???global.info.a_carregar???
Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e Professor Especialista pelo Instituto Português de Administração de Marketing. É investigador integrado no LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Informática da Universidade do Porto, membro colaborador do CETRAD - UTAD, CEOS.PP e UNICES. Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 6 livros publicados. Orientou 30 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Entre 2013 e 2021 participou em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas das Economia e Gestão e das Tecnologias e Sistemas de Informação com ênfase no nas Tecnologias aplicadas ao Marketing e na Transformação Digital. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís Tavares Pires Dias Reis

Nomes de citação

  • Reis, J. L.

Identificadores de autor

Ciência ID
B91A-AED3-C45D

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2007 - 2012
Concluído
Tecnologias e Sistemas de Informação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Sistemas de Informação Personalizados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2011
Concluído
Professor Especialista (Doutoramento)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"Personalização Web na CVRVV" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997 - 2000
Concluído
Informática (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"As Tecnologias da Informação Aplicadas ao Marketing Personalizado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1984 - 1988
Concluído
Informática - Matemáticas Aplicadas (Licenciatura)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2000/02/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
1999/09/01 - 2012/07/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
1998/09/01 - 2000/08/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/11/01 - Atual Transparency of Learning Outcomes through Blockchain Technology (TRUE)
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/02 - 2018/06 Blended AIM . Blended Academic International Mobility
B-AIM
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2013/12 - 2014/11 Developing Skills for the Future Jobs
DSFJ
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Yrkeshögskolan Novia, Finlândia

University College Nikola Subic Zrinski, Croácia

Faculty of Business and Commercial Sciences , Eslovénia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Luís Silva; Simone Moura. "The Artificial Intelligence in the Personalization of the Customer Journey – a literature review". Trabalho apresentado em CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 2021.
  2. Reis, Jose Luis; Ferreira, Reinaldo; Sousa, Rui Dinis. "Information Systems Function and Governance in Portuguese Organizations". 2021.
    10.23919/cisti52073.2021.9476423
  3. Castelo-Branco, Francisca; Reis, Jose Luis; Carvalho Vieira, Jose; Marques dos Santos, Jose Paulo. "Business Intelligence in Sports Retail: Data Mining Application". 2021.
    10.23919/cisti52073.2021.9476335
  4. Reis, J. L.; Teotónio, N.. "The Gamification Systems Application Elements in the Marketing Perspective". Trabalho apresentado em WorldCIST'18 2018, Nápoles, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-77712-2_8
  5. Reis, J.L.. "Técnicas de data mining para agrupamento dos vinhos certificados das sub-regiões da região demarcada dos Vinhos Verdes". Trabalho apresentado em CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Guimarães, 2017.
    Publicado
  6. Reis, J.L.. "Technologies and Information Systems: A Contribution to the Sustainability of the Agri-Food Sector no livro New Advances in Information Systems and Technologies". Trabalho apresentado em World CIST 2016, Recife, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-31232-3_26
  7. Reis, J.L.. "A história de uma garrafa de Vinho da Região dos Vinhos Verdes". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional “Alimentação e Cultura: Tradição e Inovação na Produção e Consumo de Alimentos, Vila Real, 2016.
    Publicado
  8. Reis, Jose Luis; Carvalho, Joao Alvaro. "Personalization dimensions: A conceptual model for personalized information systems". Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain, 2014.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2014.6876933
  9. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; João Álvaro Carvalho. "Aspects that contribute to the success of personalized Web applications". Trabalho apresentado em World CIST'13, Olhão, 2013.
    Publicado
  10. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; João Álvaro Carvalho. "Personalized Information Systems: Enabling Technologies and Architecture". Trabalho apresentado em Information Systems and Technologies (CISTI), 2012 7th Iberian Conference, Madrid, 2012.
    Publicado
  11. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. "How to Produce Vinho Verde- A Multimedia Information System". Trabalho apresentado em 34th World Congress of Vine and Wine, Porto, 2011.
    Publicado
  12. Reis, J.L.. "VVSHOP - O Directório de Retalhistas Electrónicos da Região dos Vinhos Verdes". Trabalho apresentado em CAPSI'2006, Aveiro, 2007.
    Publicado
  13. Reis, J.L.. "As marcas no Portal da Região dos Vinho Verdes". Trabalho apresentado em CAPSI'2005 - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Bragança, 2005.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Reis, J. L.; Rosa Dias, R. "Hábitos alimentares: entre o mito e a realidade", Observador, 2018, https://observador.pt/opiniao/habitos-alimentares-entre-o-mito-e-a-realidade/.
  2. Reis, J.L.. "Vinhos - O elixir da eterna juventude", Observador, 2017, http://observador.pt/opiniao/o-elixir-da-eterna-juventude/.
Artigo em revista
  1. Reis, J. L.. "O Business Intelligence, o marketing de e-governo e as Tecnologias de Informação para apoio às tomadas de decisão no Planeamento Fiscal". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 24, 11/201 (2019): 198-207. http://www.risti.xyz/issues/ristie24.pdf.
    Acesso aberto
  2. Azevedo, Fábio; Reis, José Luís. "Big Data Analysis in Supply Chain Management in Portuguese SMEs “Leader Excellence”". Journal of Information Systems Engineering & Management 4 3 (2019): http://dx.doi.org/10.29333/jisem/5895.
    10.29333/jisem/5895
  3. Reis, J. L.. "A realidade aumentada - Aplicação no âmbito militar e a validação através do modelo de aceitação de tecnologias". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação E18 02/2019 (2019): 485-496. http://www.risti.xyz/issues/ristie18.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Reis, J.L.. "The Support System for the History of a Wine Bottle from the Vinho Verde Region". New Contributions in Information Systems and Technologies 353 (2017): 638-647. https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-16486-1_74.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-16486-1_74
  5. Reis, J.L.. "O Sistema de animação Web da Rota dos Vinhos Verdes (Norte de Portugal)". PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 14 1 (2016): 175-284. http://www.pasosonline.org/es/articulos/899-o-sistema-de-animac%C3%A3o-web-da-rota-dos-vinhos-verdes-norte-de-portugal.
    Publicado
  6. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. "VVSHOP - The Vinho Verde Electronic Retailers Directory Revisited". New Contributions in Information Systems and Technologies 353 (2015): 753-762. http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-16486-1_74.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-16486-1_74
  7. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; João Álvaro Carvalho. "Personalization dimensions: A conceptual model for personalized information systems". Information Systems and Technologies 50 (2014): 1-5. http://ieeexplore.ieee.org/xpl/login.jsp?tp=&arnumber=6876933&url=http%3A%2F%2Fieeexplore.ieee.org%2Fxpls%2Fabs_all.jsp%3Farnumber%3D6876933.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2014.6876933
  8. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. "Using Data Mining for Wine Quality Assessment". Discovery Science - Lecture Notes in Computer Science 5808 1 (2009): 66-79. http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-642-04747-3_8#.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-04747-3_8
  9. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. "Modeling wine preferences by data mining from physicochemical properties". Decision Support Systems 47 4 (2009): 547-553. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167923609001377.
    Publicado • 10.1016/j.dss.2009.05.016
Capítulo de livro
  1. Vasconcelos, Catarina; Reis, José Luís; Teixeira, Sandrina Francisca. "Use of Mobile Applications in the Tourism Sector in Portugal - Intention to Visit the Algarve Region". In Trends and Applications in Information Systems and Technologies, 435-449. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-72660-7_42
  2. Martins, Nuno; Teixeira, Sandrina Francisca; Reis, José Luís; Torres, Ana. "Electronic Shopping Experience for Luxury Brands: A Factorial Analysis". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 709-723. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_57
  3. Azevedo, Fábio; Reis, José Luís. "Big Data Analysis in Supply Chain Management in Portuguese SMEs “Leader Excellence”". In New Knowledge in Information Systems and Technologies, 621-632. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-16184-2_59
  4. Cayolla, Ricardo; Loureiro, Sandra; Reis, José Luís. "Fournier (BRQ) Versus Rusbult (IM): Is Love Really Important in Consumer-Brand Relationship?". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 341-349. Singapura, Singapura: Springer Singapore, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-1564-4_32
  5. Castelo-Branco, Francisca; Reis, José Luís; Vieira, José Carvalho; Cayolla, Ricardo. "Business Intelligence and Data Mining to Support Sales in Retail". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 406-419. Singapora: Springer Singapore, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-1564-4_38
  6. Fonseca, Daniel; Reis, José Luís; Teixeira, Sandrina; Peter, Marc K.. "Mobile Applications at Music Festivals in Portugal". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 190-201. Singapura, Singapura: Springer Singapore, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-1564-4_19
  7. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. "Incubation centers - Experience from Portugal". In Handbook of Good Practices - How to Bring Entrepreneurial Spirit to Your University?, 19-23. Zagreb, Croácia: University College Nikola Subic Zrinski, Zagreb, Croatia, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Reis, J. L.. Marketing and Smart Technologies. Springer Singapore. 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8 • Editor
  2. Reis, J. L.. Marketing and Smart Technologies. Singapore: Springer Singapore. 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4 • Editor
Livro
  1. Reis, J. L.. Gamification model for SME. Alemanha: Scholars-press. 2018.
    Publicado
  2. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. Marketing Agroalimentar Fundamentos e Estudos de Caso. Porto, Portugal: Vida Económica. 2015.
    Publicado
  3. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. Personalização no Marketing - Sistemas e Tecnologias de Informação. Porto, Portugal: Centro Atlântico. 2013.
    Publicado
  4. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. Marketing & Personalização – Tecnologias e Sistemas de Informação de suporte. Porto, Portugal: Edições IPAM. 2012.
    Publicado
  5. Reis, J.L.; Alonso. Projecto SIGN II: Spatial data Infrastructure for the rural territory of Galiza-North of Portugal. Sociedade para o Desenvolvimento Comarcal de Galicia. Santiago de Compostela, Portugal: SDC-SITGA. 2008.
    Publicado
  6. Reis, J.L.; Alonso. SIGN: Geographic information system for the rural territory of Galicia-North of Portugal. Santiago de Compost, Espanha: SDC-SITGA. 2005.
    Publicado
  7. Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos. O Marketing Personalizado e as Tecnologias de Informação. Porto, Portugal: Centro Atlântico. 2000.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual (Catarina Teixeira) Influência das redes sociais na construção de uma marca - caso: Officelink
2017 - Atual (André Dias) Plano de marketing Valhala Porto
2017 - Atual (Daniela Alves) Blogs de Moda e Beleza - Plataforma de Comunicação
2017 - Atual (João Aguilar) - Otimização do Marketing Digital da Amorim Revestimentos
2017 - Atual (Tiago Costa) - Plano de Marketing – Euskalduna Studio
2017 - Atual (Nuno Teotónio) Creating a Gamification Framework with Design Research Approach
2017 - Atual (Bárbara Contente) O Marketing na Comunicação e Reputação de Marcas de Moda – O Caso Susana Bettencourt
2017 - Atual (Natallia Hunsk) - The role of design management methods and styles in increase of the productivity
2017 - Atual (Marta Ferreirinha) - O papel das aplicações móveis no turismo – o caso Zarco
2017 - Atual (Samuel Silva) - Hairplan- Criação de uma WebApp para cabeleireiros
2017 - Atual (Bruna Almeida) - A Marca – Comunicação e Ativação Digital
2016 - Atual (Pedro da Silva) A Importância das Organizações recorrerem aos serviços de Outsourcing em Marketing
2016 - Atual (Raquel Caldas) A importância da Publicidade Online no Marketing
2016 - Atual (Ana Cardoso) LinkedIn Ads - Impacto do LinkedIn através de um estudo da Marca Boca do Lobo
2016 - Atual (Idalina costa) Gamificação na Tearfil Tearfil Textile Yearns
2016 - Atual (Andreia Ferreira) A presença dos ginásios desportivos nas redes sociais e o impacto junto dos utilizadores
2016 - Atual (Maria João Castro) Merak(i): en franchissant la Ligne Verte
2016 - Atual (Teresa Saraiva) O tempo como factor decisivo entre marcas de fast-fashion - Análise do caso Parfois
2016 - Atual (Mariana Falcão) Ideation for innovation - O processo criativo como catalisador para a inovação
2016 - Atual (Ana LuísaJacob) A importância da comunicação integrada e eficaz na gestão das marcas de moda - A comunicação da marca Terra
2016 - Atual (Susana Sousa) Qual - Nova imagem e plano de comunicação
2016 - Atual (Helga Wolter) Relatório de estágio em empresa: Urbiface, Meios Publicitários, Lda
2016 - Atual (Mafalda Campos) Estratégia de internacionalização da Lightwear
2015 - 2015 Marketing Relacional B2B: Proposta de um Scorecard Relaciona
Orientador
2015 - 2015 Análise dos processos de Gestão da modalidade de CrossFit no Clube Solinca,
Orientador
2014 - 2014 Implementação de uma plataforma virtual na empresa Dorel Portugal e análise das percepções dos custos e benefícios para os consumidores
Orientador
2014 - 2014 Modelos de Fidelização de Cliente em ambiente de Business to Business: um estudo aplicado ao ciclo de desenvolvimento do cliente
Orientador
2013 - 2013 Proposta de Implementação de CRM – O Estudo de Caso na Maritex Lda
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Outbound Into Inbound Marketing Paradigm Shift (Mestrado)
2017 Comércio online através das redes sociais - A plataforma ttb.pt (Mestrado)
2016 Blue! – Estratégias de Reestruturação e Reposicionamento (Mestrado)
2016 Plan estratégico para motivar la participación en los grupos de investigación: El caso de las Universidades de la ciudad de Medellín y su Área Metropolitana (Mestrado)
2016 Implementation de una Consultora en Marketing Territorial (Agregação)
2016 Proyecto ATTA - Iniciativa para la Gestíon de uma Red de Formalidad Laboral enfocada en Poblaciones Vulnerables (Mestrado)
2016 Marketing Digital nas Micro e PME (Mestrado)
2015 Aceitação de Pagamentos Móveis em Portugal - estudo exploratório (Mestrado)
2015 Factores que influenciam a utilização e o comportamento dos portugueses relativamente às APPS (Mestrado)
2014 O sistema de controlo de stocks da CVRVV (Mestrado)
2013 Plano de Negócios: Plataforma de Pagamentos Móveis (Mestrado)
2013 A influência da internet na tomada de decisão de compra de produtos alimentares e vinho (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2006/09 - Atual Gestão Organizacional (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006/09 - Atual Gestão de Sistemas de Informação (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual APSI - Associação Portuguesa e Sistemas de Sistemas de Informação
Atual AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação