Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Estêvão
Nomes de citação
- Estêvão, Carlos
- Carlos V. Estêvão
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CE17-8F36-5156
- ORCID iD
- 0000-0002-5344-0638
Telefones
- Telemóvel
-
- 916060414 (Pessoal)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020
Concluído
|
Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
"QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: o estudo sobre a avaliação para as competências na escola confessional católica
em Brasília" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2011
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Política Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Escola, democracia e autonomia: uma análise das políticas e práticas no cotidiano escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2011
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Liderança e Culturas Organizacionais: O impacto da liderança na (s) cultura (s) organizacional (ais) nos agrupamentos de
escolas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Gestão Empresarial, Educação Profissional e Cidadania: um estudo da Gestão em Escolas de Ensino Médio Integrado no Estdo
do Ceará" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Labirintos da Justiça na Escola: Representações e Práticas de Alunos e Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"(D)enunciar a Autonomia - Contributos para a Compreensão da Génese e da Construção da Autonomia na Escola Secundária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Escola, Professores e Avaliação:Narrativas e racionalidades da Avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Educação, Género e Poder - uma Abordagem Política, Sociológica e Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Lógicas de ação na educação de adultos: um olhar sociológico-organizacional " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Concepções Científicas e Pessoais Sobre a Educação/formação Profissional: Contributos para a Elaboração de um Modelo Teórico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005/01/10 - 2005/01/11
Concluído
|
Ciências Sociais de Educação (Título de Agregado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Aprovação por unanimidade |
2005
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Formação Inicial, Identidade Profissional e Profissão Docente: as Representações Sociais dos Alunos do Curso de Pedagogia
da Universidade Federal de Pernambuco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Filosofia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Competências Básicas do Educador: Desafios e Perspectivas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Redescobrir a Escola Privada Portuguesa Como Organização - na Fronteira da Sua Complexidade Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2019 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho geral ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho pedagógico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho geral ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho pedagógico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho geral ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho pedagógico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/04 - 2013/04 | Career and citizenship:personal and contextual conditions for ethical questionning of life-career projects | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/06/01 - 2025/05/31 | TESTEd: Towards a European Syllabus in Teacher Education – Facing future challenges together
101055601 TESTEd
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Comissão Europeia
Em curso
|
2021/07/21 - 2023/06/23 | HELLO: Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar
POCI-01-0247-FEDER-047004
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos
UID/FIL/00683/2019
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/04/05 - 2013/04/04 | Carreira e cidadania:condições pessoais e do contexto para o questionamento ético dos projectos de vida
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2007 | AS COMPETÊNCIAS-CHAVE DOS DIPLOMADOS DO ENSINO SUPERIOR; PERSPECTIVAS DOS EMPREGADORES E DOS DIPLOMADOS
106-EI-2003 inserido na Acção-Tipo 4.2.2.1 Estudos e Investigação do POEFDS (Programa Operacional do emprego, Formação e Desenvolvimento
Social)
Investigador
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Concluído
|
1998 - 2001/12 | Políticas e Práticas de Formação nas Organizações
TRAPPO
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/18 - 2024/01/20 | V Congresso Internacional de Pedagogia Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão (2024/01/18 - 2024/01/20)
Conferência (Coorganizador)
|
Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal |
2022/02/10 - 2022/02/12 | IV Congresso Internacional de Pedagogia: Educação, Justiça e Direitos Humanos num Mundo em Transformação (2022/02/10 - 2022/02/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/01/25 | Indisciplina em contexto escolar. Uma abordagem à indisciplina e seus contornos.
Orientador
|
Sofia Maria Araújo de Canha (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
|
2017/01/31 | A gestão intermédia nos agrupamentos de escolas. O subcoordenador de agrupamento como agente facilitador do trabalho colaborativo
entre professores
Orientador
|
Ivone Sílvia Fernandes da Silva (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
|
2016/06/07 | O papel da formação em contexto de trabalho. Uma avaliação da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais
em duas escolas do Grande Porto.
Orientador
|
Paula Cristina Gomes Dias Capelo Antunes (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
|
2016/06/02 | A autonomia da escola pública. Uma reflexão sobre a construção da autonomia de um agrupamento escolar.
Orientador
|
Felícia Paula Sampaio de Lemos (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
|
Distinções
Prémio
1999 | Melhor trabalho sobre o Ensino Particular |