???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Velez

Identificadores de autor

Ciência ID
CC13-78B3-0355
ORCID iD
0000-0002-9142-2780
Formação
Grau Classificação
2012/04/13 - 2020/01/13
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tarefas na Sala de Aula:Prática Letiva de Professores do 3.º ano com Representações Matemáticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction
2005 - 2007
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Educação Matemática e Cidadania – Um estudo de caso no 1.º ciclo. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1999 - 2003
Concluído
Licenciatura em Ensino Básico (Licenciatura)
Especialização em Professores 1.ºciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Formação dos Agrupamentos de Escola do Concelho da Amadora, Portugal
2003/09/26 - 2007/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2011/08/31 School Grouping Assistant Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Portugal
2007/09/01 - 2009/08/31 Vice-Presidente Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09 - 2020/01/13 UIDEF Collaborator Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/01/01 - 2017/12/31 FCT PhD Fellow Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/09 - 2012/12/31 Research Fellow Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/03 - 2015/09 Developing statistical literacy: Student learning and teacher education Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/12 - 2014/06 Professional Practices of Mathematics Teachers Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Velez, Isabel; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Promovendo o estabelecimento de conexões durante a discussão coletiva com alunos do 3.º ano". 2019.
  2. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte; Maria de Lurdes Marques Serrazina. "Promoting grade 3 pupils’ use of representations". Trabalho apresentado em 11th Congress of European Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
  3. Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da; Serrazina, Lurdes. "Promoting the understanding of representations by grade 3 pupils: Two teachers' practices". 2016.
  4. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Teachers’ Practices and grade 3 students’ understanding of Bar graph representations". Trabalho apresentado em Developing Statistical Literacy Conference, Lisboa, 2016.
  5. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Teachers’ actions regarding Grade 3 students’ representations". Trabalho apresentado em 13th International Conference for Mathematical Education, Hamburgo, 2016.
  6. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte; Maria de Lurdes Marques Serrazina. "Ações do professor e atividade dos alunos: Trabalhando com representações". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigadores em Educação Matemática, Porto, 2016.
  7. Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Promoting the understanding of graph representations by grade 3 students". 2015.
  8. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Promoting The Learning And Understanding Of Representations By Third Grade Students". Trabalho apresentado em European Educacional Research Association Conference, Porto, 2014.
  9. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "How third grade teachers promote the understanding of their students representations". Trabalho apresentado em Promath, Helsinquia, 2014.
  10. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Representações e raciocínio de alunos em Resolução de problemas com números inteiros". Trabalho apresentado em Profmat (Encontro Nacional dos Professores de Matemática), Braga, 2014.
  11. João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira; Marisa Quaresma; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e prática". Trabalho apresentado em Seminário de Investigadores em Educação Matemática, Braga, 2014.
  12. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Práticas profissionais dos professores do 1.º ciclo com representações estatísticas". Trabalho apresentado em Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, Lisboa, 2013.
  13. Velez, Isabel. "Representations and reasoning of grade 3 students". Trabalho apresentado em CERME 8, Antalya, 2013.
  14. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Promover o Raciocínio dos alunos: Planificar, conduzir e refletir sobre o trabalho na sala de aula". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013, Penhas da Saúde, 2013.
  15. Velez, Isabel. "Práticas Letivas dos Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico: Trabalhando Representações Matemáticas". Trabalho apresentado em IV Fórum de Jovens Investigadores do IEUL, Lisboa, 2013.
  16. Velez, Isabel. "Mathematical Representations used by Grade 3 Students". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
    Publicado
  17. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Desenvolvendo as representações estatísticas de alunos de 3.º ano". Trabalho apresentado em XXIV SIEM, Braga, 2013.
  18. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Promovendo a compreensão de representações estatísticas em alunos do 3.º ano". Trabalho apresentado em Seminário DSL - A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Lisboa, 2013.
  19. Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. "Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico". 2012.
  20. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". 2012.
  21. Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. "O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional". 2012.
  22. Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas". 2012.
  23. Velez, Isabel. "Práticas Letivas dos Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico: Trabalhando Representações Matemáticas". Trabalho apresentado em III Fórum de Jovens Investigadores do IEUL, Lisboa, 2012.
  24. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Do texto oficial à apropriação dos professores: o caso da matemática no 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XIX Colóquio da AFIRSE, Lisboa, 2012.
  25. João Pedro da Ponte; Velez, Isabel. "O novo programa de Matemática no 1.º ciclo: Concepções de cinco professoras". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática XXI, Lisboa, 2011.
  26. João Pedro da Ponte; Velez, Isabel. "As representações matemáticas nas concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011, Póvoa do Varzim, 2011.
Artigo em revista
  1. Velez, Isabel; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano". (2019): http://hdl.handle.net/10451/40716.
    10.20396/zet.v27i0.8650678
  2. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática". (2017): http://hdl.handle.net/10451/34819.
    10.12802/relime.17.2013
  3. Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. "Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula". (2012): http://hdl.handle.net/10451/22605.
  4. Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade". (2011): http://hdl.handle.net/10451/6559.
Poster em conferência
  1. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Promoting the understanding of representations by third grade students". Trabalho apresentado em International Meeting for the Psychology of Mathematics Education 37, 2014.
  2. Velez, Isabel; João Pedro da Ponte. "Elementary school teachers practices: Working students' mathematical representations". Trabalho apresentado em International Meeting for the Psychology of Mathematics Education 35, 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 "Teachers’ practice and pupils’ representations in a Grade 3 class" 13th Congress of European Research in Mathematics Education. Online.
CERME
2015/11/06 "Importância das representações matemáticas" Speaker on a Teacher development learning session. A Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Leiria, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/02 - 2020/02 ICMI Study 25 - Conference Supporting tasks (2020/02 - 2020/02)
Conferência (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 “Matemática para todos, Matemática com todos” Member of the organising committee (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009 - 2009 “Crescer com um Sorriso: Parceria Escola-Família” Member of the organising committee of a National Meeting about a multicultural and equity education for all. (2009 - 2009)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Portugal
2009 - 2009 “O Papel da Família na Educação Especial” Member of the organising committee of a National Meeting about the familie's role on an equity education for special needs students. (2009 - 2009)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Attending BSRLM Conference
Conferência
BSRLM Conference
Kings College London Department of Education and Professional Studies, Reino Unido
2014 - 2014 Participation and oral commmunication on YESS-7 Yerme Summer School YESS-7 Yerme Summer School
Universität Kassel Universitätsbibliothek Kassel, Alemanha
2013 - 2013 Participation on Design Based Research Season School with other young researchers
Outro
Design Based Research Season School
Universidad de Jaén, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/01 - 2013/05 "Matemática 1.º e 2.º ciclo Números e Álgebra" Speaker on a Teacher development learning eight sessions' program for elementary school teachers. Teacher development learning program - Numbers and Algebra (Outros) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/31 "Fundamentos de Didática da Matemática" I was one of the teachers responsible for the curricular unit of Mathematics' Didactics for the Master students. Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014 - 2014 Rocha no ar - Interview Professores