???global.info.a_carregar???
Neusa Branco tem licenciatura em Ensino da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestrado em Educação, na área de especialização de Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutoramento em Educação, área de especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Adjunta na Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém, onde é subcoordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e é Presidente do Conselho técnico-científico (desde 2018). Participou em projetos de investigação na área da Educação e em projetos de cooperação internacionais. Os principais interesses de investigação são: Ensino-aprendizagem da Álgebra; Didática da Matemática; Formação inicial de professores; Conexões; Integração das ciências e da matemática. Neusa Branco has a degree in Teaching of Mathematics, from the Faculdade de Ciências of the Universidade de Lisboa, a master's degree in Education, in the specialization in Didactics of Mathematics, from the Faculdade de Ciências of the Universidade de Lisboa and a PhD in Education, specialization in Didactics of Mathematics by the Instituto de Educação of the Universidade de Lisboa. She is a Professor at the Instituto Politécnico de Santarém-Escola Superior de Educação de Santarém, where she is sub-coordinator of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of basic education and is President of the Technical-Scientific Council (since 2018). She participated in research projects in the area of Education and in international cooperation projects. The main research interests are: Teaching and learning of Algebra; Didactics of Mathematics; Initial teacher training; Connections; Integration of science and mathematics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Neusa Branco

Nomes de citação

  • Branco, Neusa

Identificadores de autor

Ciência ID
D411-2049-433B
ORCID iD
0000-0003-4695-0098

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Curso especialização - 1.º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19,0 valores
2013/07/16
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2008 - 2013
Concluído
Doutoramento em Educação, área de especialização em Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvo
2008
Concluído
Mestrado em Educação, àrea de especialização Didáctica da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2008
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1997 - 2002
Concluído
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15,0
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016/08/17 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/09 - 2016/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

2018/12 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outros

2006/09 - 2007/08 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500)
Empregador
Agrupamento de escolas Alexandre Herculano, Portugal
2005 - 2006 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500)
Empregador
Escola EB 2,3 Mem Ramires, Portugal
2004 - 2005 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500)
Empregador
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Portugal
2003 - 2004 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500)
Empregador
Escola EB 2,3 Guilherme Stephens, Portugal
2002 - 2003 Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500)
Empregador
Escola Secundária de Cascais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2013 O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
SFRH / BD / 45083 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 Hanging OUT!
2019-1-BE02-KA203-060221¿
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
2017 - 2019/12 ITELab (Initial Teachers Education Lab) – Innovative ITE Curricula
575828-EPP-1-2016-1-BE-EPPKA2-KA
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
2011 - 2014 Projeto P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/ CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carreira, Liliana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "CONTRIBUTOS DA COAVALIAÇÃO ENTRE PARES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS". Trabalho apresentado em IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Linhares, Elisabete; Durão, Conceição; André, Joaquim; Duarte, Susana. "Investigar as pegadas dos animais-Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  3. Branco, Neusa; Colaço, Susana. "Conhecimento didático em Matemática na componente de investigação de relatórios de estágio". Trabalho apresentado em INCTE 2016 - 1.º encontro internacional de formação na docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento; Branco, Neusa. "Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas". Trabalho apresentado em INCTE2016 - 1.º encontro internacional de formação na docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  5. Branco, Neusa; Colaço, Susana; Fonseca, Ana; Afonso, Amândio; Nascimento, Madalena; Vaz, Eugénio. "Formação de professores de matemática em São Tomé e Príncipe: A experiência do projeto RIQUEB". Trabalho apresentado em 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  6. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Uma experiência de formação em Álgebra para futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  7. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino-aprendizagem da Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "As recentes orientações curriculares em Álgebra como ponto de partida para uma experiência de formação de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  9. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, Taiwan, 2012.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática". Trabalho apresentado em EIEM2012-Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  11. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Situações de modelação na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Póvoa do Varzim, 2011.
    Publicado
  12. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino da Álgebra: Contributo de uma experiência de formação". Trabalho apresentado em SIEM XXII, Lisboa, 2011.
    Publicado
  13. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Ana. "O desenvolvimento do pensamento algébrico: Desafios na concretização do novo programa". Trabalho apresentado em ProfMat 2009, Viana do Castelo, 2009.
    Publicado
  14. Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Silvestre, Ana Isabel; Ponte, João Pedro. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória". Trabalho apresentado em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigación Matemática, XXVII de Investigação em Educação Matemática, XIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Badajoz, 2008.
    Publicado
  15. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cavadas, Bento; Branco, Neusa (D411-2049-433B); Nunes, Joana; D'Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia. "Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo". Educação e Matemática 159 (2021): 3-6.
    Publicado
  2. Branco, Neusa; Cavadas, Bento. "Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico". Quadrate 29 1 (2020): 159-183. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/540.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete. "Explorar matemática através de pegadas dos animais". Educação e Matemática 154 (2019): 35-40.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Editorial. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 50 (2019): 1-5. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/PDF.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Clara; Correia, Marisa. "CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education". Journal of the Comenius Association 28 (2019): 23-25. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019.pdf.
    Publicado
  6. Laranginha, Rita; Lopes, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Representar retângulos com um robot". Educação e Matemática 151 (2019): 45-48.
    Publicado
  7. Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Samartinho, João. "Editorial: Investigação na Prática Pedagógica: o contexto de formação inicial de Professores e Educadores.". Revista da UI_IPSantarém 6 1 (2018): 1-5. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/850.
    Acesso aberto
  8. Bento, Ana Sofia; Branco, Neusa Cristina Vicente. "AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O USO DE FEEDBACK ESCRITO COM ALUNOS DE 5.º ANO". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): 79-94.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v33n65a20
  9. Almeida, Liliana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE 6.º ANO A OPERAR COM NÚMEROS RACIONAIS". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): 95-109. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16115/14361.
    Publicado
  10. Correia, Isabel; Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Expressões numéricas na promoção do pensamento relacional no 1.º ciclo do ensino básico". Educação e Matemática 146 (2018): 37-39.
    Publicado
  11. Raquel Santos; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Utilização do Scratch no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: Uma experiência de formação". Educação e Matemática 139-140 (2016): 24-28. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=225178&rid=225170&search=words=scratch,author=,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
    Publicado
  12. Branco, Neusa Cristina Vicente. "Contribution of the research component in internship reports to the development of didactic knowledge of mathematics". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 19 2 (2016): 103-115. https://www.redalyc.org/pdf/2170/217045747009.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.6018/reifop.19.2.254851
  13. Galrinho, Joana; Branco, Neusa Cristina Vicente. "A discussão coletiva na resolução de problemas envolvendo números inteiros". Educação e Matemática 133 (2015): 18-22.
    Publicado
  14. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Experiências de prática profissional na formação de professores". Educação e Matemática 128 (2014): 19-24.
    Publicado
  15. Mourinha, Ana Paula; Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, Bento. "As representações externas na resolução de problemas matemáticos de alunos do 1.º ciclo". Revista da UIIPS 2 6 (2014): 30-45.
    Publicado
  16. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Analysis of teaching and learning situations in algebra in prospective teachers’ education". Sisyphus – Journal of Education: The Professional Practice and Professional Development of Mathematics Teachers 1 3 (2013): 182-213. http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/3711/2865.
    Publicado
  17. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Pensamento algébrico na formação inicial de professores". Educar em Revista 50 (2013): 135-155. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/34750/21534.
    Publicado
  18. Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, Cátia. "Exploração de situações aleatórias com jogos". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  19. Casaca, Carolina; Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, Bento. "O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 98-115. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. "Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula.". Amazónia: Revista de Educação em Ciências e Matemática 8 18 (2013): 5-22.
    Publicado
  21. Branco, Neusa Cristina Vicente. "A representação de relações e a generalização na exploração de tarefas de um ponto de vista algébrico: Um estudo com futuros professores e educadores". Interacções 8 20 (2012): 234-254. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/491/444.
    Publicado
  22. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking". Far East Journal of Mathematical Education 8 2 (2012): 101-135.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Práticas profissionais dos professores de matemática". AIEM - Avances de Investigación en Educación Matemática 1 (2012): 65-86.
    Publicado
  24. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Tarefas de exploração e investigação na aula de matemática". Revista Educação Matemática em Foco 1 1 (2012): 9-29.
    Publicado
  25. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação". Idagatio Didactica 3 1 (2011): 59-79. http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/ID/article/view/914/848.
    Publicado
  26. Ramos, Cecília; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em Matemática: A aprendizagem dos alunos e a prática do professor". Interacções 5 12 (2009): 44-64. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/388.
    Publicado
  27. Ponte, João Pedro; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Ana. "O simbolismo e o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos". Educação e Matemática 100 (2008): 89-96.
    Publicado
  28. Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Como vai o pensamento algébrico dos alunos?". Educação e Matemática 85 (2005): 54-60.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. D'Oliveira, Mafalda; Branco, Neusa. "Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da Matemá-tica no 1.º ciclo do ensino básico". In Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básico, editado por Cardona, M.João; Linhares, Elisabete, 46-64. Portugal: Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE, 2020.
    Publicado
  2. Colaço, Susana; Branco, Neusa; Pato, Margarida Vaz. "Optimization Problems at School: Some Examples from the 1st to the 12th Grades". In Advances in Operations Research Education, 143-157. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-74104-8_10
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática". In Investigações Matemáticas e investigações na prática profissional, 213-252. São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física, 2017.
    Publicado
  4. Branco, Neusa Cristina Vicente; Galrinho, Joana. "A planificação e as resoluções dos alunos na resolução de problemas na aula de Matemática: um contexto de ensino exploratório no 2.º ciclo". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, editado por GTI-Grupo de Trabalho de Investigação, 173-196. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Publicado
  5. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primei-ros anos: Uma experiência em Álgebra". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 379-405. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  6. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "Um estudo de integração de recursos multimédia na formação inicial de professores do 2.º ciclo do ensino básico". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 515-536. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  7. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa Cristina Vicente. "Exploratory activity in the mathematics classroom". In Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices, 103-125. Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht, 2014.
    Publicado
  8. Cláudia Honório; Cláudia Martins; Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço. "A utilização dos blocos lógicos no Jardim de Infância: Uma experiência na formação inicial de educadores". In Professores e infâncias – Estudos e experiências, 175-200. Araraquara - SP, Portugal: Junqueira & Marin Editores, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 50 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF.
    Publicado
  2. Linhares, Elisabete; Branco, Neusa Cristina Vicente; Samartinho, João. "Investigação na Prática Pedagógica: o contexto de formação inicial de Professores e Educadores". Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém 6 1 (2018): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16102/14354.
    Publicado
  3. Branco, Neusa. "Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática". Interacções 8 20 (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/Desafios%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem%20da%20Matem%C3%A1tica.
    Publicado
Livro
  1. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa Cristina Vicente; Susana Colaço; Gouveia, Valter. Sensibilizar para o Desperdício Alimentar - Guião do Professor. ed. 1. Santarém: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. 2015.
    Publicado
  2. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Gouveia, Valter. Sensibilizar para o desperdício alimentar : guião do professor. Escola Superior de Educação de Santarém. 2015.
Resumo em conferência
  1. Branco, Neusa Cristina Vicente; Martins, Clara; Colaço, Susana. "Inventar problemas matemáticos na educação de infância". Trabalho apresentado em Livro de Resumos do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, 2019.
    Publicado
  2. Branco, Neusa. "Uma abordagem exploratória no desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de educadores e professores de primeiros anos". Trabalho apresentado em Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares., Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, João Pedro. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/14 Participação no Painel Investigações em Educação Matemática: O que foi possível durante a pandemia? Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, SBEM, SEIEM
2020/01 Sensibilizar para a sustentabilidade: uma experiência sobre a política dos 3R com estudantes com dificuldades intelectuais na Escola Superior de Educação de Santarém XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar”
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10 Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre Educação Ambiental. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho
Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/07 Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto
2019/07 Inventar problemas matemáticos na educação de infância VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old,
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/07 As práticas dos alunos e as aprendizagens essenciais no 1.º e no 2.º CEB ProfMat2019
Associação de Professores de Mateática (Castelo Branco, Portugal)
2019/05 Representações na resolução de problemas de otimização no ensino básico IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2019/03 Investigar as pegadas dos animais: Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciência 2019
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2019/02 Ambientes educativos inovadores na formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Santarém XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11 Representar retângulos com um robot XXI Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos"
Associação de Professores de Matemática e Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Análise de erros comentidos pelos alunos com números racionais no 6.º ano IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11 Constributos da Coavaliação entre pares na resolução de problemas IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Interdisciplinarity and ICT integration projects in initial teacher education ICALE'18 International Conference on Active Learing and Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2018 Projeto de Integração das TIC na formação inicial de educadores e professores; Relato de uma experiência pela voz dos estudantes II Encontro A formação de educador@s e professor 2s na UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017 Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)
2017 Educação e Desenvolvimento: do compromisso local à cidadania global INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021 Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemática
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idades
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 Práticas Educativas no Ensino Integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educaciuonal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2020 Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Coorientador
Mestrado em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Gestão, gamificação e tecnologia: Estudo sob a perspectiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2019 O orientador de ensino e aprendizagem na educação a distância
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 A prática do educador de infância na dinamização de jogos no domínio da Matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2018 Utilização do material maipulável como facilitador das aprendizagen matemáticas no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano." Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: Análise de uma Intervenção" Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais" Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da Matemática no contexto do 2º Ciclo" Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em Matemática Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Utilização de materiais manipuláveis no 1º e no 2º ciclos: um estudo exploratório Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 A motivação na aprendizagem da Matemática no pré-escolar e no 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "A motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
Orientador
2015 - 2015 A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º ciclo - Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre
Orientador
2014 - 2014 O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis
Orientador
2014 - 2014 O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria
Orientador
2014 - 2014 "A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis". Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche
Orientador
2013 - 2013 Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
Coorientador
2013 - 2013 "O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche". Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Promoção do pensamento crítico para o trabalho sobre género e cidadania na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
2012 - 2012 O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - Atual 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2017/07/04)
2016 - Atual Encontro SLiA, Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: Olhares da investigação e realidades das escolas (2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - Atual XIX Encontro Nacional “A Matemática nos primeiros anos" (2016/11/04 - 2016/11/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/11 - 2019/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Lisboa (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/03 - 2019/03 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2019 Este evento científico surgiu do trabalho que a equipa de docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais tem vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math e de outras iniciativas didáticas que visam a inovação no ensino dessas áreas. (2019/03/15 - 2019/03/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/11 - 2018/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Braga (2018/11/09 - 2018/11/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2017/11 - 2017/11 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XX Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, Castelo Branco (2017/11/03 - 2017/11/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2013 A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XVI Encontro Nacional de Professores
Encontro (Outra)
2010 - 2010 6.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Concurso (Outra)
Ciência Viva, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01/20 Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de Futuros Professores no Ensino dos Números Racionais
Arguente principal
Nádia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 O uso da arte para promover aprendizagens significativas em geometria
Arguente principal
Catarina Fernandes Barata (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/01/13 Tarefas na sala de aula: Práticas letivas de professores do 3.º ano com representações matemáticas.
Arguente
Isabel Velez (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 Contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática
Arguente
Elena Vrabie (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Arguente
Natália Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/03/28 A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Arguente
Cristina Maria da Silva Morais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/05/28 Análise às tomadas de decisão dos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico na resolução de tarefas que envolvam padrões de repetição.
Arguente
Jéssica Ramos Carrilho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A presença da Matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
Rogério Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 As potencialidade de recurso a diferentes materiais didáticos e tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemática
Arguente principal
Ana Raquel Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 A integração da Expressão Plástica e da Geometria e Medida no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Isabel Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Interacções

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual APEduC Associação Nacional de Educação em Ciências
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2001 - Atual Associação de Professores de Matemática
Distinções

Outra distinção

2014 Prémio Instituto de Educação / Caixa Geral de Depósitos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal