???global.info.a_carregar???
Cristina Novo. Possui 2 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologias de informação e comunicação; Crianças e jovens; Riscos; Desafios; Ciber-intimidação / Cyberbullying; Tecnologias de Informação e Comunicação; Formação de professores; TIC; Internet; Teacher training; ICT; estágio; currículo organizado; currículo integrado; transdisciplinaridade; stage; organized curriculum; integrated curriculum; transdisciplinarity; Escrita; Ensino; Aprendizagem; Processo de escrita; Tecnologia da educação; Ensino à distância - Estudos de caso; MOOCs; Bullying in schools; Tertiary institution; Digital inclusion; Digital skills; European project; Innovative resources; Adapted models; oralidade; compreensão e expressão oral; 2º ciclo do Ensino Básico; oral skills; 2nd cycle of basic education; Tradição; Modernidade; Hipermédia; Remediação; : MOOC (Massive Open Online Couse); conectivismo; modelo pedagógico; MOOC (Massive Open Online Couse); connectivism; pedagogical model; Conetivismo; Modelo pedagógico; Connectivism; Pedagogical model; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning; cidadania digital; eskills; tvt21; inclusão; prática de ensino supervisionada; redes sociais; riscos; desafios; supervised teaching practice; social networks; risks; challenges; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Novo

Nomes de citação

  • Novo, Cristina
  • Canez, N. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
BD1B-E52E-00F7
ORCID iD
0000-0002-2379-3029

Endereços de correio eletrónico

  • christina.novo@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 243309180 Ext.: 04167 (Profissional)
Telemóvel
  • 962656860 (Pessoal)

Moradas

  • Complexo Andaluz, Escola Superior de Educação, 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)
  • Rua Prof. Manuel Bernardo das Neves, lote 10, 2070-112, Cartaxo, Cartaxo, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://siese.ipsantarem.pt/ese/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/05/24
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Título de especialista)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Aprovada
2011/09/30
Frequentou
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
Muito Bom
2006/03/04
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2003/03/04
Concluído
Organização e Avaliação da Formação - Ensino a Distância (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Excelente
2001/10/11
Concluído
Apoio Educativo a Populações Especiais (DESE)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1989/07/01
Concluído
Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2007/09/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02/07 - 2007/09/16 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1990/02/07 - 2001/03/10 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal

Cargos e Funções

2018/02/06 - Atual Coordenadora do Departamento de Tecnologias Educativas
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2014/02/14 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/09/01 - 2018/12/31 Vice-Presidente
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2019/12/31 E-(m)Pact
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2019/12/31 T21Commuity Project
000000000000
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
2014 - 2017/12/31 CAREER PLANNING FOR TEENAGERS
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016/12/31 FIT - Fascinating ICT Tools for People with Disabilities - Leonardo Da Vinci
Desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016/12/31 Life Long Learning in AppliedFields
desconhecido
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1997 - 2002/12/31 Programa Nónio Século XXI
desconhecido
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
1991 - 1993/12/31 Projeto MINERVA
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Torres, Ana Luísa; Pacheco, Nuno Bordalo; Pacheco, Teresa Bordalo; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, José Maurício. "MOOC : massive open online course : numa instituição portuguesa de ensino superior". 2013.
Artigo em revista
  1. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício; Amendoeira, José; Pinto, Maria Rosário. "E-(m)PACT". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19308.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19308
  2. Matos, Pedro; Barbas, Maria; Novo, Cristina; Dias, Maurício; Loureiro, Ana. "THE T21 PROJECT: A EUROPEAN INITIATIVE FOR YOUNG PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19269.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  3. Samartinho, Ana Catarina; Novo, Cristina; Samartinho, João. "Digital Educational Resources as facilitators of digital transition in time of pandemic: a strategy for the inclusion of pupils with Specific Needs in the 1ºCEB". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21970.
    10.25746/ruiips.v8.i4.21970
  4. Samartinho, Ana Catarina; Novo, Cristina; Samartinho, Joao. "Trabalho Colaborativo @ Distância em Tempos de Pandemia: Uma Solução de Inclusão no 1.º Ciclo para Alunos com Necessidades Específicas". (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21092.
    10.25755/int.21092
  5. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, José; Loureiro, Ana. "The T21 Project: a european initiative for young people with special educational needs". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2856.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  6. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício. "BE.SAFE". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19307.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19307
  7. Torres, Ana Luísa; Batista, Maria do Rosário; Dias, José Maurício; Novo, Cristina. "Project – “Exchange of good practices for excellence”". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21991.
    10.25746/ruiips.v8.i4.21991
  8. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Luís, Helena; Lopes, Nádia; José, Mário. "Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superior". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3095.
  9. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Pacheco, Nuno; Pacheco, Teresa; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, Maurício. "MOOC - Massive Open Online Course - numa instituição portuguesa de ensino superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/1130.
  10. Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, Elisabete. "Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital". (2011): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/481.
    10.25755/int.481
  11. Novo, Cristina. "Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso". (2009): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/410.
    10.25755/int.410
Capítulo de livro
  1. Novo, Cristina. "A ORALIDADE NO 2º CICLO – COMO POTENCIAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL?". In Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2020.
    Em revisão
  2. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net, 2018.
  3. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Bordalo Pacheco, Nuno; Galego, João; Pacheco, Teresa; Maurício Dias, José; Novo, Cristina. "MOOC bullying in schools: the first experience in a portuguese tertiary institution". IGI Global, 2015.
    10.4018/978-1-4666-8279-5.ch010
Documento de trabalho
  1. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Dias, José Mauricio. 2018. "Innovative resources and models for learning e-skills for young people with disabilities". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.15/2456.
Relatório
  1. Barbas, Maria Potes; Pacheco, Bordalo; Silva, Francisco; Duarte, Paulo; Dias, Maúricio; Novo, Cristina; Matos, Pedro; Mortari, Fábio. 2015. Pilotagem em TICe...por terras ribatejanas. http://hdl.handle.net/10400.15/2070.
    http://doi.org/10.5281/zenodo.1160507
Tese / Dissertação
  1. Caneira, Tânia Alexandra de Passos. "Redes sociais – estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1666.
  2. Crespo, Elisabete Rosa. "A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1637.
  3. Rosa, Cláudia António. "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1879.
  4. Glória, Ana Catarina Baptista. "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1897.
  5. Carriço, Vilma. "Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais “Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1532.
  6. Canês, Cristina Novo. "Modelo de ensino a distância baseado em eLearning para o CEDES". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4897.

Outros

Outra produção
  1. Novo, Cristina. 2017. TIA na educação especial e na intervenção precoce – dinâmicas e partilhas. Este artigo contextualiza algumas das diretivas europeias para a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na construção de uma sociedade com maior igualdade, equidade e melhor acessibilidade, da parte de todas as crianças e jovens com deficiência, a uma inclusão social e profissional que deve começar na escola. Em contexto da educação especial e da intervenção precoce, as TIC pod. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10838.
  2. Pires, Carina; Novo, Cristina; Gomes, Joana. 2010. Navegação segura na internet - riscos e desafios. O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecim. http://hdl.handle.net/10400.15/426.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/15 - Atual Educação Inclusiva: conceções e práticas dos docentes para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º ciclo do ensino básico, do liceu Amilcar Cabral de Santa Catarina, ilha de Santiago, Cabo Verde
Orientador de Anilda Semedo
Mestrado em pedagogia (Mestrado)
Universidade de Santiago, Cabo Verde
2016 - 2016 "Redes Sociais - estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios"
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais. "Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos".
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação".
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/16 - 2020/07/16 - moderação de painel de comunicações flash - Sala 7 – Moderador: Cristina Novo - moderação de sessão prática: Trabalho colaborativo na educação literária: storyjumper e wordwall, por Ana Torres (ccTIC ESE-IP Santarém) - participação: Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes Programa: http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-20/programa/ TIC@Portugal,'20
Centro de Competência Educom, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/05 Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual
Arguente
Daniela Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal