???global.info.a_carregar???
****PhD in Education from the Lusófona University in 2013. She has a Master's degree from the same University in Education Sciences with a specialisation in education, development and educational policies. She graduated in Education in the area of Mathematics and Sciences, from the School of Education of Lisbon, in 1997. She was a primary school teacher and sub-director of Basic School number 60 in Lisbon. She is currently teaching Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education in Cascais and collaborates with the Escola Superior de Educação da Lusofonia, IPLUSO. Coordinator of the Live Science Club Project, at Santo António School, in Parede Group of Schools, in partnership with IPLUSO She has participated in the project The Construction of Teacher Profession in Secondary School (1947-74). Training, Paths, Identities, carried out under the scope of the Research and Development Unit: Observatory of Education Policies and Educational Contexts. She was part of the research project Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries, with the scientific coordination of Professor António Teodoro. She is a researcher of the project "A success story? Portugal and PISA (2000-2015)". She has been a Member of the Scientific Committee of the Ibero-American Congress on Qualitative Research and of the World Conference on Qualitative Research. ****Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona, em 2013. É Mestre pela mesma Universidade, em Ciências da Educação com especialização em educação, desenvolvimento e políticas educativas. Licenciou-se em Educação na área de Matemática e Ciências, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em 1997. Foi professora do 1º ciclo do Ensino Básico e subdiretora da Escola Básica número 60, em Lisboa. É atualmente professora do 2.º ciclo do ensino básico de Matemática e Ciências Naturais, no concelho de Cascais, e colabora com a Escola Superior de Educação da Lusofonia, IPLUSO. Coordenadora do Projeto Clube Ciência Viva, na Escola de Santo António, do Agrupamento de Escolas de Parede, em parceria com o IPLUSO Participou no projeto The Construction of Teacher Profession in Secondary School (1947 ¿ 1974). Training, Paths, Identities, realizado no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento: Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos. Integrou o projecto de investigação Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries, com a coordenação científica do Professor Doutor António Teodoro. É investigadora do projeto "Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)". Tem sido Membro da Comissão científica Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do World Conference on Qualitative Research. Accredited trainer in Education and Development by the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Education. Registration Number: CCPFC/RFO-25718/09
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Pereira de Amaral António

Nomes de citação

  • António, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
C81A-4B1D-7E74
ORCID iD
0000-0001-6254-3420
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=Ru0Q4esAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Scopus Author Id
55348097000

Endereços de correio eletrónico

  • P902082@ipluso.pt (Profissional)

Moradas

  • R. João de Barros 179, , 2775-208, Parede, Cascais, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2023/02/03 - 2023/02/03
Frequentou
Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/11 - 2022/12
Concluído
Módulo (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2020 - 2021
Concluído
Para uma fundamentação e melhoria das práticas pedagógicas: projetos de intervenção nos domínios do ensino e da avaliação. (Projeto MAIA). (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, Portugal
2018/05/03 - 2018/05/22
Concluído
Ser Professor sem Stress: estratégias para prevenir e superar o síndrome de burnout (Outros)
Especialização em Educação
Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Portugal
Excelente
2018 - 2018
Frequentou
Flexibilização e Integração Curricular (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, Portugal
Excelente
2017/01/17 - 2017/02/09
Concluído
Ainda a Avaliação das Aprendizagens: as questões e as práticas (Outros)
Especialização em Curso de Formação
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, Portugal
Excelente.
2006 - 2013/01/04
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Olhar a Escola Pelos Artigos de Opinião - da parentocracia à meritocracia ou um mandato da nova classe média." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado, com Distinção e Louvor
2009 - 2009
Concluído
Formadora Acreditada (Outros)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2005/01/08 - 2005/05/14
Concluído
Conceitos Matemáticos Básicos - Conexões e Significados (Outros)
Especialização em Ensino da Matemática
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2003/02/04 - 2003/05/27
Concluído
Conceitos Matemáticos no 1º ciclo (Outros)
Especialização em Ensino da Matemática, didáctica
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2002/03/18
Concluído
Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Área de Ciências da Educação. (Mestrado)
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"O Outro Lado do Espelho. Auto-representações das funções das professoras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/09/22 - 2001/11/24
Concluído
Exploração Didáctica de Uma Exposição Interactiva de Matemática (Outros)
Especialização em Didáctica / Ensino da matemática
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2001/01/13 - 2001/02/03
Concluído
Matemática - Um gosto a descobrir I (Outros)
Especialização em Ensino da Matemática
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2000/11/06 - 2000/11/07
Concluído
Os currículos funcionais a Alternativos na Matemática - estratégias de intervenção (Outros)
Especialização em Ensino da Matemática
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
1997
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
16
1996
Concluído
Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/06 - Atual Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Ensino Lusófona, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2023 - Atual Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Ensino Lusófona, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2021/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2022 - Atual Coordenadora do Clube Ciência. Viva! Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Parede, Portugal
2020/02 - Atual Coordenadora de Grupo: matemática e ciências naturais Agrupamento de Escolas de Parede, Portugal
Agrupamento de Escolas de Parede, Portugal
1999/09/01 - 2000/08/31 Subdirector de Unidade Orgânica Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica número 60, Primeira Delegação. Ajuda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - Atual Docência no Ensino Básico, 2º ciclo Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Parede, Portugal
1999/09/01 - 2002/08/31 Docente do Primeiro Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica número 60, Primeira Delegação. Ajuda, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - Atual RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
ILIND/F+/EI/03/2022
Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal

Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
2022/01/01 - Atual Clube Ciência Viva: Ciência. Viva!
Coordenadora do Clube Ciência Viva
Ciência Viva, Portugal
Ministério da Educação
Em curso
2019/01/01 - 2020/04/30 A success story? Portugal and the PISA (2000-2015)
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e PolÌticas de Equidade e Inclusão em 12 paÌses. O caso português
POCI/CED/56992/2004
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000 - 2004 The Constructing of Teacher Profession in Secondary School (1947-1974). Training, Paths, Identities
POCTI/CED/32564/2000
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. António, Ana. "Há Problemas no recreio da nossa Escola!". Educação e Matemática 139 (2023): 37-38.
    Publicado
  2. António, Ana. "O PISA É Uma Festa: análise crítica de discurso de artigos de opinião". Revista Lusófona de Educação 56 (2023): 141-159. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8610.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Arminda Marisa Chilembo; Ana Sofia António. "No Chão de Huambo. Fatores que influenciam o insucesso na disciplina de Matemática, no Liceu Comandante Kapango". INTERMATHS (2022): https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11185.
    10.22481/intermaths.v3i2.11185
  4. António, Ana. "O PISA É UMA FESTA. Operacionalização dos Artigos de Opinião Estudados.". Zenodo (2022): https://zenodo.org/record/6062127.
    Acesso aberto • 10.5281/zenodo.6062126
  5. António, Ana. "Recensão Crítica". Revista Lusófona de Educação 44 44 (2019): 243-245. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6872.
    Aceite para publicação
  6. António, Ana. "Critical Discourse Analysis. Between Educational Sciences and Journalism". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8 (1), 18-35. 8 1 (2019): 18-35. http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3069.
    Aceite para publicação
  7. António, A.S.. "Social movements and adult education in Latin America. Struggles and challenges. Brasilia: LiberLivro | Movimentos sociais e educação de Adultos na Ibero-América. Lutas e desafios. Brasília: LiberLivro.". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 186-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865607684&partnerID=MN8TOARS.
  8. António, Ana. "Se Podes, Repara". Sensos. Escola Pública e Direitos Sociais. (2011): http://sensos.ese.ipp.pt/revista/index.php/sensos/article/view/18/2.
  9. António, Ana. "A «nova classe média» e o mandato atribuído à escola.". Revista Educação, Sociedade & Culturas (2011): http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC33/ESC33_OutrosArtigos_Antonio.pdf.
  10. António, Ana. "Recensão". Revista Lusófona de Educação. (2011): http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100013&lng=pt&nrm=iso.
Capítulo de livro
  1. António, Ana. "Histórias de vida". In auto-representações e construção das identidades docentes. Brasil, 2004.
Livro
  1. António, Ana. Matemática. Arte. Emoção. 2020.
  2. António, Ana. O Outro Lado do Espelho. Portugal. 2004.
Recurso online
  1. António, Ana. Atividade Dinamizada na Escola Superior de Educação da Lusofonia. 2022. https://www.opedu.pt/blogue-b/.
  2. António, Ana. Crónica: O Enamoramento. 2022. https://www.opedu.pt/blogue-c/.
Resumo em conferência
  1. António, Ana. "Clube Ciência Viva na Escola, contributos para a inclusão e a Equidade". Trabalho apresentado em A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios, 2024.
    Aceite para publicação
  2. António, Ana. "O PISA Além dos Números: uma análise crítica do discurso de artigos de opinião". Trabalho apresentado em A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Lopo, Teresa Teixeira; Vieira, Inês; Sargento, P.; António, Ana; Brás, José; Gonçalves, Maria. "Post-pandemic Continuities and Changes in Basic Education (ISCED 1) in Portugal". Trabalho apresentado em ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research, Glasgow, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/11 O PISA Além dos Números: uma análise crítica do discurso de artigos de opinião A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2024/01/08 Clube Ciência Viva na Escola, contributos para a inclusão e a Equidade
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Formto Online, Portugal)
2022/09/19 Uma Narrativa Única, Como Todas As Outras. As Vidas Dos Alunos Da Formação Inicial De Professores Qualis. Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação
International Publishing (Coimbra, Portugal)
2021/07/09 Projet MAtMO- Metodologia de investigação sobre práticas de professores Qualis. Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação
(Santiago de Compostela, Espanha)
2021/04/05 Earth Day: Perhaps Newspapers can contribute to Environmental Education 6th INTERNATIONAL CONGRESS ON SOCIAL SCIENCES
TARAS SHEVCHENKO 6th INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL SCIENCES (kyiv, Ucrânia)
2020 O tio chegou, e agora? O ingresso dos homens na Escola Normal e no primeiro segmento do Ensino Fundamental no Rio de Janeiro/ Brasil. 10º Encontro de Investigadores do CeiED
CeiED (Lisboa, Portugal)
2019/07/18 Histórias de Vida da Formação Feminina 8º Congresso Ibero-A,ericano em Investigação Qualitativa
(Lisboa, Portugal)
2018 Critical Discurse Analysis 3rd World Conference on Qualitative Research
2015/06 Os exames nas Páginas dos Jornais
(Lisboa, Portugal)
2002/04/12 A Matemática no tempo de estudo autónomo Évora Mat
Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
2002/04/03 As Meninas e as suas Mestras: Identidades e Percursos das Mestras no Ensino Técnico- (1947/1874). IV Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação
Luso-Brasileiro da História da Educação (Porto Alegre)
2001/10/30 A matemática no tempo de estudo autónomo ProfMat 2001
Associação de Professores de Matemática (Vila Real, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/11 - Atual Professores
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2021/04 - Atual (IN)SATISFAÇÃO E (DES)ENCANTO DOCENTE: DESAFIOS DE UMA PROFISSÃO (DES)VALORIZADA
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/01 - Atual O (RE) INGRESSO DOS HOMENS NO CURSO NORMAL NO BRASIL
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2019/12/23 O mal-estar docente: estudo sobre a situação profissional dos professores do Instituto Federal de Educação do Ceará
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2019/05/03 O Curso de Pedagogia na Confluência da Teoria e a Prática de Docentes no Ensino Fundamental.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2018/06/28 Os professores na rede municipal de educação de Niterói/RJ(Brasil): discutindo o bem e o mal-estar
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/26 - Atual Webinar. Repensar a Formação de Professores
Encontro
Repensar a Formação de Professores
Colégio Politécnico da APESP, Portugal
2023/05 - Atual Reunião de avaliação do 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Educação; 2º Ciclo de Estudos em Administração Educacional e Regulação da Educação; 3º Ciclo de Estudos em Educação
Outro
Reunião de Avaliação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09/02 A Ecologia da Caatinga de Gonzaga: Uma Educação entre a Topofilia e a Topologia no Seminário de Pernambuco
Arguente
Valéria Godoi do Nascimento (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/05/28 Dissertação de Mestrado sobre o síndrome de Burnout
Arguente principal
Maria Paula Silvestre Campelo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/01/14 Dissertação de Mestrado sobre os conflitos da sala de aula.
Arguente principal
Daniela de Lima Carvalho Pereira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/01/14 Ciências da Educação DANIELA DE LIMA CARVALHO PEREIRA (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/10/26 Ciências da Educação.
Arguente principal
FRANCISCO LINHARES PONTE JUNIOR (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/11/17 Educação.
Arguente
António João Conchinha Ginja do Carmo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 Tese de Doutoramento na Área da Matemática.
Arguente
Amélia Orquídea Garcia Gomes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Entretextos (2183-2102) Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/10/26 - 2021/10/27 Reviewer. 9thInternational Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologie
Avaliador
Universitat Politècnica de València, Espanha

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/01/03 - 2019/01/18 Elemento de júri para concurso de atribuição de uma Bolsa a Mestre, pelo Projeto PISA Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10 - Atual Direção/ Coordenação do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Direction/Coordination of the Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in Secondary Education. Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in Secondary Education
2023/03 - Atual Iniciação à Prática Profissional no 2º CEB Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2022/02 - Atual Organização e Tratamento de Dados Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2021/09 - Atual Geometria e Medida Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2016/06/17 - Atual Escola a tempo inteiro (Diploma de especialização)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da Comissão Científica do III Congresso Internacional subordinado ao tema Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. CeiED. Objetivo Geral do Congresso: promover uma ampla reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania, centrados nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. O III Congresso abordará várias expressões de Cidadania e Humanismo.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2023/04 - 2023/09 Membro da Comissão Científica do 13º Encontro de Investigadores do CeiED, com o tema Reimaginar os nossos futuros juntos. No âmbito do Colégio Doutoral Ciência Cidadã.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Comissão Científica/Júri que avalia os processos de candidatura ao Mestrado. Scientific Committee/Jury that evaluates the Master's application processes.
Distinções

Prémio

2021 One of the Best Papers.
Universitat Politècnica de València, Espanha

Outra distinção

2019 Avaliação docente
Ministério da Educação, Portugal