Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- MARIA ALFREDO FERREIRA DE FREITAS LOPES MOREIRA
Nomes de citação
- Moreira, Maria Alfredo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BF1A-C5B2-94FF
- ORCID iD
- 0000-0002-0699-1197
- Scopus Author Id
- 36651581300
Endereços de correio eletrónico
- malfredo@ie.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 604635 (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho . Largo do Paço, 4704-553, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9326575906133056 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/09/09 - 2012/04/05
Concluído
|
Formação de professores para a justiça social (Pós-doutoramento)
University of Washington, Estados Unidos
|
|
2004/07/16
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A investigação-acção na formação em supervisão: Processos de (co-)construção do conhecimento profissional/ Action research
in training supervisors: Processes of (co)construction of professional knowledge" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade/ Approved |
1996/06/14
Concluído
|
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A investigação-acção na formação reflexiva do professor-estagiário de Inglês/ Action research in reflective English language
teacher education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade/ Approved |
1990/06/29
Concluído
|
Portuguese and English Language Teaching (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"No thesis required" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 (out of 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/07/16 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09/01 - 2004/07/16 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1991/09/01 - 1996/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1990/09/01 - 1991/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/25 - Atual | Vice Presidente do Instituto de Educação | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017/06/01 - Atual | Editor de Secção da Revista Brasileira de Educação | ANPED, Brasil |
Revista Brasileira de Educação, Brasil | ||
2015/12/17 - 2019/09/27 | Membro do Conselho Científico/ Member of the Scientific Council | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2014/03/01 - 2019/06/01 | Diretora da Revista Portuguesa de Educação | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2010 - 2019/01/17 | Membro do Conselho Pedagógico/ Member of the Pedagogical Council of the Institute of Education | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2013/12 - 2018/06 | Representante da UM no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2014 | Revista Portuguesa de Educação/ Portuguese Journal of Education, Comissão Editorial/ Editorial Committee | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2008 - 2013 | Representante da UM no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, Braga | Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2009 | Coordenadora da área de especialização em ensino para a licenciatura em ensino de Port.-Ingl/Coordinator for the Teaching Specialization of the Bachelor's Degree for Portuguese and English Studies | Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2008 | Representante dos Doutorados do DME na Comissão Coordenadora do Conselho Científico. Representative for the professors at the coordinating committee of the Scientific Council | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2005/09/01 - 2007/07/31 | Presidência da Comissão Coordenadora de Estágios Pedagógicos/ President of the Coordinating Committee for the Teaching Practicum | Universidade do Minho, Portugal |
2005/01 - 2006/01 | Representante da UM na Assembleia da Escola Alberto Sampaio, Braga | Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2006 | Diretora Adjunta do Departamento de Metodologias da Educação/ Deputy Director for the Department of Education Methodologies | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2004 - 2006 | Presidente da Comissão de Estágio de Português e Inglês/ President of the Teaching Practicum Committee for Portuguese and English Language | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2018/12/01 | Abandono escolar precoce em Portugal e Espanha: Um estudo comparativo
Estancias cortas postdoctorales
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidad de Cádiz Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
|
Fundación Carolina (ENDESA)
Concluído
|
2011 - 2012/05/15 | Developing culturally responsive (second/ foreign language) teacher education practices in Portugal and East Timor
FCT: SFRH/BSAB/1147/2011
Bolseiro de Pós-Doutoramento
University of Washington, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020/03/31 | Roma Inclusive School Experience (RISE) - 777289 - REC-DISC-AG-2016/REC-DISC-AG-2016-02
777289 - REC-DISC-AG-2016/REC-DISC-AG-2016-02
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2017 - 2019/04/30 | Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria
Projeto FAPESP nº 2016/254128
Investigador
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
|
2017 - 2018/12/31 | Riesgo de fracaso y abandono escolar en Secundaria Obligatoria. Los contextos educativos, familiares y socioculturales. Un
estudio cualitativo
SEJ 2664
Investigador
Universidade de Cádiz - L.A.C.E., Espanha
|
Junta de Andalucía
Concluído
|
2012 - 2016/09/30 | IntlUni – Erasmus Academic Network 2012-2015: The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space in the International
University
Investigador
Aarhus Universitet, Dinamarca
|
European Commission
Concluído
|
2011 - 2012/03/15 | DEVELOPING CULTURALLY RESPONSIVE SECOND/ FOREIGN LANGUAGE TEACHER EDUCATION PRATICES IN PORTUGAL AND EAST TIMOR
SFRH/BSAB/1147/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2010/12 | EUCIM-TE - Train Teachers for Mainstream Literacy Education
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2009 - 2010/07 | Basic Education 3rd Cycle Curriculum Development (Timor-Leste)
UNICEF/ IEP: RW_7L42KG-67
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
|
UNICEF
Concluído
|
2007 - 2010/02 | Formação, supervisão e pedagogia: Compreender e transformar contextos profissionais
CIEd/ UM
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2008/12 | Online Teaching Course for School Leaders in the Republic of the Maldives
UNICEF/IEP: RFP/MALA/2007/009
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
Ministry of Education, Maldivas |
UNICEF Maldives
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2019/12/31 | Avaliação das aprendizagens de Inglês no 1º CEB: perceções e práticas dos professores/ Assessment in Primary English Education
in Portugal: teachers’ perceptions and practices
Investigador
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/11/19 | Action research for primary English teachers | Workshop no Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal)
(Faro, Portugal)
|
2019/10/25 | Supervisão interpares, trabalho colaborativo e inclusão escolar: O caso do projeto RISE | Colóquio CIDInE: Inovação em Educação: Balanços e Perspetivas Futuras
(Escola Superior de Educação, Porto, Portugal)
|
2019/09/04 | Escola, diferenças e (des)igualdades: discursos docentes sobre a etnia cigana num Agrupamento de Escolas em Portugal | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(Corunha, Espanha)
|
2019/09/03 | Breve descripción y justificación del estudio “Competencias docentes en la enseñanza superior” | Simpósio “Estudio del marco competencial docente en la enseñanza universitaria en Brasil, España y Portugal”. XV Congreso
Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(Corunha, Espanha)
|
2019/06/13 | Educação, currículo e qualidade educativa | Conferência de abertura do curso de pós-graduação da UFSCar
(São Carlos, Brasil)
|
2019/06/12 | Revista Portuguesa de Educação: Perspetivas atuais e futuras | Moreira, M. A. (2019, junho). Revista Portuguesa de Educação: Perspetivas atuais e futuras. Comunicação convidada na Mesa
Redonda “Revistas Nacionais e Experiências Editoriais das Associações Científicas”. I Congresso Nacional de Editores de Periódicos
em Educação
(Florianópolis, Brasil, Portugal)
|
2019/06/03 | Formação inicial e visões de profissionalismo docente | Mesa Redonda "Profissão, profissionalismo e identidade docentes", IV Encontro Luso-Brasileiro “Trabalho Docente e Formação
de Professores”
(Lisboa, Portugal)
|
2019/05/10 | Comentário à conferência “Supervisão da investigação enquanto zona de contacto intercultural”, de Susana Pinto | Seminário Internacional Línguas e culturas nos espaços de diálogo e cooperação internacional: olhares cruzados
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/04/09 | Narratives of experience in teacher preparation: Challenging the dominant epistemological canon | AERA 2019: Leveraging Education Research in a “Post-Truth” Era: Multimodal Narratives to Democratize Evidence
American Educational Research Association (AERA) (Toronto, Canadá)
|
2019/04/08 | Perceptions of teacher performance evaluation in higher education: A study in Portugal | AERA 2019: Leveraging Education Research in a “Post-Truth” Era: Multimodal Narratives to Democratize Evidence
American Educational Research Association (AERA) (Toronto, Canadá)
|
2019/04/05 | Dropouts or students without a system? Understanding subaltern agency and resistance in Iberian schools | Annual Conference of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies: Resituating Accountability in Curriculum
Studies: Relationality, Responsibility & Refusal
American Association for the Advancement of Curriculum Studies (AAACS) (Toronto, Canadá)
|
2019/04/04 | Itinerant curriculum theory in the making: Towards alternative ways to do alternative forms of teacher education | Annual Conference of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies: Resituating Accountability in Curriculum
Studies: Relationality, Responsibility & Refusal
American Association for the Advancement of Curriculum Studies (AAACS) (Toronto, Canadá)
|
2019/04/03 | Resisting conservative, neoliberal, and neocolonial constraints in schools and in the academia: The role of teacher narratives | Simpósio “Ultraconservative educational proposals: From conservative prescriptions to practiced transgress
Conferência Anual da American Association for the Advancement of Curriculum Studies (Toronto, Canadá)
|
2019/02/07 | Modelos de avaliação do desempenho no ensino superior: Um estudo em Portugal e Espanha | Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2016 | Formar professores para a diversidade linguística nas escolas: O caso do PLNM | Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | Special Session: Curriculum history of the present: An engaged conversation and critique of João Paraskeva's recent books" | AAACS 2016: An ethics of historical engagement.
AAACS (Washington DC, Estados Unidos)
|
2016 | Teacher narratives and the struggle against the power of the single story in teacher education | AAACS 2016: An ethics of historical engagement
(Washington DC, Estados Unidos)
|
2016 | The rise and fall of the private sector in teacher preparation in Portugal | Teacher Education, Inc.: Attempts at Privatizing Teacher Preparation Systems around the World
AERA 2016: Public Scholarship to Educate Diverse Democracies (Washington DC, Estados Unidos)
|
2016 | Princípios para a qualidade das práticas pedagógicas no espaço europeu de ensino superior | Bolonha, Quadro Europeu & Depois? As línguas estrangeiras no ensino superior: Balanço, estratégias e desafios futuros
Colóquio Internacional da Aprolínguas (Porto, Portugal)
|
2016 | Susan laughs: Uma proposta de ensino de Inglês a crianças | Bolonha, Quadro Europeu & Depois? As línguas estrangeiras no ensino superior: Balanço, estratégias e desafios futuros
Colóquio Internacional da Aprolínguas (Porto, Portugal)
|
2016 | Os relatórios de estágio como evidência dos processos investigativos na formação de professores | Formação de professores pela investigação : Que possibilidades de inovação educacional?
4th International Congress of Educational Sciences and Development (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2016 | Apresentação do livro "Cultura e Poder na sala de aula: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais | O Futuro da Educação Pública
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa & Edições Pedago (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Moderação da conferência de João Paraskeva | O Futuro da Educação Pública
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa & Edições Pedago (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Dinamização do grupo de discussão temático: Currículo, aprendizagem, avaliação. | O Futuro da Educação Pública
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa & Edições Pedago (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Observação de aulas em contexto de supervisão | Seminário/Jornadas ADMEE 2016: "A prendizagem profissional docente: Que papel para a observação de aulas?
(Braga, Portugal)
|
2015 | Toward Justice in Second Language Teacher Education in Portuguese Schools | AERA 2015: Toward Justice: Culture, Language, and Heritage in Education Research and Praxis
AERA (Chicago, IL, Estados Unidos)
|
2015 | (Mis)Educating ethnolinguistic minorities in Portugal | AAACS 14th Annual Meeting: Alterglobal Dispossession and the Politics of Recognition in Curriculum Studies
AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF CURRICULUM STUDIES (AAACS) (Chicago, IL, Estados Unidos)
|
2015 | O currículo nacional para o 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste: princípios e dilemas | Educação em Timor-Leste: (des) (re)construindo o futuro
Universidade de Aveiro, Departamento de Educação (Aveiro, Portugal)
|
2015 | A supervisão pedagógica como prática de transformação | Palestra: A supervisão pedagógica como prática de transformação
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Pau dos Ferros, Brasil)
|
2015 | Narrativas dialogadas online na formação especializada de professores | 2º Seminário do NEIP - Inovação pedagógica no ensino superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | A Curriculum for English Language Education in Timor-Leste: Conditions of possibility and dilemmas | 2014 Conference on Language Education Policy Studies: International Network for Language Education Policy Studies
International Network for Language Education Policy Studies (Kaohsiung, Taiwan)
|
2014 | Social Justice teacher education: Lessons from practice | European Conference on Educational Research 2014
European Educational Research Association (Porto, Portugal)
|
2014 | Education for linguistic diversity in schools: A matter of social justice? | VI ATEE Winter Conference: Social Justice and Diversity in Teacher Education
Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Budapest, Hungria)
|
2014 | Educação para a diversidade linguística nas escolas: Inclusão e autonomia dos alunos imigrantes e de minorias etnolinguísticas. | 6º Encontro do GT-PA, Pedagogia para a Autonomia: Imaginar e fazer a mudança em termos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Envolvimento na aprendizagem escolar. O que dizem as experiências dos alunos? | 6º Encontro do GT-PA, Pedagogia para a Autonomia: Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Education for linguistic diversity in schools: A matter of social justice teacher education? | European Conference on Educational Research
EERA Network 7, Social Justice and Intercultural Education (Porto, Portugal)
|
2014 | Professoras brasileiras e professoras portuguesas: compartilhando experiências de vida e da docência em grupo online2014 | Congresso ISATT 2014: Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
(Braga, Portugal)
|
2014 | Intercomprehension and plurilingualism in foreign language education: A selective review of research produced in Portugal between 2006 and 2011 | Congresso IALIC 2014
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Multilingual and multicultural practices in higher education: the project IntlUni | I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarollo
Fundación General UGR & Universidad de Granada (Santander, Espanha)
|
2013 | Action research as a tool for transforming schools and EFL teacher education practices | 6th International Forum on English Language Teaching
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013 | Avaliação do desempenho docente: emancipação ou subordinação? | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação da UM & Universidad de la Coruña (Braga, Portugal)
|
2013 | Investigando a formação inicial de professores e educadores: um círculo de estudos na Universidade do Minho | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação da UM & Universidad de la Coruña (Braga, Portugal)
|
2013 | From European to national policies in language education: plurilingualism and the case of Portugal | INLEPS 2013 International Seminar, Global perspectives on language education policy
Universidad de Granada & INLEPS (Granada, Espanha)
|
2013 | Multilingual and multicultural practices in higher education: the project IntlUni | XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y Literatura
(Santander, Espanha)
|
2013 | From European to national policies in language education: plurilingualism and the case of Portugal | INLEPS 2013 International Seminar, Global perspectives on language education policy
(Granada , Espanha)
|
2013 | Educação multicultural crítica e manuais escolares: um caso em Timor-Leste | Jornada "Boas práticas em Línguas"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Curriculum development and language education for critical multiculturalism in East Timor | 11th Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, “Curriculum Studies in Times of
Globalization: Whose Internationalization?”
AAACS (Vancouver, Canadá)
|
2012 | Best practices in curriculum studies: Whose Internationalization? | 11th Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, “Curriculum Studies in Times of
Globalization: Whose Internationalization?”
AAACS (Vancouver, Canadá)
|
2012 | Teacher Education for Social Justice and Language Diversity in Portugal | Kolloquium Forschungsstelle für Interculturelle Studien
Centro de Formação de Professores da Universidade de Colónia (Colónia, Alemanha)
|
2012 | Perceptions of teachers on professional development through action research | AAACS 11th Meeting Curriculum Studies in times of globalization: Whose Internationalization
(Vancouver, Canadá)
|
2012 | Culturally relevant teaching and pedagogy in East Timor | CAIR 2012: Interculturality and education
(Porto, Portugal)
|
2012 | A Supervisão como prática de transformação | I Encontro Regional de Educação, Educação Hoje: Dilemas, controvérsias, desafios
(Funchal, Portugal)
|
2012 | Special session panel: Best practices in curriculum studies - Whose internationalization (com Andrea Baldwin, Walter Gershon & Rob Helfenbein) | AAACS 11th Annual Meeting: Curriculum studies in times of globalization: Whose internationalization?
(Vancouver, Canadá)
|
2011 | Developing a Teacher Education Curriculum for Cultural and Linguistic Diversity in Portuguese Schools: Teaching against the grain...? | AAACS 2011: Curriculum and Emancipatory Modes of Relationality & Global Interdependence
(New Orleans, Estados Unidos)
|
2011 | Comunicação convidada no painel "Formação de Professores" | Congresso Educação e Sociedade, Formação de Professores, Multiculturalismo e Sucesso Académico
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Proposta para a Formação de Professores | Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia, Diversidade Linguística, Linguagem Escolar e Autonomia
(Braga, Portugal)
|
2011 | Novos atores no trabalho da educação: Os mediadores socioeducativos | II Seminário "Formação e Mediação: Investigar e (Re)Imaginar Práticas Transformadoras Sustentáveis
(Braga, Portugal)
|
2011 | Comentário à conferência de Isabel Alarcão "O Efeito Transformador da Supervisão" | II Seminário "Formação e Mediação: Investigar e (Re)Imaginar Práticas Transformadoras Sustentáveis"
(Braga, Portugal)
|
2007 | Pedras no caminho de Bolonha | IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Universidade da Corunha, Espanha)
|
2006 | Os diários profissionais num enquadramento reflexivo crítico: para uma reconstrução das práticas de formação de professores | VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
|
2006 | A formação de supervisores de línguas estrangeiras: opções e implicações didácticas e supervisivas | Colóquio Didáctica das Línguas-Culturas: Implicações didácticas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no processo
de ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras
(Braga, Portugal)
|
2006 | Quando Eu somos Nós: diários colaborativos de supervisão e autonomia profissional | 3º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)
(Braga, Portugal)
|
2005 | Ideology, didactics, supervision, and research: which connections? | IATEFL TTEd Sig, Quantum leaps in teacher education
(Viena, Áustria)
|
2004 | Pedagogia na universidade: O projecto “Transformar a pedagogia na universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem | V Jornadas de Ciências da Educação – “Educação em Movimento”
(Coimbra, Portugal)
|
2004 | Educação transformadora e pedagogia para a autonomia na universidade | Seminário “Para transformar a pedagogia na universidade: ensino e aprendizagem, formação, investigação"
(Universidade do Minho, Portugal)
|
2001 | Princípios reguladores da pedagogia no ensino superior | Fórum da Física – Física na Engenharia
(Porto, Portugal)
|
2001 | Materiais de ensino/ aprendizagem na formação didáctica de professores de Inglês | Pedagogia em Campus
(Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Avaliação da implementação da abordagem CLIL: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - Atual | A competência comunicativa intercultural na língua estrangeira como meio de promoção da dignidade humana e da justiça social
em alunos do ensino médio do Estado de Pernambuco
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | Serious games para a aprendizagem de línguas: Português como LE/L2
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2013 - Atual | As motivações e perceções de adolescentes para a aprendizagem da língua estrangeira. Análise e intervenção didática no ensino
médio
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2007 - Atual | Auto-avaliação das aprendizagens e da formação. Um programa de supervisão em contexto de estágio
Orientador
|
Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - Atual | A videogravação como suporte de práticas de observação colaborativa – Um estudo de caso
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - Atual | A Comunicação supervisiva na formação inicial de professores de Biologia e Geologia: Um estudo de caso em ano de estágio
Orientador
|
Supervisão Pedagógica em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - Atual | Representações e práticas de professores e alunos na auto-avaliação das aprendizagens em Línguas Estrangeira
Orientador
|
Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/02/28 | Narrativas profissionais de professores em formação da Universidade do Minho
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Supervisão Pedagógica (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Avaliação do Desempenho Docente na Rede de Educação Privada de Braga: Contributo para a Melhoria da Qualidade Educativa Creche
e Pré-Escolar.
Orientador
|
Mestrado em Educação de Infância, Supervisão e Pedagogia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | “Construir(-se) com palavras”: A escrita criativa no desenvolvimento da competência estratégica na aula de língua estrangeira.
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Práticas de escrita criativa nas aulas de Inglês e de Espanhol
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Alunos sem medo de falar: A Interação Oral na aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Agora falas tu, agora falo eu: A comunicação oral na aula de LE
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Práticas de supervisão do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa numa escola secundária em Díli
Orientador
|
Formação de Formadores, Especialização em Ensino da Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 - 2015 | O uso de manuais de Língua Portuguesa: Um estudo numa escola do ensino básico do 1º ciclo em Díli
Orientador
|
Formação de Formadores, Especialização em Ensino da Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 - 2015 | Avaliação de Desempenho Docente: Um caminho para a melhoria das práticas na educação de infância.
Orientador
|
Mestrado em Educação de Infância, Supervisão e Pedagogia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional dos professores de línguas-culturas: O papel do supervisor
pedagógico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A escrita colaborativa na aula de Inglês: um estudo de caso no 3º Ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A Banda Desenhada como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em Língua Estrangeira
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | O E-Portefólio como instrumento de avaliação ao serviço da autonomia dos alunos
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Auto-avaliação nas práticas pedagógicas e nos manuais de Inglês: representações e percepções de professores, alunos e autores
de manuais escolares
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | O caminho labiríntico da avaliação do desempenho docente - Um estudo com professores de Línguas Estrangeiras
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação de Desempenho do Professor de Línguas Estrangeiras – O que pensam os professores?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Escola inclusiva e “A turma mais” – um estudo de caso avaliativo na educação em línguas estrangeiras
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Estratégias de aprendizagem numa pedagogia para a autonomia e desenvolvimento integrado de competências: Um caso de supervisão
colaborativa na aula de FLE
Orientador
|
Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Acção eTwinning: Potencialidades e constrangimentos na promoção de competências na aprendizagem de línguas estrangeiras
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A investigação-ação como estratégia de supervisão/formação e inovação educativa : um estudo de contextos de mudança e de produção
de saberes
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A auto-avaliação: configurações num manual de E.L.E.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O desenvolvimento da interação oral na aula de LE: Projeto de intervenção em duas turmas do 10º ano de Inglês e Espanhol
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O desenvolvimento da expressão oral na aula de LE
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e ES (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Supervisão do Ensino de Inglês no 1º Ciclo: Um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Mediação socioeducativa e formação parental numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | O papel do manual e do professor na auto-regulação em língua estrangeira – um estudo de investigação-acção
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em LE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | A SuperVisão Colaborativa no Ensino do Inglês no 1º CEB
Orientador
|
Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação formativa – representações e práticas de professores de línguas estrangeiras
Orientador
|
Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Auto-avaliação – representações e práticas de professores de línguas estrangeiras
Orientador
|
Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | A avaliação no ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2008 | Vivências e Percepções do Estágio Pedagógico pelo supervisor da escola – um estudo na Universidade do Minho
Orientador
|
Mestrado em Educação - Formação Psicológica de Professores (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/19 - Atual | Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal) (2019/11/19)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2019/11/16 - 2019/11/16 | Conferência Nacional do projeto RISE (2019/10/16 - 2019/10/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/10/25 - 2019/10/26 | Colóquio CIDInE: Inovação em Educação: Balanços e Perspetivas Futuras (2019/06/25 - 2019/06/26)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2019/10/23 - 2019/10/24 | II Congresso Bienal da Rede Lusófona EstreiaDiálogos: Investigação-ação e cidadania: Diálogos e desafios (2019/10/23 - 2019/10/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/05 | Biennial Conference da ISATT 2019: Education beyond the crisis: new skills, children's rights and teaching contexts (2019/07/01 - 2019/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Lucian Blaga Universidade de Sibiu , Roménia |
2019/06/03 - 2019/06/05 | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores: “Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos
múltiplos” (2019/06/03 - 2019/06/05)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015 - 2015 | Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2014 - 2014 | Pedagogia para a autonomia – Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para
a Autonomia (GT-PA)
Encontro (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2013 - 2013 | AAACS 12th Annual Meeting, Counter-western curriculum theory: Displacement, Transference, or Action?
Congresso (Outra)
|
AAACS, Estados Unidos |
2012 - 2012 | 11th Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, “Curriculum Studies in Times of
Globalization: Whose Internationalization?”
Congresso (Outra)
|
AAACS, Canadá |
2011 - 2011 | Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia
Congresso (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2010 - 2010 | Congresso Ibérico Ensino superior em mudança: Tensões e possibilidades
Congresso (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2010 - 2010 | Colóquio Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino
Encontro (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2009 - 2009 | A formação inicial de professores na Universidade do Minho: Que (Des)Continuidades?
Seminário (Outra)
|
|
2009 - 2009 | 16th European Conference on Reading/ 1º Fórum Ibero-Americano de Literacia
Congresso (Outra)
|
|
2009 - 2009 | Colóquio Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas
Encontro (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2009 - 2009 | Mediação Socioeducativa: Contextos e Actores
Seminário (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2008 - 2008 | A Educação Pública em Debate
Conferência (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2008 - 2008 | O processo de Bolonha na Universidade do Minho: Orientações e Práticas
Seminário (Outra)
|
|
2008 - 2008 | 4º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho - Pedagogia Para a Autonomia) – (Re)Construir a esperança na educação
Encontro (Outra)
|
|
2007 - 2007 | Formação e Mediação: Pensar, Agir e Inovar em Educação
Seminário (Outra)
|
|
2006 - 2006 | 3º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho - Pedagogia Para a Autonomia): Construir uma prática re(ide)alista
Encontro (Outra)
|
|
2006 - 2006 | O Estágio Pedagógico: Realidades e Desafios
Seminário (Outra)
|
|
2004 - 2004 | “Para transformar a pedagogia na universidade: ensino e aprendizagem, formação, investigação”
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | 2º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2002 - 2002 | "Qualidade da Pedagogia na Universidade"
Seminário (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | “Out-of-School and At-Risk Adolescents and Young Adults: Five National Perspectives
Simpósio
|
Annual Meeting of the AERA: «The dreams, possibilities and necessities of public education»
AERA (American Educational Research Association), Estados Unidos
|
2018 - 2018 | (Re)Constructing schooling experience from Portuguese youngsters’ perspectives
Simpósio
|
Annual Meeting of the AERA: « The dreams, possibilities and necessities of public education »
Aera Energy LLC, Estados Unidos
|
2018 - 2018 | Who benefits from Western forms of language teacher education?
Simpósio
|
Annual Meeting of the AERA: « The dreams, possibilities and necessities of public education »
Aera Energy LLC, Estados Unidos
|
2018 - 2018 | Perceptions of Motivation for Teaching in Higher Education: A Study in Portugal
Mesa-redonda
|
Annual Meeting of the AERA: « The dreams, possibilities and necessities of public education »
Aera Energy LLC, Estados Unidos
|
2018 - 2018 | A formação e a supervisão – compreender e transformar contextos profissionais
Conferência
|
8 º Ciclo de Seminários de APROFUNDAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: Abrindo a sala de aula aos pares
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 - 2018 | “Carta aberta pelo direito ao sucesso educativo”
Seminário
|
Seminário: O futuro da educação e dos educadores-professores
Rede Desenvolvimento de Novos Paradigmas em Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | School cluster assessment criteria and implications for primary English education in Portugal
Congresso
|
Bridging and Assessing EFL in 1st and 2nd Cycles
Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Portugal
|
2017 - 2017 | On linguistic epistemicides and colonization: Looking at subtractive education for bilingual/ bicultural children
Simpósio
|
AERA Annual Meeting 2017: Knowledge to Action: Achieving the Promise of Equal Educational Opportunity
Aera Energy LLC, Estados Unidos
|
2017 - 2017 | On epistemicides in language teacher education: how does one know what one does not know?
Congresso
|
Annual Conference of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies
AAACS, Estados Unidos
|
2017 - 2017 | Formação de professores e educação básica: O papel da supervisão pedagógica
Conferência
|
do II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem/ VI Seminário Institucional do PIBID UNIVATES/ II Seminário Observatório
da Educação Básica
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2015 - 2015 | Supervisão colaborativa. Intervenção convidada em painel
Mesa-redonda
|
|
2015 - 2015 | Usos conversacionais e usos académicos da língua de instrução: O que podemos aprender com os alunos de língua segunda?
Seminário
|
II Jornadas Pedagógicas de Ínfias - Vizela, "Capacitar a escola para o sucesso" |
2014 - 2014 | Membro da Comissão Organizadora
Encontro
|
Pedagogia para a autonomia : Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA) |
2013 - 2013 | Participação convidada na mesa redonda Formação de Professores
Mesa-redonda
|
Jornadas Pedagógicas Supervisão, Liderança e Cultura de Escola |
2013 - 2013 | Membro da Comissão Organizadora
Seminário
|
III Seminário Nacional Formação, Mediação e Supervisão - Contextos, Políticas e Práticas numa Sociedade em Transição |
2011 - 2011 | Moderadora de 2 mesas de comunicações: Schooling experiences in international settings: Examining teaching and learning opportunities
& Portfolios and Reflective Practice for Pre-Service Teachers: Models for Authentic Learning
Conferência
|
AERA Conference 2011 Inciting the social imagination: Education research for the public good |
2007 - 2007 | 3ª área de especialização do 2º ciclo de Educação, Mediação Educacional e Supervisão na Formação
Outro
|
IX Jornadas de Educação, “Educação, Um direito com consciência” |
2005 - 2005 | Formação de professores: qualidade, transformação e sustentabilidade
Mesa-redonda
|
Políticas Educativas e Formação de Professores, Encontros de Basto, VIII Edição |
2004 - 2004 | Supervisão, investigação-acção e colaboração: que (im)possibilidades?
Seminário
|
CIDInE |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/27 | Internacionalização do currículo: formação de professores de inglês em contexto de cidadania global na FURB (BRASIL) E UMINHO
(PORTUGAL)
Arguente
|
André Leonardo dos Santos Bento (Mestrado) |
2019/11/21 | Planned Translanguaging as a means to improve students’ working relationship in pairwork activities
Arguente
|
Catarina Abelha Ferreira (Mestrado) |
2019/11/06 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical – um estudo de caso no estágio da formação
inicial de professores
Vogal
|
Luísa Santos Pais Vieira (Doutoramento) |
2019/10/28 | A supervisão em estágio na formação inicial de professores: Perceções dos estagiários, professores tutores e professores acompanhantes
na Escola de Formação de Professores do Namibe em Angola
Vogal
|
Maria Inês Cardoso Vieira Monteiro (Doutoramento) |
2019/09/06 | Storytelling: uma ferramenta de ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino básico
Vogal
|
Bruna Marisa Ferreira de Oliveira Domingues (Mestrado) |
2019/04/23 | Era uma vez... a construção da cidadania com histórias na aula de Inglês
Vogal
|
Catarina Francina Branco da Cunha (Mestrado) |
2019 | Enseñanza y Economía: Dos estudios de caso en Educación Secundaria
Vogal
|
Juan Antonio Almagro Lominchar (Doutoramento) |
2018 | A aprendizaxe da música a través da relación da música culta da tradición Occidental e da música popular moderna e contemporánea. Unha investigación etnográfica na Educación Secundaria Posobrigatoria | LUIS ROMÁN SUÁREZ CANEDO (Outro)
Universidad de Coruña, Espanha
|
2018 | Students and Teacher’s Perceptions and Motivation in a Galician Plurilingual High School: a Study in CLIL Physics and Chemistry | Noelia Mª Galán Rodríguez (Outro)
Universidad de Coruña, Espanha
|
2017 | Djunta-mon | Marisa Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | PROCESOS DE INTERACIÓN EDUCATIVA. PENSAMINETO PRÁCTICO Y NÓMADAS DEL SABER. UNA CARTOGRAFÍA DE TRAYECTORIAS ESCOLARES MIGRANTES EN BAHÍA/BRASIL | DINA MARÍA ROSÁRIO DOS SANTOS (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
|
2017 | Estágio docente como pesquisa e formação de identidade nas Licenciaturas de uma instituição de formação de professores no Brasil | Francisca Carneiro Ventura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Supervisão da prática pedagógica dos futuros professores do Ensino Secundário em Cabo Verde | Isabel Salomé de Miranda Santos de Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Paisagem Linguística Urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa | Mariana Ribeiro Clemente (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | (Re)pensar e (re)fazer a avaliação das aprendizagens: o papel da supervisão colaborativa em contexto escolar | OLGA MARIA DE SÁ PINTO BASTO (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A formação contínua em Didática do PLNM: Contributos para uma proposta em regime de eLearning destinada aos leitores Camões, I.P | Sónia Cristina Dias Mendes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Formação inicial de professores de português- língua e justiça social: um estudo sobre o currículo universitário no contexto amazônico | Helane de Fátima Gomes Fernandes (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Enhancing Pedagogical Content Knowledge of Science Teachers for Teaching STEM through a Teacher’s Professional Development Program: An Action Research Project in Thailand rural schools | Siroj SRISARAKORN (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | La dimensión cultural en el examen de español Ab initio del Programa del Diploma del Bachillerato Internacional (IB) | MARTA FREIRE PEÑAS (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | The importance of figurative language and stylistics in the Anglo-American Literature class at ISCED/ Benguela: A content based on Stevie Smith’s poetry | Botelho Isalino Jimbi (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | AFFECT: WHAT IS TEACHER CONFIRMATION AND WHAT EFFECT DOES IT HAVE ON LEARNING? | Carla Alexandra dos Santos Nunes Santana (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | UNDERSTANDING AND IMPROVING ORAL CORRECTIVE FEEDBACK IN PRIMARY FL CLASSROOMS IN PORTUGAL | David Gaspar Maia Baptista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Desenvolvendo perceções e (re)concetualizando práticas em/sobre Educação para a Cidadania. O contributo da supervisão pedagógica numa perspetiva organizacional | Cristina Maria Peixoto de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2016 | Educação intercultural no 1 CEB: parcerias envolvendo a escola e a comunidade | Marta Filipa Jorge dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Colaborar para uma educação plural em línguas: Que possibilidades em contexto escolar português? | Luciana Mesquita da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Prática de Ensino Supervisionada: Que Possibilidades de Desenvolvimento Profissional na Formação Inicial? | João Manuel de Oliveira Rocha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Escola Reflexiva: Conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho numa escola privada | Paula Cristina dos Santos Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | SITALK – Intercâmbio de Língua e Cultura/ Language and Culture Exchange | Belina Maria Macedo da Conceição (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Conceções e práticas de avaliação das aprendizagens em escolas estatais do Lubango: a voz de professores e alunos do I ciclo do ensino secundário na disciplina de Educação Laboral | Domingos Bento Lupassa Simão (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A supervisão colaborativa como forma de potenciar um ambi-ente favorável às aprendizagens escolares no ensino técnico-profissional em Angola | Maurício Calessi Júlio (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A estrutura da frase verbal do Tetum em confronto com a LP. Um estudo numa escola do 3º ciclo do distrito de Dili | Nuhar Maria dos Santos (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Formação contínua dos professores de língua portuguesa no distrito de Díli. Uma análise de práticas e perceções dos professores | Augusta da Costa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Cursos intensivos da formação contínua de professores de Língua Portuguesa: As perspetivas dos professores | Josefina Moniz (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | A presença dos textos literários no ensino secundário. Um estudo de caso no distrito de Bobonaro, Sub-distrito de Maliana | Francisco da Costa Tavares (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | A utilização de textos literários no ensino da Língua Portuguesa no ensino básico | Maria Madalena Lopes (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Estratégias para o desenvolvimento da competência de escrita em Língua Portuguesa no 3º ciclo do ensino básico | Manuel Gomes de Araújo (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Educação escolar e participação das famílias num contexto de descentralização e autonomia das instituições escolares | Pedro Freire Patacho (Doutoramento)
Universidad de Coruña, Espanha
|
2015 | Brincar com a diversidade linguística: potencialidades comunicativas no jardim de infância | Daniela Maria Jorge Coelho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | A formação em música dos atuais e futuros professores de dança | Isabel Maria Neto de Almeida Duarte Craveira Neves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Cooperar para Aprender: Um Estudo de Investigação-Acão no Ensino-Aprendizagem da Gramática Portuguesa | Maria Isabel Pacheco Cunha Machado (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | La importancia de la figura del profesor y del manejo de factores afectivos y grupales en la clase de ELE para el aumento de la participación en actividades de producción oral | María Rosa Martín Peñasco Hurtado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Aprender línguas no jardim de infância: Um estudo de caso sobre a iniciação à língua inglesa | Beatriz Dolores Carmelita e Costa Alves de Sá (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM CONTEXTO MULTILINGUE. CONTRIBUTO PARA UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA EM TIMOR-LESTE. | Aurora Assunção Sarmento Quintão (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Avaliação da gestão da formação contínua de professores de LP. Um estudo sobre o INFORDEPE | Esperança do Carmo Barreto (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2014 | Perspetivas e práticas de supervisão nas escolas. O papel do coordenador de departamento curricular | ANA MARGARIDA DA MOTA FERREIRA PENHA (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | A prática em contexto profissional na formação inicial – perspectivas de estudantes. Contributos para a configuração profissional do educador de infância | RITA MARGARIDA A. FRIÃES NEVES DA SILVA (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica em dois agrupamentos de escolas | Maria da Glória Santos (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | La formación del professorado en el marco de la pedagogia para la autonomia: La observación de clases | Jacobo Priegue Patiño (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Eu e tu na aula de Inglês: reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à Autonomia | Maria Manuela Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | O papel das competências sociohumanizantes no ensino universitário: Um estudo focado na visão de professores e estudantes | LOIDE CÉLIA BRITO DI BERNARDO (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Educação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infância | MÓNICA SOFIA MARQUES LOURENÇO (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Abordagem integrada ao Ensino do Inglês no 1º CEB e no Pré-Escolar/ Integrated approach to teaching english in primary and preschool” | CARMEN MANUELA PEREIRA CARNEIRO LUCAS (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Cooperar para aprender: uma experiência pedagógica no ensino da gramática portuguesa | MARIA ISABEL PACHECO CUNHA MACHADO (Outro)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2013 | A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º CEB em contexto de estágio | Maria Cecília Pato da Silva Bento (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Cooperar para aprender: uma experiência pedagógica no ensino da gramática portuguesa | Maria Isabel Pacheco Cunha Machado (Outro)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2013 | Diferenciação pedagógica na educação em línguas: Uma experiência num curso profissional | Ana Cristina Brandão Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A autoavaliação: Conceções e práticas de professores e alunos do 2º CEB | Maria de Lurdes Rodrigues Cardoso Belo da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2013 | Contributo para a concretização de um novo paradigma: A formação contínua como prática de uma pedagogia da supervisão | Ana Maria Fernandes (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2013 | No palco da comunicação: Trabalhar a oralidade com atividades de representação | Hugo Alexandre da Costa e Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Projeto eTwinning LOA: Uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguas | Maria da Piedade Carvalho da Silva (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Abordagem reflexiva na formação inicial de professores de Francês | Odete da Costa Fagundes de Pinho (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Reconfigurando a pedagogia na universidade – uma experiência na formação inicial de professores de língua estrangeira | Cláudia Maria Ferreira Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A Supervisão em tempo de mudança: concepções de professores experientes sobre o papel da supervisão na (re)construção da sua profissão. | Marina Estela Cardoso Teixeira Viana (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Estágios pedagógicos na FLUP: as representações prévias de professores de Francês em formação inicial | Maria Ema Monteiro Alves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Formação e Profissionalidade: Um Estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino não Superior em Moçambique | Hilária Joaquim Matavele (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | A Mobilidade Estudantil e a Educação Intercultural: A rede Campus Europae na Universidade de Aveiro | Joana Filipa Cardoso Lopes de Almeida (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | O Ensino do Inglês e a atenção dada a alunos de NEE: Recurso aos meios tecnológicos | José Filipe Monteiro de Sá e Cruz (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Dramatización, Simulación y Autonomia: Técnicas que potencian la expresión oral en el aprendizaje de E/LE - Proyecto de estúdio empírico | Ana Maria Cea Álvarez (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | A utilização da Plataforma de e-Learning Moodle com crianças do Ensino Básico | Ana Carina da Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Os cursos de Educação e Formação: o papel da supervisão num curso de Serviço de Mesa | Ana Isabel Sá Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Projecto-Piloto: Implementação do gabinete de mediação escolar – OFICINA DA MEDIAÇÃO | Avelino Alexandre Carvalho da Cruz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A supervisão no contexto das estruturas de gestão intermédia: o Coordenador de Departamento | Dilma Maria Teixeira Maio Tuna (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Supervisão e abordagem da inferência em leitura no Ensino Secundário | Maria Natália Vieira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | A escrita em língua francesa no 2º ciclo do Ensino Secundário em Cabo Verde: análise do manual escolar e de concepções e práticas dos supervisores | Maria Rosa Águes Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | “O meu baú profissional” – Construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora | Mariana Moura Pinto de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Supervisão e motivação para a leitura no 1º Ciclo do ensino Básico | Paula Cristina Alves Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Avaliação formativa, avaliação sumativa e exames na prática de três professoras de Português de 12º ano | Aldina Lobo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Reconfigurando a pedagogia na universidade – uma experiência na formação inicial de professores de língua estrangeira | Isabel Maria Barbosa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Ansiedade linguística na prática pedagógica de professores de Inglês/ Language anxiety in English teachers during their teaching practice | Mark Daubney (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Transversalidade da língua portuguesa: representações de responsáveis educativos | Maria Isméria de Oliveira Barbosa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | O portefólio no desenvolvimento de uma aprendizagem auto-regulada: um estudo de caso no 5º ano de escolaridade | Paula Alexandra Faria Rente Guedes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A biografia linguística no 1º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades na aprendizagem de línguas | Juliana Marques da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Desenvolver a autonomia na leitura em Inglês – um estudo de caso com recurso à hiperficção | Maria Gabriela da Silva Pereira Ferraro Vaz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Re)pensar a Prática Pedagógica dos Futuros Professores em Cabo Verde: Proposta para Formação de Supervisores | Isabel Salomé de Miranda Santos de Lima (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Prática de Ensino Supervisionada: Que Possibilidades de Desenvolvimento Profissional na Formação Inicial? | João Manuel de Oliveira Rocha (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Narrativas biográficas e supervisão pedagógica: um estudo em contexto bilingue | Alice Gomes Fernandes de Matos (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Brincar com o Inglês: um estudo no Jardim de Infância | Daniela Maria Jorge Coelho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Cultura Linguística: um estudo com alunos do 2º ciclo do Ensino Básico | Ilda Maria Domingues Camarneira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Percepções sobre o Papel da Língua Materna na Aula de Língua Estrangeira | Carlos Borromeu Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O Feedback nas Práticas Avaliativas de duas Professoras de Português do Ensino Secundário | Isabel Teiga Luís Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Estratégias de Aprendizagem da Produção Oral em Língua Estrangeira: um Estudo de Caso no 2º Ciclo do Ensino Básico | Isabel Cristina Alves Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | La pragmatique lexiculturelle en éducation aux langues-cultures: étude d’un cas dans le contexte scolaire portugais | Marlène Fernandes da Silva e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O impacto da leitura extensiva na aquisição da distinção Simple Past/ Simple Present Perfect | Susana Cristina Santos Fidalgo da Fonseca Moura Lopes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | Exames nacionais de Inglês e Alemão – que avaliação? | Leocádia Maria Agostinha Santos Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | A avaliação como estratégia de aprendizagem de professores de Inglês na formação inicial | Paula Cristina Roseira Simões (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Estratégias de auto-supervisão para o desenvolvimento profissional contínuo – um estudo de caso no ensino de Inglês | Maria Jacinta de Freitas Queirós (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Auto-regulação e aprendizagem cooperativa na leitura extensiva – um estudo de caso no ensino de Inglês | Sofia Alexandra Padrão de Morais Vieira de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Setúbal, as TIC e o ensino de Inglês: atitudes dos professores | Maria da Conceição Ferreira de Brito (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | O computador no ensino da língua inglesa, Mestrado em Ciências da Educação | Leonor Maria Miranda Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 | Concepções e práticas de avaliação formativa dos professores de língua estrangeira do 10º ano de escolaridade: um estudo de caso | Maria João Bule (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 | A observação colaborativa na formação reflexiva de professores estagiários de Inglês – um estudo de caso | Maria Madalena Freitas Matos Paiva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | O cibercomunicador intercultural: imagens das línguas em chat plurilingue | Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | A reflexão escrita na formação crítica de professores estagiários de Inglês: um estudo de caso | Isabel Sandra Lima Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Colaboração supervisiva no contexto do estágio pedagógico | Elisabete de Jesus Soares Guimarães (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/07/01 - 2019/07/05 | 19th Biennial Conference of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT): Education beyond the crisis: new skills, children's rights and teaching contexts | Lucian Blaga University of Sibiu, Romenia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Revista Internacional de Formação de Professores (2447-8288) | Instituto Federal de São Paulo, IFSP |
Atual | Indagatio Didactica | Centro de investigação em didáctica e tecnologia na formação de formadores |
Atual | Revista Brasileira de Educação | Editora Autores Associados |
Atual | Revista Brasileira de Educação | |
Atual | Rassegna Linguistica | |
Atual | EstreiaDiálogos | |
Atual | ReveEduc | |
Atual | European Journal of Teacher Education | |
2014/06/01 - 2016/06/01 | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação |
1999/11/17 - 2016/02/04 | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | AERA 2017, Division K Teaching and Teacher Education; Division K Section 5: Preservice Teacher Education | ||
2016 - Atual | Bolonha, Quadro Europeu & Depois? As línguas estrangeiras no ensino superior: balanço, estratégias e desafios futuros | Universidade do Porto, Portugal | |
2014 - Atual | Parecer para a revista "International Journal of Multilingualism" | ||
2011 - Atual | First International Congress on Curriculum and Instruction - Membro da Comissão Científica | ||
2011 - Atual | Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia - Membro da Comissão Científica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/10/30 - Atual | Seminário "Supervisão interpares e sucesso educativo" | (Outros) | Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Portugal |
2019/02/27 - Atual | Ação de Formação de Curta Duração "Observação de aulas interpares e profissionalidade docente" | (Outros) | Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal |
2019/01/25 - Atual | Seminário Refugiados: ecos do passado, silêncios do presente, coordenação de mesa redonda, NEDH | (Outros) | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Portugal |
2019/01/10 - Atual | Seminário "Discurso e poder na supervisão" | Mestrado em Supervisão (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação de Viana do castelo, Portugal |
2019/10/28 - 2019/10/28 | Seminário de formação de professores de Chinês, Planificação e avaliação da aprendizagem | Instituto Confúcio, Universidade do Minho, Portugal | |
2019/07/02 - 2019/07/02 | Seminário "Escrita académica e publicação científica" | Programa de pós-graduação | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
2019/06 - 2019/07 | Supervisão Pedagógica e Formação de Professores para a Justiça Social | Curso de pós-graduação | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
2019/06/28 - 2019/06/28 | Workshop: Narrativas na pesquisa em educação | Universidade Federal de São Carlos, Brasil | |
2018/11 - 2019/06 | Oficina "Em direção a um modelo de educação intercultural: construção de dispositivos pedagógicos inclusivos" | (Outros) | Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal |
2019/05/12 - 2019/05/19 | Lecionação no programa Erasmus +: divulgação dos resultados do projeto “Risco de fracasso e abandono escolar no ensino secundário obrigatório. Os contextos educativos, familiares e socioculturais. Um estudo qualitativo, com o Código: SEJ 2664 | LACE - Universidade de Cádiz, Espanha | |
2018 - 2019 | Metodologia do Ensino de Inglês a Crianças | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2019 | Programação e avaliação em ELE | Mestrado em Ensino de Espanhol LE/L2 (Mestrado) | |
2018 - 2019 | Estágio - Prática de Ensino Supervisionada | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB (Mestrado) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2015/10/18 - 2015 | "Inglês: Aprendem desde o berço para serem cidadãos do mundo" | |
2015/06/27 - 2015 | Entrevista sobre Supervisão Pedagógica | Supervisão Pedagógica |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | EstreiaDiálogos - Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa | Membro da direção |
2011/01 - Atual | American Educational Research Association | |
2007 - Atual | IAACS (International Association for the Advancement of Curriculum Studies) | |
2006 - Atual | Littera (Associação Portuguesa para a Literacia) | |
1997/09 - Atual | CIDINE |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/12 - Atual | Representante da UM no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico do IE, em representação dos directores dos mestrados em ensino
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2005/09 - 2007/07 | Presidência da Comissão Coordenadora de Estágios Pedagógicos
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006/01 - 2007/01 | Representante dos Doutorados do DME na Comissão Coordenadora do Conselho Científico
Outro
|
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2005/01 - 2006/01 | Representante da UM na Assembleia da Escola Alberto Sampaio
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2004/01 - 2006 | Presidente da Comissão de Estágio de Português - Inglês
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Minho, Portugal |