???global.info.a_carregar???
Sílvia Simões, was born in Porto in 1974. She teaches at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto since 2000, where she is currently Assistant Professor in the Drawing Department. He started artistic practice in 1995, which continues, giving particular emphasis to the area of ¿¿drawing, photography and painting. As a researcher, she is an integrated member of the Institute for Research in Art, Design and Society of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (I2ADS). As a researcher, she is an integrated member of the Institute for Research in Art, Design and Society of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (I2ADS). PhD in 2013 by FBAUP, with the title: Perspectives of Artistic Teaching in the Face of the Challenges of Digital Technology. The teaching of drawing: from the studio to the network. Master in Digital Arts, from the Catholic University in 2001 with the title: "Drawing in the digital age - ruptures and continuities. Graduated in Painting, from FBAUP in 1998. 1997- Scholarship Foundation Gomes Teixeira. Scholarship FCT from 2008 to 2012. Scholarship Foundation Luso Americana in 2013. As a visual artist, she develops work in the field of video, photography, painting and drawing where she crosses the various practices in the realization of her projects, represented in Portugal, Mozambique, Cape Verde, Spain and the Netherlands. highlighting: 2007- “Other Landscapes 2.1” - Fuga pela Escada Gallery, Guimarães, 2012 “Several hypotheses for the same thing”, Galeria Gesto, Porto and 2012- “Five centuries of Drawing in the Collection of the Faculty of Fine Arts of the University do Porto "Drawings Center Sé XX and XXI. Soares dos Reis Museum, Porto. As a researcher, the participations and published texts stand out: (2013) Research, through and from the drawing in learning context in Drawing Research Network 2013 Conference / Thinking Through Drawing Seminar, Columbia, NY. (2013) “Research, trough, into and from the art in digital Age”. EERA, European Educational Research Association. Istanbul, Turkey. (2012), The challenges of teaching and learning in the Web era. 2.0. In MARTINS, C., TERRASÊCA M., MARTINS, V. (Ed.). Writings after the international meeting in Cape Verde. Porto: Gesto Cooperativa Cultural, CRL She was also distinguished as an artist and researcher with the following prizes: In 2013 Award for Excellence in PhD, FBAUP, 2001 and 2000 Honorable Mention Biennial of Painting in Penafiel and the award for Best Student of the Painting Course in 1998 .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SÍLVIA PATRÍCIA MORENO SIMÕES
Data de nascimento
1974/05/20
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Simões, Sílvia

Identificadores de autor

Ciência ID
C81F-28C9-5AAD
ORCID iD
0000-0001-8642-0548

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Perspetivas do Ensino Artístico face à Tecnologia Digital. O Ensino do Desenho: do Atelier à Rede." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção por unanimidade.
2006/10/01 - 2007/07/20
Concluído
Técnicas del dibuxo (Postgraduate Certificate)
Especialização em Desenho
Universitat de València, Espanha
1998/09/25 - 2001/09/13
Concluído
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"O Desenho na era digital -rupturas e continuidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2001
Concluído
Mestrado em Som e Imagem-Especilaização em Artes Digitais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Desenho na era digital- Rupturas e Continuidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
1993 - 1998
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01/18 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2002 - 2013 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2000 - 2002 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro do Conselho de Representantes Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - Atual Membro do Conselho Cientifico do centro de investigação I2ADS Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho Coordenador do Modelo Educativo da U.P. Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2015 - Atual Membro do Senado da Universidade do Porto Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2015 - Atual Membro do Grupo da Qualidade e Melhoria Contínua da U.P. Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2024/10 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - 2021/12 Advisor for the Casa Museu Abel Salazar Council Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2020/12 Membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto. Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2019 Membro da Direção do Centro de Investigação I2ADS, Universidade do Porto Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 - 2018 Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação I2ADS, U.P. Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Element of the Council of Representatives Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho Coordenador para a Avaliação Pessoal Não Docente FBAUP Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2010 Artes plásticas Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
2000/09/01 - 2003/08/01 Guest Assistant in the scientific area of drawing. Teacher of Drawing. Teacher of Introduction to Digital Media. Teacher of Digital Image, Master in Theories and Practices of Drawing. Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal
1996/01/12 - 2000/10/10 Atelier assistant. Participated in several projects with Ângelo de Sousa, highlighting the ceilings of the Museum in Foz Côa, Muxagata and the replacement of the exhibition "Alternative 0". Angelo de Sousa , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/10/01 - 2013/10/30 O Ensino do Desenho na era Digital
2013/ 09/ 30
Investigador responsável
Columbia University Faculty of Arts and Sciences, Estados Unidos
Fundação Luso-Americana
Concluído
2008/01/01 - 2012/12/31 Perspectivas do Ensino Artístico Face aos Desafios da Tecnologia Digital. O ensino do desenho: do atelier à rede.
SFRH / BD / 45962 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
1997/01 - 1997 Levantamento e identficação do trabalho de escultura de Angelo de Sousa
Excelência Pedagógica
Bolseiro de Integração na Investigação
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/10/15 - 2025/04/14 Desenhar entre Fronteiras na Universidade - Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade.
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 319 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0319/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/03 - 2020 Desenhar Chã das Caldeiras.
ID_CAI
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bismarck, Mário; Almeida, Paulo Luís; Simões, Sílvia. "a violência da caça / The Violence of Hunting". Trabalho apresentado em PARSE Research Conference on Violence, Gothenburg, 2021.
  2. Simões, Sílvia. "SIMÕES, S. (2013) Research, trough, into and from the art in digital Age”.". Trabalho apresentado em EERA, European Educational Research Association., Istambul, 2013.
  3. simoes, silvia. "Research, Through and From the Drawing in learning context.". Trabalho apresentado em Proceedings of the Drawing Research Network 2013 Conference / Thinking Through Drawing Seminar., Nova York, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Almeida, Paulo Luís; Bismarck, Mário; Simões, Sílvia. Autor correspondente: Simões, Sílvia. "he Violence of Space A Drawing-Based Approach to Violence between Body and Site". Parse Journal 15 (2022): https://parsejournal.com/article/the-violence-of-space/.
    Publicado
  2. simoes, silvia; Almeida, Paulo Luís; Marques, J.J. "Drawing on uncertainty. From the invisibility of the process to the visibility of the project in Fine Arts .(Desenhar na incerteza. Da invisibilidade do processo à visibilidade do projeto nas artes plásticas)". PSIAX – Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem Série 2 (3). Publicado". PSIAX – Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem Série 2 (3). Publicado serie 2 3 (2018):
    Publicado
  3. Simões, Sílvia. "A rede como campo expandido na aprendizagem do desenho de projeto: possibilidade de autonomia formativa". Revista ESC, Educação Sociedade & Culturas, CIIE Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Porto. (2017):
    Publicado
  4. Marques, Jorge; Almeida, Paulo Luís; simoes, silvia. "See with the media: the influence of instruments, supports and materials in the construction of meaning". catalog text - Images of the Inner Body (2016): 40-412016.
  5. simoes, silvia. "Tecnologias do conhecimento: o ensino de linguagens não verbais na era da Web 2.0.". Psiax: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem. Porto, FBAUP, FAUP, EAUM (2010): 34-37.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Bismarck, Mário; Almeida, Paulo Luís; Simões, Sílvia. "The Violence of Space. A Drawing-Based Approach to Violence between Body and Site", https://parsejournal.com/journal/, 2022
Capítulo de livro
  1. Sílvia Simões; Pedro Alegria. "Drawing in the University Today: A Tool to Think in Engineering". 2023.
    10.1007/978-3-031-32425-3_3
  2. Bismarck, Mário; Mena-Matos, Helena; Marques, Jorge; Guedes, Marina Vale; Almeida, Paulo Luís; Alegria, Pedro; Simões, Sílvia; CARDOSO, VASCO; Silva, Vitor. ""Organizar a Complexidade. As anotações gráficas e verbais como recursos de sintetização e memorização" /"Organising complexity. Graphic and verbal annotations as synthesising and memorising resources"". In Desenhar entre Fronteiras - Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade /Drawing Across Borders - Learning, Research and Communication through Drawing in the University, 81-128. Porto, Portugal: i2ADS edições, 2023.
    Publicado
  3. Almeida, Paulo Luís; Simões, Sílvia; Marques, Jorge J.. "A aprendizagem incompleta das sombras: o desenho e a recusa em ser obra". In O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal, editado por Sidiney Peterson; Midori, Amanda, 156-166. Porto, Portugal: i2ADS, 2021.
  4. simoes, silvia. "A experiência do lugar como organizador de outros sentidos". In Imagens do corpo interior. Desenho no Museu Anatómico: Partilha e Experiências Pedagógicas, editado por Sílvia Simões; Paulo Luis Almeida, 68-69. Porto, Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2016.
    Publicado
  5. simoes, silvia; Bismarck, Mário; Águas, Artur; Remelhe, Emílio. "[The Calligraphic Impulse] O Impulso Caligráfico". In [Images of the Inner Body - Drawing in the Anatomy Museum] Imagens do Corpo Interior - Desenho no Museu Anatómico: Partilhas e Experiências Pedagógicas. Porto, Portugal: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, 2016.
    Publicado
  6. simoes, silvia. "Quinta conversa: Os desafios do ensino e aprendizagem na era da Web. 2.0". In À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística - Escritas posteriores ao encontro internacional em Cabo Verde, editado por MARTINS, C., TERRASÊCA M., MARTINS, V., 67-74-80-82. Porto, Portugal: Gesto Cooperativa Cultural, 2012.
    Publicado
  7. Cagle, Kurt. "The Teaching of Drawing in the Era of Web 2.0". In University Information Systems: selected problems, 47-52. Polónia: Difin, 2010.
    Publicado • 10.1007/978-1-4302-0840-2_5 • Editor
Catálogo de exposição
  1. Simões, Sílvia. O Desenho contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar. Coleção Atelier, nº3, I2ADS, UP. I2ADs, 2022.
  2. Simões, Sílvia. SIMÕES, S., (2021) Deambulações Gráficas.. I2ADS, 2021.
  3. Simões, Sílvia. SIMÕES, S., (2021) Desenhos em Desaparecimento. Desapearing Drawings. Mário Bismarck. i2ads, 2021.
  4. Simões, Sílvia. Mulheres artistas docentes: 1970-2019;. Porto: FBAUP, 2020.
  5. Simões, Sílvia; Bismarck, Mário. BISMARCK, M. , SIMÕES S., (2020)- Do corpo, tempo e figura in Desenhos em desaparecimento/ Disapearing Drawings,. I2ads; Porto, 2020.
  6. Simões, Sílvia; Bismarck, Mário. BISMARCK, M. , SIMÕES S., (2020)- Do corpo, tempo e figura in Desenhos em desaparecimento / Of Body, Time, and Figure in Disappearing Drawings,. I2ads; Porto, 2020.
  7. Simões, Sílvia. SIMÕES, S., (2017). Limites ao longo do caminho, SALA 117, Porto: Sala 111/ I2ADS. DL/431575/17, ISBN:978-989-99880-1-9. I2ADS Edições, 2017.
Edição de livro
  1. Simões, Sílvia. SIMÕES, S., PAIVA, J. (eds). Desenhar a Soenga.. porto, Portugal: I2ADS. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Simões, Sílvia; Almeida, Paulo Luís; Bismarck, Mário; Silva, Vitor; MARQUES, JORGE; Amandi, Cláudia; Alegria, Pedro; CARDOSO, VASCO; Matos, Filomena. Desenhar entre fronteiras. Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade.. porto, Portugal: i2ADs. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Bismarck, Mário; Almeida, Paulo Luís; Simões, Sílvia; Cardoso, Vasco; Silva, Vitor. DRAWING ACROSS BORDERS Learning, Research and Communication through Drawing in the University / Desenhar entre fronteiras. Aprendizagem, investigação e comunicação pelo Desenho na Universidade.. Porto, Portugal: I2ADs edições. 2023.
    Publicado • DOI 10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021
  4. Amandi, Cláudia; Mena-Matos, Helena; Joaquim Jorge Marques; Guedes, Marina; Bismarck, Mário; Almeida, Paulo Luís; Alegria, Pedro; et al. Drawing Across Borders. Porto, Portugal: i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society. 2023.
    Publicado
  5. Simões, Sílvia; Bismarck, Mário. Desenhar São Filipe. porto, Portugal: I2ADs e Ponto e virgula. 2022.
    Publicado • Editor
  6. Bismarck, Mário; Cardoso, Vasco; Simões, Sílvia; Silva, Vitor. Ver, querer ver, dar a ver / Seeing, Wanting to See, Making Visible". UPorto Press. 2021.
    Publicado
  7. Simões, Sílvia. SIMÕES S., PAIVA, J. (ed);( 2019) Desenhar Chã, ISBN:978-989-54703-3-4. porto, Portugal: I2ADS Edições. 2019.
    Publicado
  8. Simões, Sílvia. Desenho no Museu Anatómico Partilhas e experiências pedagógicas: Imagens do corpo interior. PORTO, Portugal: ICBAS e FBAUP. 2016.
    Publicado • Editor
  9. Almeida, Paulo Luís; Bismarck, Mário; simoes, silvia; Remelhe, Emílio; Marques, Jorge; Águas, AP. [Images of the Inner Body - Drawing in the Anatomy Museum] Imagens do Corpo Interior - Desenho no Museu Anatómico: Partilha e Experiências Pedagógicas. PORTO, Portugal: FBAUP/ ICBAS. 2016.
Edição de número de revista
  1. Simões, Sílvia. "PSIAX #7, estudos e reflexões sobre desenho e imagem, Porto, edição conjunta, FAUP+FBAUP+EAUM.". PSIAX#7 (2ªsérie) 1 7 (2023): https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2023/10/Psiax-7_i2ADS-edicoes.pdf.
    Publicado
  2. Moutinho, Natacha Antão; Simões, Sílvia; Vítor Silva. "PSIAX 6 : estudos e reflexões sobre o desenho e imagem". PSIAX 2 6 (2023): https://hdl.handle.net/1822/83893.
    Publicado
  3. Simões, Sílvia. "PSIAX #6, estudos e reflexões sobre desenho e imagem - Escrever sobre, para e com Desenho, estudos e reflexões sobre desenho e imagem, Porto, edição conjunta, FAUP+FBAUP+EAUM.". PSIAX#6 (2ªsérie) 1 6 (2022): https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2023/03/Psiax-6_i2ADSedicoes.pdf.
    Publicado
  4. Simões, Sílvia; Antão, Natacha; Silva, Vitor. "Usos transversais do desenho.". PSIAX 1 5 (2021): https://i2ads.up.pt/publicacoes/psiax-5/.
    Co-editor
  5. Moutinho, Natacha Antão; Simões, Sílvia; Vítor Silva. "PSIAX 5: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem". PSAIX 2 5 (2021): https://hdl.handle.net/1822/80746.
    Publicado
  6. Simões, Sílvia. "PSIAX #5, Usos transversais do desenho, estudos e reflexões sobre desenho e imagem - Usos transversais do desenho, Porto, edição conjunta, FAUP+FBAUP+EAUM.". PSIAX#5 (2ªsérie) 1 5 (2021): https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2022/02/Psiax-5_web.pdf.
    Publicado
  7. Moutinho, Natacha Antão; Simões, Sílvia. "PSIAX #4". PSIAX#4 ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE DESENHO E IMAGEM #4 serie 2 (2020): http://hdl.handle.net/1822/71462.
    Publicado
  8. Simões, Sílvia. "PSIAX #4, Como o andar e o desenhar se cruzam, estudos e reflexões sobre desenho e imagem- Como o andar e o desenhar se cruzam, Porto, edição conjunta FAUP+FBAUP+EAUM.". PSIAX #4 (2ªsérie) 1 4 (2020): https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2021/11/psiax_4.pdf.
    Publicado
Livro
  1. Simões, Sílvia. Obsessões Gráficas. porto, Portugal. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Simões, Sílvia. "Research, through and from the drawing in learning context in Drawing Research Network 2013 Conference". Trabalho apresentado em Thinking Through Drawing Seminar, Columbia, NY, 2013.
Recurso online
  1. simoes, silvia; Simões, Sílvia. Teaching Drawing. From the studio to the Net. In Drawing at University Today, Porto.. 2013. https://i2ads.up.pt/en/blog/author/ssimoes/.
Resumo em conferência
  1. simoes, silvia; Almeida, Paulo Luís. "Drawing on Uncertainty – From the Invisibility of the Process to the Visibility of the Project in Fine Arts". Trabalho apresentado em ECER 2019 Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future., Hamburg, 2019.
  2. simoes, silvia; Almeida, Paulo Luís; Bismarck, Mário. ""The Transparent Body : The Entanglement of Pedagogical Issues In Drawing and research University".". Trabalho apresentado em Trabalho apresentado em ECER 2018 – Painel Research on Art Education, Bolzano, 2018.
    Publicado
Website
  1. simoes, silvia. The desire for drawing as the construction of reality.. 2016. https://zet.gallery/blog/pt/o-desejo-do-desenho-como-construcao-do-real/.
  2. simoes, silvia. Teaching Drawing. From the studio to the Net. 2014. http://www.i2ads.org/dut2013/DUTfolder/duteng1.html.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Simões, Sílvia. Vulcões - Ressonâncias – Projeto “um desenho por semana”..
Exposição artística
  1. Chã in A Paisagem que fala.. 2023.
  2. Vulcões in Montanha Mágica- Arte e Paisagem. UBI, Covilhã.. 2023.
  3. Dávida- Exposição coletiva de Desenho.. 2023.
  4. Chã das Caldeiras (Vídeo) in A Paisagem que fala.. 2023.
  5. Ecologies of Drawing: In Situ Drawing Research Network,/. 2023.
  6. Despojos prolongamento da Memória (2022). 2022.
  7. Livros de Artista (Poeta Daniel Faria) -. 2022.
  8. Lastro- Pratos para que vos quero -. 2022.
  9. Fragmentos- Viver ao Vivo com Tempo no Centro. 2022.
  10. Paperwork. 2022.
  11. Elas movem-se. 2022.
  12. Reserva Imaginada. 2022.
  13. Coletiva de Desenho. 2022.
  14. Deambulações gráficas ( 2021). 2021.
  15. Deambulações Gráficas (Grandes Formatos), Contemporary Art Gallery MGA Project, Guimarães. (2021). 2021.
  16. Deambulações. Risco Tudo, FAUP, Porto. (2020). 2020.
  17. Deambulando pelo Fogo. 2019.
  18. Vulcões. 2019.
  19. Exposição Coletiva #004CA. 2019.
  20. Deambulando pelo Fogo. Estúdio UM, Guimarães. (2019). 2019.
  21. JustLx,. 2019.
  22. Exposição Coletiva #004CA. 2019.
  23. Exposição Coletiva + Soft Open Party. 2019.
  24. Principezinho, Librorum Prohibitorum. 2018.
  25. O que resta. 2018.
  26. Coletiva de Desenho, Extéril no Porto. 2018.
  27. Acervo #12. 2018.
  28. O que fica. Encontrarte, Amares (2017). 2017.
  29. Limites ao longo do caminho, SALA 117, Porto. (2017). 2017.
  30. Dois para um, SALA 117, curadoria Luís Albuquerque, Porto.. 2017.
  31. 20x20- ready made – manifestos, livros de artista | atelier 3|3, Cristina de O Alves, Porto.. 2017.
  32. Espaços Alternativos IV - Livros de Artista, Braço de Prata, Lisboa, curadoria José Rosinhas.. 2017.
  33. Livros de artista- uma história para montar. Mundo Fantasma, Porto.. 2017.
  34. Debaixo de água, Fundação José Rodrigues, Curadoria José Rosinhas, Porto. (2016). 2016.
  35. O que arte cura- Centro da Ordem dos Médicos, Coimbra.. 2016.
  36. “V de vazio”, Livros de artista, Museu do Papel. Paços de Brandão.. 2016.
  37. Acervo #1- Galeria sala 117, Porto.. 2016.
  38. Acervo #1- Galeria sala 117, Porto.. 2016.
  39. Impermanências e permanências no desenho. 2015.
  40. Impermanências e permanências no desenho. 2015.
  41. Livros de artista, Vila Nova de Gaia, curadoria José Rosinhas.. 2015.
  42. Despojos de uma memória Futura. 2014.
  43. Remote Nature. 2014.
  44. Despojos de uma memória Futura,. 2014.
  45. Várias hipóteses para a mesma coisa#2_. 2014.
  46. Remote Nature, Galeria Fernando Santos, Porto.. 2014.
  47. Livros de artista, José Rosinhas Art Gallery Wall apresenta a exposição Espaços Alternativos III” Mosteiro de Tibães, Braga, curadoria José Rosinhas. 2013.
  48. Várias hipóteses para a mesma coisa. 2012.
  49. Mostra de Desenhos e Pinturas. 2012.
  50. 2 artistas 2 projetos, em colaboração com o artista plástico José Rosinhas, Casa-Museu Abel Salazar, Matosinhos.. 2012.
  51. Cinco séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Núcleo de Desenhos Séc. XX e XXI. Museu Soares dos Reis, Porto.. 2012.
  52. Desenhos ESTÚDIO UM. 2010.
  53. Interferências Mostra Pública de Arte - IMPERMANÊNCIAS NO DESENHO, Espaços do Desenho, Braço de Prata, Lisboa. Curadoria Teresa Carneiro.. 2010.
  54. Outras Paisagens 2.1 -. 2008.
  55. Debaixo da película mostra-me o teu pixel, Museu da Imagem, Braga. 2008.
  56. Outras Paisagens 2.1. 2007.
  57. Are you looking at me?. 2007.
  58. Variações sobre o mesmo tema - Outras Paisagens II. 2006.
  59. Outras Paisagens Pintura. 2005.
  60. Exposição individual de Pintura e Desenho,. 2004.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2017. "The Drawing at the Anatomical Museum. Sharing and pedagogical experiences: The transparent body".

Outros

Objeto físico
  1. Simões, Sílvia. "O que resta. EncontrArte Amares. Instalação/ Desenho. Amares.". 2017. , Amares.
Outra produção
  1. Desenhar São Nicolau, São Nicolau, Cabo Verde e Desenhar São Filipe, Ilha do Fogo, Cabo Verde. Residencia artística. Desenhar São Nicolau. 2021. Simões, Sílvia.
  2. Desenhar São Filipe, São Filipe, Cabo Verde e Desenhar São Filipe, Ilha do Fogo, Cabo Verde.. Residencia artísitica. Desenhar São Filipe.. 2021. Simões, Sílvia.
  3. Drawing Cycle: Contemporary drawing in dialogue with the work of Abel Salazar. 7 artists 7 titles is a project curated by Sílvia Simões who invited 7 artists to present their work in a relationship that they consider relevant with the Abel Salazar collection's. In an intention to create several readings that are intended to be multidisciplinary and transversal in the scope of the drawing. This cycle of exhibitions is part of a larger project - Drawing in University Today.. 2020. simoes, silvia. http://casamuseuabelsalazar.blogspot.com/.
  4. Desenho na Universidade Hoje - Os usos do desenho enquanto investigação, criação e pedagogia na Universidade do Porto. Projecto de investigação, sem financiamento.. 2018. Simões, Sílvia; Bismarck, Mário; Almeida, Paulo Luís.
  5. Desenhar Chã das Caldeiras, Ilha do Fogo, Cabo Verde. Residencia Artística. Desenhar Chã das Caldeiras, Ilha do Fogo, Cabo Verde. 2018. Simões, Sílvia.
  6. Interferências: Mostra Pública de Arte - Impermanências no desenho. Residencia artistica- Espaços do Desenho, Braço de Prata, Lisboa.. 2010. Simões, Sílvia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/09 The Transparent Body : The Entanglement of Pedagogical Issues In Drawing and reserach Univeristy. ECER 2018 – Painel Research on Art Education, European Education Reasearch Association
Free University of Bolzano (Bolzana)
2018 Draw Chã das Caldeiras, Fogo Island Deslocamento Intercultural
ID_CAI: Coletivo de Ação/Investigação. Identidades, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2016/04/14 Drawing as desire. The pleasure principle as a work process Sweatbox Meeting: Images for a Plural Drawing Strategy and (m) Research
Faculty of Fine Arts of the University of Porto / Institute of Research in Art, Design and Society. (Porto, Portugal)
2016 Reflection / action in the production of artistic knowledge. Lecture open in the Master's Degree in Illustration.
ESAG; Guimarães. (Guimarães, Portugal)
2013/05 Teaching Drawing. From the studio to the Net. In Drawing at University Today, Porto.
I2ads, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Teaching the drawing of the atelier to the network. The online teaching platforms at the service of the teaching / learning of the drawing. " Seminar on dissemination of teaching practices with technologies in artistic higher education.
e-Learning Lab of the University of Lisbon. (lisboa, Portugal)
2013 'Research, Through and From the Drawing in learning context'. Proceedings of the Drawing Research Network 2013 Conference / Thinking Through Drawing Seminar. New York: Teachers College - Columbia Univerity / Metropolitan Museum of Art
Drawing Research Network (New York, Estados Unidos)
2013 Research, trough, into and from the art in digital Age”. EERA, European Educational Research Association.
(Istambul, Turquia)
2011 Investigar em, através e para o Desenho. Ensino da Artes Visuais; Identidade e Cultura no Século XXI- Congresso do 23º Encontro da APECV.
APECV. (Bragança, Portugal)
2010/09 Technologies of knowledge: the teaching of non-verbal language in the era of Web 2.0 International Technology, Education and Development Conference. INTED. Valência.
INTED (Valencia, Espanha)
2010 Desenho na era da Web 2.0: os desafios do ensino e aprendizagem do desenho face à tecnologia digital. 5ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
AISTI. (Santiago de Compostela, Espanha)
2008 The Space of Drawing in the Digital Age Talking on drawng: Learning / teaching drawing for what?"
Fundação Carmona e Costa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Materializações de um arquivo de agoras.
Orientador
Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - Atual O itinerário do artista errante: entre a pintura e a performance no cenário da cidade
Orientador
Artes Plásticas - Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2018 - Atual Reflexões sobre uma paisagem insular
Orientador
Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - Atual O acaso como força geradora do processo artístico
Orientador de Pedro Alegria
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - Atual Do Corpo Invólucro ao Corpo Casulo
Orientador de Clara de Castro Andrade Kramps Buser
Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016/12 - Atual As técnicas de impressão como campo de exploração: Trabalho colaborativo com as oficinas da Cooperativa Árvore
Orientador
Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Um desenho que forma e enforma: O ensaio do desenho de projeto na Escola Artística Soares dos Reis - de meados dos anos 80 até ao presente
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2020 Movimentos poiéticos: Práticas e Investigação em Educação Artística
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Alter-realismo: a pintura realista enquanto détournement nas artes visuais contemporâneas
Coorientador
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 - 2015 Meta-Distopias: A resistência de uma arte política depois do fim da história
Orientador
Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Organização e Moderação da Mesa Redonda: O corpo transparente. Reitoria da Universidade do Porto. (2018)
Mesa-redonda
Universidade do Porto, Portugal
2018 - Atual Exposição Noroeste–Sudeste (colaboração com o Prof. Paulo Almeida)- Projetos desenvolvidos no âmbito do Mestrado de Artes Plásticas, Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, Gondomar. (2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - Atual Exposição Noroeste–Sudeste (colaboração com o Prof. Paulo Almeida) - Projetos desenvolvidos no âmbito do Mestrado de Artes Plásticas, Lugar do Desenho – Casa da Prelada, Porto. (2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiências pedagógicas: O corpo transparente_ Reitoria da Universidade do Porto (parceria com os colegas de desenho II) (2017)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiências pedagógicas: O corpo transparente_ ICBAS. Porto (parceria com os colegas de desenho II) (2017)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2016 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico Partilhas e experiências pedagógicas: Imagens do corpo interior. FBAUP. Porto ( parceria com os colegas de desenho II). (2016) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico Partilhas e experiências pedagógicas: Imagens do corpo interior. ICBAS. Porto ( parceria com os colegas de desenho II). (2016)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2015 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiência pedagógicas _II . ICBAS. Porto. (em parceria com os colegas de desenho II) (2015)
Exposição
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2015 - Atual Comissária da Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiência pedagógicas. ICBAS. Porto (em parceria com os colegas de desenho II. (2015)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2019 - 2019 Ilustração 0.1- Exposição dos desenhos realizados pelos estudantes no âmbito da u.c Desenho e Ilustração (17/18), Galeria Cozinha, FBAUP: (2019 - 2019)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2019 Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiências pedagógicas: O corpo transparente_ Reitoria da Universidade do Porto (parceria com os colegas de desenho II) (2019 - 2019)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 Ilustração 0.2- Exposição dos desenhos realizados pelos estudantes no âmbito da u.c Desenho e Ilustração (18/19), Galeria Cozinha, FBAUP: (2019 - 2020)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 Exposição: Desenhar na Incerteza - Do processo ao projeto. Museu da FBAUP (parceria com os colegas de Desenho III) (2019 - 2019)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Exposição: O Desenho no Museu Anatómico. Partilhas e experiências pedagógicas: O corpo transparente_ Reitoria da Universidade do Porto (parceria com os colegas de desenho II (2018 - 2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Exposição: Desenhar na Incerteza - Do processo ao projeto. Museu da FBAUP (parceria com os colegas de Desenho III) (2018 - 2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Aula aberta de Desenho _ Jazz com Termografia, realizado pelo Grupo de Jazz da FEUP. Reitoria da Universidade do Porto. (2018) Cultura -Reitoria da Universidade do Porto., Portugal
2013 - 2013 Membro da comissão organizadora do DUT-2013 [Desenho na Universidade Hoje], FBAUP, FAUP, Porto. (2013/01 - 2013/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2013 - 2013 Responsável pela organização do Seminário: “Integração de plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem das artes " (2013/01 - 2013/11)
Conferência
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2010 - 2011 Elemento da comissão organizadora do “1 º Encontro: Investigar em Desenho (Projeto Atlas & Vocabulário Desenho): FBAUP, FAUP; FAUM. Porto. (2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
I2ads, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - Atual Exposição: Desenhar na Incerteza - Do processo ao projeto. Museu da FBAUP (parceria com os colegas de Desenho III)
Exposição
Exposição: Desenhar na Incerteza - Do processo ao projeto. Museu da FBAUP
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017/04 - Atual Chair_ ICOCEP - Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea.
Congresso
ICOCEP - Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, Abril. FBAUP
2017/02 - Atual Discussant no 5 EPRAE – 5th encounter on practices of research in arts education. Apresentação: “Specific individual curriculum and the experience of clay modeling”
Encontro
5th encounter on practices of research in arts education
I2ads, Portugal
2017 - Atual Chair, Encontro Internacional “#16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL”, Outubro, FBAUP.
Encontro
Chair, Encontro Internacional “#16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL”, Outubro, FBAUP.
I2ads, Portugal
2019/12/11 - 2019/12/12 Discussant ICAR II– II Conversations on Artistic Research
Congresso
II Conversations on Artistic Research
2018 - 2018 Encontro com os Professores de Desenho e Geometria do Fogo. Discussão dobre os planos de estudos e formação docente de Desenho e Geometria em Cabo Verde.
Encontro
Encontro com os Professores de Desenho e Geometria do Fogo.
Mindelo Escola Internacional das Artes, Cabo Verde
2015 - 2015 Moderadora na Conversa Pós Espetáculo: sobre a Noite do Grupo Circulando "Como se desenha um projeto performativo?", Rivoli, Porto. Conversa Pós Espetáculo: sobre a Noite do Grupo Circulando "Como se desenha um projeto performativo?
Teatro Rivoli, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 O rizoma como processo de construção pictórica. Curso: Mestrado de Artes Plásticas_ Pintura Grau: Mestrado Papel: Orientador
Orientador
João Carlos Rodrigues Batista Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 Uma viagem pelo enigma da existência
Orientador
Aline Luiza Pacheco Wanzeller Curso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 Arquivo - a reprodução e transformação da imagem
Orientador
João Manuel da silva ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 Pixação_Arte de agir
Orientador
Alexander Vieira Curso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/07/18 As Práticas Artísticas Na Formação De Professores Em Artes Visuais No Ensino A Distância
Arguente
Isabela Barbosa Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2018/04 IDENTIDADE TERENA: a valorização do passado e o olhar para o futuro – estudo relacional de aldeias Terena em Aquidauana e Anastácio. MS.
Arguente
Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Aparições na ausência: Explorações ao redor da imagem apotropaica Estudante: Orlando Bernal Ramírez Curso: Desenho e Técnicas de Impressão Grau: Mestrado Papel: Vogal Orientador Concluído em 12-NOV-2018 (Defesa: 12-NOV-2018)
Orientador
Orlando Bernal Ramírez (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Da Memória Perecível
Presidente do júri
Gonçalo Piroto Pereira Duarte Curso: (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Do Agora Que Já Não É - Uma Experiência Nos Limites Do Objecto Artístico
Presidente do júri
Maria Joana Gomes De Oliveira Da Costa Torrinha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 Imagens Fluidas da Memória Curso: Práticas Artísticas Contemporâneas Grau: Mestrado Concluído em 13-OUT-2015 (Defesa: 13-OUT-2015)
Orientador
Juliana de Sá Almeida Duarte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 WIELS_ Relatório de Estágio
Presidente do júri
Bárbara Ferreira Castelo Branco (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 Sentindo o desenho
Arguente principal
Bárbara Gonçalves Fernandes Curso (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014/11/19 Actor´s Panoption
Orientador
Manuel Fernando Gonçalves Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013/07/23 Palimpsestos: rasurar para reescrever Grau: Mestrado Papel: Vogal Concluído em 23-JUL-2013 (Defesa: 23-JUL-2013)
Orientador
Rosemari Romano Golledge (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 A narradora: Guiões e papéis da vida de todos os dias de uma artista-investigadora-professora-estagiária
Arguente principal
Carla Filipa de Neto Capela (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Hipóteses de cultura no ensino de história da cultura e das artes
Arguente principal
Carlos Morais Cal Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 TCRIO- Tecnologia de Criatividade Relacional e Inteligente On-line.
Arguente
António Filipe (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/02 - Atual ECER 2020 Glasgow
2019 - Atual ECER 2019 Hamburgo, Alemanha.
2018 - Atual ECER 2018 Bolzano, Itália.
2017 - Atual ECER 2017 Copenhaga.
2016 - Atual ECER 2016 Dublin.
2015 - Atual ECER 2015 Budapest.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Psiax (1647-8045) Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Minho,
2013 - Atual Revista ESC- Educação, Sociedade e Cultura. Ciencias da Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/10 - Atual -Membro do Conselho Editorial da Revista Derivas#04- Investigação em Educação Artística Revista dos Programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Universidade do Porto. Propriedade - i2ADS; FBAUP 1ª edição, Porto, outubro de 2018 ISSN: 2183-3524 DL: 44177/18
Membro
2017/12 - Atual 2017- Membro do Conselho Editorial da Revista Derivas#03- Investigação em Educação Artística Revista dos Programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Universidade do Porto. Edição- i2ADS-nea; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 1ª edição, Porto, Dezembro 2017 ISSN 2183-3524 DL 380439/14 i2ADS-nea; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto , Portugal
2014/12 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Derivas#02- Investigação em Educação Artística Revista dos Programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Universidade do Porto. Edição - i2ADS-nea; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 1ª edição, Porto, Dezembro 2014 ISSN 2183-3524 DL 380439/14
Membro
I2ads, Portugal
2014/06 - Atual 2014- Membro do Conselho Editorial da Revista Derivas#01- Investigação em Educação Artística Revista dos Programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Universidade do Porto. Edição - i2ADS-nea; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Mais Leituras, Editora 1ª edição, Porto, junho de 2014 ISSN: 2183-3524 DL: 380439/14
Membro
I2ads, Portugal
2019 - 2020 Entorno. Exposição dos estudantes de 2º ano de Mestrado_ Ramo Desenho. Espaço AL 859, Porto
Coordenador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Júri do Prémio Unidade Curricular InovPed” Unidade de Formação Contínua da Universidade do Porto.
2017 - Atual Júri do Prémio Aquisição de Desenho do Encontrarte, 5ª Edição. Encontrarte, Portugal
2016 - Atual Júri do Prémio: Aquisição_ Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande, ICBAS, Porto. Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2016 - Atual Júri da Provas de Aptidão Pedagógica em técnicas de Impressão, Escola Secundária Soares dos Reis. Escola Secundária Soares dos Reis., Portugal
2016 - Atual Júri do Prémio: Troféu Gala do Desporto U.P, Porto. Universidade do Porto, Portugal
2015 - Atual Júri da Provas de Aptidão Pedagógica em técnicas de Impressão, Escola Secundária Soares dos Reis. Escola Secundária Soares dos Reis., Portugal
2018 - 2018 Júri do Prémio Cultura Universidade do Porto _O Corpo Transparente _ 2017”. Universidade do Porto. Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2018 Júri da Provas de Aptidão Pedagógica em técnicas de Impressão, Escola Secundária Soares dos Reis.
2017 - 2017 Júri do Prémio Unidade Curricular InovPed” Unidade de Formação Contínua da Universidade do Porto. Universidade do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 Prémio Projetos de Inovação Pedagógica U.P
Universidade do Porto, Portugal
2014 Prémio Excelência – Nomeada pelo mérito de melhor media final do curso de Doutoramento em Arte e Design, FBAUP, UP.
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 Bolsa atribuida para apresentar um trabalho na Columbia University of NY.
2001 Menção Honrrosa
2000 Menção Honrrosa
1998 Melhor aluna do Curso de Pintura em 1998