???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Alexandre Soares Moreira

Nomes de citação

  • Moreira, P. A.S.

Identificadores de autor

Ciência ID
CD12-A160-AB66
ORCID iD
0000-0002-5454-7971
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
"Mudança Narrativa em Psicoterapia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000/07/31
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2022/08/31 Investigador (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2005 - 2022 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2022 Director de Unidade Orgânica Centro de Investigação de Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2022 Director of PhD in Applied Psychology: Health and Wellbeing Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2022 Director of Master's in Educational Psychology Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2022 Director of Master's in Clinical Psychology Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2017 Colaborador Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Conceptualization and Assessment of Engagement and Disengagement with Global Sustainability
PTDC/CED-EDG/31615/2017
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - Atual Author and Coordinator of the Recovery Plan at the Research Center for Developmental Psychology [Funded by FCT: CIPD-BI-UID/PSI/04375/2016]
CIPD-BI-UID/PSI/04375/2016
Outra
Em curso
2010 - Atual Member of the International ASEBA Consortium (Achenbach, T.M e col.) - international comparison of various indicators of psychopathology in children and adolescents
International ASEBA
Outra
2009 - Atual Promotion of trajectories of positive functioning in Portuguese children and adolescents - contributions of psychobiological perspectives to school positive functioning
Promotion od trajectories of positive functioning
Investigador responsável
Em curso
2006 - Atual Growing up Playing
CrescerABrincar
Investigador responsável
Em curso
2001 - Atual Long-term impact of the Growing up Playing program [Funded by: Health department, and Municipalities]
CresceraBrincar
Investigador responsável
Em curso
2018 - 2022 International Consultant to the "Trajectories of engagement in students from Chile" of Claudia Paz Pérez S. Phd. [Funded by Foundation for Science and Technology of Chile]
Engagement
Outra
2018 - 2021 Engagement with global sustainability in adolescents [Project funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia: PTDC/CED-EDG/31615/2017]
PTDC/CED-EDG/31615/2017
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014 - 2019 School effects on changes of students engagement with school over time [Efeitos da escola na mudança do envolvimento dos alunos com a escola ao londo do tempo ]
PTDC/CPE-CED/2224/2014
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - 2017 EAThink2015: Eat local, Think global [funded by the Programme EuropeAid from European Commission]
EuropeAId/134863/C/ACT/MULTI
Investigador
Concluído
2013 - 2015 Invariance of assessment instruments for students' involvement with school in Portugal, Finland, Sweden and Denmark [Invariância dos instrumentos de avaliação do envolvimento dos alunos com a escola em Portugal, Finlândia, Suécia e Dinamarca]
Invariancia
Outra
2012 - 2014 Impact of the School Vision Vision lighting system on students' attention in a classroom context [Funded by Philips: ]
Philips
Investigador responsável
Concluído
2011 - 2014 Impact of school characteristics on student engagement with school [Funded by: PTDC/CPE-CED/122257/2010]
PTDC/CPE-CED/122257/2010
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2008 Predictors of academic performance in Portuguese secondary school students [Funded by Fundação Calouste Gulbenkian]
83235
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Inman, Richard A.; de Faria, S.; Pedras, Susana; Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Engagement and Disengagement with Sustainable Development: Internal dynamics and relation to basic psychological needs". Journal of Environmental Psychology (2024):
    Submetido
  2. Inman, Richard A.; de Faria, S.; Pedras, Susana; Correia Lopes, Joana; Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Testing the Reciprocal Relationships between Engagement with Sustainable Development and Subjective Well-being before, during and after the COVID-19 Pandemic". Journal of Happiness Studies (2024):
    Submetido
  3. Paulo A.S. Moreira; Richard A. Inman; C. Robert Cloninger. "Disentangling the personality pathways to well-being.". Scientific Reports (2023): https://doi.org/10.1038/s41598-023-29642-5.
    10.1038/s41598-023-29642-5
  4. Paulo A.S. Moreira; Richard A Inman; C Robert Cloninger. "O Inventário de Temperamento e Carater revisto (TCI-R): Normas para a população Portuguesa". Psychologica (2023): https://doi.org/10.14195/1647-8606_66_1.
    10.14195/1647-8606_66_1
  5. Faria, Sara; Pedras, Susana; Correia Lopes, Joana; Inman, Richard A.; Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Subjective Wellbeing and School Engagement before versus during the COVID-19 Pandemic: What good are Positive Emotions?". Journal of Research on Adolescence (2023):
    Publicado • https://doi.org/10.1111/jora.12853
  6. Paulo A.S. Moreira. "Psychometric Properties of the Portuguese Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale (ASBPNSS) and evidence of differential associations with indicators of subjective wellbeing". Journal of Psycoeducational Assessment (2022): http://doi.org/10.1177/07342829221125843.
    10.1177/07342829221125843
  7. "Nature Relatedness is a unidimensional construct: Evidence from the Nature Relatedness scale (NR-6).". PsyEcology (2022):
    10.1080/21711976.2022.2085384
  8. "The Brief Multidimensional Students’ Life Satisfaction Scale (BMSLSS): Further evidence of factorial structure, reliability, and relations with other indicators of subjective wellbeing". Applied Research in Quality of Life (2022):
    10.1007/s11482-022-10078-4
  9. Pedro J. C. Costa; Paulo A. S. Moreira; Sara Faria; Joana Correia Lopes. "The Twenty Item Values Inventory (TwIVI) in Portuguese Adults: Factorial Structure, Internal Consistency, and Criterion-Related Validity". Journal of Personality Assessment (2022): https://doi.org/10.1080/00223891.2022.2048844.
    10.1080/00223891.2022.2048844
  10. Moreira, P. A.S.. "The personality of male prisoners: Moving towards an integrated temperament-and-character-based theory of criminal and antisocial behavior.". Journal of Criminal Justice (2022):
    10.1016/j.jcrimjus.2022.101897
  11. Ivanova, Masha Y.; Achenbach, Thomas M.; Turner, Lori; Almqvist, Fredrik; Begovac, Ivan; Bilenberg, Niels; Bird, Hector; et al. "Effects of individual differences, society, and culture on youth-rated problems and strengths in 38 societies". Journal of Child Psychology and Psychiatry (2022): http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.13569.
    10.1111/jcpp.13569
  12. "Association of Internet gaming disorder symptoms with anxiety and depressive symptoms and substance use: an international cross-sectional study". Middle East Current Psychiatry (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s43045-022-00180-6.
    10.1186/s43045-022-00180-6
  13. "Engagement with school in Gypsy students attending school in Portugal". Intercultural Education (2022): https://doi.org/10.1080/14675986.2021.2018208.
    10.1080/14675986.2021.2018208
  14. Paulo A. S. Moreira; Richard A. Inman; C. Robert Cloninger. "Humor and Personality: Temperament and Character Have Different Roles". Social Psychological and Personality Science (2022): 194855062110663-194855062110663. https://doi.org/10.1177/19485506211066369.
    10.1177/19485506211066369
  15. "Engagement and disengagement with Sustainable Development: Further conceptualization and evidence of validity for the Engagement/Disengagement in Sustainable Development Inventory (EDiSDI)". Journal of Environmental Psychology (2022): https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2021.101729.
    10.1016/j.jenvp.2021.101729
  16. Richard A. Inman; Paulo A. S. Moreira; Sara Faria; Marta Araújo; Diana Cunha; Susana Pedras; Joana Correia Lopes. "An application of the transtheoretical model to climate change prevention: Validation of the climate change stages of change questionnaire in middle school students and their schoolteachers". Environmental Education Research (2021): https://doi.org/10.1080/13504622.2021.1998382.
    10.1080/13504622.2021.1998382
  17. Moreira, Paulo Alexandre Soares; Cardoso, A. M.; Cancela, D.; Oliveira, João Tiago. "Beliefs About Psychological Problems Inventory (BAPPI): Development and validity-based studies". International Journal of Psychology and Psychological Therapy 21 3 (2021): 379-397. https://www.ijpsy.com/volumen21/num3/589.html.
    Publicado
  18. Paulo A. S. Moreira; Richard A. Inman. "Psychometric properties of the Comic Style Markers – Portuguese version: applying bifactor and hierarchical approaches to studying broad versus narrow styles of humor". HUMOR 0 0 (2021): https://doi.org/10.1515/humor-2021-0039.
    10.1515/humor-2021-0039
  19. "Assessing the Unidimensionality of Clayton’s Environmental Identity Scale Using Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Bifactor Exploratory Structural Equation Modeling (bifactor-ESEM)". Collabra: Psychology (2021): http://dx.doi.org/10.1525/collabra.28103.
    10.1525/collabra.28103
  20. Paulo A.S. Moreira; Richard A. Inman; C. Robert Cloninger. "Virtues in action are related to the integration of both temperament and character: Comparing the VIA classification of virtues and Cloninger’s biopsychosocial model of personality". The Journal of Positive Psychology (2021): 1-18. https://doi.org/10.1080/17439760.2021.1975158.
    10.1080/17439760.2021.1975158
  21. "Tackling Medication Non-Adherence in Portugal". Acta Médica Portuguesa (2021):
    10.20344/amp.15938
  22. "Posttraumatic stress disorder symptoms among trauma-exposed adolescents from low- and middle-income countries.". Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health (2021):
    10.1186/s13034-021-00378-2
  23. "External locus-of-control partially mediates the association between cumulative trauma exposure and posttraumatic stress symptoms among adolescents from diverse background.". Anxiety, Stress, & Coping. (2021):
    10.1080/10615806.2021.1891224
  24. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Reactance and personality: Assessing psychological reactance using a biopsychosocial and person-centered approach". Current Psychology (2021):
    10.1007/s12144-020-01310-1
  25. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The Youth Engagement with Global Sustainability Inventory (YEGSI)". PsyEcology (2021):
    https://doi.org/10.1080/21711976.2021.1891759
  26. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The Exposure to Violence Questionnaire in Adolescents: Psychometrics and associations with well-being". Journal o Child and Famíly Studies (2021):
    10.1007/s10826-021-01903-9
  27. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The roles of personality and attachment in understanding wellbeing in adolescents: the independent effect of attachment after controlling for socio-demographics and personality". Journal of Happiness Studies (2020):
    10.1007/s10902-020-00299-5
  28. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The Engagement/Disengagement in Sustainable Development Inventory (EDISDI): psychometric properties and validity-based studies". European Journal of Psychological Assessment (2020):
    10.1027/1015-5759/a000619
  29. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Students` personality contributes more to academic performance than well-being and learning approach – implications for sustainable development and education.". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education. (2020):
    10.3390/ejihpe10040079
  30. Paulo A. S. Moreira; Richard A. Inman; Kevin Cloninger; C. Robert Cloninger. "Student engagement with school and personality: a biopsychosocial and person-centred approach". British Journal of Educational Psychology (2020): https://doi.org/10.1111/bjep.12388.
    10.1111/bjep.12388
  31. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Personality networks and emotional and behavioral problems: Integrating temperament and character using Latent Profile and Latent Class Analyses.". Child Psychiatry & Human Development (2020):
    10.1007/s10578-020-01063-9
  32. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Assessing the Dimensionality of Student School Engagement Survey". Revista de Psicodidáctica (2020):
    10.1016/j.psicod.2020.02.001
  33. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The psychobiological model of personality and its association with student approaches to learning: Integrating temperament and character". Scandinavian Journal of Educational Research (2020):
    10.1080/00313831.2020.1739137
  34. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "School social organization influences adolescents' cognitive engagement with school: The role of school support for learning and of autonomy support". Learning and Individual Differences (2020): https://doi.org/10.1016/j.lindif.2020.101885.
    10.1016/j.lindif.2020.101885
  35. Inman, Richard; Moreira, Paulo Alexandre Soares; Cunha, Diana; Castro, Jorge. "Assessing the Dimensionality of Student School Engagement Survey: Support for a multidimensional bifactor model". Revista de Psicodidáctica (English ed ) 25 2 (2020): 109-118. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2020.03.001.
    Publicado • https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2020.03.001
  36. Moreira, Paulo A.S.; Faria, Vânia; Cunha, Diana; Inman, Richard A.; Rocha, Magda. "Applying the transtheoretical model to adolescent academic performance using a person-centered approach: A latent cluster analysis". Learning and Individual Differences 78 (2020): 101818. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101818.
    10.1016/j.lindif.2019.101818
  37. Moreira, Paulo; Vaz, João Machado; Stevanovic, Dejan; Atilola, Olayinka; Dodig-Curkovic, Katarina; Franic, Tomislav; Djoric, Ana; et al. "Locus of control, negative live events and psychopathological symptoms in collectivist adolescents". Personality and Individual Differences 154 (2020): 109601. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2019.109601.
    Publicado • 10.1016/j.paid.2019.109601
  38. "Assessing the symptoms of Internet Gaming Disorder among college/university students: An international, validation study of a self-report". Psihologija (2020):
    10.2298/PSI190421015S
  39. Moreira, Paulo; Vaz, Joao Machado; Stevanovic, Dejan; Atilola, Olayinka; Dodig-Curkovic, Katarina; Franic, Tomislav; Djoric, Ana; et al. "Locus of control, negative live events and psychopathological symptoms in collectivist adolescents". Personality and Individual Differences (2020): https://publons.com/publon/31095397/.
    10.1016/J.PAID.2019.109601
  40. Moreira, Paulo; Inman, Richard A.; Cunha, Diana. "The Resistance to Change Scale: Assessing Dimensionality and Associations with Personality and Wellbeing in Adolescents". Journal of Personality Assessment (2019): 1-12. http://dx.doi.org/10.1080/00223891.2019.1676761.
    Publicado • 10.1080/00223891.2019.1676761
  41. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Achievement Emotions Questionnaire-Mathematics (AEQ-M) in Adolescents: Factorial structure, measurement invariance and convergent validity with personality". European Journal of Developmental Psychology (2019): https://www.tandfonline.com/action/showAxaArticles?journalCode=pedp20.
    https://doi.org/10.1080/17405629.2018.1548349
  42. Moreira, Paulo; Cunha, Diana; Inman, Richard A.. "An Integration of Multiple Student Engagement Dimensions into a Single Measure and Validity-Based Studies". Journal of Psychoeducational Assessment (2019): 073428291987097. http://dx.doi.org/10.1177/0734282919870973.
    Publicado • 10.1177/0734282919870973
  43. "Psychometric evaluation of the UCLA PTSD reaction index for children and adolescents (PTSD-RI-5) across eleven worldwide countries". European Journal of Psychotraumatology (2019):
    10.1080/20008198.2019.1605282
  44. Moreira, Paulo; Cunha, Diana; Inman, Richard A.. "Addressing a Need for Valid Measures of Trait Reactance in Adolescents: A Further Test of the Hong Psychological Reactance Scale". Journal of Personality Assessment (2019): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/00223891.2019.1585360.
    Publicado • 10.1080/00223891.2019.1585360
  45. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Functions of identity in the context of being a student". Identity: An International Journal of Theory and Research (2019): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15283488.2019.1566069.
    doi:10.1080/15283488.2019.1566069
  46. "Understanding the experience of psychopathology after intimate partner violence: the role of personality.". PeerJ (2019):
    10.7717/peerj.6647
  47. Moreira, Paulo A. S.; Inman, Richard A.; Cunha, Diana; Cardoso, Nuno. "Functions of Identity in the Context of Being a Student: Development and Validation of the Functions of Student Identity Scale". Identity 19 1 (2019): 29-43. http://dx.doi.org/10.1080/15283488.2019.1566069.
    Publicado • 10.1080/15283488.2019.1566069
  48. Inman, Richard A.; Sousa, Ana Margarida; Cunha, Diana; Moreira, Paulo. "Therapeutic reactance in adolescents: the psychometrics of the Therapeutic Reactance Scale in adolescents". Scandinavian Journal of Child and Adolescent Psychiatry and Psychology 7 (2019): 20-28. http://dx.doi.org/10.21307/sjcapp-2019-003.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21307/sjcapp-2019-003
  49. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Testing Syndromes of Psychopathology in Parent and Youth Ratings Across Societies". Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology 48 4 (2019): 596-609.
    Publicado
  50. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Tests of factorial structure and measurement invariance for the Student Engagement Instrument: Evidence from middle and high school students". International Journal of School and Educational Psychology 7 3 (2019): 174-186.
    Publicado • 10.1080/21683603.2017.1414004
  51. Moreira, Paulo; Cunha, Diana; Inman, Richard A.. "Achievement Emotions Questionnaire-Mathematics (AEQ-M) in adolescents: Factorial structure, measurement invariance and convergent validity with personality". European Journal of Developmental Psychology 16 6 (2018): 750-762. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2018.1548349.
    Publicado • 10.1080/17405629.2018.1548349
  52. Moreira, Paulo; Moreira, Fátima; Cunha, Diana; Inman, Richard A.. "The Academic Performance Stages of Change Inventory (APSCI): An application of the Transtheoretical Model to academic performance". International Journal of School & Educational Psychology (2018): 1-14. http://dx.doi.org/10.1080/21683603.2018.1530158.
    10.1080/21683603.2018.1530158
  53. Moreira, Paulo A.S.; Dias, Adelaide; Matias, Carla; Castro, Jorge; Gaspar, Tânia; Oliveira, Joana. "School effects on students' engagement with school: Academic performance moderates the effect of school support for learning on students' engagement". Learning and Individual Differences 67 (2018): 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2018.07.007.
    Publicado • 10.1016/j.lindif.2018.07.007
  54. Rescorla, Leslie A.; Blumenfeld, Mary C.; Ivanova, Masha Y.; Achenbach, Thomas M.; International ASEBA Consortium. "International Comparisons of the Dysregulation Profile Based on Reports by Parents, Adolescents, and Teachers". Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology 48 6 (2018): 866-880. http://dx.doi.org/10.1080/15374416.2018.1469090.
    Publicado • 10.1080/15374416.2018.1469090
  55. Moreira, Paulo A. S.; Dias, Maria Adelaide. "Tests of factorial structure and measurement invariance for the Student Engagement Instrument: Evidence from middle and high school students". International Journal of School & Educational Psychology 7 3 (2018): 174-186. http://dx.doi.org/10.1080/21683603.2017.1414004.
    Publicado • 10.1080/21683603.2017.1414004
  56. Ivanova, Masha Y.; Achenbach, Thomas M.; Rescorla, Leslie A.; Guo, Jiesi; Althoff, Robert R.; Kan, Kees-Jan; Almqvist, Fredrik; et al. "Testing Syndromes of Psychopathology in Parent and Youth Ratings Across Societies". Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology 48 4 (2018): 596-609. http://dx.doi.org/10.1080/15374416.2017.1405352.
    10.1080/15374416.2017.1405352
  57. Virtanen, T. E.; Moreira, P.; Ulvseth, H.; Andersson, H.; Tetler, S.; Kuorelahti, M.. "Analyzing Measurement Invariance of the Students’ Engagement Instrument Brief Version: The Cases of Denmark, Finland, and Portugal". Canadian Journal of School Psychology 33 4 (2017): 297-313. http://dx.doi.org/10.1177/0829573517699333.
    Publicado • 10.1177/0829573517699333
  58. Moreira, Paulo A. S.; Cloninger, Claude Robert; Rocha, Maria José; Oliveira, João Tiago; Ferreira, Noémia; Gonçalves, Daniel Maffasioli; Rózsa, Sándor. "The Psychometrics of the European Portuguese Version of the Temperament and Character Inventory-Revised". Psychological Reports 120 6 (2017): 1178-1199. http://dx.doi.org/10.1177/0033294117711914.
    Publicado • 10.1177/0033294117711914
  59. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Versão Portuguesa do Inventário das Condições dos alunos para a melhoria da escola [Survey of student Conditions on School Improvement]". 8 2 (2017): 29-49. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2576/2785.
    Acesso aberto • Publicado
  60. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Cross-cultural measurement invariance of the Revised Child Anxiety and Depression Scale across 11 worldwide societies". Epidemiology and Psychiatric Sciences (2017):
    10.1017/S204579601600038X
  61. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "The psychometrics of the European Portuguese version of the Temperament and Character Inventory-Revised (TCI-R).". Psychological Reports (2017):
    http://dx.doi.org/10.1177/0033294117711914
  62. Dias, Adelaide; Oliveira, João Tiago; Moreira, Paulo Alexandre Soares; Rocha, Leonel. "Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento com a escola [Student perceptions about school success promotion strategies and engagement with school]". Estudos de Psicologia (Campinas) 32 2 (2015): 187-199. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166x2015000200004.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0103-166x2015000200004
  63. Norwich, Brahm; Black, Alison. "Engagement with school in students with Special Educational Needs". International Journal of Psychology and Psychological Therapy 15 3 (2015): 361-375. https://www.redalyc.org/pdf/560/56041784004.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  64. Moreira, Paulo A. S.; Cloninger, C. Robert; Dinis, Liliana; Sá, Laura; Oliveira, João T.; Dias, Adelaide; Oliveira, Joana. "Personality and well-being in adolescents". Frontiers in Psychology 5 (2015): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01494.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2014.01494
  65. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento dos alunos com a escola [Relation between school success promotion strategies and students’ engagement with school].". Estudos de Psicologia (2015): http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000200004.
    10.1590/0103-166X2015000200004
  66. Moreira, Paulo A. S.; Jacinto, Susana; Pinheiro, Paulo; Patrício, Anita; Crusellas, Lorena; Oliveira, João Tiago; Dias, Adelaide. "Long-term impact of the promotion of social and emotional skills". Psicologia: Reflexão e Crítica 27 4 (2014): 634-641. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427404.
    Publicado • 10.1590/1678-7153.201427404
  67. Moreira, Paulo A. S.; Oliveira, João Tiago; Dias, Paulo; Vaz, Filipa Machado; Torres-Oliveira, Isabel. "The Students’ Perceptions of School Success Promoting Strategies Inventory (SPSI): Development and validity evidence based studies". Spanish Journal of Psychology 17 (2014): http://dx.doi.org/10.1017/sjp.2014.62.
    Publicado • 10.1017/sjp.2014.62
  68. Moreira, Paulo A.S.; Dias, Paulo; Vaz, Filipa Machado; Vaz, João Machado. "Predictors of academic performance and school engagement — Integrating persistence, motivation and study skills perspectives using person-centered and variable-centered approaches". Learning and Individual Differences 24 (2013): 117-125. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2012.10.016.
    Publicado • 10.1016/j.lindif.2012.10.016
  69. Moreira, P.A.S.; Pinheiro, A.; Gomes, P.; Cotter, M.J.; Ferreira, R.. "Development and evaluation of psychometric properties of an inventory of teachers' perceptions on socio-emotional needs". Psicologia: Reflexao e Critica 26 1 (2013): 67-76. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882980386&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722013000100008
  70. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Características psicométricas da versão Portuguesa do Inventário da Percepção dos Professores acerca da Melhoria da Escola (Leithwood e col., 2006). [Psychometric characteristics of the Portuguese version of the Teachers' Perceptions about School Improvement (Leithwood et al., 2006).". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology (2013): http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/428.
  71. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Teachers’ perceptions of schooling socio-emotional needs inventory (TEPESSENI) – development and validation studies". Psychology / Psicologia: Reflexão & Crítica 26 1 (2013): 67-76.
    Publicado
  72. Rescorla, Leslie; Ivanova, Masha Y.; Achenbach, Thomas M.; Begovac, Ivan; Chahed, Myriam; Drugli, May Britt; Emerich, Deisy Ribas; et al. "International Epidemiology of Child and Adolescent Psychopathology II: Integration and Applications of Dimensional Findings From 44 Societies". Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry 51 12 (2012): 1273-1283.e8. http://dx.doi.org/10.1016/j.jaac.2012.09.012.
    Publicado • 10.1016/j.jaac.2012.09.012
  73. Moreira, Paulo A.; Oliveira, João Tiago; Cloninger, Kevin M.; Azevedo, Carla; Sousa, Alexandra; Castro, Jorge; Cloninger, C. Robert. "The psychometrics and validity of the junior temperament and character inventory in Portuguese adolescents". Comprehensive Psychiatry 53 8 (2012): 1227-1236. http://dx.doi.org/10.1016/j.comppsych.2012.04.014.
    Publicado • 10.1016/j.comppsych.2012.04.014
  74. Preto, M.; Moreira, P.A.S.. "Self-Regulation of learning in children and adolescents whose mothers were victims of domestic violence | Auto-regulação da aprendizagem em crianças e adolescentes filhos de vítimas de violência doméstica contra mulheres". Psicologia: Reflexao e Critica 25 4 (2012): 730-737. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882771312&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/S0102-79722012000400012
  75. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Secundário [Psychometric properties of the Inventário de Learning Processes Inventory}]". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology 3 1 (2012): 67-79. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/40/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  76. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Características psicométricas do Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores [Psychometric properties of the Parent-Teacher Involvement Questionaire].". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology 3 1 (2012): 123-135. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/46/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  77. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES): Estudo de desenvolvimento e de validação [Emotions and Feelings Identification Inventory].". 3 1 (2012): 39-66. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/39/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  78. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Desenvolvimento e validação do Questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos fatores determinantes do rendimento académico dos seus filhos [Development and validation of the Questionnaire of Parental Beliefs ].". 3 1 (2012): 15-38. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/38/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  79. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Escolas Secundárias Portuguesas com melhores e piores resultados académicos [Low and high achievement Portuguese secondary schools: Student, family and school dimensions].". 3 1 (2012): 81-121. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/43/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  80. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Carta do Editor [Editor Letter]". 3 1 (2012):
  81. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Auto-regulação da aprendizagem em filhos de vítimas de violência doméstica contra mulheres". Psychology/Psicologia: Reflexão e Crítica 25 4 (2012): 730-737.
  82. Moreira, P.; Gonçalves, O.F.; Matias, C.. "Clients' narratives in psychotherapy and therapist's theoretical orientation: An exploratory analysis of Gloria's narratives with Rogers, Ellis and perls". Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies 11 2 (2011): 173-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053538498&partnerID=MN8TOARS.
  83. Moreira, P.; Crusellas, L.; Sa, I.; Gomes, P.; Matias, C.. "Evaluation of a manual-based programme for the promotion of social and emotional skills in elementary school children: results from a 4-year study in Portugal". Health Promotion International 25 3 (2010): 309-317. http://dx.doi.org/10.1093/heapro/daq029.
    Publicado • 10.1093/heapro/daq029
  84. Moreira, P.; Gonçalves, Ó.F.. "Therapist's theoretical orientation and patients' narrative production. Rogers, Lazarus, Shostrom and Cathy revisited". International Journal of Psychology and Psychological Therapy 10 2 (2010): 227-244. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955941583&partnerID=MN8TOARS.
  85. Moreira, Paulo A. S.; Machado Vaz, Filipa; Dias, Paulo C.; Petracchi, Paulo. "Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Student Engagement Instrument". Canadian Journal of School Psychology 24 4 (2009): 303-317. http://dx.doi.org/10.1177/0829573509346680.
    Publicado • 10.1177/0829573509346680
  86. Moreira, P.; Beutler, L.E.; Gonçalves, Ó.F.. "Narrative change in psychotherapy: Differences between good and bad outcome cases in cognitive, narrative, and prescriptive therapies". Journal of Clinical Psychology 64 10 (2008): 1181-1194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53849129249&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/jclp.20517
  87. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Contruyendo salud: de las evoluciones teoricas a las aplicaciones praticas [Building Heatlh: From theoretical foundations to practical implications]". Health and Addictions / Salud y Drogas (2006):
    Acesso aberto • Publicado
  88. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Avaliação de um programa de promoção da Saúde Mental em Meio Escolar – Alfabetização Emocional [Evaluation of a programme for the promotion of Mental in school contexts].". 2 1 (2004): 25-45.
    Publicado
  89. Moreira, P.; Gonçalves, O.F. "Psychological Intervention with a group of epileptics: a narrative approach.". International Journal of Clinical and Health Psychology 1 (2001): 571-592.
    Acesso aberto • Publicado
  90. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo com uma sub-população de crianças com idades entre os 8 e os 10 anos [Drugs prevention: Evaluation of an intervention with children between 8 and 10 years old].". Análise Psicológica (2000): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/392/pdf.
    Acesso aberto • 10.14417/ap.392
Capítulo de livro
  1. Moreira, Paulo A. S.; Cunha, Diana; Inman, Richard; Oliveira, Joana. "Integrating Healthy Personality Development and Educational Practices: The Case of Student Engagement with School". In Personality and Brain Disorders, 227-250. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-90065-0_10
  2. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Person-Centered Schools". Estados Unidos, 2019.
    10.1007/978-3-319-90065-0_9
  3. Moreira, Paulo Alexandre Soares. "Preditores do desempenho académico de alunos portugueses do Ensino Secundário [Predictors of academic performance of secondary school portuguese students]". Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Promoção do sucesso educativo: Projectos de pesquisa [Educational success promotion]. Portugal. 2012.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. "Beliefs About Psychological Problems Inventory (BAPPI): Development and Psychometric Properties". International Journal of Psychology and Psychological Therapy (2021): https://www.ijpsy.com/volumen21/num3/.
Livro
  1. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Guia do educador face aos maus-tratos. Porto, Portugal. 2007.
  2. Métodos de Selecção de Tratamento – O Melhor Para Cada Cliente [Treatment selection methods: The best to each patient]. Portugal. 2005.
  3. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Vamos descobrir o corpo: consciência corporal. 2004.
  4. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Ser professor: Competências básicas…1 - Comunicação, consciência corporal, disciplina, autocontrolo, auto-estima e promoção da saúde. Portugal. 2002.
  5. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Porque Eu Mereço! – 59 Diplomas para Promover a Auto-Estima. Portugal. 2002.
  6. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Crescer a Brincar – Bloco de Actividades para a Promoção do Ajustamento Psicológico. Portugal. 2001.
Manual
  1. Psicoterapia Cognitivo-Narrativa com Crianças e Adolescentes [Manual of cognitive-narrative psychotherapy with children]. 2010.
  2. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Emoções e sentimentos ilustrados [Feelings and emotions]. Portugal. 2009.
  3. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Vamos cuidar do corpo: Consciência corporal e promoção da saúde [Taking care of my body: Body awarness and health promotion].. Portugal. 2007.
  4. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Eu controlo as emoções – Gestão de emoções [I control my emotions: emotion regulation].. Portugal. 2005.
  5. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Eu decido! – Resolução de Problemas e Tomada de decisão [I can decide! Problem solving and decision making].. Portugal. 2005.
  6. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Ser Professor – Competências Básicas... 4 – Tomada de Decisão, Gestão de emoções e promoção da saúde [Being a teacher: basic skills 4 – Decision making, emotional regulation and health promotion].. Portugal. 2005.
  7. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Ser Professor – Competências Básicas... 3 – Emoções positivas, competências de comunicação e assertividade [Being a teacher: basic skills 3 – Emotional, cognitive and behavioral awarness and differentiation].. 2004.
  8. Moreira, Paulo Alexandre Soares. As emoções são nossas amigas – Emoções positivas [Emotions are our friends: Positive emotions and wellbeing].. Portugal. 2004.
  9. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Olá, Obrigado! – competências de comunicação e assertividade [Hello! Thank you – social skills and assertiveness].. Portugal. 2004.
  10. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Ser Professor – Competências Básicas... 2 – Auto-conceito, auto-estima e diferenciação emocional, cognitiva e comportamental [Being a teacher: basic skills 2 – Emotional, cognitive and behavioral awarness and differentiation].. Portugal. 2003.
  11. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Eu sou único e especial! – auto-conceito e auto-estima [I am unique and special: Self-concept and self-esteem].. Portugal. 2003.
  12. Moreira, Paulo Alexandre Soares. A Aventura dos Sentimentos e dos Pensamentos – Diferenciação emocional, cognitiva e comportamental [The adventure of feelings and thoughts: Emotional, cognitive and behavioral awarness and differentiation].. Portugal. 2003.
  13. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Stop! – Disciplina e AutoControlo [Stop! Discipline and self-control].. Portugal. 2002.

Outros

Conjunto de dados
  1. Moreira, Paulo Alexandre Soares. Student Engagement Instrument—Portuguese Version.
    10.1037/t24597-000
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Educação Materna e Envolvimento dos alunos com a escola
Orientador
Ciencias da educação e do comportamento (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2015 - Atual Retenção e envolvimento escolar: Desafios à Educação Inclusiva
Orientador
Ciências da Educação e do Comportamento (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2020 - 2021 As Propriedades Psicométricas da versão Portuguesa (Europeia) do Questionário de Fundações Morais-30 [The Psychometric Properties of the Portuguese (European) Version of the Moral Foundations Questionnaire-30]
Orientador
2018 - 2019 Relação entre bem-estar subjectivo e a religiosidade na população idosa
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 Relação entre virtudes e idade
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 Características Psicométricas da Versão Portuguesa da Values in Action Scale (Via Survey-72): a Escala dos Valores em Acção (Eva-72)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Estudos de Validade da Versão Portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter Júnior (JTCI-Pais)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2017 - 2018 Personalidade e envolvimento com a sustentabilidade global em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2017 - 2018 Características Psicométricas do Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global em Adultos
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2017 - 2018 Personalidade em perpetradores de crimes no distrito judicial do Porto
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2017 - 2018 Características Psicométricas da Versão Portuguesa da Comic Style Markers (Marcadores de Estilos Cómicos)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2017 - 2018 Personalidade e valores em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Características Psicométricas da Versão Portuguesa da Environmental Action Scale (Escala de Acção Ambiental) e relação com a personalidade
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Bem-estar subjectivo em crianças: Relação entre os autorrelatos das crianças e os relatos dos pais e das mães Psicologia Clínica (Mestrado)
2016 - 2017 Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2016 - 2017 Bem-estar subjectivo e envolvimento com a sustentabilidade global em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2016 - 2017 Os aspetos sensoriais do autismo
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Características psicométricas da Versão Portuguesa da escala de Índice de reactividade da perturbação de Stress Pós-Traumático da UCLA para crianças e adolescentes Psicologia Clínica (Mestrado)
2015 - 2016 Características Psicométricas da versão Portuguesa da Escala de Locus de controlo de Levenson em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2015 - 2016 Acontecimentos de vida negativos em adolescentes portugueses
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
2015 - 2016 Atenção, inibição e resistência psicológica à mudança
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Problemas de comportamento e envolvimento com a escola Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 - 2015 Resistência psicológica, personalidade e psicopatologia em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2015 Resistência psicológica à mudança: Uma revisão sistemática da literatura
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Bem-estar subjectivo, personalidade (carácter), e stress em controladores de tráfego aéreo - Estudo descritivo
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Espiritualidade e adaptação psicológica : uma revisão sistemática da literatura Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Nível socioeconómico e funções executivas em adolescentes Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Resistência/reatividade psicológica e personalidade em adolescentes Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Características psicométricas da versão portuguesa da Escala de Resistência Psicológica (Hong & Faedda, 1996) e da Escala de Resistência Terapêutica (Dowd, Milne & Wise, 1991) em adolescentes Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Resistência/reatividade psicológica, impulsividade, memória operatória e flexibilidade cognitiva em adolescentes Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2014 Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2014 Modelo psicobiológico da personalidade e reactividade/resistência psicológica à mudança em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Impulsividade, inibição, memória de trabalho e reactividade/resistência psicológica à mudança em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Personalidade, resistência à mudança e identidade em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com Síndrome de Turner – um estudo exploratório
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Bem-estar subjectivo em alunos com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjetivo em adolescentes com deficiência visual
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e padrões e abordagens em adolescentes
Orientador
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e envolvimento escolar em adolescentes
Orientador
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e inteligência em alunos do ensino profissional
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e envolvimento escolar em alunos de etnia cigana
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e áreas científicas em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Avaliação do Impacto a longo prazo de um programa de promoção de competências sociais e emocionais - Programa Crescer a Brincar - nos Comportamentos de Internalização e Externalização
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Impacto a longo prazo de um programa de promoção de competências sociais e emocionais na personalidade
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Características psicométricas do inventário de crenças implícitas acerca das causas dos problemas psicológicos
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e percepção de bem-estar subjectivo em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Características psicométricas do inventário do inventário de estádios de mudança em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Características Psicométricas da Versão Portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter – Versão pré-escolar (PsTCI)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e inteligência em adolescentes do ensino regular
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Personalidade e bem-estar subjectivo e estádios de mudança
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo em alunos com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Características Psicométricas da Versão Portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter Júnior (JTCI). Versão Pais (6-12 anos)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com défice cognitivo
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo em alunos com défice cognitivo na perspectiva dos pais (proxis)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Envolvimento escolar em crianças e jovens com condições neuromusculoesqueléticas
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo e envolvimento escolar em adolescentes de etnia cigana
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Envolvimento escolar das crianças e adolescentes com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Envolvimento escolar em crianças e jovens com deficiência visual
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Bem-estar subjectivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspectiva dos pais/cuidadores
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Relação entre Crenças de Espiritualidade e a Percepção da Dor Crónica
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2010 - 2011 Desenvolvimento e validação do Questionário de Avaliação das crenças parentais acerca dos fatores determinantes do rendimento académico
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação da identidade de papel
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Personalidade e inteligência em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Características psicométricas do inventário da percepção dos professores acerca da melhoria da escola
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Características psicométricas da versão portuguesa do TCI-R (Cloninger, 1999)
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Relação entre a orientação teórica do cliente e a personalidade
Orientador de Diana Cancela
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Auto-regulação em filhos de mulheres vítimas de violência doméstica
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Validade concorrente entre o TCI-R (Cloninger, 1999) e o NEO-PI-R em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Impacto da promoção de competências sociais e emocionais no envolvimento dos alunos com a escola
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Relação entre personalidade e sintomatologia psiquiátrica em mulheres vítimas de violência doméstica
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2007 Relações de vinculação durante a idade escolar
Coorientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/03 Vinculação e Personalidade em adolescentes
Presidente do júri
Márcia Verónica Costa da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/02 Vinculação e Bem-estar subjectivo em adolescentes
Presidente do júri
Maria Alzira Viana Moreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018 Percepções da autoeficácia em pessoas infectadas com VIH/SIDA face à negociação do preservativo
Arguente principal
Sofia Mafalda Carvalho Elias (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Uma aprendizagem na ADDIM
Presidente do júri
Isadora de Sousa Pinto (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Mães meninas
Presidente do júri
Raquel Sofia Queirós Inácio (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 O Psicólogo Clínico na escola
Arguente principal
Marta Pinho Lemos (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Psicologia Clínica em diversos contextos
Arguente principal
Dalila Isabel Ferreira Gomes Moreira de Melo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 A intervenção do Psicólogo Clínico em contexto escolar
Arguente principal
Manuel Augusto Carvalho Teixeira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Intervenção em Psicologia Clínica
Arguente principal
Marli Andreia do Couto Pacheco (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Promoção de competências em contexto pré-escolar
Arguente principal
Helena Maria Resende Costa da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Educar para prevenir
Vogal
Alexandra Manuela Ribeiro Moura (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 O espaço aberto na promoção e desenvolvimento de competências de vida
Vogal
Adriano José Gonçalves Graça (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 A Psicologia contra o cancro: A prática do psicólogo Clínico no contexto da Psico-Oncologia
Presidente do júri
Ana Rafaela Teixeira Pereira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 A perspectiva da Psicologia Clínica no quotidiano dos adolescentes em ambiente escolar
Arguente principal
Mónica Alexandra Teixeira Pires (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Psicologia Clínica: Promoção e Educação para a Saúde
Arguente principal
Elsa Alexandra Santos Alves (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Maternidade adolescente: aprender a ser mãe em contexto institucional
Arguente principal
Cátia Marina Sousa Macedo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 A vida de mães adolescentes em contexto institucional
Arguente principal
Liliana Marisa Teixeira de Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Actuação do Psicólogo Clínico na psico-oncologia
Arguente principal
Sara Lúcia Maia Murillo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Bullying na escola
Arguente principal
Inês Maria Barreira Pires Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Intervenção do Psicólogo Clínico em contexto escolar
Arguente principal
Rita Oliveira Tavares (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 Avaliação da eficácia de um programa de promoção de práticas parentais implementado na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
Arguente principal
Sónia Cristina de Carvalho Ferreira Vilas Boas Guimarães (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 Práticas educativas parentais positivas: Elaboração e aplicação de um programa a cuidadoras de crianças dos 3 aos 6 anos de idade que frequentam um Centro Comunitário no Grande Porto
Arguente principal
Ana Isabel Mota Rocha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 A violência num contexto de intimidade: O silêncio de quem quer ter voz
Arguente principal
Joana Nogueira Regueiro Pinto Hespanhol (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 A mão que embala o vício: Maternidade e toxicodependência
Arguente principal
Susana da Conceição Silva Braz (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 Encontro na Diferença
Arguente principal
Rui Miguel Lucas Machado (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 Avaliação da Eficácia de um programa de intervenção neuropsicológica em pacientes com esquizofrenia
Arguente principal
Cristina Julieta Gonçalves de Oliveira (Mestrado)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2013 Psicoterapia: Uma peça de mudança
Arguente principal
Diana Filipa Oliveira Moreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 Avaliação e intervenção psicológica em contexto hospitalar
Arguente principal
Mário Cupertino Miranda Torres (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 O papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e sucesso escolar
Orientador
Marta Isabel Almeida Conceição (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 Actuação do psicólogo em contexto escolar
Orientador
Daniela Vanessa Ribeiro Adegas (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 Psicologia Clínica: Uma intervenção comunitária
Arguente principal
Diana Filipa Moreira Castro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Psicologia Clínica: Uma intervenção em contexto comunitário
Presidente do júri
Cátia Sofia Nogueira Carvalho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Vida (In)dependente - Uma experiência psicológica em centros de respostas integradas
Presidente do júri
Sílvia Maria Moreira Barbosa (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Um olhar clínico sobre o luto
Presidente do júri
Sérgio de Castro Bernardo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Psicólogo escolar - Agente de mudança
Arguente principal
Ana Paula Oliveira Nunes Pinto (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Problemas ligados ao álcool: Desafios inerentes à prática clínica
Arguente principal
Andreia Filipa Antunes Dinis (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 Uma visão multidimensional sobre o envelhecimento
Arguente principal
Andreia Maria dos Santos Lourador (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 O ecletismo do Psicólogo Clínico - Uma experiência em contexto comunitário
Presidente do júri
José Miguel Reis da Silva Botelho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 O psicólogo nos cuidados de saúde primários - Uma perspectiva da sua intervenção
Presidente do júri
Bruna Filipa Fernandes Pereira Moreno (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 Ver sem olhar - Uma intervenção sobre esse olhar
Presidente do júri
Maria dos Prazeres Pinheiro de Moura (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 A prática da Psicologia Clínica: Uma aprendizagem em contexto comunitário
Arguente principal
Nuno Miguel Faria de Almeida Godinho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 Défice cognitivo no envelhecimento
Vogal
Gilda Maria Miranda Piloto (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 Centro Clínico da GNR
Vogal
António Miguel Pereira Martinho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 Intervir na Saúde Mental - Um desafio multidimensional
Arguente principal
Maria Constança Silva Martins Malheiro Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2010/07/11 - 2010/07/15 20th IUHPE World Conference on Health Promotion Geneve, Switzerland

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2011/07 - Atual Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology (1537-4424) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - 2018 Self and Identity (1529-8876) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - 2018 Measurement and Evaluation in Counseling and Development (1947-6302) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - 2018 Studies in Higher Education (1470-174X) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2018 Psychological Reports (1558-691X) SAGE Publications
2017 - 2017 Scandinavian Journal of Educational Research (1470-1170) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2017 Journal of Psychoeducational Assessment (1557-5144) SAGE Publications
2017 - 2017 School Psychology International (1461-7374) SAGE Publications
2016/06 - 2016/06 Health and Quality of Life Outcomes (1477-7525) Springer (Biomed Central Ltd.)
2016/05 - 2016/05 Journal of Happiness Studies (1573-7780) Springer-Verlag
2015/06 - 2015/06 European Child & Adolescent Psychiatry (1435-165X) Springer-Verlag
2014/05 - 2014/05 Open Sage Journal
2012/05 - 2012/05 British Educational Research Journal (1469-3518) Wiley (John Wiley & Sons)
2011 - 2011 Psicologia: Reflexão e Crítica
2011 - 2011 Development and Psychopathology (1469-2198) Cambridge University Press
2009 - 2011 Health Promotion International (1460-2245) Oxford University Press
2010 - 2010 The Spanish Journal of Psychology (1988-2904) Cambridge University Press
2007 - 2008 Journal of Clinical Psychology (1097-4679) Wiley (John Wiley & Sons)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2018 Seminários Temáticos Ciências da Educação e do Comportamento (Doktor (PhD)) Universidade de Vigo, Espanha
2014 - 2015 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2014 - 2015 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Psicologia da Personalidade e da Motivação Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2013 - 2014 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Psicologia da Personalidade e da Motivação Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Teorias da Psicologia Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Psicoterapias Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2012 - 2013 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 Psicoterapias Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2011 - 2012 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Métodos e Técnicas de Investigação Recursos Humanos (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2011 - 2012 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Métodos de Investigação e de Intervenção em Psicologia da Educação Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Métodos de Investigação em Educação Especial Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2010 - 2011 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Etiologia e Acompanhamento das Toxicodependências Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2010 - 2011 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Métodos de Investigação e de Intervenção em Psicologia da Educação Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Métodos de Investigação em Educação Especial Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 Intervenção Sócio-Educativa nas Dependências Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2009 - 2010 Delinquência Juvenil e Menores Criminologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Direito, Portugal
2009 - 2010 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Etiologia e Acompanhamento das Toxicodependências Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2009 - 2010 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Métodos de Investigação e de Intervenção em Psicologia da Educação Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Métodos de Investigação em Educação Especial Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Intervenção Sócio-Educativa nas Dependências Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Psicologias Aplicadas Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Etiologia e Acompanhamento das Toxicodependências Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2008 - 2009 Métodos de Investigação em Psicologia Clínica Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 Intervenção Sócio-Educativa nas Dependências Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2007 - 2008 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 Métodos e técnicas de investigação Recursos Humanos (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 Psicologia da Saúde e Clínica Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 Etiologia e Acompanhamento das Toxicodependências Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2006 - 2007 Saúde Comportamental Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2007 Investigação em Psicologia da Saúde Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2007 Prevenção e Reabilitação Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2007 Psicopatologia da Criança e do Adolescente Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2007 Etiologia e Acompanhamento das Toxicodependências Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2006 - 2007 Fundamentos de Prevención e Promoción de la Salud Promoción de la Salud (Doktor (PhD)) Universidade da Coruña, Espanha
2006 - 2007 Técnicas y programas de intervención en Psicologia de la Salud Psicologia de la Salud (Master) Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha
2006 - 2007 Fundaciones de prevención y promoción de la salud Promoção da Saúde (Doktor (PhD)) Universidade da Coruña, Espanha
2006 - 2007 Técnicas y programas de intervención en Psicologia de la Salud Psicologia da Saúde (Doktor (PhD)) Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha
2005 - 2006 Aconselhamento e Psicoterapia Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2006 Investigação em Psicologia da Saúde Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2006 Psicoterapia de Grupo Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2005 Metodologias de Investigação em Psicologia I Psicologia (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2004 - 2005 Metodologias de Investigação em Psicologia II Psicologia (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2004 - 2005 Escola, Família e Contextos Comunitários de Desenvolvimento Psicológico Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Porto, Portugal
2004 - 2005 Problemas de Desenvolvimento e de Comportamento em crianças e adolescentes Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Porto, Portugal
2003 - 2004 Psicopatologia Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2003 Psicopatologia Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013 - Atual Membro da Equipa de estruturação, preparação e submissão do 3º ciclo em Psicologia Clínica, submetido à A3ES em 2013 pelo consórcio formado pelas Universidades Lusíada de Lisboa, Lusíada do Porto, Portucalense e CESPU.
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Universidade Lusíada Porto, Portugal

Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2009 - Atual Membro do Conselho Editorial Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology
Membro
2016 - 2016 Membro da Comissão organizadora do VI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão organizadora do VI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, Universidade Lusíada do Porto, Porto, Portugal
Membro
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 - 2015 Autor da proposta de Novo Mestrado (2º ciclo) em Psicologia Clínica, submetido à A3ES pela Universidade Lusíada Norte (Porto), em 2015, e aprovado Sem Condições, para o período de 6 anos (período máximo previsto).
Coordenador
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão organizadora do V Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Conceção de novas unidades curriculares no âmbito da (re)estruturação de ciclos de estudos, nomeadamente da Licenciatura da Universidade Lusíada do Porto: Psicologia das Emoções, Psicologia Clínica e da Saúde, Avaliação Psicológica, Psicologia da Personalidade; etc.
Membro
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Conceção de novas unidades curriculares no âmbito da (re)estruturação de ciclos de estudos, nomeadamente do Mestrado em Psicologia da Educação
Membro
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Membro da Comissão organizadora do IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Membro da Comissão organizadora do II Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, Universidade Lusíada do Porto, Porto, Portugal
Membro
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2013 Membro da Comissão organizadora do III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão organizadora do I Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, Universidade Lusíada do Porto, Porto, Portugal
Membro
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão organizadora do II Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão organizadora do I Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Universidade Lusíada de Lisboa
Membro
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Projeto de criação do Instituto Universitário de Prevenção e de Promoção da Saúde, submetido à DGES
Membro
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2006 - 2006 Conceção dos objetivos, estrutura e unidades curriculares da Licenciatura em Psicologia, submetida à DGES
Coordenador
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2006 - 2006 Conceção dos objetivos, estrutura e unidades curriculares da Licenciatura em Prevenção e Promoção da Saúde, submetida à DGES
Coordenador
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2005 - 2006 Membro do Conselho Editorial do International Journal of Clinical and Health Psychology
Membro
Distinções

Prémio

2000 Prémio de Mérito Escolar
1999 Prémio de Mérito Escolar
1998 Prémio de Mérito Escolar
1997 Prémio de Mérito Escolar

Outra distinção

2008 Finalista dos "Mentor International Prevention Awards" com Programa “Crescer a Brincar - Programa de promoção de competências sociais e emocionais em contexto educativo”
2001 Bolseiro da Fundação Para a Ciência e Tecnologia