???global.info.a_carregar???
Rui Marques Vieira concluiu o seu Doutoramento em Didáctica em 2003 pela Universidade de Aveiro (UA). É Professor Associado com Agregação na UA. Publicou diversos artigos com revisão de pares, livros, capítulos na área da Educação com ênfase em Didática das Ciências. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pensamento Crítico, CTS, Formação de Professores e Didática e Tecnologia Educativa. Rui Marques Vieira completed his PhD in Didactics in 2003 at the University of Aveiro (UA). He is Associate Professor with Aggregation at UA. He has published several peer-reviewed articles, books, chapters in the area of Education with an emphasis on Science Didactics and critical and creative thinking. In your Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: CLIL (Content and Language Integrated Learning); Didática das Ciências (Science Education); Ensino Básico (Basic Education); Recursos educativos, incluindo digitais; Orientação Ciência/Tecnologia/ Sociedade (STS- Science, Technology-Society); Pensamento Crítico (Critical thinking) Reflections on teaching; Formação de professores (Teacher Education); Higher education; Teacher education; Transference; 4 Cs; Multimédia em educação; Ensino superior; Tecnologias da informação e comunicação; kindergarten; practical work; Science education; science literacy; scientific literacy; Higher education, educational product/resources development, engineering design education, creative thinking, Design Thinking; Educational Data Mining; Digital Educational Resources.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Marques Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Rui
  • Vieira, R. M.
  • Vieira, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
BB18-77AF-AFF9
ORCID iD
0000-0003-0610-6896
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=iHeFqA8AAAAJ
Researcher Id
AAB-1727-2019
Scopus Author Id
55771939700

Endereços de correio eletrónico

  • rvieira@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/11/30
Concluído
Agregação em Educação (Título de Agregado)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovado
2003/09/12
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento de um Programa de Formação em Ciências de Professores com Orientação CTS-PC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/01 - 2022/08/31 RED – Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
POCH-04-5267-FSE-000124
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
2018/09 - 2022/08 RED ¿ Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
POCH-04-5267-FSE-000124
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
2018/09/01 - 2021/08/31 MIND SAFETY II – Safety matters!
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
N/A
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10 - 2019/10 IMPlementing ACTions on Early School Leaving URBACT
2016/01 - 2019/01 Educación de las competencias científica, tecnológica y pensamiento crítico mediante la enseñanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnología
EDU2015-64642-R
Federación Española de Enfermedades Raras
2013/09 - 2016/09 University Educators for Sustainable Development European Commission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Piacentini, Valentina; Porto, Suliane; Vieira, Rui; Pinto, Susana. "Design for a Non-Formal and Interdisciplinary Learning Context: Partnership between an Education Research Unit (CIDTFF-SKG) and a Space Design Studio (Toyno)". Trabalho apresentado em ECER 2023 - The European Conference on Educational Research, Glasgow, 2023.
    Publicado
  2. Vieira. Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: mapeamento da produção científica". 2019.
  3. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "O papel da(s) Língua(s) na Educação em Ciências para professoras envolvidas num projeto CLIL do 3.º CEB". 2018.
  4. Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "O pensamento crítico: da teoria à prática na formação de professores". 2018.
  5. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Formação continuada para a mudança de práticas didático-pedagógicas de educadoras". 2018.
  6. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Perspectives of students for orienting teaching practices in the integration between Science and English at Portuguese middle school level". 2018.
  7. Seabra, Mónica; Vieira, Rui Marques. "Formação de professores: uma análise da abordagem metodológica de dez estudos". 2018.
  8. Rodrigues, F.; Antunes, F.; Almeida, A.M.P.; Beja, J.; Pedro, L.; Clemente, M.; Neves, R.; Vieira, R.. "Inclusive, interdisciplinary and digital-based osh resources: A booklet for students". 2018.
    10.1201/9781351008884-41
  9. Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.; Antunes, F.; Beja, J.; Clemente, M.. "Developing inclusive, interdisciplinary and multimodal educational resources for youth". Trabalho apresentado em Techdays, Aveiro, 2017.
  10. Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Flávio, A; Joana, B.; Clemente, M.; Neves, R.; Vieira, R.. "Occupational Safety and Health into school ¿ an interdisciplinary and inclusive learning approach". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da UA, Aveiro, 2017.
  11. Pisco Almeida, Ana Margarida; Rodrigues, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.; Mancebo, N; Villar, E.; et al. "Mind Safety, Safety Maters! A collaborative and inclusive learning approach". Trabalho apresentado em International Symposium Occupational Safety and Hygiene, Guimarães, 2017.
  12. Joana Pinheiro Peixinho; Rui Marques Vieira. "DIGITAL TEXTBOOKS: ANALYSIS TOOL FOR SCIENCE EDUCATION IN THE FIRST YEARS OF SCHOOLING". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.0949
  13. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques. "Formação contínua de professores do 1.º CEB em TIC: o desenvolvimento de RED com recurso a ferramentas da Web 2.0". 2016.
  14. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "From the awareness on plurilingual competence to one study in Portugal revealing some inclusive achievements". 2016.
  15. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Abordagem holística para desenvolver a(s) Literacia(s) das Ciências integradas com o Inglês". 2016.
  16. Clemente, V.; Vieira, R.; Tschimmel, K.; Clemente, Violeta; Vieira, Rui Marques; Tschimmel, Katja. "A learning toolkit to promote creative and critical thinking in product design and development through Design Thinking". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777732
  17. Susana Capitão; Ana Margarida Almeida; Rui Marques Vieira. "Raising inclusion through an online community". 2016.
    10.1145/3019943.3019963
  18. DOMINGUEZ, CAROLINE; MORAIS, EVA; CRUZ, GONÇALO; LOPES, JOSÉ PINTO; ROCHA, MAGDA MARTINS; MORAIS, MARIA DA FELICIDADE; SILVA, MARIA HELENA; et al. "LIVRO DE RESUMOS - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação". 2015.
  19. Pisco Almeida, Ana Margarida; Capitão, S.; Vieira, R.. "Children with deafness: building an online community with families". Trabalho apresentado em Research Day, Universidade de Aveiro, 2014.
  20. Nogueira, S.; Ana V. Rodrigues; Vieira, R.. "Linking Science Garden to School and University: Teacher Training, Research and Dissemination". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Hands-on Science: Science Education with and for Society, 2014.
  21. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Educação em ciências no pré-escolar: formação continuada de educadores". 2012.
  22. Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Promoção de práticas de orientação CTS em professores do Ensino Básico [Promoting STS Oriented Practices in Basic Education Teachers]". Trabalho apresentado em VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano, CTS en la enseñanza de las Ciencias, ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias¿ / VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano, CTS no ensino das Ciências´, ¿Ciê, 2012.
    Publicado
  23. Nogueira, Sofia; Rodrigues, Ana V.; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Explorando o Jardim da Ciência: atividades com orientação CTS de articulação com a sala de aula [Exploring the Science Garden: activities with STS oriented of articulation with the classroom]". Trabalho apresentado em VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano, CTS en la enseñanza de las Ciencias, ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias¿ / VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano, CTS no ensino das Ciências´, ¿Ciê, 2012.
    Publicado
  24. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Education for sciences in the pre-School: contributions from a training programme". 2011.
  25. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Concepção de trabalho experimental de educadores de infância e as suas práticas didático-pedagógicas". 2011.
  26. Tréz, Ticiana; Carlos, Vânia; Guerra, Cecília; Moreira, António; Vieira, Rui. "Developing a community of practice on education for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard". 2011.
  27. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Diverse notions on STS: a case-study with six kindergarten teachers in Portugal". 2010.
  28. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Percepção dos educadores de infância portugueses, sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências: sua importância para o desenvolvimento de um programa de formação". 2009.
  29. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Trabalho experimental de ciências em contexto de jardim-de-infância: desenvolvimento de um programa de formação". 2009.
  30. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Formação inicial e continuada dos educadores de infância do distrito de Bragança: percepção sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências". 2009.
  31. Nogueira, Sofia; Torres, Ana Cristina de Castro; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel; Vieira, Rui Marques. "Propostas didáticas no Jardim da Ciência: potenciar conexões entre matemática, ciência, tecnologia e sociedade através da resolução de problemas". 2009.
  32. Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e articulação entre educação não formal e formal com recurso a um courseware didáctico [Science-Technology-Society (STS) Education and articulation between non-formal and formal education using didactic courseware]". Trabalho apresentado em Colóquio "Da Investigação à Prática: interacções e debates¿, 2008.
    Publicado
  33. Torres, Ana Cristina; Nascimento, P.; Vieira, Rui; Rodrigues, A.; Couceiro, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Jorge, M.; et al. "O projecto Ciência Viva VI na Universidade de Aveiro "Ciência, tecnologia e sociedade: experimentar e agir para a compreensão" [The Ciência Viva VI project at the University of Aveiro - "Science, technology and society: experimenting and acting for understanding"]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", 2008.
    Publicado
  34. Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Torres, Ana Cristina; Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - Sua articulação com contextos formais de educação em Ciências [Science Garden - Articulation with formal contexts of science education]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", 2008.
    Publicado
  35. Torres, Ana Cristina; Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - para uma cultura científica nos primeiros anos de escolaridade [Science Garden - for a scientific culture in the early years of schooling]". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2007.
    Publicado
  36. Nascimento, Patrícia; Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Tenreiro-Vieira, Celina; Jorge, Manuela; et al. "Projecto Ciência Viva VI ¿Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão¿". 2007.
  37. Martins, I. P.; Ana V. Rodrigues; Nascimento, P.; Vieira, R.. "Materials, objects and their properties: Didactical resources for primary science education". Trabalho apresentado em The Second European Conference on Primary Science and Technology Education. Science in Primary II: Engaging the new generation, 2006.
Artigo em jornal
  1. Isabel P. Martins; Vieira, R. M.. "(H)À Educação: CIDTFF apresenta¿LEduC/JC: Educação em Ciências é importante porquê? [(H)À Education: CIDTFF presents...LEduC/JC: Why is science education important?]", Diário de Aveiro, 2021
Artigo em revista
  1. Celina Tenreiro-Vieira; Maria Clara Henriques; Rui Marques Vieira. "CIÊNCIA CIDADÃ: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CONTEXTO NÃO FORMAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2023): https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202335-58.
    10.59306/poiesis.v17eEspecial202335-58
  2. Rui Marques Vieira; Celina C. Tenreiro-Vieira; Pedro Bem-Haja; Margarida Lucas. "STEM Teachers’ Digital Competence: Different Subjects, Different Proficiencies". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13111133.
    10.3390/educsci13111133
  3. Porto, Suliane; Piacentini, Valentina; Vieira, R. M.. "O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar: uma trajetória para o Smart Knowlodge Garden [The "Science Garden" as a context for education and interdisciplinary research: a path to the Smart Knowlodge Garden]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (2023): https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/904.
    Publicado
  4. Angélica Oliveira Veríssimo da Silva; António Luís Rodrigues Faria de Carvalho; Rui Marques Vieira; Cristina Maria Correia Barroso Pinto. "Clinical supervision strategies, learning, and critical thinking of nursing students". Revista Brasileira de Enfermagem (2023): https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0691.
    10.1590/0034-7167-2022-0691
  5. Angélica Oliveira Veríssimo da Silva; António Luís Rodrigues Faria de Carvalho; Rui Marques Vieira; Cristina Maria Correia Barroso Pinto. "Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de Enfermagem [Clinical supervision strategies, learning and critical thinking of nursing students]". Revista Brasileira de Enfermagem (2023): https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0691pt.
    10.1590/0034-7167-2022-0691pt
  6. Porto, Suliane; Piacentini, Valentina; Vieira, Rui. "O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar: Uma trajetória para o Smart Knowledge Garden [The "Science Garden" as a context for education and interdisciplinary research: A path to the Smart Knowledge Garden]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) 4 e023005 (2023): 1-19.
    Publicado
  7. Ananda Jacqueline Bordoni; Marcelo Pimentel da Silveira; Rui Marques Vieira. "As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial [Chemistry undergraduates' understanding of the CTS approach and Critical Thinking: the role of an initial training course]". Revista de Ensino de Ciências e Matemática (2022): https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a28.
    10.26843/rencima.v13n4a28
  8. Valentina Piacentini; Rui Marques Vieira; Ana Raquel Simões. "Can “Integrated Learning” with English support science education? A case study in Portugal". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12069.
    10.29333/ejmste/12069
  9. Marina Patrício de Arruda; Rui Marques Vieira; Geraldo Antônio da Rosa. "Professores acolhedores". Revista Educação em Questão (2021): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502.
    10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502
  10. Amanda R Franco; Rui Marques Vieira. ""Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362.
    10.26514/inter.v12i34.5362
  11. Celina Tenreiro-Vieira; Rui M. Vieira; Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui M.. "PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES [PROMOTING CRITICAL AND CREATIVE THINKING IN SCIENCE TEACHING: DIDACTIC PROPOSALS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO PORTUGUESE STUDENTS]". Investigações em Ensino de Ciências 26 1 (2021): 70. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
  12. Costa, Sandro Lucas Reis; Bortoloci, Naiara Briega; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA". Investigações em Ensino de Ciências 26 1 (2021): 145. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145.
    10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145
  13. Tavares, Rita; Marques Vieira, Rui; Pedro, Luís. "Mobile App for Science Education: Designing the Learning Approach". Education Sciences 11 2 (2021): 79. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11020079.
    10.3390/educsci11020079
  14. Vieira, R.; Alves, F.R.; Catarino, P.. "(s1, s2)-Padovan matrix sequence and the case of generalization". Analele Stiintifice ale Universitatii Al I Cuza din Iasi - Matematica 67 1 (2021): 155-169. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85108012707&partnerID=MN8TOARS.
    10.47743/ANSTIM.2021.00012
  15. Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. "A participatory framework proposal for guiding researchers through an educational mobile app development". Research in Learning Technology (2020): https://doi.org/10.25304/rlt.v28.2370.
    10.25304/rlt.v28.2370
  16. Ananda Jacqueline Bordoni; Marcelo Pimentel da Silveira; Rui Marques Vieira. "ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO CTS". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020): https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020380-402.
    10.19177/prppge.v14e262020380-402
  17. Yalin Brizola Yared; Sonia Maria Martins de Melo; Rui Marques Vieira. "A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatória". Educação (UFSM) (2020): https://doi.org/10.5902/1984644433096.
    10.5902/1984644433096
  18. Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Scientific literacy in the early years–practical work as a teaching and learning strategy". (2020): http://hdl.handle.net/10198/13529.
    10.1080/03004430.2019.1653553
  19. Almeida, A.M.P.; Beja, J.; Pedro, L.; Rodrigues, F.; Clemente, M.; Vieira, R.; Neves, R.. "Development of an online digital resource accessible for students with visual impairment or blindness: Challenges and strategies". Work (Reading, Mass.) 65 2 (2020): 333-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85080851938&partnerID=MN8TOARS.
    10.3233/WOR-203085
  20. Daniela Karine Ramos; Rui Marques Vieira. "Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas". Revista Brasileira de Educação 25 (2020): https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048.
    10.1590/s1413-24782020250048
  21. Vieira, Rui. "The importance of critical thinking in curricular innovations: interface with emancipatory sexual education". EDUCACAO (2020): https://publons.com/publon/36112796/.
  22. Vieira, Rui. "PERMANENT EDUCATION AND SOCIAL SERVICE: LITERATURA REVIEW WITH SUPPORT FROM WEBQDA SOFTWARE". Humanidades & Inovacao (2020): https://publons.com/publon/36112795/.
  23. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Victor; Carlos, Vânia; et al. "Is it “just to teach” or is it “more to learn”? Reflections, among peers, about (their own) pedagogical practices in higher education: Analysis of teachers’ perceptions about a peer observation of teaching program". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20058.
    10.34624/id.v12i3.20058
  24. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Promote Critical Thinking in STS Contexts: Development of Didactic Proposals for Basic Education". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21823.
    10.34624/id.v12i4.21823
  25. Bordoni, Ananda Jacqueline; Silveira, Marcelo Pimentel da; Vieira, Rui Marques. "Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31915.
    10.19177/prppge.v14e262020380-402
  26. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto J.; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Vitor; Carlos, Vânia; et al. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31653.
    10.34624/id.v12i3.20058
  27. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto J.; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Vitor; Carlos, Vânia; et al. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31653.
    10.34624/id.v12i3.20058
  28. Lopes, Betina; Franco, Amanda; Vieira, Rui; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto. "¿Só para ensinar¿ ou ¿mais para aprender¿? Reflexões, entre pares sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: análise das percepções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didatica 12 3 (2020): 123-140.
    Publicado
  29. Vieira, Rui; Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques. "Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências". Interacções (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18791.
    10.25755/INT.18791
  30. Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui. "Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências". Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Escola Superior de Educação de Santarém 15 50 (2019): 92-108. https://doi.org/10.25755/int.18791.
    Publicado • https://doi.org/10.25755/int.18791
  31. Vieira, Rui. "TEACHERS’ VIEW OF LANGUAGE(S) IN (CLIL) SCIENCE EDUCATION: A CASE STUDY IN PORTUGAL". Problems of Education in the 21st Century (2019): http://dx.doi.org/10.33225/pec/19.77.636.
    10.33225/pec/19.77.636
  32. Vieira, Rui. "PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: HORIZONTES DE COMPREENSÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA". Investigações em Ensino de Ciências (2019): http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181.
    10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181
  33. Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques; Riegel, Fernando; Crossetti, Maria da Graça Oliveira; Amanda R. Franco; Rui Marques Vieira; Fernando Riegel; Maria da Graça Oliveira Crossetti. "Steering clear from ‘lost in translation’: cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students". Studies in Higher Education 46 3 (2019): 638-648. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1647414.
    10.1080/03075079.2019.1647414
  34. Vieira, Rui. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE". Revista ENCITEC (2019): http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243.
    10.31512/encitec.v9i2.2243
  35. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "Teachers’ view of Language(s) in (CLIL) Science education: a case study in Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10773/26931.
    https://doi.org/10.33225/pec/19.77.636
  36. Oliveira, Joana; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal". (2019): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12356.
  37. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "What Students Tell Teachers about Practices that Integrate Subjects with English in a Lower Secondary School in Portugal". (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/6105.
    10.2478/eteals-2018-0013
  38. de Medeiros, Rosana Muniz; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CI; Sousa, Francislê Neri de; Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP – Brasil francisle.souza@unasp.edu.br - Ce. "Estratégias Promotoras do Pensamento Crítico:Faz parte das Práticas didático-pedagógicas?Strategies Promoting Critical Thinking: Is It Part of Didactic-Pedagogical Practices?". (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/340.
    10.17346/se.vol26.340
  39. VIVIAN DOS SANTOS CALIXTO; NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS; RUI MARQUES VIEIRA. "HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 21 (2019): https://doi.org/10.1590/1983-21172019210127.
    10.1590/1983-21172019210127
  40. Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "Promoting critical thinking in higher education in the context of teacher professional development". International Conference on Higher Education Advances (HEAd) (2019): https://publons.com/publon/36112797/.
    10.4995/HEAD19.2019.9077
  41. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques; FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.. "Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / pensamento crítico". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31872.
    10.34624/id.v11i2.6850
  42. Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: práticas presentes e caminhos futuros". (2019): http://hdl.handle.net/10773/31842.
  43. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Approach of subjects of elementary science curriculum in an ESD framework with Science-Technology-Society / Critical Thinking orientation". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6850.
    10.34624/id.v11i2.6850
  44. Neri de Souza, Dayse; Neri de Souza, Francislê; M. Vieira, Rui; Moreira, António. "Educational revolution through teaching research". (2019): https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i1.565.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i1.565
  45. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "(Re)construção das conceções CTS de futuros professores de Ciências". Educação e Fronteiras 9 25 (2019): 146-165. https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11019.
    Publicado • https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11019
  46. Piacentini, Valentina; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. "What students tell teachers about practices that integrate subjects with english in a lower secondary school in Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26207.
    10.2478/eteals-2018-0013
  47. Peixoto, Elisabete; Pedro, Luís; Vieira, Rui Marques. "Manuais escolares de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade: análise das suas características estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26859.
  48. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
  49. Wendhausen, Mônica; Melo, Sônia Maria Martins de; Vieira, Rui Marques. "RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação". (2018): http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10448.
    10.18764/2178-2229.v25n4p185-206
  50. Wendhausen, Mônica; Melo, Sônia Maria Martins de; Vieira, Rui Marques. "Recolha e análise de dados numa perspectiva fenomenológica: registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação". (2018): http://hdl.handle.net/10773/27310.
    10.18764/2178-2229.v25n4p185-206
  51. Franco, A.; Marques Vieira, R.; Tenreiro-Vieira, C.. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life,Pédagogie pour la pensée critique dans l’université: La critique de la pensée critique dans l’éducation et la vie quotidienne". ESSACHESS - Journal for Communication Studies 11 2 (2018): 131-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062682258&partnerID=MN8TOARS.
  52. Rodrigues, A. V.; Almeida, M.; Paiva, J.; Vieira, R. M.; João, P.; Couceiro, F.. "Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em escolas públicas portuguesas. Science labs: diagnostic analysis in portuguese public schools". 10 5 (2018): 31-46. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11606/9524.
    10.34624/id.v10i5.11107
  53. Ricardo Torres; Rui Marques Vieira; Ana V. Rodrigues; Patrícia Sá; Gillian Moreira. "Education for sustainable development: an exploratory study in a Portuguese University". International Journal of Sustainability in Higher Education 18 6 (2017): 956-970. https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2016-0082.
    10.1108/IJSHE-05-2016-0082
  54. Amanda Franco; Rui Marques Vieira; Carlos Saiz. "O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 07 (2017): 012-012. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.07.2233.
    10.17979/reipe.2017.0.07.2233
  55. Guerra, C.; Moreira, A.; Vieira, R.. "Technological pedagogical content knowledge development: Integrating technology with a research teaching perspective". Digital Education Review 32 (2017): 85-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045650737&partnerID=MN8TOARS.
  56. Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui Marques. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8726.
  57. Seabra, Mónica; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro. "Participação da Comunidade Científica nas práticas das Ciências do 2.º CEB". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3931.
  58. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Educação em Ciências e Matemática com Orientação CTS: Promotora do Pensamento Crítico". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19005.
  59. dos Reis, Susana Alexandre; NIDE, Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação – Escola Superior de Educação e C; Marques Vieira, Rui. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3863.
  60. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary science education". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17494.
    10.1007/s10763-014-9605-2
  61. Piacentini, Valentina; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento d; Simões, Ana Raquel; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento de E; Vieira, Rui Marques; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento de. "Abordagem holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) Literacia(s) das Ciências integradas com o Inglês". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3981.
  62. Clemente, V.; Tschimmel, K.; Vieira, R.. "Creative and critical thinking in product development: An educational initiative based on design thinking,Pensée créative et critique dans le Développement du Produit: Une intervention didactique basée sur le design thinking,Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto: Uma intervenção didática baseada no design thinking,Pensamiento creativo e crítico en el Desarrollo de Producto: U". Revista Lusofona de Educacao 32 32 (2016): 75-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977501775&partnerID=MN8TOARS.
  63. Martins, Isabel P.; Vieira, Rui. "Editorial". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049
  64. Teixeira,Ricardo Antonio Gonçalves; Souza,Francislê Neri de; Vieira,Rui Marques. "Docentes investigadores de programas de Pós-graduação em educação no Brasil: estudo sobre o uso de recursos informáticos no processo de pesquisa". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300741.
  65. Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - C; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. "Promote critical thinking". (2015): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/191.
  66. Gonçalves, Emília; Vieira, Rui Marques. "Aprender ciências e desenvolver o pensamento crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino Básico". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17845.
  67. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17509.
  68. Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro-Vieira; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina. "Práticas didático-pedagógicas de ciências: Estratégias de ensino / aprendizagem promotoras do pensamento crítico". Saber e Educar 20 (2015): 34-34. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.191.
    10.17346/se.vol20.191
  69. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Initial and in-service teacher education in sciences: what portuguese kindergarten teachers say about their teaching practices". (2014): http://hdl.handle.net/10198/12273.
    10.15341/jmer(2155-7993)/12.04.2014/003
  70. Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro-Vieira. "Fostering Scientific Literacy and Critical Thinking in Elementary Science Education". Int J of Sci and Math Educ 14 4 (2014): 659-680. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-014-9605-2.
    10.1007/s10763-014-9605-2
  71. Sá, Patrícia; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Aveiro; Guerra, Cecília; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Avei; Costa, António Pedro; Ludomedia e Universidade de Aveiro CCentro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de F; Loureiro, Maria João; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de; Vieira, Rui Marques; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de. "Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2568.
  72. Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro – Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na ; Tenreiro-Vieira, Celina; Universidade de Aveiro – Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia. "Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2453.
  73. Lopes, Sandra Ferrão; Escola Secundária de Seia; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro; Moreira, António; Universidade de Aveiro. "WEBQDA na análise qualitativa de interações no contexto de uma oficina de formação de professores". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2440.
  74. Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
    10.1590/S1413-24782013000100010
  75. Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.M.. "Literacy and critical thinking: A framework for education in science and mathematics,Literacia e pensamento crítico: Um referencial para a educação em ciências e em matemática". Revista Brasileira de Educacao 18 52 (2013): 163-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879319991&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782013000100010
  76. Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática". Revista Brasileira de Educação 18 52 (2013): 163-188. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010.
    10.1590/s1413-24782013000100010
  77. Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010.
  78. Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques. "Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade". (2012): http://hdl.handle.net/10198/8580.
  79. Susana Capitão; Ana Margarida Pisco Almeida; Rui Marques Vieira. "Connecting Families and Schools of Students with Deafness: Describing the ICT and Internet use in Education". Procedia Computer Science 14 (2012): 163-172. https://doi.org/10.1016%2Fj.procs.2012.10.019.
    10.1016/j.procs.2012.10.019
  80. Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques. "Pre-school science education in Portugal: teacher education and innovative practices". (2011): http://hdl.handle.net/10198/3949.
  81. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro. "Critical thinking: Conceptual clarification and its importance in science education". Science Education International (2011): http://hdl.handle.net/10773/6780.
  82. Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro. "Carta de Aveiro". (2010): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/907.
  83. Sá, Patrícia; Guerra, C.; Martins, I.P.; Loureiro, M.J.; Vieira, R.; Costa, A. P.; Reis, L. P.. "Desenvolvimento de recursos didácticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware Sere.". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 (2010): 330-345.
    Publicado
  84. Sa, Patricia; Guerra, Cecilia; Martins, Isabel P.; Loureiro, Maria Joao; Vieira, Rui; Costa, Antonio Pedro; Reis, Luis Paulo. "DIGITAL EDUCATIONAL RESOURCES CONCEIVED ACCORDING TO EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. THE CASE OF COURSEWARE SeRe". Revista Eureka Sobre Enseñanza Y Divulgación de Las Ciencias (2010): https://publons.com/wos-op/publon/26901160/.
    10.25267/REV_EUREKA_ENSEN_DIVULG_CIENC.2010.V7.IEXTRA.14
  85. Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro; Pereira, Luísa Álvares; Universidad de Aveiro; Cabrita, Isabel; Universidade de Aveiro; Andrade, Ana Isabel; Universidade de Aveiro. "Encontros no âmbito de programas de formação de professores e de projectos de investigação". (2009): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/898.
  86. Silva, Maria Pedro Almeida Neves Ferreira da; Moreira, Paula Marlene; Vieira, Rui Marques. "Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB: impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências". (2009): http://hdl.handle.net/10773/8346.
  87. Sá, Cristina Manuela; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidad de Aveiro. "Mérito pedagógico e avaliação de investigadores". (2009): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/899.
  88. Costa, Ant\'onio Pedro; Loureiro, Maria Jo\~ao; Reis, Lu\'\\is Paulo; S\'a, Patr\'\\icia; Guerra, Cec\'\\ilia; Vieira, RM. "Courseware Sere: Technical and Didactic Evaluation". V Conferência Internacional de Multimédia e TIC na Educação (m-ICTE2009) 1 (2009): 502-506.
  89. Martins, I; Veiga, ML; Teixeira, F; Tenreiro-Vieira, C; Vieira, RM; Rodrigues, AV; Couceiro, F; Pereira, S. "Despertar para a ci\^encia--actividades dos 3 aos 6". Lisboa: Minist\'erio da Educa\c{c}\~ao--Direc\c{c}\~ao-Geral de Inova\c{c}\~ao e Desenvolvimento Curricular (2009):
  90. Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Educação CTS e articulação entre educação não-formal e formal com recurso a um courseware didáctico [STS Education and articulation between non-formal and formal education using didactic courseware]". Enseñanza de las Ciencias Número Ext (2009): 657-659. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap656.pdf.
    Publicado
  91. Ana V. Rodrigues; Pereira, S.; Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Vieira, C.; Vieira, R.. "Despertar para a Ciência ¿ Actividades dos 3 aos 6". Enseñanza de las Ciências extra (2009): 1076-1080.
  92. Martins, I.; Vieira, R. M.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. "Programa de Formação em ensino experimental das ciências para professores do 1º CEB - O caso da Universidade de Aveiro, Portugal". Enseñanza de las Ciencias extra (2009): 2046-2049.
  93. Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Courseware didáctico de cariz CTS e articulação entre educação não-formal e formal em ciências [STS didactic courseware and articulation between non-formal and formal science education]". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación Número Ext (2007): 2752.
    Publicado
  94. Torres, Ana Cristina; Nascimento, Patrícia; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Rui; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge, Manuela; et al. "¿Experimentar e agir para a compreensão¿ : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação". (2007): http://hdl.handle.net/10400.11/1318.
  95. C. Tenreiro-Vieira; R. Marques Vieira. "Diseño y validación de actividades de laboratorio para promover el pensamiento crítico de los alumnos". Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias 3 3 (2006): 452-466. https://doi.org/10.25267%2Frev_eureka_ensen_divulg_cienc.2006.v3.i3.07.
    10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2006.v3.i3.07
  96. Alarc\~ao, Isabel; Andrade, Ana Isabel; Couceiro, Fernanda; Santos, Leonor; Vieira, Rui Marques. "O Processo de Bolonha como oportunidade para renovar o ensino superior: o caso particular da forma\c{c}\~ao de professores do ensino b\'asico na Universidade de Aveiro". Revista de Educa\c{c}\~ao 14 1 (2006): 57-76.
  97. Marques Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, Celina. "Dise\~no y validaci\'on de actividades de laboratorio para promover el pensamiento cr\'\\itico de los alumnos". Revista Eureka sobre ense\~nanza y divulgaci\'on de las ciencias 3 (2006):
  98. Alarcão, Isabel; Andrade, Ana Isabel; Couceiro, Fernanda; Santos, Leonor; Vieira, Rui. "O processo de Bolonha como oportunidade para renovar o ensino superior: o caso particular da formação de professores do Ensino Básico na Universidade de Aveiro". Revista de Educação 14 1 (2006): 57-76.
    Publicado
  99. Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira,Celina; Vieira,Rui Marques. "Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico". Ciência & Educação (Bauru) (2005): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200004.
    10.1590/s1516-73132005000200004
  100. Sá, Patrícia; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Rodrigues, A. V.; Torres, A.; Vieira, R. M.. "Laborato´rio aberto de educac¸a~o em cie^ncias:investigac¸a~o-formac¸a~o-inovac¸a~o no ensino das cie^ncias.". Ensen~anza de las Cie^ncias, Nu´mero Extra. Número Ext (2005):
    Publicado
  101. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Torres, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Vieira, R.. "Laboratório Aberto de Educação em Ciências: Investigação-Formação-Inovação no Ensino das Ciências". Enseñanza de las Ciências extra (2005):
Capítulo de livro
  1. Silva, Angélica; Vieira, Rui; Oliveira, Palmira; Barroso, Cristina. "Educação, tecnologias de Informação e Comunicação e a Promoção de Sociedades Inclusivas [Education, Information and Communication Technologies and the Promotion of Inclusive Societies]". In Diversidade e inclusão: Abordagens e experiências 3, 1-10. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023.
    Publicado
  2. Vieira, Rui. "Pensamento Crítico e Criativo na Educação em Ciências: percursos de investigação e proposta de referencial". In Pensamento crítico na educação em ciências, 17-42. Brasil: Livraria da Física, 2021.
    Publicado
  3. Vieira, Rui. "Capítulo 1 – 25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação". In Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar, 23-44. Xálapa, México: Editorial Torres, 2021.
    Publicado
  4. Vieira, Rui. "Bringing pedagogical innovation into the university campus: The promotion of students' critical thinking and teachers' practices". In Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial challenges, 101-112. Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  5. Bernardo, Isabel; Vieira, Rui M.; de Sá, Alexandre Franco; Vieira, Rui. "Avaliação para as aprendizagens com tecnologias digitais na aula de Filosofia com integração do pensamento crítico". In A educação pós-pandemia: Desafios pedagógicos e tecnológicos, 124-154. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2021.
    Publicado
  6. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Quais as conceções de futuros professores sobre Tecnologia em uma perspetiva de interligação com a Ciência e a Sociedade? Implicações para a formação inicial de professores". In Educação, Tecnologias e Design: games, blended learning, metodologias ativas e formação de professores, editado por João Mattar; Daniela Karine Ramos, 15-23. São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional, 2019.
    Publicado
  7. Vieira, Rui M.; Martins, Isabel P.. "A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: impactes no ensino experimental das ciências". Edições Hipótese, 2018.
  8. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques; Pedro, Luís. "A preliminary proposal of a conceptual Educational Data Mining framework for Science Education: Scientific competences development and self-regulated learning". IEEE, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259644
  9. Tavares, Rita; Vieira, R.; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.o CEB". In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados), 1180-1197. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
  10. Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; et al. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". 129-148. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
  11. Torres, Ana Cristina; Vieira, Rui. "Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do Ensino Básico [A way to enhance the promotion of critical thinking in the 1st cycle of Basic Education]". editado por R. M. Vieira; C. Tenreiro-Vieira; I. Sá-Chaves; C. Machado, 157-178. 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. 2018. "A análise de dados qualitativos: validação de sistemas de categorias". https://www.webqda.net/a-analise-de-dados-qualitativos-validacao-de-sistemas-de-categorias/.
Edição de número de revista
  1. Bettencourt, Teresa; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Almeida, Margarida; Vieira, Rui; Oliveira, Ana; Oliveira, David Manuel Duarte; Moreira, Filipe; Tavares, Rita. "Número especial da Revista Indagatio Didactica: O TELSC em Números". Revista Indagatio Didactica 10 3 (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243
Livro
  1. Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    10.48528/qp0z-w569
  2. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    10.48528/e94f-8142
  3. Vieira, Rui; Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Felicidade; Cruz, Gonçalo; Pinto Lopes, José; Silva, Maria Helena; et al. Pensamento crítico na educação em ciências. Brasil: Editora da Física. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Vieira, Rui; Sílvia F. Rivas; Carlos Saiz; Rui M. Vieira. Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspetivas de formação. Brasil: Brazil Publishing. 2020.
    Publicado • 10.31012/978-65-5861-176-9 • Editor
  5. Vieira, Rui. Teacher´s guide on occupational safety and health education: exploring “OSH! What a Bright Idea".. Aveiro, Portugal: UA editora. 2020.
    Publicado
  6. Vieira, Rui Marques; Moreira, António. I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias: programa e livro de resumos. UA Editora. 2019.
  7. Vieira, Rui. Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios. 2018.
    Publicado
  8. Rodrigues, Fernanda; Almeida, A. M; Beja, J; Clemente, M.; Antunes, F.; Pedro, L.; Vieira, R.; Neves, R.. ¿OSH ¿ What a bright idea!¿ ¿ Guia do Professor sobre Segurança e Saúde no Trabalho.. In Rodrigues, F., Almeida, A. M., Beja, J., Clemente, M., Antunes, F., Pedro, L., Vieira, R. & Neves, R., (2018). OSH ¿ What a bright idea! ¿ booklet for students. Aveiro: Universidade de Aveiro /ACT ¿ Ministério do Trabalho ¿ versão em português.. 2018.
    Publicado
  9. Rodrigues, Fernanda; Almeida, A. M; Antunes, F.; Beja, J.; Clemente, M.; Vieira, R.; Neves, R.. ¿OSH ¿ What a bright idea!¿ ¿ Teacher¿s Guide on Occupational Safety and Health Education. In Rodrigues, F., Almeida, A. M., Antunes, F., Beja, J., Clemente, M., Neves, R., Pedro, L. & Vieira, R., OSH ¿ What a bright idea! ¿ booklet for students. Aveiro: University of Aveiro /ACT ¿ Ministério do Trabalho ¿ english version. 2018.
    Publicado
  10. Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.. Teaching strategies and critical thinking abilities in science teacher education. 2016.
  11. Vieira, R.M.; Moreira, L.F.; Tenreiro-Vieira, C.. Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in basic education. 2016.
  12. Ana Cristina Torres; Rui M. Vieira. Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do ensino básico. 2014.
  13. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Sá, P.. Explorando Interacções... Sustentabilidade na Terra. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2010.
  14. Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Pereira, S.. Despertar para a Ciência... Actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa, Portugal: Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC. 2009.
  15. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando... Mudanças de Estado Físico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
  16. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando a Electricidade... Lâmpadas, Pilhas e Circuitos. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
  17. Martins, Isabel Pinheiro. Explorando: educa\c{c}\~ao em ci\^encias e ensino experimental: forma\c{c}\~ao de professores. 2007.
  18. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando a Luz... Sombras e Imagens. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2007.
  19. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.. Explorando plantas... Sementes, Germinação e Crescimento. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2007.
  20. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando materiais... Dissolução em Líquidos. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
  21. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando objectos... Flutuação em Líquidos. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
  22. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Educação em Ciências e Ensino Experimental ¿ Formação de Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
Manual
  1. Vieira, R. M.; Tenreiro-Vieira, C.; Almeida, M.; Costa, L.. Explorando o jardim da ciência: ÁGUA ¿ Guião Didático para Professores. Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores. Aveiro, Portugal: Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores. Aveiro. 2010.
Poster em conferência
  1. Moreira, António; Balula, Ana; Carlos, Vânia; Laranjeiro, Dionísia; Marques, Margarida; Pinto, Susana; Pombo, Lucia; Simões, A.R.; Vieira, Rui. "Programmatic funding 2020-2023 and social responsibility. Smart Knowledge Garden & Open Education Smart Campus". Trabalho apresentado em IV Fórum do CIDTFF ¿ Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
  2. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Conceções de futuros professores sobre Ciências numa perspetiva de interligação com a Tecnologia e a Sociedade". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF, 2018.
  3. Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Vieira, Rui; Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em TELSC em números ¿ Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
  4. Piacentini, V.; Simões, Ana; Vieira, R. M.. "The language focus of Science education integrated with English learning". Trabalho apresentado em 10º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017.
  5. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Formação inicial de professores com orientação CTS/PC em contextos reais de Ciência e Tecnologia". 2017.
  6. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Formação inicial de professores do Ensino Básico com orientação CTS/PC em contextos reais de Ciência e Tecnologia". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), 2017.
  7. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, 2017.
  8. Piacentini, V.; Simões, Ana; Vieira, R. M.. "Literacias em Ciências e Inglês: proposta de uma abordagem holística no sistema educativo português". Trabalho apresentado em V Seminário Ibero-Americano CTS / IX Seminário CTS ¿Novos Desafios Societais no Ensino da Ciência e Tecnologia", 2016.
Pré-impressão
  1. Daniela Ramos; Rui Marques Vieira. "TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESEMPENHO DA ATENÇÃO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS [DIGITAL TECHNOLOGIES AND ATTENTION PERFORMANCE: A STUDY WITH BRAZILIAN AND PORTUGUESE CHILDREN]". 2022. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5188.
    10.1590/SciELOPreprints.5188
Recurso online
  1. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.; Silva, C. S.; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Vieira, R. M.; et al. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Luz, sombras e imagens. Ilha Periscópio.. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2Fxrs1dymA5DZ2K12OJQxr%2F1&sa=D.
  2. Moreira, A.; Balula, A.; Carlos, V.; Laranjeiro, D.; Marques, M.M.; Pinto, S.; Pombo, L.; Simões, A.R.; Vieira, R.. Programmatic Funding 2020-2023 and Social Responsibility: SKG & OESC. Video in Proceedings of IV Fórum CIDTFF: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. 2020. https://doi.org/10.34624/ms4w-r031.
  3. Andrade, A. I.; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, B.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
  4. Rodrigues, A. V.; Sá, P.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P; Vieira, R. M.; Vieira, C. T.; Teixeira, F.; Couceiro, F.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Sustentabilidade. Ilha Periscópio.. 2020. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2FWcSpiVzeFrWCX3Pg7tHv%2F1&sa=D.
Relatório
  1. Rodrigues, A. V.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.; João, P.; Almeida, M.; Paiva, J.; Sousa, A. S.. 2017. Relatório de diagnóstico relativo ao Projeto de apetrechamento das escolas com infraestruturas, equipamentos e recursos adequados à realização de atividades experimentais de Ciências nos agrupamentos de escolas da CIM do Médio Tejo. CIDTFF, 185 p..
  2. Martins, I. P.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Sá, P.; Ana V. Rodrigues; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Veiga, M. L.; Neves, C.. 2012. Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional - Relatório Final.
  3. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2010. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Anual 2009-2010.
  4. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2009. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório de progresso 2008-2009.
  5. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2008. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Final 2006-2008.
  6. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 2º Relatório de Progresso 2006-2007.
  7. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 1º Relatório de Progresso 2006-2007.
Resumo em conferência
  1. Piacentini, Valentina; Porto, Suliane; Vieira, Rui; Pinto, Susana. "Design for a non-formal and interdisciplinary learning context: Partnership between a research unit (CIDTFF-SKG) and a space design studio (Toyno)". Trabalho apresentado em ECER 2023 Glasgow - The European Conference on Educational Research, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Seabra, Mónica; Vieira, Rui. "Conceções de futuros professores sobre Tecnologia numa perspetiva de interligação com a Ciência e a Sociedade: Implicações para a formação de inicial de professores". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-brasileiro de educação e tecnologias, Aveiro, 2019.
    Publicado
  3. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "A análise de produções escritas e gráficas com recurso ao webQDA no desenvolvimento de software educativo". Trabalho apresentado em webQDA Day: Análise Qualitativa Suportada por Software, 2018.
  4. Rodrigues, Ana V.; Cecília Galvão; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; et al. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português". Trabalho apresentado em CNaPPES 2015, Leiria, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Reis, Vanessa Sofia Soares. "Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais no 2º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18468.
  2. Gonçalves, Emília Cristina. "Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13527.
  3. Vieira, Rui Marques. "Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10773/1458.

Outros

Conjunto de dados
  1. Vieira, Rui. Creative writing and drawing activity performed by 4th grade primary-school students.
    10.6084/m9.figshare.8938052
Outra produção
  1. A Design Framework for Science Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge Development. 2017. Cecília Guerra; António Moreira; Rui Marques Vieira. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-61121-1_17.
    10.1007/978-3-319-61121-1_17
  2. Promoting Science-Technology-Society/Critical Thinking Orientation in Basic Education. 2016. Rui Marques Vieira; L. F. Moreira; Celina Tenreiro-Vieira. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-43319-6_11.
    10.1007/978-3-319-43319-6_11
Software
  1. Rodrigues, A. V.; Sá, P.; Peixinho, J.; Martins, I. P.; Vieira, R. M.; Tenreiro-Veira, C.. "Recursos Educativos Digitais (RED). Conceção e desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos digitais do tema Sustentabilidade.". 2022.
  2. Rodrigues, A. V.; Teixeira, F.; Peixinho, J.; Silva, P. C.; Sá, P.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.. "Recursos Educativos Digitais (RED). Conceção e desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos digitais do tema Corpo Humano.". 2022.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2009 - Atual Avaliação das Aprendizagens dos Alunos do Ensino Básico
Orientador
Didáctica e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Recursos Educativos Digitais Online e promoção do pensamento crítico e criativo dos estudantes do ensino básico e secundário
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Ensino ativo na promoção do pensamento crítico: aprendizagem docente em contextos online
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 CONCEÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO 2.º CEB SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Educação para os valores no 1º CEB: Propostas para o 1.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Atividades de Alimentação Humana e Consumo promotoras de capacidades de Pensamento Crítico em alunos do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Atividades promotoras de capacidades de Pensamento Crítico ligadas à credibilidade das fontes no 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Atitudes dos Professores de Ciências do 1.º E 2.º Ciclo Face à Ciência
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Atividades promotoras de Educação para os valores no 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 O Pensamento Crítico na Educação em Ciências: revisão de estudos no ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 A Visão de Ciência e de Cientistas de Crianças do Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Atitudes e valores em contexto escolar: Propostas de implementação no 2.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Ensino Superior e no 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 A temática das plantas no pré-escolar - Desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamento
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Promoção do Pensamento Crítico em Ciências do 1º CEB com Recursos Digitais
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Validação e implementação do New Ecological Paradigm a alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 A Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos Ensinos Básico e Superior
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Recursos digitais promotores do pensamento crítico em Ciências no 1º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Aplicação móvel para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Participação da comunidade científico-tecnológica nas práticas das ciências do 2.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Validação e implementação do questionário "Atitudes face à Ciência"
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O Pensamento Crítico nas conceções de género no 1º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Promover o Pensamento Crítico em atividades sobre questões de género
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Educação para o pensamento criativo e crítico em tecnologia e design de produto
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Literacia económica e finaceira, web 2.0 e pensamento crítico: impactes de uma prática na aprendizagem de economia
Coorientador
Multimédia em Educação (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A Educação para o Desenvolvimento Sustentável – O Courseware SERe
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Orientação CTS e/ou PC na formação em educação básica
Orientador
Didáctica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento de um manual escolar digital de Estudo do Meio - Para uma educação em Ciências com orientação CTS/PC
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento de courseware com orientação CTS para o ensino básico
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Educação em Ciências no Pré-Escolar - Contributos de um Programa de Formação
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 WEB 2.0, PC e EFA: Impactes de uma oficina de formação de professores
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de professores
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Formação continuada de Professores para a educação em ciências no 2.º CEB
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2007 Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Didáctica (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Prémio

1994 ¿ Vencedor do Prémio atribuído no âmbito do "Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação" ao trabalho "Programa Educativo Multimédia na promoção de Capacidades de Pensamento Crítico" - Winner of the Prize awarded under the "Gulbenkian Research"
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal