Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- MARIA TERESA BIXIRAO NETO
Nomes de citação
- NETO, T.
- Neto, T.B.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C213-B5BA-DFBC
- ORCID iD
- 0000-0001-9002-2155
Moradas
- Avenida João Corte Real n.º 207, 3830-751, Praia da Barra, Ilhavo, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | ||
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Doutoramento em Didática e Formação/Doutoramento Europeu (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Desenvolvimento do Raciocínio Dedutivo ao Nível do Ensino Secundário: Recurso a Geometrias Planas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada (Unanimidade) |
1998
Concluído
|
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Especialização em Matemática
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Aprovada (Unanimidade) |
1983
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/07/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1995 - 2009 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1983 - 1995 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/01 - 2028/01/31 | Inteligencia Aumentada en Educación Matemática mediante Modelización, Razonamiento Automático e Inteligencia Artificial
Associate member
Consejería de Educación, Ciencia y Universidades, Comunidad de Madrid. Proyectos Grupos de Investigación I+D en Procesos Humanos
y Sociales 2024, Espanha
|
Em curso
|
2024/05/13 - 2026/12/31 | Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe - ERGUES
ERGUES
Team member
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2023/10/01 - 2026/09/30 | OPEN UNIVERSAL STEAM FOR ALL
2023-1-ES01-KA220-SCH-000166940
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Erasmus |
2022 - 2024/12/30 | EduCITY - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos
PTDC/CED-EDG/0197/2021
Investigador
|
Em curso
|
2020/12/01 - 2022/09/30 | Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe - PAISE-STP
Assessoria Técnica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2018 - 2020 | Projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo, entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências
da Educação da Huíla (ISCED-HUILA
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
Orientador
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/06/01 - 2019/11/30 | EduPARK - Mobile Learning, Augmented Reality and Geocaching in Science Education ¿ an innovator design-based research project
POCI-01-0145-FEDER-016542
|
Concluído
|
2013 - 2016 | Evaluación y desarrollo de competencias matemáticas y didácticas en la formación inicial de maestros: Visualización y razonamiento
algebraico elemental
EDU2013-41141-
Investigador
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
|
2013 - 2016 | Projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo, entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências
da Educação da Huíla (ISCED-HUILA
projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo
Orientador
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
Concluído
|
2014 - 2015 | Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português
FCT/8226/18/9/2014/S
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/01/01 - 2013/12/31 | Formar Mais – Formação Contínua de Professores em Timor-Leste
Orientador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2009 - 2013 | Falar português: Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua Fundação Calouste Gulbenkian Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1995 - 1998 | Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP
7- ACP RPR 098
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2016 | Projeto “Ser Mais Valia” da Fundação Calouste Gulbenkian.
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12/04 | Training Mathematics Teachers Programs - Analysis of Some Examples | 3rd PAMES 2019, African Mathematical Union Commission on Mathematics Education in Africa (AMU-CMEA)
African Mathematical Union Commission on Mathematics Education in Africa (AMU-CMEA) (Luanda, Angola)
|
2019/07/13 | Abordagem visual na resolução de problemas geométricos, conferência com discussão, apresentada a convite, no PROFMAT | PROFMAT
APM- Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Linhas orientadoras para a formação contínua de Professores Angolanos em serviço no 1º Ciclo do Ensino Secundário no âmbito
da Álgebra e Geometria
Orientador
|
Pós doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | A autorregulação e a Ansiedade no estudo da Matemática por estudantes de Cursos Profissionais
Orientador
|
Pós doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09/01 - Atual | Abordagem dinâmica da geometria num curso de formação inicial de professores em Angola
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Área de Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09/01 - Atual | Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em
Angola
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09/01 - Atual | Fatores Influenciadores do Desempenho de Estudantes Portugueses em Literacia Matemática no Pisa: Estudo Comparativo entre
Portugal e Países com Melhores e Piores Classificações
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2020/01/24 | Avaliação do Impacto do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola, na Formação Inicial de Professores de Matemática
para o I Ciclo do Ensino Secundário de Namibe
Orientador de Luís Kamuele
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2019/12 | Tarefas de visualização espacial uma experiência com alunos de 3.ºano
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2019/05 | Desenvolvimento de Aprendizagem em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/09/01 - 2019/01/24 | Avaliação do Impacto do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola, na Formação Inicial de Professores de Matemática
para o I Ciclo do Ensino Secundário de Namibe
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2018/09/16 | Raciocínio Algébrico na Formação Inicial de Professores em Timor-Leste
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2018 | Educação para a Cidadania: Atividades no Projeto EduPARK com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017/12 | Resolução de Problemas Realistas com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017/12 | Experiências de Aprendizagem de Geometria e Medida Integradas no Projeto EduPARK", Universidade de Aveiro
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017/07 | Educação, Matemática e Cultura: Desafios Integrados no Projeto EduPARK para Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017/07 | Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: Experiência Indoor e Outdoor no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2015/07 | Avaliação e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico numa turma do 10.º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2015 | O Ensino e a Aprendizagem das Funções trigonométricas, na 11ª Classe do 2º Ciclo do Ensino Secundário
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado) |
2012 - 2015 | A Notação Científica no Programa de Matemática da 9ª Classe. Ligação entre a Matemática e Física
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado) |
2012 - 2014/07 | Argumentação Matemática: Uma Experiência de Ensino com Alunos do 9º Ano
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2014/07 | O processo de melhoria do questionamento de um professor estagiário
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2014/04/06 | Avaliação Curricular da Matemática: Cursos Profissionais Nível III
Orientador
|
Didática e Formação, Ramo Avaliação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2014 | Proposta Didáctica para Favorecer a Educação Ambiental através da Matemática: Experiências com Alunos da 12ª Classe do 2º
Ciclo em Ndalatando
Orientador
|
7. Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática -Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado) |
2012 - 2014 | Uma Alternativa de Programa de Matemática da 12ª Classe da Escola de Formação de Professores do I Ciclo do Ensino Secundário
Patrice Lumumba - Namibe
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado) |
2012 - 2014 | Resolução de Problemas Algébricos no 1º ano do Curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Namibe
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado) |
2011 - 2013/06 | Modelação Matemática: Uma Experiência de Ensino com Alunos do 12 º Ano
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2013/06 | Os Números Figurados e a Sequência de Fibonacci no Ensino Básico
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03/07 - 2020/03/14 | Encontro - Matemática com Vida (1.ª edição), enquadra-se na vertente Labs Convida estruturas funcionais do Centro de Investigação
Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF) (2020/03/07 - 2020/03/14)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/11/08 - 2018/11/10 | VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional | Universidade de Trás Os Montes e Alto Douro (UTAD) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Revista Quadrante (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2015 - Atual | Relime, Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (1665-2436) | Comité Latinoamericano de Matemática Educativa |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2033/11/01 | PAISE-STP (Assessoria técnica no PROJETO DE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Consultora no Projeto Projeto Escola+, Fase II, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (MECCC), no âmbito da Avaliação Aferida na disciplina de Matemática que decorreu no ano letivo 2016/2017 e abrangeu os alunos da 9ª e da 12ª classes nas disciplinas de Port | |
2015 - 2016 | Consultora no Projeto Projeto Escola+, Fase I, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (MECCC), no âmbito da formação de professores do Ensino Secundário na área da Geometria. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | Associação Ser Mais Valia – Associação de Voluntariado para a Cidadania e Desenvolvimento (S.M.V.) | Missões de voluntariado no ãmbito da Formação de Professores |
2015/09/01 - Atual | Cátedra Ibérica CTS + I da OEI (OEI) | Membro efetivo |
2015 - Atual | Rede de Cátedras Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación (CTS+I) da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) | Sócia e participante na realização de seminários, congressos e publicações. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Comissão Coordenadora do Programa Doutoral Educação, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade -
Coordenadora do Percurso Didática e Desenvolvimento Curricular
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/10/01 - Atual | Membro do Comité Científico do Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação da Qualidade do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/09/01 - Atual | Curso de Mestrado Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (Vice-presidente)
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/03/05 - 2016/03/06 | Comité Técnico-Científico do Seminario “El Papel del Profesorado de Matemáticas para la Promoción de los Estudios Científicos
e Ingenierías y para la Ciudadanía"
Membro
|
Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, Espanha |
Distinções
Outra distinção
2018 | ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning
The European Consortium of Innovative Universities, Países Baixos
|