???global.info.a_carregar???
Maria Fernanda dos Santos Martins is an Assistant Professor of the Department of Social Sciences of Education and a researcher at the Research Centre in Education, Institute of Education of the University of Minho (Campus de Gualtar, Braga, Portugal). In the present is vice-president of the Institute of Education and in the past she has held the position of deputy director of the Department and has also been coordinator of the Master in Education (specialization in Training, Work and Human Resources). She currently coordinates the ¿Education Policies, Governance and Management¿ research group. She holds a PhD in Education, in the area of knowledge of Organization and School Administration with the thesis entitled ¿Managerialism and Quasi-Market Education: the organizational action in a highschool at a time of transition¿. She has taught several subjects and courses in the areas of Social Sciences of Education: Sociology of Education and Educational Administration and Training Management, in terms of initial and master degree training of educators and teachers. She taught at foreign universities (Faculty of Education, Complutense University of Madrid - Erasmus Program; University of East Timor). She has supervised graduate students in the realization of academic master's and PhD in several organizations (school and non-formal education organizations). She participates in the European Research Network About Parents in Education and is the author of national and international publications on parental participation in school management, parental associations, school choice, democratic management and managerialism. Sub-coordinator of the international educational management research network (REIPEGE).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Fernanda dos Santos Martins

Nomes de citação

  • Martins, Maria Fernanda dos Santos
  • Martins, F.
  • Martins, Fernanda

Identificadores de autor

Ciência ID
C915-69E0-B8E7
ORCID iD
0000-0003-2008-5921
Researcher Id
B-3201-2018
Scopus Author Id
56699512400

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, N., Barra, M., Sarmento, T., Martins, F., Silva, D., Casanova, J. R. (2023). "Collaborative processes to create common spaces: 'Children's Club' Smooth project.". 2023.
  2. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Fernandes, Natalia; Marlene Barra; Sarmento, Teresa; Joana Casanova; Daniela Silva. "Collaborative processes to create common spaces: ‘Children’s Club’ Smooth project". 2023.
  3. Andre Carvalho; Martins, Maria Fernanda dos Santos. "O caso da Norte-Saúde: avaliação da formação orientada para o controlo ou para a emancipação?". 2022.
  4. Daniela Silva; Vilarinho, Emília ; Zão, Emília; Carlos Gomes; José Nuno. "Democratização da Educação e Ensino Profissional Na Escola Pública: Análise Exploratória De Investigações No Campo". Trabalho apresentado em Congresso Internacional GalegoPortuguês de Psicopedagogia. Universidade do Minho-Coruna: Universidade do Minho, pp-1052-1062, 2021.
    Publicado
  5. Ana Paula Macedo; Martins, Maria Fernanda dos Santos. "O diretor de escola e a liderança multifacetada: o estudo de um caso". 2020.
  6. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Veloso, Esmeraldina. "Abandono escolar e escola de segunda oportunidade: breves notas sobre políticas e prática". 2016.
  7. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Sarmento, Teresa. "Form tutors in the joint teaching of Music and collaborative work: perspectives and experiences". 2015.
  8. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Ana Paula Macedo. "O Novo Modelo de Gestão da Escola Pública e as Práticas de Gestão do Diretor: Opiniões e Perspetivas dos Atores Educativos de uma Escola do Norte de Portugal.". 2015.
Artigo em revista
  1. Fernanda Martins; Ana Paula Macedo. "Multifaceted leadership of a school principal: a case study¹". International Journal of Human Sciences Research (2023): http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5583442321111.
    10.22533/at.ed.5583442321111
  2. Natália Fernandes; Teresa Sarmento; Marlene Barra; Daniela Silva; Fernanda Martins; Joana R. Casanova. "Co-creation of educational commons spaces to reverse inequalities: project SMOOTH and the Children's Club". Frontiers in Sociology 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fsoc.2023.1235782.
    10.3389/fsoc.2023.1235782
  3. Martins, Fernanda Santos; Macedo, Ana Paula. "Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola (Multifaceted leadership and in countercurrent to the erosion of democratic management: the action of a school director)". Educação Por Escrito 10 1 (2019): http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31659.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15448/2179-8435.2019.1.31659
  4. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Parents, choice of public school and inequalities: reflexions based on some researches". Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores V 3 (2018): 21. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/_files/200003809-5e2845f1f8/18.5.21%20Los%20padres%2C%20la%20selecci%C3%B3n%20de%20la%20escuela%20p%C3%BAblica%20y%20las.....pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Maria Fernanda Martins; Ana Paula Macedo. "O Novo Modelo de Gestão e a Democratização e Participação na Escola: perspetivas de atores educativos (The New Management Model and the Democratization and Participation in the School: perspectives of educational agents)". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 06 (2017): 085-089. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2288.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2288
  6. Martins, Maria; Maria Fernanda Martins. "As páginas web de agrupamentos de escolas e os pais: comunicação e participação? (Web sites of grouping of schools and the parents: communication and participation?)". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 05 (2017): 238-242. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2663.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.05.2663
  7. Martins, F.. "New Technologies and School-Parents Communication: implications for a democratic school and interface with the hidden curriculum". Revista Tempos e Espaços em Educação 10 23 (2017): 87-98. https://www.researchgate.net/publication/320317570_Novas_Tecnologias_e_Comunicacao_Escola-Pais_implicacoes_para_uma_escola_democratica_e_interface_com_o_curriculo_oculto.
    Publicado • 10.20952/revtee.v10i23.7447
  8. Sarmento, T.; Martins, F.. "Form tutors in the joint teaching of music: Perspectives and experiences | I docenti tutor nell’insegnamento congiunto della musica: Prospettive ed esperienze". Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies 2015 11 (2015): 353-364. http://www.ledonline.it/index.php/ECPS-Journal/issue/view/64.
    Acesso aberto • 10.7358/ecps-2015-011-sarm
  9. Martins, Fernanda. "Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica (Managerialism, control and administration of the Portuguese public school: Notes for a critical reflection)". Revista de Educação PUC-Campinas 19 2 (2014): 121-132. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2686.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24220/2318-0870v19n2a2686
  10. Martins, Fernanda; Sarmento, Teresa. "Diretores de turma no ensino articulado da música: perspetivas e experiências (Class directors in articulated music teaching: perspectives and experiences)". Gestão e Desenvolvimento 22 (2014): 209-230. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.264.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.264
  11. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Teresa Sarmento; Carlos Gomes; Fátima Antunes. "Class Directors and Parents: Contrasting Principles and Practices". International Journal about Parents in Education 7 2 (2013): 51-58. http://www.ernape.net/ejournal/index.php/IJPE/article/view/266/190.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "[Recensão a] (D)Enunciar a autonomia: contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar, de Elisabete Ferreira". Educação, Sociedade & Culturas 35 (2012): 198-200. https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC35/ESC35_Recensoes_3.pdf.
    Publicado
  13. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Os rankings das escolas em Portugal: explorando alguns dos seus efeitos (School rankings in Portugal: Exploring some of their effects)". Revista Eletrônica de Educação 5 1 (2011): 91-109. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/160/117.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Vectores neo-liberais e neo-conservadores na administração da escola pública: políticas e práticas (Neoliberal and Neoconservative Vectors in the Administration of the Public School in England since of the reform 1988 : policies and practices)". Educação: teoria e prática 18 31 (2008): 11-34. http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1578.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Natalia Fernandes; Marlene Barra; Fernanda Martins; Daniela Silva; Joana R. Casanova; Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira; Vivian Dell Agnolo Barbosa Madalozzo; Erika Machado do O Correa. "The Challenges of Children’s Participation, Sharing, Collaboration, and Care in Non-formal Education Contexts: Insights from the SMOOTH Project". 2024.
    10.1007/978-3-031-51837-9_5
  2. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "A Democracia Num 'Modelo de Gestão' Com Diretor: O Estudo do Caso da Escola da Praça". In Diretores Escolares em Ação, editado por Licínio Lima, Virgínio Sá & Leonor Torres. Vila Nova de Gaia, Portugal, 2020.
    Publicado
  3. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Macedo, Ana Paula Morais. "O Diretor no novo modelo de gestão da escola pública portuguesa e as (des) continuidades democráticas: políticas e práticas". In Conhecimentos e saberes da psicopedagogia clínica e institucional, 224-237. Ponta Grossa, Brasil: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.03919040220
  4. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Teresa Sarmento. "Pais, Crianças-alunos e Sucesso Educativo: Fragmentos da Política Educativa de Um Município". In Entre a Escola e a Vida: A condição de jovem para além do ofício de aluno, editado por Almerindo Janela Afonso; José Augusto Palhares, 119-134. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  5. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Ana Paula Macedo. "Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: uma abordagem preliminar a partir de um estudo de caso". In Respuestas e Intervenciones Educativas en una Sociedad Diversa, editado por Mohammed El Homrani; Inmaculada Ávalos Ruiz; Diego E. Báez Zarabanda, 893-903. Granada, Espanha: Editorial Comares, 2017.
    Publicado
  6. Martins, Maria Fernanda dos Santos; Esmeraldina Veloso. "A escola de segunda oportunidade e o combate ao abandono escolar: uma análise exploratória". In Respuestas e Intervenciones Educativas en una Sociedad Diversa, editado por Mohammed El Homrani; Inmaculada Ávalos Ruiz; Diego E. Báez Zarabanda, 882-892. Granada, Espanha: Editorial Comares, 2017.
    Publicado
  7. Sarmento, Teresa; Martins, Fernanda. "Class directors and parents: contrasting principles and practice". In Families, Schools, and Communities: New Trends for a Future with Equity. 2013.
    Publicado
  8. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Efeitos dos rankings nas escolas : produtividade, selectividade e fabricações". In Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, editado por Manuel Ferreira Patrício; Luís Sebastião; José Manuel Mata Justo; Jorge Bonito, 260-271. Portugal: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural (AEPEC), 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Emília Vilarinho (Coord.) Cristina Fernandes, Daniela Silva, Esmeraldina Veloso, Fernanda Martins, Fernando Ilídio Ferre. A EDUCAÇÃO COMO UM BEM PÚBLICO: Políticas, tendências e Controvérsias ATAS DO IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO. 2024.
  2. Carlos Pires Dalila Lino Fernanda Martins Maria Figueiredo Rita Friães Teresa Leite Tiago Almeida. Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da SPCE. Livro de Atas. 2023.
  3. Fernanda Martins; Carlos Pires; Maria Figueiredo. Livro de Resumos Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Portugal. 2022.
  4. Martins, Maria Fernanda dos Santos. Elderly, education, intergenerational relationships and social development: proceedings of 2nd Conference of ELOA. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Torres, Leonor; Martins, Fernanda. Projeto Educativo Local. Braga, Cidade Integradora. Câmara Municipal de Braga. Portugal. 2019.
    Publicado
  2. Martins, Maria Fernanda dos Santos. Associações de Pais e Encarregados de Educação na Escola Pública: contributos para uma análise sociológica-organizacional. Lisboa, Portugal: Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação. 2003.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Fernanda Martins. "Prefácio". Prefácio para Mentorat des directeurs d’école : orientations pratiques.. Brasil. 2022.
    10.57195/9786558698500
  2. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Prefácio". Prefácio para Mentorat des directeurs d’école: orientations pratiques. Brasil. 2022.
    Publicado
  3. Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Prefácio". Prefácio para Interrogando o (não-)lugar da Diversidade Sexual na Educação Sexual em Portugal: perspetivas de estudantes e professores/as. 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Construction Process of a Local Educational Project: the city as an educational-cultural agent
Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional
2024 Portuguese Clusters schools and democratic mannagement V colóquio internacional de ciências sociais da educação
2023/11/27 Conference - Percorrendo alguns dados da investigação portuguesa sobre o diretor no atual modelo de gestão perspetivas de diretores de agrupamentos . Speaker at the Round Table: Views from different countries on what it means to be a school director: Brazil, Portugal, Angola and England.
Ministry of Education (Brasil)
2023 Desbloqueando la Igualdad: Explorando el Poder Transformador de los Bienes Comunes Educativos. Proyecto SMOOTH de la UE - Bienes Comunes Educativos e Inclusión Social Activa
(Espanha)
2023 The Children's Club is for the children! The participation of a group of children in the construction of a space for common good in a non-formal education context in Portugal
2023 Creating educational commons’ spaces hand-in-hand with children. [Comunicação apresentada]
2023 The children's club: the challenges of sharing, collaboration and care in a non-formal education context.
2023 SMOOTH: contours of children's participation in an action research project
2023 Case Study of a School Group Director: Political and Organizational Challenges in the Democratic Management Process
2023 Keynote- Campo de trabalho/emprego dos Licenciados em Ciências da Educação: o papel da SPCE
2022 Conference - O diretor no contexto do agrupamento de escolas na realidade portuguesa: que gestão democrática é esta?
2022 Keynote - A gestão dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas a partir de 2008: políticas, práticas e desafio
2021/09/03 Democratization of Education and Professional Teaching in Public Schools: Exploratory Analysis of Field Investigations. XVI Congresso Internacional GalegoPortuguês de Psicopedagogia.
2019/09/19 School websites and parents: a new interaction reality? 12th Biennial ERNAPE Conference: Parent Engagement as Power: Empowering Children, Schools and Societies
(Gdansk, Polónia)
2019/09/06 Dimensões sociais e culturais dos Agrupamentos de escolas em Portugal: um estudo exploratório. XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Espanha)
2018/10/12 Escola, pais e páginas web: novas formas de comunicação e de participação? XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/07/12 O diretor de escola e a liderança multifacetada: o estudo de um caso. X Congresso Português de Sociologia
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/07/10 Comunicação Escola-família através das páginas web: uma análise exploratória. X Congresso de Sociologia
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/02/10 (In)sucesso dos alunos, carta educativa e pais: desenvolvendo uma rede de participação democrática. III colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Keynote - A importância das associações de pais e encarregados de educação [Conferência]
2018 Keynote - Associativismo parental na escola portuguesa: apontamento sobre percursos e desafios
2017/09/07 O que comunicam as páginas web de escolas públicas aos pais e encarregados de educação? XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2017/09/06 O novo modelo de gestão e a democratização e participação na escola: perspetivas de atores educativos. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2017/07/06 Neoliberal logics and new roles of parents in public schools: refelctions based on some investigations. European Research Network about Parents in Education 11th Biennial Conference
ERNAPE - ROEHAMPTON (London, Reino Unido)
2017/04/26 Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: uma análise preliminar a partir de um estudo de caso. II Congreso Internacional Sociedad, Educación e Inclusión
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2016/10/06 Investigações sobre a participação dos pais na escola pública portuguesa: a(in)visibilidade da participação na gestão (2008-2015). XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016/10/06 Abandono Escolar e a Escola de Segunda Oportunidade: Breves notas sobre políticas e práticas. XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016/10/04 Rankings e escolha da escola na realidade portuguesa: um exercício exploratório a partir de algumas dissertações de mestrado. Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em Diferentes Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/01/26 Diretores de escolas e prestação de contas: na encruzilhada de formas parcelares de accountability. 1ª Conferência Internacional SPCE-SEC. A Educação Comparada Para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2015/01/16 A gestão da escola pública em tempos de mudança. Ciclo de Conferências do Mestrado de supervisão Pedagógica
Escola Superior de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2015 O Novo Modelo de Gestão da Escola Pública e as Práticas de Gestão do Diretor: Opiniões e Perspetivas dos Atores Educativos de uma Escola do Norte de Portugal. II Colóquio Internacional De Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Braga
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/12/10 Das perspetivas democráticas às tendências neoliberais no governo das organizações educativas. VII Série de Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)
2014/04/15 O Discurso da prestação de contas em directores de escolas públicas portuguesas. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana
(Porto, Portugal)
2013/12/05 Accountability and management in Portuguese public school: directors’ experiences and opinions. Educational leadership in Latin Europe: autonomy, identity, responsibilities
(Roma, Itália)
2013/12/05 Les Directeurs de la classe dans l'enseignement articulé de la musique: représentations et expériences. Educational leadership in Latin Europe: autonomy, identity, responsibilities
(Roma, Itália)
2008/11/21 O impacto dos rankings nas escolas públicas: a 'voz' de diferentes actores educativos de órgãos de administração. III Colóquio de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Governação e Políticas de Educação: actores, contextos e práticas
Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008/04/29 A participação de dirigentes de associações de pais e de encarregados de educação na gestão da escola pública. IX Diálogos sobre Educação: O Novo modelo de gestão das escolas em debate
Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02/09 - 2024/02/09 A PERCEPÇÃO DOS GESTORES ACERCA DA RELAÇÃO FAMÍLIA–ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL, BRASIL
Orientador
2024/01/17 - 2024/01/17 As plataformas eletrónicas na administração e gestão das escolas; Autonomia do agrupamento ou controlo, um estudo de caso num agrupamento de escolas.
Orientador
2023/11/19 - 2023/11/19 A análise de necessidades de formação do Pessoal não-docente numa Autarquia Local: a idealização de um plano
Orientador
2023/03/10 - 2023/03/10 Perspetivas da Formação e Avaliação da Satisfação: O caso de uma Empresa de Formação a Norte do País
Orientador
2023/03/03 - 2023/03/03 Avaliação de Desempenho aliada à formação: um estudo de caso numa empresa tecnológic
Orientador
2023/01/31 - 2023/01/31 Educação e as políticas de municipalização no Ceará
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02/09 - 2023/02/09 Organization of the Alice Bloter Visiting Professor Conference entitled School management, fair schools and combating violence (2023/02/09 - 2023/02/09)
Conferência (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/11 - 2019/10/11 Comentário
Encontro
Jornada de Reflexão e Debate: Regionalização e Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2019/05/19 - 2019/05/19 Palestra proferida: "Importância das associações de pais nas escolas"
Encontro
Encontro Concelhio das Associações de Pais de Famalicão
2018/02/24 - 2018/02/24 Palestra "Associativismo parental na escola portuguesa: apontamentos sobre percursos e desafios"
Outro
Tomada de Posse dos Órgãos Sociais Eleitos da Federação das Associações de Pais de Braga
Museu dos Biscainhos, Portugal
2012/06/30 - 2012/06/30 Comentadora da Obra laureada com o prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Porto Editora
Encontro
I Encontro Primavera/Verão da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2003 Comentário
Congresso
IV Congresso Internacional: As Lideranças na Escola de Hoje

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Administração Local da Educação: A Intervenção do Município na Administração Educativa em Angola
Vogal
José Carlos Fernando Zacarias (Doutoramento)
2023 O Pensamento Crítico e a Criatividade dos Diretores e Os Referenciais a que se Reporta a sua Ação Nos diferentes Mundos
Arguente
9. Nelson Leitão de Castro (Doutoramento)
2023 A Avaliação de Desempenho e a Formação como Instrumentos Estratégicos na Gestão de Recursos Humanos: Estudo de Caso no Hospital Narciso Ferreira
Arguente
Carla Soraia Leiras Silva (Mestrado)
2023 Práticas de Formação e Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso Numa Organização do Retalho Alimentar
Arguente
Ana Miguel Ferreira Pimenta (Mestrado)
2023 Gestão Pedagógica Intermédia: Um estudo de caso sobre a ação do Coordenador de Estabelecimento de Educação Pré-Escolar num agrupamento do norte de Portugal.
Arguente
Maiza Costa Bezerra (Mestrado)
2023 Formação profissional Contínua de Agentes da Administração Pública em Portugal e no Brasil: o lugar do educativo nas políticas e nas práticas
Arguente
Karolina Vyvyan Lopes da Silva (Outro)
2019/12/19 Centralização versus descentralização do governo do sistema educativo em Angola: um estudo exploratório Armando Sangueve Sachitota (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/12/03 Formação e reconversão profissional: o impacto de um Gabinete de Inserção Profissional nas trajetórias de reconversão profissional Vânia Andreia Pires da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/11/14 Gestão Escolar e Cidadania Criativa: a participação discente na direção de um agrupamento de escolas Inês Alexandra Correia de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/11/04 Da colegialidade à unipessoalidade: um estudo de caso acerca dos discursos e das práticas do diretor(a) de uma agrupamento de escolas Luís Afonso Rodrigues Martins (Mestrado)
2019/10/24 O papel do diretor como instância de regulação cultural e simbólica da escola: um estudo de caso numa escola do ensino secundário geral de Moçambique Pedro David Direito (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02/08 Avaliação da formação: o impacto da formação e-learning no desempenho profissional dos formandos Ana Inês Rodrigues Torres (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02/08 Estudo exploratório do impacto da formação desenvolvida na Comunidade Intermunicipal do Cávado. Representações de trabalhadores, coordenadores e dirigentes José Diogo Duarte Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/01/29 O potencial formativo de um contexto complexo de trabalho: um estudo a partir do ponto de vista de um estagiário Angelina Raquel Fernandes Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/01/24 Avaliação institucional: promoção da autonomia ou hiperburocracia: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas Celso Gabriel Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/01/16 Avaliação do desempenho: dinâmicas participativas na definição do SIADAP na Autarquia Verde Cindy Brito Cerqueira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/01/10 O Conselho Municipal de Educação e o seu papel nas relações entre o Município e os Agrupamentos de Escolas: um estudo de caso Sara Maria Sousa Torres (Mestrado)
2018/06/06 Adiando a Cerimônia Do Adeus – Um estudo com professores do IFRN sobre as representações sociais da aposentadoria e as vivências que antecedem o desligamento do trabalho Thelma Maria Franco Rabelo Araújo Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/02/01 A avaliação do impacto no´ciclo virtuoso de gestão da formação em contexto autárquico' Maria João Monteiro Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/02/01 Formação e Recrutamento de Jovens quadros para a Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa Soraia Oliveira Brandão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/01/29 Avaliação de um Percurso Formativo recorrendo à Técnica de Focus Group Cristiano Alfredo Ferreira Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/01/29 A avaliação da formação: o caso de uma empresa de metalomecânica Ana Raquel Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/12/12 Experiências de Avaliação Estandardizada no Brasil e em Portugal: Lições em sistemas estaduais de Educação Não superior Vanessa Rosana Peluchen (Mestrado)
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
2017 Apoios Pedagógicos e Explicações: A Complexa Construção dos Resultados Escolares em Portugal Andreia dos Santos Gouveia Exames (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017 Ensino Artístico Especializado: Um Sistema, Duas Escolas, que Articulação Carlos Pedro de Magalhães Marques (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Do Projeto Educativo da Escola ao Projeto de Intervenção do Diretor: (Inter) dependências Maria Helena dos Santos Jerónimo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Do diagnóstico de necessidades de formação à conceção de uma proposta de plano de formação Elisa Maria Arezes de Castro Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Avaliação de Desempenho: Dilemas e desafios Ana Filipa Ribeiro Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: Uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores André Luiz Ferreira de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 A avaliação da Formação na Câmara Municipal de Entre os Rios Maria João Silva Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Práticas da Formação, Clima e Cultura Organizacional: Estudo de Caso Numa Organização Empresarial Juliana Filipa Santos Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Escolas entre o Público e o Privado: charter schools, escolas livres, escola independentes Mariline Grangeia Santos (Mestrado)
2015/09/24 O desafio da sustentabilidade e da solidariedade na prática dos profissionais de turismo: O turismo de voluntariado no Brasil Maria Goretti Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2015/07/07 A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa: entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização. . . 07 de julho de 2015 César Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/04/21 A Escola de Serviço Público e a busca de resultados em contexto concorrencial: um estudo de caso numa escola secundária Roberto Luciano Ferreira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/02/24 A avaliação de desempenho numa Santa Casa de Misericórdia: análise das práticas, motivações e melhorias. Dissertação de . , . 24 de fevereiro de 2015 José Eduardo Cunha Barros da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/02/11 A avaliação do impacto da formação profissional presencial e b-learning: o caso da formação pedagógica inicial de formadores Diana Filipa Lourenço Lobato (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/02/05 A avaliação da formação em contexto autárquico Rita Isabel Magalhães Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/02/03 Avaliação da formação e cultura Organizacional: um estudo de caso numa autarquia , . 3 de fevereiro de 2015. Ana Alexandra Ferreira Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/02/03 Os processos e as dinâmicas formativas perante o desafio do sistema de gestão da formação: um estudo de caso numa instituição de formação Pedro Miguel Pereira de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/01/29 Avaliação da transferência da formação: o caso dos trabalhadores da Câmara Municipal de Barcelos. Dissertação de . , 29 de janeiro de 2015
Vogal
Luís Emanuel Pereira da Eira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/01/15 Diagnóstico social, aprendizagem ao longo da vida e apoio a cidadãos invisuais: um estudo de caso numa associação do distrito de Braga Natália Maria Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/05/15 Trabalho, Educação e Currículo do Ensino Médio: Um Estudo a Partir das Perspetivas de Professores e Alunos numa Escola da Amazônia José da Silva Macedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/04/04 Impacto das Formações Modulares Certificadas da Associação Industrial do Minho, Na Perspetiva dos Formandos: Conceção e Implementação de Uma Proposta de Avaliação Alexandra Margarida Carvalho Leite (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/04/04 A Avaliação de Desempenho Como Fonte de Diagnóstico de Necessidades de Formação Carlos Manuel Lopes Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/03/31 Análise de ‘Necessidades’ de Formação: Aproximações e Percursos em Torno de Um Caso Maria Lúcia de Carvalho Rebelo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/03/26 Regulação Organizacional da Disciplina num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal: Participação e Perceções da Comunidade Educativa José Manuel Barroso da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/02/14 Análise de Necessidades de Formação numa Câmara Municipal Pedro Miguel Marques Macedo Neiva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/02/14 Contributos Para a Construção de Um Departamento/Gabinete de Recursos Humanos: Análise de Funções e Práticas de Gestão de Recursos Humanos Fernanda Maria da Conceição Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/02/12 A Gestão de Conflitos na Organização: na e para lá da Estrutura Formal. Um Estudo de Caso Tânia Sofia de Almeida Tinoco (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/01/05 Da Análise de Necessidades de Formação em Contexto Nacional e Organizacional: Um Ensaio de Procedimentos e Instrumentos. Reflexões a Partir de um Estudo de Caso Fátima Alexandra Campos Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/01/03 A Plataforma SIGO (Sistema Integrado de Gestão da Oferta) como Ferramenta de Gestão da Formação Profissional Carla Maria Ferreira Sepúlveda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/12/13 O Movimento Associativo de Pais: Dimensões Educativas da Participação dos Pais na Associação. . , Universidade do Porto. 13 de dezembro de 2013 Isabel Maria Gomes Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/12/09 O Conselho Geral e a “Comunidade Educativa”: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas Gil Raposo Nunes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/11/29 Jovens (Inter)Ditos Escolares: Um Estudo Exploratório e Compreensivo de Vivências de Uma Escola Profissional do Porto Isa Darlene Barbosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/11/29 O Processo de Construção de um Mega Agrupamento: Nas Vozes e Olhares da Diretora e dos Coordenadores Ana Luísa Morais Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/11/25 Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: Perspetivas e Motivações numa Universidade Portuguesa Luzimar Araújo de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/10/28 Da Utopia à Realidade. Um Percurso a Desvendar: A Participação dos Pais/Encarregados de Educação no Conselho de Turma Paula Cristina Galbrito Bento (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/06/08 A Autonomia e a Nova Gestão Escolar Ana Alice Araújo Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/02/19 A avaliação do impacto da formação: análise das práticas e feitos num contexto autárquico Nádia Soraia Ferreira Novais (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/25 Avaliação da Formação no Ensino Superior: Realidade e Perspetivas Susana Maria da Cruz Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/22 Educação de Adultos e Formação dos seus Profissionais: Contributos para Reflexão Ana Margarida Araújo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/16 O Processo de Socialização e a Análise de Funções no Âmbito do Desenvolvimento da Qualidade- Estudo de Caso Numa Associação de Desenvolvimento Local Elsa Cristina Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/15 Gestão, Ação Organizacional e Resultados Escolares: Discursos dos Diretores da Escola Pública. . Braga: , . 15 de janeiro de 2013 Arlindo Antunes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/07 O Papel da Formação e do Perfil de Recursos Humanos nos Projetos de Cooperação e Desenvolvimento Internacional: Um Estudo de Caso numa Associação de Desenvolvimento Local Eliana Forte Valada (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/12/10 Educação e Formação de Adultos: Análise de Percursos e de Construção de Identidades Aprendentes – Um Estudo de Caso Marta Sofia Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/12/10 Escola ‘Mosaico’. As Representações dos Professores e o Choque de Racionalidades na Organização Escolar Alexandre Augusto dos Reis Gomes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/10/31 Avaliação da Formação: O Impacto da Formação Profissional nos Trabalhadores de Uma Empresa de Construção Civil e Obras Públicas Isabel Andreia Bessa Maia (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/06/20 (Des)Conexões entre Formação, Qualidade e Certificação: Processo de Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. . Braga: , . 20 de junho de 2012. Vânia Maria Oliveira Duarte Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/06/15 Investimentos Privados em Educação: O Caso dos Cursinhos Comerciais Andreia dos Santos Gouveia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/06/01 O Processo de RVCC Profissional e os Processos de Negociação Identitária Pessoal e Profissional em Adultos Certificados: Estudo Exploratório Teresa Moreira Pinto Tameirão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/04/11 O Conselho Pedagógico: dos Normativos à Acção Manuel Augusto Veloso (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/01/11 Da Análise de Funções à Análise de Necessidades de Formação em Contexto Autárquico Cícero Domingos Ribeiro Peixoto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/01/11 A Gestão da Formação na Associação Empresarial de Portugal-AEP, formação inter-empresas Sofia Maria de Matos Chaves de Magalhães Queiroz (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/12/13 Avaliação do Impacto da Formação (Trans)formações através do Processo RVCC – Novas Oportunidades Formativas E/Ou Novas Oportunidades de Trabalho Cristiana Maria Pereira Cunha (Mestrado)
2011/12/13 Certificação de Competências: Que Impacto? Fátima Clarisse Vieira Couto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/11/30 A Intervenção de um CAFAP na Relação Família-Escola Sara Patrícia Moreira da Costa Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/11/28 Autonomia e Lideranças no Contexto Europeu: Vozes de Directores de Escolas de Portugal e Espanha Jorge Miguel Silva e Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/06/28 A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo do Ensino Básico: Perpectivas e Expectativas das Crianças dos Pais e dos Professores, num Agrupamento de Escolas Maria de Lurdes Alves da Costa de Sá (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/01/21 O Conselho Geral Transitório num Agrupamento: Uma Odisseia Sem Espaço Artur Afonso (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/01/10 Contrato de Autonomia: um passado no reforço da autonomia da escola ou do poder central? Rosa Maria Ribeiro de Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/01/07 Relação Escola/Família: Realidade ou Ficção? Iolanda Maria Mendes da Silva Mateus (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/12/14 Agrupamento de Escolas: Imposição Normativa, Ambiguidade, Micropolíticas António Emanuel da Silva Gonçalves Pereira Lírio (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/10/29 Segurança na Escola e Gestão Organizacional: Perspectivas de Directores de Escolas Lígia Maria Batista Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/07/09 Professores Titulares e (outros) Professores. Profissão, Trabalho e Relações entre Docente: Breve Ensaio Sobre Um Processo de Mudança Maria Olimpia Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 International colloquium on Social Sciences of Education 50 years of education in democracy Braga
2018/10/11 - 2018/10/13 XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
2018 - 2018 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas Instituto de Educação da Universidade do Minho
2016 - 2016 XIII Congresso da SPCE: Fronteiras, Diálogos e Transições em Educação Escola Superior de Educação de Viseu
2015 - 2015 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas Instituto de Educação da Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - Atual Revista Electrónica Educare (1409-4258) Universidad Nacional de Costa Rica
2019 - 2019 Revista Brasileira de Educação (1413-2478) SciELO
2017 - 2017 Revista Espaço do Currículo (1983-1579) Portal de Periodicos UFPB
2014 - 2014 Revista Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643) Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto
2013 - 2013 Revista Investigar em Educação (2183-1793) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2020 Co-autora do Relatório Final do Programa de apoio ao sector da educação na Guiné-Bissau 2018-2020 Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2018 - 2019 Co-Autora do Projeto Educativo Local: Braga, Cidade Integradora. Disponível em https://www.cm-braga. pt/pt/0101/viver/educacao/projecto-educativo-local. Câmara Municipal de Braga, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/11/28 - 2019/11/28 Escrita Científica Escola Doutoral de Outono da SPCE, na Faculdadade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Outros) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2018/05/25 - 2018/05/26 Questões de investigação e métodos de recolha de dados e Apresentação e discussão final Escola Doutoral de Primavera da SPCE, Universidade de Aveiro (Outros) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016/03/16 - 2016/03/16 Sociologia del Sistema de Educación Maestro em Educación Primaria (Bachelor) Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha
2016/03/13 - 2016/03/14 Sociologia de la Educación Maestro em Educación Primaria (Bachelor) Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha
2012/08 - 2012/09 Métodos e Técnicas de Administração Educação II Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/12 Interview - Dialogues for the Future: with Maria Fernanda Martins (Institute of Education). Newsletter 04 PRR, Alinaça UMinho

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - 2023 Portuguese Society of Educational Sciences. Member of the Board of Directors Vogal da Direção
2012 - 2015 Fórum Português de Administração Educacional Vogal da Mesa Assembleia Geral

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Reviewer panel of the International Journal of Education Culture and Society
Membro
2015 - Atual Conselho Científico da Revista Acadêmica Gueto
Membro
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
2015 - Atual Conselho Editorial Científico da Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Membro
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2015 - Atual Conselho Editorial Internacional da Revista Roteiro
Membro
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
2024 - 2024 Member of the organizing committee of the 5th international colloquium on social sciences in education
Membro
2019/11/07 - 2019/11/08 Comissão Científica do IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior
Membro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/02 - 2019/06 Comissão Organizadora das Conferências Itinerantes da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizadas em 15 de fevereiro, 29 de março, 10 de maio, 22 de maio e 6 de junho de 2019.
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2018/10/11 - 2018/10/13 Comissão Científica do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2018/02/08 - 2018/02/10 Comissão Científica do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas
Membro
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2016/10/24 - 2016/10/26 Comitê Científico do V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: Desafios e Estratégias Possíveis
Membro
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
2016/10/06 - 2016/10/08 Comissão Científica do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, Diálogos e Transições em Educação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016/10/03 - 2016/10/04 Comissão Organizadora do Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em Diferentes Países
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2015/10/03 Comissão Organizadora do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas
Membro
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015/02/20 - 2015/02/21 Comissão Científica do II Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/08/25 - 2014/08/27 Comissão Organizadora da Annual Conference 2014 da Association for Teacher Education in Europe, Transitions in Teacher Education and Profissional Identities, Braga, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Membro
Association for Teacher Education in Europe, Bélgica
2010/10 - 2014/06 Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Educação
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013/11/01 - 2013/11/03 Comissão Científica do II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes Para a Mudança
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/05/20 - 2013/05/20 Comissão Organizadora do XIV Seminário Diálogos sobre Educação: Educação e Democracia e Projetos nas Escolas
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/03/25 - 2013/03/27 Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação, O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias
Membro
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2012/11/27 - 2012/11/27 Comissão Organizadora do XIV Seminário Diálogos sobre Educação: Educação e Cultura na Sociedade
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/03/29 - 2012/03/29 Comissão Organizadora do XIII Seminário Diálogos sobre Educação: Dimensões da Formação de Professores em Portugal: Uma Homenagem ao Professor João Formosinho
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/12/05 - 2011/12/05 Comissão Organizadora do XIII Seminário Diálogos sobre Educação: Educação/Formação ao Longo da Vida: perspectivas e práticas
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/10/25 - 2011/10/27 Comissão Organizadora da 2nd Conference of ESREA network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/04/13 - 2011/04/13 Comissão Organizadora do XII Seminário Diálogos sobre Educação: Relatório PISA 2009
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/11/29 - 2010/11/29 Comissão Organizadora do XII Seminário Diálogos sobre Educação: A Escola e Tempo Inteiro e a Construção de Um Novo Espaço Público de Educação
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/04/15 - 2010/04/15 Comissão Organizadora do XI Seminário Diálogos sobre Educação: Educação Civismo e Cidadania Democrática na Sociedade e na Escola Pública Portuguesa: balanço e desafios
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/12 - 2019/12 Membro do Júri para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT2/CIED/2019) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09 - 2019/09 Presidente do júri do Prémio SPCE/De Facto Editores 2018 Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2017/07 - 2017/07 Membro do júri do Prémio SPCE/De Facto Editores 2016 Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal