???global.info.a_carregar???
Ricardo José Palmeiro Anastácio. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: literacia digital; inclusão digital; fosso digital; lifelong learning; educação mediática; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo José Palmeiro Anastácio

Nomes de citação

  • Palmeiro Anastácio, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
CE13-9659-3159
ORCID iD
0000-0002-4504-4707

Endereços de correio eletrónico

  • rikarpalmeiro@opendeusto.es (Profissional)
  • ricardo.palmeiro@deusto.es (Profissional)
  • palmeiroricardo@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Basco Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2021
Em curso
Doctorado en Educación (Candidatus)
Universidad de Deusto, Espanha
"Alfabetización Digital como herramienta de empoderamiento e inclusión" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012 - 2013
Concluído
Máster en Archivística (Postgraduate Certificate)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2012 - 2013
Concluído
Master en Educación y Formación de Profesorado (Master)
Universidad de Deusto, Espanha
2007 - 2012
Concluído
Licenciatura en Historia (Graduado)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - Atual Academic Support - Deusto International Research School Universidad de Deusto, Espanha
2016/09 - 2017/04 Docencia Ensino Secundário Colegio San José - Durangoko Jesuitak, Espanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2020/09/30 INVESTIGACIÓN COMPARADA SOBRE ASOCIACIONISMO DE RETORNO EN ESPAÑA (ICARE)
ICARE
Investigador
Universidad de Deusto, Espanha
Ministerio de Trabajo Migraciones y Seguridad Social
2019 - 2020/09 Investigación Aquí y allá, lejos y cerca: la resignificación del retorno
Aqui y allí
Investigador
Universidad de Deusto, Espanha
Ministerio de Trabajo Migraciones y Seguridad Social
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Palmeiro Anastácio, Ricardo. "Das Competências de uso das Tecnologias Digitais ao Exercício pleno da Cidadania Digital". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2019): https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/160.
    10.34627/VOL2ISS1PP9-25
  2. Palmeiro, R.; Pereda, V.; Aires, L.. "Digital inclusion programs: The case of the Basque country,Programmes d’inclusion numérique: Le cas du pays Basque,Programas de inclusão digital: O caso do país Basco,Programas de inclusión digital: El caso del país Vasco". Revista Lusofona de Educacao 45 45 (2019): 73-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078424634&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.05
  3. Yáñez-Marquina, Lara; Pereda Herrero, Visitación; Palmeiro Anastácio, Ricardo; Velasco Luzuriaga, Erlantz. "Validación de una Escala sobre Actitudes hacia la Historia para estudiantes de Secundaria". Revista Evaluar 18 1 (2018): http://dx.doi.org/10.35670/1667-4545.v18.n1.19769.
    Acesso aberto • 10.35670/1667-4545.v18.n1.19769
Capítulo de livro
  1. Pereda Herrero, Visitación; Velasco Luzuriaga, Erlantz; Palmeiro Anastácio, Ricardo. "La entrevista autobiográfica como herramienta de aprendizaje". In Innovación docente en Educación Superior. Buenas prácticas que nos inspiran, 55-66. Bilbao, Espanha, 2018.
    Publicado
  2. Pereda Herrero, Visitación; Velasco Luzuriaga, Erlantz; Palmeiro Anastácio, Ricardo. "Aprender Teoría e Historia de la Educación investigando a través de la entrevista. Desafíos". In Retos docentes universitarios como desafío curricular. Madrid, Espanha: Mac Graw Hill, 2017.
    Publicado
  3. Palmeiro, R.; Chova, LG; Martinez, AL; Torres, IC. "INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND HISTORICAL ARCHIVES IN THE TRANSFORMATION OF TEACHING INTO A SIGNIFICANT LEARNING". 2593-2598. 2014.