???global.info.a_carregar???
PhD in Educational Sciences, with Habilitation in the area of Literacies and Portuguese Language Didactics. Associate Professor with Habilitation at the Institute of Education; Researcher at the Centre for Research in Education (CIEd) at the University of Minho. Teaching and Research in the areas of Portuguese Language Didactics, PL2/PLE Teaching, Writing Teaching, Literacies, Academic Writing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José António Brandão Soares de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, José A. Brandão

Identificadores de autor

Ciência ID
CE17-9C9B-4325
ORCID iD
0000-0003-0876-3101
Researcher Id
T-2675-2017
Scopus Author Id
55930249800
Formação
Grau Classificação
2014/10/24
Concluído
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Literacias e Ensino do Português [Literacies and Portuguese Languge Teaching]
Universidade do Minho, Portugal
Aprovação, por unanimidade
1998
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Metodologia do Ensino do Português [Portuguese Language Teaching Methodology]
Universidade do Minho, Portugal
"A Adequação do Texto Escrito à Situação de Comunicação. Da análise da questão ao desenvolvimento de capacidades em contexto escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação, com Distinção e Louvor, por unanimidade
1989
Concluído
Ensino da Língua Portuguesa [Portuguese Language Teaching] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Muito Bom [Very Good]
1982
Concluído
Ensino de Português e Inglês [Teaching of Portuguese and English] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018 - 2023 Director de Unidade Orgânica Universidade do Minho Departamento de Estudos Integrados de Literacia Didáctica e Supervisão, Portugal
2019 - 2022 Presidente do Conselho Escolar Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 - 2016 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 - 2013 Director de Unidade Orgânica Universidade do Minho Departamento de Estudos Integrados de Literacia Didáctica e Supervisão, Portugal
2005 - 2010 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/10/29 - Atual Professor Associado com Agregação /Associate Professor with Habilitation Universidade do Minho, Portugal
2004/02/01 - 2014/10/29 Professor Associado/Associate Professor Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1998/12 - 2004/02 Professor Auxiliar/Assistant Professor Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1989/11/29 - 1998/12/10 Assistente/Lecturer Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1989/04 - 1989/11 Assistente/Lecturer Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1981/10/01 - 1989/03 Professor do Ensino Secundário/High School Teacher Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2028/01/31 Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados [University apprentices in contemporary academic-scientific literacy practices for the training of globalised teachers and researchers]
22/05908-0
Investigador
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2019/11 - 2023/04 EKT - Improving Educational innovation, competitiveness and quality of higher education throught collaboration between University and Companies. (Educational Knowledge Transfer)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
2014/01 - 2014/12 ISIT - Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development - Comenius Accompanying Measures
Ref. 539512-LLP-1-2013-1-DE-Comenius-CAM
Investigador
European Commission
Concluído
2010/06 - 2013/11 Changing lives - Literacy in Adult Education
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2012 Basic Curriculum for Teachers' In-service Training in Content Area Literacy in Secondary Schools, (LLP-2010-DE- COMENIUS-CMP)
(LLP-2010-DE- COMENIUS-CMP)
Investigador
Concluído
2007/11/05 - 2009/09/30 Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal / Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal
Provided by PTCRIS: POCI/CED/59777/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01 - 2009/09 Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2009 A aprendizagem centrada no aluno à luz do Processo de Bolonha: a inclusão integrada das competências transversais. [Student-centred learning in the light of the Bologna Process: the integrated inclusion of transversal competences].
xxx
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
2005/06 - 2006/12 Writing - Knowledge Acquisition and Expression
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2002 O Processo de Escrita - da avaliação de capacidades à promoção de competências [The Writing Process - from the assessment of skills to the promotion of capacities]
IIE - SIQE 2000, medida 2 - 32/2000
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
2000 - 2001 O Ensino da Escrita - da análise da questão à intervenção pedagógica [The Teaching of Writing - from analysing the issue to pedagogical intervention]
IIE - SIQE 1999, medida 2 – 74/99
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluído
1996 - 2000 Ensinar a Escrever: Teoria e Prática - Produção de materiais de apoio ao ensino da escrita [Teaching Writing: Theory and Practice - Production of materials to support the teaching of writing]
PLUS/c/PDP/1178/95
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2005 - 2019 El Aula como Ámbito de Investigación sobre la Enseñanza y Aprendizaje de la Lengua [The Classroom as a Field of Research on Language Teaching and Learning]
xxx
Investigador
Concluído
2014 - 2018 Strengthening Europeans' Capabilities by Establishing the European Literacy Network (ELN).
COST Action IS1401
Investigador
Concluído
2008 - 2012 European Research Network on Learning to Write Effectively
COST Action IS0703
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, José A. Brandão. "A promoção da literacia académica no Ensino Superior - a UC Leitura e Escrita para a Produção do Conhecimento Académico". 2019.
    Publicado
  2. Carvalho, José António Brandão. "School writing practices, writing development and academic writing – how can they be combined in a coherent and effective schooling path?". Bogotá, 2017.
  3. Carvalho, José António Brandão; Pereira, Luísa Álvares; Laranjeira, Rómina. "Writing a master dissertation - students' difficulties and coping strategies". 2017.
  4. Carvalho, José António Brandão. "The enhancement of academic literacies in a portuguese university: discussing a course, its theoretical basis and methodologies". 2017.
  5. Pires, Maria da Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "O Trabalho de Projeto e o seu Contributo para as Práticas de Literacia Autênticas e Significativas". 2016.
    Publicado
  6. Pires, M. Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "A Didática da Escrita e a Metodologia de Trabalho de Projeto: Que Relação?". 2015.
    Publicado
  7. Pires, M. Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "O recurso aos media em contexto escolar e o seu papel na tomada de consciência de modos distintos de comunicar em sociedade". 2014.
    Publicado
  8. Pires, M. Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "Práticas de literacia e avaliação da competência da escrita". 2014.
    Publicado
  9. Carvalho, José A. Brandão; Mesquita, Elisete de Carvalho. "Diferentes perspetivas e concepções de ensino - os documentos reguladores do ensino da língua portuguesa no Brasil e em Portugal". 2013.
    Publicado
  10. Pires, M. Conceição; Carvalho, José A. Brandão; Pires, Maria da Conceição; Carvalho, José António Brandão. "O Projeto – suas Potencialidades na Criação de “Contextos Reais” para a Abordagem da Escrita na Escola". 2013.
    Publicado
  11. Carvalho, José A. Brandão. "Students’ difficulties when facing new literacy practices at post graduate levels". 2012.
    Publicado
  12. Carvalho, José A. Brandão. "Ensinar e aprender a escrever no século XXI : (re)configurando um velho objeto escolar". 2012.
    Publicado
  13. Carvalho, José A. Brandão; Dionísio, Maria de Lourdes; Martinho, Maria Helena; Viseu, Floriano; Melo, Maria do Céu; Carvalho, José António Brandão; Silva, António Carvalho da. "Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students". 2012.
    Publicado
  14. Carvalho, José A. Brandão. "Escrever para construir conhecimento : a revisão de literatura por alunos de pós-graduação". 2012.
    Publicado
  15. Carvalho, José A. Brandão; Dourado, Luís. "Processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento em alunos da Universidade do Minho". 2010.
    Publicado
  16. Carvalho, José A. Brandão; Silva, António C.. "Uso da escrita em diferentes disciplinas escolares : construção ou reprodução de conhecimento?". 2008.
    Publicado
  17. Carvalho, José A. Brandão; Silva, António C.; Pimenta, Jorge. "Tomar notas: Um primeiro passo para a construção do conhecimento". 2007.
    Publicado
  18. Carvalho, José A. Brandão; Pimenta, Jorge. "Writing to Acquire and Express Knowledge: A Study with University Engineering Students". 2007.
    Publicado
  19. Carvalho, José A. Brandão; Pimenta, Jorge. "Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão do Conhecimento - Usos da Escrita em Contexto Académico". 2007.
    Publicado
  20. Carvalho, José A. Brandão; Pimenta, Jorge. "Promover Competências de Escrita em Alunos do Ensino Superior. Uma Experiência nos Cursos de Engenharia da Universidade do Minho". 2007.
    Publicado
  21. Carvalho, José A. Brandão; Pimenta, Jorge; Ramos, João P.; Rios, Sílvia. "Uses of Writing in Portuguese Basic School". 2006.
    Publicado
  22. Carvalho, José A. Brandão; Pimenta, Jorge. "Escrever para aprender, escrever para exprimir o aprendido". 2005.
    Publicado
  23. Carvalho, José A. Brandão. "Writing as a Learning Tool: a New Conception of Writing in the Portuguese Curriculum". 2005.
    Publicado • 10.1109/fie.2005.1612159
  24. Carvalho, José A. Brandão; Rodrigues, Angelina. "Ensino da Escrita e Ensino de Literatura". 2004.
    Publicado
  25. Carvalho, José A. Brandão. "Revision Processes Used by Developing Writers - A Study of 11 and 15 Years Old Portuguese Students". 2003.
    Publicado
  26. Carvalho, José A. Brandão. "O ensino da escrita". 2001.
    Publicado
  27. Carvalho, José A. Brandão. "O ensino-aprendizagem da escrita : avaliar capacidades, promover competências". 2001.
    Publicado
  28. Carvalho, José A. Brandão. "A escrita nos manuais de língua portuguesa: objecto de ensino/aprendizagem ou veículo de comunicação?". 1999.
    Publicado
Artigo em revista
  1. José António Brandão Carvalho. "The promotion of academic literacy in higher education: The course Reading and Writing for the Production of Academic Knowledge". Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas (2023): https://doi.org/10.1344/did.2023.14.126-136.
    10.1344/did.2023.14.126-136
  2. Filipe Barbeiro, Luís; António Brandão Carvalho, José; Barbeiro, Célia. "Instituições de formação de professores como comunidades de escrita: estudo com base nos títulos dos relatórios de mestrado [Higher education institutions as academic writing communities: A study based on the analysis of master report titles]". Diacrítica 36 1 (2022): 238-259. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.785.
    10.21814/diacritica.785
  3. Nicolau, Roseane; Carvalho, José A. Brandão. Autor correspondente: Nicolau, Roseane. "Por uma pedagogia da escrita: uma visão integradora na educação básica [For a pedagogy of writing: an integrating vision in basic education]". Temática XVII 7 (2021): 247-262. https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/60238/3385.
    Publicado
  4. Carvalho, José A. Brandão; Carvalho, José António Brandão. "Escrever na Escola no Século XXI: inquietações e desafios para os professores de línguas [Writing at School in the 21st Century: concerns and Challenges for Language Teachers]". Temática XV 10 (2019): 247-262. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/48347/27812.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48347
  5. Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. "As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita [Students' voices and perspectives in research on writing]". Revista Portuguesa de Educação 31 2 (2018): 132-152. http://hdl.handle.net/1822/58245.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.14278
  6. Carvalho, José António Brandão; Pereira, Luísa Álvares; Laranjeira, Rómina Mello. "Writing a master dissertation: students' perspectives". Journal of Academic Writing, 8 (2), 78-88 8 2 (2018): 78-88. http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v8i2.481.
    Publicado • Carvalho, J. B., Pereira, L. A., & Laranjeira, R. M. (2018). Writing a master’s dissertation – Students’ perspectives. Journal of Academic Writing, 8(2), 78-88. http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v8i2.481
  7. Mesquita, Elisete de Carvalho; Carvalho, José A. Brandão. "O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal". Letras & Letras 33 2 (2017): 6-10. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v33n2a2017-0.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14393/ll63-v33n2a2017-0
  8. Carvalho, José A. Brandão. "Writing at Portuguese Universities: Students’ Perceptions and Practices". Journal of Academic Writing 5 1 (2015): 74-85. http://e-learning.coventry.ac.uk/ojs/index.php/joaw/article/view/169.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v5i1.169
  9. Carvalho, José A. Brandão. "Aula de língua e literacia académica – rupturas e interseções". Linguagem & Ensino 18 1 (2015): 79-97. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15298.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Luís. "Knowledge reproduction vs. Knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools | Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educacão 18 54 (2013): 609-628. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887812280&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/S1413-24782013000300006
  11. Carvalho, José A. Brandão. "A Escrita na Escola: uma Visão Integradora". Interacções 9 27 (2013): 186-206. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3408.
    Publicado
  12. Carvalho, José A. Brandão. "Moving from Graduation to Post-Graduation in Portuguese Universities: Changing Literacy Practices". Journal of Academic Writing 2 1 (2012): 14-23. http://e-learning.coventry.ac.uk/ojs/index.php/joaw/article/view/78.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v2i1.78
  13. Carvalho, José A. Brandão. "Escrever para Aprender – Contributo para a Caracterização do Contexto Português". Interações 7 19 (2011): 175-188. http://hdl.handle.net/1822/18252.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Carvalho, José António Brandão. "Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto português". (2011): https://doi.org/10.25755/int.480.
    10.25755/int.480,title
  15. Carvalho, José A. Brandão. "Acquiring, Elaborating and Expressing Knowledge – a Study with Portuguese University Students". Zeitschrift Schreiben (2008): 1-6. https://zeitschrift-schreiben.eu/globalassets/zeitschrift-schreiben.eu/2008/carvalho_acquiring_knowledge.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Carvalho, José A. Brandão. "Ensino da Escrita e Didáctica da Escrita: Adesão ou Resistência". Revista de Estudos Curriculares 4 1 (2006): 129-138.
    Publicado
  17. Carvalho, José A. Brandão. "Da Escrita Tradicional à Escrita como Ferramenta de Aprendizagem. Análise da Evolução das Concepções de Escrita nos Programas de Português". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8 10 (2003): 859-869.
    Publicado
  18. Carvalho, José A. Brandão. "Developing audience awareness in writing". Journal of Research in Reading 25 3 (2002): 271-282. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9817.00175.
    Publicado • 10.1111/1467-9817.00175
  19. Carvalho, José A. Brandão. "A Didáctica da Escrita - Perspectivas e Percursos de Investigação". Revista de Letras - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Série II 1 (2002): 35-49.
    Publicado
  20. Carvalho, José A. Brandão. "A Evolução Sintáctica na Produção Escrita de Crianças e Adolescentes". Revista Portuguesa de Educação 3 3 (1990): 129-138. http://hdl.handle.net/1822/463.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pires, Maria da Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "A metodologia de projeto e a criação de contextos reais de aprendizagem na disciplina de Português [The project methodology and the creation of real learning contexts in Portuguese Language Classes]". In Formação docente: um debate necessário, 120-143. Uberlêndia (MG), Brasil: IFTM, 2020.
    Publicado
  2. Nicolau, Roseane; Carvalho, José A. Brandão. Autor correspondente: Nicolau, Roseane. "Concepções e Práticas de Ensino da Escrita no Discurso dos Professores de Língua Portuguesa do Brasil e de Portugal [Conceptions and Practices of Teaching Writing in the Discourse of Portuguese Language Teachers in Brazil and Portugal]". In Língua e Discurso. Objetos de Pesquisa e Ensino, 75-94. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2020.
    Publicado
  3. Carvalho, José A. Brandão. "Academic Literacy Enhancement along the Schooling Path - Students' Reading and Writing Practices in Portuguese Schools and Universities". In Conocer la escritura: investigación más allá de las fronteras / Knowing Writing: Writing Research across Borders, editado por C. Bazerman; B. González Pinzón; D. Russell; P. Rogers; L. Peña; E. Narváez; P. Carlino; M. Castelló; M. Tapia-Ladino, 71-92. Bogotá, Colômbia: Editorial Pontificia Universidad Javeriana / WAC Clearinghouse, 2019.
    Publicado
  4. Carvalho, José A. Brandão. "E agora? Já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas [And now? Is writing being taught at school? A reflection on the impact of research in Didactics of Writing on teaching practices]". In Estudos da Língua Portuguesa - A União na Diversidade, editado por Madalena Teixeira, 183-206. Santarém, Portugal: I.P. Santarém – E.S.E., 2019.
    Publicado
  5. Pires, M. Conceição; Carvalho, José A. Brandão. "Práticas de literacia autênticas e significativas: uma outra perspectiva de ensino da língua materna [Authentic and meaningful literacy practices: another perspective on Portuguese Language teaching]". In PAIDEIA & HUMANITAS, Formar e educar ontem e hoje/To form and educate yesterday and today, editado por A. Araújo; C. Martins; H. Carvalho; J. Serra; J. Magalhães, 557-572. Famalicão, Portugal: Húmus, 2018.
    Publicado
  6. Branca, Rodrigues; Carvalho, José A. Brandão. "O papel da linguagem na aprendizagem: a problemática da (in)definição de conceitos nos documentos curriculares portugueses". In Questões atuais da educação em línguas: dos domínios do ensino do Português a uma política de língua, editado por António C. Silva, 23-39. Famalicão, Portugal: Húmus, 2016.
    Publicado
  7. Carvalho, José A. Brandão. "A transição para o ensino superior : novos contextos, novas práticas de literacia". In Português, Língua e Ensino, editado por Luísa Álvares Pereira; Inês Cardoso, 225-239. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  8. Carvalho, José A. Brandão. "Didática do português língua não materna : língua segunda/língua estrangeira : entre a generalização e a especificação". In Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, editado por Rosa Bizarro; M. Alfredo Moreira; Cristina Flores, 146-154. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas, 2013.
    Publicado
  9. Carvalho, José A. Brandão. "What do Portuguese university students say about their writing in exams?". In Learning to Write Effectively: Current Trends on European Research, editado por Mark Torrance; Montserrat Castelló; Franck Ganier; Otto Kruse; Anne Mangen; Liliana Tolchinsky; Luuk van Waes, 249-252. Reino Unido: Brill Academic Publishers, 2012.
    Publicado • 10.1163/9781780529295_056
  10. Carvalho, José A. Brandão. "A promoção de competências de escrita de estudantes do ensino superior : algumas reflexões a partir de uma experiência na Universidade do Minho". editado por José A. Brandão Carvalho; Luís Barbeiro; Luísa Álvares Pereira; António C. Silva. Leiria/Braga/Aveiro, Portugal: IPL - ESECS / UMinho - CIED / UA - CIDTFF, 2012.
    Publicado
  11. Carvalho, José A. Brandão. "A escrita como objecto escolar: contributo para a sua (re)configuração". In Português, Língua e Ensino, editado por Isabel M. Duarte; Olívia Fgueiredo, 76-105. Porto, Portugal: U.Porto Editorial, 2011.
    Publicado
  12. Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Luís; Pimenta, Jorge. "La Escritura, Elaboración y Expresión del Conocimiento: La Escritura como Instrumento de Aprendizaje". In El Proceso de Enseñar Lenguas. Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por J. L. Barrio, 57-88. Madrid, Espanha: La Muralla, 2008.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís; Carvalho, José A. Brandão. "Enseñar y Aprender a Escribir en la Escuela: Algunas Líneas de Investigación". In Diálogo e Investigación en las Aulas. Investigaciones en Didáctica de las Lenguas, editado por Anna Camps, 77-97. Barcelona, Espanha: Graó, 2006.
    Publicado
  14. Sequeira, Maria de Fátima; Dionísio, Maria de Lourdes; Carvalho, José A. Brandão; Castro, Rui Vieira de. "As Bibliotecas Escolares dos Distritos de Braga e Viana do Castelo. Uma Caracterização". In Formar Leitores - O contributo da Biblioteca Escolar, editado por Maria de Fátima Sequeira, 15-26. Lisboa, Portugal: IIE, 2000.
    Publicado
  15. Dionísio, Maria de Lourdes; Rodrigues, Angelina; Carvalho, José A. Brandão; Castro, Rui Vieira de. "Atitudes dos Professores face à Biblioteca Escolar". In Formar Leitores - O contributo da Biblioteca Escolar, editado por Maria de Fátima Sequeira, 27-41. Lisboa, Portugal: IIE, 2000.
    Publicado
  16. Carvalho, José A. Brandão. "Evolução Sintáctica na Escrita e Desenvolvimento Cognitivo". In Linguagem e Desenvolvimento, editado por Maria de Fátima Sequeira, 59-63. Braga, Portugal: Universidade do Minho - IE, 1993.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cunha, Juliana; Carvalho, José A. Brandão. Autor correspondente: Carvalho, José A. Brandão. Ensino da Língua Portuguesa: dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Braga, Portugal: CIED/UMinho. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Carvalho, José António Brandão; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Mesquita, Elisete de Carvalho; Cunha, Juliana; Arqueiro, Ana; Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 5, Braga, 2016; Fórum Ibero-Americano de Literacias, 5, Braga, 2016. SIELP V FIAL: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , Fórum Ibero-Americano de Literacias: atas. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2016.
    Publicado • Editor
  3. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Silva, António Carvalho da. Aula de língua: interação e reflexão. Leiria / Braga / Aveiro, Portugal: IPL - ESECS / UMinho - CIEd / UA - CIDTFF. 2012.
    Publicado • Editor
  4. Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Carvalho, José António Brandão; Castro, Rui Vieira de; European Conference on Reading, 16, Braga, 2009; Ibero-American Forum on Literacies, 1, Braga, 2009. Discovering worlds of literacy: proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies. Braga, Portugal: Littera - Associação Portuguesa para a Literacia / Universidade do Minho - Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2009.
    Publicado • Editor
  5. Carvalho, José. Actividades de Escrita e Aprendizagem. Leiria / Braga, Portugal: IPL - ESE / UMinho - Cied. 2008.
    Publicado • Editor
  6. Carvalho, José. A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios. Actas do II Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita. Braga, Portugal: UMinho - CIEd. 2005.
    Publicado • Editor
  7. Carvalho, José. Ensinar a Escrever. Teoria e Prática - Actas do Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita. Braga, Portugal: UMinho - CEEP. 2001.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Mesquita, Elisete de Carvalho; Carvalho, José A. Brandão. "Letras & Letras". Letras & Letras 33 3 (2017): http://dx.doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017.
    Publicado • 10.14393/ll63-v31n3a2015-0 • Co-editor
Livro
  1. Carvalho, José António Brandão; Morante, M. Carmen Fernández; Viseu, Floriano; Dourado, Luís; Lencastre, José Alberto; Osório, António José; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; et al. Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibilities of the technologies. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2023.
  2. Fernández-Morante, M. C; Bienzle, H.; Carvalho, José A. Brandão. Smart Technologies for Innovation in Teacher Training. The EKT Handbook.. 2023.
    Publicado
  3. Carvalho, José A. Brandão. Escrita: percursos de investigação [Writing: research paths]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia (IEP) - DME. 2003.
    Publicado
  4. Carvalho, José A. Brandão. O Ensino da Escrita - da Teoria às Práticas Pedagógicas [Teaching how to Write - from theories to practices]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - CEEP. 1999.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Saghié, Najla Fouad. "Os novos géneros discursivos como instrumentos para a promoção de competências de leitura: um estudo em contexto de preparação para o acesso ao Ensino Superior no Brasil". Doutoramento, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78764.
  2. Esteves, Susana Catarina Pereira. "A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português". Mestrado, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78685.
  3. Cunha, Juliana Silva. "Políticas e práticas de educação para a literacia. Portugal e o contexto educativo europeu". Doutoramento, 2022. https://hdl.handle.net/1822/80820.
  4. Tachiua, Brain Daniel. "Práticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Moçambique: perspetivas de alunos e professores". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75648.
  5. Rodrigues, Branca Luísa dos Santos. "O papel da linguagem no processo de ensino/aprendizagem – um estudo no âmbito de diferentes disciplinas escolares". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/1822/77088.
  6. Carvalho, Sara Gracinda Maia de. "O ensino da escrita em manuais escolares de 5º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55407.
  7. Fernandes, Ana Rita Neves. "Ecoliteracia: atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57228.
  8. Lopes, Elba de Brito. "A interdisciplinaridade na Língua Portuguesa para a formação de professores da educação de jovens e adultos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/44235.
  9. Correia, Manuela da Silva. "Para uma pedagogia das literacias: das conceções e práticas docentes aos conceitos e competências discentes. Um estudo da aula de língua portuguesa no 2º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/1822/40097.
  10. Cruz, Vera Diana Barreiro da. "Desenvolvimento de processos de compreensão leitora". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44142.
  11. Magalhães, Cátia Isabel Sousa. "O código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita: intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44134.
  12. Atoc, Manuel Magno. "O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste : perspetivas dos professores". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/31399.
  13. Costa, Bruna Augusta Ribeiro. "Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28992.
  14. Loureiro, Joaquim Fernandes. "O papel da mediação na construção da história contemporânea do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (1987-2012)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29215.
  15. Teixeira, Tânia Andreia Machado. ""Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29004.
  16. Oliveira, Patrícia Daniela Machado. "A importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29000.
  17. Silva, Catarina Sofia Pereira da. "A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28996.
  18. Ribeiro, Aristides João Faria. "O papel das ferramentas digitais no desenvolvimento das competências de escrita". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/19554.
  19. Barroso, Ana Rita Estorninho. "A matemática e a linguagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25267.
  20. Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva. "O texto expositivo-argumentativo e a expressão de conhecimento através da escrita". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24623.
  21. Ribeiro, Andreia Sofia Freitas. "Ler e escrever para aprender história e geografia de Portugal". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25243.
  22. Abreu, Bruno Maurício Rodrigues. "A leitura da narrativa e o desenvolvimento de uma consciência intercultural". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/19550.
  23. Lopes, Sandra Liliana Pereira. "Ensinar a escrever na aula de Português : o texto argumentativo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24628.
  24. Fonseca, Ana Marta Pinto Oliveira da. "Mediação: uma estratégia - ferramenta potenciadora das inter-relações". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24653.
  25. Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho. "Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24511.
  26. Silva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e. "A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24636.
  27. Santos, Susana Catarina da Silva. "Escrever na aula de espanhol, língua estrangeira : a escrita de cartas e postais no 9º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/19558.
  28. Lopes, José Carlos de Oliveira. "O papel da escrita na construção das aprendizagens : perceções e conceções dos professores do 3º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23949.
  29. Saíde, Abôndio João. "Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23942.
  30. Pedrosa, Cédric Soares; Carvalho, Célia Marisa da Silva. "Ler e escrever para aprender ciências da natureza". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25250.
  31. Ndiaye, Samba. "O processo comunicativo na aula de Português, língua estrangeira, no Senegal : o multilinguismo como factor da construção discursiva em contexto pedagógico". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/12483.
  32. Rodrigues, Sandra Lídia Oliveira. "Avaliação da leitura : do PISA 2000 às provas de aferição do 2º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13920.
  33. Viana, Maria Paula Tavares Martins. "O recurso ao processador de texto na promoção de competências de escrita em alunos do ensino secundário : o resumo e a síntese de textos em suporte digital". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11603.
  34. Martins, Betina Neves. "O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9747.
  35. Marcelino, Celine Isabel Monteiro. "Métodos de iniciação à leitura: concepções e práticas de professores". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8905.
  36. Alves, Paulo Jorge da Cunha. "Concepções e práticas pedagógicas sobre a leitura : uma análise de provas de avaliação". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7263.
  37. Silva, Maria do Céu Arouca da. "Concepções de escrita nos manuais “para-escolares” destinados a alunos e/ou professores". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6974.
  38. Ramos, João Paulo Paredes. "Escrita, construção e expressão do conhecimento : uma análise de práticas no âmbito de diferentes disciplinas". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6323.
  39. Aldeia, Helena Cristina Barbosa. "A promoção de competências do domínio do oral no terceiro ciclo do ensino básico : (uma análise de manuais escolares)". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/1822/4661.

Outros

Outra produção
  1. Students' voices and perspectives in research on writing. The students' perspective on writing is the axis that runs across this text, based on the contribution of several studies developed in Portugal, from the nineties to the present. In the first three studies described, this perspective is captured in the course of the writing process and focused on the problem solving strategies developed by students as they write. The methodologies were based on co. 2018. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14278.
  2. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no conte. 2013. Carvalho,José António Brandão; Barbeiro,Luís Filipe; Carvalho, José António Brandão. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300006.
  3. Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora. O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a de. 2013. Carvalho, José António Brandão; Carvalho, José A. Brandão. http://hdl.handle.net/1822/28363.
  4. Moving from graduation to post-graduation in portuguese universities : changing literacy practices, facing new difficulties. In this article we analyse Portuguese postgraduate students’ problems and difficulties when performing written tasks in the context of postgraduate programmes. The data presented are the result of a study based on two different data collection procedures: a) the analysis of students’ written work, organised in a portfolio; b) a questionnaire focussing on the difficulties encountered when performin. 2012. Carvalho, José António Brandão. http://hdl.handle.net/1822/23138.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/08 Formar Professores de Português no Século XXI: novas respostas a um velho desafio VIII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlêndia, Brasil)
2019/11/07 A Revisão de Literatura numa dissertação de mestrado perspetivas dos estudantes VIII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2019/07/02 Writing a dissertation at the intersection of academic and professional contexts 10th Conference of the European Association for the Teaching of Academic Writing (EATAW)
Chalmers University of Technology (Gotemburgo, Suécia)
2019/01/23 A competência metalinguística em relação com a escrita de histórias em dois momentos do percurso escolar de alunos no 1º ciclo III International Conference on Teaching of Grammar
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/17 Entre a Investigação e a Ação: a interação entre investigadores e professores como fator de desenvolvimento da Didática da Escrita em Portugal IX Seminario El aula como âmbito de invstigación de la enseñanza e el aprendizaje de la lengua
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2018/09/27 How textbooks (do not) promote knowledge construction skills Conferência Regional para a América Latina da IARTEM (International Association for Research on Textbooks and Educational Media)
Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2018/08/30 Changing students´ perceptions of the role of writing in academic life (the impact of a course on academic literacy) SIG Writing 2018 - 16th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia (Antuérpia, Bélgica)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da competência de produção escrita/de textos de aprendentes universitários de PLE dos com L1 chinesa (Learning Strategies and Development of Writing Skills in Portuguese as a Foreign Language of L1 Chinese Undergraduate Learners
Coorientador
Doutoramento em Português (Doutoramento)
Macao Polytechnic University, Macau
2023 - 2023 Práticas de literacia na formação de professores na Guiné-Bissau: a construção e a exposição do conhecimento em diferentes áreas disciplinares
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
Orientador
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Fatores linguísticos do insucesso dos alunos de origem guineense na escola em Portugal: a compreensão do fenómeno como requisito para o desenho de novas abordagens pedagógicas.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Conceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe, Angola
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 LER E ESCREVER PARA APRENDER NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Literacia Argumentativa no ensino secundário: das práticas de ensino e de avaliação ao desempenho dos alunos.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2019 Estratégias de Promoção da Capacidade de Escrita de Aprendentes do Português no Ensino Secundário Geral em Moçambique
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas (Doutoramento)
2018 - 2018 "O ENSINO DA ESCRITA EM MANUAIS ESCOLARES DE 5º ANO"
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 "Educação Financeira de Adultos: Saberes, Experiências e Atitudes dos Docentes da Sede do Município de Boa Saúde/RN". Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Práticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Mocambique: perspetivas de alunos e professores
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Ecoliteracia. Atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 "A INTERDISCIPLINARIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS".
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita – Intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento de Processos de Compreensão Leitora
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 O papel da mediação na construção da história contemporânea do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (1987-2012)
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 "Das palavras às histórias" : o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste : perspetivas dos professores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos)
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/02/11 Para uma modelização didática da escrita académica - a recensão crítica em português língua segunda
Arguente principal
Para uma modelização didática da escrita académica - a recensão crítica em português língua segunda (Doutoramento)
2020/02/06 La gestió informativa en el procés de composició escrita en col·laboració a partir de la lectura de fonts diverses. Un estudi de cas en el marc d’una seqüència didáctica
Arguente principal
Aina Reig Gáscon (Doutoramento)
Universitat de València - Campus dels Tarongers, Espanha
2019/12/13 Estratégias de Promoção da Capacidade de Escrita de Aprendentes do Português no Ensino Secundário Geral em Moçambique
Orientador
Ernesto Luís Guimino Júnior (Doutoramento)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2019/06/26 O Ensino do Português na Educação Básica e a Formação de Professores em Timor Leste: Circunstâncias; Discursos Práticas
Arguente principal
Maria Elisa da Silva Sousa (Doutoramento)
2019/01/29 Escrita e TIC: práticas escolares e extraescolares no Ensino Básico
Arguente principal
Célia da Graça Lopes, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/12/11 O estatuto das línguas na formação de professores em Angola: das questões identitárias e culturais ao papel da supervisão
Vogal
Rosa Maria Sampaio da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal