???global.info.a_carregar???
Professora Coordenadora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Curso de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Investigadora do CRIA-Centro de Investigação em Antropologia, Polo ISTCTE-IUL. A sua investigação centra-se na dança teatral entendida enquanto universo de representações através da qual os agentes refletem deliberada e criativamente sobre a sua vida e experiências socioculturais. / Professor at the Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon Polytechnic’s Higher School of Dance). Ph.D. in Anthropology from ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisbon University Institute). Dance Course from the Escola de Dança - Conservatório Nacional (Dance School - National Conservatoire – Portugal). Member of the CRIA (Centre for Research in Anthropology – Portugal). The research focuses is on theatrical dance understood as a universe of representations through which agents reflect deliberately and creatively on their life and socio-cultural experiences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José Fazenda Martins
Data de nascimento
1964/07/11
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Fazenda, Maria José
  • Maria José Fazenda

Identificadores de autor

Ciência ID
C61E-74B8-62A9
ORCID iD
0000-0003-2977-5945

Endereços de correio eletrónico

  • mjfazenda@esd.ipl.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.esd.ipl.pt/docentes-maria-jose-fazenda/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Antropologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As Histórias que dançamos sobre nós próprios: Merce Cunningham, Bill T. Jones e Francisco Camacho em contexto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor por unanimidade
1992
Concluído
Antropologia Cultural e Social e Sociologia da Cultura (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Elementos para uma Reflexão Antropológica sobre a Dança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15 (quinze valores)
1985
Concluído
Curso de Dança (Outros)
Especialização em Dança
Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/21 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1994/04/27 - 2014/10/20 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1988 - 1993 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/14 - Atual Presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010/10/13 - 2017/02/20 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007/06/19 - 2010/06/15 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000/05/22 - 2004 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992 - 2001 Crítica de Dança Público Comunicação Social SA, Portugal
1985 - 1987 Professora de Técnica de Dança Clássica Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Fazenda, Maria José. "Um Cisne fora de Palco", Público, Suplemento P2, 2011, https://www.publico.pt/2011/02/19/jornal/um-cisne-fora-de-palco-21313590.
  2. Fazenda, Maria José. "A alma corajosa de um revolucionário", Público, 2009, https://www.publico.pt/2009/07/28/culturaipsilon/noticia/a-alma-corajosa-de-um-revolucionario-237473.
  3. Fazenda, Maria José. "Ela já não dança nas cidades", Público, 2009, https://www.publico.pt/2009/07/01/culturaipsilon/noticia/ela-ja-nao-danca-nas-cidades--235436.
Artigo em revista
  1. Fazenda, Maria José. "The sorrow and the hope of a dancer: remembering Still/Here twenty-five years after the première of Bill T. Jones’ dance piece". Etnografica vol. 25 (2 (2021): 493-511. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.10455.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/etnografica.10455
  2. Fazenda, Maria José. "Do desenvolvimento da dança teatral em Portugal no pós-25 de Abril de 1974: circunstâncias, representações, encontros". Revista Internacional de Língua Portuguesa 38 (2020): 101-127. http://hdl.handle.net/10400.21/12237.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.38/pp.101-127
  3. Fazenda, Maria José. "Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham.". Convocarte - Revista de Ciências da Arte 8 (2019): 263-275. http://cieba.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/02/Convocarte8.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Fazenda, Maria José. "Interações na cena da dança contemporânea: duetos, solos e grupos". Alicerces. Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte 6 (2016): 163-177. http://hdl.handle.net/10400.21/6932.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Fazenda, Maria José. "Uma intensa presença do corpo: a dança em Portugal no contexto de uma democracia recente". Sinais de Cena 22 (2014): 84-86. http://hdl.handle.net/10400.21/6428.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fazenda, Maria José. "Duetos". Cadernos Rivoli (2003): 73-76.
    Publicado
  7. Fazenda, Maria José. "A dança no seio da reflexão antropológica: Contributos e limitações herdados do passado com ecos no presente". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 38 (1998): 61-79.
    Publicado
  8. Fazenda, Maria José. "Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: repensar conceitos e categorias". Antropologia Portuguesa 11 (1993): 67-76.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fazenda, Maria José. "Creating and performing in Companhia Maior: Memories of life, experiences of continuity and transformation". In Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, editado por Gustavo Vicente, 161-191. Bern, Reino Unido: Peter Lang, 2017.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José. "Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa". In Os Arquivos dos Antropólogos, editado por Sónia Vieira de Almeida; Rita Ávila Cachado, 49-57. Lisboa, Portugal: Palavrão, Associação Cultural, 2016.
    Publicado
  3. Fazenda, Maria José. "A dimensão reflexiva do corpo em ação: contributos da antropologia para o estudo da dança teatral". In Antropologia e performance: agir, atuar, exibir, editado por Paula Godinho, 53-76. Castro Verde, Portugal: 100 LUZ, 2014.
    Publicado
  4. Fazenda, Maria José. "As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias: O contributo da antropologia para o estudo da dança teatral". In Artes performativas: Novos discursos, editado por Né Barros; Juan Carlos Román; Maria Helena Maia, 67-79. Porto, Portugal: Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP, 2012.
    Publicado
  5. Fazenda, Maria José. "Corpos inconformistas. Ligações entre a dança dos anos 60-70 e a dança dos anos 90". In Circa 68, 564-577. Porto, Portugal: Museu de Serralves, 1999.
    Publicado
  6. Fazenda, Maria José. "O Corpo Naturalizado. Experiência e discurso sobre duas formas de dança americanas". In Corpo presente: treze reflexões antropológicas sobre o corpo, editado por Miguel Vale de Almeida, 141-153. Oeiras, Portugal: Celta, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fazenda, Maria José. Movimentos Presentes. Aspectos da dança Independente em Portugal. Lisboa, Portugal: Cotovia. 1997.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Fazenda, Maria José; Tércio, Daniel. "Festival-Dança". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José; Tércio, Daniel. "Dança". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Temas e Debates, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Fazenda, Maria José. Da vida da obra coreográfica. OPART/CNB : Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 2018.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José (C61E-74B8-62A9). Dança teatral: ideias, experiências, ações (2ª edição revista e atualizada). Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
  3. Fazenda, Maria José. Dança teatral: ideias, experiências, acções. Lisboa, Portugal: Celta. 2007.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Fazenda, Maria José. "A dança como visão do mundo: da grande modernidade à época atual". Prefácio para Poética da Dança Contemporânea, 6-15. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2012.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José. "Obras coreográficas e filmes de dança apresentados em Portugal". Posfácio para Poética da Dança Contemporânea, 385-394. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2012.
    Publicado
Recurso online
  1. Fazenda, Maria José. Kurt Jooss e Martha Graham, dois coreógrafos modernos no instável período entreguerras.. 2021. https://www.teatromunicipaldoporto.pt/imagens/História(s) da Dança sobre Martha Graham e Kurt Jooss.pdf.
  2. Fazenda, Maria José. Companhia Nacional de Bailado. 2020. http://hdl.handle.net/10400.21/12236.
  3. Fazenda, Maria José. Merce Cunningham, uma revolução tranquila. 2020. https://www.teatromunicipaldoporto.pt/imagens/Historias%20da%20Danca_Merce%20Cunningham.pdf.
  4. Fazenda, Maria José. As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias : as linguagens de Jérôme Bel, Montalvo/Hervieu, Shobana Jeyasingh e Akram Khan. 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/2580.

Artística / Interpretação

Guião
  1. Fazenda, Maria José. Colaboração com o realizador Marco Martins na construção do argumento do filme "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)". 2022.
Distinções

Prémio

2021 Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2018-20.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal
2017 Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2014-16.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal