???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana maria Garcia Nolasco da Silva

Nomes de citação

  • Nolasco, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
D21B-5FAB-F17A
ORCID iD
0000-0002-8139-1706
Formação
Grau Classificação
2016/09/01 - 2022/11/16
Concluído
Design (Pós-doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
2006/01/10 - 2011/02/16
Concluído
Estética e Filosofia da Arte (Mestrado)
Especialização em Arte em Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
"Transgressões do Belo. Invenções do Feio na arte contemporânea portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e louvor
2000/10/01 - 2005/05/13
Concluído
Estética e Filosofia da Arte (Mestrado)
Especialização em Teoria da Pintura
Universidade de Lisboa, Portugal
"A ironia e o grotesco na obra de Paula Rego" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1991/01/10 - 1998/02/19
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa, Portugal
15
1986/09/01 - 1987/07/10
Frequentou
Curso de desenho (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Desenho
Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual, Portugal
1986/09/01 - 1987/07/04
Frequentou
Curso de Pintura (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Pintura
Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/15 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2011/09/27 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/10/10 - 2013/08/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2011/01/01 - 2011/07/16 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
2010/10/01 - 2010/12/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/01/01 - 2013/12/31 FilArqPais
PTDC/FIL/100565/2008), 2010-2013
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2007/01/01 - 2010/12/31 Filosofia e a paisagem
PTDC/FIL/100564/2007
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nolasco, Ana. "As práticas colaborativas de arte e design e a criatividade social". Portalegre, 2022.
    Publicado
  2. Nolasco, Ana. "Memory and Innovation in the Art on the Arquipelagos of São Tomé and Principe and Cape Verde". Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Nolasco, Ana. "The imaginary of insular landscapes: some reflections from the work of Rui Melo". Funchal, 2017.
  4. Silva, Ana. "Hand to Hand: Design for sustainable Living". Trabalho apresentado em Senses & Sensibility: Design Beyond Borders and its affiliated conference Rhizomes, funchal, 2017.
    Publicado
  5. Nolasco, Ana. "Memória pós-cinemática na obra de César Schofield Cardoso". Mainz, 2017.
    Publicado
  6. Nolasco, Ana; Bárrios, Jorge. "O hibridismo, a dramatização e o gesto pictórico nos arquipélagos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde". Buenos Aires, 2016.
  7. Nolasco, Ana. "Artesanato e feminismo no Atlântico lusófono pós-colonial". 2016.
    Publicado
  8. Silva, Ana. "Experiência Estética na Arte e no Design; casos de estudo". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação, 2016.
    Publicado
  9. Nolasco, Ana. "Perspetivas insulares atlânticas: arte, artesanato, design e feminismo". Sevilha, 2016.
    Publicado
  10. Silva, Ana. "O hibridismo e a visualidade háptica: estudos de caso na Madeira e nos Açores". Trabalho apresentado em 4ª Conferência Internacional em ilustração e animação, 2016.
    Publicado
  11. ". O hibridismo e a visualidade háptica: estudos de caso na Madeira e nos Açores". 2016.
  12. Nolasco, Ana. "Mapeamentos das sinergias entre culturas e arte no contexto das migrações contemporâneas: casos de estudo". Covilhã, 2015.
    Publicado
  13. Silva, Ana. "Designing Ideas: a project in social design within an educational framework". 2015.
  14. Silva, Ana. "Pintura e Cinema: Intervisualidades e Interdisciplinaridade no processo criativo em contexto de educação artística". 2015.
  15. Nolasco, Ana. "Imagem versus palavra: a arte no reverso do código". Braga, 2014.
    Publicado
  16. Silva, Ana. "Encontros imprevistos: a ironia no processo criativo de Eduardo Nery". Trabalho apresentado em Creative Processes in Art, lisboa, 2014.
  17. Nolasco, Ana. "L´esthétique du laid: La philosophie de vie nietzschéennne et l´expressionisme". Atenas, 2013.
    Publicado
  18. Silva, Ana. "For a New Concept of Nature in the XXI Century: Eco-Feminism, art and cultural politics". Trabalho apresentado em Environment, Aesthetics, and the Arts, salisbury, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Nolasco, Ana. "The significant object: craft, memory and the construction of a local identity; The artistic imaginary of Madeira Island embroidery". Craft Research (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  2. nolac. "Art and Design Practices for Holistic Sustainability: the Insular Snow Project". The International Journal of Design in Society Design Principles & Practices Research Network (2024):
    No prelo
  3. Nolasco, Ana. "The Politics of Attention in the Paintings of René Tavares". Journal of Contemporary Painting (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  4. Ana Nolasco. "Especulações artísticas no Antropoceno". digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes (2023): https://doi.org/10.14195/2182-844X_9_11.
    10.14195/2182-844X_9_11
  5. ana nolasco; César Schofield Cardoso. "ECOSSISTEMAS ESTÉTICOS: REIMAGINAR O ALIMENTO". Digitar (2023): https://impactum-journals.uc.pt/digitar/article/view/13896.
    DOI: https://doi.org/10.14195/2182-844X_9_15
  6. Nolasco, Ana. "Dialogues with the Carnivalesque ¬– Decolonial Artistic Practices in the Lusophone Black World". Nka: Journal of Contemporary African Art 2024 54 (2023): 35-49.
    Acesso aberto • No prelo
  7. Kátia Sá; Jorge Bárrios. "Critical Thinking Development Gender Issues in the Context of Arts Training in Higher Education". Convergências (2023):
    https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.177
  8. ana nolasco. "Diasporic Bodies: The Video Art of Irineu Destourelles". Nka: Journal of Contemporary Art (2023):
    https://doi.org/10.1215/10757163-10435022
  9. Da silva, Ana; Bárrios, Jorge; Sá, Kátia. "Desenvolvimento do Pensamento Crítico". Convergences - Journal of Research and Arts Education 16 31 (2023): 85-96. http://dx.doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.177.
    10.53681/c1514225187514391s.31.177
  10. Nolasco, Ana. "Cape Verdean Tapestry and the Artistic Renewal of a Nation: Don´t Let the Weaving Die". The Journal of Modern Craft 16 1 (2023): 27-44. http://dx.doi.org/10.1080/17496772.2023.2216999.
    10.1080/17496772.2023.2216999
  11. Ana Nolasco. "The Poetics of Sensational Forms". Religion and the Arts (2022): https://doi.org/10.1163/15685292-02603003.
    10.1163/15685292-02603003
  12. Nolasco, Ana. "Crafting political gestures of locality: The transposition of artisanal traditions in the artwork of Catarina Branco". Craft Research 13 1 (2022): 35-58. http://dx.doi.org/10.1386/crre_00065_1.
    10.1386/crre_00065_1
  13. Silva, Ana. "Creative Practices and Social Imaginaries: the 8th São Tomé and Príncipe Biennial of Arts and Culture". 17 (2021): http://field-journal.com/issue-17/creative-practices-and-social-imaginaries-the-8th-sao-tome-and-principe-biennial-of-arts-and-culture.
  14. Nolasco, Ana. "Gazes from the South: The Tchiloli and the Work of René Tavares". African Arts 53 3 (2020): 44-57. http://dx.doi.org/10.1162/afar_a_00537.
    10.1162/afar_a_00537
  15. Nolasco, Ana. "Between the Lines: The Innovation of Embroidery and Lace Through Art and Design in the Azores". The Journal of Modern Craft (2019): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/17496772.2019.1620426.
    10.1080/17496772.2019.1620426
  16. Nolasco, Ana. "Islandscapes of the Azores and Madeira in the Art of Nuno Henrique, Maria José Cavaco and Rui Melo". Shima: The International Journal of Research into Island Cultures (2019): http://dx.doi.org/10.21463/shima.13.1.08.
    10.21463/shima.13.1.08
  17. Nolasco, Ana. "Postproduction, Archive, and Memory in the Work of César Schofield Cardoso". Nka Journal of Contemporary African Art (2019): 94-107.
    10.1215/10757163-7547478
  18. Nolasco, Ana. "Designing national identity through cloth: pánu di téra of Cape Verde". Island Studies Journal 13 2 (2018): 9-24. http://dx.doi.org/10.24043/isj.65.
    Publicado • 10.24043/isj.65
  19. Silva, Ana. "Da representação à experiência - Um percurso pela paisagem na obra de João Queiroz". Croma, Estudos Artísticos (2016):
  20. Nolasco, Ana. "A forma, a arte e o design em contexto educativo". Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes 15 (2015): 1-4. http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=247..
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, Ana. "Entrevista com Irineu Destourelles – ‘Verifebura: Prática Colonial e Consciência Pós-colonial’", 2016, http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/entrevista-com-irineu-destourelles-0.
  2. Silva, Ana. "O Devir-cabo verde: a arte como renovadora da utopia e da identidade; César Schofield Cardoso, Repúblika, 2014", BUALA, 2015, : http://www.buala.org/pt/vou-la-visitar/o-devir-cabo-verde-republika-2014-de-cesar-schofield-cardoso-e-a-arte-como-renovadora.
  3. Silva, Ana. "An Approach of the paintings of Goya and Mane: Goya´s 3th May of 1808 (1814), and Manet´s The Execution of the Imperor Maximilian (1868-69)", 2015
  4. Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da. "Processos criativos: a importância do olhar", Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos , 2013, http://hdl.handle.net/10400.21/3103.
  5. Silva, Ana. "O Grotesco como figura do novo existencialismo em Paula Rego", Revista de Teorias e Ciências da Arte, 2005
Capítulo de livro
  1. Nolasco, Ana. "Transits - the Island". In The Island, 25-38. Lisboa, Portugal: Hangar Books, 2023.
    Publicado
  2. Nolasco, Ana. "Freedom in one´s eyes The Pathway of the Stars". In No Longer with the memory but with its Future, 24-39. Lisboa, Portugal: Hnagar Books, 2022.
    Publicado
  3. Nolasco, Ana. "Oficina da Cor, espaço de experimentação: as possibilidades criativas do branco". 117-122. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  4. Nolasco, Ana. "Dialogical Art: Cartographies of Memory and Affection in the Work of César Schofield Cardoso". In Atlantica: Contemporary Art from Guinea-Bissau , São Tomé, and Cape Verde, 67-73. Lisboa, Portugal, 2021.
    Publicado
  5. Silva, Ana. "O gesto político em germe: arte, artesanato, design e feminismo -perspetivas insulares atlânticas". In Estética, arte y política, 205-228. valencia, Espanha: Universitat de València, 2020.
    Publicado
  6. Silva, Ana. "Creating Kinship Together - Collaborative practises in Art and Design". 151-179. Tübingen, Alemanha: Universität Tübingen, 2020.
    No prelo
  7. Nolasco, Ana. "A poética do fragmento". In Thiloli, 10-15. Lisboa, Portugal: René Tavares, 2020.
    Publicado
  8. Silva, Ana. "A apropriação de formas de artesanato ligada à religiosidade popular na obra de catarina branco". 175-190. Velas, S. Jorge, Portugal: CHAM, Universidade dos Açores, 2019.
    Publicado
  9. Nolasco, Ana. "Social Art Echoes of Machim". In Advances in Social and Occupational Ergonomics, 69-79. Washington D. C., Estados Unidos: Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20145-6_7
  10. Silva, Ana. "Imagem versus palavra: a arte no reverso do código". 615-632. braga, Portugal: Aletheia, 2018.
    Publicado
  11. Silva, Ana. "Artificial Paradises". In Mónica de Miranda. Geography of Affections. 2012-2016, 103-111. Lisboa, Portugal, 2017.
    Publicado
  12. Silva, Ana. "Art, Mythology and Cyborgs". In The Human Functions, 104-11. Craiova, Roménia: Institute of Philosophy and Sociology of the Polish Academy of Sciences, 2015.
    Publicado
  13. Nolasco, Ana. "Artificial Paradises". In Mónica de Miranda. Geography of Affections, 103-111. Lisboa, Portugal: Hangar Books, 2015.
    Publicado
  14. Nolasco, Ana. "Art across culture: Diaspora and mobility in the work of Mónica de Miranda". In Human being: the problem of unity in diversity of the modern, 111-118. Chelyabinsk, Rússia: Cícero, 2015.
    Publicado
  15. "Art, Mythology and Cyborgs". Roménia, 2015.
  16. Silva, Ana. "Representações da morte na arte: a emergência de um novo imaginário?". 585-593. braga, Portugal: Aletheia, 2014.
    Publicado
  17. Silva, Ana. "A transgressão , a dissonância e a contaminação: Fonte Santa, Gonçalo Pena e Alexandre Estrela". In O feio para além do belo, 201-214. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.
    Publicado
  18. Silva, Ana. "A ironia e o grotesco na obra de Paula Rego". 144-148. porto, Portugal: Público/Serralves, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, Ana. Senses & Sensibility'17: Design Beyond Borders and Rhizomes. Proceedings book of the 9th UNIDCOM/IADE Conference. lisboa, Portugal: IADE-U. 2017.
    Publicado
  2. Nolasco, Ana. 9th Senses & Sensibility`17 –Design Behind Borders and Rhizomes affiliated Conference. Lisboa, Portugal: IADE-U. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Silva, Ana. Proceedings of the International Colloquium Creative Processes in Art. Portugal: CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Nolasco, Ana. Creative Processes in Art: Proceedings of the International Colloquium. Lisboa, Portugal: CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 2014.
    Publicado • Editor
  5. Nolasco, Ana; Serrão, Adriana ; Ferreira, Ana Rita. O Feio para além do belo. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. ana nolasco. Arquipélagos Criativos - arte, design e artesanato nas ilhas atlânticas lusófonas. 2022.
  2. Silva, Ana. Transgressions of Beauty. Incursions of the Unbeautiful In contemporary Portuguese Art. 2013.
Recurso online
  1. Silva, Ana. Entrevista à artista Filipa Venâncio. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=528.
  2. Silva, Ana. Entrevista ao artista plástico António Dantas. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=534.
  3. Silva, Ana. Entrevista ao artista César Schofield Cardoso. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=511.
  4. Silva, Ana. Entrevista à designer Inês Ribeiro. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=517#entrevista.
  5. Silva, Ana. Entrevista ao artista Rui Melo. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=186.
  6. Silva, Ana. Entrevista ao artista Carlos Valente. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=461.
  7. Silva, Ana. Entrevista a João Carlos Silva, diretor da VIII bienal de São Tomé. 2020. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=543.
  8. Silva, Ana. Entrevista a Daniela Lopes. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=160.
  9. Silva, Ana. Entrevista a Sara Silva. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=271.
  10. Silva, Ana. Entrevista a Joana Dias. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=116.
  11. Silva, Ana. Entrevista ao João Paulo Pereira da Casa de Bordados dos Açores João Pereira & Filhos, lda. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=278.
  12. Silva, Ana. Entrevista a Lurdes Lindo. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=284.
  13. Silva, Ana. Entrevista a Nuno Prazeres. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=170.
  14. Silva, Ana. Entrevista a Olavo Amado. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=179.
  15. Silva, Ana. "A arte como instrumento de inquietação": Conversa com René Tavares. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=141.
  16. Silva, Ana. Entrevista a Rui Melo. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=186.
  17. Silva, Ana. Entrevista a Maria José Cavaco. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=289.
  18. Silva, Ana. Entrevista a Irineu Destourelles. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=296.
  19. Silva, Ana. Entrevista a Fátima Almeida. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=31.
  20. Silva, Ana. Entrevista a Geane Castro. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=65.
  21. Silva, Ana. Entrevista a Eneias Rodrigues. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=89.
  22. Silva, Ana. Entrevista a Marta Morgado e Patrícia Anahory sobre a Born: África. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=100.
  23. Silva, Ana. Entrevista a Marta Morgado e Patrícia Anahory sobre a Krobo Jewelery. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=100.
  24. Silva, Ana. Entrevista a Marta Morgado e Patrícia Anahory sobre a Krobo Jewelery. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=104.
  25. Silva, Ana. Entrevista a Demilson Sousa. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=312.
  26. Silva, Ana. Entrevista a Júlia Garcia. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=317.
  27. Silva, Ana. Entrevista a Nini Andrade. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=324.
  28. Silva, Ana. Entrevista à designer de moda Patrícia Pinto. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=426.
  29. Silva, Ana. Entrevista a Rosilda Furtado. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=74.
  30. Silva, Ana. Entrevista a Felisberto Manuel. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=95.
  31. Silva, Ana. Entrevista a Pascoalina Borges. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=110.
  32. Silva, Ana. Entrevista com o oleiro João Carroça. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=445.
  33. Silva, Ana. Entrevista ao artesão José António Nunes. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=449.
  34. Silva, Ana. Entrevista ao violeiro Carlos Jorge Rodrigues. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=453.
  35. Silva, Ana. Entrevista à artesã Maria Paixão. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=465.
  36. Silva, Ana. Entrevista a Tivo Raul. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=79.
  37. Silva, Ana. Entrevista a Zémé. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=84.
  38. Silva, Ana. Entrevista a Abraão Vicente. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=307.
  39. Silva, Ana. Entrevista a Tchalé Figueira. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=398.
  40. Silva, Ana. Entrevista a Sofia de Medeiros. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=432.
  41. Silva, Ana. Entrevista à artista plástica Carla Cabral. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=457.
  42. Silva, Ana. Entrevista ao artista Carlos Valente. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=461.
  43. Silva, Ana. Rabelarte. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=470.
  44. Silva, Ana. Comunidade dos Rabelados. 2019. http://arquipelagoscriativos.unidcom-iade.pt/?page_id=475.
Resumo em conferência
  1. Silva, Ana. "The imaginary of insular landscapes". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional Insula III – Para Além de Natureza/Artifício, funchal, 2017.
    Publicado
  2. Silva, Ana. "Memória pós-cinemática na obra de César Schofield Cardoso". Trabalho apresentado em 12º Congresso Alemão de Lusitanistas, Mainz, 2017.
    Publicado
  3. MANTOVANI, ANA MARGÔ. "O hibridismo, a dramatização e o gesto pictórico nos arquipélagos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde". Trabalho apresentado em III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial, Buenos Aires, 2016.
    Publicado • 10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00339
  4. Silva, Ana. "Artesanato e feminismo no Atlântico lusófono pós-colonial". Trabalho apresentado em III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial, Buenos Aires, 2016.
    Publicado
  5. Silva, Ana. "Perspetivas insulares atlânticas: arte, artesanato, design e feminismo.". Trabalho apresentado em III Iberian Meeting on Aesthetics ‘Political Aesthetics, Aesthetic Politics, Sevilha, 2016.
    Publicado
  6. Silva, Ana. "Imagem versus palavra: a arte no reverso do código". Trabalho apresentado em Programa & Resumos Congresso Internacional Verba Volant? Oralidade, escrita e memória, braga, 2014.
    Publicado
  7. Silva, Ana. "L´esthétique du laid: La philosophie de vie nietzschéennne et l´expressionisme". Trabalho apresentado em XXIII World Philosophy Congress, Atenas, 2013.
    Publicado
Website
  1. Silva, Ana. Art across culture: Diaspora and mobility in the work of Mónica Miranda. 2015.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Nolasco, Ana. Desenhos a pastel. 2005.
  2. Desenhos a pastel. 2004.
  3. Pintura. 2000.
  4. Um Retrato Para Fernando Pessoa. 1999.
  5. Pintura. 1999.
  6. Pintura. 1998.
  7. Pintura, S/Título, Exposição Colectiva de Finalistas de Pintura da F.B.A.U.L.. 1997.
  8. Pintura, S/Título. 1997.
  9. Pintura, S/Título. 1993.
  10. Pintura, S/Título. 1993.
  11. Pintura, S/Título. 1991.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/07 The Carnavalesque as a Decolonial Artistic Practice in Portuguese-Speaking Countries
Cork university (Cork, Irlanda)
2023/09/06 Mapping Diaspora through Contemporary Art in the Portuguese-Speaking World
Cork niversity (Cork, Irlanda)
2023/09/01 Decolonialidade, ecofeminismo e práticas artísticas contemporâneas; o cuidado da Terra
Universidade Federal do Oeste do Pará (Santarém, Brasil)
2023/03/31 Holistic Design and the Aesthetics of Relationship
Escola Superior de Educação, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09/07 A Imagem Cinemática e a Paisagem na Obra de Mónica de Miranda Antropocénica
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2022/06/22 As práticas colaborativas de arte e design e a criatividade social
Instituto Politécnico de Portalege (Portalegre, Portugal)
2022/02/10 O desenvolvimento de pensamento crítico sobre questões de género no contexto da formação em artes no ensino superior IV Congresso Internacional Educação, Justiça e Direitos humanos num mundo em transformação
Faculdade de Filosofia, Braga
2021/09/03 A Máscara e o Outro - Projeto Transdisciplinar entre Escultura, Multimédia e Teoria da Arte
Universidade de Madeira (Funchal, Portugal)
2019/07/27 Social Art - Echoes of Machim
Universidade de Washington D.C. (Washington D.C., Estados Unidos)
2019/07/18 Memory and Innovation in the Art on the Arquipelagos of São Tomé and Principe and Cape Verde
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/08 Collaborative practices in art and design as agents of kinship creation
Universidade de Tübigen (Tübigeb, Alemanha)
2018/10/24 A apropriação de formas de artesanato ligadas à religiosidade popular na obra de Catarina Branco
universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018/07/15 Artist Talk with César Schofield Cardoso, Ana Nolasco & Maria do Carmo Piçarra
Hangar, Centro de Investigação Artística (Lisboa, Portugal)
2017/11/09 The imaginary of insular landscapes: some reflections from the work of Rui Melo
Universidade de Madeira (Funchal, Portugal)
2017/10/25 Hand to Hand: Design for sustainable Living
IADE, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/09/14 Memória pós-cinemática na obra de César Schofield Cardoso
Universidade Johannes Gutenberg Mogúncia (Mainz, Alemanha)
2016/12/15 O hibridismo, a dramatização e o gesto pictórico nos arquipélagos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde
Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2016/12/12 Artesanato e feminismo no Atlântico lusófono pós-colonial
Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2016/10/07 Perspetivas insulares atlânticas: arte, artesanato, design e feminismo Encuentro Ibérico de Estética: Estéticas políticas, políticas estéticas
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2016/06/10 A carne do visual: o hibridismo e visualidade háptica; estudos de caso na Madeira e nos Açores
Instituo Politécnico de Barcelos (Lisboa, Portugal)
2016/03/21 Da representação à experiência – Um percurso pela paisagem na obra de João Queiroz
Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
2015/11/27 Experiência Estética na Arte e no Design; casos de estudo
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/25 Criatividade e educação Dia da Cultura Científica
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2015/10/27 Mapeamentos das sinergias entre culturas e arte no contexto das migrações contemporâneas: casos de estudo
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2015/07/25 Pintura e Cinema: Intervisualidades e Interdisciplinaridade no processo criativo em contexto de educação artística
Avanca (Avanca, Portugal)
2015/01/28 Sobre O Ciclo da Virgem
Museu Casa das Histórias Paula Rego (Cascais, Portugal)
2014/11/14 Imagem versus palavra: a arte no reverso do código
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2014/07/07 Art, Mythology and Cyborgs
Universidade de Craiova (Craiova, Roménia)
2013/09/12 Encontros imprevistos: a ironia no processo criativo de Eduardo Nery Colóquio Internacional Processos Criativos
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/08/08 L´esthétique du laid: La philosophie de vie nietzschéennne et l´expressionisme
University of Athens (Atenas, Grécia)
2012/10/26 Representações da morte na arte: a emergência de um novo imaginário?
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2011/10/29 Sobre S/título, in Museu Casa das Histórias Paula Rego
Museu Casa das Histórias Paula Rego (Cascais, Portugal)
2011/03/18 A transgressão, a dissonância e a contaminação: Fonte Santa, Gonçalo Pena e Alexandre Estrela
Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
2010/06/17 Art in Time
Sorbonne (Paris, França)
2010/06/04 For a New concept of Nature in the 21st Century: Eco-feminism, art and cultural politics
Universidade de Lahti (Lahti, Finlândia)
2009/12/05 Rituais de passagem – Celestina´s House e o grotesco carnavalesco
Museu Casa das Histórias Paula Rego (Cascais, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07/01 - Atual A Literacia Visual na Comunidade
Orientador
Mestrado em Educação Artística (Mestrado)
2012/05/05 - 2013/07/05 A Educação Artística e o desenvolvimento da Criatividade e Autonomia dos alunos de um Curso Profissional
Coorientador
2012/05/03 - 2013/06/04 Fanzine de Banda Desenhada e Literacia Visual no 3º Ciclo de uma escola TEIP
Orientador
2012/05/07 - 2013/05/29 Narrativas Multimodais
Orientador
2011/09/01 - 2012/06/30 A obra de arte na interface do processo criativo e do processo tecnológico
Orientador
2011/09/02 - 2012/06/08 A reutilização de objetos fora de uso como recurso educativo
Orientador
2010/09/01 - 2011/06/29 Cultura visual – Meios persuasivos na publicidade
Orientador
2010/09/01 - 2011/06/25 A valorização da produção artesanal
Orientador
2010/09/01 - 2011/06/17 A Experiência Artística: fruir e criar como estratégias de alargamento do conceito de arte
Orientador
2010/09/01 - 2011/06/17 O audiovisual: uma ferramenta. Estratégias de motivação em contexto educativo
Orientador
2010/09/01 - 2011/06/09 A obra de arte em evt um recurso educativo para a expressão plastica tridimensional
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01/01 - 2019/11/29 Conferência Senses & Sensibility Lost in (G)localization (2019/11/27 - 2019/11/29)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/01/01 - 2018/06/11 Seminário Internacional Multiculturalism, Nationalism and Citizenship in Transnational Europe (2018/11/06 - 2018/11/06)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016/11/01 - 2017/10/27 Conferência Senses & Sensibility Design Beyond Borders (2017/10/24 - 2017/10/27)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Europeia, Portugal
2016/09/10 - 2017/10/25 Conferência Internacional Rizomas (2017/10/24 - 2017/10/25)
Conferência (Outra)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017/01/01 - 2017/05/23 4.ª edição da Conferência Doutoral em Design DDC17 (2017/05/21 - 2017/05/23)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2012/11/01 - 2013/09/13 Conferência Internacional Processos Criativos (2013/09/12 - 2013/09/13)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010/01/01 - 2011/10/07 Conferência Internacional Paisagens em transição (2011/10/07 - 2011/10/07) Universidade de Lisboa, Portugal
2010/01/01 - 2011/03/18 Seminário Internacional de Estética e Teorias da Arte (2011/03/17 - 2011/03/18)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/04/18 - 2018/04/18 Mesa redonda: Os Museus no Cinema
Mesa-redonda
Universidade da Madeira, Portugal
2015/05/27 - 2015/05/27 A memória e a identidade cultural na obra de César Schofield Cardoso
Mesa-redonda
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/17 Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento Crafts Design for Entrepreneurship, Social Innovation and Sustainability
Arguente
Dalia Sendra Rodriguez (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/06/12 Linhas estranhas- os limites fronteiriços entre os territórios e o corpo
Arguente principal
Renata Torralba Horta (Mestrado)
2022/07/04 Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento CraftsDesign for Entrepreneurship, Social Innovation and Sustainability
Arguente
Dalia Sendra Rodriguez (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021/07/16 Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento CraftsDesign for Entrepreneurship, Social Innovation and Sustainability
Arguente
Dalia Sendra Rodriguez (Doutoramento)
2014/06/13 A Educação Tecnológica como disciplina de opção de escola e os novos desafios do professor no ano de transição
Arguente
Joana Nunes (Mestrado)
2013/06/01 Estratégias de desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas
Arguente principal
Raquel Alexandra Tavares Junqueira (Mestrado)
2013/05/19 Pintar a música: da fruição musical à criação plástica
Arguente
Mari Néli Delgada Raimundo (Mestrado)
2013/03/24 Mandalas ou o Círculo Mágico – Uma Abordagem em Contexto Educativo
Arguente principal
Maria Daniela Pereira de Sousa (Mestrado)
2013/03/16 A experiência estética no ensino das artes
Arguente principal
Lisete Dias (Mestrado)
2012/05/07 Projeto Comparangoleiros
Arguente
Susana Justino (Mestrado)
2012/05/07 A arte como meio de intervenção social em contexto educativo
Arguente
Telma Dinis (Mestrado)
2012/05/04 Modelo High/Scope – Aprendizagem ativa no terceiro ciclo
Arguente principal
Carina Vanessa Fernandes Patrício (Mestrado)
2011/06/23 A geometria na arte para o desenvolvimento da literacia das artes
Arguente principal
Dulce Martins (Mestrado)
2011/06/18 A Land Art como recurso pedagógico
Arguente principal
Isabel Jesus Basilio Lucas (Mestrado)
2011/06/15 A imagem: Um ponto de partida
Arguente principal
João Mendes (Mestrado)
2011/06/06 As narrativas visuais como contributo para o desenvolvimento da sensibilidade estética
Arguente principal
Elisabete Madureira (Mestrado)
2011/05/05 O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da motricidade fina
Arguente principal
Sara Pólvora (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03/01 - Atual Antropocénica I Gukbenkian, Lisboa
2023/03/01 - 2023/12/01 Senses & Sensibility 23, Design and Complexity Málaga-Lisboa
2019/01/01 - 2019/11/29 Funchal, Madeira
2018/09/01 - 2019/05/24 IADE, Lisboa
2017/11/01 - 2018/10/26 Madeira e Porto Santo
2016/11/01 - 2017/11/27 Funchal, Madeira
2016/11/01 - 2017/11/25 Rizomas Funchal, Madeira
2017/01/01 - 2017/06/23 IADE, Lisboa
2015/01/01 - 2015/11/28 Escola Superior de Educação, Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/01/01 - Atual Revista Portuguesa de Humanidades Axioma
2016/03/01 - 2016/10/01 Sensos (2128-5127) Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2014/01/01 - 2014/12/31 Imaginar
2013/03/01 - 2014/05/01 Do Reino das Sombras: Figurações da Morte (978-972-697-220-4) Aletheia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/09/15 - Atual comissão de acompanhamento da DGartes de projetos artísticos do Alentejo
Membro
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2020/02/03 - Atual Comissão editorial da revista DISCERN - The International Journal of Design for Social Change, Sustainable Innovation and, Entrepreneurship
Membro
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Distinções

Prémio

1991 2.º Prémio na modalidade de Gravura