na dinamização de jogos no domínio da Matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2018 Utilização do material maipulável como facilitador das aprendizagen matemáticas no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano." Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: Análise de uma Intervenção" Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais" Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da Matemática no contexto do 2º Ciclo" Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em Matemática Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Utilização de materiais manipuláveis no 1º e no 2º ciclos: um estudo exploratório Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 A motivação na aprendizagem da Matemática no pré-escolar e no 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "A motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
Orientador
2015 - 2015 A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º ciclo - Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre
Orientador
2014 - 2014 O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis
Orientador
2014 - 2014 O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria
Orientador
2014 - 2014 "A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche
Orientador
2013 - 2013 Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
Coorientador
2013 - 2013 "O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche". Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Promoção do pensamento crítico para o trabalho sobre género e cidadania na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
2012 - 2012 O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/18 - 2023/11/19 Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM2023 Resolução de Problemas (2023/11/18 - 2023/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2022/03 - 2022/03 Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)” (2022/03/11 - 2022/03/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021, promovido pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (2021/11/20 - 2021/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021, promovido pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (2021/11/20 - 2021/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2021/07/15 - 2021/07/15)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, promovido pela Associação de Professores de Matemática (2021/07/02 - 2021/07/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM (2021/07/03 - 2021/07/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM (2021/07/03 - 2021/07/03)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/11 - 2019/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Lisboa (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/03 - 2019/03 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2019 Este evento científico surgiu do trabalho que a equipa de docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais tem vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math e de outras iniciativas didáticas que visam a inovação no ensino dessas áreas. (2019/03/15 - 2019/03/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/11 - 2018/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Braga (2018/11/09 - 2018/11/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2017/11 - 2017/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XX Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Castelo Branco (2017/11/03 - 2017/11/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2017 - 2017 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2017/07/04) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Encontro SLiA, Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: Olhares da investigação e realidades das escolas (2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 XIX Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos, Tomar (2016/11/04 - 2016/11/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2013 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XVI Encontro Nacional de Professores
Encontro (Outra)
2010 - 2010 6.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Concurso (Outra)
Ciência Viva, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12 Um estudo sobre a implementação da Plataforma Digital UBBU no Ensino Básico
Arguente
Célia Palma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 Música e Conhecimento do Mundo: Explorando modos de Integração Curricular
Arguente
Catarina Tomás (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 O envolvimento das famílias nas práticas educativas da Educação de infância e da escola Carolina Lagadoiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 Brincar e trabalhar nas primeiras idades
Presidente do júri
Inês Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Flávia Epifânio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/01/20 Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de Futuros Professores no Ensino dos Números Racionais
Arguente principal
Nádia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 O uso da arte para promover aprendizagens significativas em geometria
Arguente principal
Catarina Fernandes Barata (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2021 Educar para o Património: Conceções de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Lucas Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 Conhecer a arte com um olhar matemático: um estudo na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Débora Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2021 Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Orientador
Verónica Alcobia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Joana Chaby Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 Aprender Matemática através do brincar: Situações da prática no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Diana Caetano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/01/13 Tarefas na sala de aula: Práticas letivas de professores do 3.º ano com representações matemáticas.
Arguente
Isabel Velez (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 Contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática
Arguente
Elena Vrabie (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Arguente
Natália Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/03/28 A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Arguente
Cristina Maria da Silva Morais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/05/28 Análise às tomadas de decisão dos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico na resolução de tarefas que envolvam padrões de repetição.
Arguente
Jéssica Ramos Carrilho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A presença da Matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
Rogério Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 As potencialidade de recurso a diferentes materiais didáticos e tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemática
Arguente principal
Ana Raquel Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 A integração da Expressão Plástica e da Geometria e Medida no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Isabel Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - 2022 VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) Bragança
2022 - 2022 VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Sisyphus (2182-9640)
2022 - 2022 Bolema: Boletim de Educação Matemática (1980-4415)
2022 - 2022 Ebook “Integração Curricular nos 1º e 2º ciclo do Ensino Básico” Centro lnterdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), da Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.
2021 - 2021 Interacções (1646-2335)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual APEduC Associação Nacional de Educação em Ciências
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2001 - Atual Associação de Professores de Matemática
Distinções

Outra distinção

2014 Prémio Instituto de Educação / Caixa Geral de Depósitos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal