???global.info.a_carregar???
Cleidson Venturine. Concluiu o(a) Master em Mestrado Profissional em Ensino de Física em 2014/06/03 pelo(a) Universidade Federal do Espírito Santo e Licence em Física em 2007/12/02 pelo(a) Universidade Federal do Espírito Santo. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 1 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Investigação qualitativa; Ciências da educação; Metodologia de investigação; Investigação-ação; Recolha de dados; Técnicas pedagógicas; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cleidson Venturine

Nomes de citação

  • Venturine, Cleidson
  • Venturine, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
C41A-4849-7E64
ORCID iD
0000-0002-5858-733X
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/2380810399748837

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2012/08/08 - 2014/06/03
Concluído
Mestrado Profissional em Ensino de Física (Master)
Especialização em Ensino de Física
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
"A primeira revolução industrial e o desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência como ferramenta de apoio ao ensino de Física." (TESE/DISSERTAÇÃO)
8.82 (máximo 10)
2002/05/01 - 2007/12/02
Concluído
Física (Licence)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
7,177
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/03/31 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil
Instituto Federal do Espírito Santo - campus São Mateus, Brasil
2010/05/10 - 2016/03/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Linhares, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cleidson Venturine; Isabel Malaquias. "HISTORY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN THE CONTEXT OF STEAM EDUCATION: A NON-FORMAL EDUCATION PROJECT FOR THE DEVELOPMENT OF SCIENTIFIC LITERACY IN BASIC SCHOOL STUDENTS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1762
  2. Venturine, Cleidson; Malaquias, Isabel. "História da ciência em projetos steam: contribuições possíveis". Trabalho apresentado em VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  3. Venturine, Cleidson; Ribeiro, J. J. K.. "Potencialidades de um experimento didático de física por videoanálise: estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - campus São Mateus". Trabalho apresentado em Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020), Vila Real, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Venturine, Cleidson; Malaquias, Isabel. "História da ciência, educação STEAM e literacia científica: possíveis intersecções". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 25 (2022): 196-208. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp196-208.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/2178-2911.2022v25espp196-208
Capítulo de livro
  1. Sá, Patrícia (Org.); Costa, António Pedro (Org.); Moreira, António (Org.); Alves, Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara; Nascimento, Ana; Ulhôa, Andrea; Batista, Bruna; et al. "TESTES ESTATÍSTICOS: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EM PESQUISAS QUANTITATIVAS". In Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, 87-101. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado • 10.34624/ka02-fq42
  2. Venturine, Cleidson; ALMEIDA, G. B. S.; PEROVANO, Laís Perpetuo. "Elaboração de recurso didático para o ensino de Física voltado à escolarização de um estudante com paralisia cerebral". In Práticas inclusivas: saberes, estratégias e recursos didáticos, editado por PEROVANO, Laís Perpetuo, 64-75. Campos dos Goytacazes, Brasil: Encontrografia, 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. VENTURINE, Cleidson; PEROVANO, Laís Perpetuo. "Estratégias para o ensino de física no processo de escolarização de um estudante com paralisia cerebral". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, Campos dos Goytacazes, 2019.
    Publicado • 10.29327/15390.1-2
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/04 HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM PROJETOS STEAM: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/11/27 História da ciência, educação STEAM e literacia científica: possíveis intersecções VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2020/11/05 POTENCIALIDADES DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO DE FÍSICA POR VIDEOANÁLISE: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SÃO MATEUS Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)