???global.info.a_carregar???
Armando Luís Vieira teaches at the University of Aveiro, where he also serves as a director and vice-director of postgraduate degrees in the area of Tourism Management and Planning, as well as a vice-coordinator of a Tourism and Development group integrated in the GOVCOPP research unit. His research interests include the areas of services marketing, tourism and hospitality management, and psychology. He is the author of a range of books and articles on these and related subjects. Recent publications have appeared in International Journal of Tourism Research, Journal of Business-to-Business Marketing, Journal of Sustainable Tourism, and Journal of Sexual Medicine.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ARMANDO LUIS RUSSELL GEORGE DE LIMA E VIEIRA

Nomes de citação

  • Vieira, Armando Luís
  • Vieira, A. L.
  • Vieira, Armando L.
  • Vieira, AL
  • Vieira, A.L.

Identificadores de autor

Ciência ID
C011-0B3C-350F
ORCID iD
0000-0002-5586-9016
Scopus Author Id
14632843100

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/01/01 - 2017/01/01
Concluído
Business Relationships, Tourism, and Hospitality (Pós-doutoramento)
Especialização em Gestão em Turismo e Hotelaria
Universidade de Aveiro, Portugal
2004/01/01 - 2008/01/01
Concluído
Business and Management (Doutoramento)
University of Nottingham, Reino Unido
"An Interpersonal Approach to Modelling Business-to-Business Relationship Quality" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1997/10/22 - 1999/10/22
Concluído
Ciências Empresariais (Mestrado)
Especialização em Marketing
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Marketing Relacional na Banca: A Importância das Relações na Gestão de Clientes PME" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990/10/01 - 1995/07/01
Concluído
Gestão Financeira (Licenciatura)
Escola Superior de Negócios Atlântico, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/07/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2005/07/07 - 2008/07/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2000/09/28 - 2005/07/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1985/04/15 - 2000/07/07 Gestão Bancária Millennium bcp, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Arthur Filipe de Araújo; Maria Isabel Marques; Maria Teresa Candeias; Armando Luís Vieira. "SUSTAINABILITY FACTORS INFLUENCING TOURISTS’ DESTINATION CHOICE DURING THE COVID-19 PANDEMIC". 2021.
    10.46754/gtc.2021.11.055
  2. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís. "Developing a model of film-induced slum tourism motivations: an exploratory, qualitative, approach". Trabalho apresentado em 13th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, Aveiro, 2018.
    Publicado
  3. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "Cinema and slum tourism motivations: a qualitative approach". Trabalho apresentado em TTRA Europe Chapter 2017, Angers, 2017.
    Publicado
  4. Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos; de Araújo, Arthur Filipe Barbosa. "Effective methodological tools applied to modelling the influence of relational efforts on performance". Trabalho apresentado em European Conference on Research Methodology, Londres, 2015.
    Publicado
  5. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "Film-induced slum tourism: a literature review and model proposal". Trabalho apresentado em International Conference: Tourism, Destination Image and Place Branding, Vila Nova de Gaia, 2015.
    Publicado
  6. Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos; de Araújo, Arthur Filipe Barbosa. "The Quality of Business Relationships in the Tourism System: An Imaginary Organisation Approach". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Lisboa, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Teixeira, Sandra; Vitória, Andreia; Vieira, Armando. "A influência do PsyCap na Self-leadership e na Satisfação no Trabalho - A Área do Turismo. – Turismo de Aldeia". Egitania Sciencia (2023): 49-75. http://dx.doi.org/10.46691/es.vi.147.
    10.46691/es.vi.147
  2. Vieira, Armando Luís. "Editorial". (2023): https://doi.org/10.34624/rtd.v44i0.34843.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v44i0.34843
  3. Arthur Filipe de Araújo; Maria Isabel Andrés Marques; Maria Teresa Ribeiro Candeias; Armando Luís Vieira. "Willingness to Pay for Sustainable Destinations: A Structural Approach". Sustainability 14 5 (2022): 2548-2548. https://doi.org/10.3390/su14052548.
    10.3390/su14052548
  4. Vieira, Armando Luís; VITÓRIA, ANDREIA; Teixeira, Sandra. "Positive Psychological Capital (Psycap) in the Performance of Hotel Managers". International Journal of Research in Tourism (2022):
    Submetido
  5. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís; Costa, carlos; Araújo, Arthur Filipe Barbosa de; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "Film tourism meets slum tourism: How negative portrayals can foster a controversial tourist phenomenon". Journal of Tourism & Development 1 36 (2021): 245-254. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8447.
    Publicado • 10.34624/rtd.v1i36.8447
  6. Vieira, Armando Luís; Freitas, Mónica; de Araújo, Arthur Filipe Barbosa. "Film-Induced Tourism and Harry Potter: A Sustainable Heritage Approach". Journal of Sustainable Tourism (2021):
    Submetido
  7. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "Film tourism meets slum tourism". (2021): https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.8447.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.8447
  8. Eusébio, Celeste; Vieira, Armando Luís; Lima, Sara. "Place attachment, host–tourist interactions, and residents’ attitudes towards tourism development: the case of Boa Vista Island in Cape Verde". Journal of Sustainable Tourism 26 6 (2018): 890-909. http://dx.doi.org/10.1080/09669582.2018.1425695.
    Publicado • 10.1080/09669582.2018.1425695
  9. Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos Manuel Martins da; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "The Influence of Power, Commitment, and Relationship Quality on Objective Performance". Journal of Tourism and Development 27/28 1 (2017): 925-940. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9651.
    Publicado • 10.34624/rtd.v1i27/28.9651
  10. Pimentel, Emanuelle; Vieira, Armando; Biz, Augusto. "Megaevento: revisão crítica da literatura e agenda de investigação". (2017): http://hdl.handle.net/10773/38821.
    10.34624/rtd.v1i27/28.10559
  11. Nascimento, José Lúcio; Vieira, Armando; Santos, Gilvanilde. "Memory of Belém-Pa-BR hospitality: Great Hotel". (2017): https://doi.org/10.34624/rtd.v2i27/28.20933.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v2i27/28.20933
  12. Costa, Daniel; Brandão, Filipa; Vieira, Armando Luis. "Film tourism: a value proposition for the city of Porto". (2017): https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10523.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10523
  13. Pimentel, Emanuelle; Vieira, Armando; Biz, Augusto. "Mega event: a critical literature review and research agenda". (2017): https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10559.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10559
  14. Armando Luis Vieira; Carlos Costa. "Business relations in hospitality: A structural model applied to the corporate segment". Revista Perspectiva Empresarial (2016): https://doi.org/10.16967/rpe.v3n1a2.
    10.16967/rpe.v3n1a2
  15. Carvalho, J.; Štulhofer, A.; Vieira, A.L.; Jurin, T.. "Hypersexuality and High Sexual Desire: Exploring the Structure of Problematic Sexuality". Journal of Sexual Medicine 12 6 (2015): 1356-1367. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84930336690&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/jsm.12865
  16. Vieira, A.L.. "Exploring data collection innovations by examining the effects of relationship marketing on performance in times of crisis | Exploración de las innovaciones en cuanto a recolección de datos mediante un examen de los efectos del marketing relacional sobre el desempeño en tiempos de crisis". Innovar 24 53 (2014): 75-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84921997716&partnerID=MN8TOARS.
  17. Vieira, A.L.; Winklhofer, H.; Ennew, C.. "The Effects of Relationship Marketing on Share of Business: A Synthesis and Comparison of Models". Journal of Business-to-Business Marketing 21 2 (2014): 85-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901454022&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1051712X.2014.903455
  18. Carvalho, Susan Belinda; Vieira, Armando Luís; Sousa, Alcina Maria Pereira de. "Film-induced tourism: the case of Portugal". (2014): http://hdl.handle.net/10773/38841.
    10.34624/rtd.v4i21/22.12435
  19. Eusébio, C.; Vieira, A.L.. "Destination Attributes' Evaluation, Satisfaction and Behavioural Intentions: A Structural Modelling Approach". International Journal of Tourism Research 15 1 (2013): 66-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871013410&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/jtr.877
  20. Lopes, José Miguel Pereira; Costa, Carlos Manuel Martins da; Vieira, Armando Luís Lima de Campos. "O Papel dos Estabelecimentos Hoteleiros na Informação Turística: Um Contributo Empírico". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12815.
    10.34624/rtd.v1i17/18.12815
  21. Joana Carvalho; Armando Luís Vieira; Pedro Nobre; Carvalho, J.; Vieira, A.L.; Nobre, P.. "Latent structures of female sexual functioning". Archives of Sexual Behavior 41 4 (2012): 907-917. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/97642.
    10.1007/s10508-011-9865-7
  22. Joana Carvalho; Armando Luís Vieira; Pedro Nobre. "Latent structures of male sexual functioning". (2011): https://hdl.handle.net/10216/93050.
    10.1111/j.1743-6109.2011.02349.x
  23. Vieira, A.L.. "Relationship marketing and the philosophy of science: A tribal journey through relationship quality". Journal of Relationship Marketing 9 2 (2010): 83-97. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77953862180&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15332661003768724
  24. Vieira, Armando Luís. "Modelling business-to-business relationship quality in the hotel industry: a competing models approach". (2010): https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13575.
    10.34624/rtd.v1i13/14.13575
  25. Vieira, Armando Luís. "Business-to-business relationship quality". (2009): http://hdl.handle.net/10400.5/10055.
  26. Vieira, A.L.. "Delivering quality service: All for one?". Journal of Quality Assurance in Hospitality and Tourism 6 1-2 (2005): 25-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33749064117&partnerID=MN8TOARS.
    10.1300/J162v06n01_03
  27. Vieira, Armando Luis; Costa, Carlos; Fernandes, Rathisha. "Managing relationship with corporate clients: a case study of the hotel industry in Goa". (2005): https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13948.
    10.34624/rtd.v0i3.13948
  28. Rego, Arménio; Leite, Regina Maria de Oliveira; Carvalho, Teresa; Freire, Carla Maria Freitas da Costa; Vieira, Armando. "Organizational commitment: toward a different understanding of the ways people feel attached to their organizations". (2004): http://hdl.handle.net/1822/30829.
    10.1108/15365430480000510
  29. Rego, Arménio; Carvalho, Maria Teresa; Leite, Regina; Freire, Carla; Vieira, Armando. "Empenhamento(s) organizacional(is): Dois laços afectivos, dois instrumentais, um normativo e um de ausência". (2004): http://hdl.handle.net/10400.12/4781.
  30. Rego, Arménio; Carvalho, Maria Teresa; Leite, Regina Maria de Oliveira; Freire, Carla Maria Freitas da Costa; Vieira, Armando. "Justiça nas organizações : um modelo tetra-dimensional". (2002): http://hdl.handle.net/1822/30832.
Capítulo de livro
  1. Armando Luis Vieira. "People-Based Interaction in Modern Marketing". In Developing a B2B Relationship Quality Model. 2022.
    10.4018/978-1-6684-4496-2.ch001
  2. Costa, C.; Vieira, A.L.. "Tourism planning and organisation in Portugal". In Strategies in Tourism Organizations and Destinations. Bristol: Channel View, 2014.
    Publicado
  3. Vieira, Armando Luís; Duch, Tiago; Loureiro, Sandra; Brochado, Ana. "World Cup Brazil: Insight Behind Sport Tourism Event". In Strategies in Tourism Organizations and Destinations. UAlgESGHT, 2014.
    Publicado
  4. Vieira, Armando Luís. "Qualidade das Relações de Negócio em Mercados Business-to-Business: Um Renovado Paradigma da Gestão e Marketing de Serviços em Hotelaria". In Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia, editado por Costa, C. et al.. Escolar Editora, 2014.
    Publicado
  5. Vieira, Armando Luís. "Exploring Business-to-Business Relationship Marketing Practices: Brazil vs. Portugal". In Tourism Destinations and Tourism Businesses: Issues of Competition and Cooperation, editado por Homlong, N.. Athens Institute for Education and Research, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Vieira, Armando Luís. Market-ing: Uma Visão Pós-Pandémica. Portugal: Sílabas & Desafios. 2022.
    Publicado
  2. Vieira, Armando Luís. Finanças Pessoais: Tudo o que quis saber (mas que nunca perguntei). Portugal: Silabas & Desafios. 2018.
    Publicado
  3. Vieira, Armando Luís. The Philosophy of Science Tribes: A Political and Pragmatic Debate on Research in Marketing. Seattle, Charleston: Amazon/CreateSpace. 2015.
    Publicado
  4. Vieira, Armando Luís. Relações de Negócio: Os Serviços Hoteleiros e o Segmento PME. Silabas & Desafios. 2015.
    Publicado
  5. Vieira, Armando Luís. Código 0101: Rumo ao Sucesso Profissional. Escolar Editora. 2014.
    Publicado
  6. Vieira, Armando Luís. Interactive LISREL in Practice: Getting Started with a SIMPLIS Approach. New York, Estados Unidos: Springer. 2011.
    Publicado
  7. Vieira, Armando Luís. GESTORES A TEMPO INTEIRO: Rumo ao Sucesso na Gestão das Relações de Negócio. Portugal: Sílabo. 2011.
    Publicado
  8. Vieira, Armando Luís. ABC DO LISREL INTERACTIVO: Um Exemplo Prático de Modelação em Equações Estruturais. Sílabo. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. de Araújo, Arthur Filipe Barbosa; Vieira, Armando Luís; Costa, Carlos. "Slum tourism motivations: A mixed methods approach". Trabalho apresentado em Research day, 2017.
Resumo em conferência
  1. Eusébio, C.; Vieira, A.L.. "Examining the Structural Relationship between the Tourist’s Evaluation of Destinations’ Attributes, Overall satisfaction and Loyalty". Trabalho apresentado em Proceedings of Consumer Behavior in Tourism Symposium 2009 (abstract), 2009.
Tese / Dissertação
  1. Nascimento, José Lúcio Bentes do. "O nível de satisfação do hóspede nos meios de hospedagem comercial em desenvolvimento". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30364.
  2. Araujo, Arthur Filipe Barbosa de. "Film-induced slum tourism motivations: a structural approach". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10773/28282.
  3. Pimentel, Emanuelle de Melo. "Planeamento e gestão de megaeventos : desenvolvimento e aplicação de modelo para a eficácia do DMO e do destino". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17300.
  4. Costa, Daniel Filipe dos Santos. "Turismo cinematográfico na economia das experiências: uma proposta de valor para os destinos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16312.
  5. Graça, Guilherme Loureiro. "Inovação em hotelaria: sleep-by no turismo religioso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/15200.
  6. Martins, Andreia Denise Oliveira. "A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12020.
  7. Pushparaj, Manoj Gupta Charan. "Physical recreation and leisure activities of foreign students in Lodz". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11443.
  8. Teixeira,Silvandira Raquel Santos. "Turismo de experiências: uma proposta de desenvolvimento turístico sustentável para Ovar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12394.
  9. Tavares,Karla Danielle da Silva. "Turismo esportivo no Brasil e a Copa de 2014: o caso do Recife". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12388.
  10. Portela, Daniela Alexandra dos Santos; Portela, Daniela; Vieira, Armando Luís. "Customer relationship management e fidelização do cliente em hotelaria". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12400.
    10.34624/rtd.v4i21/22.12345
  11. Jesus,Carina Adriana Ferreira de. "A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10551.
  12. Freitas, Sofia Laura Gouveia de. "Qualidade da informação online em turismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10655.
  13. Pinho, Bruno António Martins. "Comportamentos em hotelaria face à inovação". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10596.
  14. Silva, Ana Paula Amaral Simões da. "Rotas turístico-culturais em Ílhavo". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7904.
  15. Duch, Thiago Costa. "Marketing turístico: o destino João Pessoa e a Copa do Mundo 2014". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7510.
  16. Lopes, José Miguel Pereira. "Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/5126.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/15 - 2021/02/25 PsyCap, self-leadership e satisfação no trabalho na área do turismo em Portugal
Coorientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal