Artigo em conferência |
- Piacentini, Valentina; Porto, Suliane; Vieira, Rui; Pinto, Susana. "Design for a Non-Formal and Interdisciplinary Learning
Context: Partnership between an Education Research Unit (CIDTFF-SKG) and a Space Design Studio (Toyno)". Trabalho apresentado
em ECER 2023 - The European Conference on Educational Research, Glasgow, 2023.
Publicado
- Vieira. Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: mapeamento da
produção científica". 2019.
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "O papel da(s) Língua(s) na Educação em Ciências para professoras
envolvidas num projeto CLIL do 3.º CEB". 2018.
- Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "O pensamento crítico: da teoria à prática na formação de professores".
2018.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Formação continuada para a mudança de práticas didático-pedagógicas de educadoras".
2018.
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Perspectives of students for orienting teaching practices
in the integration between Science and English at Portuguese middle school level". 2018.
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui Marques. "Formação de professores: uma análise da abordagem metodológica de dez estudos". 2018.
- Rodrigues, F.; Antunes, F.; Almeida, A.M.P.; Beja, J.; Pedro, L.; Clemente, M.; Neves, R.; Vieira, R.. "Inclusive, interdisciplinary
and digital-based osh resources: A booklet for students". 2018.
10.1201/9781351008884-41
- Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.; Antunes, F.; Beja, J.; Clemente, M.. "Developing
inclusive, interdisciplinary and multimodal educational resources for youth". Trabalho apresentado em Techdays, Aveiro,
2017.
- Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Flávio, A; Joana, B.; Clemente, M.; Neves, R.; Vieira, R.. "Occupational Safety
and Health into school ¿ an interdisciplinary and inclusive learning approach". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF,
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da UA, Aveiro, 2017.
- Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.; Mancebo, N; Villar, E.; et al. "Mind Safety,
Safety Maters! A collaborative and inclusive learning approach". Trabalho apresentado em International Symposium Occupational
Safety and Hygiene, Guimarães, 2017.
- Joana Pinheiro Peixinho; Rui Marques Vieira. "DIGITAL TEXTBOOKS: ANALYSIS TOOL FOR SCIENCE EDUCATION IN THE FIRST YEARS OF
SCHOOLING". 2017.
10.21125/edulearn.2017.0949
- Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques. "Formação contínua de professores do 1.º CEB em TIC: o desenvolvimento de RED com recurso
a ferramentas da Web 2.0". 2016.
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "From the awareness on plurilingual competence to one study
in Portugal revealing some inclusive achievements". 2016.
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Abordagem holística para desenvolver a(s) Literacia(s) das
Ciências integradas com o Inglês". 2016.
- Clemente, V.; Vieira, R.; Tschimmel, K.; Clemente, Violeta; Vieira, Rui Marques; Tschimmel, Katja. "A learning toolkit to
promote creative and critical thinking in product design and development through Design Thinking". 2016.
10.1109/CISPEE.2016.7777732
- Susana Capitão; Ana Margarida Almeida; Rui Marques Vieira. "Raising inclusion through an online community". 2016.
10.1145/3019943.3019963
- DOMINGUEZ, CAROLINE; MORAIS, EVA; CRUZ, GONÇALO; LOPES, JOSÉ PINTO; ROCHA, MAGDA MARTINS; MORAIS, MARIA DA FELICIDADE; SILVA,
MARIA HELENA; et al. "LIVRO DE RESUMOS - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO Desafios atuais para o Pensamento
Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação". 2015.
- Pisco Almeida, Ana Margarida; Capitão, S.; Vieira, R.. "Children with deafness: building an online community with families".
Trabalho apresentado em Research Day, Universidade de Aveiro, 2014.
- Nogueira, S.; Ana V. Rodrigues; Vieira, R.. "Linking Science Garden to School and University: Teacher Training, Research and
Dissemination". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Hands-on Science: Science Education with and for
Society, 2014.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Educação em ciências no pré-escolar: formação continuada de educadores". 2012.
- Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Promoção de práticas de orientação CTS em professores do Ensino Básico [Promoting STS
Oriented Practices in Basic Education Teachers]". Trabalho apresentado em VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano,
CTS en la enseñanza de las Ciencias, ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias¿ / VII Seminário
Ibérico/III Seminário Ibero-americano, CTS no ensino das Ciências´, ¿Ciê, 2012.
Publicado
- Nogueira, Sofia; Rodrigues, Ana V.; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Explorando o Jardim da Ciência: atividades com orientação
CTS de articulação com a sala de aula [Exploring the Science Garden: activities with STS oriented of articulation with the
classroom]". Trabalho apresentado em VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano, CTS en la enseñanza de las Ciencias,
¿Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias¿ / VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano,
CTS no ensino das Ciências´, ¿Ciê, 2012.
Publicado
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Education for sciences in the pre-School: contributions from a training programme".
2011.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Concepção de trabalho experimental de educadores de infância e as suas práticas
didático-pedagógicas". 2011.
- Tréz, Ticiana; Carlos, Vânia; Guerra, Cecília; Moreira, António; Vieira, Rui. "Developing a community of practice on education
for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard". 2011.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Diverse notions on STS: a case-study with six kindergarten teachers in Portugal".
2010.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Percepção dos educadores de infância portugueses, sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas
em ciências: sua importância para o desenvolvimento de um programa de formação". 2009.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Trabalho experimental de ciências em contexto de jardim-de-infância: desenvolvimento
de um programa de formação". 2009.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Formação inicial e continuada dos educadores de infância do distrito de Bragança:
percepção sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências". 2009.
- Nogueira, Sofia; Torres, Ana Cristina de Castro; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel; Vieira, Rui Marques. "Propostas
didáticas no Jardim da Ciência: potenciar conexões entre matemática, ciência, tecnologia e sociedade através da resolução
de problemas". 2009.
- Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e articulação entre educação não formal e
formal com recurso a um courseware didáctico [Science-Technology-Society (STS) Education and articulation between non-formal
and formal education using didactic courseware]". Trabalho apresentado em Colóquio "Da Investigação à Prática: interacções
e debates¿, 2008.
Publicado
- Torres, Ana Cristina; Nascimento, P.; Vieira, Rui; Rodrigues, A.; Couceiro, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Jorge, M.; et al. "O
projecto Ciência Viva VI na Universidade de Aveiro "Ciência, tecnologia e sociedade: experimentar e agir para a compreensão"
[The Ciência Viva VI project at the University of Aveiro - "Science, technology and society: experimenting and acting for
understanding"]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", 2008.
Publicado
- Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Torres, Ana Cristina;
Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - Sua articulação com contextos formais de educação em Ciências [Science Garden - Articulation
with formal contexts of science education]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções
e Debates", 2008.
Publicado
- Torres, Ana Cristina; Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.;
Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - para uma cultura científica nos primeiros anos de escolaridade [Science Garden - for
a scientific culture in the early years of schooling]". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués
de Psicopedagoxía, 2007.
Publicado
- Nascimento, Patrícia; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Tenreiro-Vieira, Celina; Jorge,
Manuela; et al. "Projecto Ciência Viva VI ¿Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão¿". 2007.
- Martins, I. P.; Ana V. Rodrigues; Nascimento, P.; Vieira, R.. "Materials, objects and their properties: Didactical resources
for primary science education". Trabalho apresentado em The Second European Conference on Primary Science and Technology
Education. Science in Primary II: Engaging the new generation, 2006.
|
Artigo em jornal |
- Isabel P. Martins; Vieira, R. M.. "(H)À Educação: CIDTFF apresenta¿LEduC/JC: Educação em Ciências é importante porquê? [(H)À
Education: CIDTFF presents...LEduC/JC: Why is science education important?]", Diário de Aveiro, 2021
|
Artigo em revista |
- Celina Tenreiro-Vieira; Maria Clara Henriques; Rui Marques Vieira. "CIÊNCIA CIDADÃ: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
EM CONTEXTO NÃO FORMAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2023): https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202335-58.
10.59306/poiesis.v17eEspecial202335-58
- Rui Marques Vieira; Celina C. Tenreiro-Vieira; Pedro Bem-Haja; Margarida Lucas. "STEM Teachers’ Digital Competence: Different
Subjects, Different Proficiencies". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13111133.
10.3390/educsci13111133
- Porto, Suliane; Piacentini, Valentina; Vieira, R. M.. "O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar:
uma trajetória para o Smart Knowlodge Garden [The "Science Garden" as a context for education and interdisciplinary research:
a path to the Smart Knowlodge Garden]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (2023):
https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/904.
Publicado
- Angélica Oliveira Veríssimo da Silva; António Luís Rodrigues Faria de Carvalho; Rui Marques Vieira; Cristina Maria Correia
Barroso Pinto. "Clinical supervision strategies, learning, and critical thinking of nursing students". Revista Brasileira
de Enfermagem (2023): https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0691.
10.1590/0034-7167-2022-0691
- Angélica Oliveira Veríssimo da Silva; António Luís Rodrigues Faria de Carvalho; Rui Marques Vieira; Cristina Maria Correia
Barroso Pinto. "Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de Enfermagem [Clinical
supervision strategies, learning and critical thinking of nursing students]". Revista Brasileira de Enfermagem (2023):
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0691pt.
10.1590/0034-7167-2022-0691pt
- Porto, Suliane; Piacentini, Valentina; Vieira, Rui. "O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar:
Uma trajetória para o Smart Knowledge Garden [The "Science Garden" as a context for education and interdisciplinary research:
A path to the Smart Knowledge Garden]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)
4 e023005 (2023): 1-19.
Publicado
- Ananda Jacqueline Bordoni; Marcelo Pimentel da Silveira; Rui Marques Vieira. "As compreensões de licenciandos de Química sobre
a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial [Chemistry undergraduates' understanding of
the CTS approach and Critical Thinking: the role of an initial training course]". Revista de Ensino de Ciências e Matemática
(2022): https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a28.
10.26843/rencima.v13n4a28
- Valentina Piacentini; Rui Marques Vieira; Ana Raquel Simões. "Can “Integrated Learning” with English support science education?
A case study in Portugal". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12069.
10.29333/ejmste/12069
- Marina Patrício de Arruda; Rui Marques Vieira; Geraldo Antônio da Rosa. "Professores acolhedores". Revista Educação em
Questão (2021): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502.
10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502
- Amanda R Franco; Rui Marques Vieira. ""Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no
exercício da profissionalidade docente no ensino superior". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362.
10.26514/inter.v12i34.5362
- Celina Tenreiro-Vieira; Rui M. Vieira; Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui M.. "PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO
NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES [PROMOTING CRITICAL AND CREATIVE THINKING
IN SCIENCE TEACHING: DIDACTIC PROPOSALS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO PORTUGUESE STUDENTS]". Investigações em Ensino de Ciências
26 1 (2021): 70. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70.
Acesso aberto • Publicado • 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
- Costa, Sandro Lucas Reis; Bortoloci, Naiara Briega; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira,
Celina. "PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA". Investigações
em Ensino de Ciências 26 1 (2021): 145. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145.
10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145
- Tavares, Rita; Marques Vieira, Rui; Pedro, Luís. "Mobile App for Science Education: Designing the Learning Approach". Education
Sciences 11 2 (2021): 79. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11020079.
10.3390/educsci11020079
- Vieira, R.; Alves, F.R.; Catarino, P.. "(s1, s2)-Padovan matrix sequence and the case of generalization".
Analele Stiintifice ale Universitatii Al I Cuza din Iasi - Matematica 67 1 (2021): 155-169. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85108012707&partnerID=MN8TOARS.
10.47743/ANSTIM.2021.00012
- Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. "A participatory framework proposal for guiding researchers through an educational
mobile app development". Research in Learning Technology (2020): https://doi.org/10.25304/rlt.v28.2370.
10.25304/rlt.v28.2370
- Ananda Jacqueline Bordoni; Marcelo Pimentel da Silveira; Rui Marques Vieira. "ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA POR
MEIO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO CTS". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação
em Educação (2020): https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020380-402.
10.19177/prppge.v14e262020380-402
- Yalin Brizola Yared; Sonia Maria Martins de Melo; Rui Marques Vieira. "A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares:
interface com a educação sexual emancipatória". Educação (UFSM) (2020): https://doi.org/10.5902/1984644433096.
10.5902/1984644433096
- Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Scientific literacy in the early years–practical work as a teaching
and learning strategy". (2020): http://hdl.handle.net/10198/13529.
10.1080/03004430.2019.1653553
- Almeida, A.M.P.; Beja, J.; Pedro, L.; Rodrigues, F.; Clemente, M.; Vieira, R.; Neves, R.. "Development of an online digital
resource accessible for students with visual impairment or blindness: Challenges and strategies". Work (Reading, Mass.)
65 2 (2020): 333-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85080851938&partnerID=MN8TOARS.
10.3233/WOR-203085
- Daniela Karine Ramos; Rui Marques Vieira. "Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de
evidências científicas". Revista Brasileira de Educação 25 (2020): https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048.
10.1590/s1413-24782020250048
- Vieira, Rui. "The importance of critical thinking in curricular innovations: interface with emancipatory sexual education".
EDUCACAO (2020): https://publons.com/publon/36112796/.
- Vieira, Rui. "PERMANENT EDUCATION AND SOCIAL SERVICE: LITERATURA REVIEW WITH SUPPORT FROM WEBQDA SOFTWARE". Humanidades
& Inovacao (2020): https://publons.com/publon/36112795/.
- Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Victor; Carlos, Vânia;
et al. "Is it “just to teach” or is it “more to learn”? Reflections, among peers, about (their own) pedagogical practices
in higher education: Analysis of teachers’ perceptions about a peer observation of teaching program". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20058.
10.34624/id.v12i3.20058
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Promote Critical Thinking in STS Contexts: Development of Didactic Proposals
for Basic Education". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21823.
10.34624/id.v12i4.21823
- Bordoni, Ananda Jacqueline; Silveira, Marcelo Pimentel da; Vieira, Rui Marques. "Análise de sequências didáticas de química
por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31915.
10.19177/prppge.v14e262020380-402
- Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto J.; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Vitor; Carlos, Vânia;
et al. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino
superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31653.
10.34624/id.v12i3.20058
- Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto J.; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Vitor; Carlos, Vânia;
et al. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino
superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31653.
10.34624/id.v12i3.20058
- Lopes, Betina; Franco, Amanda; Vieira, Rui; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto. "¿Só para ensinar¿ ou ¿mais para aprender¿?
Reflexões, entre pares sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: análise das percepções dos professores
sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didatica 12 3 (2020): 123-140.
Publicado
- Vieira, Rui; Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques. "Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino
das Ciências". Interacções (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18791.
10.25755/INT.18791
- Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui. "Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo
conceções alternativas de ciências". Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Escola Superior de Educação de Santarém
15 50 (2019): 92-108. https://doi.org/10.25755/int.18791.
Publicado • https://doi.org/10.25755/int.18791
- Vieira, Rui. "TEACHERS’ VIEW OF LANGUAGE(S) IN (CLIL) SCIENCE EDUCATION: A CASE STUDY IN PORTUGAL". Problems of Education
in the 21st Century (2019): http://dx.doi.org/10.33225/pec/19.77.636.
10.33225/pec/19.77.636
- Vieira, Rui. "PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: HORIZONTES DE COMPREENSÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA". Investigações
em Ensino de Ciências (2019): http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181.
10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181
- Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques; Riegel, Fernando; Crossetti, Maria da Graça Oliveira; Amanda R. Franco; Rui Marques
Vieira; Fernando Riegel; Maria da Graça Oliveira Crossetti. "Steering clear from ‘lost in translation’: cross-cultural translation,
adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students". Studies in Higher Education
46 3 (2019): 638-648. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1647414.
10.1080/03075079.2019.1647414
- Vieira, Rui. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE". Revista
ENCITEC (2019): http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243.
10.31512/encitec.v9i2.2243
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Teachers’ view of Language(s) in (CLIL) Science education:
a case study in Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10773/26931.
https://doi.org/10.33225/pec/19.77.636
- Oliveira, Joana; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Departamento de Educação
e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal".
(2019): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12356.
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "What Students Tell Teachers about Practices that Integrate
Subjects with English in a Lower Secondary School in Portugal". (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/6105.
10.2478/eteals-2018-0013
- de Medeiros, Rosana Muniz; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática
e Tecnologia na Formação de Formadores (CI; Sousa, Francislê Neri de; Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP
– Brasil francisle.souza@unasp.edu.br - Ce. "Estratégias Promotoras do Pensamento Crítico:Faz parte das Práticas didático-pedagógicas?Strategies
Promoting Critical Thinking: Is It Part of Didactic-Pedagogical Practices?". (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/340.
10.17346/se.vol26.340
- VIVIAN DOS SANTOS CALIXTO; NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS; RUI MARQUES VIEIRA. "HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO
DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO". Ensaio Pesquisa em Educação
em Ciências (Belo Horizonte) 21 (2019): https://doi.org/10.1590/1983-21172019210127.
10.1590/1983-21172019210127
- Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "Promoting critical thinking in higher education in the context of teacher professional
development". International Conference on Higher Education Advances (HEAd) (2019): https://publons.com/publon/36112797/.
10.4995/HEAD19.2019.9077
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques; FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.. "Abordagem de temas do currículo
de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / pensamento crítico". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31872.
10.34624/id.v11i2.6850
- Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento
crítico: práticas presentes e caminhos futuros". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31842.
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Approach of subjects of elementary science curriculum in an ESD framework with
Science-Technology-Society / Critical Thinking orientation". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6850.
10.34624/id.v11i2.6850
- Neri de Souza, Dayse; Neri de Souza, Francislê; M. Vieira, Rui; Moreira, António. "Educational revolution through teaching
research". (2019): https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i1.565.
https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i1.565
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "(Re)construção das conceções CTS de futuros professores de Ciências". Educação e Fronteiras
9 25 (2019): 146-165. https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11019.
Publicado • https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11019
- Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "What students tell teachers about practices that integrate
subjects with english in a lower secondary school in Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26207.
10.2478/eteals-2018-0013
- Peixoto, Elisabete; Pedro, Luís; Vieira, Rui Marques. "Manuais escolares de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade:
análise das suas características estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26859.
- Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Educating for critical thinking in university: The criticality
of critical thinking in education and everyday life". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
- Wendhausen, Mônica; Melo, Sônia Maria Martins de; Vieira, Rui Marques. "RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA:
registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação". (2018): http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10448.
10.18764/2178-2229.v25n4p185-206
- Wendhausen, Mônica; Melo, Sônia Maria Martins de; Vieira, Rui Marques. "Recolha e análise de dados numa perspectiva fenomenológica:
registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação". (2018): http://hdl.handle.net/10773/27310.
10.18764/2178-2229.v25n4p185-206
- Franco, A.; Marques Vieira, R.; Tenreiro-Vieira, C.. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical
thinking in education and everyday life,Pédagogie pour la pensée critique dans l’université: La critique de la pensée critique
dans l’éducation et la vie quotidienne". ESSACHESS - Journal for Communication Studies 11 2 (2018): 131-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062682258&partnerID=MN8TOARS.
- Rodrigues, A. V.; Almeida, M.; Paiva, J.; Vieira, R. M.; João, P.; Couceiro, F.. "Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica
em escolas públicas portuguesas. Science labs: diagnostic analysis in portuguese public schools". 10 5 (2018): 31-46. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11606/9524.
10.34624/id.v10i5.11107
- Ricardo Torres; Rui Marques Vieira; Ana V. Rodrigues; Patrícia Sá; Gillian Moreira. "Education for sustainable development:
an exploratory study in a Portuguese University". International Journal of Sustainability in Higher Education 18 6
(2017): 956-970. https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2016-0082.
10.1108/IJSHE-05-2016-0082
- Amanda Franco; Rui Marques Vieira; Carlos Saiz. "O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário".
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 07 (2017): 012-012. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.07.2233.
10.17979/reipe.2017.0.07.2233
- Guerra, C.; Moreira, A.; Vieira, R.. "Technological pedagogical content knowledge development: Integrating technology with
a research teaching perspective". Digital Education Review 32 (2017): 85-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045650737&partnerID=MN8TOARS.
- Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui Marques. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras".
(2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8726.
- Seabra, Mónica; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro. "Participação da Comunidade Científica
nas práticas das Ciências do 2.º CEB". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3931.
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Educação em Ciências e Matemática com Orientação CTS: Promotora do Pensamento
Crítico". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19005.
- dos Reis, Susana Alexandre; NIDE, Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação – Escola Superior de Educação e C;
Marques Vieira, Rui. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia
para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3863.
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary science education".
(2016): http://hdl.handle.net/10773/17494.
10.1007/s10763-014-9605-2
- Piacentini, Valentina; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento d;
Simões, Ana Raquel; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento de E;
Vieira, Rui Marques; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento de. "Abordagem
holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) Literacia(s) das Ciências integradas com o Inglês". (2016):
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3981.
- Clemente, V.; Tschimmel, K.; Vieira, R.. "Creative and critical thinking in product development: An educational initiative
based on design thinking,Pensée créative et critique dans le Développement du Produit: Une intervention didactique basée sur
le design thinking,Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto: Uma intervenção didática baseada no design
thinking,Pensamiento creativo e crítico en el Desarrollo de Producto: U". Revista Lusofona de Educacao 32 32 (2016):
75-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977501775&partnerID=MN8TOARS.
- Martins, Isabel P.; Vieira, Rui. "Editorial". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049.
https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049
- Teixeira,Ricardo Antonio Gonçalves; Souza,Francislê Neri de; Vieira,Rui Marques. "Docentes investigadores de programas de
Pós-graduação em educação no Brasil: estudo sobre o uso de recursos informáticos no processo de pesquisa". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300741.
- Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - C;
Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.
"Promote critical thinking". (2015): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/191.
- Gonçalves, Emília; Vieira, Rui Marques. "Aprender ciências e desenvolver o pensamento crítico: percursos educativos no 1º
ciclo do Ensino Básico". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17845.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo
de educadoras". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17509.
- Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro-Vieira; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Práticas didático-pedagógicas de
ciências: Estratégias de ensino / aprendizagem promotoras do pensamento crítico". Saber e Educar 20 (2015): 34-34.
http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.191.
10.17346/se.vol20.191
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Initial and in-service teacher education in sciences: what portuguese kindergarten
teachers say about their teaching practices". (2014): http://hdl.handle.net/10198/12273.
10.15341/jmer(2155-7993)/12.04.2014/003
- Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro-Vieira. "Fostering Scientific Literacy and Critical Thinking in Elementary Science Education".
Int J of Sci and Math Educ 14 4 (2014): 659-680. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-014-9605-2.
10.1007/s10763-014-9605-2
- Sá, Patrícia; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Aveiro; Guerra,
Cecília; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Avei; Costa, António
Pedro; Ludomedia e Universidade de Aveiro CCentro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de F; Loureiro, Maria
João; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de; Vieira, Rui Marques;
Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de. "Courseware SeRe®- um
recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores". (2013):
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2568.
- Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro – Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na ;
Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro – Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia.
"Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2453.
- Lopes, Sandra Ferrão; Escola Secundária de Seia; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro; Moreira, António; Universidade
de Aveiro. "WEBQDA na análise qualitativa de interações no contexto de uma oficina de formação de professores". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2440.
- Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e
em matemática". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
10.1590/S1413-24782013000100010
- Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.M.. "Literacy and critical thinking: A framework for education in science and mathematics,Literacia
e pensamento crítico: Um referencial para a educação em ciências e em matemática". Revista Brasileira de Educacao 18
52 (2013): 163-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879319991&partnerID=MN8TOARS.
10.1590/S1413-24782013000100010
- Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências
e em matemática". Revista Brasileira de Educação 18 52 (2013): 163-188. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010.
10.1590/s1413-24782013000100010
- Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e
em matemática". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
- Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção
de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade". (2012): http://hdl.handle.net/10198/8580.
- Susana Capitão; Ana Margarida Pisco Almeida; Rui Marques Vieira. "Connecting Families and Schools of Students with Deafness:
Describing the ICT and Internet use in Education". Procedia Computer Science 14 (2012): 163-172. https://doi.org/10.1016%2Fj.procs.2012.10.019.
10.1016/j.procs.2012.10.019
- Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques. "Pre-school science education in Portugal:
teacher education and innovative practices". (2011): http://hdl.handle.net/10198/3949.
- Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro. "Critical thinking: Conceptual clarification and its
importance in science education". Science Education International (2011): http://hdl.handle.net/10773/6780.
- Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro. "Carta de Aveiro". (2010): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/907.
- Sá, Patrícia; Guerra, C.; Martins, I.P.; Loureiro, M.J.; Vieira, R.; Costa, A. P.; Reis, L. P.. "Desenvolvimento de recursos
didácticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware Sere.". Revista
Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 (2010): 330-345.
Publicado
- Sa, Patricia; Guerra, Cecilia; Martins, Isabel P.; Loureiro, Maria Joao; Vieira, Rui; Costa, Antonio Pedro; Reis, Luis Paulo.
"DIGITAL EDUCATIONAL RESOURCES CONCEIVED ACCORDING TO EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. THE CASE OF COURSEWARE SeRe".
Revista Eureka Sobre Enseñanza Y Divulgación de Las Ciencias (2010): https://publons.com/wos-op/publon/26901160/.
10.25267/REV_EUREKA_ENSEN_DIVULG_CIENC.2010.V7.IEXTRA.14
- Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro; Pereira, Luísa Álvares; Universidad de Aveiro; Cabrita, Isabel; Universidade
de Aveiro; Andrade, Ana Isabel; Universidade de Aveiro. "Encontros no âmbito de programas de formação de professores e de
projectos de investigação". (2009): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/898.
- Silva, Maria Pedro Almeida Neves Ferreira da; Moreira, Paula Marlene; Vieira, Rui Marques. "Avaliação das aprendizagens dos
alunos do 1º CEB: impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências". (2009): http://hdl.handle.net/10773/8346.
- Sá, Cristina Manuela; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidad de Aveiro. "Mérito pedagógico e avaliação de
investigadores". (2009): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/899.
- Costa, Ant\'onio Pedro; Loureiro, Maria Jo\~ao; Reis, Lu\'\\is Paulo; S\'a, Patr\'\\icia; Guerra, Cec\'\\ilia; Vieira, RM.
"Courseware Sere: Technical and Didactic Evaluation". V Conferência Internacional de Multimédia e TIC na Educação (m-ICTE2009)
1 (2009): 502-506.
- Martins, I; Veiga, ML; Teixeira, F; Tenreiro-Vieira, C; Vieira, RM; Rodrigues, AV; Couceiro, F; Pereira, S. "Despertar para
a ci\^encia--actividades dos 3 aos 6". Lisboa: Minist\'erio da Educa\c{c}\~ao--Direc\c{c}\~ao-Geral de Inova\c{c}\~ao e
Desenvolvimento Curricular (2009):
- Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Educação CTS e articulação entre educação não-formal e formal com recurso a um courseware
didáctico [STS Education and articulation between non-formal and formal education using didactic courseware]". Enseñanza
de las Ciencias Número Ext (2009): 657-659. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap656.pdf.
Publicado
- Ana V. Rodrigues; Pereira, S.; Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Vieira, C.; Vieira, R.. "Despertar para a Ciência
¿ Actividades dos 3 aos 6". Enseñanza de las Ciências extra (2009): 1076-1080.
- Martins, I.; Vieira, R. M.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. "Programa de Formação
em ensino experimental das ciências para professores do 1º CEB - O caso da Universidade de Aveiro, Portugal". Enseñanza
de las Ciencias extra (2009): 2046-2049.
- Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Courseware didáctico de cariz CTS e articulação entre educação não-formal e formal em
ciências [STS didactic courseware and articulation between non-formal and formal science education]". Revista Galego-Portuguesa
de Psicoloxía e Educación Número Ext (2007): 2752.
Publicado
- Torres, Ana Cristina; Nascimento, Patrícia; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Rui; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge,
Manuela; et al. "¿Experimentar e agir para a compreensão¿ : caminhos na formação de professores para implementar um projecto
de inovação". (2007): http://hdl.handle.net/10400.11/1318.
- C. Tenreiro-Vieira; R. Marques Vieira. "Diseño y validación de actividades de laboratorio para promover el pensamiento crítico
de los alumnos". Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias 3 3 (2006): 452-466. https://doi.org/10.25267%2Frev_eureka_ensen_divulg_cienc.2006.v3.i3.07.
10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2006.v3.i3.07
- Alarc\~ao, Isabel; Andrade, Ana Isabel; Couceiro, Fernanda; Santos, Leonor; Vieira, Rui Marques. "O Processo de Bolonha como
oportunidade para renovar o ensino superior: o caso particular da forma\c{c}\~ao de professores do ensino b\'asico na Universidade
de Aveiro". Revista de Educa\c{c}\~ao 14 1 (2006): 57-76.
- Marques Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, Celina. "Dise\~no y validaci\'on de actividades de laboratorio para promover el pensamiento
cr\'\\itico de los alumnos". Revista Eureka sobre ense\~nanza y divulgaci\'on de las ciencias 3 (2006):
- Alarcão, Isabel; Andrade, Ana Isabel; Couceiro, Fernanda; Santos, Leonor; Vieira, Rui. "O processo de Bolonha como oportunidade
para renovar o ensino superior: o caso particular da formação de professores do Ensino Básico na Universidade de Aveiro".
Revista de Educação 14 1 (2006): 57-76.
Publicado
- Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS:
impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico". Ciência & Educação (Bauru)
(2005): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200004.
10.1590/s1516-73132005000200004
- Sá, Patrícia; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Rodrigues, A. V.; Torres, A.; Vieira, R. M.. "Laborato´rio aberto de educac¸a~o
em cie^ncias:investigac¸a~o-formac¸a~o-inovac¸a~o no ensino das cie^ncias.". Ensen~anza de las Cie^ncias, Nu´mero Extra.
Número Ext (2005):
Publicado
- Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Torres, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Vieira, R.. "Laboratório Aberto de Educação
em Ciências: Investigação-Formação-Inovação no Ensino das Ciências". Enseñanza de las Ciências extra (2005):
|
Capítulo de livro |
- Silva, Angélica; Vieira, Rui; Oliveira, Palmira; Barroso, Cristina. "Educação, tecnologias de Informação e Comunicação e a
Promoção de Sociedades Inclusivas [Education, Information and Communication Technologies and the Promotion of Inclusive Societies]".
In Diversidade e inclusão: Abordagens e experiências 3, 1-10. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023.
Publicado
- Vieira, Rui. "Pensamento Crítico e Criativo na Educação em Ciências: percursos de investigação e proposta de referencial".
In Pensamento crítico na educação em ciências, 17-42. Brasil: Livraria da Física, 2021.
Publicado
- Vieira, Rui. "Capítulo 1 – 25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação". In Pensamiento
critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar, 23-44. Xálapa, México: Editorial Torres, 2021.
Publicado
- Vieira, Rui. "Bringing pedagogical innovation into the university campus: The promotion of students' critical thinking and
teachers' practices". In Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial
challenges, 101-112. Reino Unido: Routledge, 2021.
Publicado
- Bernardo, Isabel; Vieira, Rui M.; de Sá, Alexandre Franco; Vieira, Rui. "Avaliação para as aprendizagens com tecnologias digitais
na aula de Filosofia com integração do pensamento crítico". In A educação pós-pandemia: Desafios pedagógicos e tecnológicos,
124-154. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2021.
Publicado
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Quais as conceções de futuros professores sobre Tecnologia em uma perspetiva de interligação
com a Ciência e a Sociedade? Implicações para a formação inicial de professores". In Educação, Tecnologias e Design: games,
blended learning, metodologias ativas e formação de professores, editado por João Mattar; Daniela Karine Ramos, 15-23.
São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional, 2019.
Publicado
- Vieira, Rui M.; Martins, Isabel P.. "A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: impactes
no ensino experimental das ciências". Edições Hipótese, 2018.
- Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques; Pedro, Luís. "A preliminary proposal of a conceptual Educational Data Mining framework
for Science Education: Scientific competences development and self-regulated learning". IEEE, 2017.
10.1109/SIIE.2017.8259644
- Tavares, Rita; Vieira, R.; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Impacto da formação
contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.o
CEB". In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados),
1180-1197. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
- Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; et al.
"Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". 129-148.
Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
- Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do Ensino
Básico [A way to enhance the promotion of critical thinking in the 1st cycle of Basic Education]". editado por R. M. Vieira;
C. Tenreiro-Vieira; I. Sá-Chaves; C. Machado, 157-178. 2014.
Publicado
|
Documento de trabalho |
- Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. 2018. "A análise de
dados qualitativos: validação de sistemas de categorias". https://www.webqda.net/a-analise-de-dados-qualitativos-validacao-de-sistemas-de-categorias/.
|
Edição de número de revista |
- Bettencourt, Teresa; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Almeida, Margarida;
Vieira, Rui; Oliveira, Ana; Oliveira, David Manuel Duarte; Moreira, Filipe; Tavares, Rita. "Número especial da Revista Indagatio
Didactica: O TELSC em Números". Revista Indagatio Didactica 10 3 (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243.
https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243
|
Livro |
- Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos,
Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies.
UA Editora. 2022.
10.48528/qp0z-w569
- Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al.
Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
10.48528/e94f-8142
- Vieira, Rui; Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Felicidade; Cruz, Gonçalo; Pinto Lopes, José; Silva, Maria Helena;
et al. Pensamento crítico na educação em ciências. Brasil: Editora da Física. 2021.
Publicado • Editor
- Vieira, Rui; Sílvia F. Rivas; Carlos Saiz; Rui M. Vieira. Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos
educativos e perspetivas de formação. Brasil: Brazil Publishing. 2020.
Publicado • 10.31012/978-65-5861-176-9 • Editor
- Vieira, Rui. Teacher´s guide on occupational safety and health education: exploring “OSH! What a Bright Idea".. Aveiro,
Portugal: UA editora. 2020.
Publicado
- Vieira, Rui Marques; Moreira, António. I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias: programa e livro de resumos.
UA Editora. 2019.
- Vieira, Rui. Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios. 2018.
Publicado
- Rodrigues, Fernanda; Almeida, A. M; Beja, J; Clemente, M.; Antunes, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.. ¿OSH ¿ What a
bright idea!¿ ¿ Guia do Professor sobre Segurança e Saúde no Trabalho.. In Rodrigues, F., Almeida, A. M., Beja, J., Clemente,
M., Antunes, F., Pedro, L., Vieira, R. & Neves, R., (2018). OSH ¿ What a bright idea! ¿ booklet for students. Aveiro: Universidade
de Aveiro /ACT ¿ Ministério do Trabalho ¿ versão em português.. 2018.
Publicado
- Rodrigues, Fernanda; Almeida, A. M; Antunes, F.; Beja, J.; Clemente, M.; Vieira, R.; Neves, R.. ¿OSH ¿ What a bright idea!¿
¿ Teacher¿s Guide on Occupational Safety and Health Education. In Rodrigues, F., Almeida, A. M., Antunes, F., Beja, J.,
Clemente, M., Neves, R., Pedro, L. & Vieira, R., OSH ¿ What a bright idea! ¿ booklet for students. Aveiro: University of Aveiro
/ACT ¿ Ministério do Trabalho ¿ english version. 2018.
Publicado
- Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. Teaching strategies and critical thinking abilities in science teacher education.
2016.
- Vieira, R.M.; Moreira, L.F.; Tenreiro-Vieira, C.. Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in
basic education. 2016.
- Ana Cristina Torres; Rui M. Vieira. Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do ensino
básico. 2014.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Sá, P.. Explorando
Interacções... Sustentabilidade na Terra. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2010.
- Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Pereira, S.. Despertar
para a Ciência... Actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa, Portugal: Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC. 2009.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando...
Mudanças de Estado Físico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando
a Electricidade... Lâmpadas, Pilhas e Circuitos. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
- Martins, Isabel Pinheiro. Explorando: educa\c{c}\~ao em ci\^encias e ensino experimental: forma\c{c}\~ao de professores.
2007.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando
a Luz... Sombras e Imagens. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2007.
- Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.. Explorando
plantas... Sementes, Germinação e Crescimento. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação
¿ DGIDC. 2007.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando
materiais... Dissolução em Líquidos. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC.
2006.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando
objectos... Flutuação em Líquidos. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC.
2006.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Educação
em Ciências e Ensino Experimental ¿ Formação de Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
|
Manual |
- Vieira, R. M.; Tenreiro-Vieira, C.; Almeida, M.; Costa, L.. Explorando o jardim da ciência: ÁGUA ¿ Guião Didático para
Professores. Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores. Aveiro, Portugal: Centro
de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores. Aveiro. 2010.
|
Poster em conferência |
- Moreira, António; Balula, Ana; Carlos, Vânia; Laranjeiro, Dionísia; Marques, Margarida; Pinto, Susana; Pombo, Lucia; Simões,
A.R.; Vieira, Rui. "Programmatic funding 2020-2023 and social responsibility. Smart Knowledge Garden & Open Education Smart
Campus". Trabalho apresentado em IV Fórum do CIDTFF ¿ Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e
possibilidades no CIDTFF?, 2020.
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Conceções de futuros professores sobre Ciências numa perspetiva de interligação com a Tecnologia
e a Sociedade". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF, 2018.
- Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Vieira, Rui; Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de
uma app para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em TELSC
em números ¿ Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
- Piacentini, V.; Simões, Ana; Vieira, R. M.. "The language focus of Science education integrated with English learning". Trabalho
apresentado em 10º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017.
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Formação inicial de professores com orientação CTS/PC em contextos reais de Ciência e Tecnologia".
2017.
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Formação inicial de professores do Ensino Básico com orientação CTS/PC em contextos reais de
Ciência e Tecnologia". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), 2017.
- Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de
Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado
em I Fórum CIDTFF, 2017.
- Piacentini, V.; Simões, Ana; Vieira, R. M.. "Literacias em Ciências e Inglês: proposta de uma abordagem holística no sistema
educativo português". Trabalho apresentado em V Seminário Ibero-Americano CTS / IX Seminário CTS ¿Novos Desafios Societais
no Ensino da Ciência e Tecnologia", 2016.
|
Pré-impressão |
- Daniela Ramos; Rui Marques Vieira. "TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESEMPENHO DA ATENÇÃO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
[DIGITAL TECHNOLOGIES AND ATTENTION PERFORMANCE: A STUDY WITH BRAZILIAN AND PORTUGUESE CHILDREN]". 2022. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5188.
10.1590/SciELOPreprints.5188
|
Recurso online |
- Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.; Silva, C. S.; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Vieira, R. M.; et al. Conteúdos
de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Luz, sombras e imagens. Ilha Periscópio.. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2Fxrs1dymA5DZ2K12OJQxr%2F1&sa=D.
- Moreira, A.; Balula, A.; Carlos, V.; Laranjeiro, D.; Marques, M.M.; Pinto, S.; Pombo, L.; Simões, A.R.; Vieira, R.. Programmatic
Funding 2020-2023 and Social Responsibility: SKG & OESC. Video in Proceedings of IV Fórum CIDTFF: Investigação em Educação
e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. 2020. https://doi.org/10.34624/ms4w-r031.
- Andrade, A. I.; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, B.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers
educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
- Rodrigues, A. V.; Sá, P.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P; Vieira, R. M.; Vieira, C. T.; Teixeira, F.; Couceiro, F.. Conteúdos
de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Sustentabilidade. Ilha Periscópio.. 2020. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2FWcSpiVzeFrWCX3Pg7tHv%2F1&sa=D.
|
Relatório |
- Rodrigues, A. V.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.; João, P.; Almeida, M.; Paiva, J.; Sousa, A. S.. 2017. Relatório de diagnóstico
relativo ao Projeto de apetrechamento das escolas com infraestruturas, equipamentos e recursos adequados à realização de atividades
experimentais de Ciências nos agrupamentos de escolas da CIM do Médio Tejo. CIDTFF, 185 p..
- Martins, I. P.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Sá, P.; Ana V. Rodrigues; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Veiga, M. L.; Neves,
C.. 2012. Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional
- Relatório Final.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2010. Programa
de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Anual 2009-2010.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2009. Programa
de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório de progresso 2008-2009.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2008. Programa
de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Final 2006-2008.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa
de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 2º Relatório de Progresso
2006-2007.
- Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa
de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 1º Relatório de Progresso
2006-2007.
|
Resumo em conferência |
- Piacentini, Valentina; Porto, Suliane; Vieira, Rui; Pinto, Susana. "Design for a non-formal and interdisciplinary learning
context: Partnership between a research unit (CIDTFF-SKG) and a space design studio (Toyno)". Trabalho apresentado em ECER
2023 Glasgow - The European Conference on Educational Research, 2023.
Aceite para publicação
- Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Conceções de futuros professores sobre Tecnologia numa perspetiva de interligação com a Ciência
e a Sociedade: Implicações para a formação de inicial de professores". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-brasileiro
de educação e tecnologias, Aveiro, 2019.
Publicado
- Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "A análise de produções
escritas e gráficas com recurso ao webQDA no desenvolvimento de software educativo". Trabalho apresentado em webQDA Day:
Análise Qualitativa Suportada por Software, 2018.
- Rodrigues, Ana V.; Cecília Galvão; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; et al.
"Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português".
Trabalho apresentado em CNaPPES 2015, Leiria, 2015.
Publicado
|
Tese / Dissertação |
- Reis, Vanessa Sofia Soares. "Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais
no 2º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18468.
- Gonçalves, Emília Cristina. "Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13527.
- Vieira, Rui Marques. "Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências
com orientação CTS/PC". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10773/1458.
|