???global.info.a_carregar???
Teresa Bixirão Neto holds a PhD (European PhD) in Didactics of Mathematics from the University of Aveiro (Portugal), and is currently an assistant professor in the Department of Education and Psychology at the University of Aveiro, as well as a member of the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers - CIDTFF. She is involved in several research projects in the area of teacher training in mathematics, and in Cooperation projects for the Development of Countries in the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP). She has developed ongoing collaborations with the Department of Didactics of Mathematics at the University of Granada (Spain) as well as with the Higher Institute of Educational Sciences of Huíla, in Angola. She has supervised several in-house as well as collaborative Masters and PhD degrees, from which several articles have been published. Her primary focus of research is in the area of algebraic reasoning, geometric reasoning and in knowledge and professional skills of mathematics teachers. Another focus of investigation is the use of Augmented Reality (AR) in teacher training, both in formal and non-formal contexts, favoring diverse and innovative approaches to Mathematics Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA TERESA BIXIRAO NETO

Nomes de citação

  • NETO, T.
  • Neto, T.B.

Identificadores de autor

Ciência ID
C213-B5BA-DFBC
ORCID iD
0000-0001-9002-2155

Moradas

  • Avenida João Corte Real n.º 207, 3830-751, Praia da Barra, Ilhavo, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Doutoramento em Didática e Formação/Doutoramento Europeu (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Desenvolvimento do Raciocínio Dedutivo ao Nível do Ensino Secundário: Recurso a Geometrias Planas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada (Unanimidade)
1998
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Especialização em Matemática
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada (Unanimidade)
1983
Concluído
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/07/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - 2009 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 1995 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025/01/01 - 2028/01/31 Inteligencia Aumentada en Educación Matemática mediante Modelización, Razonamiento Automático e Inteligencia Artificial
Associate member
Consejería de Educación, Ciencia y Universidades, Comunidad de Madrid. Proyectos Grupos de Investigación I+D en Procesos Humanos y Sociales 2024, Espanha
Em curso
2024/05/13 - 2026/12/31 Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe - ERGUES
ERGUES
Team member
Universidade de Aveiro, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2023/10/01 - 2026/09/30 OPEN UNIVERSAL STEAM FOR ALL
2023-1-ES01-KA220-SCH-000166940
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus
2022 - 2024/12/30 EduCITY - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos
PTDC/CED-EDG/0197/2021
Investigador
Em curso
2020/12/01 - 2022/09/30 Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe - PAISE-STP
Assessoria Técnica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2018 - 2020 Projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo, entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-HUILA
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
Orientador
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/06/01 - 2019/11/30 EduPARK - Mobile Learning, Augmented Reality and Geocaching in Science Education ¿ an innovator design-based research project
POCI-01-0145-FEDER-016542
Concluído
2013 - 2016 Evaluación y desarrollo de competencias matemáticas y didácticas en la formación inicial de maestros: Visualización y razonamiento algebraico elemental
EDU2013-41141-
Investigador
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
2013 - 2016 Projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo, entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-HUILA
projeto de colaboração científico-metodológico-investigativo
Orientador
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola

Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
Concluído
2014 - 2015 Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português
FCT/8226/18/9/2014/S
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/01/01 - 2013/12/31 Formar Mais – Formação Contínua de Professores em Timor-Leste
Orientador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2009 - 2013 Falar português: Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua

Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1995 - 1998 Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP
7- ACP RPR 098
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2016 Projeto “Ser Mais Valia” da Fundação Calouste Gulbenkian.
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Helena Costa; Ana Breda; Teresa Neto. "MATH PATHWAYS EMERGING FROM DESIGN THINKING METHODOLOGY". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0374
  2. Rodrigues, R.; Pombo, Lucia; Neto, T.B.. "Aprender a conservar a Natureza: jogo com Realidade Aumentada integrado na app interativa “EduPARK”". Trabalho apresentado em IV ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos, Évora, 2020.
    Publicado
  3. Rodrigues, R.; Pombo, L.; Neto, T... ""Aprender a conservar a Natureza: construção do guião educativo integrado na aplicaçãomóvel EduPARK". Trabalho apresentado em 5". Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020., Coimbra, 2020.
    No prelo
  4. Rodrigues, R., Pombo, L., & Neto, T. B.; Rodrigues, R.,; Lúcia Pombo. "Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem ao nível das atitudes de conservação da natureza". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos & 1st Internacional Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (CRIA 2019), Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  5. Costa, N., Mendes, M.C., Lopes, B., Matias, B.F. & Neto, T.. "Motivações de estudantes dos ISCED de Benguela e da Huíla (Angola) para a frequência de cursos de mestrado em Educação: Implicações para uma gestão estratégica de qualidade da formação pós - graduada". Trabalho apresentado em 8ª Conferência do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, FORGES 2018 “O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências”, Lisboa, 2018.
    Publicado
  6. Neto, T., & Pombo, L.; Lúcia Pombo. "Espaço indoor e outdoor no ensino da Geometria: uma experiência na Prática Pedagógica Supevisionada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática “O Ensino e a Aprendizagem da Geometria”, Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. Neto, T.B.. "A formação de professores a partir de componentes do EOS: Uma Experiência de Formação Contínua em São Tomé e Príncipe". Trabalho apresentado em Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, 2017.
    Publicado
  8. Neto, T.B.. "An Onto-semiotic Analysis of a Modeling Task Involving Linear Function". Trabalho apresentado em 7th Annual International Conference on Education & e-Learning - EeL, 2017.
    Publicado
  9. Godino J.D., Neto T., Wilhelmi M.R. "Analysis of Algebraic Reasoning and Its Different Levels in Primary and Secondary Education". Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education - ICME-13, Hamburgo, 2017.
    Publicado
  10. Neto, T.B.. "Análise da dimensão normativa de um programa de formação inicial de professores de matemáticas em Namibe – Angola". Trabalho apresentado em Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemático, Granada, 2017.
    Publicado
  11. Neto, T.B.. "O impacto do programa de formação no desenvolvimento do conhecimento didático - matemático dos futuros professores de matemática em Timor - Leste". Trabalho apresentado em Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, Granada, 2017.
    Publicado
  12. Nogueira, I.C., & Neto, T. "Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana.". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2017.
    Publicado
  13. Godino, J.D., Neto, T., Wilhelmi, M.R., Aké, L., Etchegaray, S., & Lasa, A. "Algebraic reasoning levels in primary and secondary education.". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 9, Praga, 2015.
    Publicado
  14. Neto, Teresa B; Nascimento, Eimard G. A. "Aplicação do LABGG para o ensino básico em Matemática: Aula dinâmica com animação aplicada a funções do primeiro e do segundo grau". Trabalho apresentado em Educación Matemática en las Américas 2015, México, 2015.
    Publicado
  15. Paxe, A., Neto, T.B. & Elpídio, L.. "Matemática Realista – Uma Experiência com Alunos da 12.ª Classe do 2.º Ciclo em Angola". Trabalho apresentado em : Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  16. Xuhua, S., Neto, T.B., & Ordóñez, L.E.. "Different features of task design associated with goals and pedagogies in Chinese and Portuguese textbooks: The case of addition and subtraction.". Trabalho apresentado em Task Design in Mathematics Educatio - ICMI Study 22, 2013.
    Publicado
  17. Neto, T.B., & Sun, X.. "Design and analysis of mathematical tasks using the onto-semiotic approach.". Trabalho apresentado em 12th International Congress on Mathematical Education - ICME-12, Seoul, 2012.
  18. Neto, T.B.; Neto, T.B.. "Diferentes enfoques teóricos de investigação sobre o ensino e aprendizagem da demonstração em geometria". Trabalho apresentado em 14º Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Lleida, 2011.
    Publicado
  19. Santos, S., & Neto, T.B. "Avaliação da Gestão Curricular da Matemática nos Cursos Profissionais de nível III do Ensino Secundário em Portugal: Um Estudo de Caso". Trabalho apresentado em .), Aprender ao longo da vida - contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação, 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, Braga, 2011.
    Publicado
  20. Santos, S., Neto, T.B., & Loureiro, M.J.. "Mathematical modeling in third level professional courses in portuguese secondary education: an evaluation referential". Trabalho apresentado em ICERI2011 Conference - 4th International Conference of Education, Research and Innovation, 2011.
    Publicado
  21. Neto, T.B., M., Breda, A., Costa, N., & Godino, J. D. "Resorting to non-Euclidean plane geometries to develop deductive reasoning an onto-semiotic approach". Trabalho apresentado em ICMI Study 19 conference: Proof and Proving in Mathematics Education, Taipei, 2009.
Artigo em revista
  1. Marques, Daniela; Neto, Teresa B.; Guerra, Cecília; Viseu, Floriano; Aires, Ana Paula; Mota, Marina; Ravara, Ascensão. "A STEAM Experience in the Mathematics Classroom: The Role of a Science Cartoon". Education Sciences 13 4 (2023): 392. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13040392.
    10.3390/educsci13040392
  2. Ana Catarina Silva; Floriano Viseu; Ana Paula Aires; Teresa B. Neto. "Investigative Activities for Statistics Learning with 1st Grade Portuguese Students". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12100665.
    10.3390/educsci12100665
  3. Abel Encarnação; Teresa Neto; Ana Breda. "A formação de professores no âmbito de competências do raciocínio geométrico: uma revisão de literatura". INTERMATHS (2022): https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10477.
    10.22481/intermaths.v3i1.10477
  4. Neto, T.B.. "A formação inicial de professores para uma Educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK". Saber & Educar 1 28 (2020): 1-12. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol28.392.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Teresa B. Neto; Luis Kamuele; Maria de Natividade. "Assessing the didactic and mathematical knowledge of prospective mathematics teachers in Namibe, Angola". Afrika Matematika (2019): https://doi.org/10.1007/s13370-019-00747-3.
    10.1007/s13370-019-00747-3
  6. Pinto, J., Neto, T. B., & Silva, J. C.. "Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses, singapurenses, holandeses, espanhóis e brasileiros em Literacia Matemática no PISA: Revisão Integrativa". Revista de Estudios y Experiencias en Educación 18 37 (2019): 41-60. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20191837dapiedade7.
    10.21703/rexe.20191837dapiedade7
  7. Rodrigues, R., Carvalho, M., Pombo, L., & Neto, T. B.. "Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: Desafios para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 211-226. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6134/4721.
    Publicado
  8. Pinto, Joaquim; Silva, Jaime Carvalho e; Bixirão Neto, Teresa. "Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativa". Ciência & Educação (Bauru) 22 4 (2016): 837-853. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040002.
    Publicado • 10.1590/1516-731320160040002
  9. Vaz, S., Suharman, L., & Neto, T.. "Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano". Indagatio Didactica 8 5 (2016): 79-208. https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2476.
    Publicado
  10. Suharman,L. Y. W., & Neto, T. B. ). "O Raciocínio Algébrico de Futuros Professores de Matemática em Timor-Leste: Análise de um Inquérito por Questionário". VIDYA 36 1 (2016): 135-160. https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1786.
    Publicado
  11. Godino, J.D., Wilhelmi, M.R., Neto, T., Blanco, T. F., Contreras, A., Díaz-Batanero, C., Estepa, A., & Lasa, A.. "Evaluación de conocimientos didáctico - matemáticos sobre razonamiento algebraico elemental de futuros maestros". Revista de Educación 370 (2015): 199-228.
    Publicado • 10.4438/1988-592X-RE-2015-370-303
  12. Godino, Juan D.; Aké, Lilia; Contreras, Ángel; Estepa, Antonio; Fernandez, Teresa; Neto, Teresa; Wilhelmi, Miguel R.; et al. "Designing a questionnaire for assessing the didactic-mathematical knowledge on elementary algebraic reasoning". Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas 33 1 (2015): 127. http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1468.
    Publicado • 10.5565/rev/ensciencias.1468
  13. Neto, T.B.; Godino, J. D., Neto, T., Wilhelmi, M. R., Aké, L., Etchegaray, S., & Lasa, A.. "Evaluación de conocimientos didáctico - matemáticos sobre razonamiento algebraico elemental de futuros maestros". Revista de Educación 370 (2015): 117-142. http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2015/370/370-8.html.
  14. Godino, J. D., Neto, T., Wilhelmi, M. R., Aké, L., Etchegaray, S., & Lasa, A.. "Niveles de algebrización de las prácticas matemáticas escolares. Articulación de las perspectivas ontosemiótica y antropológica". Avances de Investigación en Educación Matemática 8 (2015): 117-142. https://www.ugr.es/~jgodino/eos/Godino_RAE-PRI-SEC.pdf.
    Publicado
  15. Castro, A., Santana, F., Neto, T., & Órfão, I.. "Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra". Indagatio Didactica 5 1 (2014): 127-148.
    Publicado
  16. Godino, J.D. & Neto, T.. "Actividades de iniciación a la investigación en educación matemática.". UNO. Revista de Didáctica de la Matemática 63 (2013): 69. https://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_UNO_63_2013.pdf.
    Publicado
  17. Santos, S., Neto, T.B., & Loureiro, M.J.. "Modelação e aplicação matemática nos cursos profissionais do ensino secundário: um referencial de avaliação". VIDYA 32 1 (2012):
    Publicado
  18. Gonzato, M., Godino, J.D. & Neto, T.B.. "Evaluación de conocimientos didáctico-matemáticos sobre la visualización de objetos tridimensionales". Educación Matemática 23 3 (2011): 5-37. https://www.ugr.es/~jgodino/eos/gonzato_godino_neto%20visualizacion.pdf.
    Publicado
  19. Neto, T.B., Breda, A., & Godino, J.D.. "Desenvolvimento do Raciocínio Dedutivo ao Nível do Ensino Secundário: Recurso a Geometrias Planas". Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática 20 1 (2011): 83-100.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Neto, T.B.. "Diseño de un cuestionario para evaluar conocimientos didáctico-matemáticos sobre razonamiento algebraico elemental", 2015
Capítulo de livro
  1. Neto, T.B.. "Resolução de problemas geométricos". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria, 1-95. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  2. Burgos, M., Giacomone, B., Godino, J. D., & Neto, T.. "Developing the onto-semiotic analysis competence of prospective mathematics teachers using proportionality tasks". In RED8- Educación matemática y formación de profesores. Alicante, Espanha: Universidade de Alicante, 2019.
    No prelo
  3. Burgos, M., Giacomone, B., Godino, J. D., & Neto, T.. "Desarrollo de la competencia de análisis ontosemiótico de futuros profesores de matemáticas mediante tareas de proporcionalidad". In Investigación sobre el profesor de matemáticas: práctica de aula, conocimiento, competencia y desarrollo profesional, editado por E. Badillo, N. Climent, C. Fernández y M.T. González, 241-261. Salamanca, Espanha: Universidad Salamanca, 2019.
    Publicado
  4. Pombo, L.; & Neto, T.; Pombo, Lucia. "EduPARK, uma lufada de ar fresco na Formação Inicial e Contínua de Professores". In Ciencia cordial. Un desafío educativo, editado por Mariano Martín Gordillo e Isabel P. Martins, 78-89. Madrid, Espanha: Los libros de la Catarata, Grupo CTS, 2018.
    Publicado
  5. Neto, T.B.. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". In Experiências de inovação didática no ensino superior, 129-148. Lisboa, Portugal: Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
Manual
  1. José Bessa, Lucinda Serra, Teresa Neto.. Matemática – Manual do Aluno, 12º ano de escolaridade. Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Publicado
  2. Teresa Neto, José Bessa, Lucinda Serra. Matemática – Guia do Professor, 12º ano de escolaridade. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Publicado
  3. Neto, T.B.. Matemática – Manual do Aluno, 11º ano de escolaridade. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timoe-Leste. 2013.
    Publicado
  4. Serra, L., Neto, T., & Bessa, J.. Matemática – Guia do Professor, 11º ano de escolaridade. Timor-Leste. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timoe-Leste. 2013.
    Publicado
  5. Serra, L., Neto, T., & Bessa, J. Matemática – Manual do Aluno, 10º ano de escolaridade. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012.
    Publicado
  6. Serra, L., Neto, T., & Bessa, J.. Matemática – Guia do Professor, 10º ano de escolaridade. Díli, Timor - Leste. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pombo, L.; Marques, M.M., Lucas, M., Carlos, V., Guerra, C., Moreira, A., Loureiro, M. João, Loureiro, M. José. "Práticas de Ciência Aberta no EduPARK". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF: Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
  2. Pombo, L.. "EduPARK e Formação Inicial de futuros profissionais em Educação – uma relação de simbiose". Trabalho apresentado em Teaching Day 2017 - “A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação”- University of Aveiro, Aveiro, 2017.
  3. Vaz, S., Neto, T., & Órfão, I.. "Task Design with Geogebra 3D". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, 2015.
Resumo em conferência
  1. Pombo, Lucia. "Formação inicial de professores de matemática para os primeiros anos de escolaridade: espaços indoor e outdoor no ensino da geometria". Trabalho apresentado em XXI Simposio SEIEM/Sociedad Española de Investigación en Educación Matematica, Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Programa de Economia e Métodos Quantitativos -10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade. No âmbito do Projeto de Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste, coube a uma Equipa da qual fui cocoordenadora, elaborar o Programa para os três anos de escolaridade, 10-11-12.º anos, para a disciplina de Economia e Métodos Quantitativos.. 2012. Pinho, C., & Neto, T. https://www.ua.pt/esgtimor/PageText.aspx?id=16803.
  2. Programa de Matemática do Ensino Secundário Geral - 10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade (Timor-Leste). No âmbito do Projeto de Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste, coube a uma Equipa da qual fui a coordenadora, elaborar o Programa para os três anos de escolaridade, 10-11-12.º anos, para a disciplina de Matemática.. 2011. 8. Neto, T. , Serra, L. & Bessa, J.. https://www.ua.pt/esgtimor/PageText.aspx?id=16803.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/04 Training Mathematics Teachers Programs - Analysis of Some Examples 3rd PAMES 2019, African Mathematical Union Commission on Mathematics Education in Africa (AMU-CMEA)
African Mathematical Union Commission on Mathematics Education in Africa (AMU-CMEA) (Luanda, Angola)
2019/07/13 Abordagem visual na resolução de problemas geométricos, conferência com discussão, apresentada a convite, no PROFMAT PROFMAT
APM- Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual Linhas orientadoras para a formação contínua de Professores Angolanos em serviço no 1º Ciclo do Ensino Secundário no âmbito da Álgebra e Geometria
Orientador
Pós doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/01 - Atual A autorregulação e a Ansiedade no estudo da Matemática por estudantes de Cursos Profissionais
Orientador
Pós doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/01 - Atual Abordagem dinâmica da geometria num curso de formação inicial de professores em Angola
Orientador
Doutoramento em Educação, Área de Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/01 - Atual Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola
Orientador
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/09/01 - Atual Fatores Influenciadores do Desempenho de Estudantes Portugueses em Literacia Matemática no Pisa: Estudo Comparativo entre Portugal e Países com Melhores e Piores Classificações
Orientador
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2020/01/24 Avaliação do Impacto do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola, na Formação Inicial de Professores de Matemática para o I Ciclo do Ensino Secundário de Namibe
Orientador de Luís Kamuele
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019/12 Tarefas de visualização espacial uma experiência com alunos de 3.ºano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019/05 Desenvolvimento de Aprendizagem em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/01 - 2019/01/24 Avaliação do Impacto do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola, na Formação Inicial de Professores de Matemática para o I Ciclo do Ensino Secundário de Namibe
Orientador
Doutoramento em Educação, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2018/09/16 Raciocínio Algébrico na Formação Inicial de Professores em Timor-Leste
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Educação para a Cidadania: Atividades no Projeto EduPARK com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2017/12 Resolução de Problemas Realistas com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2017/12 Experiências de Aprendizagem de Geometria e Medida Integradas no Projeto EduPARK", Universidade de Aveiro
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2017/07 Educação, Matemática e Cultura: Desafios Integrados no Projeto EduPARK para Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2017/07 Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: Experiência Indoor e Outdoor no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2015/07 Avaliação e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico numa turma do 10.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2015 O Ensino e a Aprendizagem das Funções trigonométricas, na 11ª Classe do 2º Ciclo do Ensino Secundário
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado)
2012 - 2015 A Notação Científica no Programa de Matemática da 9ª Classe. Ligação entre a Matemática e Física
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado)
2012 - 2014/07 Argumentação Matemática: Uma Experiência de Ensino com Alunos do 9º Ano
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2014/07 O processo de melhoria do questionamento de um professor estagiário
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2014/04/06 Avaliação Curricular da Matemática: Cursos Profissionais Nível III
Orientador
Didática e Formação, Ramo Avaliação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2014 Proposta Didáctica para Favorecer a Educação Ambiental através da Matemática: Experiências com Alunos da 12ª Classe do 2º Ciclo em Ndalatando
Orientador
7. Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática -Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado)
2012 - 2014 Uma Alternativa de Programa de Matemática da 12ª Classe da Escola de Formação de Professores do I Ciclo do Ensino Secundário Patrice Lumumba - Namibe
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado)
2012 - 2014 Resolução de Problemas Algébricos no 1º ano do Curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Namibe
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências/ Ramo de Matemática - Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED – Huíla, Angola (Mestrado)
2011 - 2013/06 Modelação Matemática: Uma Experiência de Ensino com Alunos do 12 º Ano
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2013/06 Os Números Figurados e a Sequência de Fibonacci no Ensino Básico
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/03/07 - 2020/03/14 Encontro - Matemática com Vida (1.ª edição), enquadra-se na vertente Labs Convida estruturas funcionais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF) (2020/03/07 - 2020/03/14)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/11/08 - 2018/11/10 VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional Universidade de Trás Os Montes e Alto Douro (UTAD)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Revista Quadrante (2183-2838) Associação de Professores de Matemática
2015 - Atual Relime, Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (1665-2436) Comité Latinoamericano de Matemática Educativa

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/10/01 - 2033/11/01 PAISE-STP (Assessoria técnica no PROJETO DE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Consultora no Projeto Projeto Escola+, Fase II, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (MECCC), no âmbito da Avaliação Aferida na disciplina de Matemática que decorreu no ano letivo 2016/2017 e abrangeu os alunos da 9ª e da 12ª classes nas disciplinas de Port
2015 - 2016 Consultora no Projeto Projeto Escola+, Fase I, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (MECCC), no âmbito da formação de professores do Ensino Secundário na área da Geometria.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Associação Ser Mais Valia – Associação de Voluntariado para a Cidadania e Desenvolvimento (S.M.V.) Missões de voluntariado no ãmbito da Formação de Professores
2015/09/01 - Atual Cátedra Ibérica CTS + I da OEI (OEI) Membro efetivo
2015 - Atual Rede de Cátedras Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación (CTS+I) da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) Sócia e participante na realização de seminários, congressos e publicações.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Comissão Coordenadora do Programa Doutoral Educação, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade - Coordenadora do Percurso Didática e Desenvolvimento Curricular
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/10/01 - Atual Membro do Comité Científico do Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão de Avaliação da Qualidade do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/01 - Atual Curso de Mestrado Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (Vice-presidente)
Presidente / Vice-presidente
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/03/05 - 2016/03/06 Comité Técnico-Científico do Seminario “El Papel del Profesorado de Matemáticas para la Promoción de los Estudios Científicos e Ingenierías y para la Ciudadanía"
Membro
Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, Espanha
Distinções

Outra distinção

2018 ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning
The European Consortium of Innovative Universities, Países Baixos