???global.info.a_carregar???
Fernando Oliveira é Doutorado em Design pela FACULDADE DE ARQUITECTURA da UNIVERSIDADE DE LISBOA, Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE-U e licenciado em Design Visual pela mesma instituição. É Docente universitário desde 1999. Foi Coordenador do Mestrado em Design e Cultura Visual (com louvor atribuído pelo reitor) e Co-Coordenador do Mestrado em Branding e Design de Moda, pertencendo a vários conselhos pedagógicos e a comissões de curso do IADE-UE. É Investigador e membro da UNIDCOM, foi editor da revista cientifica MODA PALAVRA e é membro do Comité Científico das conferências EIMAD da ESART/IPCB e SENSES AND SENSIBILITY do IADE-UE, da DESIGN DOCTORAL CONFERENCE do IADE-UE, bem como das revistas científicas EDUCAÇÃO GRÁFICA, CONVERGÊNCIAS da ESART/IPCB, e da e-revista LOGO da UFSC. Tem participação em júris de doutoramento, em Portugal e no estrangeiro, e experiência na orientação científica de teses de Doutoramento e de Mestrado. Foi presidente do júri de vários Mestrados. É autor de Workshops implementados a nível nacional e internacional. Tem autoria de livros, capítulos de livros e artigos (edições nacionais e internacionais) na área do Design Gráfico, do Branding, da Criatividade, da Tipografia (nacionais e internacionais), assim como na Visualização de Informação de tendências visuais associadas às marcas, à cultura e à sociedade. É Curador de Design Gráfico nos Workshops do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE-UE e autor da Exposição “TYPE STUDIES. FROM CLASS TO PUBLIC” — EXPERIMENTA DESIGN. Como Designer independente é especialista em Branding e Sistemas de Identidade Visual, desenvolvendo projectos de extensão ao mercado para o IADE-EU, bem como consultoria para marcas, nacionais e internacionais, de várias dimensões e unidades de negócio.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Fernando

Identificadores de autor

Ciência ID
BF10-2659-49E2
ORCID iD
0000-0002-8537-7469

Endereços de correio eletrónico

  • fo.iade.sos@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 917293220 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Afonso Lopes Vieira 15 2º Dto, 1700-010, Lisboa, lisboa, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
Formação
Grau Classificação
2009 - 2015
Concluído
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Especialização em Design de comunicação
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
"Diagramas&Marcas - Contributos sobre a utilizac¸a~o de Diagramas na concepçãpo e ana´lise do discurso visual das marca" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
2007
Concluído
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Especialização em Design de comunicação
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
"Victor Palla, Cultura visual tipogra´fica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999
Concluído
Pós-graduação em Imagem e Comunicação (Pós-Graduação)
Especialização em Imagem e comunicação
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Muito Bom
1994
Concluído
Design Visual (Licenciatura)
Especialização em IADE
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2024 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2017 - 2020 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
1995 - 2006 Assistente (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2024 Membro da comissão de curso-MA Design e Cultura Visual Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - 2024 Membro da comissão de curso-MA Branding e Design de Moda Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - 2020 Director de curso-Mestrado em Branding e Design de Moda Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - 2017 Director de curso-Mestrado em Design e Cultura Visual Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - 2017 Membro do Conselho pedagógico-MA Design e Cultura Visual Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2013 - 2017 Membro do Conselho pedagógico-MA Branding e Design de Moda Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual membro da UNIDCOM/IADE-UE Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Unit in Design and Communications - UNIDCOM/IADE
UID/DES/00711/2019
UID/DES/00711/2019
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 711 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0711/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Fernando; Marques, Ana Luísa; Nascimento, Lucas. "Dialogue between brands and visual arts: The effect of the branding art strategy on the public". Trabalho apresentado em Senses&Sensibility 2021 - 11th International Conference, 2021.
  2. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel; Rego, Maria Clara. "Rebranding and Redesigning in Contemporaneity". Trabalho apresentado em DESIGN DOCTORAL CONFERENCE, Lisboa, 2017.
  3. Oliveira, Fernando; Andrade, Paulo; Lemos, Aníbal. "Design process for photographic creation". Trabalho apresentado em DESIGN DOCTORAL CONFERENCE 2017, lisboa, 2017.
    Publicado
  4. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel. "Metamorfosis - Dinâmicas de comportamiento gráfico en las marcas contemporaneas". Trabalho apresentado em Primer Congreso de Diseño Gráfico: Marcas Gráficas de Identidad Corporativa, Donostia - San Sebastien, 2017.
    Publicado
  5. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel. "As Marcas Tipo-Gráficas e a Metamorfose. The Typo-Graphic Brand Marks and Metamorphosis". Trabalho apresentado em 4ª CIDAG – Confere^ncia Internacional em Design e Artes Gra´ficas, Barcelona, 2016.
    Publicado
  6. Oliveira, Fernando; Rego, Maria Clara. "Branding and Rebranding in contemporary age". Trabalho apresentado em DESIGN DOCTORAL CONFERENCE 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado
  7. Oliveira, Fernando. "Diagrams&Brands: Contributions and reflections on the use of diagrams in the analysis and construction of the visual language of brands". Trabalho apresentado em SENSES&SENSIBILITY 2011, Lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alexandre Magalhães; Fernando Oliveira. "Linguagens de Sintese Visual do DNA das Marcas Gastronómicas de Estrela Michelin.". Convergences - Journal of Research and Arts Education (2020): https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.52.
    10.53681/c1514225187514391s.26.52
  2. Manuela Gastal; Fernando Oliveira. "Princípios do design aplicados na perspectiva da semiótica e do branding: na senda por um modelo para a imagética da marca". Convergences - Journal of Research and Arts Education (2020): https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.50.
    10.53681/c1514225187514391s.26.50
  3. Oliveira, Fernando; Catarina Fonseca de Almeida. "Diagrams to study brand language of children’s fashion brands". Revista LOGO - v.8, n.2 8 2 (2019): https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/erevistalogo/issue/view/594.
    Publicado
  4. Sofia Costa Craveiro; Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira. "Contributos dos Estudos de Tendências Para a Definição do Target da Marca de Moda". Modapalavra e-periódico (2018): https://doi.org/10.5965/1982615x11222018240.
    10.5965/1982615x11222018240
  5. Oliveira, Fernando; Susana Pereira. "Design e Herança Cultural. Comunicação em Palácios/Museu". Converge^ncias - Revista de Investigac¸a~o e Ensino das Artes 22 (2018): http://hdl.handle.net/10400.11/6392.
  6. Oliveira, Fernando; FEIJÓ, Valéria C.. "Imagem e Experiência das Cidades: Análise Sobre o Imaginário de Lisboa no Instagram". Converge^ncias - Revista de Investigac¸a~o e Ensino das Artes 21 (2018): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=304.
    Publicado
  7. Oliveira, Fernando; Rego, Maria Clara; Raposo, Daniel. "Marcas Glocais - O Global como Estratégia Local". Investigação e Ensino em Design e Música (2017): https://www.researchgate.net/publication/359878899_Marcas_glocais_com_estrategia_local.
    Publicado
  8. Oliveira, Fernando. "Modelo/diagrama de representac¸a~o dos elementos componentes da linguagem visual das marcas". Brand Trends 5 (2013): https://brandtrendsjournal.com/brand-place/.
    Publicado
  9. Oliveira, Fernando. "Diagramas no processo de Design: A esquematizac¸a~o na metodologia e no projecto de sistemas de Identidade Visual". Converge^ncias - Revista de Investigac¸a~o e Ensino das Artes 6 12 (2013): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=171.
Capítulo de livro
  1. Catarina Marquês; Ana Margarida Ferreira; Fernando Oliveira. "TechnoFashion2Sustainability. Digital Tools, Modular Strategies and Participatory Design Approach to Brand Engagement and Customized Solutions". 2024.
    10.1007/978-3-031-41770-2_11
  2. Gisele Nepomuceno; Catarina Moura; Fernando Oliveira. "Facades, Visual Merchandising, and Storytelling, How Brands Reinvent Themselves in the Post-pandemic". 2023.
    10.1007/978-3-031-16773-7_39
  3. Maria João Gamito Caixas; Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira. "Speculative for Strategic Design". In Theories and Contributions of Speculative for Strategic Design. 2023.
    10.1007/978-3-031-35385-7_17
  4. Daniel Raposo; Fernando Oliveira; Catarina Lélis. "The Relevance of Communication Design and the Undeniable Power of Brands". 2022.
    10.1007/978-3-030-86596-2_1
  5. Gisele Nepomuceno; Catarina Moura; Fernando Oliveira. "As ferramentas de branding como um importante recurso para as marcas de moda durante a pandemia de Sars Covid 19". 2022.
    10.53681/2022.I02/02/08
  6. Oliveira, Fernando; FEIJÓ, Valéria C.. "Visual language, imaginary and branding in the context of cities: study about Chapeco — SC, Brazil". In Design, Visual Communication and Branding. Londres, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2022.
    Publicado
  7. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel; Farinha, Luís. "From Identity Into Brand Visual Identity: Finding and Defining the Intangible Brand DNA". In Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles. 2020.
    Publicado
  8. Oliveira, Fernando. "Marcas iguales pero distintas". In Comunicar Visualmente. El Disen~o Gra´fico de la Marca, editado por Raposo, Daniel. experimenta, 2020.
    Publicado
  9. Oliveira, Fernando; Cantú, William. "Contributes from the brand language systems on the Lisbon tailoring brands". In Perspective on Design. Research, Education and Practice, editado por Raposo, Daniel; Neves, João Vasco Matos; Gago, Jpsé. Springer International Publishing, 2020.
  10. Daniel Raposo; Fernando Oliveira; Luís Farinha; Raposo, Daniel; Oliveira, Fernando; Farinha, Luís. "From Identity Into Brand Visual Identity". In Finding and Defining the Intangible Brand DNA, editado por Daniel Raposo; Luís Farinha; Martins, Daniel Raposo, 66-85. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3628-5.ch005
  11. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel. "Brand ´s identity and Visual Culture". In Communicating Visualy. The Graphic design of the brand. Londres, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  12. Oliveira, Fernando. "O desenho no registo tipográfico da obra gráfica de Victor Palla". In The Triumph of Design/O triunfo do desenho - The Reader’s Design Magazine, editado por Côrte-Real, Eduardo. LISBOA, Portugal: Livros HorIzonte/Edições IADE, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Oliveira, Fernando; Raposo, Daniel. O 5o Elemento nas Marcas. LISBOA, Portugal: EDIÇÃO DE AUTOR. 2021.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Sandra Regina Rech; Nelson Pinheiro Gomes; Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira. "Editorial". Modapalavra e-periódico 11 22 (2018): https://doi.org/10.5965/1982615x11222018001.
    Publicado • 10.5965/1982615x11222018001 • Editor convidado
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Fernando. "Diagrams&Brands: Diagrams in the analysis and construction of the visual language of brands - Research Results". Trabalho apresentado em A.L.I.C.E, Ljublijana, 2012.
Tese / Dissertação
  1. "Diagramas&Marcas - Contributos sobre a utilização de Diagramas na concepção e análise do discurso visual das marcas". Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015. https://www.ulisboa.pt/prova-academica/diagramas-marcas-reflexoes-e-contributos-sobre-utilizacao-de-diagramas-na-concecao-e.
  2. "Victor Palla, Cultura visual tipogra´fica". Mestrado, Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, 2007.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual SPECULATIVE AS A STRATEGY FOR COMMUNICATION DESIGN. A FRAMEWORK FOR EXPLORING ALTERNATIVE SCENARIOS IN GRAPHIC DESIGN
Orientador
Design (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - Atual A Transcodificação do Retalho de Moda do Real para o Virtual e a Reformulação da Experiência do Consumidor
Orientador
Design de Moda
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2020 - Atual A MODA COMO VEÍCULO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOCULTURAL. DESIGN DE VESTUÁRIO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS
Orientador
Design (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - Atual CONTRIBUTOS DO PROCESSO DE DESIGN NO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DA FOTOGRAFIA
Orientador
Design (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 Inclusão: um jogo para crianças com Perturbação do Espetro do Autismo.
Orientador
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2023 Padrões da comunicaçaõ visual durante o espaço temporal 2010 a 2020 - Casos do setor da Alimentação, Moda e Automóvel
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2023 Projeto de rebranding para o Museu Nacional de Arte Antiga: um contributo para o património cultural e museológico português.
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 A influência do Design na comercializac¸a~o de produtos de marca pro´pria: o papel da Brand Language das insiígnias retalhistas.
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2022 Proposta de rebranding à marca portuguesa Clarim: um contributo histórico e cultural ao seu paiís
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2022 Todo o amor do mundo: a arte urbana e o design social
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2022 Design thinking como processo de criac¸a~o de um complexo de Surf
Orientador
Gestão do Design (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2022 ARE ARTISTS BRANDS NOW? Intersec¸o~es do design, da publicidade e do marketing no mundo da arte
Orientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2022 Creation of a music magazine as a safe space for women in techno.
Orientador
Design Gráfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2020 - 2021 Senhor Rito - Branding de um evento pop-up multifacetado / Marca de Molhos Picantes.
Orientador
Design e Cultura Visual
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma regiaão: o caso de Santa Cruz.
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2020 - 2021 Compra vs. Aluguer: Plano de Criaação, Branding e Design de uma Marca
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2020 Metodologias, meétodos, sistemas de anaálise e concepc¸a~o de marcas: o caso de estudo Café Delfina.
Orientador
Design Gráfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2018 - 2020 Redefining the real: how digitalization in visual culture relates to metaphysics.
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2020 Da forma à letra: jogo tipograáfico para criancças.
Orientador
Design e Cultura Visual
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2020 O caso brandymel: proposta de rebranding da identidade visual.
Orientador
Design e Cultura Visual
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2020 Aura: criação de uma identidade dinâmica interativa.
Coorientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 - 2017 Sistematização do processo de geração de experiências de marca (programa de interca^mbio no doutoramento em Design e Expressão Gráfica (CAPES Concept 4) da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil)
Coorientador
Doutoramento em design e expressão plástica (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Princípios orientadores para o desenvolvimento de estratégias de comunicação aplicadas à Nutrição Desportiva
Arguente principal
Ada Sofia Gomes Borga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2023 Design de Comunicação como ferramenta estratégica para o setor agroalimentar. Caso de estudo - Mel de Castelo Branco
Arguente principal
Catarina Isabel Afonso de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2023 CriaÇÃO de uma marca de Streetwear: Linguagem Visual da marca Asor e Desenvolvimento de uma Coleção de Moda
Orientador
Maria Rosa Castro Pinho do Carmo Pires, (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 Identidade Visual de Marcas Alimentares. Características das marcas que impactam na perceção visual
Arguente principal
Carla Maria Gonc¸alves Rufino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 Limites éticos na tomada de decisão no processo projetual em design de comunicação
Arguente principal
Carolina de Almeida dos Santos Nogueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2022 O Design de Comunicação e o Marketing no Processo de Rebranding da Marca G3
Arguente principal
Katarina Andrea Silva Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 O Design de Comunicação de âmbito Glocal: uma análise semântica e sintática de marcas alimentares
Arguente principal
Maria Ine^s Martins Maranhas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 Design gráfico e Design industrial - Interação Projetual: Estágio na "Ambienti d´Interni"
Arguente principal
Diana Sofia Ferreira Custo´dio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 Crer versus Querer: A Percepção da Sustentabilidade na Moda entre os Jovens Brasileiros e Criação da Marca Lixa
Arguente principal
Ali´cia Moreira Franc¸a (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2021 Advertising Design: The Unappealing Nature of Digital & Printed Advertising
Arguente principal
Moh’d Jamil Moh’d Musa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020 PERSONAL BRANDING - CONSTRUção E GERENCIAMENTO DA MARCA PESSOAL.
Presidente do júri
EVELIN MACHADO BARBOSA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2020 RELATóRIO DE ESTA´GIO NA FASHION STUDIO MARKETING DE CONTEÚDO E A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA AS MARCAS MODA
Presidente do júri
MARGARIDA RODRIGUES TAVARES DA COSTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2019 PBEX — PLACE BRANDING EXPERIENCE: Framework para orientac¸a~o da projetação de experie^ncias de marca no contexto de Place Branding
Arguente principal
Vale´ria Casaroto Feijo´ (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2019 O IMPACTO DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DESENVOLVIMENTO DO BRANDING DAS MARCAS DE MODA.
Presidente do júri
CAMILA LAMARTINE MARIZ BARBOSA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2019 LUXO COMPARTILHADO A PRESENC¸A DAS MARCAS DE LUXO NO INSTAGRAM.
Presidente do júri
TAIS ROCHA BULGARELI FERREIRA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2019 O CO-BRANDING NO CONSUMO DE MARCAS DE STREETWEAR: IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DO BRAND EQUITY.
Presidente do júri
MAFALDA FILIPA AREZ MARAFUSTA MESQUITA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2018 Visualização de Informação em Arquivos Visuais Digitais: Contributos do Design na criação de um léxico visual para arquivos visuais em jornais digitais online
Arguente principal
Marta Sofia Bento Pires Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2018 Poveira: Sistema tipogra´fico baseado nas siglas da Po´voa do Varzim
Arguente principal
Tatiana Sofia Sampaio Lui´ (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2018 Griffe: Uma reflexãoo visual sobre as marcas de luxo
Arguente principal
Catarina dos Santos Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2018 Design de Identidade e Branding: Estudos para uma marca de moda
Arguente principal
Diana Manuela Rocha Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2018 SITES DE REDES SOCIAIS PARA AS MARCAS DE MODA A PERSPETIVA DO CONSUMIDOR
Presidente do júri
ELISABETE PIRES DE JESUS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2018 O E-COMMERCE COMO IMPULSIONADOR DAS MARCAS DE MODA.
Presidente do júri
CLA´UDIA PATRI´CIA DOS SANTOS RODRIGUES (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2017 Contributos para uma avaliac¸a~o do investimento em design sem setor agroalimentar em Portugal
Arguente
Maria Filipa Ferreira da Silva Pias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2017 Gestão e uma Imagem da Marca Experiência On-Line: O caso das marcas de roupa infantil
Arguente
Vera Lu´cia Vinte´m Barradas Martins (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2017 CONSTRUC¸ÃO DE UMA MARCA: CRIAC¸ÃO DE UMA REVISTA DE MODA FEMININA
Presidente do júri
MARGARIDA GUERRA DA GAMA MINAS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2017 A IMATERIALIZAÇÃO DO CORPO: UMA ABORDAGEM VISUAL EXPLORATÓRIA
Presidente do júri
ANA MARGARIDA FONSECA NOBRE (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 ETHICS IN BEAUTY ADVERTISING.
Presidente do júri
JURGITA STEPONAITYTE (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 UNTAGLE FAIAL: DESIGN DE APLICAÇÃO TURÍSTICA PARA SMARTPHONE.
Presidente do júri
MO´NICA SOFIA DIAS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 MEMÓRIAS EMOTIVAS: INTERPRETAÇÕES VISUAIS DE TEXTOS DE SOPHIA DE MELLO BREYNER.
Presidente do júri
PATRÍCIA GONÇALVES CRUCES SIMÃO PORTUGAL (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 ARCADA CONDENSED: CONSTRUC¸A~O DE UM ALFABETO TIPOGRA´FICO.
Presidente do júri
TERESA DE ANDRADE DIAS DA COSTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017 I´ll write you a note: why writing by hand be relevant for the future?
Presidente do júri
SARA HELKALA (Mestrado)
2016 O EFEITO DO VISUAL MERCHANDISING NAS LOJAS E NO CONSUMIDOR.
Presidente do júri
SAU LEE MENEZES DE SEQUEIRA AMORIM (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2016 FILM NOIR: ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS, PADROES E CLICHÉS DO FILM NOIR CLÁSSICO.
Presidente do júri
ABIGAIL RITO FRAGOSO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 CRIAC¸A~O DE UMA IDENTIDADE GRA´FICA E WAYFINDING DA LOJA DE CASCAIS.
Presidente do júri
ANA SOFIA DE LIMA GUELHA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 MÚSICA ILUSTRADA: INTERPRETAÇÕES VISUAIS DE CANÇÕES.
Presidente do júri
ANA LÚCIA SOARES RIBEIRO. (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 CAMINHADAS DE BOLSO.
Presidente do júri
ANDRE´ FILIPE GOUVEIA LISTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 A COR NA FOTOGRAFIA.
Presidente do júri
ANTO´NIO PEDRO BERNARDO DE ALMEIDA DIAS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 METAMORPHOSIS OF RECOGNITION. ANNA KHOMENKO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 FEMME FATALE: INFLUÊNCIAS NA CULTURA VISUAL E CINEMA.
Presidente do júri
CA´TIA DE SOUSA RAI´NHO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 AIR FRANCE - KLM: DESIGN THINKING, MARCA E IDENTIDADE.
Presidente do júri
CARLOS DUARTE SOUSA VIEIRA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 PROJECTO REVISTA DIGITAL UNIVERSITÁRIA: 380U MAGAZINE.
Presidente do júri
CATARINA ISABEL MARTINS DOS SANTOS. (Mestrado)
2016 DESIGN VISUAL COMO PROMOTOR DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO CASTELO S.JORGE-LISBOA.
Presidente do júri
CATARINA ALEIXO PIZA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 A SÍNDROME NEUROPTÍCA -UMA ILUSTRAÇÃO VISUAL DO MUNDO AUTISTA.
Presidente do júri
CARINA MICAELA VENTURA MIRANDA 18_ (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 FUNDAMENTOS DO DESIGN GRA´FICO APLICADOS ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
Presidente do júri
CATARINA DE ALMEIDA QUEIROZ MENEZES. (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 ILUSTRAÇÃO COMO MODELO DE COMUNICAÇÃO INTERNA.
Presidente do júri
ELSON JORGE PAIVA DOS SANTOS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 THE MEANING OF STREET ARTIN THE QUEST FOR DEMOCRACY: GEZI PROTEST IN ISTAMBUL AND CARNATION REVOLUTION IN LISBON.
Presidente do júri
ERZGI VARLI (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA.
Presidente do júri
JOANA GOUVEIA FIUZA BRANCO GOMES (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 OS SETE DIAS DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO.
Presidente do júri
JOANA PATRICIA FIGUEIREDO ANTUNES (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2016 REALIDADES RECONSTRUIÍDAS: ENSAIO VISUAL A PARTIR DA DESESTRUTURAÇÃO IMAGÉTICA.
Presidente do júri
JOANA MARGARIDA DE BARROS E SILVA MORGADO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 THE VISUAL AND THE DISCONNECK.: AN ANALYSIS OF OUR 21ST CENTURY PERCEPTIVE BEHAVIORS AND THEIR EFFECTS ON COMMUNICATION AND VISUAL CULTURE
Presidente do júri
NATHAN JAMES GILBERT (Mestrado)
2016 RELAUNCH – REVIVER AS MARCAS PORTUGUESAS DESAPARECIDAS NO MERCADO
Presidente do júri
TERESA DIAS AGUDO CORRIGO DE CARVALHO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA AGÊNCIA T-INSIGH
Presidente do júri
TIAGO LAGINHA MARTINS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 A PROMOÇÃO DE UMA REGIÃO ATRAVE´S DO DESIGN - MUNICIÍPIO DA RIBEIRA BRAVA
Presidente do júri
SARA ISABEL ABREU ALVES (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 DIGITALSKIN: TATUAGEM EM REALIDADE AUMENTADA
Presidente do júri
WILSON RENATO DE OLIVEIRA SANTOS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 MOBILIDADE E CONFORTO DAS MASSAS EM ESPAC¸OS DE TRANSPORTE PU´BLICO
Presidente do júri
MARGARIDA CABRAL FERNANDES MARQUES CHINCHO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 ANIMAC¸A~O EM SINALIZAC¸A~O DE SEGURANC¸A DIGITAL.
Presidente do júri
CATARINA DOS SANTOS ANDRADE (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 CARTAZ HOLOGRÁFICO: PROMOÇÃO DAS SÉRIES TELEVISIVAS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA HOLOGRÁFICA
Presidente do júri
JOANA VIEGAS MORGADO SIMO~ES DE MATOS (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 DESIGN DE UMA BULA DIGITAL PARA MEDICAMENTOS NA~O SUJEITOS A RECEITA ME´DICA
Presidente do júri
AME´LIA FIDALGO LAGEIRO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 DESIGN E CONCEção DE UM SISTEMA DE SIGNOS PARA COMANDO DE TV.
Presidente do júri
DIANA ALEXANDRA DE OLIVEIRA ALHO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 BRANCO SINGULAR (REPETITIVO): BLUE RED GREEN YELLOW CYAN MAGENTA WHITE BLACK: CONTINUUM II
Presidente do júri
JOSE´ LUI´S NETO DE OLIVEIRA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 NEGRUME: CONTOS ILUSTRADOS: PROJECTO DE ILUSTRAC¸A~O SOBRE O ESTRANHO
Presidente do júri
RICARDO DOS SANTOS VALENTE (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 OLHARES DA CIDADE: UM PROJECTO DE ARTE PÚBLICA E VIDEO MAPPING.
Presidente do júri
ANA CATARINA MARTINS HAGATONG (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE UMA MOCHILA DE CAMPISMO - 27'S PACK.
Presidente do júri
ANA MARTA SERO^DIO DA COSTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 DO ESTÁTICO AO MOVIMENTO... UMA EXPERIÊNCIA.
Presidente do júri
ANA MAFALDA DE ALCA^NTARA MACHADO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 A MODA E SÍMBOLOS: ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE DE MODA E OS SÍMBOLOS
Presidente do júri
DANIELA A^NGELO DA SILVEIRA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 RELATÓRIO DE ESTA´GIO REALIZADO NA AGÊNCIA ESCOLA IADE E EMPRESA GOOD MOOD: DESIGN EDITORIAL E COMUNICAÇÃO VISUAL.
Presidente do júri
INE^S ALEXANDRE FERREIRA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 SLAB XY: CONSTRUÇÃO DE UM ALFABETO TIPOGRÁFICO.
Presidente do júri
HUGO MIGUEL PINTO DA FONSECA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 JOGO PALÀCIO DA MEMÓRIA: DESIGN APLICADO À DOENÇA DE ALZHEIMER.
Presidente do júri
JOA~O SE´RGIO ROSA BAPTISTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EMPRESA GESTOOLS-GESTÃO ONLINE LDA: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES PARA A PROMOÇÃO DO TURISMO MADEIRENSE.
Presidente do júri
TIAGO FILIPE DOS SANTOS SILVA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 CRIAÇÃO DA MARCA MUVA.
Presidente do júri
SOFIA MARINA RAMOS TENDEIRO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 USO DE METÁFORAS VISUAIS PARA COMUNICAR A DOSAGEM EM RÓTULOS DE MEDICAMENTO
Presidente do júri
ANA CRISTINA JORGE RODRIGUES SOLER DA COSTA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 DOIS OLHARES, DUAS GERAçõeS
Presidente do júri
INE^S SOUSA MACHADO TAVARES DA ROSA (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 LE NOUVEAU PETIT PRINCE: UM PRINCIPEZINHO CONTEMPORA^NEO.
Presidente do júri
SOFIA TERESA TENDEIRO RIBEIRO (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016 - Atual EIMAD INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO
2017 - 2017 DESIGN DOCTORAL CONFERENCE 2017 LISBOA

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual CONVERGÊNCIAS- Revista de Investigação e Ensino das Artes INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO
2017 - Atual e-Revista LOGO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
2016 - 2023 Educação Gráfica Departamento de Artes e Representac¸a~o Gra´fica – FAAC – UNESP/ Sa~o Paulo – Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015 - 2015 comissão de preparação para avaliação da CAE ao curso de Mestrado em Design e Cultura Visual
Membro
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 comissão de preparação para avaliação da CAE ao curso de Mestrado em Design e Cultura Visual
Membro
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Louvor pela coordenação de cursos de Mestrado
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal