???global.info.a_carregar???
António José Sequeira Afonso de Deus. Mestre em Arquitectura pela Universidade Lusófona do Porto com Master em Recuperação Arquitectónica pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Corunha. Reconhecimento de Suficiência Investigadora, com atribuição de 32 créditos, pela frequência de curso de doutoramento em Reabilitação Arquitectónica e Urbana, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Sevilha. Publicou 1 livro e 1 capítulo noutro, em co-autoria. Mantem a função de Professor Assistente na Universidade Lusófona do Porto, no curso de Mestrado Integrado em Arquitectura. Desenvolve a atividade de arquiteto com destaque para a recuperação de edifícios. Desempenhou a função de técnico superior no Município de Oliveira de Azeméis, ao serviço do Gabinete de Turismo e Artesanato, intervindo na área do património edificado (2005-2011). Desenvolve levantamento, para integrar a revisão do PDM (Oliveira de Azeméis), particularmente a Carta de Valores Culturais, a partir do qual investiga um tipo de habitação, as «casas de brasileiro», surgindo desta pesquisa o tema para desenvolver a dissertação de mestrado - "A casa do emigrante «brasileiro» na construção do ideal na arquitetura". Atualmente prossegue os estudos na área de investigação/conhecimento, sobre a formação da cidade no período colonial, relacionando com a construção da ferrovia e da instalação das missões católicas. Este tema insere no projecto de Tese que submeteu no curso de doutoramento que frequenta, de Patrimónios de Influência Portuguesa, da Universidade Coimbra. Ao nível profissional mantém uma ligação à área da Reabilitação, urbana e arquitectónica, integrando o painel de consultores que participam na Candidatura a Património Cultural da Humanidade do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António José Sequeira Afonso de Deus

Nomes de citação

  • Deus, António José Sequeira Afonso de

Identificadores de autor

Ciência ID
BE1A-DFA3-3F5A
ORCID iD
0000-0002-3373-4962

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023
Em curso
Arquitetura (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"Desenho e Território na colonização de Angola. Missionários e Companhias de Caminhos de Ferro na construção de uma visão global." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/10 - 2020
Em curso
Patrimónios de Influência Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Arquitetura/Urbanismo
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal
18
2010 - 2011
Concluído
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"A casa de emigrante «Brasileiro» na construção do Ideal na Arquitectura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2011
Concluído
Arquitectura (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"A CASA DO EMIGRANTE «BRASILEIRO» NA CONSTRUÇÃO DO IDEAL NA ARQUITECTURA. O caso paradigmático da Arquitectura da «Casa de Brasileiro», construída na transição do século XIX para o século XX, na evolução do programa da casa e dos seus significados.Estudo " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 1998
Concluído
MÁSTER EN PATOLOGIA Y RESTAURATION ARQUITECTÓNICA (Pós-Graduação)
Universidade da Coruña, Espanha
"INFORMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA PATOLOGIA DA IGREJA DE S. JOÃO NOVO - PORTO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1988 - 1994
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2005 - 2020 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
1999/10 - 2005/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade Moderna / Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01 - 2011/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Oliveira de Azméis, Portugal
1998/10 - 1999/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01 - 2006/12 Outra Situação (Técnica) Câmara Municpal de Oliveeira de Azeméis, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/10 - 2019/12 «Coast-to-Coast. Late Portuguese Infrastructural Development in Continental Africa (Angola / Mozambique): Critical - Historical Analysis and Postcolonial Assessment», [Ref. PTDC/ATP-AQI/0742/2014].
Ref. PTDC/ATP-AQI/0742/2014
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Deus, António José Sequeira Afonso de. "The Periphery in the City Center, The railway cities of Angola’s countryside on the illustration of laterality as an expression of colonial urbanism – the Huambo case.". Trabalho apresentado em I International Congress Colonial PostColonial. Architecture, Cities, Infrastructures. Fundação Calouste Gulbenkian., Lisboa, 2019.
    Submetido
  2. Deus, António. "Enquadramento Arquitetónico e Urbano do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, com incidência no edificado construído/transformado sobre influência dos emigrantes de torna-viagem.". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional “Ora et Labora”, Cabeceiras de Basto, 2017.
    Publicado
  3. Deus, António José Sequeira Afonso de. "The Industralisation of rice de-husking using water mills in Ul river - Oliveira de Azeméis". Trabalho apresentado em 11º Simpósio Internacional de Molinologia, Amadora e Boticas, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Deus, António. "Das Missões científicas/botânicas às vilas de café no Cuanza Norte. O caso de Golungo Alto e Ndalatando na urbanização de Angola.". Cabo dos Trabalhos http://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n12/index.php 12 (2016): http://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n12/index.php.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Deus, António José Sequeira Afonso de. "MEMÓRIA DAS ÁGUAS DO RIO - Moinhos, Moleiros e Padeiras de Ul.". In MEMÓRIA DAS ÁGUAS DO RIO - Moinhos, Moleiros e Padeiras da freguesia de Ul., 11-45. Oliveira de Azeméis, Portugal: Reviver - Editora, 2003.
    Publicado
Livro
  1. Deus, António José Sequeira Afonso de. O ESPIGUEIRO NA PAISAGEM DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS - Análise tipológica, morfológica e o contexto urbano.. Oliveira de Azeméis, Portugal: Reviver - Editora. 2003.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Deus, António José Sequeira Afonso de. "A casa do emigrante "brasileiro" na construção do ideal na arquitectura : o caso paradigmático da Arquitetura da "Casa de Brasileiro", construída na transição do século XIX para o século XX, na evolução do programa da casa e dos seus significados. Estudo de caso aplicado ao Município de Oliveira de Azeméis". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10437/10310.

Outros

Outra produção
  1. Coordenação do Projeto «Casa da Gastronomia do Nordeste das terras de Azeméis». Execução do Projeto de Arquitetura e Coordenação dos projetos de especialidades para recuperação de construções rurais localizadas na freguesia de Cesar, Município de Oliveira de Azeméis. Projeto financiado por fundos estruturais, do IFAP. Concluido.. 2023. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  2. Projeto «Núcleo Pedagógico da Ruralidade das Terras de Azeméis».. Recuperação de construções rurais para instalar o «Núcleo Pedagógico da Ruralidade das Terras de Azeméis». Execução de Projeto de Arquitetura e Coordenação dos Projetos de especialidades. projeto financiado do IFAP. Concluido.. 2023. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  3. Integra Comissão Científica de Candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade. 2014. Deus, António José Sequeira Afonso de; Dulce Marques de Almeida.
  4. Equipamento "Casa da Leitura" e Arranjo urbanístico do jardim da Praça da Liberdade. Produto. 2011. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  5. Recuperação de moinhos de água para instalar "Centro de Provas Gastronómicas". Produto. 2011. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  6. Construção de Moradia Unifamiliar - Pedro Costa. Produto. 2011. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  7. Construção de Moradia Unifamiliar - Manuel Oliveira. Produto. 2011. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  8. Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Produto. 2009. Deus, António José Sequeira Afonso de. www.moinhosdeazemeis.pt.
  9. Loteamento urbano e concepção de projectos de 6 casas unifamiliares em banda.. Produto. 2008. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  10. Recuperação de capela, e do adro envolvente - Capela "velha" do Martir S. Sebastião. Produto. 2008. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  11. Exposição de fotografia - O Pão de Ul. 2008. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  12. Recuperação de casa e moinho para instalar Turismo Rural - Moinho do Cacho. Produto. 2007. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  13. Recuperação e remodelação de casa de lavoura para instalar Turismo Rural - Casa Castro Malheiro. Produto. 2006. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  14. Recuperação e remodelação de quinta agrícola no douro para a atividade do turismo - Quinta de Alampassa. Produto. 2006. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  15. Parque Temático Molinológico. Produto. 2005. Deus, António José Sequeira Afonso de. www.moinhosdeazemeis.pt.
  16. Livro Branco do Turismo. Produto. 2005. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  17. Plano de Pormenor de Porto de Rei. Produto. 2004. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  18. Arranjo urbanístico do espaço envolvente à freguesia de Cesar e ampliação do cemitério.. Produto. 2004. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  19. Recuperação de casa rurais para Turismo Rural - Quinta da Boa Passagem. Produto. 2004. Deus, António José Sequeira Afonso de. www.quintadaboapassagem.pt.
  20. Remodelação e ampliação de casa de lavoura para instalar Hotel Rural - Casa Resende. Produto. 2003. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  21. Inventário de estruturas de secagem e caracterização arquitectónica.. Produto. 2002. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  22. Recuperação e remodelação de casa inserida na rua Padre Luis Cabral, Porto... Produto. 2001. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  23. Levantamento e recuperação de dois prédios, contíguos, na Rua do Cativo - Porto. Produto. 2001. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  24. Remodelação de casa para instalar Turismo de Habitação - Caminha. Produto. 2001. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  25. Caracterização de Núcleo Rural da área central da freguesia de Ul.. Produto. 2000. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  26. Estudo do Edificado da Igreja e Sacristia do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Produto. 2000. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  27. Remodelação de Capela N.ª S.ª das Dores e de S. José, construida no início do século XX. Produto. 2000. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  28. Estudo de Patologia e Projeto de Intervenção para a Quinta Judith Campos. Produto. 1999. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  29. Casa Nuno Figueiredo e Sofia Leão. Produto. 1999. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  30. Projeto de execução de recuperação de casa inserida em núcleo rural.. Produto. 1998. Deus, António José Sequeira Afonso de.
  31. Levantamento de Solar «barroco» - Solar de Simãens. Produto. 1997. Deus, António José Sequeira Afonso de.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/08 Do lugar da casa à Casa como Lugar. A casa do emigrante luso-brasileiro na valorização da arquitetura e do lugar. Nós Emigrantes.
Observatório Nacional da Emigração. Câmara Municipal de Ourém. (Ourém, Portugal)
2019/12/11 «As praças das estações, dos caminhos de ferro, nas “cidades novas” do sertão de Angola.» «Ciclo de Oficinas - Paisagens de Influência Portuguesa».
Universidade de Coimbra - Centro de estudos Sociais (Coimbra, Portugal)
2017/06/08 “Enquadramento Arquitetónico e Urbano do Mosteiro de S. Miguel de Refojos”. “III Seminário Internacional “Ora et Labora - Espacialidades, Materialidades, Espiritualidades”.
Município de Cabeceiras de Basto - Casa do Tempo. (Cabeceiras de Basto, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/12/03 - 2024/01/10 Participação no projeto de investigação/científico «A Paisagem que Fala», com apresentação do poster «A Paisagem Fala? Por Quem?». O tema do poster está relacionado com a investigação da Tese, tendo como temática dominante o Desenho do Território, no contexto da ocupação colonial, em Angola.
Exposição
A Paisagem que Fala
Universidade do Porto - Faculdade de Belas Artes, Portugal
2009 - 2009 O planeamento territorial municipal e a prevenção de riscos.
Encontro
Novos Paradigmas da Proteção Civil
Universidade Lusófona do Porto e Associação de Estudantes, Portugal
2004 - 2004 The industrialisation of rice de-husking using water mills in Ul river - Oliveira de Azeméis.
Simpósio
11th International Molinology Symposium
TIMS e Etnoideia, Portugal
2002 - 2002 Do Território ao Museu - Caso de estudo sobre instalação de Museu do Moinho e do Pão de que é autor (Oliveira de Azeméis).
Congresso
Andar e Ver, Inventar o Local. Património e Território: Sombras do Futuro.
SPER - Sociedade portuguesa de Estudos Rurais, Portugal
2002 - 2002 Os Moinhos de Água e a Requalificação Ambiental - Estratégia para a edificação de um museu.
Encontro
II Encontro Nacional de Molinologia
Sociedade Internacional de Molinologia, Portugal
2001 - 2001 O Construido e o Território (baseada no estudo desenvolvido sobre a igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos - Cabeceiras de Basto)
Congresso
Os 300 Anos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Município de Cabeceiras de Basto e Direção Geral dos Edifícios e Monumentos do Norte, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008 - 2008 BUILT FROM THE GROUND - TRADITIONAL SISTEMS OF CONSTRUTION Aperfeiçoamento (Curso médio) CIVITAS 2008, Itália
2002 - 2002 ORDENAMENTO E REDESENVOLVIMENTO DO TURISMO Especialização (Curso médio) URBE E UNIVERSIDADE MODERNA DO PORTO, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2009/04/04 - 2009 Inauguração do Museu do Moinho e do Pão, Ul. (autor do projeto de recuperação de edifícios e programa do museu) Programa Acordar Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1994 - Atual Ordem dos Arquitectos
2002 - 2011 Associação Internacional de Molinologia - TIMS
2006 - 2007 SEFARAD - Associação cultural.