???global.info.a_carregar???
Flor de Ceres Rodrigues Fernandes Rabaçal nasceu em Lisboa em 1995. Concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas em 2017 pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e o Mestrado em Artes Plásticas em 2020 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Completou uma Mobilidade de Erasmus na Accademia di Belle Arti de Veneza, com especialização em pintura. Foi co-autora do artigo, "A White Etching Ground for Drawing: An Argument for Rembrandt's Lost Ground", que apresentou na 8º edição da Conferência Internacional em Ilustração e Animação, (CONFIA) pela Escola Superior do Cávado e do Ave, na sua edição online em 2020. Trabalhou na Galeria Sala d'Estar, em Lisboa e trabalhou também enquanto assistente de ourives. Tem extensa participação em exposições coletivas tanto nacional como internacionalmente, destacando-se as exposições coletivas "Arte Emergente I" (Leiloeira Santo Eloy, 2022, Lisboa) e "Hammer Time" (Zaratan Arte Contemporânea, Lisboa) nas edições de 2021 e 2022. O seu trabalho artístico tem como principais motivos a violência, a atmosfera e a Natureza, bem como a concretização e aplicação destes temas no seu trabalho na gravura, que, por sua vez, caracteriza-se pela experimentação com materiais, superfícies e a química.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Flor de Ceres Rodrigues Fernandes Rabaçal
Data de nascimento
1995/07/23
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Rabaçal, Flor
  • Rabaçal, Flor de Ceres

Identificadores de autor

Ciência ID
CC14-10DF-200F

Endereços de correio eletrónico

  • florrabacal@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/09/11 - 2026/07/01
Em curso
Artes Plásticas (Doutoramento)
Especialização em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2020/11/20
Concluído
Artes Plásticas (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Desenho
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Desenhar no Metal: A Gravura como Meio de Representação da Violência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (final de curso) 18 (relatório de projeto)
2017 - 2018
Concluído
Desenho de Modelo Nu (Outros)
Especialização em Desenho
Sociedade Nacional de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2017
Concluído
Mobilidade: Erasmus - Pintura (Outros)
Accademia di Belle Arti di Venezia, Itália
2014 - 2017
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Artes Plásticas
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
16
2013 - 2013
Frequentou
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2023 Assistente de ourivesaria Inês Costa Design, Portugal
2022/09/16 - 2022/12/31 Assistente de galeria Galeria Sala d'Estar, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rabaçal, Flor de Ceres; Machado, M.Graciela. "A White Etching Ground for Drawing: An Argument for Rembrandt’s Lost Ground". Trabalho apresentado em CONFIA - International Conference on Illustration and Animation, 2020.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pleasure Plexus. "A arte de tocar um instrumento musical". In Pleasure Plexus. 2023.
    Publicado
  2. Miar Oeiras. "Agosto". In Calendário Miar Oeiras. 2022.
    Publicado
  3. Art Hole. "Art Hole nº10". In Fanzine Art Hole. Reino Unido, 2021.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. KoMASK. European 2021 Masters Printmaking. 2021.
  2. Coletiva MAP FBAUP. Entretanto. Curadoria Annie Martins, Carlos Reis, Flávia Carmagnanis, Lidia Valles, Rita Pimentel, Rita Marinho.. CACE Cultural - Porto, 2019.
Manual
  1. Rabaçal, Flor de Ceres; Marques da Cruz, Catarina; Graciela Machado. Vernizes de um só ingrediente [Manual didático]. Porto, Portugal: I2ADS/FBAUP, 2020. Porto, Portugal. 2020.
    Em revisão
  2. Rabaçal, Flor de Ceres; Graciela Machado. Verniz branco de Rembrandt, [Manual didático]. Porto, Portugal: I2ADS/FBAUP. Porto, Portugal. 2020.
    Em revisão
Tese / Dissertação
  1. Flor de Ceres Rodrigues Fernandes Rabaçal. "Desenhar no Metal: A Gravura como Meio de Representação da Violência". Mestrado, 2020. https://hdl.handle.net/10216/130851.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Coração Partido (exposição colectiva) Galeria Sala d'Estar, Lisboa. 2023.
  2. Hammer time (exposição colectiva) Zaratan Arte Contemporânea, Lisboa. 2022.
  3. Azul (exposição colectiva) Oficina Cobalto, Porto. 2022.
  4. Sementeira X (exposição colectiva) Sementeira, Lisboa. 2022.
  5. Corpos Dissidentes (exposição colectiva) Xau Laura, Porto. 2022.
  6. Arte Emergente I (exposição colectiva) Leiloreia Santo Eloy, Lisboa. 2022.
  7. 12x12 (exposição colectiva) Mercado de Santa Clara, Lisboa. 2022.
  8. Pequenos Formatos (exposição colectiva) Galeria Monumental, Lisboa. 2022.
  9. Oblivion, (exposição colectiva), Holy Art, Londres. 2021.
  10. Mostra Trilhar, (exposição colectiva), Mosteiro de Tibães, Braga. 2021.
  11. Pequenos Formatos (exposição colectiva) Galeria Monumental, Lisboa. 2021.
  12. Hammer time, (exposição colectiva), Zaratan Arte Contemporânea, Lisboa. 2021.
  13. Entorno (exposição colectiva), Espaço AL859, Porto. 2020.
  14. Opacidade e Transparência ¿ Desenho em Contexto (exposição colectiva) Lugar do Desenho: Fundação Júlio Resende, Gondomar. 2019.
  15. NoroesteSudoeste: Novas Perspectivas do Desenho (exposição colectiva) Lugar do Desenho: Fundação Júlio Resende, Gondomar. 2019.
  16. Entretanto (exposição coletiva) CACE Cultural, Porto. 2019.
  17. Alunos 2017/18: Desenho de Modelo Nu, (exposição colectiva), Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. 2018.
  18. Obra Gráfica ¿ Gravura e Serigrafia (exposição colectiva) Espaço Concas: Centro de Artes das Caldas da Rainha. 2017.
  19. Exposição de Alunos Finalistas ESAD.cr (exposição colectiva) Banco de Portugal, Leiria. 2017.
  20. IMPLOSÃO III (exposição colectiva) Silos Contentor Criativo, Caldas da Rainha. 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09/24 A White Etching Ground for Drawing: An Argument for Rembrandt's Lost Ground Conferência internacional em Ilustração e Animação
Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/29 - 2024/02/02 Semana intensiva sobre processos litográficos in situ
Seminário
Atelier Nomade
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2023/10/09 - 2023/10/29 Residência Artística na Quinta das Relvas
Outro
Grão - Residência Artística e de Investigação
2023/04/18 - 2023/04/20 Semana intensiva em que investigadores convidados assistiram a demonstrações, workshops e deram palestras sobre processos fotomecânicos dentro da gravura dos séculos XIX e XX.
Seminário
Pure Print Archeology 1st Research Meeting
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/03/09 - 2020/03/12 Demonstração + Workshop de gravura do artista Teruo Isomi integrada no seminário "Modos de editar: genealogia de um jardim" na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Oficina (workshop)
Modos de editar: genealogia de um jardim
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal