???global.info.a_carregar???
(English version below) Ana Isabel Soares concluiu o Doutoramento em Teoria da Literatura em 2003 no Programa em Teoria da Literatura (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É Mestre no mesmo Programa em Teoria da Literatura desde 1996 e concluíra a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 1993 na FLUL. É Professora Associada na Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, onde leciona desde 1996 e é vice-diretora do Departamento de Artes e Humanidades, e Investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UAlg). Publicou vários artigos em revistas especializadas, assim como capítulos de livros. Orienta teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Orientou trabalhos de conclusão de curso de licenciatura. Atua na área das Humanidades. Nas suas atividades profissionais, interagiu com colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema; Cinema português; Hans Gumbrecht; Photographer-narrator; Salvador; Urban-narratives; Jacques Rancière; Tendências; 2000-2010; João Dias; Sofia Trincão; Pedro Sena Nunes; Entrevista; Documentarismo português; Kalevala; Literatura Infanto-Juvenil; Teoria da Literatura; Literatura Inglesa; História Literária; Educação; Literacia Fílmica. Ana Isabel Soares completed her PhD in Literary Theory in 2003 in the Program in Theory of Literature (Faculty of Arts, University of Lisbon). She has a MA in the same Program in Theory of Literature (1996) and a Degree in Modern Languages and Literatures, Portuguese and English Studies (1993), also from the Faculty of Arts, University of Lisbon. She is an Associate Professor with Tenure at the University of Algarve (Gambelas), where she has taught since 1996, and Researcher at the Center for Research in Arts and Communication (UAlg). She published several articles in specialized publications, as well as book chapters. She supervised doctoral theses and MA dissertations, and Bachelor course's works. She works in the area of Humanities. In her professional activities, she interacted with collaborators in co-authoring scientific works. In her Ciencia Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Cinema; Portuguese cinema; Hans Gumbrecht; Photographer-narrator; Salvador; Urban-narratives; Jacques Rancière; Tendencies; 2000-2010; João Dias; Sofia Trincão; Pedro Sena Nunes; Interview; Portuguese documentarism; Kalevala; Children and Youth Literature; Theory of Literature; English literature; Literary history; Education; Film Literacy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Soares
Data de nascimento
1970/10/29

Nomes de citação

  • Soares, Ana Isabel
  • Soares, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
D210-8245-81AB
ORCID iD
0000-0003-2324-8319
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=en&user=F1O4CiAAAAAJ&view_op=list_works&gmla=AJsN-F5Ke7Kg75y9x9oSKdnaA7H20PkWadHRP9O0UHkyv_3gWNZAQbGNdGhmacYY_JoUrDwRusvLO-O3uerhLY93wqBmN-mfnQ
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Ana_Soares72

Endereços de correio eletrónico

  • asoares@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 289800914 Ext.: 7112 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Algarve FCHS. Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Finlandês Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2010
Concluído
Teoria da Literatura (Pós-doutoramento)
Especialização em Documentário português e poesia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
N/A
1998/09 - 2003/12/15
Concluído
Teoria da Literatura (Doutoramento)
Especialização em Teoria da Literatura
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Espaços do Tempo: Considerações acerca da arte e da história da civilização moderna nas obras de David Wojnarowicz e em Passagenwerk de Walter Benjamin" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade (com Distinção e Louvor)
1993/09/20 - 1996/06/07
Concluído
Teoria da Literatura (Mestrado)
Especialização em Teoria da Literatura
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Interpretar a retórica. Intersecções entre estudos literários e estudos jurídicos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1989/10 - 1993/07/27
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/02 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003/12/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1999/09/01 - 2003/12/14 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996/09/01 - 1999/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/12/01 - 2014/12/31 Técnica Superior Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08/03 - 2012/10/26 Adjunta da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/04/04 - Atual Coleção Processos de Criação do CIAC
UIDP/04019/2020 CIAC
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/09/01 - 2023/08/31 SPECULUM: Filmar-se e Ver-se ao Espelho - o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa'
EXPL/ART-CRT/0231/2021
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2022/11 - 2023/05 Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu
UIDP/04019/2020 CIAC
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for Arts and Communication - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4019/2011
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/02/06 - 2012/03/31 Main trends - Principais Tendências do Cinema Português Contemporâneo (1990-2010)
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Soares, Ana Isabel. "Poesia e comunicação num poema de Pasolini e em três ensaios de António Ramos Rosa", Tributo a Luís Guerreiro - Brochura da Newsletter da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, 2020, https://issuu.com/fundacaomanuelviegasguerreiro/docs/cea_tributo_a_luis_guerreiro_2020.
Artigo em conferência
  1. Soares, Ana Isabel; Pereira, Ana Catarina; Cucinotta, Caterina. "Deixa-me Ser Eu: A autorrepresentação e a interpelação em forma de documentário". Trabalho apresentado em II CINEMAGEM Cinema, Vídeo, Brasil, Curitiba, 2022.
    Publicado
  2. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement". Trabalho apresentado em International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Portalegre, 2021.
    Publicado
  3. Soares, Ana Isabel; Cardoso, M Teresa; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572). "PNC e Redes Sociais: Um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social". Trabalho apresentado em 11th Avanca International Conference Cinema – Art, Technology, Communication, Avanca, 2020.
    Publicado
  4. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia?". 2020.
  5. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo; Cardoso, Teresa. "Cinema e Educação: que relação na era da Internet? / Cinema and Education: What Relationship in the Internet Age?". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Design & Digital Communication – Digicom, Barcelos, 2019.
    Publicado
  6. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. "Emotions to Scenes: a génese de um artefacto de média-arte digital". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Digital and Interactive Arts (Artech 2019), Braga, 2019.
    Aceite para publicação
  7. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. "O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso". Trabalho apresentado em XVI Conferência Internacional de Cinema de Viana, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  8. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. "Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema. In III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (III ENJIE). Universidade Lusófona. Lisboa". Trabalho apresentado em III ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Lisboa, 2019.
    Publicado
  9. Tavares, Mirian; Silva, Bruno Mendes da; Soares, Ana Isabel; Boto, Sandra; Costa, Neuza; Vilar, Maria Jesus Botana; Falcão, Paulo; et al. "Colóquio narrativa, média e cognição. Narrativas marginalizadas". 2018.
  10. Soares, Ana Isabel; Costa, Claudia Albuquerque de Lima. "As Visões Fotográficas das Margens de Salvador, Bahia: Experiências Narrativas do Fotógrafo Narrador". Trabalho apresentado em VIII World Congress on Communication and Arts - WCCA’2015, Salvador, BA, 2015.
    Publicado
  11. Costa, Claudia; Soares, Ana Isabel. "As visões fotográficas das margens de Salvador, Bahia: experiências narrativas do fotógrafo-narrador". 2015.
    10.14684/WCCA.8.2015.177-180
  12. Mattos-Parreira, Merja de; Soares, Ana Isabel. "Translating iconicity from Finnish into English: the case of the Kalevala". Trabalho apresentado em Encontro Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, Vila Real, 2004.
    Publicado
  13. Soares, Ana Isabel. "Overlapping history and space". Trabalho apresentado em XXII Encontro Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, Faro, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Soares, Ana Isabel. "Veneza de fugida". Meridional 3 (2023): 52-59.
    Publicado
  2. Sílvia Isabel Venturinha Jermias; Carvalho, Isabel Cristina. "Média-Arte Digital. O Link entre a Escola e a Cidadania Ativa". ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, Nr Esp Alfamed (2023): 30-47. https://doi.org/10.34623/8q68-f521.
    Publicado
  3. Sílvia Isabel Venturinha Jermias; Carvalho, Isabel Cristina; Soares, Ana Isabel. Autor correspondente: Sílvia Isabel Venturinha Jermias. "Média Arte Digital - O Link entre a Escola e a Cidadania Ativa". Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes (2023): 30-47. https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/issue/view/37/7.
    Publicado
  4. Soares, Ana Isabel. "Our Families by Marta Pinto: An Audiovisual Essay on A Portuguese Farewell and Tokyo Story". Journal of Science and Technology of the Arts 15 1 (2023): 82-85. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/13301.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Patrícia Dourado; Ana Clara Santos; Ana Isabel Soares; Mirian Tavares; Cecilia Salles. "Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve". Manuscrítica: Revista de Crítica Genética (2022): https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134.
    10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134
  6. Ana Isabel Soares. "Sobre Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2022): https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.878.
    10.14591/aniki.v9n1.878
  7. Soares, Ana Isabel. "Dom Roberto, Filme-Manifesto?". Arte e Cultura Visual 1 2 (2021): 37-52.
    Publicado
  8. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. "¿Pontos, linhas, planos: ¿Almada, Um Nome de Guerra¿ (1969-1972)¿". "Arte e Cultura Visual" 2 (2021): 57-65. http://hdl.handle.net/10451/50404.
    Publicado
  9. João Pinto; Teresa Cardoso; Ana Isabel Soares. "ZOOM OUT / ZOOM IN ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS DO PLANO NACIONAL DE CINEMA". Revista Ciências Humanas 14 2 (2021): 88-99. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a750.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a750
  10. Caterina Cucinotta; Ana Catarina Pereira; Ana Isabel Soares. "Languidez de Agosto (1984): A Praia de Cesare Pavese (1045) em Jorge Silva Melo". Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía 23 (2021): 349-381. https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366
  11. Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana Isabel. "Languidness of August (1984)". Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía, Universidad de Málaga 23 (2021): 349-381. http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2021.v23i.12366.
    10.24310/fotocinema.2021.v23i.12366
  12. Soares, Ana Isabel. "Sobrepondo cidades". Revista Húmus 11 25 (2021): 105-118. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16627.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Pinto, Joao; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "ZOOM OUT/ZOOM IN ON THE DIGITAL SOCIAL NETWORKS OF THE PORTUGUESE NATIONAL FILM PLAN: A view in pandemic times". Revista de Ciências Humanas (2021): https://publons.com/publon/50440477/.
    10.32813/2179-1120.2121.V14.N2.A750
  14. Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana Isabel. "Languidness of August (1984): Cesare Pavese's The Beach (1945) in Jorge Silva Melo". Fotocinema-Revista Cientifica de Cine Y Fotografia (2021): https://publons.com/publon/50440476/.
    10.24310/FOTOCINEMA.2021.V23I.12366
  15. "Cinema, Education, and the Internet: Which Convergences?". Design for Ergonomics (2021): https://publons.com/publon/52783734/.
    10.1007/978-3-030-49647-0_15
  16. Soares, Ana Isabel. "Isolamento: Cinco tablettes". Arte e Cultura Visual: Revista do Centro de Investigação e de Estudos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa 1 (2020): 103-110.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Soares, Ana Isabel; Bernardes, João Pedro. "Ciclo de palestras Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam. Ruínas Romanas de Milreu, Estoi – Setembro A Dezembro 2020". Boletim de Estudos Clássicos 65 (2020): 181-190. http://dx.doi.org/10.14195/2183-7260_65_11.
    Publicado • 10.14195/2183-7260_65_11
  18. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital?". Revista Investigar em Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação I (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) 11-12 (2020): 95-109. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/193.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana Isabel. "Editorial - Marginalized Narratives". Journal of Science and Technology of the Arts 11 1 (2019): 1-3. http://artes.ucp.pt/citarj/article/view/660.
    Publicado • https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.660
  20. Pacheco, Raquel; Moura, Anabela; Soares, Ana Isabel; Almeida, Carlos. "DocNomads, Ao-Norte e ESE: um projeto de literacia cinematográfica implementado em Viana do Castelo". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17 2 (2019): 182-204. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1354.
    10.7195/ri14.v17i2.1354
  21. Soares, Ana Isabel. ""Uma espécie de natureza - Mistérios, de José Francisco Azevedo (Averno, Lisboa, 2018)"". Cão Celeste 13 (2019): 75-84.
    Publicado
  22. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel; Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572). "Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema". Translocal – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas 4 (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8895.
    Publicado
  23. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Cinema and education: what relationship in the Internet age?". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8978.
  24. Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana Isabel. "Editorial". Journal of Science and Technology of the Arts (2019): https://publons.com/publon/44792938/.
  25. Pinto, Joao; Cardoso, Teresa; Soares, Ana. "Emotions to Scenes Creation of a digital media-art artefact". Proceedings of the International Conference on Digital and Interactive Arts (artech) (2019): https://publons.com/wos-op/publon/60364710/.
    10.1145/3359852.3359867
  26. Soares, Ana Isabel; Coradini, Angela; Galindo, Dolores. "Imagens Espectro de Futuridade no Amplo Presente". Artefilosofia – Revista do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFOP 25 (2018): 103-120. https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1347/1479.
    Publicado
  27. Soares, Ana Isabel. "Faro - Algarve". Forma de Vida 11 (2017): https://formadevida.org/farofdv11.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Escrytos, livro de crónicas de Paulo Pires (editora Arranha-Céus, 2017)". Lugar ao Sul - blogue (2017): http://www.lugaraosul.pt/home/escrytos#.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Soares, Ana Isabel. "Cinema português/cinema literário?". Antes de refletir sobre o carácter adjetival presente no segundo termo do título, sugiro que se pense em como os nomes “literatura” e “cinema” frequentemente integram expressões mediadas por uma conjunção ou por locuções preposicionais: Literatura e Cinema, Cinema na Literatura, O Cinema da Literatura, enfim, a série de possíveis combinações e as adjetivações possíveis que, pela proximidade dos te (2016): http://hdl.handle.net/10400.1/9800.
    10.14591/aniki.v3n1.189
  30. Soares, Ana Isabel. "Tempo e Conceitos em Hans Ulrich Gumbrecht". Forma de Vida - Revista do Programa em Teoria da Literatura 6 (2015): https://formadevida.org/recensoes/55-livros-de-hans-ulrich-gumbrecht.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Soares, Ana Isabel. ""Outw[o]rds/inw[o]rds – Mapping Individual Exiles in Almeida Garrett and David Wojnarowicz"". Portuguese Literary and Cultural Studies - Garrett’s Travels Revisited 21/22 1 (2012): 113-118. https://www.umass.edu/umpress/title/garrett%E2%80%99s-travels-revisited.
    Publicado
  32. Soares, Ana Isabel. "‘A produção é uma área absolutamente criativa’: Entrevista com o diretor Pedro Sena Nunes". Revista Olhar XII 23 (2010): 130-142.
    Publicado
  33. Soares, Ana Isabel. "“Uma Interpretação da retórica – abordagem teórica dos estudos literários e dos estudos jurídicos”". Palavras - Revista da Associação Portuguesa de Professores de Português 14 (1998): 63-75.
Artigo em revista (magazine)
  1. "[Filosofia e Literatura]", Forma de Vida, 2021, https://formadevida.org/aisoaresfdv21.
  2. Soares, Ana Isabel. "Vítor Reia-Baptista", CINEMA - REVISTA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINECLUBES, 2018, https://www.fpcc.pt/revista/cinema_44_opt20181219.pdf.
  3. Soares, Ana Isabel. "“Banho de espuma” [recensão a A Espuma dos Dias, de Boris Vian, tradução de Aníbal Fernandes, Lisboa, ed. frenesi, 1996, 206 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1996
  4. Soares, Ana Isabel. "“O desafio americano” [recensão a A Ocupação Americana, de Pascal Quignard, tradução de Pedro Tamen, Lisboa, ed. Quetzal, 1995]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1996
  5. Soares, Ana Isabel. "“Fogo que arde e que se lê” [recensão a Sinais de Fogo, de Jorge de Sena, Lisboa, ed. Asa, 1995, 539 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1996
  6. Soares, Ana Isabel. "Recensão a As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio, Lisboa, ed. Dom Quixote, 1995", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1996
  7. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Uso de Penumbra, de Fernando Echevarría, Porto, ed. Afrontamento, 1995", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1996
  8. Soares, Ana Isabel. "“Agente Funerário” [recensão a As Sete Pragas do Casamento, de Stig Dagerman, tradução de Miguel Serras Pereira, Lisboa, Relógio d’Água, 1995, 238 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  9. Soares, Ana Isabel. "“Sonhador inveterado” [recensão a Mr. Vertigo, de Paul Auster, tradução de José Lima, Lisboa, Presença, 1995]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  10. Soares, Ana Isabel. "“O Pecado Mora ao Lado” [recensão a Um Amor Puro, de Agustina Izquierdo, tradução de Lurdes Júdice, Lisboa, Edições Asa, 1995, 144 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  11. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Viagem ao País da Manhã, de Herman Hesse, tradução de Mónica Dias, Lisboa, Edições Asa, 1995, 93 pp.", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  12. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Colóquio-Letras, n.º 134 (out-dez, 1994), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  13. Soares, Ana Isabel. "“Faca longa” [recensão a O Pai de Um Assassino, de Alfred Andersch, Lisboa, Afrontamento, 1994]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1995
  14. Soares, Ana Isabel. "“Caso de Polícia” [recensão a O Estranho Caso da Boazona que me Entrou pelo Escritório Adentro, de José Pinto Carneiro, Lisboa, Cotovia, 1994]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  15. Soares, Ana Isabel. "“Doze contos peregrinos” [recensão a 12 Contos Europeus, de AAVV, Lisboa, Quetzal, 1994, 225 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  16. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Moscardino, de Enrico Pea, Lisboa, Hiena, 1994, 72 pp.", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  17. Soares, Ana Isabel. "“Dissculpe a frraca alembrance...” [recensão a Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio, Lisboa, INCM, 1944 (7ª edição, 1994), 350 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  18. Soares, Ana Isabel. "“O preço do amor” [recensão a Amor & Cª, de Julian Barnes, Lisboa, Quetzal, 1994, 259 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  19. Soares, Ana Isabel. "“Devagar se vai ao longe” [recensão a O Concerto dos Flamengos, de Agustina Bessa-Luís, Lisboa, Guimarães Editores, 1994, 338 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  20. Soares, Ana Isabel. "“Mar e Mediterrâneo” [recensão a Breviário Mediterrânico, de Predrag Matvejevitch, Lisboa, Quetzal, 1994, 274 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  21. Soares, Ana Isabel. "“Um Muro de Cal” [recensão a A Cal dos Muros, de António Dacosta, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, 104 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  22. Soares, Ana Isabel. "“Tiras de milho” [recensão a Espigueiros Portugueses, de Jorge Dias, Ernesto Veiga de Oliveira e Fernando Galhano, Lisboa, Dom Quixote, 1994, 252 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  23. Soares, Ana Isabel. "“Prazer e glória” [recensão a A Glória do Pária, de Dominique Fernandez, Lisboa, Bertrand Editores, 1994, 147 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  24. Soares, Ana Isabel. "“Em campanha” [recensão a A Campanha, de Carlos Fuentes, Lisboa, Dom Quixote, 1993, 258 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  25. Soares, Ana Isabel. "“Recensão ao Dicionário Fenício-Português, de Moisés Espírito Santo, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 1993, 290 pp.”", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  26. Soares, Ana Isabel. "“Da Arte de Ensaiar” [recensão a Três Ensaios: do Professorado; da Educação das Crianças; da Arte de Discutir, de Montaigne, Lisboa, Vega, 1993 (2.ª ed.), 140 pp.]", Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  27. Soares, Ana Isabel. "“Recensão a Lisboa 1809 / John Cam Hobhouse, de Francisco José Magalhães, Lisboa, Livros Horizonte, 1993, 291 pp.”", Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  28. Soares, Ana Isabel. ""Recensão a O Mistério de Lisboa – Contos, de AAVV, Lisboa, Relógio d’Água, 1993, 115 pp."", Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  29. Soares, Ana Isabel. ""Recensão a Domingos, Sábados e Outros Dias, de Júlio Machado Vaz, Lisboa, Relógio d’Água, 1993, 258 pp."", Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 1994
  30. Soares, Ana Isabel. ""Recensão ao Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, org. e coord. de Giulia Lanciani e Giuseppe Tavani, Lisboa, Editorial Caminho, 1983, 698 pp."", Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 1993
  31. Soares, Ana Isabel. "“Recensão a Partida de Sofonisba às Seis e Doze da Manhã, de Vasco Graça Moura, Lisboa, Quetzal, 1983, 265 pp.”", Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 1993
Capítulo de livro
  1. Soares, Ana Isabel; Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina. "Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos". In Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade, editado por Mello, Cleverson Molinari; Neto, Pedro Leão da Costa; Coqueiro, Wilma dos Santos, 114-128. Campo Mourão, Brasil: Editora Fecilcam, 2023.
    Publicado
  2. Soares, Ana. "Jacquot de Nantes (1991) Agnès Varda". In Os 100 Melhores Planos do Cinema: 100 autores, 100 planos, editado por Araújo, Nelson, 27-30. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2023.
    Publicado
  3. Pereira, Ana Catarina; Barroso, Eduardo Paz; Nogueira, Patrícia. "SPECULUM - Descripción de un proyecto". In Cine: Femenino del plural. Mujeres y pra´cticas creativas en el a´mbito ibe´rico, editado por Jesus Ramé; Caterina Cucinotta, 159-186. Madrid, Espanha: Editorial Sindéresis, 2023.
    Publicado
  4. Soares, Ana Isabel. "Margarida Gil: Quatro décadas de ficção para cinema". In Realizadoras Portuguesas: Cinema no feminino na era contemporânea, editado por Mariana Liz; Hilary Owen, 81-104. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2023.
    Publicado
  5. Soares, Ana Isabel. "[Nota breve]". In A Admiração pela Admiração: Ensaios para António M. Feijó, editado por João Figueiredo; Miguel Tamen, 350-350. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2023.
    Publicado
  6. Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana Isabel; Barroso, Eduardo Paz; Nogueira, Patrícia. "Speculum: Descrição de um projeto". In Cine: Feminino del Plural, 159-185. Madrid, Espanha: Sindéreis, 2023.
  7. Soares, Ana Isabel. "Lisbon Revisited - Edgar Pêra". In Preces para Afugentar Tempestades, Insectos Malignos, etc., 91-111. Faro, Portugal: Artadentro, 2021.
    Publicado
  8. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, M Teresa. "Cinema, Education, and the Internet: Which Convergences?". In Springer Series in Design and Innovation: Perspectives on Design and Digital Communication - Research, Innovations and Best Practices, editado por Martins, Nuno; Brandão, Daniel; Raposo, Daniel, 227-338. Cham, Suiça: Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-49647-0
  9. Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19". In As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online, 35-67. Lisboa, Portugal: IADE Press, 2021.
    Publicado
  10. Soares, Ana Isabel. "Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil". In Women’s Cinema in Contemporary Portugal, editado por Liz, Mariana; Owen, Hilary, 43-62. New York, Estados Unidos: Bloomsbury Academic, 2020.
    Publicado
  11. Soares, Ana Isabel. "Notas sobre um currículo". In Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano - Ensaios para Mário Jorge Torres, editado por Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José, 415-428. Lisboa, Portugal: RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2020.
    Publicado
  12. Soares, Ana Isabel. "O Apelo do Caos: Pier Paolo Pasolini, António Reis, poesia e cinema". In Procesos intermediales. Cine, literatura, espacio, editado por Paulo Cunha; Filipa Rosário; Fernando González García, 69-94. Madrid, Espanha: Grupo Editorial Sial Pigmalión - LITECOM, 2020.
    Publicado
  13. Soares, Ana Isabel. "Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil". In women's Cinema in Contemporary Portugal. 2020.
  14. Soares, Ana Isabel. "Demasiado humano: A familiaridade do monstro". In O monstruoso na literatura e outras artes, editado por Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Seabra de, 53-67. Lisboa, Portugal: CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  15. Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian. "Notas prévias a um estudo das imagens e da importância das vanguardas artísticas na imprensa algarvia do começo do século XX". In Promontória Monográfica - História do Algarve: Apontamentos para a História das Culturas de Escrita: Da Idade do Ferro à Era Digital, editado por Oliveira, A. Paulo Dias; Palma, Patrícia de Jesus; Santos, Cristina Fé; Duarte, José Gonçalo, 225-233. Faro, Portugal: Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, 2016.
    Publicado
  16. Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian. "City, Photography, and Cinema: The representations of the flâneur in the audiovisual". In Flâneur: New Urban Narratives, editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian; saldanha, josé luís possolo de; Costa, Pedro; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Lamoni, Giulia, 88-91. Lisboa, Portugal: Procur.arte, 2016.
    Publicado
  17. Soares, Ana Isabel. "Ação Renovada em Acto da Primavera". In Manoel de Oliveira: novas perspectivas sobre a sua obra, editado por Ferreira, Carolin Overhoff, 63-79. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2012.
    Publicado
  18. Soares, Ana Isabel. "Nem velho nem novo: outro documentário. Abordagem das tendências do documentarismo português no início do século XXI". In QUAIS SÃO, hoje, as principais características do desenvolvimento de projectos para cinema em Portugal? O que pensam realizadores cinematográficos, produtores, distribuidores e exibidores sobre o cinema português? Que conclusões tirar das suas opiniões, relatos de experiências e análises da situação contemporânea? Que novas tendências surgiram no cinema português, nos primeiros anos do séc. XXI?.. Portugal: CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2010.
  19. Soares, Ana Isabel. "‘O documentário é um meio para...’ Entrevista a Sofia Trincão". In Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, editado por Mendes, João Maria, 240-242. Portugal: CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2010.
    Publicado
  20. Soares, Ana Isabel. "Pais, Filhos e Afilhados – traços do registo documental no cinema português. Pressupostos de um Projecto de Investigação". In Nas margens: Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, editado por Borges, Gabriela, 121-127. Faro, Portugal: Gradiva - CIAC, 2010.
    Publicado
  21. Soares, Ana Isabel. "Listagem de documentários produzidos em Portugal entre 2000 e 2010, anexo ao artigo “Nem Velho nem Novo: Outro Documentário (Abordagem das Tendências do Documentarismo Português no Início do Século XXI),” in João Maria Mendes (org.),". In Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, editado por Mendes, João Maria, 331-334. Lisboa, Portugal: CIAC, 2010.
    Publicado
  22. Soares, Ana Isabel. "Deixar de fazer sentido: Michael Kohlhaas, de Heinrich von Kleist". In Direito e Literatura - Mundos em Diálogo, editado por Buescu, Helena Carvalhão; Ribeiro, Sónia; Trabuco, Cláudia, 119-127. Coimbra, Portugal: Almedina - Centro de Estudos Comparatistas (FLUL) - FCT, 2010.
    Publicado
  23. Soares, Ana Isabel. "Documentário e Poesia: Contributos para uma problematização". In Filosofia e Literatura 1, editado por Brito, Humberto, 119-127. Universidade Nova de Lisboa / FCSH - Instituto de Filosofia da Linguagem, 2010.
    Publicado
  24. Soares, Ana Isabel. "Diante dos olhos". In A Teoria do Programa: Uma Homenagem a Maria de Lurdes Ferraz e a M. S. Lourenço, editado por Feijó, António M.; Tamen, Miguel, 89-98. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa / Programa em Teoria da Literatura, 2007.
    Publicado
  25. Soares, Ana Isabel. "Cidade cinemática". In É Perigoso Debruçar-se para Dentro: Ensaios sobre cinema e literatura, editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian, 7-13. Lisboa, Portugal: Pena Perfeita, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Soares, Ana Isabel. Flâneur: New Urban Narratives. Lisboa, Portugal: Procur.arte. 2016.
    Publicado • Editor
  2. Soares, Ana Isabel. É Perigoso Debruçar-se Para Dentro: Ensaios Sobre Cinema E Literatura. Lisboa, Portugal: Pena Perfeita. 2007.
    Editor
Edição de número de revista
  1. Soares, Ana Isabel; Boto, Sandra Cristina; Castro, Maria Guilhermina. "Journal of Science and Technology of the Arts: Marginalized Narratives". Journal of Science and Technology of the Arts 11 1 (2019): http://artes.ucp.pt/citarj/issue/view/18.
    Publicado • Co-editor
  2. Boto, Sandra; Soares, Ana Isabel; Castro, Maria Guilhermina. "Marginalized Narratives". Journal of Science and Technology of the Arts 11 1 (2019): http://artes.ucp.pt/citarj/issue/view/18.
    Publicado
Livro
  1. Soares, Ana Isabel. Margarida Gil: Quatro décadas de audiovisual. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus - 12catorzebold. 2021.
    Publicado
  2. Soares, Ana Isabel. Poesia Portuguesa Contemporânea - Notas sobre os primeiros quinze anos do século XXI. Braga, Portugal: húmus. 2020.
    Publicado
Manual
  1. Soares, Ana Isabel. Dossiê Pedagógico - Aparição. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. 2022.
    Publicado
  2. Soares, Ana Isabel. Dossiê Pedagógico - Os Maias de João Botelho. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. 2021.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana Isabel. "Editorial: Thematic Dossier on Marginalized Narratives". Prefácio para Journal of Science and Technology of the Arts, editado por Soares, Ana Isabel; Castro, Maria Guilhermina. 2019.
    Publicado • 10.7559/citarj.v11i1.660
  2. Soares, Ana Isabel; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Costa, Pedro; Lamoni, Giulia; saldanha, josé luís possolo de; Nogueira Tavares, Mirian. "Introduction: New Urban Narratives of Flânerie?". Prefácio para Flâneur: New Urban Narratives, editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian; Lamoni, Giulia; saldanha, josé luís possolo de; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Costa, Pedro, 4-7. Lisboa, Portugal: Procur.arte. 2016.
    Publicado
  3. Soares, Ana Isabel. "Lugar Comum". Prefácio para Olhares: Manoel de Oliveira, editado por Cunha, Paulo; Sales, Michelle, 7-9. Rio de Janeiro, Brasil: Edições LCV/UFRJ. 2010.
    Publicado
Recurso online
  1. Soares, Ana Isabel. Poésie portugaise : Notes sur les quinze premières années du siècle XXI. 2020.
Resumo em conferência
  1. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na Educação de jovens". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2021.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Soares, Ana Isabel. "Sobre Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis". Revisão de Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis 9, 1 (2022): 323-327. https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/878.
    Publicado
  2. Soares, Ana Isabel; Universidade do Algarve e CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 8005-139 Faro,. "On Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira". Revisão de Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira 5, 2 (2018): 543-545. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/426.
    Publicado • 10.14591/aniki.v5n2.426
  3. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Rosa Maria Martelo, O Cinema da Poesia, LISBOA: DOCUMENTA (SISTEMA SOLAR), 2012.". Revisão de O Cinema da Poesia 2 (2013): https://formadevida.org/recensoes/rosa-maria-martelo-o-cinema-da-poesia-lisboa-documenta-2012 https://doi.org/10.51427/ptl.fdv.2013.0056.
    Publicado
  4. Soares, Ana Isabel. "Recensão a Jacques Rancière, Os Intervalos do Cinema". Revisão de Os Intervalos do Cinema 1 (2013): https://formadevida.org/aisoaresfdv1/ https://doi.org/10.51427/ptl.fdv.2013.0051.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Soares, Ana Isabel Candeias Dias,1970-. "Espaços do tempo: considerações acerca da arte e da história da civilização moderna nas obras de David Wojnarowicz e em Passagenwerk de Walter Benjamin". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10451/3680.
  2. Soares, Ana Isabel Candeias Dias,1970-. "Interpretar a retórica: intersecções teóricas entre estudos literários e estudos jurídicos". Mestrado, 1996. http://hdl.handle.net/10451/3772.
Tradução
  1. Soares, Ana Isabel. Stanley Cavell, As Buscas da Felicidade. Lisboa, Portugal: Imprensa da Universidade de Lisboa. 2022.
    Em revisão
  2. Soares, Ana Isabel. Pier Paolo Pasolini - Who is me Poeta das Cinzas. Lisboa, Portugal: Barco Bêbado. 2021.
    Publicado
  3. Soares, Ana Isabel. PACHECO, José, As Artes Gráficas, o Livro e a Imprensa / Graphic Arts, the Book and the Printing Press. Faro, Portugal: Sul, Sol e Sal, Diocese de Faro. 2018.
    Publicado
  4. Soares, Ana Isabel. AMMANN, Hanspeter, Rocco. Shanghai editors. 2018.
    Publicado
  5. Soares, Ana Isabel. MATOS, Manuel Cadafaz de, “Samuel Gacon, an editor of the Talmud with his eyes set on the East.” Introductory note to the facsimile of the Faro edition of the Pentateuch (June 1487). Olhão, Portugal: Sul, Sol e Sal. 2017.
    Publicado
  6. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, “Beleza”. Lisboa, Portugal: Programa em Teoria da Literatura. 2016.
    Publicado
  7. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Nosso Amplo Presente: O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo, Brasil: UNESP. 2015.
    Publicado
  8. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Atmosfera, Ambiência, Stimmung: Sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Contraponto e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2014.
    Publicado
  9. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Depois de 1945: Latência como origem do presente. São Paulo, Brasil: UNESP. 2014.
    Publicado
  10. Soares, Ana Isabel. LÖNNROT, Elias, Kalevala – O Poema Épico Finlandês (com Merja de Mattos-Parreira). Lisboa, Portugal: Dom Quixote. 2013.
    Publicado
  11. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, “Pode ‘diáspora’ ter aura?”. Lisboa, Portugal: Programa em Teoria da Literatura. 2013.
    Publicado
  12. Soares, Ana Isabel. GRIERSON, John, “First principles of documentary” in Manuela Penafria (org.), Tradição e Reflexões: Contributos para a Teoria e Estética do Documentário. Covilhã, Portugal: Livros LABCOM - UBI. 2011.
    Publicado
  13. Soares, Ana Isabel. FARIA, Nuno, "Objectos Voadores e Outros Ovnis" / "Flying Saucers and other UFOs". Portugal: Allgarve. 2011.
    Publicado
  14. Soares, Ana Isabel. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Produção de Presença – O que o Sentido não Consegue Transmitir. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Contraponto e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2010.
    Publicado
  15. Soares, Ana Isabel. GRAUBARD, Allan, “Roma Amor” (com fotografias de Ira Cohen). edição de autor. 2010.
    Publicado
  16. Soares, Ana Isabel. PAASILINNA, Aarto, Um Aprazível Suicídio em Grupo (com Merja de Mattos-Parreira). Lisboa, Portugal: Relógio d'Água. 2009.
    Publicado
  17. Soares, Ana Isabel. REYNOLDS, Gloria e Vila Joya, The Book of Joy: A Tribute to Claudia. Odivelas, Portugal: Vila Joya. 2007.
    Publicado
  18. Soares, Ana Isabel. MITCHELL, W. J. T., "A obra de arte na era da reprodução biocibernética". Faro, Portugal: Universidade do Algarve - FCHS. 2001.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Soares, Ana Isabel. Bairros Alegres (short video https://vimeo.com/623200156).

Outros

Outra produção
  1. Measuring with our memory, Thinking with our feet: Patrick Geddes and Richard Serra, two worldviews with walking in the centre. A reflection on the relevance of the experience of walking in the production and thinking of a pioneer urban planer, such as Patrick Geddes, and a pioneer landscape artist, such as Richard Serra. Despite the fact that are two unknown visions one from the other, and dispite the fact that are territorialy apart and scientifically apart, also, the subjectivity of the dimension of the experience of th. 2016. Brito Alves, Margrida; Costa, Pedro; Lamoni, Giulia; Saldanha, José Luís; Soares, Ana Isabel; Tavares, Mirian. http://hdl.handle.net/10174/20643.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/15 Meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais: génese de uma metodologia de mapeamento no digital 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta
CONFOA (Braga, Portugal)
2021/01/27 As redes sociais e os novos estilos de aprendizagem ao longo da vida XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/01/26 Educação, Cinema e Redes Sociais: Uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2018/11/28 Mastersession sobre o cinema de Edgar Pêra Festival Caminhos do Cinema Português
Festival Caminhos do Cinema Português – Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/10/29 Edgar Pêra – apresentação de O Espectador Espantado Debate sobre formação de públicos
EGEAC-Teatro São Luiz (Lisboa, Portugal)
2018/10/26 O Ensino de Poesia Portuguesa nas Universidades em Portugal IV Encontro Internacional, Poesia a Sul
Poesia a Sul (Olhão, Portugal)
2018/05/18 Hibridismo e prosódia VIII Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/05/09 O Cinema para o ensino da Literatura Portuguesa (prolegómenos de uma proposta) XI Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/11/13 Understanding Film and Literature through Portuguese documentaries Conference “From Text to Screen and Back to Text”
King’s College (Londres, Reino Unido)
2017/07/12 Prosódia fílmica e hibridismo: o caso de Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo Colóquio Internacional “Correspondências: O Cinema entre o Brasil e Portugal”
Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11/29 A fire in my belly: life in the city according to David Wojnarowic International Conference on Space and Cinema
Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/20 Tempo de contar: Calendários, almanaques e o romance inglês Congresso Internacional “A Europa e os Impérios Coloniais dos Séculos XVI, XVII e XVIII” CLEPUL e CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016/09/29 David Wojnarowic: Artes múltiplas no entendimento de um artista urbano Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
LABCOM Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016/09/13 Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera: Raduan Nassar em livros e filmes Semana Cultural do Brasil
Consulado do Brasil em Faro/CIAC – UAlg (Faro, Portugal)
2016/05/06 Literatura e cinema em Portugal: um cânone? VI Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2015/10/13 Diogo Vaz Pinto: Os versos longos Curso Livre “Ao Cair das Folhas: Leituras de poesia para guardar”
Biblioteca Municipal de Loulé (Loulé, Portugal)
2015/07/28 Poesia portuguesa de agora: Calmaria ou crise? Conferência 2015 Romanistentag
Universitat Mannheim (Mannheim, Alemanha)
2015/05/23 Stimmung de um tempo – tempo latente? V Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2015/02/20 Verdes Anos e Continuar a Viver (as canções a as imagens): metáforas do povo português Conferência 1946-1976: O Cinema da Europa Mediterrânica do Pós-Guerra à Queda das Ditaduras Organização: CIAC e Biblioteca da UAlg
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2014/10/08 Dois símbolos de Portugal: Stimmung de uma nacionalidade XVIII Encontro da SOCINE
UNIFOR (Fortaleza, CE, Brasil)
2014/06/19 Edgar Pêra: Surrealist Cinema? NECS 2014 Conference Creative energies » Creative industries
Universidade Cattolica del Sacro Cuore e Universidade de Udine (Milão, Itália)
2014/05/16 Modernismos Literários: Obra portuguesa em três filmes de Edgar Pêra IV Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2014/03/11 O SAAL nos filmes: Um espelho do tempo Colloque International Révolution et Cinéma: L’exemple portugais
Université Sorbonne Paris III, Institut National de l’Histoire de l’Art (Paris, França)
2013/10/10 O Cine-Portugal de Edgar Pêra XVII Encontro da SOCINE
UNISUL, Campus Grande (Florianópolis, SC, Brasil)
2013/06/21 “Stimmung” in a chronotopic arch ¿ from Paulo Rocha’s Os Verdes Anos to Edgar Pêra’s Movimentos Perpétuos Filozofická fakulta, Univerzity Karlovy v Praze (Faculdade de Humanidades, Universidade Carolíngia de Praga)
NECS 2013 Conference Media Politics ¿ Political Media (Praga, República Checa)
2013/05/10 O cine-Portugal de Edgar Pêra” III Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
Faculdade de Letras de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/04/22 Kalevala, tradução em língua portuguesa, integral e desde o original finlandês, publicada pela editora Dom Quixote Apresentação pública de Kalevala, tradução em língua portuguesa, integral e desde o original finlandês (ed. Dom Quixote)
Camões, IP (Lisboa, Portugal)
2013/03/16 Kalevala ¿ Breves Notas de uma Tradução XIX Colóquio da Lusofonia
Freguesia da Maia, Açores (Maia, Açores, Portugal)
2013/03/02 O Cine-Portugal de Edgar Pêra Seminário: Fantasy and Reality in Portuguese Cinema
Queen Mary University (Londres, Portugal)
2012/03/28 Documentário político em Portugal – à volta do 25 de Abril Conferência internacional sobre Cinema Lusófono
Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
2011/05/19 Um caso singular de transposição: Manoel de Oliveira comenta Eça de Queiroz Colóquio Internacional Literatura e Cinema: Intersecções
Pós-Graduação em Estudos Comparados de Lit. de Língua Portuguesa e Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa – CELP, Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil)
2011/05/18 A poesia portuguesa dos anos 00 Palestra no Programa de Mestrado em Estudos de Literatura
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil)
2011/05/16 O cinema de Edgar Pêra: a explosão da narrativa feérica Palestra no Programa de Mestrado em Comunicação
Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil)
2011/05/13 A poesia portuguesa dos anos 00 Palestra para alunos de Graduação
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2011/05/05 Cinema português: criar públicos I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2011/04/15 Poesia portuguesa recente: documentários sobre o país III Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2010/12/01 Academic Research and the Community: Film Studies in the Algarve Projeto “KnowInG – Knowledge Intelligence and Innovation for a Sustainable Growth”
Região de Sicília, Palermo (Sicília, Itália)
2010/11/26 From Fanny Owen to Francisca: Casting Customized to the Letter Relational Forms I: An International Conference on Literature and the Arts
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/10/27 As Operações SAAL: localismo na globalização III Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2010/10/07 A caverna como câmara escura: Manoel de Oliveira e Platão 14º Encontro da SOCINE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE, Brasil)
2010/09/13 Casos de Atos Singulares – O Cinema em Três Filmes de Manoel de Oliveira II Colóquio Internacional em Imagem e Som
Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, SP (São Carlos, SP, Brasil)
2010/09/10 Realizadores portugueses: Manoel de Oliveira Palestra no Simpósio Cinema e Arte – Portugal/Brasil Org.: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF (PPGCA-UFF) e do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pensamento e Experiência: Audiovisual, Artes, Mídia e Design (PEAAMD)
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói, RJ, Brasil)
2010/07/29 Acto da Primavera: Espaço Rural e Religião como Objectos Exóticos Conferência Internacional Avanca Cinema: Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2010/07/02 Lugares na poesia portuguesa contemporânea (os anos 00) II Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2010/06/26 Rural Space as a Mirror-image of the City in the Films of António Reis and Margarida Cordeiro Meeting of the NECS – European Network for Cinema and Media Studies “Urban Mediations”
Communication Faculty, Kadir Has University (Istambul, Turquia)
2010/05/28 Moinhos e Tabernas: Lugares da Poesia Comunicação no Seminário Internacional Tempo na Arquitectura II Centro de História da Arte e Investigação Artística
Departamento de Arquitectura Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2010/04/16 “Geographies of the Self” Building Character: Geography, Cartography and Fictional Types in David Wojnarowicz’s The Waterfront Journals 31º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2010/01/17 Linhagem e filiações no documentário português: de Manoel de Oliveira a Pedro Sena Nunes I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2009/10/14 O cinema de Pedro Sena Nunes II Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009/04/18 Documentários portugueses – um percurso 1º Simpósio Internacional Comunicação, Cultura e Artes, CIAC e UAlg
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2009/04/15 De volta à literatura: cinema na poesia de Ruy Belo VI Congresso da SOPCOM
Universidade Lusófona de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/02/21 Self-Proposed Self: David Wojnarowicz in Writing and in Pictures 30º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2008/12/11 Documentário e poesia: leitura do filme Jaime de António Reis I Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2006/04/21 António Reis e a Produção de Presença em Trás-os-Montes Encontro da LUSOCOM: Comunicación Local: da pesquisa á produción
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2005/03/14 António Reis e a escrita da Poesia: exercício interpretativo de ‘Trás-os-Montes’, poema e filme 2017 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI)
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2004/09/10 Translating Iconicity from Finnish into English: The Case of the Kalevala VII Encontro da European Society for the Study of English
Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2004/04/23 Translating Iconicity from Finnish into English: The Case of the Kalevala 25º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2003/10/25 Paris and New York: Passageways between two cities Olhares e Escritas: Colóquio Internacional sobre Literatura e Artes Visuais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2003/10/03 António Reis e a escrita da Poesia: exercício interpretativo de ‘Trás-os-Montes’, poema e filme Encontro Internacional de Literatura, Cinema e Filosofia, FCHS, UAlg, CCF e Associação Portuguesa de Professores de Filosofia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2003/04/08 Descriptive Memory: How We Remember and Describe Cities Seminário Intensivo Erasmus “Cities in Europe and their Representations”
Universidade de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha)
2003/03/07 Descriptive memories: different ways to describe cities II Jornadas de Cultura Anglófona – “Identity”
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2002/09/01 Cities Dreaming: Passageways between Paris and New York VI Encontro da European Society for the Study of English
Université de Strasbourg (Strasbourg, França)
2002/04/19 Now You See Him, Now You Don’t: The Elusive Flâneur 23º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2002/03/29 Cities Dreaming Seminário Intensivo Erasmus “Cities in Europe and their Representations”
Universidade Paris 13 (Paris, França)
2001/03/23 David Wojnarowicz: Visions of the Artist in the City; Visions of History in the World 22º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2000/08/16 Portuguese Film Clubs – One Step Ahead VII Conferência da International International Society for the Study of European Ideas (ISSEI)
Universidade de Bergen (Bergen, Noruega)
2000/04/07 The Big Rotten Apple: David Wojnarowicz and his Disenchanted New York City 21º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
1999/10/23 Outw[o]rds/inw[o]rds – Mapping Individual Exiles in Almeida Garrett and David Wojnarowicz Colóquio “Garrett’s Travels and Its Descendants”
University of Massachusetts at Dartmouth (Dartmouth, Estados Unidos)
1999/05/29 Memoirs of the Dark Room – My Story with Portuguese Cinema IV Conferência Bianual sobre História Contemporânea
Universität Klagenfurt (Graz, Áustria)
1998/06/30 The Limits of Interpretation in Legal Texts II Conferência Internacional "Crossroads in Cultural Studies"
Universidade de Tampere (Tampere, Finlândia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/09 - Atual São Paulo, Lisboa, Nova Iorque: um triângulo cosmopolita da arte urbana no mapa mundi das Intervenções Artísticas
Orientador
Doutoramento em Média-Arte Digital (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019/05/04 - Atual As TIC como ferramenta para a difusão e fomento da Educação para o desenvolvimento nas ONGD espanholas
Coorientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universitat Jaume I Departament de Ciències de la Comunicació, Espanha
2018/09/05 - Atual Educação, Cinema e Redes Sociais: Um Estudo sobre o Plano Nacional de Cinema
Coorientador
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016/01/04 - 2019/04/22 A realidade ultrajada e a sacralização do desejo – O cinema crítico de João César Monteiro
Coorientador
Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Doutoramento)
Universidade Anhembi Morumbi, Brasil
2016/09/01 - 2018/12/12 A Tradução do Quixote em Portugal (1876-1878)
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/09 - 2018/12/07 Caminhamos como se víssemos o invisível: a arte da caminhada como princípio de transformação pessoal e social
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/09/12 - 2018/04/20 A Mente, o Olho e a Voz da Luz. O pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2010/09/06 - 2018/04/20 O espectador espantado
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016/01/04 - 2018/04/18 Amplo Presente e Presença: O contemporâneo e seus espectros/imagens de futuros catastróficos
Coorientador
Programa Pós-Graduado Interdisciplinar em Cultura Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2013/09/02 - 2018/03/22 A alegoria histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/21 O Tradutor como Recetor
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/09/14 - 2016/09/12 Narração Oral: Uma arte performativa
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2007/09/10 - 2013/11/21 Picture Yourself in My Place – Fitzgerald in Hollywood
Orientador
Literatura Comparada – Especialização em Literatura e Cinema (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2008/09 - 2013/06 O Grande Carnaval: Visão do jornalismo por Billy Wilder
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/09/04 - 2012/06/19 Especialização e Crítica: Algumas Leituras Excêntricas
Coorientador
Estudos de Cultura Americana – Especialização em Literatura e Cinema (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007/09 - 2009/04 Um Olhar sobre o Teatro para Crianças no Algarve
Orientador
Estudos Literários e Artísticos (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/09 - 2008/11 Le Comte de Monte Cristo: Da Literatura ao Cinema
Coorientador
Literatura - Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/09/15 - 2006/12/15 A Mitologia Clássica nas Obras Dramáticas de William Shakespeare: The Winter’s Tale e A Midsummer Night’s Dream
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2006/09/15 - 2006/12/15 A Representação da Infância nos Filmes de Tim Burton
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2002/09/04 - 2005/06 Adaptar e evoluir: O processo criativo em Adaptation de Spike Jonze
Orientador
Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/09/13 - 2004/11/26 Narratological Aspects of The Scarlet Letter
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2003/09/17 - 2004/01/16 New Arcadia: A Timeless Dream
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2002/09/12 - 2002/12/19 A Clockwork Study: The treatment of violence in the works of Anthony Burgess and Stanley Kubrick
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
2001/09/17 - 2001/12/14 “Fidelidade” na Adaptação Fílmica da Obra Literária: A Adaptação Fílmica de Tim Burton da obra literária A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving
Orientador
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
1997/09/12 - 1997/12/12 Proposta de Didactização: Marcas dialectais no ensino da língua portuguesa’
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/20 Noticiarios Enlatados: Del Rescate à la Literacía de las Imágenes referentes a España en el Cine Informativo Português
Vogal
Olivia Novoa Fernandez (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/11/08 A (re)presentación de Galiza na obra de Fialho de Almeida
Presidente do júri
Paula García Rumbo (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/10/04 Adapting Bradbury: A Cinema of Warning and Wonder
Vogal
Markus Arno Carpenter (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/07/19 Transmedia Storytelling in the Portuguese Context of English as Second Language Learning / Transmedia Storytelling no Contexto Português de Aprendizagem de Inglês como Segunda Língua
Vogal
Patrícia Raquel Baptista Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019/07/03 Eu, não robot Performance: história e conceção
Presidente do júri
Carlos Fernando Faustino Gomes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/06/24 Projeto Vi-gí-li-a: Um Experimento para a Apresentação do Estado de Privação de Sono Através da Fotografia Instantânea
Presidente do júri
Pedro Carvalho de Barros (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/05/14 Genética Teatral e Iconografia: Contributos para a Análise de um Processo Criativo da ACTa – Companhia de Teatro do Algarve sta dissertação insere-se numa área de investigação pioneira em Portugal, a genética teatral, e visa salientar a importância do registo iconográfico e videográfico para o estudo do processo criativo.
Presidente do júri
Sónia Margarida Serrano Correia Aço (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/04/22 Conexão João César Monteiro: A Ligação com os Realizadores do Novo Cinema Português
Orientador
Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Anhembi Morumbi, Brasil
2019/03/29 AMOR, LIBERDADE e SABEDORIA – Dialética de uma construção visual
Arguente
Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves Barata (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/01/30 A Repetição do “Eu”
Presidente do júri
Vilma Oliveira Correia (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/12/12 A Tradução do Quixote em Portugal (1876-1878)
Orientador
Ana Luísa Marques Gomes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/12/06 ¿Caminhamos como se víssemos o invisível¿: A Arte da Caminhada como Princípio de Transformação Individual e Social (Projeto ¿Pessoas, Fronteiras, Objetos,¿ iniciado a 21-12-2017).
Orientador
Luísa Maria Simões Ricardo (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/11/27 “Precisamos Vestirmo-nos com a Luz Negra”: Uma Análise Autoral nos Cinemas Africanos – O Caso Flora Gomes
Vogal
Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/09/18 Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica
Arguente principal
Nívea Faria de Souza (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018/09/12 A Figura do Padre na Obra Ficcional de Camilo Castelo Branco Este trabalho pretende sugerir uma tipologia à vasta galeria de padres como personagens recorrentes na obra ficcional de Camilo Castelo Branco. O padre é uma figura que aparece com regularidade nos romances de Camilo e todos eles manifestam naturezas distintas, o que abre espaço para analisar as suas funções na narrativa e o seu significado ideológico. Para isso procura perceber-se a forma como se afirmou o romance em Portugal para chegarmos ao estatuto de romancista que Camilo alcançou.
Presidente do júri
Diogo Alberto Rosa Francisco (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/06/15 CULTURALNATURE – Paisagem e Media-Arte Digital
Vogal
Tiago Filipe Neves da Cruz (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/06/12 A Cor e a Estrutura da Forma no Meu Trabalho O autor tenta relatar de forma breve as influências ao longo do seu percurso artístico.
Presidente do júri
Francisco de Assis Velez da Fonseca (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/04/26 Ilustração no fantástico O presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada em torno da Ilustração, categoria artística que tem desempenhado ao longo dos tempos uma aventura exemplar a todos os níveis. Desde seu legado inicial, assente a partir da produção de uma imagem que era utilizada para completar um texto, uma história, nomeadamente com o intuito de a tornar mais acessível e desse modo capaz de integrar públicos alfabetizados e não alfabetizados, mas rapidamente se estendeu muito para além desse objetivo.
Presidente do júri
Cátia Filipe Fernandes Soares (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/04/20 A Mente, o Olho e a Voz da Luz. O pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia
Orientador
Cláudia Albuquerque Lima Queiroz Costa (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/04/20 O espectador espantado
Orientador
Edgar Henrique Clemente Pêra (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/04/18 Amplo Presente e Presença: O contemporâneo e seus espectros/imagens de futuros catastróficos
Arguente
Ângela Mastella Coradini (Doutoramento)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2018/04/06 Galhofa e Música e Pernas: o musical de Hollywood como outra arte qualquer
Vogal
Sebastião Belfort Cerqueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/03/22 A alegoria histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira
Orientador
Wiliam Pianco dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/03/02 The Impact of Commercial and Artistic Photography on the Portrayal of Reality
Arguente principal
Victor Mathieu Guy Moullin (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/02/27 Fundo-Inferno. O Teatro Imanente na Poética de Álvaro de Campos: Hermenêutica e Construção Dramatúrgicas
Vogal
Gilberto Schmu¨tz de Gouma (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/01/22 Entre o que Foi e Há-de Ser: O Teatro de Ibsen como um Problema de Memórias
Arguente
Bruno Ricardo Ribeiro Henriques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/12/21 O tradutor como recetor Esta dissertação pretende, em primeiro lugar, abordar algumas posições que falam do tradutor e do seu papel em relação ao Outro, não na perspetiva de um «destinatário ideal», enquanto recetor da obra de arte, mas sim numa dimensão mais dilatada e culturalmente falando, mais abrangente quanto às suas significações. O conhecido ensaio de Walter Benjamin, A tarefa do Tradutor vai servir de ponto de partida desta viagem através do tempo e do espaço naquilo que, hoje em dia, pode ser visto como o ressurgir do papel do tradutor.
Orientador
Maribel Rodrigues Correia (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/09/06 Instalação: espaço e cor O presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada acerca da categoria artística Instalação. Esta apresenta-se como uma manifestação artística surgida no decorrer do contexto central específico ocorrido no pós-guerra, com o intuito de motivar novas formas e modos de produzir Arte e tornou-se na fonte de inspiração para a nossa atividade artística.
Presidente do júri
Magda Sofia Francisco Cubaixo (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/07/14 Uma certa perspectiva da palavra na cena contemporânea: falar não é comunicar
Vogal
António de Souza Pinto Guedes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/07/13 Lugares da memória: o trabalho dramatúrgico e de criação em teatro e comunidade partindo da narrativa de memórias como indutor criativo
Arguente principal
Ana Sofia Paulo de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/06/29 Narrativa 2.0: Para uma Cartografia da Narrativa Digital
Vogal
Ana Isa Bernardino Mestre (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/03/27 Arte e vida: a identidade artística do corpo vivo
Arguente principal
Beatriz dos Santos Brás (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/03/20 O cortejo feérico: imagens, miragens: figuras arquetípicas A par do efeito moralizante e da transmissão dos saberes populares, os contos de fadas eternizam figuras carregadas de sentidos metafóricos, de valores estéticos e de perfis residuais de mitos cosmológicos ou de ritos tão antigos como as mais antigas protocivilizações. Incessantemente catalogado e analisado por antropólogos, sociólogos e folcloristas, o corpus textual dos contos ramifica-se conforme temas, géneros e subgéneros, áreas de divulgação, história das origens e tradições culturais
Presidente do júri
Fernanda das Mercês Dias (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/09/19 Caminhando para a linguagem A finalidade é dar a conhecer e contextualizar o processo de criação artística centrado na figura do artista plástico enquanto produtor de imagens. Nesse sentido, pretende-se desvendar alguns métodos pessoais de trabalho, articulando-os com a produção das diferentes obras realizadas durante a investigação, procurando igualmente compreender como “funcionam” os trabalhos a posteriori, ao mesmo tempo que se procura identificar e enquadrar as diversas fontes ligadas ao processo criativo.
Presidente do júri
Bertílio Ângelo Romeira Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/09 Narração Oral: Uma arte performativa
Orientador
Luís Correia Carmelo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/06/28 O Rasto, o Indício, o Vestígio, Fonte de Criação Artística O trabalho decorre de uma pesquisa sobre como a noção de Rasto se corporizou como fonte da nossa criação da imagem. O Rasto, enquanto vestígio de corpo ausente, apela ao nosso imaginário, conduzindo-nos a um processo de conversão desse sinal, o Rasto, em expressão artística por meio da imagem. Coincidente com a noção de indício ou de vestígio, nele se concentrou a nossa atenção, tornando-se no nosso próprio processo criativo do qual resultou matéria que veio a tomar a forma de séries.
Presidente do júri
Ernesto Jorge Ferreira Ceriz (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/03 La Subjetividad “Anti-Edípica” del “Surrealismo Español”. Una Ontología hecha Estética
Vogal
María del Carmen Molina Barea (Doutoramento)
Universidad de Córdoba, Espanha
2015/01/22 O Novo Cinema Português. Políticas Públicas e Modos de Produção (1949-1980)
Vogal
Paulo Manuel Ferreira da Cunha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014/12/03 1948-1965: O Declínio do Paradigma Clássico e a Emergência do Maneirismo de Hollywood
Vogal
Jorge Manuel Neves Carrega (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/03 Agón, Pathos, Katharsis – A memória das origens nos filmes de exílio de Andrei Tarkovsky
Arguente
Rui Manuel da Costa Carvalho Brás (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013/11/11 Picture Yourself in My Place – Fitzgerald in Hollywood / Literatura e Guião: A Lost Generation
Orientador
Artur Miguel de Campos Lopes Teixeira Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/06 O Grande Carnaval: visão do jornalismo por Billy Wilder O Grande Carnaval foi o primeiro fracasso comercial da carreira de Billy Wilder. A crítica e o público não gostaram da história protagonizada por um jornalista corrupto e imoral. O realizador arriscou em terreno inexplorado em vez de procurar a segurança de guiões simples. O que o levou a dirigir uma obra inspirada num acontecimento mediático real (o caso Floyd Collins) e expôr o pior do jornalismo: o sensacionalismo, o excesso, a manipulação da verdade, a ausência de ética, a sede de lucro?
Orientador
Maria Cristina dos Santos Figueiredo Pinto (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/04/03 Roberto Rossellini e o Cinema para Televisão
Vogal
Fausto Cruchinho Dias Pereira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012/09/14 Produção de sentido de modo cinematográfico. Por favor ler antes de tocar numa câmara.
Arguente principal
Paulo Alexandre Rosa Amorim Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/09 A função criativa do director de fotografia na fase de pós-produção na era digital: o caso português no biénio 2010/2011
Arguente principal
Maria do Rosário Azevedo de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/06/14 Especialização e crítica:algumas leituras excêntricas
Orientador
Marina Cláudia da Fonseca Guiomar (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/04 Teatro, Documentário e Política No âmbito do Trabalho de Projecto - À Procura de Lorca - documentário sobre um processo de montagem de um espectáculo teatral, esta dissertação tem como objectivos descobrir como teatro, documentário e política se relacionam.
Arguente principal
Nádia Raquel Roberto Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/03/27 Woody Allen: De suas origens aos filmes de Nova York
Arguente principal
Paulo Sérgio Favero (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012/03 Sob: sonhar no cinema A imersão desencadeada no encontro com uma obra cinematográfica é do domínio do sonho. Os estímulos do Cinema reproduzem o mecanismo da fantasia, do "sonhar acordado", da suspensão da realidade numa dimensão onírica. A reflexão teórica e a curta-metragem que compõem o presente trabalho abordam este processo e a sua duplicação nos próprios filmes, na impregnação do Cinema por ele mesmo, quando os códigos visuais se fundem e não permitem distinguir o que se convenciona como "real" e "ficcional".
Arguente principal
Nuno Filipe Prudêncio Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/10/07 Luis Buñuel en la Clase de Español/LE: diseño de actividades a partir de Los Olvidados y Nazarín A investigação apoiada em áreas científicas que estudam o audiovisual pode ajudar a solucionar alguns dos problemas que surgem na hora de levar o cinema á sala de aula. Um dos principais objectivos do presente trabalho é precisamente demonstrar a relevância da análise dos materiais audiovisuais escolhidos como requisito prévio para a criação e desenvolvimento de actividades pedagógicas.
Presidente do júri
Olivia Novoa Fernandez (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/06 O Cinema de Ficção em Moçambique 1975-2010: Um Cinema de Resistência
Presidente do júri
Sílvia Desterro Tavares da Silva Vieira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/01 O Cinema Populista dos Anos Cinquenta em Portugal, Espanha e Brasil
Presidente do júri
José Paulo Chagas Fialho (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/05/26 De/Para uma Prática Teatral no 1º Ciclo do Ensino Básico: Projecto de Investigação – Acção
Arguente principal
Manuel Fernando Gonçalves Neiva (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/04/23 Um olhar sobre o teatro para crianças no Algarve
Orientador
Sandra Isabel Vieira Garrochinho Terra (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/01/28 Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood Pretende esta dissertação analisar a carreira cinematográfica de Elvis Presley, no contexto social e cultural da sua produção. Para esse efeito levei a cabo uma leitura histórica do papel desempenhado pelo género musical no sistema de produção de Hollywood e estabeleci um estudo comparativo entre os filmes do cantor e a tradição do cinema musical americano.
Presidente do júri
Jorge Manuel Neves Carrega (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/01 O Cineclube de Faro – Factos da sua Fundação
Arguente principal
Marisa Isabel da Silva Madeira (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/11/18 Le Comte de Monte Cristo: Da Literatura ao Cinema
Orientador
Natércia Murta Silva Caravela (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/10/20 Contributos da experiência da educação pela arte (1971-1982) para a educação artística em Portugal
Arguente
Maria Margarita Gomes Câmara (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/09/22 A Pastoral da infância em Carlos Queiroz, uma manifestação de bucolismo moderno
Arguente
Vanda Cristina Domingos dos Reis (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/07/17 Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade
Vogal
Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/04 Estudo comparativo entre Cidade de Deus de Paulo Lins e Cidade de Deus de Fernando Meirelles
Presidente do júri
Nuno Miguel Almeida de Sampaio e Melo Rapazote (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/01 Dickens's Children: An Insight on Childhood in the Victorian Age Through Dickens's Literature and Personal Experience
Arguente principal
Sahar Youssefi (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/07 Contextos Improváveis: Nonsense, Malapropismos e outras Banalidades
Arguente
Maria da Conceição Baptista Marques Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006/12 A Mitologia Clássica nas Obras Dramáticas de William Shakespeare: The Winter’s Tale e A Midsummer Night’s Dream
Orientador
João Pedro de Sousa Matias Coelho (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/12 A Representação da Infância nos Filmes de Tim Burton
Orientador
Humberto Tiago Pinho Madeira (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/12 George Orwell's Animal Farm and Nineteen Eighty Four: A Few Reflections on the Role of Language in Society
Arguente principal
Ana Luísa V. A. Proença Mendes (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/11/14 Travestismos e Intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter
Presidente do júri
Lígia Isabel Guerreiro Lopes de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/09/09 Retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett
Presidente do júri
Sandra Isabel Guinote Pina Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/06 Tese: Adaptar e evoluir: O processo criativo em Adaptation de Spike Jonze
Orientador
Marina Cláudia da Fonseca Guiomar (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/02/18 Novos sentidos da leitura: A contribuição do cinema para a leitura do texto narrativo
Presidente do júri
Maria Lúcia Silva Ramos (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/12 The Reader in A Little Pretty Pocket-Book and Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Presidente do júri
Cláudia Sofia Passão Paixão (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/11 Narratological Aspects of The Scarlet Letter
Orientador
Maria Margarida Martins Fernandes (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/01 New Arcadia: A Timeless Dream
Orientador
Augusto Baptista Costa (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003/11 O Jogo de Roger Kumble: uma adaptação cinematográfica de Les Liaisons Dangereuses
Presidente do júri
Nuno Miguel Ceia Ribeiro (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/12 A Clockwork Study: The treatment of violence in the works of Anthony Burgess and Stanley Kubrick
Orientador
Luísa Isabel Barros dos Santos (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/12 O Corpo Escrito em Gastão Cruz
Presidente do júri
Virgínia de Jesus Ortega Cruz (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/11 Communication and Transformations in The Color Purple
Presidente do júri
Catarina Isabel Santos (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/11 Search for Identity: Constructing identities in three works by Alice Walker
Presidente do júri
Carla Cristina Martins da Silva (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001/12/19 “Fidelidade” na Adaptação Fílmica da Obra Literária: A Adaptação Fílmica de Tim Burton da obra literária A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving
Orientador
Mery Luz Pestana Agostinho (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001/12/18 From Invisible Objects Into Speaking Agents
Presidente do júri
Ana Cristina Marques Pereira (Outro)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/28 - Atual Húmus (2236-4358) Universidade Federal do Maranhão
2021/01/28 - Atual Cadernos Zygmunt Bauman (2236-4099) Universidade Federal do Maranhão
2020/05/01 - 2020/05/08 International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) (1947-3117) IGI Global publications

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/06/24 - 2020/12/14 Comissão de Avaliação do Painel ARTES da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - Atual Júri dos Prémios da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal
2014/11/04 - Atual Prémio Matilde Rosa Araújo – Concurso Lusófono da Trofa de Conto Infantil. Restante constituição do júri: Renato Pinto Ribeiro (Vereador do Pelouro da Cultura da Trofa), Valter Hugo Mãe (escritor) e Jorge Velhote (escritor) e Pedro Seromenho (ilustrador) Município da Trofa, Portugal
2014 - 2021 Prémio Matilde Rosa Araújo – Concurso Lusófono da Trofa de Conto Infantil, em representação do Camões, IP. Restante constituição do júri: Artur Costa (Chefe de Divisão da Cultura do Município da Trofa), Ondjaki (escritor) e Adélia Carvalho (editora).
Distinções

Outra distinção

2004 Membro Honorário