???global.info.a_carregar???
Assistant Professor in the area of Sculpture. He obtained a Ph.D. in Fine Arts, Sculpture in 2016. He has been teaching curricular units of Sculpture project and Ceramics studio since 2001. He has the coordinator of the Research Line in Public Art and Sculpture of the Research Center in Fine Arts (CIEBA) of the same Faculty (2016-2023) and is also a collaborating member of Vicarte Glass and Ceramics for Arts R&D. He develops his work privileging the disciplinary crossing in public art research through artistic practice presupposes the use of scientific, artistic and technological tools in the project and socio-environmental action. He has lead several projects with peers from humanities and social sciences, where participatory methodologies were developed (Monuments to Multicultrulality, a Monument for Lousal or Monument to Romani Women). Has been responsible for the implementation of different projects that link pedagogic and research practice, linked to the valorization of social practices in art in urban contexts from partnerships with other R&D centers, and formalized in protocols and provision of services with different public and private entities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sérgio Vicente

Nomes de citação

  • Vicente, Sérgio

Identificadores de autor

Ciência ID
C919-2E35-1738
ORCID iD
0000-0002-1678-9371

Endereços de correio eletrónico

  • s.vicente@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)
  • silvas@campus.ul.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Largo da Academia Nacional de Bellas Artes , 1249-058 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Ph.D. in Fine Arts — Sculpture (Doutoramento)
Especialização em Arte Pública
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Sculpture as Public Expression of Citizenship: The monumentalization of the city of Almada between 1974 and 2013/ A Escultura como Expressão Pública da Cidadania: A monumentalização da cidade de Almada entre 1974 e 2013" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2006
Concluído
Master in Urban Design (Master)
Especialização em Escultura
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
"Grupos Escultóricos: Novos Lugares da Monumentalidade [Sculptural Group: New Place for Monumentality]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Espai Públic i Regeneració Urbana: Art, Teoria, Conservació del Patrimoni (DEA)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
"Monumento e representação social em Almada: 25 Anos de Poder Local, 1976 — 2001 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Notable
1999 - 2002
Concluído
Post-graduation in Urban Design (Pós-Graduação)
Especialização em Arte Pública
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Centro Português de Design, Portugal

Barcelona Centre Disseny, Espanha
14
1995 - 1996
Frequentou
Sculpture (Postgraduate Certificate)
Especialização em Escultura
Tokyo Geijutsu Daigaku, Japão
1995
Concluído
Fine Arts - Sculpture (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1985 - 1988
Concluído
Interior Design Course (Ensino secundário)
Escola Artística António Arroio, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2007 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2001/09/01 - 2007/10/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Co-Curator of Academic collection of Sculptor Lagoa Henriques Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Sculpture Research Group Coordination - CIEBA Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2021/03/30 - 2023/10/05 Vice-Presidente Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2019 Public Art Research Group Coordination - CIEBA Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - Atual Right to Exist: Artist Project in honor of Romani Women/Direito a existir: Projecto artístico de homenagem à mulher cigana
UIDB/04042/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Município do Seixal
Em curso
2021 - Atual Sculpture and Ecology: methodological proposals for community management/ Escultura e Ecologia: propostas metodológicas para a gestão comunitária
UIDB/04042/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Município de Loures, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Município de Loures
Desativado
2020 - Atual Sarajevo 0.2.
UIDB/04042/2020
Investigador responsável
Academy of Fine Arts Sarajevo, Bósnia-Herzegovina

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - Atual EXTRAI: Art and Community in Action/ EXTRAI: Arte e Comunidade em Acção
FF51903894
Investigador responsável
Sociedade Musical Fraternidade Opera´ria Grandolense, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Câmara Municipal de Grândola, Portugal
Direção-Geral das Artes

Câmara Municipal de Grândola

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Em curso
2019 - Atual Sarajevo.01
2019-1-PT01-KA107-060462
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Academy of Fine Arts Sarajevo, Bósnia-Herzegovina
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
2017 - Atual A Monument for Lousal?: dissemination strategies for public art/ Um Monumento para o Lousal?: estratégias de difusão para a arte pública
UID/EAT/04042/2017
UID/EAT/04042/2018
UID/EAT/04042/2019
UIDB/04042/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal

Centro de Estudos de Arquitectura, cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Câmara Municipal de Grândola

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2018 International Credit Mobility (ICM), Erasmus +, Montenegro.01
2015-2-PT01-KA107-022253
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Faculty of Fine Art Cetinje - University of Montenegro, Montenegro
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Concluído
2017 - 2018 Sprite: Explorations de phénomènes visuels transitionnels
N/A
Investigador
La recherche par l’art, França

École Supérieure d'Árt des Pyrénées-Pau-Tarbes, França
Direction générale de la création artistique (DGCA)
Concluído
2014 - 2015 Planisphere of Interculturality: educational project of artistic, social and educational intervention/ Planisfério da Interculturalidade: projeto educativo de intervenção artística, social e educativa
N/A
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea de Almada, Portugal
Câmara Municipal de Almada
Concluído
2011 - 2013 Public art and citizen participation - Monument to Multiculturalism in Almada Poente. / Arte Pública e participação cidadã - Monumento à Multiculturalidade em Almada Poente.
UID/EAT/04042/2013
UID/EAT/04042/2013
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal

Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea de Almada, Portugal
Câmara Municipal de Almada

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2009 Projeto de Investigação de Escultura Cerâmica
N/A
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes

Câmara Municipal de Montemor O Novo

Câmara Municipal das Caldas da Rainha
Concluído
2006 - 2007 Rambla de la Mina: Plan de acción de barrio en espacio público
Investigador
Centro de Recerca Polis – CRPolis, Espanha
Agència de Gestió d’Ajuts Universitaris i de Recerca
Concluído
2003 - 2004 Projeto Rio - Arte, ciência e Património
N/A
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal
Câmara Municipal de Montemor O Novo

Fundação Calouste Gulbenkian

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes

Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sérgio Vicente; Gato, Maria Assunção; Ramalhete, Filipa; Esteves, José. "Arte Pública Participada: o Monumento à Multiculturalidade no Parque Urbano do Fróis". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vicente, Sérgio. "Editorial". Cadernos de Arte Pública – CAP 2 1 (2020): 4-5. https://journals.ap2.pt/index.php/CAP/issue/view/22.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Vicente, Sérgio; Fróis, Virgínia. "Public ceramic sculpture: the productive relationship between art, municipalities and industry/ Escultura cerâmica pública: a relação produtiva entre a arte, municípios e a indústria". Revista Nupeart 18 18 (2018): 122-138. http://dx.doi.org/10.5965/2358092518182017122.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5965/2358092518182017122
  3. Sérgio Vicente. "José Aurelio, the 1993 Monument to Work or the artwork as an allegory of the history of the city of Almada/ José Aurélio, o Monumento ao Trabalho de 1993 ou a obra como alegoria da história da cidade de Almada". Revista Gama, Estudos Artísticos 5 10 (2017): 73-82. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31223/2/ULFBA_G_v5_iss10_p73-82.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sérgio Vicente. "Escultura e a re-simbolização do espaço público no pós-25 de Abril: A evocação de Os Perseguidos em Almada.". Convocarte, Revista de Ciências da Arte 1 (2015): 135-153. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/27732/2/Convocarte_1_p135-153.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Sérgio Vicente. "Um Monumento ao Associativismo Popular em Almada (1984-1994): a exacerbação da experiência democrática através da Escultura Pública". Análise Associativa 2 (2015): 114-133.
    Publicado
  6. Gato, Maria Assunção; Ramalhete, Filipa; Vicente, Sérgio. "Hoje somos nós os escultores! Agencialidade e arte pública participada em Almada". Cadernos de arte e antropologia Vol. 2 No 1 (2013): 53-71. http://dx.doi.org/10.4000/cadernosaa.569.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/cadernosaa.569
  7. Sérgio Vicente; Ribeiro, Ana Isabel. "Oficinas Comunitárias de Projecto: Arte Pública, no Bairro do Pica-Pau Amarelo". On the W@terFront’s, Transitions 22 (2012): 47-55. https://revistes.ub.edu/index.php/waterfront/article/view/18782/21486.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sérgio Vicente. "Monumento e representação social em Almada, 25 anos de Poder Local, 1976-2001". On the W@terFront’s, Urban Design and Public Art (I) 9 (2007): 109-121. http://www.ub.edu/escult/Water/water09/water09.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Sérgio Vicente; Valente Pereira, Cristóvão ; Lopes, Telmo. "À Procura do Centro: Marvila". On the W@terFront’s, Periferias 7 (2005): http://www.ub.es/escult/Water/Waterf_07/W07_01.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sérgio Vicente; Verheij, Gerbert; Fernandes, Mariana. "O Monumento à Multiculturalidade em Almada: comunidade, identidade e arte pública", As Partes, 2012
Capítulo de livro
  1. Sérgio Vicente; elias, helena. "In the Estado Novo, around the Almirante Reis Avenue: Three commemorative public art commissions/No Estado Novo, ao redor da Av. Almirante Reis: Três encomendas de arte pública comemorativa". In Atlas da Almirante Reis, editado por Filipa Ramalhete; Margarida Tavares da Conceição, 98-107. lisboa, Portugal: Tinta da China, 2020.
    Publicado
  2. Vicente, Sérgio. "Singular work, collective negotiation in in-situ// Trabalho singular, negociação colectiva nos Laboratórios in-situ/.". In in-situ/, Laboratórios de Intervenção em Arquitectura 20212-2019, editado por Ramalhete, Filipa (D319-9707-E48A), 31-33. lisboa, Portugal: Universidade Autónoma de Lisboa e CEACT/UAL, 2020.
    Publicado
  3. Sérgio Vicente. "Identity and Narrative in José Aurelio's Urban Sculpture in the City of Almada/ Identidade e Narrativa na Escultura Urbana de José Aurélio na Cidade de Almada". In Dez anos depois: o X Congresso CSO'2019, 1208-1217. lisboa, Portugal: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2019.
    Publicado
  4. Sérgio Vicente; Ana Isabel Ribeiro. "Monument to Multiculturalism: Participation, Citizenship and Artistic Mediation/ Monumento à Multiculturalidade: Participação, Cidadania e Mediação Artística". In Cross Media Arts: Artes Sociais e Transdisciplinaridade, editado por Gorgel Pinto, António; Reaes Pinto, Paula; Veiga Furtado, Teresa, 128-146. lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  5. frois, virginia; Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738). "Ceramics in Sculpture/ Cerâmica na área da Escultura". In Entre Mãos: Cerâmica/Escultura, editado por frois, virginia, 8-11. lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  6. Sérgio Vicente. "The Tragic Evocation of the Fisherman in Almada or the Doctrinaire Vision of Public Space in the 20th Century/ A Evocação Trágica do Pescador em Almada ou a Visão Doutrinária do Espaço Público no Século XX". In Arte Pública na Era da Criatividade Digital — Atas do Colóquio Internacional, editado por Guilherme Abreu, José, 221-232. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2017.
    Publicado
  7. Sérgio Vicente. "When citizens are sculptors/ Quando os cidadãos são escultores". In Escultor Cidadão, Cidadão Escultor: o Projecto de Monumento à Multiculturalidade em Almada, editado por Sérgio Vicente (C919-2E35-1738). lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. Universidade de Lisboa, 2016.
    Publicado
  8. Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738); Ramalhete, Filipa; Gato, Maria Assunção; Verheij, Gerbert. "A Participatory public Art Process in Almada Agents and Values". In Lisbon Street Art & Urban Creativity, editado por Soares Neves, Pedro; de Freitas Simões, Daniela. lisboa, Portugal: Association AP2, 2014.
    Publicado
  9. Sérgio Vicente. "Rio, Paisagem e Cidade". In Projectar o Rio: Arte, Ciência e Património, editado por Virgínia Fróis. montemor-o-novo, Portugal: Associação Oficinas do Convento, 2008.
    Publicado
  10. Sérgio Vicente. "Contacto e Pertença". In Mercado da Fruta: Cerâmica contemporânea nas Caldas da Rainha, editado por Sérgio Vicente (C919-2E35-1738); Virgínia Fróis; Rui Vasquez. lisboa, Portugal: Câmara Municipal das Caldas da Rainha, 2008.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738). On the Ground/ À Superfície. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2022.
  2. Sérgio Vicente. No lugar da obra — Fogo e Areia: José Aurélio, Escultura. Câmara Municipal de Óbidos/ NovaOgiva — Arte Contemporânea, 2005.
  3. Sérgio Vicente. LUZBOA#1 — Catálogo, LUZBOA: Bienal de Iluminação e Arte. Extramuros/ Instituto Franco-Português, 2004.
  4. Sérgio Vicente. O devir das Formas. Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea, 2002.
  5. Sérgio Vicente. Monumento À Vida — Catálogo, Desenho & Escultura. Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea, 2002.
  6. Sérgio Vicente. III Milénio. Câmara Municipal de Vale de Cambra, 2000.
Edição de livro
  1. Sérgio Vicente. Citizen Sculptor, Citizen Sculptor: the Monument to Multiculturalism Project in Almada/ Escultor Cidadão, Cidadão Escultor: o Projecto de Monumento à Multiculturalidade em Almada. lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. 2016.
    Publicado • Editor
  2. Sérgio Vicente. Mercado da Fruta: Cerâmica contemporânea nas Caldas da Rainha. lisboa, Portugal: Câmara Municipal das Caldas da Rainha.. 2008.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Vicente, Sérgio; Soares Neves, Pedro. "Sculpture: Studies/ Escultura: Estudos". Cadernos de Arte Pública – CAP 2 1 (2020): https://journals.ap2.pt/index.php/CAP/issue/view/22.
    Publicado • Co-editor
  2. Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738); Neves, Pedro Soare. "Memory in Public Art/ Memória em Arte Pública". Cadernos de Arte Pública – CAP 1 1 (2019): https://sauc.website/index.php/CAP/issue/view/8.
    Publicado • Co-editor
  3. Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738); Neves, Pedro Soares. "Narrative in Public Art/ Narrativa em Arte Pública". Cadernos de Arte Pública – CAP 1 2 (2019): https://sauc.website/index.php/CAP/issue/view/12.
    Publicado • Co-editor
Relatório
  1. Vicente, Sérgio. 2014. Monumento e representação social em Almada: 25 Anos de Poder Local, 1976 — 2001 (Estudios Avanzados (DEA), grau de Suficiência Investigadora em Espacio Público y Reneración Urbana: Arte y Sociedad).
  2. Sérgio Vicente. 2003. Rio, Paisagem e Cidade.
    Editor
Tese / Dissertação
  1. Sérgio Vicente. "Sculpture as Public Expression of Citizenship: The monumentalization of the city of Almada between 1974 and 2013/ A Escultura como Expressão Pública da Cidadania: A monumentalização da cidade de Almada entre 1974 e 2013". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/24023.
  2. Sérgio Vicente. "Grupos Escultóricos: Novos Lugares da Monumentalidade". Mestrado, Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, 2006.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. 40 anos, 25 abril [Arte Pública]. 2014.
  2. Obra Colaborativa. Monumento à Multiculturalidade [Arte Pública]. 2013.
  3. Desenho de Escultores Trienal de Desenho. 2012.
  4. Escultura no Picadeiro. 2012.
  5. Esculturas Leves. 2010.
  6. Colors per trepitjar [Design Urbano]. 2008.
  7. Escultura com afetos. 2007.
  8. Escultura cerâmica ibérica contemporânea. 2007.
  9. Reencontros. 2005.
  10. Rotas da Cerâmica. 2004.
  11. Arte para Carlos Paredes. 2004.
  12. Arte Pública no Concelho de Almada. 2004.
  13. Artistas Portugueses Contemporâneos — Colecção Casa da Cerca. 2004.
  14. Linha D´Água. 2003.
  15. (E)vocações: visões contemporâneas sobre escultura cerâmica barroca do Mosteiro de Alcobaça. 2003.
  16. Inertes com Vida. 2003.
  17. Desenho 1993-2003. 2003.
  18. Escultura e Desenho. 2002.
  19. O devir das Formas. 2002.
  20. Curadoria, Hisae Yanase. Contornos cerâmicos, três artistas portugueses e três artistas espanhóis. 2002.
  21. Vinte e Quatro Desenhos e Doze Esculturas. 2001.
  22. V Mostra de Escultura ao Ar Livre. 1997.
  23. Rolling Heads. 1996.
  24. Bienal Internacional de Desenho e Escultura das Caldas da Rainha. 1995.
  25. Rui Serra. Noise After Sabotage. 1992.
Exposição de curadoria/museu
  1. Diogo Nunes; Luísa da Rocha; Mariana Tavares Carvalho; Miguel Castro; Pedro Braga dos Reis; Santos Rocha; Tiago Santos. 2022. "Aristides de Sousa Mendes: Reasons for Humanity/ Aristides de Sousa Mendes: Razões de Humanidade". In Aristides de Sousa Mendes: Razões de Humanidade.
  2. 2021. "On the Ground/ À Superfície". In On the Ground/ À Superfície.
  3. Ferreira, Ângela; Taveira, Rogério; Vaz, Pedro; Costa, Tiago; Larín, Letícia. 2021. "EXTRAI: Art and Community in Action/ EXTRAI: Arte e Comunidade em Acção".
  4. 2009. "Mercado da Fruta#2".
  5. 2007. "Mercado da Fruta #1".
  6. 2004. "Módulos Operandis".

Outros

Outra produção
  1. Monument to the Prisoners of the Portuguese Dictatorship/ Monumento à Libertação dos Presos Políticos de Caxias. Monument: evocative work of the Liberation of Political Prisoners of Caxias. Public contest. Commemoration of the 45th anniversary of the 25th April. Caxias, Portugal. / Monumento: Obra evocativa da Libertação dos Presos Políticos de Caxias. Concurso público. Comemoração do 45º aniversário do 25 Abril. Caxias, Portugal.. 2020. Vicente, Sérgio.
  2. Monument to the Labor Disabled/ Monumento ao Sinistrado do Trabalho. Monument commissioned by Seixal municipality./ Monumento encomendado pelo município do Seixal.. 2019. Vicente, Sérgio.
  3. 40th Anniversary of the Polytechnic Institute of Setúbal/ 40º Aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal. Monument commissioned by the Polytechnic Institute of Setúbal; Produced by the Faculty of Fine Arts - CIEBA/ Monumento encomendado pelo Instituto Politécnico de Setúbal; Produzido pela Faculdade de Belas Artes — CIEBA. 2019. Vicente, Sérgio.
  4. Monument to Lousal? #1. Public Art / Participatory Monument: commissioned by the Municipality of Grândola. Production Faculty of Fine Arts -CIEBA. 2019. Vicente, Sérgio.
  5. Memorial to José Afonso. Monument: Commissioned by the Municipality of Lisbon (participatory budget), Núcleo Lisboa da Associação José Afonso; Production by the Faculty of Fine Arts - CIEBA/ Monumento: Encomenda do Município de Lisboa (orçamento participativo), Núcleo Lisboa da Associação José Afonso; Produção da Faculdade de Belas Artes — CIEBA. 2017. Vicente, Sérgio (C919-2E35-1738); Barros, Luísa.
  6. Zéfiro. Intervenção permanente de Arte Pública, Zéfiro, Câmara Municipal Setúbal. Setúbal. Financiamento, Fundação Buehler-Brockhaus.. 2014. Vicente, Sérgio.
  7. Luísa Todi#2. Intervenção permanente de Arte Pública, Luísa Todi#2. Fórum Luísa Todi. Câmara Municipal Setúbal. Setúbal. Financiamento, Fundação Buehler-Brockhaus.. 2013. Vicente, Sérgio.
  8. Luísa Todi#1. Intervenção permanente de Arte Pública, Luísa Todi#1. Fórum Luísa Todi. Câmara Municipal Setúbal. Setúbal. Financiamento, Fundação Buehler-Brockhaus.. 2013. Vicente, Sérgio.
  9. A força de um Povo. Intervenção permanente de Arte Públicaem co-autoria, A força de um Povo. 55 anos da morte de Catarina Eufemia, 35º aniversário o 25 de Abril de 1974. Baleizão, Beja. Financiamento, Câmara Municipal de Beja.. 2009. Vicente, Sérgio.
  10. Liberdade: Monumento à Revolução de Abril. Intervenção permanente de Arte Pública co-autoria, Liberdade: Monumento à Revolução de Abril. Lisboa. Associação 25 de Abril. Secção Francisco de Hollanda – CIEBA. Evocação dos 25 Anos da A25A: Proposta de Intervenção Escultórica. Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa. Financiamento, Câmara Municipal de Lisboa.. 2009. Vicente, Sérgio.
  11. Totem Leonel e Bicho. O totem escultórico foi uma encomenda da empresa Leonel e Bicho, de forma a criar um marco visual urbano no recinto da empresa.. 2008. Sérgio Vicente.
  12. Cidadania. Intervenção permanente de Arte Pública em co-autoria, Cidadania. Instituto Superior Bissaya Barreto, Coimbra. Secção Francisco de Hollanda – CIEBA. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Financiamento, Fundação Bissaya Barreto.. 2008. Vicente, Sérgio.
  13. Módulos Operandis : Escultura Urbana Modular. Escultura Urbana Modular realizada no âmbito do workshop Módulos Operandis, realizado na Fábrica de Refractários da Abrigada, SA. com o apoio do Município do Montijo e Faculdade de Belas Artes de Lisboa.. 2004. Vicente, Sérgio; Vicente, Sérgio.
  14. LUZBOA#1 ¿ 1ª Bienal de Luz de Lisboa. Intervenção permanente de Arte Pública, LUZBOA#1. 1ª Bienal de Luz de Lisboa. Centro Português de Design, Lisboa. Produção Extramuros. Financiamento, Centro Português de Design.. 2003. Vicente, Sérgio.
  15. Curled Sculpture. Intervenção permanente de Arte Pública, Curled Sculpture. Forúm Montijo, Montijo. Financiamento, Multi Development Corporation Internactional — MDC.. 2003. Vicente, Sérgio.
  16. Escultura Urbana Comunicação. Escultura Urbana, Comunicação. Quinta do Saldanha. Montijo. Autor, Sara Inácio. Projeto de Investigação de Escultura Cerâmica. Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Produção, Abrigada SA. Financiamento, Câmara Municipal do Montijo.. 2003. Inácio, Sara; Vicente, Sérgio.
  17. Intervenção de restauro em duas esculturas do espólio de cerâmica do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Das acções de longa duração destinadas a recuperar o importante acervo artístico que a abadia logrou preservar até hoje, destaca-se o projecto de estudo, conservação e restauro da notável escultura cerâmica barroca do mosteiro, que resulta de um protocolo de colaboração com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 2002. Sérgio Vicente; Virgínia Fróis; João Castro Silva; Sara Antónia Matos; Vanessa Santos.
  18. III Milénio. Intervenção permanente de Arte Pública, III Milénio. Concurso público. Vale de Cambra. Financiamento, Câmara Municipal de Vale de Cambra.. 2000. Vicente, Sérgio.
  19. 25º aniversário da Sociedade Portuguesa de Bioquímica. Medalha comemorativa do 25º aniversário da Sociedade Portuguesa de Bioquímica. 2000. Sérgio Vicente.
  20. 26º Aniversário do 25 Abril. Medalha comemorativa do 26º Aniversário do 25 Abril da Associação 25 Abril. 2000. Sérgio Vicente.
  21. Monumento à Vida. Intervenção permanente de Arte Pública, Monumento à Vida. Concurso público. Almada. Financiamento, Câmara Municipal de Almada.. 1998. Vicente, Sérgio.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/03/26 The Citizen Sculptor of Memory. A monument for Lousal?/ O Cidadão escultor da Memória. Um monumento para o Lousal? Laboratórios de Intervenção em Arquitectura in situ/
Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL) (lisboa, Portugal)
2021/03/26 The Citizen Sculptor of Memory. A Monument for Lousal/ O Cidadão escultor da Memória. Um monumento para o Lousal In-Situ, Laboratórios de Intervenção em Arquitetura - 2021
Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL) (lisboa, Portugal)
2019/11/22 Drawing and Project in Public Art/ Desenho e Projeto em arte pública Desenho Técnico no Técnico 1911 — 2018
Museu de Engenharia Civil. Instituto Superior técnico (Lisboa)
2019/11/16 The practice of ceramic sculpture as a social tool: the new paradigms of artistic and technological research artistic and technological research/ A prática da escultura cerâmica como ferramenta social: os novos paradigmas da pesquisa artística e tecnológica Participatory Processes and Ceramics/ Os Processos Participativos e a Cerâmica
XIV International Biennial of Artistic Ceramics/ XIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística (Aveiro, Portugal)
2019/11/14 The Citizen Sculptor of Memory. Public art in the mining village of Lousal/ O Cidadão escultor da Memória. A arte pública na aldeia mineira do Lousal 1.º Encontro Memória Para Todos: História, Património e Comunidade(s)
Centro República e o Instituto de História contemporânea da NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2019/07/04 Places of shadow in the mines of the Lousal Public Art and Community Involvement Urban Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference
Faculdade de Belas Artes. Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
2019/06/26 Public Art or the City as a Gallery?/ Arte Pública ou a Cidade como uma Galeria? Arte em Contexto: conversas Informais
Galeria Municipal Vieira da Silva (Loures)
2019/06 Between art and community - symbioses in a public art project for Lousal/ Entre a arte e a comunidade - simbioses num projecto de arte pública para o Lousal VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (lisboa, Portugal)
2019/06 Ceramics public art: a sculpture in the factory production environment, the new paradigms of university research XVI Conference of the European Ceramic Society — EcerS
Politecnico di Torino (Turin)
2019/04/13 Identity and Narrative in José Aurelio's Urban Sculpture in the City of Almada/ Identidade e Narrativa na Escultura Urbana de José Aurélio na Cidade de Almada X Congresso Internacional CSO'2019. Criadores Sobre outras Obras.
Sociedade Nacional de Belas-Artes. Lisboa (LIsboa, Portugal)
2019 A Sculpture for Lousal?/ Uma Escultura para o Lousal? What will be? Strategies, practices and performances in social arts.
Faculdade de Belas Artes. Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2018/10 Participation, art and meeting in public space: Perspectives from Monte da Caparica/ Participação, arte e encontro no espaço público: Perspectivas desde o Monte da Caparica Para que serve o Espaço Público? Depende…
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2018/06 Developing Collaborative Artistic Practices with local communities: insights from Portuguese case Art, Materiality and Representation
Clore Center, British Museum (Londres)
2017/04 José Aurelio, the 1993 Monument to Labor or the artwork as an allegory of the history of the city of Almada/ José Aurélio, o Monumento ao Trabalho de 1993 ou a obra como alegoria da história da cidade de Almada CSO'2017. Criadores sobre outras obras - VIII Congresso Internacional
Faculdade de Belas Artes. Universidade de Lisboa. (Lisboa)
2017/04 The Tragic Evocation of the Fisherman in Almada or the Doctrinaire Vision of Public Space in the 20th Century/ A Evocação Trágica do pescador em Almada ou a Visão Doutrinária do Espaço Público no Século XX Arte Pública na era da criatividade digital
Escola das Artes. Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2017/03 Artistic mediation or participation as a practice in Public Art/ Mediação artística ou a participação como prática na Arte Pública Modos de fazer, Modos de ser: práticas artísticas na e com a antropologia
Museu Nacional de Etnologia (Lisboa)
2016/09/24 Monumento à Multiculturalidade, participação e mediação artística em Almada. 2º Congresso Almada: Almada, terra de todos —Participação e Proximidade
Câmara Municipal de Almada (Almada)
2016/09 Arte Com Todos (os cidadãos): o exemplo do Monumento à Multiculturalidade Congresso Internacional Lusófono Todas as Artes/ Todos os Nomes
ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa)
2016/09 Ceramics public sculpture: a new relationship between art, local government and industry Ceramics in architecture and public space. 47th Congress of the International Academy of Ceramics
Design Museum of Barcelona (Barcelona)
2016/06 Monumento à multiculturalidade: participação, cidadania e mediação artística Cross Media Arts. 1st Internacional Conference on Social Arts and Transdisciplinarity.
Fundação Eugénio de Almeida (Évora)
2016/04/20 Um território duas intervenções de Arte Pública participativa: Monumento à Multiculturalidade Planisfério da Interculturalidade Encontros Arte em Festa
Imargem — Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada (Almada)
2015/09/25 Processos industriais de produção e escultura cerâmica. Residência ibérica de cerâmica Residência ibérica de cerâmica
Museu Nacional do Azulejo (Lisboa)
2015/04/13 Dos Monumentos das Grandes Causas, às causas comuns do Monumento à Multiculturalidade em Almada Congresso Almada: Educação, Inovação, Cultura e Coesão
Biblioteca Municipal de Caparica (Almada)
2014/08 Rethinking collaborative public art: agents and values in the monument to multiculturalism in Almada Collaboration, Intimacy & Revolution — innovation and continuity in an interconnected world. 13th EASA Biennial Conference — European Association of Social Anthropologists
Department of Social and Cultural Anthropology. Estonian Institute of Humanities. Tallinn University (Tallinn, Estónia)
2014/07 A Participatory public Art Process in Almada – Agents and Values Lisbon Street – Art & Urban Creativity
Faculdade de Belas Artes. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/04 Monumento à Multiculturalidade: Realizar — Acompanhar — Avaliar: processos participativos de intervenção no território Conversas às Quartas
Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea (Almada)
2014/03/25 A Monument to Multiculturalism Clube Intercultural Europeu
Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea (Almada)
2013/09/14 Arte Pu´blica e Envolvimento da Comunidade Associação Internacional das Cidades Educadoras. Almada Cidade que Inclui
Fo´rum Romeu Correia (Almada)
2013/09/11 Monument to Multiculturalism, 2011-2013 Laboratório de Arquitectura In Situ
Universidade Autónoma de Lisboa (lisboa, Portugal)
2013/08 A Anthropological contributions to participated public art: The case of the Monument to Cultural Diversity in the Fro´is Urban Park, Almada (Portugal) Evolving Humanity, Emerging Worlds. IUAES — International Union of Anthropological and Ethnological Sciences
University of Manchester (Manchester)
2013/04/01 Arte Pública de Almada o monumento à multiculturalidade Educação, arte e cidadania: o diálogo entre as artes.
Convento dos capuchos (Almada)
2012/11/27 Escultura pública e poder local: A colecção pública de monumentos em Almada Festival de Arte de Porto Alegre
Atelier Livre da Perfeitura de Porto Alegre Xico Stockinger (Porto Alegre, Brasil)
2012/11 Agents and values in a participatory public art process: the monument to multiculturalism in Almada, Portugal RETHINK Participatory Cultural Citizenship
Aarhus University (Aarhus, Dinamarca)
2012/06 Arte Pública Participada: O Monumento à Multiculturalidade no Parque Urbano do Fróis . VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade Crise e Reconfiguações
Faculdade de Letras e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2011/10 Oficinas Comunitárias de Projecto: Arte Pública, no Bairro do Pica-Pau Amarelo Transitions: VII Waterfronts of Art, International Conference
Instituto Superior Te´cnico (Lisboa)
2006 La Mina: Reflexões de uma aproximação projectual Arte Pública: Produção, Gestão e Difusão
Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea (Almada)
2005 Marvila: conclusões do workshop IV Jornadas BCN/LX. Seminário Periferias
Centro Português de Design (Lisboa)
2005 À Procura do Centro: Marvila Waterfronts of Art VII: Remembrances of the City
CR Polis, PAUDO (Barcelona)
2001 Projeto interdisciplinar de design urbano Waterfronts of Art II, International Conference — The Arts in Urban Development
Universidade de Barcelona (Barcelona)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Upcycling through sculpture. Mapping the use of discarded materials as raw material/ Upcycling através da escultura. Mapeando a utilização de materiais descartados como matéria-prima
Orientador
Mestrado em Escultura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - Atual Sculpture and inner sustainability: the transformative potential of artistic practice and community methodologies/ Escultura e sustentabilidade interior: o potencial transformador da prática artística e das metodologias comunitárias [2021.07160.BD]
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes — Escultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal
2020 - Atual Public art as a cultural product in peripheral territories. EXTRAI Project: Art and Community in Action/ Arte pública como produto cultural em territórios periféricos. Projeto EXTRAI: Arte e Comunidade em Acção
Orientador
Mestrado em Cultura e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Land objects: interlocutions between art and the processes of land signification/ Objetos de terra: interlocuções entre arte e os processos de significação da terra
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes — Escultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Utopia? Art as a means to self-exile/ Utopia? A arte como um meio para o autoexílio
Coorientador
Doutoramento em Belas-Artes — Escultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual The Portuguese Artistic Sidewalk in the Estado Novo: Cultural and urban policies between 1926 and 1974/ A Calçada Artística à Portuguesa no Estado Novo: Políticas culturais e urbanas entre 1926 e 1974
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Cyberattractions and the multi-species paths/ Ciberatrações e as veredas multiespécies
Coorientador
Doutoramento em Belas-Artes — Multimédia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Paço a Passo, a cultural project of involvement/ Paço a Passo, projecto cultural de envolvimento
Orientador
Mestrado em Escultura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - Atual The Shape of Fire - Large-Scale Ceramic Sculpture and its Firing Processes/ A Forma do Fogo - Escultura Cerâmica de Larga Escala e seus Processos de Cozedura [SFRH/BD/131053/2017]
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes — Escultura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012/01/28 - Atual Apresentação pública dos resultados da primeira fase do projecto de Arte Pública e participação cidadã: Monumento à Multiculturalidade em Almada Poente (2012/01/28)
Conferência (Coorganizador)
Museu da cidade de Almada, Portugal
2020/12/09 - 2020/12/10 Research Seminar in Artistic Studies/ Seminário de Investigação em Estudos Artísticos (2020 - 2020)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2018/04/24 - 2018/04/24 International Seminar on Public Art: Urban Palimpsests/ Jornadas Internacionais de Arte Pública: Palimpsestos urbanos (2018 - 2018)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Exhibition, Which Monument for Lousal?, presentation of the results of the first phase of work of the community public art project./ Exposição, Que Monumento para o Lousal?, apresentação dos resultados da primeira fase de trabalho do projecto de arte pública comunitário. (2018 - 2018)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Câmara Municipal de Grândola, Portugal
2013 - 2017 workshop colaborativo, Memorial José Afonso. Projecto Colaborativo de Arte para o Espaço Urbano. Núcleo Lisboa da Associação José Afonso. Faculdade de Belas Artes. Financiamento, Orçamento Participativo, Câmara Municipal de Lisboa. Projecto de parceria entre a Associação José Afonso-núcleo de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Faculdade de Belas Artes e o CIEBA, um programa de intervenção plástica que foi ao encontro do desejo de assinalar de forma simbólica e permanente, no espaço público da cidade de Lisboa, um Memorial a José Afonso. (2013 - 2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 - 2009 Seminário de Projecto, Mercado da Fruta #2. O projecto “Mercado da Fruta” nasce do conceito de “vaguear (deambular)”; errar livremente entre sugestões de cheiros, cores, formas, pessoas e arquitecturas da Caldas da rainha... procurando firmar laços identitários entre épocas, fortalecendo a memória colectiva em torno do seu património cultural, num território delimitado onde se estabelecem relações particulares de sociabilidade, um espaço de harmonia entre a vivência da cidade e a sua unidade urbana. (2009 - 2009)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Portugal

Museu António Duarte, Portugal
2008 - 2009 workshop colaborativo, Evocação dos 25 Anos da A25A. Obra colaborativa, na qual um grupo de jovens escultores nascidos depois da revolução de 1974, trabalharam para criar um monumento — Liberdade: Monumento à Revolução de Abril — que evocasse o aniversário da revolução de 74 e também, o vigésimo quinto aniversário da associação 25 de Abril, constituída maioritariamente por militares envolvidos na revolução. Importou analisar os pressupostos desta obra de colaboração entre artistas e a metodologia usada para a sua realização. (2008 - 2009)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2007 - 2008 workshop colaborativo, 50º Aniversário do Instituto Bissaya Barreto: escultura pública.Este projecto nasce da implementação de uma metodologia colaborativa de discussão e experimentação plástica. O projecto constituiu-se como um exercício de responsabilidade cívica: que matéria da escultura se poderá constituir como obra de carácter evocativo? O ponto de partida estava definido como o exercício de Cidadania. (2007 - 2008)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2007 - 2007 Seminário de Projecto, Mercado da Fruta. Os trabalhos realizados no âmbito deste projecto têm em conta as referências históricas e as ferramentas tecnológicas que as empresas envolvidas sediadas nas Caldas da Rainha disponibilizaram. Assim como, procura nos modelos bordalianos os aspectos relativos aos temas e à atitude crítica cultivada na sua obra. O produto final em faiança foi realizado nas fábricas Secla, Bordalo Pinheiro e Molde. De acordo com os seus procedimentos técnicos e com a colaboração dos seus trabalhadores. (2007 - 2007)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Portugal

Museu António Duarte, Portugal
2003 - 2003 workshop colaborativo, Modulus Operandis. O projecto pressupôs a criação de um conjunto escultórico para ser integrado numa urbana do concelho do Montijo. Para o efeito reuniu-se um grupo de seis estudantes Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2003, com o intuito de ao longo de diversas sessões em regime de seminário investigarem e produzirem enquadrados no ambiente de produção fabril as suas propostas de escultura cerâmica modular de grande formato. (2003 - 2003)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/03/31 - 2021/03/31 Social Partner for the evaluation of the Academy of Fine Arts in Athens/ Social Partner para a avaliação da Academia de Belas Artes de Atenas
Encontro
Teleconference with employers, social partners
Hellenic Authority for Higher Education, Grécia

Athens School of Fine Arts (ASFA), Grécia
2008/07/14 - 2018/07/18 Esculturas Leves foi um workshop que decorreu durante o verão de 2008 no mês de Julho, entre os dias 14 e 18. Uma oficina que juntou artistas plásticos e mestres cesteiros, com o intuito da criação de esculturas. A matéria vegetal como processo de desenvolvimento dos conceitos peso e leveza.
Oficina (workshop)
Esculturas Leves
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal
2006 - 2007 Projecto interdisciplinar para a criação de um programa geral de Arte Pública para plano de regeneração da área oriental de Barcelona, precisamente para o Barrio de la Mina, um projecto com o apoio do Consorcio da Mina. organizado pelo Centre de Recerca Polis (CRPolis), Universidade de Barcelona.
Oficina (workshop)
La Mina: programa geral de Arte Pública
Centre de Recerca Polis - CRPolis, Espanha

Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2005 - 2005 Organizado pelo Centre di Recerca Polis da Facultat de Belles Arts da Universitat Barcelona e Centro Português de Design, o workshop Periferias teve como objectivo desenvolver uma análise projectual sobre o território de Marvila na cidade de Lisboa e reuniu um conjunto alargado de profissionais e estudantes de Doutoramento ligados à área do Design Urbano a partir de uma metodologia interdisciplinar. Este workshop fez parte do Seminário Periferias.
Oficina (workshop)
workshop Periferias
Centro Português de Design, Portugal

Centre de Recerca Polis - CRPolis, Espanha
2004 - 2004 Desenhar a Paisagem. Workshop realizado nas Oficinas do Convento — Associação Cultural de Arte Comunicação ONGD em Montemor-o-Novo. sob Orientação Científica de Javier Maderuelo, da Universidad Complutense de Madrid.
Oficina (workshop)
Desenhar a Paisagem
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal
2003/03/21 - 2003/03/23 O workshop Rio, Paisagem e Cidade, na cidade de Montemor-o-Novo, foi orientado por Antoni Remesar, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Barcelona/Public Art Observatory, e contou com a participação de profissionais das áreas do design urbano. Procurou-se fazer um levantamento de ideias e projectos que resultam da reflexão e discussão conjunta sobre a cidade de Montemor-o-Novo e a sua relação com o rio, a dicotomia entre espaços urbanos, espaços rurais e estruturas naturais enquanto factores que concorrem para definir o lugar
Oficina (workshop)
Rio, Paisagem e Cidade
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Câmara Municipal de Montemor O Novo, Portugal
2002 - 2002 Workshop de Glassblowing, organizado pelo Studio Vetro, de San Servolo em Veneza.Foi orientado pelo artesão Pino Signoretto. foi um workshop no qual se desenvolveram conhecimentos sobre as técnicas de sopro e modelação de vidro, com a presença e demonstrações de artesãos da ilha de Morano, conhecidos pela forma magistral como trabalham o vidro.
Oficina (workshop)
Worshop Glassblowing
Centro Studio Vetro, Itália
2001 - 2001 O workshop de Construção de forno de Vidrado de Sal, foi programado no âmbito da Bolsa de Estudo de Especialização e Valorização Profissional da Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto de bolsa, implicava a produção de esculturas em grés vidrado a sal, pelo que, a Fundação financiou, no âmbito da bolsa, a construção do forno no Telheiro da Encosta do Castelo em Montemor-O-Novo, a que se associou as Associação Oficinas do Convento na organização do Workshop.
Oficina (workshop)
Workshop Construção de um forno de vidrado de sal
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/28 Unknown path: Material and Sef- Exploration
Arguente principal
Maria Bezuglaya (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/09/06 Public Glass Art in Portugal and Iran: The Development of Approaches Based on Contemporary Contextualization
Arguente principal
Parinaz Alsadat Faghihi (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/07/07 The Affectdomestic/ Os Afetodomésticos
Arguente principal
Pedro António Fonseca Jorge (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2020/03/12 Escape and Freedom in Contemporary Art: A contribution through art installation/ Fuga e Liberdade na Arte Contemporânea: Um contributo através da instalação artística
Arguente principal
Antônio Régis Da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/03/04 Essential Clay. An investigation into the genesis of artistic creation/ Barro Essencial. Uma investigação sobre a génese da criação artística
Vogal
Marta Castelo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Escape and Freedom in Contemporary Art: A contribution through art installation/ Fuga e Liberdade na Arte Contemporânea: Um contributo através da instalação artística
Arguente principal
Antônio Régis Da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/09/27 Regional Anatomy. An artistic practice about the body and tradition in Alentejo/ Anatomia Regional. Uma prática artística sobre o corpo e a tradição no Alentejo
Arguente principal
Eduardo Luiz de Freitas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/09/27 Urban Design and Vandalism in Public Space. The Intervention of the Individual in the Public Space/ Design Urbano e o Vandalismo no Espaço Público. A Intervenção do Indivíduo no Espaço Público
Arguente principal
Maria Joa~o Cruz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/02/14 Understanding One's Own Landscape. Processes of knowledge between the relationship of sculpture, the female body and nature/ Entendimento de Uma Própria Paisagem. Processos de conhecimento entre a relação da escultura, do corpo feminino e a natureza
Arguente principal
Carla Souto Rodríguez (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/06/08 A new approach to Portuguese barristics. The influence of the Aldeia da Terra project in the conception of a new artistic language/ Uma nova abordagem à barrística portuguesa. A influência do projeto Aldeia da Terra na concepção de uma nova linguagem artística
Arguente principal
Paulo Tiago Santos Figueira Rocha Cabeça (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2018/05/29 Ambiguity in the Representation of the Female Body in Sculpture/ A Ambiguidade na Representação do Corpo Feminino na Escultura
Presidente do júri
Joana Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/04/04 Visual Education, School and Community. Classroom practices and interaction in public space/ Educação Visual, Escola e Comunidade. Práticas e aula e interação no espaço público
Arguente principal
Susana Sofia Duarte (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016/11/22 Land in Contemporary Art/ Terra na Arte Contemporânea
Arguente principal
Sara Cardoso Inácio (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/11/18 Beyond the Noise, Behind the Cotton Wool: Reflections on truth, silence, and the outward purposelessness of art
Arguente
Amélie Girard (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/07/19 Art at the Court of Science: ln Other Words
Arguente principal
Richard Craig Meitner (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/10/01 - 2029 Art and Design Research Meeting EnIAD/ Encontro de Investigação em Arte e Design ¿ EnIAD faculdade de belas-artes da universidade de lisboa
2021/05/20 - 2021/05/21 International Conference on Art and Human Rights/ Conferência Internacional sobre Arte e Direitos Humanos ¿Fundação Calouste Gulbenkian

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Estudoprevio — Revista do Centro de Arquitectura, Cidade e Território (2182-4339) Universidade Autónoma de Lisboa

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Network for Information, Research and Intervention in Public Art (R3IAP)/ Rede de Informação, Investigação e Intervenção de Arte Pública (R3IAP) Representante do Grupo de Investigação em Escultura, do Centro de Investigação em Belas Artes (CIEBA).

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/09/18 - 2019/09/18 Monitoring Committee of the Project in-situ - Laboratory of Intervention in Architecture/ Comissão de Acompanhamento do Projecto in-situ — Laboratório de Intervenção em Arquitectura.
Consultor
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Arquitectura, Portugal

Festival Materiais Diversos, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Ideas Competition for the Monument to the Cork Workers/ Concurso de ideias para o Monumento ao Operário Corticeiro Câmara Municipal de Grândola, Portugal
2001 - Atual Júri de Seleção, HABITAR – III Simpósio de Escultura em Terra(cota) Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte Comunicação, ONGD, Portugal
2020/12/01 - 2020/12/31 External Examiner of a Ph.D. thesis draft/Ph.D. in Art: Production and Research. Thesis: Hacia un enfoque ecosocial. Prácticas colaborativas, ecología y compromiso político en el arte actual (1995-2020). Universitat Politècnica de València, Espanha
2019 - 2019 Selection Jury, Portuguese Representation at the World Medal Congress Exhibition - FIDEM XXXVI, Tokyo 2020/ Júri de Seleção, Representação Portuguesa na Exposição do Congresso Mundial de Medalhística - FIDEM XXXVI, Tóquio 2020 Imprensa Nacional-Casa da Moeda SA, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021/02/16 - Atual post doctoral David Pavo Cuadrado
2013 - 2014 Scholarships University of Lisbon —Amadeu Dias Foundation/ Bolsas Universidade de Lisboa — Fundação Amadeu Dias Ana Mendes Pinto
Distinções

Prémio

2021 Concurso de Ideias - Monumento ao Estudante [1º classificado]
Universidade do Algarve, Portugal

Município de Faro, Portugal
2019 Obra Escultórica Evocativa da Libertação dos Presos Políticos de Caxias [1º classificado]
Camara Municipal Oeiras, Portugal
2008 Concurso de Ideias para a escultura pública Monumento ao Marinheiro desconhecido [2º Classificado]
Câmara Municipal Almada, Portugal
2007 Concurso de ideias para o Monumento ao Poder Local [2º classificado]
Câmara Municipal Castro Verde, Portugal
2002 Concurso de ideias para a escultura pública Palamés [2º classificado]
Câmara Municipal Vale de Cambra, Portugal
2002 Concurso de ideias para a escultura pública Progresso [1º classificado]
Câmara Municipal de Vale de Cambra, Portugal
2002 Concurso de ideias para a escultura pública Ponte [2º classificado]
Câmara Municipal de Vale de Cambra, Portugal
2002 Concurso de ideias para a escultura pública Castelo [2º classificado]
Câmara Municipal de Vale de Cambra, Portugal
1999 Concurso de ideias para a escultura pública III Milénio [1º classificado]
Câmara Municipal de Vale de Cambra, Portugal
1996 Concurso de Ideias para o Monumento À Vida [1º classificado]
Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea de Almada, Portugal

Câmara Municipal Almada, Portugal

Outra distinção

2004 Bolsa de Curta Duração
Fundação Oriente, Portugal

Shigaraki Cultural Ceramic Park, Japão
2000 Bolsa de Estudo de Especialização e Valorização Profissional
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1995 Bolsa de Estudos Monbusho
Tokyo Geijutsu Daigaku, Japão

Monbukagakusho (Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão), Japão