???global.info.a_carregar???
Maria João Pires da Rosa holds a degree in Chemical Engineering (1996), by the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, and a PhD on Industrial Management (2003), by the University of Aveiro. She is as an Associate Professor at the Economics, Management, Industrial Engineering and Tourism Department of the University of Aveiro, where she has been teaching different curricular units, such as Quality Management, Advanced Techniques of Quality Management, Statistical Techniques and Operations Management. She is a senior researcher at CIPES (Centre for Research in Higher Education Policies) and a researcher at GOVCOPP (Competitiveness, Governance and Public Policies). Her main research topics lie in the area of quality management, with a special focus on the higher education sector. She has been involved in different research projects and has publications in relevant journals in the field, including Total Quality Management & Business Excellence, Research Policy, International Journal of Quality and Reliability Management, TQM Journal, Quality in Higher Education, European Journal of Operational Research, European Journal of Education and Minerva. She is co-editor, among others, of the books Quality Assurance in Higher Education. Trends in Regulation, Translation and Transformation (2007), Quality Assurance in Higher Education. Contemporary Debates (2014), Qualidade em Ação (2014), Cross-Border Higher Education and Quality Assurance. Commerce, the Services Directive and Governing Higher Education (2016), European Higher Education and the Internal Market. Tensions between European Policy and National Sovereignty (2018) and Research Handbook on Academic Careers and Managing Academics (2022). She is the secretary general of CHER - Consortium for Higher Education Researchers; a member of EAIR - The European Higher Education Society; and an associate member of the APQ (The Portuguese Association for Quality).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Machado Pires da Rosa

Nomes de citação

  • Rosa, Maria J.

Identificadores de autor

Ciência ID
C11E-0990-CA4D
ORCID iD
0000-0003-2956-6801
Researcher Id
H-8583-2013
Scopus Author Id
55647165673

Endereços de correio eletrónico

  • m.joao@ua.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 234370361 (Profissional)
Telemóvel
  • 962555079 (Pessoal)

Moradas

  • DEGEIT - Universidade de Aveiro. Campus Universitário de Santiago, 3810, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias
Formação
Grau Classificação
2003/12/17
Concluído
Doutoramento em Gestão Industrial / PhD in Industrial Management (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Definição de Bases Estratégicas e de Excelência para o Desenvolvimento do Ensino Superior em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1996
Concluído
Licenciatura em Engenharia Química / Chemical Engineering (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"não houve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom (15 Valores)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
2000/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2008/09/15 - 2023/04/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/05/01 - 2008/09/14 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/09/15 - 2004/04/30 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/01/01 - 2002 PhD Student Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1999/01/01 - 2002/11/30 DEFINIÇÃO DE BASES ESTRATÉGICAS E DE EXCELÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR
PRAXIS XXI/BD/18021/98
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01 - 2026/12 HESPRI - Elevating Higher Education public policies: an empowering SPRIngboard
101086224
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Horizon 2020
Em curso
2023/03/01 - 2026/02/28 A autonomia no Ensino Superior na Europa: tendências supranacionais, nacionais e institucionais
2022.03986.PTDC
175781PRJ
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/03 - 2026/02 Reconfiguração das missões da Universidade na Europa do conhecimento: a emergência da 'Universidade do Futuro'
176034PRJ
2022.04049.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/10 - 2024/05 Doc-Park - Educação Doutoral em Âmbito de Parque de Ciência e Tecnologia
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
2020/09 - 2022/12 SMART-QUAL Structured indicators to manage HEI Quality System Project
2020-1-BE01-KA203-074900
Investigador
Universidade de Aveiro - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2018/09 - 2022/08 S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07/23 - 2022/04/22 Turismo acessível: cocriação de experiências turísticas através de sistemas inteligentes com base na Web
PTDC/EGE-OGE/30376/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/04/02 - 2022/03/31 Parcerias na produção de conhecimento - Crenças, Estratégias e Tensões
PTDC/CPO-ORG/29427/2017
Investigador
Universidade de Aveiro - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/12 - 2021/11 LTSHE - Learning and Teaching Space in Higher Education
2019-1-UK01-KA203-061968
Investigador
Universidade de Aveiro - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2017/12 - 2020/08 SQELT - Sustainable Quality Enhancement in Higher Education Learning and Teaching. Integrative Core Dataset and Performance Data Analytics
2017-1-DE01-KA203-003527
Investigador
Universidade de Aveiro - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UID/CED/00757/2019
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas
UID/CPO/04058/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 ATENA - Saber para intervir: Observatório para a Educação
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
2014/08 - 2016/02 As Instituições de Ensino Superior Politécnico no Sistema Científico e Tecnológico Nacional: eficácia e territorialização da sua missão. Construção de um Quadro de Indicadores sobre o Desempenho das IESP no que se refere a atividades de Investigação Aplicada e Criação Cultural e o seu impacto para a
Projeto 05/INDICADORES/2014
Investigador responsável
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2013/04/01 - 2015/12/31 Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Institucionais: Mapeando a Transformação das Instituições de Ensino Superior Portuguesas no Dealbar do Século XXI
EXCL/IVC-PEC/0789/2012
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/01 - 2014/12 Desempenho das Escolas Portuguesas - Que Fatores fazem a diferença?
622.402.013
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
PO Assistência Técnica FSE (QREN)
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4058 - 2011-2012
PEst-C/CJP/UI4058/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 757 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0757/2011
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01 - 2012/12 IBAR - Identifying Barriers in Promoting the European Standards and Guidelines of Quality Assurance at Institutional Level and Making Recommendations as to How These Might be Addressed
CZ-KA1-2010-4663-511491_10.1.2011
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
European Commission
Concluído
2008/10/01 - 2012/03/31 Percepções das instituições de ensino superior e dos académios à avaliação e acreditação
PTDC/ESC/68884/2006
Investigador responsável
Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2010/12/31 Sucesso escolar nas escolas secundárias portuguesas: a importância da gestão do desempenho
FSE/CED/83520/2008
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/07/01 - 2008/11/30 Desenvolvimento de um modelo de medição de desempenho de escolas secundárias portuguesas
POCI/EGE/58611/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002/11 - 2004/12 HEIGLO - Higher Education Institutions´ Responses to Europeanisation, Internationalisation and Globalisation: Developing International Activities in a Multi-level Policy Context
SERD-2002- 00074
Investigador
Fifth Framework Programme
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Helena Alvelos; Ana Raquel Xambre; Maria João Rosa. "INDUSTRIAL ENGINEERING AND MANAGEMENT: WHAT AND HOW TO TEACH AND LEARN IN AN INTRODUCTORY COURSE". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0557
  2. Vânia Carlos; Sofia Bruckmann; Maria João Rosa. "REFLECTING ON NEXT GENERATION LEARNING AND TEACHING SPACES – THE VOICE OF THE ACADEMIC COMMUNITY". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0228
  3. Oliveira, D.; Rosa, M.J.; Alvelos, H.. "Quality 4.0: An exploratory literature review and avenues for future research". 2022.
  4. Theodor Leiber; Vânia Carlos; Sofia Bruckmann; Maria João Rosa. "PRINCIPLES OF DESIGN AND IMPLEMENTATION OF LEARNING AND TEACHING SPACES: LESSONS LEARNT FROM GERMAN AND PORTUGUESE HIGHER EDUCATION". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0067
  5. Silva.M.; Rosa, Maria J.; Teixeira, L.. "Supporting digital transformation using Business Process Management: Proposal of a digital tool.". Trabalho apresentado em International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, Monterrey, 2021.
    Publicado
  6. Jordão, C.; Costa, C.; Carvalho, T.; Rosa, M.J.. "Patterns of gender-based research performance: the case of the university of aveiro". 2021.
    10.34190/IGR.21.048
  7. Ottoni, G.; Dutra, L.; De Jesus, B.; Ferraz, J.; Silva, F.; Anjo, L.; Silva, B.; et al. "A study about the level of lean usage in plastic industry". 2021.
  8. Alvelos, Helena; Rosa, Maria J.; Xambre, A.R.. "Improving the learning experience of Industrial Engineering and Management students: the use of assignments in Quality Management courses". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, Seville, 2020.
    Publicado
  9. Queiroz, Anabela; Carvalho, Teresa; Manatos, Maria J.; Rosa, Maria J.. "Knowldege Translation and Partnerships in Healthcare: literature review on challenges and enablers". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, Seville, 2020.
    Publicado
  10. Queirós, Anabela; Manatos, Maria J.; Carvalho, Teresa; Rosa, Maria J.. "ACADEMIC ENGAGEMENT IN PORTUGAL: DIFFERENT TYPES OF ENGAGEMENT, DIFFERENT SCIENTIFIC AREAS". 2020.
    10.21125/inted.2020.2424
  11. Castro, Rita; Rosa, Maria J.; Pinho, Carlos. "DO STAKEHOLDERS MATTER? A STRUCTURAL EQUATION MODEL FOR EXPLAINING STAKEHOLDERS’ EFFECTS ON HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS’ INTERNATIONALIZATION". 2020.
    10.21125/inted.2020.2358
  12. Rodrigues, R.; Rosa, M.J.; Sá, P.M.; Santinha, G.. "Quality management in higher education.Using SERVPERF to assess services quality". 2020.
  13. Chedid, Marcello; Teixeira, Leonor; Rosa, Maria J.. "Developing a Framework to Map and Compare IEM Programmes Worldwilde". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn), Palma de Maiorca, 2019.
    Publicado
  14. Miguéis, Vera; Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.; Cabral, José S.. "Quality Assurance of Doctoral Education in Portugal: A Retrospective of the First Accreditation Cycle". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn), Palma de Maiorca, 2019.
    Publicado
  15. Teixeira, António; Rosa, Maria J.; Castro, Luís; Silva, Artur. "Doctoral Education at the University of Aveiro: the Quest for Quality". Trabalho apresentado em 13th International Technology, Education and Development Conference (Inted), Valencia, 2019.
    Publicado
  16. Mascarenhas, R.F.; Pimentel, C.; Rosa, M.J.. "The way lean starts - a different approach to introduce lean culture and changing process with people's involvement". 2019.
    10.1016/j.promfg.2020.01.178
  17. Amorim, Marlene; Saghezchi, Fatemeh Bashashi; Rosa, Maria João; Pombo, Pedro. "Investigating the Alignment Between Web and Social Media Efforts and Effectiveness: The Case of Science Centres". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Exploring Service Science, Karlsruhe, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-00713-3_22
  18. Teixeira, António; Rosa, Maria J.; Mendes, José; Rafael, José. "Implementing na Internal Quality Assurance System for Doctoral Education". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference (Inted), Valencia, 2018.
    Publicado
  19. Chedid, Marcello; Teixeira, Leonor; Rosa, Maria J.. "The Industrial Engineers' Essential Skills: Students, Teachers and Industry Professionals¿ Perspectives". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference (Inted), Valencia, 2018.
    Publicado
  20. Carvalho, Teresa; Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.. "Changes in Higher Education Institutions: Do Female Academics See the Glass Half Full?". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference (Inted), Valencia, 2018.
    Publicado
  21. Rosa, Maria J.; Teixeira, António; Rafael, José; Mendes, José. "Designing a Quality Assurance System for Doctoral Education". Trabalho apresentado em 11th International Technology, Education and Development Conference (Inted), Valencia, 2017.
    Publicado
  22. Maximiano, M.; Rosa, Maria J.; Cabral, José S.. "A Performance Management Model for Third Mission of Brazilian Public Universities". Trabalho apresentado em The 3rd International Joint Conference ICIEOM-ADINGOR-IISE-AIM-ASEM (IJC2017) PROCEEDINGS - “New Global Perspectives on Industrial Engineering and Management”., 2017.
  23. Sá, Paula; Sampaio, Paulo; Rosa, Maria J.. "ISO 9001 and EFQM Model: a good approach for Higher Education Institutions?". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Quality Engineering and Management, Guimarães, 2016.
    Publicado
  24. Sá, Paula; Sampaio, Paulo; Rosa, Maria J.. "Quality in Higher Education: Internal Quality Assurance Systems and the Quality Management ModelsProceedings of the XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management". Trabalho apresentado em XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, Guimarães, 2012.
    Publicado
  25. Amorim, Marlene; Santos, S.; Rosa, Maria J.; Pombo, Pedro; Delgadillo, Ivone. "Matching Service Quality Dimensions and Service Process Characteristics: an exploratory study.". Trabalho apresentado em QUIS12 – The 12th International Research Symposium on Service Excellence Management, Advances in Service Quality, Innovation and Excellence, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Oliveira, D.; Alvelos, H.; Rosa, M.J.. "Quality 4.0: results from a systematic literature review". TQM Journal (2024): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85180846756&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/TQM-01-2023-0018
  2. Carvalho, N.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Cross-Border Higher Education and Quality Assurance. Results from a Systematic Literature Review". Journal of Studies in International Education 27 5 (2023): 695-718. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85125936189&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/10283153221076900
  3. Adot, E.; Akhmedova, A.; Alvelos, H.; Barbosa-Pereira, S.; Berbegal-Mirabent, J.; Cardoso, S.; Domingues, P.; et al. "SMART-QUAL: a dashboard for quality measurement in higher education institutions". International Journal of Quality and Reliability Management 40 6 (2023): 1518-1539. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85143406651&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJQRM-06-2022-0167
  4. Anabela Queirós; Teresa Carvalho; Maria João Rosa; Ricardo Biscaia; Maria João Manatos; Pedro Videira; Pedro Teixeira; et al. "Academic engagement in Portugal: the role of institutional diversity, individual characteristics and modes of knowledge production". Studies in Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/03075079.2022.2042241.
    10.1080/03075079.2022.2042241
  5. Maria J. Rosa; James Williams; Joke Claeys; David Kane; Sofia Bruckmann; Daniela Costa; José Alberto Rafael. "Learning analytics and data ethics in performance data management: a benchlearning exercise involving six European universities". Quality in Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/13538322.2021.1951455.
    10.1080/13538322.2021.1951455
  6. Cardoso, S.; Carvalho, T.; Rosa, M.J.; Soares, D.. "Gender (im)balance in the pool of graduate talent: the portuguese case". Tertiary Education and Management 28 2 (2022): 155-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85134306669&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11233-022-09093-9
  7. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Researching higher education in Portugal". European Journal of Higher Education (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85139139179&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/21568235.2022.2125887
  8. Eusébio, C.; Pimentel Alves, J.; Rosa, M.J.; Teixeira, L.. "Are higher education institutions preparing future tourism professionals for tourism for all? An overview from Portuguese higher education tourism programmes". Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education 31 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85133411815&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jhlste.2022.100395
  9. Patrícia Moura e Sá; Maria João Rosa; Gonçalo Santinha; Cátia Valente. "Quality Assessment of the Services Delivered by a Court, Based on the Perceptions of Users, Magistrates, and Court Officials". Sustainability 13 2 (2021): 504-504. https://doi.org/10.3390/su13020504.
    10.3390/su13020504
  10. Isabel Pinho; Cláudia Pinho; Maria J. Rosa. "Research Evaluation: Mapping the Field Structure". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 25 3 (2020): 546-574. https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300003.
    10.1590/s1414-40772020000300003
  11. Nuno LEAL; Celeste EUSÉBIO; Maria João da ROSA. "Atitudes em Relação às Pessoas com Deficiência: uma Revisão Sistemática da Literatura". Revista Brasileira de Educação Especial 26 4 (2020): 689-710. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0062.
    10.1590/1980-54702020v26e0062
  12. Biscaia, R.; Melo, A.I.; Machado, I.; Figueiredo, H.; Rosa, M.J.; Rocha, P.. "Performance indicators for research and cultural creation activities in polytechnic higher education institutions: a consensus building approach". Tertiary Education and Management 26 3 (2020): 281-294. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85068826017&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11233-019-09035-y
  13. Maria João Rosa; Sónia Cardoso; Pedro Videira. "Is accreditation on the right track? The views of Portuguese academics". Tertiary Education and Management (2019): https://doi.org/10.1007/s11233-019-09048-7.
    10.1007/s11233-019-09048-7
  14. Maria J. Manatos; Maria J. Rosa; Cláudia S. Sarrico. "Quality management in universities: towards an integrated approach?". International Journal of Quality & Reliability Management (2018): 00-00. https://doi.org/10.1108/IJQRM-04-2016-0046.
    10.1108/IJQRM-04-2016-0046
  15. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.. "Academics participation in quality assurance: does it reflect ownership?". Quality in Higher Education 24 1 (2018): 66-81. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041596266&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2018.1433113
  16. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.; Amaral, A.. "Internal quality assurance: A new culture or added bureaucracy?". Assessment and Evaluation in Higher Education (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054518826&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2018.1494818
  17. Bizerril, M.; Rosa, M.J.; Carvalho, T.; Pedrosa, J.. "Sustainability in higher education: A review of contributions from Portuguese Speaking Countries". Journal of Cleaner Production 171 (2018): 600-612. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034589360&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2017.10.048
  18. Kohoutek, J.; Veiga, A.; Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.. "The European Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area in Portugal and the Czech Republic: Between the Worlds of Neglect and Dead Letters?". Higher Education Policy 31 2 (2018): 201-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85018297846&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41307-017-0050-z
  19. Ana Rita Biscaia; Maria J. Rosa; Patrícia Moura e Sá; Cláudia S. Sarrico. "Assessing customer satisfaction and loyalty in the retail sector". International Journal of Quality & Reliability Management 34 9 (2017): 1508-1529. https://doi.org/10.1108/IJQRM-03-2015-0039.
    10.1108/IJQRM-03-2015-0039
  20. Manatos, M.J.; Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "An integrative approach to quality management in higher education?". TQM Journal 29 2 (2017): 342-356. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85013754543&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/TQM-01-2016-0009
  21. Manatos, M.J.; Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "The integration of quality management in higher education institutions: a systematic literature review". Total Quality Management and Business Excellence 28 1-2 (2017): 159-175. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937775438&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14783363.2015.1050180
  22. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.; Amaral, A.. "Internal quality assurance systems: tailor made or one size fits all implementation?". Quality Assurance in Education 25 3 (2017): 329-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023621635&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/QAE-03-2017-0007
  23. Teixeira, P.; Teixeira, P.N.; Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Magalhães, A.. "Graduates' Perceptions about Labour Market Competencies: Does the Type of Institution and Programme Make a Difference". Higher Education Policy 29 1 (2016): 109-129. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958173907&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2015.5
  24. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Stensaker, B.. "Why is quality in higher education not achieved? The view of academics". Assessment and Evaluation in Higher Education 41 6 (2016): 950-965. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84931846715&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2015.1052775
  25. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "Supply chain quality management in education". International Journal of Quality and Reliability Management 33 4 (2016): 499-517. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961566758&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJQRM-11-2014-0181
  26. Castro, R.; Rosa, M.J.; Pinho, C.. "A Model for Stakeholders' Influence on Internationalization: A Contribution From the Portuguese, Brazilian, and Dutch Cases". Journal of Studies in International Education 19 2 (2015): 160-181. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926653329&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1028315314563078
  27. Manatos, M.J.; Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.. "The importance and degree of implementation of the European standards and guidelines for internal quality assurance in universities: the views of Portuguese academics". Tertiary Education and Management 21 3 (2015): 245-261. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937204588&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13583883.2015.1061587
  28. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Cardoso, S.; Amaral, A.. "Ascribing meaning to quality cultures in the portuguese context". Quality Assurance in Education 22 3 (2014): 255-272. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84927559417&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/QAE-05-2013-0020
  29. Rosa, M.J.; Teixeira, P.. "Policy reforms, Trojan horses, and imaginary friends: The role of external stakeholders in internal quality assurance systems". Higher Education Policy 27 2 (2014): 219-237. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901030120&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2013.20
  30. Westerheijden, D.F.; Stensaker, B.; Rosa, M.J.; Corbett, A.. "Next generations, catwalks, random walks and arms races: Conceptualising the development of quality assurance schemes". European Journal of Education 49 3 (2014): 421-434. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905594686&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ejed.12071
  31. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "Student satisfaction with Portuguese higher education institutions: the view of different types of students". Tertiary Education and Management 20 2 (2014): 165-178. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898872035&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13583883.2014.900108
  32. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Dias, D.; Amaral, A.. "Why is it difficult to grasp the impacts of the Portuguese quality assurance system?". European Journal of Education 48 3 (2013): 454-470. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84881581389&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ejed.12040
  33. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Santos, C.S.. "Different academics' characteristics, different perceptions on quality assessment?". Quality Assurance in Education 21 1 (2013): 96-117. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873024402&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09684881311293089
  34. Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.; Amaral, A.. "Academics' perceptions on the purposes of quality assessment". Quality in Higher Education 18 3 (2012): 349-366. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867511596&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2012.733550
  35. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.; Manatos, M.J.. "School performance management practices and school achievement". International Journal of Productivity and Performance Management 61 3 (2012): 272-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857674000&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/17410401211205641
  36. Marques, A.I.; Rosa, M.J.; Amorim, M.; Soares, P.; Oliveira-Tavares, A.; Santos, R.; Mota, J.; Carvalho, J.. "Study protocol: Using the Q-STEPS to assess and improve the quality of physical activity programmes for the elderly". BMC Research Notes 5 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862172388&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/1756-0500-5-171
  37. Amorim, M.; Pimentel.carina, C.; Rosa, M.J.. "Iem graduates transition to the labour market: The importance of internships". International Journal of Industrial Engineering and Management 3 2 (2012): 83-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865535685&partnerID=MN8TOARS.
  38. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Understanding the impacts of quality assessment: An exploratory use of cultural theory". Quality in Higher Education 17 1 (2011): 53-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953888436&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2011.554631
  39. Marques, A.I.; Rosa, M.J.; Soares, P.; Santos, R.; Mota, J.; Carvalho, J.. "Evaluation of physical activity programmes for elderly people - A descriptive study using the EFQM' criteria". BMC Public Health 11 (2011): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951684128&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/1471-2458-11-123
  40. Daraio, C.; Bonaccorsi, A.; Geuna, A.; Lepori, B.; Bach, L.; Bogetoft, P.; F. Cardoso, M.; et al. "The European university landscape: A micro characterization based on evidence from the Aquameth project". Research Policy 40 1 (2011): 148-164. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78650703041&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.respol.2010.10.009
  41. Rosa, M.J.; Cardoso, S.; Dias, D.; Alberto, A.. "The EUA institutional evaluation programme: An account of institutional best practices". Quality in Higher Education 17 3 (2011): 369-386. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859030042&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2011.625207
  42. Tavares, D.A.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Does the EUA institutional evaluation programme contribute to quality improvement?". Quality Assurance in Education 18 3 (2010): 178-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954626826&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09684881011058632
  43. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.; Teixeira, P.N.; Cardoso, M.F.. "Assessing quality and evaluating performance in higher education: Worlds apart or complementary views?". Minerva 48 1 (2010): 35-54. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-81455157281&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11024-010-9142-2
  44. Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Recent trends in quality assurance". Quality in Higher Education 16 1 (2010): 59-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77951618459&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538321003679515
  45. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.; Coelho, I.P.. "The performance of Portuguese secondary schools: An exploratory study". Quality Assurance in Education 18 4 (2010): 286-303. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77957861324&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09684881011079143
  46. Frølich, N.; Schmidt, E.K.; Rosa, M.J.. "Funding systems for higher education and their impacts on institutional strategies and academia: A comparative perspective". International Journal of Educational Management 24 1 (2010): 7-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-74349098168&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09513541011013015
  47. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "Measuring and comparing the performance of Portuguese secondary schools: A confrontation between metric and practice benchmarking". International Journal of Productivity and Performance Management 58 8 (2009): 767-786. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-71949083426&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/17410400911000408
  48. Sarrico, C.S.; Teixeira, P.N.; Rosa, M.J.; Cardoso, M.F.. "Subject mix and productivity in Portuguese universities". European Journal of Operational Research 197 1 (2009): 287-295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59649127987&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ejor.2008.06.003
  49. Rosa, M.J.; Amado, D.; Amaral, A.. "Funding allocation and staff management. A portuguese example". European Journal of Education 44 1 (2009): 127-140. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60049093611&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1465-3435.2008.01375.x
  50. João Rosa, M.; Tavares, D.; Amaral, A.. "Institutional consequences of quality assessment". Quality in Higher Education 12 2 (2006): 145-159. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33749161097&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538320600916759
  51. Rosa, M.J.; Saraiva, P.M.; Diz, H.. "Defining strategic and excellence bases for the development of Portuguese higher education". European Journal of Education 40 2 (2005): 205-221. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27944447662&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1465-3435.2005.00220.x
  52. Teixeira, P.; Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Mediating the economic pulses: The international connection in portuguese higher education". Higher Education Quarterly 57 2 (2003): 181-203. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-43749116290&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1468-2273.00241
  53. Saraiva, P.M.; Rosa, M.J.; D'Orey, J.L.. "Applying An Excellence Model To Schools". Quality Progress 36 11 (2003): 46-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0345330171&partnerID=MN8TOARS.
  54. Da Rosa, M.J.P.; Saraiva, P.M.; Diz, H.. "Excellence in Portuguese higher education institutions". Total Quality Management and Business Excellence 14 2 (2003): 189-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0042229448&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1478336032000051377
  55. Pires Da Rosa, M.J.; Saraiva, P.M.; Diz, H.. "The development of an Excellence Model for Portuguese higher education institutions". Total Quality Management 12 7 (2001): 1010-1017. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0442280730&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09544120120096179
  56. Saraiva, P.; Tadeu, A.; Orey, J.; Joäo Rosa, M.. "Product Certification and Portugal's Construction Industry Goal is to improve competitive position in European Union". Quality Progress 32 4 (1999): 107-114. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33744943735&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Rosa, M.J.; Bruckmann, S.. "Quality assurance as a tool for different kinds of actions: Interplays with learning analytics approaches". editado por Amaral, A.; Magalhães, A., 245-260. 2023.
  2. Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.; Carvalho, T.. "Introduction to the Research Handbook on Academic Careers and Managing Academics". 1-16. 2022.
  3. Rosa, Maria J.; Eusébio, C.; Alves, J.. "Formação em Turismo Acessível nas Institutições de Ensino Superior em Portugal". In Cocriação de Experiências Turísticas Acessíveis: conceitos, ferramentas e aplicações, 87-102. Aveiro, Portugal: UAEditora, 2022.
    Publicado
  4. Alves, J.; Leal, N.; Rosa, Maria J.; Eusebio, C.. "Competências Relacionadas com o Turismo Acessível dos Estudantes de Cursos Superiores em Turismo em Portugal". In Cocriação de Experiências Turísticas Acessíveis: conceitos, ferramentas e aplicações, 103-115. Aveiro, Portugal: UAEditora, 2022.
    Publicado
  5. Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.. "Quality assurance of doctoral education: current trends and future developments". In Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education. Social, Political and Student Expectations, editado por Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Tavares, Orlanda; Sin, Cristina; Carvalho, Teresa, 105-139. Londres, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2020.
    Publicado
  6. Teixeira, Pedro N.; Magalhães, António; Veiga, Amélia; Rosa, Maria J.. "Higher Education Institutions Dealing with Multiple Challenges". In Under Pressure. Higher Education Institutions Coping with Multiple Challenges, editado por Teixeira, Pedro N.; Magalhães, António; Rosa, Maria J.; Veiga, Amélia, 3-13. Leiden, Países Baixos: Brill Sense, 2019.
    Publicado
  7. Manatos, Maria J.; Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Carvalho, Teresa; Rosa, Maria J.. "Internal quality assurance. A political process challenging academics professionalism?". In Under Pressure. Higher Education Institutions Coping with Multiple Challenges, editado por Teixeira, Pedro N.; Veiga, Amélia; Rosa, Maria J.; Magalhães, António, 147-169. Leiden, Países Baixos: Brill Sense, 2019.
    Publicado
  8. Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.. "European Policy Implementation: Challenges for Higher Education Quality Assurance". In European Higher Education and the Internal Market. Tensions between European Policy and National Sovereignty, editado por Sin, Cristina; Tavares, Orlanda; Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J., 337-360. Cham, Suiça: Palgrave, 2018.
    Publicado
  9. Cardoso, S.; Rosa, Maria J.; Sin, C.; Tavares, O.. "Introduction". In European Higher Education and the Internal Market. Tensions between European Policy and National Sovereignty, 1-18. Cham, Suiça: Palgrave MacMillan/Springer Nature, 2018.
    Publicado
  10. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.. "Student participation in quality assurance: A partnership?". 2017.
    10.1007/978-94-6351-122-3
  11. Manatos, M.J.; Rosa, Maria J.; Sarrico, C.S.. "The Perceptions of Quality Management by Universities' Internal Stakeholders. Support, Adaptation or Resistance?". In The University as a Critical Institution?, 157-172. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2017.
    Publicado
  12. Rosa, Maria J.; Sarrico, Cláudia S.; Machado, Isabel; Costa, Carolina. "On The Structure of the European Standards and Guidelines for Internal Quality Assurance". In Positioning Higher Education Institutions, 63-83. SensePublishers, 2016.
    10.1007/978-94-6300-660-6_4
  13. Rosa, Maria J.; Sarrico, C.S.; Tavares, O.. "Conclusions". In Cross-Border Higher Education and Quality Assurance. Commerce, the Services Directive and Governing Higher Education, editado por Rosa, Maria J.; Sarrico, C.S.; Tavares, O., 265-285. New York, Estados Unidos: Palgrave Macmillan, 2016.
    Publicado
  14. Teixeira, P.; Sarrico, C.S.; Magalhães, A.; Veiga, A.; Rosa, Maria J.; Carvalho, T.. "Introduction". In Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses. The Transformation of Higher Education, editado por Sarrico, C.S.; Teixeira, Pedro N.; Magalhães. A.; Veiga, A.; Rosa, Maria J.; Carvalho, Teresa, 3-13. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2016.
    Publicado
  15. Manatos, M.J.; Sarrico, C.S.; Rosa, Maria J.. "The Integration of Quality Management in Universities: An Analysis Based on Quality Policy Statements". In Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses. The Transformation of Higher Education, editado por Teixeira, Pedro N.; Sarrico, C.S.; Magalhães, A.; Veiga, Amélia; Rosa, Maria J.; Carvalho, Teresa, 143-158. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2016.
    Publicado
  16. Sarrico, C.S.; Rosa, Maria J.; Sarrico, Cláudia S.; Rosa, Maria J.. "Avaliação da Qualidade do Ensino Superior: da perda da confiança aos esforços para a restaurar". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, editado por Rodrigues, M.L.; Heitor, M.; Patrício, M.T.; Martins, S.C.; Conceição, S.P., 863-882. Coimbra, Portugal: Edições Almedina S.A., 2015.
    Publicado
  17. Sarrico, Cláudia S.; Cardoso, Margarida F.; Machado, Isabel; Costa, Carolina; Rosa, Maria J.; Sá, Carla; Teixeira, Pedro. "Desempenho das escolas portuguesas : que factores fazem a diferença?". Conselho Nacional de Educação, 2015.
  18. Rosa, M.J.; Amaral, A.. "The portuguese case: New public management reforms and the European standards and guidelines". 2014.
    10.1007/978-94-6209-494-9_12
  19. Rosa, Maria J.. "The Academic Constituency". In Quality Assurance and Higher Education. Contemporary Debates, editado por Amaral, A.; Rosa, Maria J., 181-206. Basingstoke, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2014.
    Publicado
  20. Rosa, Maria J.; Amaral, A.. "Introduction". In Quality Assurance and Higher Education. Contemporary Debates, editado por Rosa, Maria J.; Amaral, A., 1-9. Basingstoke, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2014.
    Publicado
  21. Amaral, A.; Rosa, Maria J.. "The Swiftly Moving Frontiers of Quality Assurance". In Quality Assurance and Higher Education. Contemporary Debates, 233-250. Basingstoke, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2014.
    Publicado
  22. Sarrico, Cláudia S.; Rosa, Maria J.; Sá, Patrícia Moura e; Sampaio, Paulo. "Introdução [a "Qualidade em ação"]". Edições Sílabo, 2014.
  23. Amaral, A.; Rosa, M.J.; Fonseca, M.. "The Portuguese case: Can institutions move to quality enhancement?". 141-152. 2013.
    10.4324/9780203590218
  24. Sarrico, C.S.; Rosa, Maria J.. "Sucesso Escolar nas Escolas Secundárias Portuguesas". In Sucesso Escolar. Da Compreensão do Fenómeno às Estratégias para o Alcançar, editado por Veloso, L.; Abrantes, P., 77-104. Portugal: Editora Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  25. Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.. "Quality, evaluation and accreditation: From steering, through compliance, on to enhancement and innovation?". 2012.
    10.1007/978-94-007-2135-7-10
  26. Rosa, Maria J.; Amaral, A.. "Is there a bridge between quality and quality assurance?". In Managing Reform in Universities: the dynamics of culture, identity and organisational change, editado por Stensaker, B.; Valimaa, J.; Sarrico, C.S., 114-134. Basingstoke, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2012.
    Publicado
  27. Rosa, Maria J.; Sarrico, C.S.; Amaral, A.. "Implementing Quality Management Systems in Higher Education Institutions". In Quality Assurance and Management, editado por Savsar, M.. InTech publishers, 2012.
    Publicado
  28. Sarrico, C.S.; Rosa, Maria J.. "Quality, Evaluation and Accreditation: from Steering, Through Compliance, on to Enhancement and Innovation?". In Higher Education in Portugal 1974–2009: A Nation, a Generation, editado por Neave, G.; Amaral, A., 249-264. Dordrecht, Países Baixos: Springer, 2012.
    Publicado
  29. Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Trans-National accountability initiatives: The case of the eua audits". 2011.
    10.4324/9780203846162
  30. Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.; Tavares, D.A.; Amaral, A.. "Increasing Role of Market Forces in HE: Is The EUA Institutional Evaluation Programme Playing a Role?". In Public Vices, Private Virtues? Assessing the Effects of Marketization in Higher Education, editado por Teixeira, Pedro N.; Dill, D.D., 91-110. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2011.
    Publicado
  31. Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Evaluation reports: Do they contribute to quality improvement?". 2008.
  32. Westerheijden, D.F.; Amaral, A.; Rosa, M.J.; Rovio-Johansson, A.. "The IEP in a multi-level, multi-actor future". 2008.
  33. Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Trends in quality in higher education. Does EUA fall into these trends?". 2008.
  34. Amaral, A.; Rosa, M.J.; Rovio-Johansson, A.; Westerheijden, D.F.. "Introduction to essays in supportive peer review". 2008.
  35. Amaral, A.; Rosa, Maria J.; Rosa, M.J.. "Internationalisation, Trans-nationalisation and Globalisation: Can Quality Mechanisms be an Adequate Regulation Tool?". In Essays on Supportive Peer Review, editado por Amaral, A.; Rovio-Johansson, A.; Rosa, Maria J.; Westerheijden, D.F., 209-226. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2008.
    Publicado
  36. Sarrico, C.S.; Rosa, Maria J.. "Qualidade e Acreditação no Ensino Superior". In Políticas do Ensino Superior: Quatro temas em debate, editado por Amaral, A., 377-402. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2008.
    Publicado
  37. Teixeira, P.; Cardoso, M.F.; Sarrico, C.S.; Rosa, M.J.. "The Portuguese public university system: On the road to improvement?". 2007.
  38. Rosa, M.J.; Amaral, A.. "A Self-assessment of Higher Education Institutions from the Perspective of the EFQM Excellence Model". 181-207. 2007.
    10.1007/978-1-4020-6012-0_7
  39. Westerheijden, D.F.; Stensaker, B.; Rosa, M.J.. "Conclusions and Further Challenges". 247-262. 2007.
    10.1007/978-1-4020-6012-0_10
  40. Westerheijden, D.F.; Stensaker, B.; Rosa, Maria J.. "Introduction". In Quality Assurance in Higher Education: Trends in Regulation, Translation and Transformation, editado por Westerheijden, D.F.; Stensaker, B.; Rosa, Maria J., 1-11. Dordrecht, Países Baixos: Springer, 2007.
    Publicado
  41. Amaral, A.; Rosa, Maria J.; Tavares, D.A.. "Assessment as a tool for different kinds of action. From quality management to compliance and control". In Quality Assessment for Higher Education in Europe, editado por Cavalli, A., 43-53. London, Reino Unido: Portland Press, 2007.
    Publicado
  42. Teixeira, P.; Johnstone, D.B.; Vossensteyn, H.; Rosa, M.J.. "Conclusion". In Cost-Sharing and Accessibility in Higher Education: A Fairer Deal?, editado por Teixeira, Pedro N.; Johnstone, D. B.; Vossensteyn, H.; Rosa, Maria J., 343-356. 2006.
    10.1007/1-4020-4660-X_14
  43. Teixeira, P.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "A Broader Church? Expansion, Access and Cost-Sharing in Portuguese Higher Education". 241-264. 2006.
    10.1007/978-1-4020-4660-5_10
  44. Johnstone, D.B.; Teixeira, P.; Rosa, Maria J.; Vossensteyn, H.. "Introduction". In Cost-Sharing and Accessibility in Higher Education: A Fairer Deal?, editado por Rosa, Maria J.; Teixeira, Pedro N,; Vossensteyn, H.; Johnstone, D.B., 1-18. Dordrecht, Países Baixos: Springer, 2006.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-4660-5_1
  45. Amaral, A.; Veiga, Amélia; Rosa, Maria J.. "Institutional Internationalisation Strategies in a Context of State Inefficiency". In On Cooperation and Competition II. Institutional Responses to Internationalisation, Europeanisation and Globalisation, editado por Huisman, J.; van der Wende, M., 95-115. Bonn, Alemanha: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2005.
    Publicado
  46. Amaral, A.; Rosa, Maria J.. "Portugal: Professional and Academic Accreditation – The impossible marriage?". In Accreditation and Evaluation in the European Higher Education Area, editado por Westerheijden, D.F.; Schwarz, S., 395-419. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer Academic Publishers, 2004.
    Publicado
  47. Veiga, Amélia; Amaral, A.; Rosa, Maria J.; Tavares, D.A.. "Portugal". In On Cooperation and Competition. National and European Policies for the Internationalisation of Higher Education, 139-163. Bonn, Alemanha: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2004.
    Publicado
  48. Amaral, A.; Rosa, Maria J.. "Portugal: da autonomia à interferência do Estado". In Universidade no Mundo. Universidade em Questão, editado por Morhy, L., 353-374. Brasília, Brasil: Editora Universidade de Brasília, 2004.
    Publicado
  49. Teixeira, Pedro N.; Rosa, Maria J.; Amaral, A.. "Is there a Higher Education Market in Portugal?". In Markets in Higher Education: Rethoric or Reality?, editado por Teixeira, Pedro N.; Jongbloed, B.; Dill, D.D.; Amaral, A., 291-310. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer Academic Publishers, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Research Handbook on Academic Careers and Managing Academics. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar Publishing Limited. 2022.
    No prelo • Editor
  2. Rosa, Maria J.. Under Pressure. Higher Education Institutions Coping with Multiple Challenges. Leiden, Países Baixos: Brill | Sense. 2019.
    Publicado • 10.1163/9789004398481 • Editor
  3. Rosa, Maria J.. European Higher Education and the Internal Market. Tensions between European Policy and National Sovereignty. Cham, Suiça: Springer International Publishing. 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-91881-5 • Editor
  4. Rosa, Maria J.. Indicadores de Desempenho para as Instituições de Ensino Superior Politécnico. Investigação Aplicada, Criação Cultural e o Impacto Regional. Lisboa, Portugal: Sílabo. 2017.
    Publicado • Editor
  5. Rosa, Maria J.. Cross-Border Higher Education and Quality Assurance. Commerce, the Services Directive and Governing Higher Education.. Nova Iorque, Estados Unidos: Palgrave Macmillan UK. 2016.
    Publicado • 10.1057/978-1-137-59472-3
  6. Rosa, Maria J.. Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses. The Transformation of Higher Education.. Roterdão, Países Baixos: SensePublishers. 2016.
    Publicado • 10.1007/978-94-6300-675-0
  7. Rosa, Maria J.. Qualidade em Ação. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. 2014.
    Publicado • Editor
  8. Rosa, Maria J.. Quality Assurance in Higher Education. Contemporary Debates.. Basingstoke, Reino Unido: Palgrave Macmillan UK. 2014.
    Publicado • 10.1057/9781137374639
  9. Rosa, Maria J.. Essays on supportive peer review. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc.. 2008.
    Editor
  10. Rosa, Maria J.. Quality Assurance In Higher Education. Trends in Regulation, Translation and Transformation.. Dordrecht, Países Baixos: Springer Netherlands. 2007.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-6012-0
  11. Rosa, Maria J.. Cost-Sharing and Accessibility in Higher Education: A Fairer Deal?. Dordrecht, Países Baixos: Springer Netherlands. 2006.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-4660-5 • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Rosa, Maria J.; Sá, Patrícia M.. "Institutional Research and Themes, Europe". In Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions. Springer, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Pedrosa, Júlio; Leite, Carlinda; Rosa, Maria João; Pinho, Isabel; Vieira, Carla; Marinho, Paulo. Autor correspondente: Pedrosa, Júlio. Avaliação de Aprendizagens em Instituições Educativas. Estudo sobre indicadores, modelos e experiências de monitorização e avaliação de aprendizagens e de desenvolvimento das crianças e jovens dos 3 aos 18 anos.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2022.
    Publicado
  2. Rosa, Maria J.; Sarrico, Cláudia S.; Machado, Isabel; Costa, Carolina. Importância e Grau de Implementação dos Referenciais da A3ES nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Lisboa, Portugal: A3ES Readings. 2015.
    Publicado
  3. Rosa, Maria J.; Sarrico, Cláudia S.; Teixeira, Pedro N.; Machado, Isabel; Biscaia, Ricardo. A Eficiência Formativa e a Empregabilidade no Ensino Superior Português. Lisboa, Portugal: A3ES Readings. 2013.
    Publicado
  4. Rosa, Maria J.; Saraiva, Pedro. Economia do Conhecimento e Instituições de Ensino. Porto, Portugal: SPI. 2009.
    Publicado
  5. Rosa, Maria J.; Amaral, Alberto; Santiago, Rui. O Ensino Superior Aberto a Novos Públicos. Coimbra, Portugal: Fundação das Universidades Portuguesas. 2002.
  6. Rosa, Maria J.; Amaral, Alberto; Correia, Fernanda; Magalhães, António; Santiago, Rui; Teixeira, Pedro N.. O Ensino Superior pela Mão da Economia. Coimbra, Portugal: Fundação das Universidades Portuguesas. 2002.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Carvalho, N. O.; Rosa, Maria J.; Amaral, Alberto. "Challenges for the quality assurance of Cross-Border Higher Education: exploratory insights from Portugal and the UK.". Trabalho apresentado em 35th CHER Annual Conference, 2023.
  2. Rosa, Maria J.; Xambre, A.R.. "Introduction to Industrial Engineering and Management. What and how to teach and learn?". Trabalho apresentado em 4º Forum Ensino & Aprendizagem@UA, 2022.
  3. Carvalho, N. O.; Rosa, Maria J.; Amaral, Alberto. "The Impact of Pandemic in Cross-Border External Quality Assurance in Europe". Trabalho apresentado em From Data to Policy - Linking Quality Assurance and Recognition. Conference for the Bologna working structures on QA and recognition, 2021.
  4. Leal, Nuno; Eusébio, Celeste; Rosa, Maria J.. "Tourism graduates competences' needed for the Accessible Tourism market". Trabalho apresentado em 2020 ATHE Annual Conference – Tourism Education in a Fragile World, 2020.
  5. Carvalho, N. O.; Rosa, Maria J.; Amaral, Alberto. "Cross-Border External Quality Assurance in Europe: an overview from the DEQAR database". Trabalho apresentado em DEQAR Conference and EQAR Members' Dialogue, 2019.
  6. Carvalho, Teresa; Rosa, Maria J.; Melo, Ana I.; Queirós, Anabela; Rodrigues, Carlos; Figueiredo, Hugo; Manatos, Maria J.; et al. "Queiroz, A., Rodrigues, C., Figueiredo, H., Manatos, M.J., Teixeira, P., Biscaia, R., Mendes, R., Diogo, S. (2019). Know-Best: Partnerships in Knowledge production - Beliefs, Strategies and Tensions". Trabalho apresentado em CHER 32nd Annual Conference, 2019.
  7. Miguéis, Vera; Cardoso, Sónia Cristina Miranda; Rosa, Maria J.; Cabral, José S.. "Quality Assurance of Doctoral Education in Portugal: A Retrospective of the First Accreditation Cycle". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn), 2019.
Relatório
  1. Rosa, Maria J.; Sarrico, Cláudia S.; Machado, Isabel; Costa, Carolina. 2015. Importância e Grau de implementação dos Referenciais da A3ES nas Instituições de Ensino Superior Português. https://www.a3es.pt/sites/default/files/13-A3ES%20Readings_Referenciais%20SIGQ.pdf.
  2. Sarrico, Cláudia S.; Rosa, Maria J.; Teixeira, Pedro; Machado, Isabel; Biscaia, Ricardo. 2013. A Eficiência Formativa e a Empregabilidade no Ensino Superior. https://www.a3es.pt/sites/default/files/R8_EFICIENCIA.pdf.
Tese / Dissertação
  1. "Definição de Bases Estratégias e de Excelência para o Ensino Superior em Portugal". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2003. https://ria.ua.pt/handle/10773/19127.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09 Consistency of Reviews across the EHEA - update report on non-concurrent decisions of ENQA and EQAR by A3ES 2023 ENQA Reviewers Seminar
(Barcelona, Espanha)
2022/07 Open Science @CIPES: Engaging with Society in Higher Education Research Research Summit 2022
Universidade de Aveiro, Portugal (Aveiro, Portugal)
2022/05 A Gestão da Qualidade e Gerir para a Qualidade em Instituições de Ensino Superior. Ciclo de Seminários sobre Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior
Universidade de Aveiro, Portugal (Aveiro, Portugal)
2021/05 Consistency of Reviews Across the EHEA. Results from an empirical data analysis prepared by A3ES Webinar Reflecting on the Future of European Quality Assurance
AQU
2019/11 Desafios aos ESG para o Desenvolvimento Sustentável das IES seminário Novos modelos de gestão da qualidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ISCTE, Portugal (Lisboa, Portugal)
2019/11 Qualidade e Garantia da Qualidade no Ensino Superior: uma Agenda de investigação IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior,
Universidade de Aveiro, Portugal (Aveiro, Portugal)
2019/09 Conceptualising the development of QA schemes & Academics Perspectives on current QA arrangements - A tentative wokshop on QA with a Portuguese flavour... Workshop sobre gestão da qualidade na Escola de Educação da Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontificia Universidad Católica de Chile (Santiago do Chile, Chile)
2019/09 Developments in Quality Assurance in Europe. Some Insights from the Portuguese Case Comunicação apresentada na Faculdade de Direito da Universidade de Valparaiso
Universidade de Valparaiso (Santiago do Chile, Chile)
2019/07 Sustainability in Higher Education Research Summit
Universidade de Aveiro, Portugal (Aveiro, Portugal)
2019/05 Gestão da Qualidade no Ensino Superior Sessão de trabalho da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS11) do Instituto Português para a Qualidade (IPQ)
Instituto Português da Qualidade (Caparica, Portugal)
2017/11 Performance Indicators for Polytechnic Higher Education Institutions: Applied Research, Cultural Creation and Societal Impact EURASHE Seminar ‘Smart solutions for the regions: UAS applied R&I increasing regional cooperation’
ISCAP (Porto, Portugal)
2016/12 Dos Indicadores de Desempenho à proposta de um Modelo de Apoio à Gestão de Desempenho das Instituições de Ensino Superior: os resultados de um projeto V Seminário de I&DT. Novos Desafios… Novas Agendas de Investigação
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016/10 Challenges for quality assurance 3rd A3ES/CIPES Douro Conference
(Douro, Portugal)
2015/06 ESG and IQA from Portuguese Academics' Perspective. Training Event 1 do Erasmus Plus Project: EIQAS – Enhancing Internal Quality Assurance Systems
(Varsóvia, Polónia)
2015/05 Perspetivas dos Académicos Portugueses sobre a Avaliação e Garantia da Qualidade 2º Seminário do NEIP, Inovação Pedagógica no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal (Braga, Portugal)
2014/05 Academics' Perceptions on Quality Assurance: Their relevance for the improvement of QA in HE INQAAHE Forum 2014 Partnerships in Quality Assurance in Higher Education!
(Tallin, Estónia)
2012/10 Quality Actors' Perspectives: The Academics A3ES/CIPES Conference on Recent Trends in Quality Assurance
(Porto, Portugal)
2011/10 Qualidade – Rankings – Competitividade – Redes Seminário Um Ensino Superior para o Século XXI: Diferentes Olhares
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2009/10 The EUA Institutional Evaluation Programme Reports: some findings of a preliminary analysis EUA Institutional Evaluation Programme Annual Seminar
(Copenhagen, Dinamarca)
2008/06 Auto-Avaliação de Instituições de Ensino Superior na Perspectiva do Modelo de Excelência da EFQM Seminários de Investigação do CEFAGE
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2007/04 Qualidade e Acreditação no Ensino Superior: Modelos e Tendências Actuais
Conselho Nacional da Educação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Implementação de Metodologias de Melhoria Contínua numa Empresa ETO (Produção Sob Encomenda)
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Análise dos Sistemas de Gestão de Paletes
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Definição e Implementação de um Sistema de Gestão do Desempenho num Departamento da Qualidade
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Avaliação da Qualidade dos Serviços de Apoio nas IES. A Perceção dos Utilizadores dos Serviços de Apoio do DEGEIT, UA
Coorientador
Administração e Gestão Pública (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 A utilização da escala HEDPERF em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática da literatura
Coorientador
Administração e Gestão Pública (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Dimensionamento de stocks e gestão de inventário numa indústria automóvel
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Implementação de um projeto de melhoria contínua na queijaria da lactogal produtos alimentares S.A.
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Melhoria do fluxo de informação e de documentação da qualidade de uma empresa produtora de pás eólicas
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Implementação de uma cultura de melhoria contínua e de ferramentas de excelência operacional numa pequena/média empresa
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Aplicação de ferramentas da qualidade e de melhoria contínua no processo de transformação de cartão canelado
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Aplicação do relatório A3 para melhoria do desempenho de uma linha de enchimento de manteiga
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2022 Melhoria contínua: pilotagem shoki ryudo e eliminação de defeitos na prensagem
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Implementação do A3 report em contexto produtivo: aplicação de sistema de business intelligence para monitorização de indicadores
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Melhoria do processo e gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Os efeitos bilaterais entre a transformação digital e as práticas Lean no apoio à gestão de uma fábrica piloto
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Aplicação de ferramentas e práticas Lean para a melhoria do processo de produção de pás eólicas
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 O processo de inspeção da qualidade na produção de pás eólicas: proposta de ações de melhoria
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2021 Modelação e desmaterialização de processos de negócio para aumento da eficiência de Sistemas de Gestão Integrados: um caso prático
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/09 - 2020/07/10 A Gestão da Qualidade no Ensino Superior Português
Coorientador
Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS) (Doutoramento)
Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal
2019 - 2020 World Class Manufacturing na WEBER Portugal: Gestão Visual, Padronização e Melhoria Contínua
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Melhoria da Gestão do Processo de Negócio de um Departamento de Excelência Operacional: uma proposta de reestruturação
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Melhoria do Fluxo Produtivo de uma Célula de Montagem de Válvulas
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Desenho e Implementação de um Sistema de Gestão para Projetos de Inovação
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Implementação de um Sistema de Controlo de Qualidade através de um Plano de Aceitação por Amostragem à Receção de Matéria-prima
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/01/02 - 2019/04/16 Indicadores de Melhoria de Desempenho para a Terceira Missão das Universidades Brasileiras Considerando Modelos Europeus
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 Avaliação da Qualidade Percebida dos Serviços numa Instituição de Ensino Superior
Coorientador
Administração e Gestão Pública (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/01/02 - 2018/06/29 Ética e Responsabilidade Social nos Cursos de Gestão
Coorientador
Programa Doutoral em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Balanceamento de uma linha de montagem em ambiente Lean
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Melhoria contínua na produção de artigos de comunicação visual (Setor Bi-Casa)
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento de projetos de melhoria contínua em ambiente World Class Manufacturing
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Estabilização de uma linha de produção numa empresa de argamassas industriais
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Implementação de ações de melhoria no aprovisionamento da Navigator Pulp Cacia
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01/02 - 2017/12/20 Evolução da diversidade no Ensino Superior em Portugal. O discurso programático dos Governos e a estrutura do sistema
Coorientador
Programa Doutoral em Estudos em Ensino Superior (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/01/02 - 2017/10/30 The integration of quality management in higher education
Coorientador
Programa Doutoral em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 Abordagem 6Sigma à redução da carga de trabalho de máquinas CNC
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Adaptação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental às versões 2015 das normas ISO 9001 e ISO 14001: O caso da inforlândia
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Gestão e otimização de controlos de qualidade num ambiente World Class manufacturing
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Implementação do balanced scorecard no âmbito de avaliação de desempenho organizacional
Coorientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Da ISO 9001: 2008 para a ISO 9001: 2015: Alterações no SQQ da Renault Cacia S.A. e Impacto para a Fábrica.
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Implementação da Metodologia 5S: O caso da Artipol - Artes Tipográficas, Lda.
Coorientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 World class manufacturing: Implementação e estabilização de uma linha de Tinting
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Estudo do Macroprocesso da Logística Inversa de Pós-Consumo na Empresa de Cervejas da Madeira
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Contributos para a melhoria da produção na Grestel S.A.
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/01/02 - 2015/06/18 A importância e a influência dos stakeholders para a internacionalização do ensino superior: contribuições para a formação do contabilista
Coorientador
Programa Doutoral em Contabilidade (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Projeto de Melhoria do Processo de Abastecimento de Matérias-Primas à Produção-Mizusumashi
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 World Class Manufaturing: Criando Estabilidada Nos 4M´s - Expedição
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Aplicação de Um Value Stream Map nos Serviços Após Venda Automóvel
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 TPM na Trecar: uma nova abordagem à gestão da manutenção.
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 INDICADORES DE DESEMPENHO DO CONTROLO METROLÓGICO NA SIMOLDES - MDA
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06/29 - 2022/06/30 LTSHE (Learning and Teaching Space in Higher Education) - Organization of the 2nd Transnational Meeting (2022/06/29 - 2022/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/01 - 2021/09/17 XI Encontro de Investigadores da Qualidade (2021/09/17 - 2021/09/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/25 - 2019/09/26 ENEGI 2019 - Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (2019/09/25 - 2019/09/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/07/02 - 2018/07/03 SQELT (Sustainable Quality Enhancement in Higher Education Learning and Teaching. Integrative Core Dataset and Performance Data Analytics) - 2nd Transnational Meeting (2018/07/02 - 2018/07/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/07 - 2015/09/09 28th Annual Conference of CHER - Consortium of Higher Education Researchers (2015/09/07 - 2015/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2015/07/06 - 2015/07/08 ICIEOM-CIO-IIIE International Conference 2015 (2015/07/06 - 2015/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/10/09 - 2014/10/11 A3ES/CIPES Conference 2014 - Conference on Higher Education as Commerce: cross border education and the service directive. (2014/10/09 - 2014/10/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2012/10/11 - 2012/10/13 A3ES/CIPES Conference 2012 - Conference on Recent Trends in Quality Assurance (2012/10/11 - 2012/10/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2009/09/10 - 2009/09/12 22nd Annual Conference of CHER - Consortium of Higher Education Researchers (2009/09/10 - 2009/09/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 Understanding Quality and Consumer Satisfaction in Platform-Based Services Conceptual Model, Assessment Scale, And Consumer Analytics
Arguente
Natalia Amat Lefort (Doutoramento)
Universitat Internacional de Catalunya, Espanha
2023/03/07 Um Modelo Fundacional nas Universidades Públicas Portuguesas
Arguente
Manuel António de Oliveira Carmelo Rosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/06/25 Princípios de Eficiência e Equidade no Planeamento de Escolas
Arguente
Jan-Hendreik Wolf (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/16 Estratégias das Instituições de Ensino Superior Portuguesas, Novos Públicos e Desenvolvimento do Ensino Superior em Portugal
Arguente principal
Joana Cristina Bago dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/02/03 Desenvolvimento de Modelos Analíticos de Apoio à Gestão de Instituições do Ensino Superior, com Recurso a Data Mining
Arguente
Maria Prudencia Gonçalves Martins (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/10/04 Efeitos discursivos docentes sobre a Extensão Universitária: concepções, tensões e possibilidades
Arguente principal
Valdice Valdice Barbosa de Queiroz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/12/20 Evolução de Diversidade no Ensino Superior em Portugal. O Discurso Programáticos dos Governos e a Estrutura do Sistema
Orientador
Jorge Manuel Lameiras de Oliveira e Moreira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/05/30 Modelos Essenciais-Setoriais em Intervenções Organizacionais envolvendo a Adoção de Tecnologias da Informação: um contributo para Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior
Arguente
Julião Artur Francisco Mussa (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017/05/10 Mudanças no Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior em Portugal
Arguente
Sofia Luísa Rodrigues Serrano Bruckmann (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/01/09 Governação e Desempenho Organizacional nas Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas. O Papel dos Conselhos Gerais
Arguente
Rodrigo Teixeira Lourenço (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/11/04 Gestão e Educação à Distância: desafios e possibilidades para um Ensino Superior público de qualidade no Estado do Pará
Arguente
Luzenilda Moita Sato (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/06/18 A importância e a influência dos stakeholders para a internacionalização do ensino superior: contribuições para a formação do contabilista
Orientador
Rita de Cassia Silva Castro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/07/02 Um Modelo de Medição e Gestão de Desempenho para as Universidades Públicas
Arguente
Isabel Maria da Silva Machado (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/10/03 Gestão pela Qualidade Total e Inovação: sua Relação e Repercussão no Desempenho Organizacional
Arguente
António Augusto Cabral Marques Fernandes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/07/02 Evaluation of Physical Activity Programmes for Elderly People Using the European Foundation for Quality Management Model’s Criteria and Development of a Quality Assessment Tool
Arguente
Ana Isabel Valente Marques (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciencias do Desporto e de Educacao Fisica, Portugal
2009/06/29 A Eficácia da Avaliação do Ensino Superior
Arguente principal
Hélder Manuel Brito Carrasqueira (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2009/03/27 Representações Estudantis da Avaliação das Instituições de Ensino Superior Público
Arguente
Sónia Cristina Miranda Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06/13 - 2024/06/14 6th International Conference on Quality Engineering and Management University of Girona, Spain
2023/08/30 - 2023/09/01 35th Annual Conference of CHER (Consortium of Higher Education Researchers) - Higher Education Institutions as Change Agents in Society: perspectives on adaptation and impact WU, Vienna, Austria
2022/07/14 - 2022/07/15 5th International Conference on Quality Engineering and Management Universidade do Minho, Portugal
2021/11/25 - 2021/11/26 International Conference on Smart, Sustainable, Social, and Accessible Tourism Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/21 - 2020/09/22 4th International Conference on Quality Engineering and Management Universidade do Minho, Portugal
2018/09/25 - 2018/09/26 ENEGI 2018 - Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2018/07/12 - 2018/07/14 3rd International Conference on Quality Engineering and Management UIC, Barcelona, Espanha
2017/09/03 - 2017/09/06 39th EAIR Forum - Under pressure? Higher education institutions coping with multiple challenges Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
2013/08 - 2013/08 35th EAIR Forum - The Impact of Higher Education, Addressing the Challenges of the 21st Century Roterdão, Holanda
2011/08/28 - 2011/08/31 33rd EAIR Forum - Bridging cultures, promoting diversity: higher education in search of an equilibrium Warsaw, Poland

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Quality in Higher Education (1353-8322) Taylor & Francis
2008 - Atual TEAM - Tertiary Education and Management (1358-3883) Springer

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/03 - 2023/05 Assessment of 3 proposals submitted to the call E+ European Universities (2022/23)
Avaliador
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
2023 - 2023 External Evaluation of the Universidade do Mindelo (ARES/CV)
Avaliador
2022/03 - 2022/05 Assessment of 3 proposals submitted to the call E+ European Universities (2021/22)
Avaliador
Education Audiovisual and Culture Executive Agency, Bélgica
2022 - 2022 External evaluation committee (A3ES) - audit to the internal quality assurance system of the Universidade de Coimbra
Avaliador
2022 - 2022 External evaluation committee (A3ES) - audit to the internal quality assurance system of the ISCTE
Avaliador
2021/04 - 2021/06 External review of ASIIN e.V. – Accreditation Agency for Study Programmes in Engineering, Informatics, Natural Sciences and Mathematics
Avaliador
2020/03 - 2020/05 Assessment of 5 proposals to the call E+ European Universities (2019/20) Education Audiovisual and Culture Executive Agency, Bélgica
2019/06 - 2019/12 External Review of ENQA Agency Review Process (2019)
Avaliador
2019/03 - 2019/05 Assessment of 6 proposals submitted to the call E+ European Universities
Avaliador
Education Audiovisual and Culture Executive Agency, Bélgica
2014/01 - 2014/03 ENQA review of UNIBASQ - Agência para a Qualidade do Sistema Universitário Basco
2011 - 2011 Assessment of research projects submitted to the FORFI programme - the knowledge base for research and innovation policy
Avaliador
Norges forskningsråd, Noruega

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2006 - Atual EAIR - The European Higher Education Society Member
2003 - Atual CHER - Consortium of Higher Education Researchers General Secretary
1998 - Atual APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade Member

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2008 - 2024 TEAM - Tertiary Education and Management
2012 - 2023 Quality in Higher Education
2017 - 2022 Assessment and Evaluation in Higher Education
2017 - 2022 Higher Education Policy
2018 - 2020 The TQM Journal
2013 - 2020 Higher Education
2011 - 2019 International Journal of Productivity and Performance Management
2010 - 2019 International Journal of Quality & Reliability Management
Distinções

Prémio

2020 ATHE Doctoral Poster Presentation 2020
2020 Best Student Paper Award ICQEM20