Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- maria manuela oliveira barros
Nomes de citação
- barros, né
- barros, manuela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B610-FCE5-0F5A
- ORCID iD
- 0000-0001-5391-0890
Telefones
- Telemóvel
-
- 935239021 (Pessoal)
Moradas
- Rua do Ouro 108 apt 5.5, 4150-552, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- balleteatro.pt (Profissional)
- esap.pt (Académico)
- https://ifilosofia.up.pt/mcp/apk/members (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004
Concluído
|
Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Corpo e Sentido: uma Proposta Sobre a Materialidade na Dança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
unanimidade |
1993/01/20
Concluído
|
Master in Dance Studies (Master)
Especialização em Performing Arts
Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Reino Unido
"Dance Discourse - An approach to the semiotics of dance" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2033 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2033 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1983/02/11 - Atual | Artes Perfomativas e Imagem em Movimento | Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal |
Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Filosofia
UID/FIL/00502/2019
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4041 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4041/2011
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 502 - 2011-2012
PEst-C/FIL/UI0502/2011
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/11 | Estimular A Criatividade Na Adolescência: Character, Um Projeto Artístico Que Cruza Dança E Tecnologia Digital, Stimulate
Creativity In Adolescence: Character, An Artistic Project That Crosses Dance And Digital Technology]
Arguente principal
|
Raquel Rua Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/09 | Uma perspectiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança, [A perspective
on teaching choreographic composition with 8th grade students at Ginasiano Escola de Dança]
Arguente principal
|
Sara Manuela de Araújo Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020/09 | A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma 7º e 8º ano do curso
básico da Escola da Companhia de Dança de Almada, [The exploration of the concept of presence on stage in the context of contemporary
dance technique with the 7th and 8th year class of the basic course at Escola da Companhia de Dança de Almada]
Arguente principal
|
Bruno Jorge Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019/11/18 | Dança Contemporânea, Criação e Pensamento: perspectivas das práticas corporais de Julyan Hamilton, Vera Mantero e Keith A.
Thompson, [Contemporary Dance, Creation and Thought: perspectives of body practices by Julyan Hamilton, Vera Mantero e Keith
A. Thompson]
Arguente principal
|
Maira Simões Claudino dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019/11 | Contributos da dança na formação corporal do ator: linhas orientadoras de intervenção, [Contributions of dance in the actor's
body formation: guidelines for intervention]
Arguente principal
|
Deborah Kramer Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019 | O Ensino-Aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português, [The Teaching-Learning of Contemporary
Dance Technique in Portuguese Artistic Education]
Arguente principal
|
João Carlos Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018/10 | Composição Visual Cénica
Arguente principal
|
Silvana Ivaldi (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Uma Prática profissional de intervenç~\ao em dança no âmbito da coreografia: Pensamentos da Criação e seu reflexo artístico,
[A professional dance intervention practice within the scope of choreography: Thoughts of Creation and their artistic reflection]
Arguente
|
Amélia Bentes (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro, RHINOCERVS - Cinema, Dance, Music, Theatre] | IPL |