???global.info.a_carregar???
Mariana Calado is a PhD candidate in Musicology at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA University, Portugal. Her research focuses on the problematics, discourses and networks of the music criticism published in Portuguese newspapers and magazines between 1926 and 1945, a period that comprises the end of the I Republic and the establishment of the dictatorial regime. In 2011 she finished her master thesis about Francine Benoît’s music criticism and chronicles written between the 1920’s and 1950, at the same university. Mariana Calado has published about Francine Benoît's writings, music reception and music criticism, the history of the musical press and about discourses on music in the periodical press. She has presented papers on these topics in several conferences. Mariana Calado is a member of CESEM (Center for the Study of Sociology and Musical Aesthetics), where she takes part in various activities of the Critical Theory and Communication Research Group and the Opera Studies Research Cluster and coordinates the Research Cluster on Music in the Press (NEMI - Núcleo de Estudos em Música na Imprensa). She received a PhD Studentship from FCT (Science and Technology Foundation), a fellowship for the digitation and organization of the composer José Mário Branco's archive, and currently has a fellowship from CESEM for the study of music reception and music periodicals published in Portugal in the 19th century and first half of the 20th century. She collaborates with RIPM-Répertoire international de la presse musicale database in the preparation and indexation of Portuguese music periodicals. Ocasionally she write reviews and articles for the Glosas magazine.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Calado

Identificadores de autor

Ciência ID
BE1C-942A-499C
ORCID iD
0000-0003-1956-0385
Formação
Grau Classificação
2013/09 - 2021
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Problemáticas e poderes da critica musical no quotidiano lisboeta de 1926 a 1945" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2005/09 - 2008/06
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

2012 - Atual Member of Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musica - CESEM / NOVA FCSH
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2011/11/02 - 2012/06/29 Volunteering in the area of Documentary Research and Inventory
Museu Nacional da Música, Portugal
2011/03/01 - 2011/07/01 Extra-curricular internship in the area of Mediation and Educational Service
Museu Nacional da Música, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual Património musical histórico e recepção musical
UID/EAT/00693/2019
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018 - 2018/12/31 Património musical histórico e recepção musical
UID/EAT/00693/2013
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2017/09/30 Problemáticas e poderes da crítica musical no quotidiano lisboeta de 1926 a 1945
SFRH/BD/112598/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2015/07/31 Obra musical José Mário Branco
UID/EAT/00693/2013
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Calado, Mariana. "Discursos da imprensa na estreia portuguesa de repertório orquestral canónico na década de 1930". Trabalho apresentado em III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Sevilha, 2016.
    Publicado
  2. Calado, Mariana. "O concerto de ontem: as sonatas de Beethoven interpretadas por Viana da Mota nas críticas de Ruy Coelho (Diário de Notícias) e de Luís de Freitas Branco e Francine Benoît (Diário de Lisboa)". Trabalho apresentado em I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos: Por uma musicologia criativa, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Calado, Mariana Carvalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "A função pedagógica da crítica musical: a recepção musical por Francine Benoît no Diário de Lisboa". Faces de Eva – Estudos sobre a mulher 40 (2018): 77-95. http://hdl.handle.net/10362/63115. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852018000200007.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Calado, Mariana Carvalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "O Jazz no Diário de Lisboa na década de 1920". Caduernos de ETNOmusicología 10 (2017): 163-182. https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:run.unl.pt:10362/30872.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Calado, Mariana. "O universo de Bosch em música", Glosas, 2018, http://glosas.mpmp.pt/bosch-dias-da-musica-belem-2018/.
  2. Calado, Mariana. "A correspondência entre Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade", Glosas, 2018, http://glosas.mpmp.pt/correspondencia-lopes-graca-andrade/.
  3. Calado, Mariana. "Vexations por Joana Gama: uma maratona", Glosas, 2018, http://glosas.mpmp.pt/vexations-por-joana-gama-uma-maratona/.
  4. Calado, Mariana. "Anterianas", Glosas, 2017, http://glosas.mpmp.pt/anterianas/.
  5. Calado, Mariana. "Dias da Música em Belém, 2017", Glosas, 2017, http://glosas.mpmp.pt/dias-da-musica-em-belem-2017/.
  6. Calado, Mariana; Gaspar, Filipe. "Nabucco no São Carlos", Glosas, 2016, http://glosas.mpmp.pt/nabucco-sao-carlos/..
  7. Calado, Mariana. "Poema Anacrónico", Glosas, 2014
  8. Calado, Mariana. "Compositores a descobrir: Francine Benoît - A crítica musical", Glosas, 2012
  9. Calado, Mariana. "Victorino d'Almeida aos oito anos - uma curiosidade", Glosas, 2011
Capítulo de livro
  1. Calado, Mariana. "Os concertos sinfónicos para o povo: Abordagem ao programa de propaganda nos primeiros anos do Estado Novo". In Música, comunicação e discurso. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2020.
    No prelo
  2. Calado, Mariana. "A imprensa sobre música em Portugal no século XIX". In Para uma história do jornalismo em Portugal, 83-102. Lisboa, Portugal: ICNOVA, 2020.
    Publicado
  3. Calado, Mariana. "O discurso de Francine Benoît sobre o canto coral na revista 'Os Nossos Filhos'". In Falar de Mulheres - dez anos depois, 171-184. Vila Nova Famalicão, Portugal: Húmus, 2016.
    Publicado
Recurso online
  1. Calado, Mariana. Amphion - Introduction. 2020. https://www.ripm.org/index.php?page=JournalInfo&ABB=AMP.
Resumo em conferência
  1. Calado, Mariana. "Um olhar sobre a imprensa periódica de música na década de 1920, em Portugal". Trabalho apresentado em Conferência Internacional História do Jornalismo em Portugal, Lisboa, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Calado, Mariana Carvalho. "Francine Benoit e a cultura musical em Portugal : estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920s e 1950". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5234.

Outros

Outra produção
  1. Calado, Mariana. 2018. William Walton, Concerto para violoncelo; Richard Strauss, Assim falou Zaratustra. Nota de programa do concerto comemorativo 25.º aniversário da OSP e do CCB. Centro Cultural de Belém, 25 Novembro, 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/10/16 Um olhar sobre a imprensa periódica de música na década de 1920, em Portugal Conferência Internacional História do Jornalismo em Portugal
ICNOVA - NOVA/FCSH (Lisboa, Portugal)
2019/10/03 A imprensa sobre música em Portugal, de meados do século XIX a 1950 História do Jornalismo em Portugal
ICNOVA / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2019/05/23 Beethoven 1927. Discursos sobre o compositor na imprensa periódica portuguesa VII MUSPRES – Beethoven en la prensa periódica: recepción, percepciones y usos discursivos de su figura y su música (siglos XIX-XXI)
Grupo de trabajo Música y prensa / Sociedade Española de Musicología (Logroño, Espanha)
2019/05/16 The reception of Bach’s St. Matthew Passion in Portugal (1931): context and content of the music criticism II Jornadas NEMI – A imprensa periódica como fonte em Musicologia / II NEMI Meeting – The periodical press as a source in Musicology
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2018/11/08 Maestro, compositor, professor, crítico… – Um perfil do crítico de música em Portugal no segundo quartel do século XX ENIM 2018/VIII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/05/30 Crítica musical em periódicos de Lisboa nas décadas de 1920-40 7.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2018/01/24 Perspectivas da investigação da crítica musical em Portugal Ciclo de workshops do GTCC
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2017/12/15 A intervenção de Fernando Lopes-Graça na imprensa periódica (1930-1940) Fernando Lopes-Graça em retrospetiva
CESEM / NOVA FCSH. Fundação D. Luís (Cascais, Portugal)
2017/11/17 'Pianista ilustre', 'Apreciada cantora', 'Distinta cantora': A vida musical portuguesa em revistas ilustradas ENIM 2017/VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
2017/05/18 A crítica musical da imprensa diária portuguesa na recepção da integral das sonatas de Beethoven por Viana da Mota em 1927 Congresso Internacional (5.º Congreso MUSPRES – Sociedad Española de Musicología) La prensa como fuente para la historia de la interpretación musical
Grupo de trabajo Musica y prensa / Sociedad Española de Musicología (Lisboa, Portugal)
2017/05/04 Da cultura visual na produção de distinção: a vida musical lisboeta na imprensa ilustrada 1903-1933 Oficina de História e Imagem #2
IHC / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2017/03/09 Reflexão para uma análise da crítica musical de obras do repertório coral-sinfónico estreadas em Lisboa nas décadas de 1930/1940 I Jornadas NEMI
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2016/11/03 O compositor e a crítica musical: encontros e discórdias ENIM 2016/VI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2016/10/17 The composer and his critics: Music criticism in Portugal in the 1920/30’s Music Criticism 1900-1950
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Barcelona, Espanha)
2016/06/15 Revolução e resistência na obra musical de José Mário Branco ICpSong’16: Canção de protesto e mudança social
INET-md / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2016/06/09 Os concertos para o povo – Abordagem ao programa de propaganda nos primeiros anos do Estado Novo 5.º seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2016/03 Discursos da imprensa na estreia portuguesa de repertório orquestral canónico na década de 1930 III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos
Grupo Musicologia Criativa e Tagus-Atlanticus Associação Cultural (Sevilha, Espanha)
2015/11/10 An approach to music criticism in Portugal in the second half of the nineteenth century Nineteenth-century Music Criticism
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
2015/06/25 Discursos da crítica na estreia portuguesa de repertório orquestral canónico, nas décadas de 1920 e 30 4.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2015/04/16 Das sociabilidades e das políticas de género na produção quotidiana da ‘modernidade’ musical lisboeta, in memoriam Ana de Castro Osório Tributo a Ana de Castro Osório
CICS.NOVA / Faces d'Eva (Lisboa, Portugal)
2014/11/21 Em torno do Sindicato Nacional da Crítica – algumas notas sobre a crítica musical nos primeiros anos do Estado Novo ENIM 2014/IV Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2014/10/20 A visão de Francine Benoît sobre a cultura musical em Portugal na primeira metade do século XX Jornadas Internacionais Falar de Mulheres 10 anos depois
CESNOVA-Faces de Eva / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2014/07/12 O ambiente musical lisboeta da primeira metade do século XX pelo olhar de Francine Benoît Ciclo de conferências Diálogos in música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2014/06/12 O Sindicato Nacional de Crítica e o panorama da crítica musical nos anos 1930, em Lisboa 3.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2013/11/01 A correspondência trocada entre Francine Benoît e Francisco Fernandes Lopes ENIM 2013/III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
2013/06/26 Correspondência entre Francine Benoît e Francisco Fernandes Lopes 2.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2012/11/16 Pontos de vista cruzados – as críticas de música à integral das sonatas para piano de Beethoven por José Viana da Mota (1927) e Wilhelm Kempff (1970) ENIM 2012/II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Castelo Branco, Portugal)
2012/10/19 Apontamentos sobre a crítica musical jornalística O Gosto pela música, homenagem a João de Freitas Branco no 90.º aniversário do seu nascimento
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2012/02/22 "O concerto de ontem – As sonatas de Beethoven interpretadas por Viana da Mota nas críticas de Ruy Coelho (Diário de Notícias) e de Luís de Freitas Branco e Francine Benoît (Diário de Lisboa)" I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.
(Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/24 - 2019/06/25 International Conference “Opera and the City: Technologies of displacement and dissemination” (2019/06/24 - 2019/06/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/05/16 - 2019/05/18 "II Jornadas NEMI - A imprensa periódica como fonte para a musicologia / II NEMI Meeting – The periodical press as a source in Musicology". Research Cluster on Music in the Press internacional conference. Participation of Prof. Katharine Ellis (University of Cambridge) as keynote speaker. (2019/05/16 - 2019/05/18)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/03/09 - 2017/03/10 "I Jornadas NEMI". Conference for the presentation of research by the members of the Research Cluster on Music in the Press (NEMI - Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, CESEM / NOVA FCSH). Participation of Dr. Elena Alessandri (Hochschule Luzern) as keynote speaker and responsible of a workshop about methods for the analysis of music criticism. (2017/03/09 - 2017/03/10)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/10/04 - 2016/10/06 Bilateral International Conference Portugal/Italy Performance Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation (2016/10/04 - 2016/10/06)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal