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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Estêvão

Nomes de citação

  • Estêvão, Carlos
  • Carlos V. Estêvão

Identificadores de autor

Ciência ID
CE17-8F36-5156
ORCID iD
0000-0002-5344-0638

Telefones

Telemóvel
  • 916060414 (Pessoal)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
"QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: o estudo sobre a avaliação para as competências na escola confessional católica em Brasília" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Política Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Escola, democracia e autonomia: uma análise das políticas e práticas no cotidiano escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Liderança e Culturas Organizacionais: O impacto da liderança na (s) cultura (s) organizacional (ais) nos agrupamentos de escolas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Gestão Empresarial, Educação Profissional e Cidadania: um estudo da Gestão em Escolas de Ensino Médio Integrado no Estdo do Ceará" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Labirintos da Justiça na Escola: Representações e Práticas de Alunos e Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"(D)enunciar a Autonomia - Contributos para a Compreensão da Génese e da Construção da Autonomia na Escola Secundária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Escola, Professores e Avaliação:Narrativas e racionalidades da Avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Educação, Género e Poder - uma Abordagem Política, Sociológica e Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Lógicas de ação na educação de adultos: um olhar sociológico-organizacional " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Concepções Científicas e Pessoais Sobre a Educação/formação Profissional: Contributos para a Elaboração de um Modelo Teórico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005/01/10 - 2005/01/11
Concluído
Ciências Sociais de Educação (Título de Agregado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Aprovação por unanimidade
2005
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Formação Inicial, Identidade Profissional e Profissão Docente: as Representações Sociais dos Alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Filosofia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Competências Básicas do Educador: Desafios e Perspectivas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Redescobrir a Escola Privada Portuguesa Como Organização - na Fronteira da Sua Complexidade Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2019 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/04 - 2013/04 Career and citizenship:personal and contextual conditions for ethical questionning of life-career projects Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2022/06/01 - 2025/05/31 TESTEd: Towards a European Syllabus in Teacher Education – Facing future challenges together
101055601 TESTEd
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Comissão Europeia
Em curso
2021/07/21 - 2023/06/23 HELLO: Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar
POCI-01-0247-FEDER-047004
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos
UID/FIL/00683/2019
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/04/05 - 2013/04/04 Carreira e cidadania:condições pessoais e do contexto para o questionamento ético dos projectos de vida
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2007 AS COMPETÊNCIAS-CHAVE DOS DIPLOMADOS DO ENSINO SUPERIOR; PERSPECTIVAS DOS EMPREGADORES E DOS DIPLOMADOS
106-EI-2003 inserido na Acção-Tipo 4.2.2.1 Estudos e Investigação do POEFDS (Programa Operacional do emprego, Formação e Desenvolvimento Social)
Investigador
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Concluído
1998 - 2001/12 Políticas e Práticas de Formação nas Organizações
TRAPPO
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carlos Estêvão. "The vulnerability of human rights in restless times: notes for a critical revival of human rights". American Journal of Educational Research 11 8 (2023): 488-493. http://hdl.handle.net/10400.14/44488.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12691/education-11-8-2
  2. Carlos V. Estêvão. "The vulnerability of human rights in restless times: notes for a critical revival of human rights.". American Journal of Educational Research, 11 8 (2023): 488-493. http://www.sciepub.com/journal/education.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Estêvão, Carlos Vilar. "Ideologias de conveniência em educação". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/32846.
    10.1590/S0104-40362018002701031
  4. Estêvão, Carlos Vilar. "Ideologias de conveniência em educação". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/32846.
    10.1590/S0104-40362018002701031
  5. Estêvão, Carlos Vilar. "Direitos Humanos e Educação em Tempos de Desassossego". (2018): https://doi.org/10.25749/sis.13785.
    10.25749/sis.13785,title
  6. Estêvão, Carlos V.. "Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/41971.
    10.14201/shhc201836161170
  7. Estevão, Carlos Vilar. "Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades". (2018): https://doi.org/10.21814/rpe.13965.
    10.21814/rpe.13965,title
  8. Estêvão, Carlos V.. "Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/41971.
    10.14201/shhc201836161170
  9. Estêvão, Carlos Vilar. "Direitos Humanos e Educação em Tempos de Desassossego". (2018): https://doi.org/10.25749/sis.13785.
    10.25749/sis.13785,title
  10. Carlos Vilar Estêvão. "Direitos Humanos e Educação em Tempos de Desassossego". Sisyphus 6 1 (2018): 10-21.
    Publicado • 10.25749/sis.13785
  11. Carlos V. ESTÊVÃO. "Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade". Revista Diálogo Educacional 16 255 (2016): 37-37. https://doi.org/10.7213%2Fdialogo.educ.16.047.ds02.
    10.7213/dialogo.educ.16.047.ds02
  12. Estêvão, Carlos V.. "Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/33512.
    10.7213/dialogo.educ.16.047.ds02
  13. Carlos Vilar Estêvão. "Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação". Revista Portuguesa de Educação 28 2 (2015): 7-7. https://doi.org/10.21814%2Frpe.7730.
    10.21814/rpe.7730
  14. Estêvão,Carlos Vilar. "Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação". (2015): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200002.
  15. Estêvão, Carlos Vilar. "Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação". (2015): https://doi.org/10.21814/rpe.7730.
    10.21814/rpe.7730,title
  16. Estêvão,Carlos Vilar. "Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação". (2015): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200002.
  17. Carvalho, M.E.G.; Estêvão, C.A.V.. "Critical pedagogy and human rights: Fundamentals for a critical-pedagogical proposal in human rights | Pedagogia crítica e Direitos Humanos: Fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos1". Ensaio 21 80 (2013): 405-432. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886654360&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362013000300002
  18. Estêvão,Carlos V.. "Democracia, justiça e direitos humanos: ¿pontos cegos¿ do discurso humanista na era dos mercados". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200009.
  19. Carvalho, Maria Elizete; Estêvão, Carlos V.. "Pedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanos". (2013): http://hdl.handle.net/1822/28816.
    10.1590/s0104-40362013000300002
  20. Estêvão, Carlos Alberto Vilar. "Political democracy, school democracy and human rights education". (2013): https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12296.
  21. Estêvão, Carlos. "A Qualidade da educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica". (2013): https://doi.org/10.21573/vol29n12013.42818.
    https://doi.org/10.21573/vol29n12013.42818
  22. Estêvão, Carlos V.. "Democracia, justiça e direitos humanos: ‘pontos cegos’ do discurso humanista na era dos mercados". (2013): https://doi.org/10.21814/rpe.3251.
    10.21814/rpe.3251,title
  23. Estêvão, Carlos. "A Qualidade da educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica". (2013): https://doi.org/10.21573/vol29n12013.42818.
    https://doi.org/10.21573/vol29n12013.42818
  24. Estêvão,Carlos V.. "Democracia, justiça e direitos humanos: ¿pontos cegos¿ do discurso humanista na era dos mercados". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200009.
  25. Estêvão, Carlos V.. "Democracia, justiça e direitos humanos: ‘pontos cegos’ do discurso humanista na era dos mercados". (2013): https://doi.org/10.21814/rpe.3251.
    10.21814/rpe.3251,title
  26. Estêvão, Carlos Alberto Vilar. "Political democracy, school democracy and human rights education". (2013): https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12296.
  27. Estêvão, Carlos V.. "Justiça complexa e educação: as gramáticas da justiça em educação". (2012): https://doi.org/10.21573/vol17n12001.25518.
    https://doi.org/10.21573/vol17n12001.25518
  28. Estêvão, Carlos V.. "Justiça complexa e educação: as gramáticas da justiça em educação". (2012): https://doi.org/10.21573/vol17n12001.25518.
    https://doi.org/10.21573/vol17n12001.25518
  29. Estêvão, C.V.. "Democracy, Human Rights and Education. Towards a critical perspective of human rights education | Democracia, direitos humanos e educação. para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos". Revista Lusofona de Educacao 17 (2011): 11-30. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051764406&partnerID=MN8TOARS.
  30. Estêvão, C.V.. "Human rights and education for another democracy | Direitos humanos e educação para uma outra democracia". Ensaio 19 70 (2011): 9-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959502111&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362011000100002
  31. Estêvão, Carlos V.. "Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos". (2011): http://hdl.handle.net/1822/14270.
  32. Estêvão, Carlos V.. "Democracia, direitos humanos e educação". (2011): http://hdl.handle.net/10437/1470.
  33. Carlos V. Estêvão. "Democracia, direitos humanos e educação. Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos". Revista Lusófona de Educação 17 (2011): 11-30. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=80051764406&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado
  34. Carlos V. Estêvão. "Democracia como direitos humanos, justiça global e educação cosmopolítica". e-cadernos CES 09 (2010): https://doi.org/10.4000%2Feces.525.
    10.4000/eces.525
  35. Estêvão, Carlos V.. "Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades". (2009): http://hdl.handle.net/1822/10142.
    10.21814/rpe.13965
  36. Estêvão,Carlos Vilar. "Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades". (2009): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000200003.
  37. Estêvão,Carlos Vilar. "Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades". (2009): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000200003.
  38. Estêvão, Carlos V.. "Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades". (2009): http://hdl.handle.net/1822/10142.
    10.21814/rpe.13965
  39. Estêvão, C.V.. "Education, conflict and democratic conviviality | Educação, conflito e convivência democrática". Ensaio 16 61 (2008): 503-513. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350540894&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362008000400002
  40. Estêvão, Carlos V.. "Educação, conflito e convivência democrática". (2008): http://hdl.handle.net/1822/10022.
    10.1590/S0104-40362008000400002
  41. Estêvão, C.A.V.. "Education, justice, and human rights | Educação, justiça e direitos humanos". Educacao e Pesquisa 32 1 (2006): 85-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33745510849&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-97022006000100006
  42. Estêvão,Carlos Alberto Vilar. "Educação, justiça e direitos humanos". (2006): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100006.
  43. Estêvão, Carlos V.. "Direitos humanos, justiça e educação". (2006): http://hdl.handle.net/1822/8677.
    10.1590/S1517-97022006000100006
  44. Estêvão,Carlos Alberto Vilar. "Educação, justiça e direitos humanos". (2006): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100006.
  45. Estêvão, Carlos V.. "Direitos humanos, justiça e educação". (2006): http://hdl.handle.net/1822/8677.
    10.1590/S1517-97022006000100006
  46. Carlos Alberto Vilar Estêvão. "Justiça complexa e educação. Uma reflexão sobre a dialectologia da justiça em educação". Revista Crítica de Ciências Sociais 64 (2002): 107-134. https://doi.org/10.4000%2Frccs.1238.
    10.4000/rccs.1238
  47. Estêvão, Carlos V.. "Justiça complexa e educação: uma reflexão sobre dialectologia da justiça em educação". (2002): https://hdl.handle.net/1822/8672.
  48. Carlos V. Estêvão. "FORMAÇÃO, GESTÃO, TRABALHO E CIDADANIA CONTRIBUTOS PARA UMA SOCIOLOGIA CRÍTICA DA FORMAÇÃO". Educação & Sociedade 22 77 (2001): 185-206. https://doi.org/10.1590%2Fs0101-73302001000400009.
    10.1590/s0101-73302001000400009
  49. Estêvão,Carlos V.. "FORMAÇÃO, GESTÃO, TRABALHO E CIDADANIA CONTRIBUTOS PARA UMA SOCIOLOGIA CRÍTICA DA FORMAÇÃO". (2001): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000400009.
  50. Estêvão, Carlos V.. "Políticas educativas, autonomia e avaliação : reflexões em torno da dialéctica do reajustamento da justiça e da modernização". (2001): http://hdl.handle.net/1822/549.
  51. Carlos A. Vilar Estêvão. "A privatização da qualidade na educação e as suas privações". Sociologia, Problemas e Praticas 27 (1998): 117-127. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84893089669&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado
  52. Estêvão, C.A.V.. "The privatization of quality in education and its "privations" | A privatização da qualidade na educação e as suas privações". Sociologia, Problemas e Praticas 27 (1998): 117-127. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893089669&partnerID=MN8TOARS.
  53. Estêvão, Carlos A. Vilar. "A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"". (1998): http://hdl.handle.net/10071/773.
  54. Estêvão, Carlos V.. "A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas". (1998): http://hdl.handle.net/1822/548.
  55. Estêvão, Carlos V.; Afonso, Almerindo Janela; Castro, Rui Vieira de. "Práticas de construção de autonomia da escola : uma análise de projectos educativos, planos de actividades e regulamentos internos". (1996): http://hdl.handle.net/1822/550.
  56. Estêvão, Carlos V.; Afonso, Almerindo Janela; Castro, Rui Vieira de. "Práticas de construção de autonomia da escola : uma análise de projectos educativos, planos de actividades e regulamentos internos". (1996): http://hdl.handle.net/1822/550.
  57. Estêvão, Carlos V.. "O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa". (1995): http://hdl.handle.net/1822/547.
  58. Estêvão, Carlos V.. "O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa". (1995): http://hdl.handle.net/1822/547.
Capítulo de livro
  1. Estêvão, Carlos. "Criar humanidade pela educação, justiça e direitos humanos". In Educação e Direitos Humanos num Mundo em Transformação, 35-40. Braga, Portugal: Axioma- Publicações da Faculdade de Filosofia, 2023.
    Publicado
  2. Carlos V. Estêvão. "Criar humanidade pela educação, justiça e direitos humanos". In Educação e direitos humanos: num mundo em transformação, 34-40. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2023.
    Publicado • 10.17990/axiseries/2023_04_035
  3. Carlos V. Estêvão. "Educação e direitos diante dos desafios éticos contemporâneos.". In Educação e formação de professores. Inspirações, espaços e tempos da educação em diálogo, 17-30. Curitiba: CRV, 2022.
    Publicado
  4. Carlos Vilar Estêvão. "A multifocalização dos direitos humanos na atualidade". In Direitos humanos e tempo presente: diálogos interdisciplinares, 59-89. Editora UFPB, 2022.
    Publicado
  5. Carlos V. Estêvão. "1". In Educação e formação de professores: Inspirações, espaços e tempos da educação em diálogo, 17-30. Editora CRV, 2022.
    Publicado
  6. Carlos Estêvão. "O boomerang da justiça entre o público e o privado em educação". In Escola Secundária Martins Sarmento, nos 130 anos do Liceu de Guimarães: subsídios para o conhecimento, 85-93. Escola Secundária Martins Sarmento, 2021.
    Publicado
  7. Carlos V. Estêvão. "DIVERSIDADE DE OLHARES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE". In Educação e direitos humanos: campos de disputas e aproximações, 29-38. Curitiba, Brasil: EDITORA CRV, 2020.
    Publicado • 10.24824/978655868602.6.29-38
  8. Caixeiro, Cristina; Verdasca, José; Estêvão, Carlos. "Liderança e cultura organizacional: O impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es)". Universidade Aberta, 2017.
  9. Estêvão, Carlos V.. "Perspectivas sociológicas críticas da escola como organização". Fundação Manuel Leão, 2010.
  10. Estêvão, Carlos V.. "Perspectivas sociológicas críticas da escola como organização". Fundação Manuel Leão, 2010.
Edição de livro
  1. Carlos Alberto Vilar Estevão; Ana Paula Figueiredo Pinto; Artur Emanuel Ilharco Galvão; João Carlos Onofre Pinto; Maria José De Araújo Ferreira Lopes; Paulo César Azevedo Dias. Educação, justiça e direitos humanos: num mundo em transformação. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia. 2023.
    Publicado • 10.17990/AxiSeries/2023_04
Livro
  1. Carlos Estêvão. Amores incertos em tempos de desassossego: uma reflexão sobre direitos humanos, justiça e educação. Edições Humus. 2021.
    Publicado
  2. Carlos Estêvão. Repensar a escola como organização. A escola como lugar de vários mundos. 2018.
    Publicado
  3. Carlos Alberto Vilar Estêvão. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE. {EDITORA. 2012.
    10.24824/978858042385.3
  4. Estêvão, Carlos V.; Gomes, Carlos Alberto; Torres, Leonor Lima; Silva, Paulo. Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas: relato de uma investigação. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2006.
  5. Estêvão, Carlos V.; Gomes, Carlos Alberto; Torres, Leonor Lima; Silva, Paulo. Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas: relato de uma investigação. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2006.
  6. Lima, Licínio C.; Afonso, Almerindo Janela; Estêvão, Carlos V.. Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos: estudo para a construção de um modelo institucional. Universidade do Minho. Unidade de Educação de Adultos (UEA). 1999.
Poster em conferência
  1. Maria do Céu Taveira; Ana Daniela Silva; Liliana Faria; Alexandra Araújo; Joana Carneiro Pinto; Luísa Saavedra; Carlos Estevão; et al. "O Projecto Carreira e Cidadania: Condições pessoais e de contexto para o questionamento ético dos projectos de vida". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia, 2012.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/18 - 2024/01/20 V Congresso Internacional de Pedagogia Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão (2024/01/18 - 2024/01/20)
Conferência (Coorganizador)
Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal
2022/02/10 - 2022/02/12 IV Congresso Internacional de Pedagogia: Educação, Justiça e Direitos Humanos num Mundo em Transformação (2022/02/10 - 2022/02/12)
Conferência (Coorganizador)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/01/25 Indisciplina em contexto escolar. Uma abordagem à indisciplina e seus contornos.
Orientador
Sofia Maria Araújo de Canha (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2017/01/31 A gestão intermédia nos agrupamentos de escolas. O subcoordenador de agrupamento como agente facilitador do trabalho colaborativo entre professores
Orientador
Ivone Sílvia Fernandes da Silva (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2016/06/07 O papel da formação em contexto de trabalho. Uma avaliação da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto.
Orientador
Paula Cristina Gomes Dias Capelo Antunes (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2016/06/02 A autonomia da escola pública. Uma reflexão sobre a construção da autonomia de um agrupamento escolar.
Orientador
Felícia Paula Sampaio de Lemos (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
Distinções

Prémio

1999 Melhor trabalho sobre o Ensino Particular