Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cleidson Venturine
Nomes de citação
- Venturine, Cleidson
- Venturine, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C41A-4849-7E64
- ORCID iD
- 0000-0002-5858-733X
- LattesiD
- http://lattes.cnpq.br/2380810399748837
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/08/08 - 2014/06/03
Concluído
|
Mestrado Profissional em Ensino de Física (Master)
Especialização em Ensino de Física
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
"A primeira revolução industrial e o desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência como ferramenta de apoio ao ensino
de Física." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
8.82 (máximo 10) |
2002/05/01 - 2007/12/02
Concluído
|
Física (Licence)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
7,177 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/03/31 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil |
Instituto Federal do Espírito Santo - campus São Mateus, Brasil | ||
2010/05/10 - 2016/03/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil |
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Linhares, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/02/04 | HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM PROJETOS STEAM: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS | VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/11/27 | História da ciência, educação STEAM e literacia científica: possíveis intersecções | VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2020/11/05 | POTENCIALIDADES DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO DE FÍSICA POR VIDEOANÁLISE: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SÃO MATEUS | Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|