???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Tracana

Nomes de citação

  • Tracana, Rosa

Identificadores de autor

Ciência ID
B814-B762-42DE
ORCID iD
0000-0002-0694-8033

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Estudos da Criança - Especialidade Estudo do Meio Físico (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Educação ambiental no ensino básico e secundário : concepções de professores e análise de manuais escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2003
Concluído
Mestrado em Toxicologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Timo como alvo de toxicidade de iões metálicos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/02/18 Representações Sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação: direcionamentos para a educação em saúde.
426742/2018-4
Investigador
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Tracana, Rosa. "Technological Culture in Professional Development: A Case Study between Brazil and Portugal.". Journal of Family Counseling and Education 4 2 (2019): 1-12. https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/815850.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Tracana, Rosa. "À descoberta de recursos naturais: Uma atividade outdoor com alunos do Ensino Primário". Terrae Didactica 4 4 (2018): 477-486.
    Acesso aberto • Publicado
  3. VIEIRA, MARILANDI MARIA MASCARELLO; CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; PEREIRA, ROSA BRANCA CAMEIRA TRANCANA. "COMO A COMUNIDADE CIENTÍFICA PORTUGUESA ANALISA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2018): 33-48. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7198.
    10.20952/revtee.v11i25.7198
  4. Ferreira, Maria Eduarda Roque; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco. "RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA". Revista Contexto & Educação 31 99 (2017): 149-172. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  5. Paiva, T.; Tracana, R.; Tadeu, P.. "The importance of EE (Environmental education) in LLE (lifelong education)". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberSp (2016): 906-911. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006977233&partnerID=MN8TOARS.
  6. Silva, Heslley Machado; Gibram, Daiana Evilin; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graca S.. "Can One Accept the Theory of Evolution and Believe in God as Well?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.178.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.07.178
  7. Tracana, Rosa. "Can one accept the theory of evolution and believe in god as well?". Procedia – Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Rosa Branca Tracana; Graça S. Carvalho. "Ecosystems, Pollution, and Use of Resources in Textbooks of 14 Countries: An Ecocentric Emphasis". ISRN Education 2012 (2012): 1-5. https://doi.org/10.5402/2012/419782.
    10.5402/2012/419782
  9. Carvalho, G.S.; Tracana, R.B.; Skujiene, G.; Turcinaviciene, J.. "Trends in Environmental Education Images of Textbooks from Western and Eastern European Countries and Non-European Countries". International Journal of Science Education 33 18 (2011): 2587-2610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858817082&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09500693.2011.556831
  10. Tracana, Rosa. "Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional.". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2008): 33-48. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7198/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Tracana, R.B.; Ferreira, C.; Ferreira, M.E.; Carvalho, G.S.. "Analysing the theme of pollution in Portuguese geography and biology textbooks". International Research in Geographical and Environmental Education 17 3 (2008): 199-211. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53649090978&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10382040802168289
  12. Tracana, R.B.; Pereira, M.L.; Abreu, A.M.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Stainless steel corrosion products cause alterations on mouse spleen cellular populations". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 6 1 (1995): 56-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028883275&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00121249
  13. Pereira, M.L.; Silva, A.; Tracana, R.; Carvalho, G.S.. "Toxic effects caused by stainless steel corrosion products on mouse seminiferous cells.". Cytobios 77 309 (1994): 73-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028248967&partnerID=MN8TOARS.
  14. Tracana, R.B.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Mouse inflammatory response to stainless steel corrosion products". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 5 9-10 (1994): 596-600. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028500732&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00120337
Capítulo de livro
  1. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.,; Jourdan, D.. "Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola.". In Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios., editado por Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L, 77-90. Maringá, Brasil: Eduem., 2017.
    Publicado
  2. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.; Araújo, M.C.P; Boff, E.T.O; Saboga-Nunes, L. "European health literacy scale (hls-eu-br) applied in a brazilian higher education population of Rio Grande do Sul". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, editado por Marianne Achiam & Graça Carvalho. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  3. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.. "Ecosystems and geochemical cycles in portuguese textbooks of two historical periods.". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  4. Tracana, Rosa; Nunes, LS; Pansera-de-Araujo, M.C; Boff, E.,; Carvalho, G.S.. "Níveis de alfaberização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadania". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. IJUI, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  5. Tracana, Rosa. "Educação ambiental e a Saúde. Conhecimento, valores e práticas da poluição em manuais escolares de 16 países". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. Ijui, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  6. Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; PAIVA Teresa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". In Entrepreneurship via creativity for European citizenship in education, editado por LAP Lambert Academic Publishing, 77-90. Alemanha: Osman Titrek. LAP Lambert Academic Publishing, 2015.
    Publicado • 10.4135/9781446288337.n6
  7. Tracana, Rosa; Sandie Bernard; Dominique Berger; Graça Simoes De Carvalho. "Une enquête internationale représentations sociales, conceptions individuelles et pratiques d’enseignants de quinze pays". In Filles/Garçons Questions de genre, de la formation à l’enseignemen. Lyon, França, 2013.
    Publicado
  8. Tracana, Rosa; Alpuim, M.; Carvalho, G.S.. "Diferenças de género e de idade na prática de modalidades em ginásio/academia". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto (Org.), 55-66. São Luis, Brasil: Edufma., 2013.
    Publicado
  9. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S; Ferreira, A.. "Prevenção de más posturas corporais em crianças dos 7 aos 12 anos, do Litoral e do Interior de Portugal". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto, 119-136. São Luis, Brasil: Edufma, 2013.
    Publicado