Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernando Lacerda Simões Duarte
Nomes de citação
- Duarte, Fernando Lacerda Simões
- Lacerda, Fernando
- Duarte, Fernando
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C910-29AF-E79D
- ORCID iD
- 0000-0001-7506-5413
- Google Scholar ID
- sWNRVCQAAAAJ
- LattesiD
- 4412726528039535
- Researcher Id
- AFR-0982-2022
- Scopus Author Id
- 56039068200
Moradas
- Avenida Leonardo Malcher, 1728 - Praça 14 - Centro, 69020-170, Manaus , Amazonas , Brasil (Profissional)
Websites
- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4412726528039535 (Académico)
- https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1894716 (Profissional)
- https://sites.google.com/ufpa.br/patrimusi (Académico)
- https://sites.google.com/ufpa.br/domus-lab/ (Profissional)
- https://youtube.com/channel/UCIukBVbVMQD1a-hPAZZJo-A (Académico)
- https://sites.google.com/ufpa.br/encontro-domus/ (Académico)
- https://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/fernando-lacerda-simoes-duarte/ (Académico)
- https://loop.frontiersin.org/people/2432928 (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Lacerda-Simoes-Duarte (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Latim | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/08 - 2024/07
Em curso
|
Graduate Program in Letters and Arts * Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (Pós-doutoramento)
Especialização em Arts / Music / Musicology * Artes / Música / Musicologia histórica
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
|
|
2017/03 - 2020/01
Concluído
|
Graduate Program in Arts * Programa de Pós-Graduação em Artes (Pós-doutoramento)
Especialização em Music / Musicology * Música / Musicologia
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
|
2016/08 - 2017/02
Concluído
|
Graduate Program in Music * Programa de Pós-Graduação em Música (Pós-doutoramento)
Especialização em Musicology * Musicologia
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
|
2012 - 2016
Concluído
|
Music * Música (Doutoramento)
Especialização em Music: Interdisciplinary relationships * Música: Relações Interdisciplinares
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
"Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica católica no Brasil entre os pontificados de Pio X e Bento XVI
(1903-2013) [Restorations and abandonments of the past in Catholic musical practice in Brazil between Pius X and Benedict
XVI]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009 - 2011
Concluído
|
Music * Música (Mestrado)
Especialização em Musicology * Musicologia
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
"Música e Ultramontanismo: Possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Furio Franceschini [Music and
Ultramontanism: Possible meanings for the compositional options in Furio Franceschini’s Masses]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2002/03 - 2008/12
Concluído
|
Music * Música (Bachelor)
Especialização em Composition and Conducting * Composição e Regência
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
|
2002/03 - 2006/12
Concluído
|
Law * Direito (Bachelor)
Instituto Presbiteriano Mackenzie, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/08 - 2024/07 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Estado do Amazonas, Brasil |
Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Artes e Turismo, Brasil | ||
2017/03 - 2020/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
Universidade Federal do Pará, Brasil | ||
2016/09 - 2017/02 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/10 - 2011/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03 - 2023/07 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
Universidade Federal do Pará, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2023 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Federal do Pará, Brasil |
DoMus - Laboratório de Documentação Musical da Universidade Federal do Pará, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/08 - 2024/07 | Memories of the catholic music practices of the Amazonas by sources produced and/or collected to archives in the State * Memórias
das práticas musicais católicas do Amazonas em fontes e acervos produzidos localmente e/ou recolhidos a acervos do Estado
PROPOSDOC/ED01/2023/PPGLA/UEA
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
|
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Estadual do Amazonas
Em curso
|
2017/03 - 2020/01 | Music-Archival Heritage in Pará * Patrimônio Arquivístico-musical no Pará
Pós-doutorado/PPGARTES/UFPA
Investigador Pós-doutorado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2016/08 - 2017/02 | Memories of the Catholic religious music in Brazil from Minas Gerais * Memórias da música religiosa católica no Brasil a partir
de Minas Gerais
Pós-Doutorado
Investigador Pós-doutorado
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03 - Atual | Different voices in the use of written Tupy in the Colonial era * Diferentes vozes no uso do tupi escrito no período colonial
MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
|
Em curso
|
2020/03 - 2023/07 | Sources and collections related to the music production and practices in the Amazon * Fontes e acervos relativos à produção
e práticas musicais de função religiosa na Amazônia
PRO4231-2020/UFPA
Investigador responsável
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01 - 2022/12 | Music in edition (Altino Pimenta) * Música em edição (Altino Pimenta)
PRO5070-2020/UFPA
Investigador
|
Concluído
|
2018 - 2021 | Music and Society in the Pan-Amazon * Música e Sociedade na Pan-Amazônia
PRO2168-2018/UFPA
Investigador
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Anotação |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09 | Acervos de documentos musicográficos na Amazônia: desafios da pesquisa e preservação | II Seminário de memória das Artes da UFAM
Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
|
2024/08 | Acervos musicais no Brasil: 200 cidades depois | Disciplina 'Acervos musicais históricos'
Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP (São Paulo , Brasil)
|
2024 | Desafios e possibilidades da pesquisa de registros musicais em formato digital enquanto fontes para o estudo da História e da Musicologia histórica: observações a partir de uma pesquisa de campo | II Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & III Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História
Universidade Federal do Tocantins (Brasil)
|
2024 | Música religiosa no Pará: algumas considerações a partir da pesquisa musicológica | Disciplina 'Música no Pará'
Universidade do Estado do Pará, campus Bragança (Brasil)
|
2024 | Acervos musicais no Brasil: um estado da arte a partir de observações in loco. Mesa-redonda 'Acervos e práticas musicais: preservação de saberes coletivos' | Patrimônio Musical Histórico Latino-americano
Serviço Social do Comércio (SESC) / São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2024 | Participação na mesa-redonda 'Acervos em diálogo' | XIII Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2024 | Práticas musicais no(s) Catolicismo(s) Romano(s) no século XX: entre os grandes movimentos e as identidades locais | Seminário CEMUSE de Musicologia
Centro de Estudos em Musicologia e Patrimônio Musical Sergipano / Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão-SE , Brasil)
|
2024 | O acervo pessoal de Terezinha Kozlovski: a trajetória de uma pianista no amplo panorama das professoras de piano no Brasil | XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-PA
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Marabá, Brasil)
|
2024 | Fontes para a História da Música no Brasil: desafios, estudo e difusão | Palestra a convite do Programa de Pós-Graduação em Música e do Departamento de Educação Musical da UFPB
Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa , Brasil)
|
2023/11/22 | Região Norte - Histórias das Músicas no Brasil | 14° Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Música: mesa-redonda sobre a Série 'História das Músicas no Brasil'.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) (Online, Brasil)
|
2023/08 | Acervos musicais no Brasil: memórias e silêncios em uma pesquisa de campo |
Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP (São Paulo, Brasil)
|
2023/06 | Acervos musicais no Brasil: reflexões a partir da pesquisa em campo | Disciplina 'Subsídios para a pesquisa musicológica arquivística no Brasil'
Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP (Brasil)
|
2023/06 | (Re)Pensar as histórias das músicas a partir dos arquivos | Palestras 2023 - Projeto Mosaico e Grupo de Pesquisa Arte Sonora/UFPA
ICA/UFPA (Belém-PA, Brasil)
|
2023/05 | Fontes para o estudo da música: características, tratamento e as possibilidades acadêmicas e artísticas delas decorrentes | Bicentenário de nascimento de José Annunciação Pereira Leite
Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão-SE, Brasil)
|
2023 | Algumas experiências e possibilidades da atividade profissional associadas à pesquisa musicológica. Mesa-redonda: Profissionalização e produtividade na pesquisa em Música no Brasil | XXXIII Congresso da ANPPOM
Universidade Federal de São João del Rei (São João del Rei, Brasil)
|
2022/11 | Fontes para a pesquisa da história da música no Brasil: do mapeamento e conservação ao estudo | Encontro do MusiCS / UDESC - Grupo de Pesquisa 'Música, Cultura e Sociedade'
Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)
|
2020/08 | Ladainhas: possíveis abordagens entre a história e a etnografia | VI Ciclo de Palestras do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (Labetno/UFPA)
Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (Belém-PA', Brasil)
|
2020/07 | As canções no códice jesuítico da Fazenda de Gelboé (1757): possibilidades e desafios da investigação no campo da Música | Seminário de pesquisa: Uma incursão multidisciplinar ao códice de Gelboé de 1757
Museu Paraense Emilio Goeldi (Belém-PA', Brasil)
|
2019/10 | História, estórias e memórias em bandas de música: um olhar deambulante sobre a preservação do patrimônio musical bandístico | 10ª Jornada Pedagógica de Músicos de Banda / Festival Internacional de Música de Penedo-AL
Universidade Federal de Alagoas (Penedo-AL, Brasil)
|
2019/10 | Patrimônio arquivístico-musical em igrejas, bandas, arquivos, bibliotecas, hospitais e outras instituições no Brasil: um olhar sobre êxitos e desafios a partir da pesquisa de campo | I Encontro Sergipano de Musicologia: Mesa-Redonda "Acervos Musicais Brasileiros"
Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão-SE, Brasil)
|
2019/05 | As canções dos catecismos jesuíticos (sécs. XVII - XVIII): mapeamento dessas ferramentas de contato e tradução cultural | I Simpósio Internacional Religiosidades Pan-Amazônica
Universidade Federal do Pará (Belém-PA, Brasil)
|
2018/08 | Uma possível contribuição da Musicologia para a arte organística | II Seminário A Música na Cidade da Música: 460 anos de Arte Organística no Brasil
Assembleia Legislativa de Salvador (Salvador-BA, Brasil)
|
2018 | Gravação e escrita em três pesquisas em música [mesa-redonda] | IV Ciclo de Palestras do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (Labetno/UFPA)
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (Belém-PA, Brasil)
|
2018 | Um canto gregoriano em língua geral: Dies Irae (Anônimo, 175-)? [mesa-redonda] |
Museu Paraense Emilio Goeldi (Belém-PA, Brasil)
|
2017 | Acervos e fontes para o estudo das práticas musicais do passado no Pará | I Encontro Internacional de Musicologia do Pará
Auditório da escola de idiomas Aslan (Belém-PA, Brasil)
|
2017 | Musicologia histórica e a música católica do passado: entre a busca pela compreensão das práticas musicais e o resgate de um patrimônio cultural | II Congresso de Corais Sacros de São Paulo
Mosteiro de São Bento (São Paulo-SP, Brasil)
|
2016 | Acompanhar à maneira de órgão e as diversas maneiras de acompanhar ao órgão: metas musicais da Restauração musical católica e a realidade brasileira | Toques de Organista 2016: Semana de comemorações ao dia do organista, pelo Núcleo dos Amigos do Órgão de Tubos (NAOT)
Centro Cultural dos Frades Capuchinhos / Convento de Nossa Senhora da Piedade (Salvador-BA, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | Fontes e acervos musicais na Amazônia maranhense: difusão do patrimônio musical
Orientador
|
Técnico de nível médio em Música - Instrumento de orquestra - violino (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 - 2023 | A espacialidade das práticas musicais de função religiosa em Belém no passado e os caminhos para a difusão no presente
Orientador
|
Técnico de nível médio em Música - Instrumento de orquestra - violino (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2020 - 2023 | Diálogos Atemporais de Música e imagem: ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 - 2022 | Práticas musicais religiosas no contexto urbano: aproximações entre o patrimônio edificado e a música religiosa
Orientador
|
Técnico de nível médio em Música - Instrumento de Orquestra - Violino (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 - 2022 | Edição e arranjo da música ritual na Amazônia
Orientador
|
Técnico de nível médio em Música - Instrumento de banda - trompete (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 - 2022 | História das práticas musicais nos coretos do Centro de Belém do Pará
Orientador
|
Técnico de nível médio em Música - Canto Coral (Outra)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2021/09 - 2022 | Fontes e acervos de música religiosa na Amazônia paraense: preservação da memória e estratégias de difusão do patrimônio musical
Orientador
|
Conservação e Restauro (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2021/09 - 2022 | Investigação das práticas musicais de função religiosa na Amazônia dos séculos XIX e XX em fontes hemerográficas
Orientador
|
Geografia (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2017 - 2021/09 | De Itália Sergipense a Relicário de Saudade: a música em São Cristóvão Provincial (1820-1889)
Coorientador de Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel
|
Programa de Pós-Graduação em Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2020/08 - 2021/07 | A recepção da Harpa Cristã na Assembleia de Deus em Belém-PA
Orientador de Paulo Wesley Nascimento Rosa
|
Licenciatura em História (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2020/08 - 2021/07 | Aspectos musicais dos diversos hinários dos anos iniciais da Assembleia de Deus
Orientador de Doriedison Viana de Souza
|
Licenciatura em Música (Iniciação científica)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2019 - 2021 | O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música
Coorientador
|
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasil
|
2018 - 2019 | Companhias líricas italianas no Pará: atividade, repertórios e regentes nos anos de 1878 a 1883
Coorientador de Sara Bianca Santos da Silva
|
Licenciatura em Música (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2012 - 2012 | Espetáculo itinerante Carmen - Ópera contada e cantada: uma proposta de apresentação à ópera
Orientador de Laura Aimbiré Moraes de Barros
|
Bacharelado em Música - Canto (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 - 2012 | O ensino coletivo de música direcionado nos instrumentos de sopro de metal: análise comparativa de métodos para instrumentos
de banda
Orientador de Albert Ricardo Pereira dos Santos
|
Bacharelado em Música - Instrumento (Trompete) (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 - 2012 | O espaço-tempo, silêncio-som em Acronon: Koellreutter e as dualidades
Orientador de Leonardo Zufo
|
Bacharelado em Música - Instrumento (Piano) (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | XXXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, Brasil) - Coordenação: (1) da subárea
'Musicologia'; (2) do simpósio temático 'Acervos Musicais Brasileiros' (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2024 - 2024 | Coordenação do Simpósio Temático 'Música e/como patrimônio histórico, artístico e cultural no Brasil: das práticas musicais
aos acervos' no V Simpósio Nacional História e Patrimônio Cultural (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de História, Brasil |
2023 - 2023 | Ciclo de atividades comemorativas dos dois anos de fundação do Laboratório de Documentação Musical da UFPA (2023 - 2023)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Pará, Brasil |
2023 - 2023 | XXXIII Congresso da ANPPOM - Coordenação do Grupo de Trabalho 'DiverDelRei: uma caminhada pela diversidade histórica, social,
urbanística e musical de São João Del Rei' (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2023 - 2023 | XXXIII Congresso da ANPPOM - Coordenação do Simpósio temático 'Acervos Musicais Brasileiros' (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2022 - 2022 | 2° Encontro Brasileiro de Documentação musical e Musicologias - Coordenação geral, científica e executiva. Evento virtual.
Sítio electrónico no início do curriculum (2022/09/15 - 2022/09/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
DoMus - Laboratório de Documentação Musical da Universidade Federal do Pará, Brasil |
2022 - 2022 | XXXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, Brasil) - (1) Coordenação da subárea
'Musicologia'; (2) Coordenação do Grupo de trabalho 'Patrimônio musical brasileiro' (2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2022 - 2022 | IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural - Coordenação do Simpósio temático 'Música e/como patrimônio histórico,
artístico e cultural no Brasil: das práticas musicais aos acervos' (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de História, Brasil |
2021 - 2021 | 1° Encontro Brasileiro de Documentação musical e Musicologias [sítio no início do curriculum] (2021 - 2021)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
DoMus - Laboratório de Documentação Musical da Universidade Federal do Pará, Brasil Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
2020 - 2020 | Coordenação do Simpósio Temático 'Patrimônio Musical Brasileiro' no XXX Congresso da ANPPOM (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2020 - 2020 | Encontro Regional Norte da Abem - Coordenação do Gupo de Trabalho História da Educação Musical (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Brasileira de Educação Musical, Brasil |
2020 - 2020 | II Encontro Sergipano de Musicologia - membro da Comissão Científica (2020 - 2020)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2019 - 2019 | II Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ - membro da Comissão Científic (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2018 - 2018 | Mesa-redonda Diálogos sobre jesuítas, com Décio de Alencar Guzmán e Marcos Holler; mediação: Tainá Façanha (2018 - 2018)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Pará, Brasil |
2018 - 2018 | XXVIII Congresso da ANPPOM - Coordenação do Simpósio temático Acervos Musicais Brasileiros (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2017 - 2017 | 1º Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva (SIEMI) - membro das comissões científica e executiva; criação do
site; organização dos anais (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal do Pará, Brasil |
2016 - 2016 | 2º nas Nuvens... Congresso de Música - membro da Comissão Científica (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016 - 2016 | XXVI Congresso da ANPPOM - Coordenação de Monitoria (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
2014 - 2014 | XXIV Congresso da ANPPOM - membro da comissão responsável pelos monitores do evento (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Onde está aquele povo barulhento?: uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus
Arguente
|
Jefferson Aloysio de Melo Luz (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2024 | Outras músicas, outras memórias: acervos e memórias das bandas centenárias de Laguna/SC [Exame geral de qualificação de doutoramento
em Música]
Arguente
|
Nira Azibeiro Pomar (Outro)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2024 | A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Desterro
(SC) e do Rio Grande (RS)
Arguente
|
Marcele Pedrotti Dutra Meneses (Doutoramento)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2024 | Resgate e memória do Cordão de Pássaro Rouxinol em Marabá-PA
Arguente
|
Daniel Barbosa de Oliveira (Outro)
Universidade do Estado do Pará, Brasil
|
2023/01/30 | O brega cibermórfico de Wanderley Andrade: Pontos de inflexão no mercado musical contemporâneo
Arguente
|
Frank de Lima Sagica (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2023/01/26 | Diálogos atemporais de música e imagem: ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
Orientador
|
Leonardo Vieira Venturieri (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2023 | Os cantorais mercedários impressos em Lisboa em finais do século XVIII para uso no Convento das Mercês do Pará
Arguente
|
André Alves Gaby (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2023 | Uirapurus paraenses: a invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena
Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953)
Arguente
|
Gilda Helena Gomes Maia (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2023 | As festividades do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário: religiosidade e memórias na romaria do Sucupira em
Dianópolis-TO
Arguente
|
Lessa Bartolomeu Silva (Outro)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2023 | Sonoridades históricas de uma cidade no Vale: Sons e músicas no espaço urbano de Blumenau ? SC entre os séculos XIX e XX (1850-1950)
Arguente
|
Tiago Pereira (Doutoramento)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2022 | Música na Princesa d'Oeste mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga
Arguente
|
Vinícius Eufrásio de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2022 | As Ave Marias de Villa-Lobos: conjunto da obra e discussão sobre uma possível Ave Maria inédita a partir da análise do manuscrito
MVL 1999-21-0005
Arguente
|
Danilo Martins Ferreira (Mestrado)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2022 | Cenários da produção musical de um concerto lírico/coral da Escola de Música da UFPA [trabalho de conclusão de curso técnico
de nível médio em Música]
Arguente
|
Maria Ignez Costa do Amaral; Maria de Nazaré Nery Filgueira; Maria Elizete Pinto da Silva; Stefany L (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 | História das práticas musicais nos coretos do Centro de Belém do Pará [trabalho de conclusão de curso técnico de nível médio
em Música]
Orientador
|
Juliana Brabo Martins (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 | O boto não é gente! (Música autoral) [trabalho de conclusão de curso técnico de nível médio em Música]
Arguente
|
Mara Lúcia Sousa da Silva (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 | De Itália Sergipense a Relicário de Saudade: a música em São Cristóvão provincial (1820-1889) [exame geral de qualificação
de doutoramento em Música]
Orientador
|
Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel (Outro)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2022 | Neotribalidade digital contemporânea: pontos de inflexão e caminhos disruptivos no mercado da música brega em Belém/PA [exame
geral de qualificação de doutoramento em Artes]
Arguente
|
Frank de Lima Sagica (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2022 | A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Desterro
(SC) e do Rio Grande (RS) [exame geral de qualificação de doutoramento em Música]
Arguente
|
Marcele Pedrotti Dutra Meneses (Outro)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2021 | O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música
Orientador
|
Guilherme Augusto de Ávila (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasil
|
2021 | De "Itália Sergipense" a "Relicário de Saudade": música em São Cristóvão Provincial (1820-1889)
Orientador
|
Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Música, Brasil
|
2021 | Uirapurus paraenses: a invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena
Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953) [exame geral de qualificação de doutoramento em Artes]
Arguente
|
Gilda Helena Gomes Maia (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2021 | Sonoridades históricas de uma cidade no Vale: sons e músicas no espaço urbano de Blumenau (SC) entre os séculos XIX e XX (1850-1921)
[exame geral de qualificação de doutoramento em Música]
Arguente
|
Tiago Pereira (Outro)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2021 | Música na Princesa d'Oeste Mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga [exame geral de
qualificação de doutoramento em Música]
Arguente
|
Vinícius Eufrásio de Oliveira (Outro)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2021 | O elo perdido do "tesouro" de João Mohana: proveniência documental na música [exame geral de qualificação de doutoramento
em Artes]
Orientador
|
Guilherme Augusto de Ávila (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2021 | As Novidades Musicaes de Clemente Ferreira Júnior e a Cultura Sonora na Belle Époque Belenense [exame geral de qualificação
de doutoramento em Artes]
Orientador
|
Leonardo Vieira Venturieri (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2020 | Missão com crianças: a educação musical no coral infantil da Igreja Assembleia de Deus Templo Lameira Bittencourt em Belém-PA
Arguente
|
Paulo Victor Rodrigues Pires (Outro)
Universidade do Estado do Pará, Brasil
|
2020 | Onde está aquele povo barulhento?: uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus
em Belém [exame geral de qualificação de doutoramento em Artes]
Arguente
|
Jefferson Aloysio de Melo Luz (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2019 | Pianistas e pianismos em Manaus no século XX: intérpretes musicais da Amazônia entre sonoridades, diálogos e paisagens sonoras
[exame geral de qualificação de doutoramento em Sociedade e Cultura na Amazônia]
Arguente
|
João Gustavo Kienen (Outro)
Universidade Federal do Amazonas, Brasil
|
2018 | O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior
Arguente
|
Leonardo Vieira Venturieri (Mestrado)
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasil
|
2018 | O Schottisch paraense de Clemente Ferreira Júnior [exame geral de qualificação de mestrado em Artes]
Arguente
|
Leonardo Vieira Venturieri (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2017 | Cantá pras alma: a reza cantada do ritual de encomendação das almas
Arguente
|
Vinícius Eufrásio de Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Música, Brasil
|
2017 | Cantá pras alma: a reza cantada do ritual de encomendação das almas [exame geral de qualificação de mestrado em Música]
Arguente
|
Vinícius Eufrásio de Oliveira (Outro)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017 | Cuba en la órbita de Francisco Curt Lange: un abordaje epistolar de tres autores insulares (1935-1975) [exame geral de qualificação
de mestrado em Música]
Arguente
|
Boris Tejeda Suñol (Outro)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017 | Entre dualidades e dualismos: a múltipla atuação de músicos e musicólogos em acervos musicais brasileiros [exame geral de
qualificação de mestrado em Música]
Arguente
|
Amanda Pamela Santos Gomes (Outro)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012 | Análise comparativa de quatro edições da Sonata nº5 Primavera para violino e piano (op. 24) de Ludwig van Beethoven
Orientador
|
Rafael Amurov Pardo (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Carmen - Ópera contada e cantada: uma proposta de apresentação à ópera
Orientador
|
Laura Aimbiré Moraes de Barros (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | O espaço-tempo, silêncio-som em Acronon: Koellreutter e as dualidades
Orientador
|
Leonardo Zufo (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | O ensino coletivo de música direcionado nos instrumentos de sopro de metal: análise comparativa de métodos para instrumentos
de banda
Orientador
|
Albert Ricardo Pereira dos Santos (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Ernest Mahle: Concertino para viola e orquestra de cordas: Análise interpretativa
Arguente
|
Luciane Regina Monteiro (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Panorama musical: do coreto à sala de concerto - O projeto Guri e o aprendizado através da banda de música
Arguente
|
Eduardo Pereira dos Santos (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Viola d'amore: aspectos físicos, interpretativos do período Barroco, Clássico e Moderno e sua inserção no Choro
Arguente
|
Jonatas Rodrigues Reis (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Considerações sobre as implicações da construção do violão flamenco em sua técnica de execução
Arguente
|
José Carlos Barbosa da Silva (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Ensino coletivo de violino: comparativo entre o Instituto Baccarelli e o Projeto Guri
Arguente
|
Pedro Almeida Andrade (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2012 | Estudo introdutivo ao estilo de improvisação de Nico Assumpção
Arguente
|
Thiago Drombowski (Outro)
Faculdade Mozarteum de São Paulo, Brasil
|
2011 | História da Música Erudita em Sergipe: Aspectos da trajetória educacional das docentes fundadoras do Conservatório de Música
de Sergipe
Arguente
|
Maria Gorete de Almeida Lima (Outro)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | XIII Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG | Goiânia |
2024 - 2024 | XXXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música | Salvador |
2024 - 2024 | XIII Encontro Regional Norte da ABEM | Universidade Federal de Roraima |
2023 - 2023 | XII Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG, Brasil | EMAC/UFG |
2023 - 2023 | XXXIII Congresso da ANPPOM, Subárea Etnomusicologia / Simpósio temático Música no contexto amazônico | Universidade Federal de São João del Rei |
2023 - 2023 | I Encontro Integrado dos Grupos de Pesquisa em Música da UEPA (ENIGRUPEM/UEPA). | Universidade do Estado do Pará |
2023 - 2023 | X Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará; VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da Universidade do Estado do Pará | Universidade Federal do Pará |
2023 - 2023 | 9º Nas Nuvens...Congresso de Música | Universidade Federal de Minas Gerais |
2022 - 2022 | 1° Encontro de Pesquisa em Música do Maranhão | Universidade Federal do Maranhão |
2022 - 2022 | 8º Nas Nuvens...Congresso de Música | Online / Belo Horizonte-MG |
2021 - 2021 | VIII Jornada de Etnomusicologia e VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia | Belém-PA / online |
2021 - 2021 | VIII Simpósio Internacional de Música na Amazônia | Boa Vista-RR / online |
2021 - 2021 | XI Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG; III Congresso da Associação Brasileira de Musicologia | Goiânia-GO / Online |
2021 - 2021 | 7º Nas Nuvens... Congresso de Música | Belo Horizonte-MG / online |
2021 - 2021 | ENARTE Acadêmico do 48º Encontro de Artes de Belém (ENARTE/EMUFPA) | Belém-PA / online |
2021 - 2021 | XXXI Congresso da ANPPOM nas subáreas (1) Etnomusicologia; (2) Musicologia, Este´tica Musical e Interfaces (Mi´dia, Semio´tica, Musicoterapia) e no (3) Simpósio temático 'Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição' | João Pessoa-PB / online |
2020 - 2020 | XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - (1) Musicologia, Estética Musical e Interfaces; (2) Etnomusicologia; (3) ST Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil; (4) ST Patrimônio Musical Brasileiro | Manaus-AM / Online |
2020 - 2020 | X Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG | Goiânia-GO / Online |
2020 - 2020 | VII Jornada de Etnomusicologia e V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia | Belém-PA / online |
2020 - 2020 | 6º Nas Nuvens... Congresso de Música | Belo Horizonte-MG / online |
2019 - 2019 | XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) | Pelotas-RS |
2019 - 2019 | VII Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) | Rio Branco-AC |
2019 - 2019 | VI Jornada de Etnomusicologia; IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia | Belém-PA |
2019 - 2019 | 5º Nas Nuvens... Congresso de Música | Belo Horizonte-MG / online |
2018 - 2018 | 4º Nas Nuvens... Congresso de Música | Belo Horizonte-MG / online |
2018 - 2018 | Parecerista na V Jornada de Etnomusicologia; III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia | Belém-PA |
2018 - 2018 | XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) | Manaus-AM |
2017 - 2017 | VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) | Macapá-AP |
2017 - 2017 | XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) | Campinas-SP |
2016 - 2016 | IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) | Campinas-SP |
2016 - 2016 | V Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) | Belém-PA |
2014 - 2014 | IV Semana de Pesquisa da FAMES | Vitória-ES |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - 2024/09 | Arts & Communication, 1 artigo, set. 2024 (2972-4090) | AccScience Publishing |
2024/09 - 2024/09 | Arts (2076-0752) | MDPI |
2024/08 - 2024/09 | Religions (Basel), 1 artigo, set./2024 (2077-1444) | MDPI |
2024/07 - 2024/07 | Religions (Basel), 1 artigo, jul./2024 (2077-1444) | MDPI |
2024/04 - 2024/04 | Religions (Basel), 1 artigo, abr./2024 (2077-1444) | MDPI |
2024/03 - 2024/03 | Religions (Basel), 1 artigo, mar./2024 (2077-1444) | MDPI |
2024/01 - 2024/01 | Religions (Basel), 1 artigo, jan./2024 (2077-1444) | MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) |
2024 - 2024 | Revista Vórtex, v. 12, n. 1 (2317–9937) | Unespar |
2024 - 2024 | Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música (2359-1056) | Unirio |
2023 - 2023 | Série 'Histórias das Músicas no Brasil', volume Nordeste da ANPPOM (livro) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, Brasil) |
2023 - 2023 | Religions (Basel) (2077-1444) | MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) |
2023 - 2023 | Fênix: Revista de História e Estudos Culturais (1807-6971) | Universidade Federal de Uberlândia |
2023 - 2023 | Revista Polyphonía (2238-8850) | Universidade Federal de Goiás |
2022 - 2022 | Revista Cantareira (1677-7794) | Universidade Federal Fluminense |
2022 - 2022 | Opus, v. 28, n.2 (1517-7017) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, Brasil) |
2021 - 2021 | Opus, v. 27, n. 1 (1517-7017) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música [Brasil] |
2020 - 2020 | Opus, v. 26, n. 2 (1517-7017) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música [Brasil] |
2020 - 2020 | Revista Vórtex, v. 8, n. 3 (2317–9937) | UNESPAR/EMBAP |
2020 - 2020 | História Revista, v. 25, n.3 (1984-4530) | Universidade Federal de Goiás |
2020 - 2020 | Per Musi, n. 40 (2317-6377) | Universidade Federal de Minas Gerais |
2019 - 2019 | Revista Vórtex, v. 7 (2317–9937) | EMBAP/UNESPAR |
2018 - 2018 | Modus, v. 12, n. 1 (2446-6344) | UEMG |
2017 - 2017 | Opus, v. 24, n.1 (1517-7017) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música [Brasil] |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Avaliação de um livro para a Editora da Universidade Federal da Bahia (EdUFBA) | Editora da Universidade Federal da Bahia, Brasil |
2023 - 2023 | Parecer técnico sobre Relatório Parcial de Projeto de Extensão a pedido da Câmara de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Dr. Vanildo Palheta Monteiro. Título do projeto: Grupo de Percussão da Escola de Música da UFPA | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2023 - 2023 | Parecer técnico sobre Relatório Final de Projeto de Pesquisa a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessada: Prof.a Dr.a Dione Colares de Souza. Título do projeto: Criação do "Acervo MUSA": mulheres na música na Amazônia | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2023 - 2023 | Parecer técnico sobre Projeto de Pesquisa, a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessada: Prof. Dr. André Alves Gaby. Título do projeto: Em busca da 'teoria do tudo' musical: o que filosofia, religião, física, antropologia, Etnomusicologia, psicologia, educação, medicina/musicoterapia e neurociências têm a dizer sobre a música e sua influência no comportamento, afetos e emoções humanas. | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2023 - 2023 | Parecerista da X Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA/Brasil) e VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA/Brasil) | Universidade Federal do Pará, Brasil Universidade do Estado do Pará, Brasil |
2023 - 2023 | Avaliação de um livro na área de Música para a Editora da Universidade Federal do Paraná (EdUFPR) | Editora da Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2022 - 2022 | Parecer técnico sobre Projeto de Extensão a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Profa. Msa. Cibelle Jemima Almeida Donza. Título do projeto: Curso de Regência Orquestral | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2022 - 2022 | Parecer técnico sobre o projeto de extensão a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Alberto Tavares Dias. Título do projeto: Criação e Performance - Interações entre compositor e intérprete | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2022 - 2022 | Parecer técnico sobre Projeto de Extensão, em primeira versão, a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessada: Prof.a Ms.a Joelma de Almeida e Silva Bezerra. Título do projeto: Vozes EMUFPA | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2021 - 2021 | Parecer técnico sobre Relatório Final de Projeto de Extensão a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Ms. Cristian de Paula Brandão. Título do projeto: V Mostra de Violoncelos do Pará | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2021 - 2021 | Parecer técnico sobre Relatório Parcial de Projeto de Extensão a pedido da Câmara de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Dr. Áureo Deo DeFreitas Júnior. Título do projeto: Órtese para violoncelo como acessório facilitador ao aprendizado musical | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2021 - 2021 | Parecer técnico sobre Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Dr. Áureo Deo DeFreitas Júnior. Título do projeto: Órtese para violoncelo como acessório facilitador ao aprendizado musical | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2021 - 2021 | Parecer técnico sobre Relatório Final de Projeto de Pesquisa a pedido da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Dr. Vanildo Palheta Monteiro. Título do projeto: A percussão nos ritmos paraenses Carimbó e Lundu Marajoara | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2020 - 2020 | Parecer técnico sobre Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa a pedido da Câmara de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Dr. Herson Mendes Amorim. Título do projeto: Historiografia da clarineta no Pará | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2020 - 2020 | Parecer técnico sobre Relatório Final de Projeto de Extensão a pedido da Câmara de Pesquisa e Extensão da EMUFPA. Interessado: Prof. Ms. Ariel da Silva Alves. Título do projeto: Grupo de Flautas da EMUFPA | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2018 - 2018 | Avaliação de um livro na área de Música para a Editora da Universidade Federal da Bahia (EdUFBA) | Editora da Universidade Federal da Bahia, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Canto Coral I (28h), Canto Coral II (28h), Solfejo em Canto Coral I (34h) | Curso Técnico de nível médio em Música / Instrumentos (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2023 - Atual | Música Paraense (34h) | Técnico de nível médio em Música (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2022 - Atual | Literatura e apreciação musical III | Cursos técnicos de nível médio em Música (Ensino secundário) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2021 - Atual | Literatura e apreciação musical I | Cursos técnicos de nível médio em Música | Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
2021 - Atual | Literatura e apreciação musical II | Cursos técnicos de nível médio em Música | Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
2021 - Atual | Linguagem Musical I | Técnico em Música (nível médio) (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2024 - 2024 | Noções de tratamento e acondicionamento de acervos musicais históricos | Curso de curta duração | Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Artes e Turismo, Brasil |
2024 - 2024 | Oficina Noções de conservação preventiva em acervos musicais | Curso de curta duração | Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, Brasil |
2022 - 2022 | Noções de órgão tubular, harmônio e do patrimônio musical católico no Brasil | Curso de curta duração | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2019/11 - 2020 | Elementos da Literatura, Linguagem Musical e Produção Cultural - Literatura musical dos referenciais da performance historicamente informada dos séculos XVII a XVIII | Técnico em Música (nível médio) (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2019/11 - 2020 | Elementos da Literatura, Linguagem Musical e Produção Cultural - Introdução à documentação musical - fontes, acervos e princípios de edição | Técnico em Música (nível médio) (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2019/08 - 2019/12 | Musicologia e Etnomusicologia | Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2019/03 - 2019/06 | Ciências Musicais Aplicadas | Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2019 - 2019 | Fontes e acervos musicais históricos: introdução à salvaguarda | Curso de curta duração, no I Encontro Sergipano de Musicologia (Outros) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2018/09 - 2018/12 | Discursos sobre Música | Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2018/03 - 2018/06 | Arquivologia musical e pesquisa das práticas musicais do passado | Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2018 - 2018 | Noções de Arquivologia Musical e Pesquisa em Acervos | Curso de curta duração (Outros) | Universidade Federal do Amazonas, Brasil |
2018 - 2018 | Introdução à salvaguarda do patrimônio musical, à gestão de acervos e ao estudo das práticas musicais por meio de documentos | Curso de curta duração (Outros) | Universidade Federal de Roraima, Brasil |
2018 - 2018 | Construção de invólucros de baixo custo | Curso de curta duração, na II Semana de Arquivologia e Edição Musical da UFPel (Outros) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2017/04 - 2017/06 | Artes, patrimônio cultural e memória: da salvaguarda à produção de narratividades | Programa de Pós-Graduação em Artes (Doutoramento) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2017/03 - 2017/06 | Tópicos em Música: Musicologia: conceitos, paradigmas e perspectivas | Programa de Pós-Graduação em Música (Doutoramento) | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016/08 - 2016/11 | Seminários em Música e Cultura: Teorias e Práticas recentes | Programa de Pós-Graduação em Música (Doutoramento) | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016 - 2016 | Aspectos práticos da preservação de fontes musicais e a organização de acervos | Curso de curta duração, no V Simpósio Internacional de Música na Amazônia (Outros) | Universidade Federal do Pará, Brasil |
2011/10 - 2011/12 | Canto Coral I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2011/10 - 2011/12 | Canto Coral III | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2011/10 - 2011/12 | Percepção Musical II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2011/10 - 2011/12 | Prática de Conjunto II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
2011/10 - 2011/12 | Prática de Regência II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Federal de Sergipe, Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023 | Laboratório de Documentação Musical da UFPA celebra dois anos de criação | Portal da Universidade Federal do Pará |
2018/05 | Um canto gregoriano em Língua Geral: Pesquisadores apresentam suas observações iniciais a respeito da canção “Do Dia Final” e tentam elucidar um enigma histórico. Que motivos levaram missionários jesuítas do século XVIII a inserirem no título da canção uma menção a um hino em língua latina? | Agência de Notícias do Museu Paraense Emílio Goeldi |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020 - 2020 | JPMB Lives, Série Debates: Ep. 12 | A cultura brasileira na contemporaneidade |
2019/09 - 2019/09 | Acontece + 1 | Comemoração do Dia do Organista em Salvador (Bahia) |
2017/06 - 2017/06 | Universidade Multicampi | Investigação de pós-doutorado acerca do patrimônio arquivístico-musical do Pará |
2016 - 2016 | Rede Vida de Televisão | Práticas musicais católicas entre 1903 e 2013 / Resultados da tese de doutoramento |
2013 - 2013 | Coleção Propg Digital 2013 - Entrevista: Fernando Lacerda | Publicação da dissertação de mestrado como livro pelo selo Cultura Acadêmica (Unesp) |
2013 - 2013 | Programa Perfil | Investigação da música religiosa católica |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | National Association of History, BR * Associação Nacional de História (ANPUH/Brasil) | Associado - Categoria: Pesquisador/Investigador |
2009/08 - Atual | National Association fo Research and Graduate Studies on Music, BR * Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, Brasil) | Associado - Categoria: Docente e/ou Pesquisador/Investigador. Segundo secretário entre 2015 e 2017. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/03 - 2023/07 | Member of the special committee for proposing the Professional Master's degree in Music at the School of Music of the Federal
University of Pará, which was approved by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) in 2023 *
Membro da comissão especial para a proposição do curso de Mestrado Profissional em Música da Escola de Música da Universidade
Federal do Pará, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023
Membro
|
Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
2021 - 2023 | Alternate member of the editorial board of the Music Shool of the Pará Federal Federal University Press * Membro suplente
do conselho editorial da Editora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
Membro
|
Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
2020/06 - 2021/08 | Assistant coordinator of Research and Extension of the School of Music of the Pará Federal University * Coordenador adjunto
de Pesquisa e Extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
Coordenador
|
Universidade Federal do Pará, Brasil |
2020/08 - 2021/02 | Member of the committee for the creation of the Music School of the Pará Federal University Press * Membro da comissão para
a criação da Editora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
Membro
|
Universidade Federal do Pará - Escola de Música , Brasil |
Distinções
Prémio
2018 | Best paper of Musicology * Menção honrosa na área de Musicologia, 5th Brazilian Symposium of Graduate Students, Rio de Janeiro
State Federal University, V SIMPOM/UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 | Best paper * Distinção de melhor paper, 4th Symposium on Iberoamerican Music / 1st Brazilian Association for Musicology, IV
SIMIbA / I Congresso da ABMULAS
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014 | 2nd Best paper of Musicology * Menção honrosa na área de Musicologia, 3rd Brazilian Symposium of Graduate Students, Rio de
Janeiro State Federal University, III SIMPOM/UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Outra distinção
2023 | Top 15 conference papers - Publication in the journal [re]Design * Trabalho entre os 15 melhores, escolhido para publicação
na revista [re]Design, 5th Symposium on Music, Education and Culture, Ouro Preto Federal U., V SEMUCE/UFOP
Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
|