???global.info.a_carregar???
Cristina Novo. Possui 2 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologias de informação e comunicação; Crianças e jovens; Riscos; Desafios; Ciber-intimidação / Cyberbullying; Tecnologias de Informação e Comunicação; Formação de professores; TIC; Internet; Teacher training; ICT; estágio; currículo organizado; currículo integrado; transdisciplinaridade; stage; organized curriculum; integrated curriculum; transdisciplinarity; Escrita; Ensino; Aprendizagem; Processo de escrita; Tecnologia da educação; Ensino à distância - Estudos de caso; MOOCs; Bullying in schools; Tertiary institution; Digital inclusion; Digital skills; European project; Innovative resources; Adapted models; oralidade; compreensão e expressão oral; 2º ciclo do Ensino Básico; oral skills; 2nd cycle of basic education; Tradição; Modernidade; Hipermédia; Remediação; : MOOC (Massive Open Online Couse); conectivismo; modelo pedagógico; MOOC (Massive Open Online Couse); connectivism; pedagogical model; Conetivismo; Modelo pedagógico; Connectivism; Pedagogical model; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning; cidadania digital; eskills; tvt21; inclusão; prática de ensino supervisionada; redes sociais; riscos; desafios; supervised teaching practice; social networks; risks; challenges; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Novo

Nomes de citação

  • Novo, Cristina
  • Canez, N. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
BD1B-E52E-00F7
ORCID iD
0000-0002-2379-3029

Endereços de correio eletrónico

  • christina.novo@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 243309180 Ext.: 04167 (Profissional)
Telemóvel
  • 962656860 (Pessoal)

Moradas

  • Complexo Andaluz, Escola Superior de Educação, 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)
  • Rua Prof. Manuel Bernardo das Neves, lote 10, 2070-112, Cartaxo, Cartaxo, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/05/24
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Título de especialista)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Aprovada
2011/09/30
Frequentou
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
Muito Bom
2006/03/04
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2003/03/04
Concluído
Organização e Avaliação da Formação - Ensino a Distância (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Excelente
2001/10/11
Concluído
Apoio Educativo a Populações Especiais (DESE)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1989/07/01
Concluído
Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02/07 - 2007/09/16 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1990/02/07 - 2001/03/10 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/06 - Atual Coordenadora do Departamento de Tecnologias Educativas Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/02/14 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/09/01 - 2018/12/31 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/02/28 EDU APP
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021/03/01 - 2023/02/28 DANTE - Digital Area for Networking Teachers and Educators
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/10/01 - 2022/08/01 ExPrax
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021/03/01 - 2021/07/15 Inovação Digital Cv - piloto
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluído
2017/09/01 - 2019/12/31 E-(m)Pact
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/09/01 - 2019/12/31 T21Commuity Project
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2014/09/01 - 2017/12/31 CAREER PLANNING FOR TEENAGERS
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluído
2013/09/01 - 2016/12/31 FIT - Fascinating ICT Tools for People with Disabilities - Leonardo Da Vinci
Desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluído
2013/09/01 - 2016/12/31 Life Long Learning in AppliedFields
desconhecido
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluído
1997/09/01 - 2002/12/31 Programa Nónio Século XXI
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
Desativado
1991/09/01 - 1993/12/31 Projeto MINERVA
desconhecido
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Torres, Ana Luísa; Pacheco, Nuno Bordalo; Pacheco, Teresa Bordalo; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, José Maurício. "MOOC : massive open online course : numa instituição portuguesa de ensino superior". 2013.
Artigo em revista
  1. Samartinho, Ana Catarina; João Paulo Samartinho. "Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB". Revista UIIPS 8 4 (2020): 60-71. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21970/16072https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21970/16072.
    Publicado
  2. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício; Amendoeira, José; Pinto, Maria Rosário. "E-(m)PACT". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19308.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19308
  3. Matos, Pedro; Barbas, Maria; Novo, Cristina; Dias, Maurício; Loureiro, Ana. "THE T21 PROJECT: A EUROPEAN INITIATIVE FOR YOUNG PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19269.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  4. Samartinho, Ana Catarina; Novo, Cristina; Samartinho, Joao. "Trabalho Colaborativo @ Distância em Tempos de Pandemia: Uma Solução de Inclusão no 1.º Ciclo para Alunos com Necessidades Específicas". (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21092.
    10.25755/int.21092
  5. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, José; Loureiro, Ana. "The T21 Project: a european initiative for young people with special educational needs". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2856.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  6. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício. "BE.SAFE". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19307.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19307
  7. Torres, Ana Luísa; Batista, Maria do Rosário; Dias, José Maurício; Novo, Cristina. "Project – “Exchange of good practices for excellence”". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21991.
    10.25746/ruiips.v8.i4.21991
  8. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Luís, Helena; Lopes, Nádia; José, Mário. "Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superior". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3095.
  9. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Pacheco, Nuno; Pacheco, Teresa; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, Maurício. "MOOC - Massive Open Online Course - numa instituição portuguesa de ensino superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/1130.
  10. Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, Elisabete. "Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital". (2011): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/481.
    10.25755/int.481
  11. Novo, Cristina. "Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso". (2009): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/410.
    10.25755/int.410
Capítulo de livro
  1. Novo, Cristina. "A ORALIDADE NO 2º CICLO – COMO POTENCIAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL?". In Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2020.
    Em revisão
  2. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net, 2018.
  3. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Bordalo Pacheco, Nuno; Galego, João; Pacheco, Teresa; Maurício Dias, José; Novo, Cristina. "MOOC bullying in schools: the first experience in a portuguese tertiary institution". IGI Global, 2015.
    10.4018/978-1-4666-8279-5.ch010
Documento de trabalho
  1. Novo, Cristina. 2022. "UM OLHAR SOBRE A SUPERVISÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE". https://www.researchgate.net/publication/358347732_UM_OLHAR_SOBRE_A_SUPERVISAO_E_O_DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DO_DOCENTE.
    10.13140/RG.2.2.33534.05445
  2. Novo, Cristina. 2021. "Os desafios da educação na época da transformação digital - aula inaugural". https://us.edu.cv/usSITE/index.php/noticias-e-eventos/782-rececao-aos-caloiros-2021-2022-3-dia.
    10.13140/RG.2.2.18434.56005
  3. 2021. "Inovação Digital CV - piloto". https://www.researchgate.net/publication/358348830_PROJETO_INOVACAO_DIGITAL_CV.
    10.13140/RG.2.2.31017.47201
  4. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Dias, José Mauricio. 2018. "Innovative resources and models for learning e-skills for young people with disabilities". http://hdl.handle.net/10400.15/2456.
Manual
  1. Guidlines to Online Learning. 2021.
    No prelo • 10.13140/RG.2.2.24306.58567
Relatório
  1. Barbas, Maria Potes; Pacheco, Bordalo; Silva, Francisco; Duarte, Paulo; Dias, Maúricio; Novo, Cristina; Matos, Pedro; Mortari, Fábio. 2015. Pilotagem em TICe...por terras ribatejanas. http://hdl.handle.net/10400.15/2070.
    http://doi.org/10.5281/zenodo.1160507
Tese / Dissertação
  1. Caneira, Tânia Alexandra de Passos. "Redes sociais – estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1666.
  2. Crespo, Elisabete Rosa. "A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1637.
  3. Rosa, Cláudia António. "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1879.
  4. Glória, Ana Catarina Baptista. "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1897.
  5. Carriço, Vilma. "Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais “Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1532.
  6. Canês, Cristina Novo. "Modelo de ensino a distância baseado em eLearning para o CEDES". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4897.

Outros

Outra produção
  1. TIA na educação especial e na intervenção precoce – dinâmicas e partilhas. Este artigo contextualiza algumas das diretivas europeias para a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na construção de uma sociedade com maior igualdade, equidade e melhor acessibilidade, da parte de todas as crianças e jovens com deficiência, a uma inclusão social e profissional que deve começar na escola. Em contexto da educação especial e da intervenção precoce, as TIC pod. 2017. Novo, Cristina. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10838.
  2. Navegação segura na internet - riscos e desafios. O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecim. 2010. Pires, Carina; Novo, Cristina; Gomes, Joana. http://hdl.handle.net/10400.15/426.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/14 Competências e desafios da educação no século XXI Aula Inaugural do Departamento de Ciências da Educação, Filosofia e Letras
Universidade de Santiago (Assomada, Cabo Verde)
2021/02/10 PEDAGOGIA E TRANSIÇÃO DIGITAL Ciclo de Conferências - Autonomia e Flexibilidade Curricular
CFAE Edcuatis (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/15 - Atual Educação Inclusiva: conceções e práticas dos docentes para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º ciclo do ensino básico, do liceu Amilcar Cabral de Santa Catarina, ilha de Santiago, Cabo Verde
Orientador de Anilda Semedo
Mestrado em pedagogia (Mestrado)
Universidade de Santiago, Cabo Verde
2020/02/05 - 2022/03/04 Ferramentas digitais colaborativas e inclusão de alunos com Necessidades Específicas: estudo de caso no Agrupamento Gil Paes
Orientador
Recursos Digitais em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/05/05 - 2021/12/30 Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chineses
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Basico e de Português e Historia e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Basico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/02/04 - 2021/05/05 Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com Necessidades Específicas
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Basico e de Português e Historia e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Basico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Redes Sociais - estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios"
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais. "Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos".
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação".
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/13 - 2021/11/13 O Centro de Competência TIC ESE/IP Santarém e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Projeto eTwinning – Teacher Training Institutions -, promovem um seminário com uma abordagem transversal do currículo através do trabalho de projeto (2021/11/13 - 2021/11/13)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal
2021/07/16 - 2021/07/16 O Encontro TIC@Portugal teve a sua 9ª edição em julho de 2021 e juntou mais uma vez quase um milhar de professores e investigadores para partilharem práticas e refletirem sobre a integração das TIC no currículo, o pensamento computacional, metodologias de aprendizagem ativa e a educação para a cidadania digital. (2021/07/17 - 2021/07/17)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/17 No contexto da Capacitação Digital das Escolas, torna-se imprescindível que as escolas promovam a sensibilização para as temáticas da Cidadania Digital, de forma a contribuir para o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. Os jogos SeguraNet contribuem para a promoção do pensamento crítico dos alunos, de forma a torná-los utilizadores capazes de evitar comportamentos de risco online e, paralelamente, estimular a análise da informação que recolhem online, aprendendo a ¿distinguir informação fidedigna de desinformação. (2021/06/17 - 2021/06/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/16 - 2020/07/16 - moderação de painel de comunicações flash - Sala 7 – Moderador: Cristina Novo - moderação de sessão prática: Trabalho colaborativo na educação literária: storyjumper e wordwall, por Ana Torres (ccTIC ESE-IP Santarém) - participação: Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes Programa: http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-20/programa/ TIC@Portugal,'20
Centro de Competência Educom, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/06 TIC no Ensino Básico em Cabo Verde: Estudo sobre Formação Docente em Tecnologias Educativas e o seu uso no Contexto Pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas Escolas Rurais em Santa Catarina de Santiago
Arguente
Ângela Maria Miranda Pereira (Mestrado)
Universidade de Santiago, Cabo Verde
2021/04/16 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Arguente
Andreia Sofia Faria das Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01/25 Efeito de um programa de estimulação percetivo-motora para o desenvolvimento do uso do instrumento de escrita em crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico com dificuldades na escrita cursiva
Presidente do júri
Ana Filipa dos Santos Chambel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/11/23 Implicações da compreensão Textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Presidente do júri
Catarina Isabel Francisco Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/12/05 Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual
Arguente
Daniela Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/01/30 - 2021/01/30 Parecer sobre a relevância educacional de um recurso para a Educação para a Cidadania Digital, a pedido da Direção Geral de Educação, ME. Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/04 - 2021/06/30 Avaliação de Recursos Educativos Digitais Ciências da Educação (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade de Santiago, Cabo Verde
2021/01/03 - 2021/06/30 Tecnologias Educativas Pedagogia (Master Universitario) Universidade de Santiago, Cabo Verde