???global.info.a_carregar???
Vanessa Badagliacca is a researcher at the Art History Institute at NOVA University in Lisbon. She holds a Ph.D. in Contemporary Art History from NOVA FCSH. In 2016 she defended her thesis entitled, Organic Materiality in 20th Century Art. Plants and (Human and Non-Human) Animals from Representation to Materialization, for which she was awarded an FCT grant. Her research interests cover artistic practices from the second half of the 20th century to the present, spanning between materiality, sciences, the geographies of life, and environmental issues, and are also reflected in her curatorial practice.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanessa Badagliacca

Nomes de citação

  • Badagliacca, Vanessa

Identificadores de autor

Ciência ID
B91B-80C9-921B
ORCID iD
0000-0003-0812-9514

Endereços de correio eletrónico

  • vbadagliacca@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

  • http://www.fcsh.unl.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/01/22 - 2022/04/30
Em curso
CELTA - Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages (Postgraduate Certificate)
Especialização em English Language
Cambridge University Press, Reino Unido
2021/11 - 2022/01/01
Concluído
CREATING MEANINGFUL AND INCLUSIVE MUSEUM PRACTICES (Postgraduate Certificate)
Especialização em Museology
International Council of Museums, França
2016/04/21
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Organic Materiality in the 20th Century Art-Plants and Animals (Human and Non-Human) from Representation to Materialisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom / Very Good
2011 - 2016
Concluído
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Organic Materiality in the 20th Century Art. Plants and Animals (Human and Non-Human) from Representation to Materialisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, por unanimidade
2015
Concluído
Digital Media in Theory and Culture, UT Austin Portugal (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/10 - 2010/10
Concluído
Curso de Doutoramento em História da Arte (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2009
Concluído
DITALS II (Outros)
Università degli Studi di Siena, Itália
2005 - 2008
Concluído
Storia dell'arte e valorizzazione del patrimonio artistico (Mestrado)
Università degli Studi di Genova, Itália
"Helena Almeida: La produzione artistica dell'ultimo ventennio. Da Alternativa Zero alla 51ª Biennale di Venezia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
summa cum laude
2000 - 2005
Concluído
Lettere Moderne (Licenciatura)
Università degli Studi di Palermo, Itália
cum laude
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/01 - 2021/12/31 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2008/09 - 2009/01 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/07 - 2021/10/07 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/08/25 - 2020/09/05 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01 - 2017/10 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Serralves, Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/15 - Atual Investigador Integrado Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2020/11/02 - 2020/12/30 Curadoria da exposição "Planta Pedra" de Catarina Marto e Raquel Pedro Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal
Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal
2019/03/01 - 2020/10/04 Curadoria - Earthkeeping / Earthshaking Arte, Feminismos e Ecología - Projecto de Co-Curadoria com a investigadora Giulia Lamoni (IHA) EGEAC - Galeria Municipais, Portugal
2018/10/06 - 2019/03/06 Curadora - O Fio Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros / The Invisible Thread. Popular and Divine in the Imaginary of Sofia de Medeiros Museu de Arte Popular - Lisboa, Portugal
2011/04 - 2016/04 PhD (Investigação Científica) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/02 - 2011/06 Assistant curator (Assistente de curadoria) "Carpe Diem - Arte e Pesquisa", Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Badagliacca, Vanessa. "Um Banquete de Maria Braga", Inestética Associação Cultural, 2021, https://inestetica.com/banquete/.
  2. Badagliacca, Vanessa. ""Finding Earths through Shapes" – Text for Amelie Bouvier's exhibition at JustMad5, Madrid, Javier Silva Gallery space, 19-23 Feb", 2014, http://www.plataformadeartecontemporaneo.com/pac/finding-earths-through-shapes-2014-amelie-bouvier/.
  3. Badagliacca, Vanessa. ""Contemplative State Nº2" - text for Amelie Bouvier's exhibition", 2014, http://museoph.org/MuseoPatioHerreriano/exposiciones/exposiciones_anteriores/lienzomph-7.
Artigo em conferência
  1. Badagliacca, Vanessa; Alves, Margarida Brito. "Espaço, Ambiente e Ecologia nas práticas artísticas contemporâneas – uma entrada a partir dos anos 1960 e 1970". Trabalho apresentado em Compromissos com o Meio Ambiente: 50 anos da Conferência de Estocolmo (1972-2022), Lisboa, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Badagliacca, Vanessa. "Life inside a system: eco-critical stances in the art of Luis Fernando Benedit, 1968-72". The Burlington Magazine - Burlington Contemporary 5 (2021): https://contemporary.burlington.org.uk/journal/journal/life-inside-a-system-eco-critical-stances-in-the-art-of-luis-fernando-benedit-196872.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Badagliacca, Vanessa. "Do fazer até ao pensar e vice-versa. Um percurso no trabalho artístico de Sofia de Medeiros". MODOS 3 3 (2019): 266-274. https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/4227.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Badagliacca, Vanessa. "Plantar es político: prácticas artísticas ambientales en el espacio público". Ecología Política 57 (2019): 92-96. https://www.ecologiapolitica.info/?product=plantar-es-politico-practicas-artisticas-ambientales-en-el-espacio-publico.
    Publicado
  4. Badagliacca, Vanessa. "On Matter, Materials, Materiality and Materialism Entanglements with Art History". North Street Review-Postgraduate Art History Journal 20 (2016): nonpaginated-nonpaginated. https://northstreetreview.com/editorial-2/.
    Publicado
  5. Badagliacca, Vanessa. "When a tree becomes art. Alberto Carneiro and the international artistic context around 1968". Chronica Mundi, Issue on "Nature" Issue 9 (2014): 155-181. http://eds.b.ebscohost.com/abstract?site=eds&scope=site&jrnl=22397515&AN=102371067&h=2EqFeArHec%2f%2bSO6%2bMYDSidoZ9cAuiH0FuQvSVQuWI4Y%2fNDJn6QJMUZWoAhoBTla0IygVPa%2f2Lu2Dovjqshnd%2fw%3d%3d&crl=c&resultLocal=ErrCrlNoResults&resultNs=Ehost&crlhashurl=login.
    Publicado
  6. Badagliacca, Vanessa. "Doing and Nothing. An exploration on Song Dong’s Doing Nothing Garden and the possibility of renewing ourselves and our environment through not doing". Zeteo. The Journal of Interdisciplinary Writing Spring (2014): 1-16. http://zeteojournal.com/2014/05/21/doing-nothing-garden/.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Badagliacca, Vanessa. "Biblioteca das Imagens Não Vistas. José Domingos, Magda Fernandes, Sofia Berberan", Texto da exposição - Creative Hub, 5D, Lisboa, Portugal, 2019, https://fasciniodafotografia.wordpress.com/2019/10/31/jose-domingos-magda-fernandes-e-sofia-berberan-a-biblioteca-das-imagens-nao-vistas/.
  2. Badagliacca, Vanessa. "“In Black & White: Explorations on Animalario by Nuria Cubas”,", KAPSULA Magazine, Issue “Animality” 2/2, 2016, http://kapsula.ca/releases/KAPSULA_ANIMALITY_2of2.pdf.
Capítulo de livro
  1. Badagliacca, Vanessa. ""'Transit'-ional belonging. war, migration and displacement in Adrian Paci's work"". In Migrações: processos migratórios e práticas artísticas em tempo de guerra: do século xx à actualidade, 113-140. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2017.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Badagliacca, Vanessa. “A sidewalk botanist. Some considerations around and about Daniel Caballero’s Tóxico Trópico”. Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal, 2015.
Edição de livro
  1. Badagliacca, Vanessa; Lamoni, Giulia; Maier, Tobi; Lippard, Lucy; Di Paola, Marcello; Tarazona, Emilio. Earthkeeping/Earthshaking - Art, Feminisms, and Ecology. Lisbon, Portugal: Galerias Municipais. 2021.
    Publicado
Livro
  1. Badagliacca, Vanessa. Folheando. Lisboa, Portugal: Imagerie. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Badagliacca, Vanessa. "Organic materiality in the 20th century art-plants and animals (Human and Non-Human) from representation to materialisation". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18980.
Tradução
  1. Badagliacca, Vanessa. Bertolo (Amedeo) - Anarquistas e orgulhosos de o ser. Lisboa, Portugal: Barricada de Livros. 2018.
    Publicado
  2. Badagliacca, Vanessa. El cine de Pietro Marcello / The Cinema of Pietro Marcello. Madrid, Espanha: FILMADRID. 2016.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. José Domingos; Magda Fernandes; Sofia Berberan. 2021. "BURNING WITH DESIRE to See Your Experiments from Nature".
  2. 2020. "Planta Pedra - Catarina Marto e Raquel Pedro".
  3. Alexandra do Carmo; Alicia Barney; Ana Mendieta; Bonnie Ora Sherk; Cecilia Vicuña; Clara Menéres; Emília Nadal; et al. 2020. "Earthkeeping / Earthshaking - Arte, Feminismos e Ecologia". In Earthkeeping / Earthshaking. Arte, Feminismos e Ecologia.
  4. Sofia de Medeiros. 2019. "O Fío Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros [The Invisible Thread. The Popular and The Divine in Sofia de Medeiros’ Imagination]". In O Fío Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros [The Invisible Thread. The Popular and The Divine in Sofia de Medeiros’ Imagination].
  5. Laura Arana. 2012. ""Vestígios - fotografías de Laura Arana e vídeos de Nuria Cubas"".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 "Transcoding the City" / Winter School / 27 - 31 January 2020
Università degli studi dell'Aquila, Italy (L'Aquila, Itália)
2012 Testemunhos da dOCUMENTA(13) - Kassel
(Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 JORGE PINHEIRO: D'APRÈS FIBONACCI E AS COISAS LÁ FORA. Um projeto de Cabrita Reis com Jorge Pinheiro - DE 15 SET 2017 A 07 JAN 2018 -
Exposição (Outra)
Fundação Serralves, Portugal
2012 - 2012 Vestígios - fotografías de Laura Arana e vídeos de Nuria Cubas
Exposição (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/09/27 - 2021/09/28 Doing and Nothing. An exploration of Song Dong's Doing Nothing Garden and the Possibility of Renewing Ourselves and our Environment through Not Doing CANCELLED due to covid restrictions
Conferência
Artists and the Garden: New Perspectives Conference ‘Artists and the Garden: New Perspectives’ will explore the relationship between cultural production and the garden, across creative disciplines and media, from the 18th century until the present day.
Kingston University, Reino Unido

Hestercombe Gardens Trust, Reino Unido
2018/08/30 - 2018/09/02 BoCA Summer School “ARTE ÚTIL”, MNAC, Museu do Chiado, Lisbon with Miguel Amado, Alistair Hudson and Tania Bruguera
Seminário
Arte Útil, Summer School
2018 - 2018 Uma abordagem em três partes sobre o 'O Atelier Verde no IC19' de Alexandra do Carmo
Seminário
SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE (1968-2018) 05-08 DEZEMBRO 2018
GESTUAL. CIAUD. FAUL, Portugal
2016 - 2016 “Materializing Fairy Tales: The Animals Inhabiting the Art of Luís Benedit”
Congresso
Annual Meeting of the American Comparative Literature Association
- ACLA, Estados Unidos
2016 - 2016 ‘Hydroponic environments in the artistic context: The case of Luis Benedit’s Fitotrón’
Simpósio
Science and Culture in Theory and History: Latin America, France, and the Anglophone World
Center of Latin American Studies, Reino Unido
2015 - 2015 “In black and white: explorations on Animalario by Nuria Cubas”
Congresso
Human and Non-Human Animals: Liberation, History and Critical Animal Studies. 4th EU Conference for Critical Animal Studies
Instituto de História Contemporânea, Portugal
2014 - 2014 “When a tree becomes art. Alberto Carneiro and the international artistic context around 1968”
Congresso
45nd ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR SPANISH AND PORTUGUESE HISTORICAL STUDIES
- ASPHS, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/12/09 Speculating Sustainability on a Divided Island: Gardens, Migration, and Culture
Arguente principal
Eve Liza Petrakidou (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/11/10 "Approaching the environmental threat in art, culture and science. A transdisciplinary dialogue in a bio-acoustic sound experiment and line of beauty”
Arguente principal
Carlotta Brandizzi (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/03 - 2022/04 Museological Review (1354-5825) University of Leicester
2021/12 - 2022/01 ArtsEduca (2254-0709) Universitat Jaume I
2021/01/23 - 2021/03/01 Museological Review, Issue 25 (1354-5825) University of Leicester
2018/02/01 - 2018/03/31 Museological Review, Issue 22 (1354-5825) University of Leicester
2016/01/20 - 2016/02/20 Museological Review, Issue 20 (1354-5825) University of Leicester

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/08/25 - 2020/09/05 “Pensamento Ecológico, Arte e Curadoria”, Curso da Escola de verão “Pensamento Ecológico, Arte e Curadoria” (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/02/10 - Atual AAH
2016/02 - Atual ACLA - American Comparative Literature Association
2014/09 - Atual APS - Association of Print Scholars
2014/05 - Atual ASPHS - Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
Distinções

Prémio

2020 Terra Foundation Research Travel Grant
Terra Foundation for American Art, Estados Unidos

Outra distinção

2020 Scholarship - Winter School - Transcoding the City. A Multidisciplinary Approach. Università degli Studi dell'Aquila. Dipartimento di Scienze Umane. Dipartimento di Eccellenza
Università degli Studi dell'Aquila, Itália
2015 Travel Award
11th Biennal Conference of ASLE - Association for the Study of Literature and the Environment, Portugal
2010 PhD fellowship (4 years)
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal