???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
maria manuela oliveira barros

Nomes de citação

  • barros, né
  • barros, manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
B610-FCE5-0F5A
ORCID iD
0000-0001-5391-0890

Telefones

Telemóvel
  • 935239021 (Pessoal)

Moradas

  • Rua do Ouro 108 apt 5.5, 4150-552, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Corpo e Sentido: uma Proposta Sobre a Materialidade na Dança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
unanimidade
1993/01/20
Concluído
Master in Dance Studies (Master)
Especialização em Performing Arts
Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Reino Unido
"Dance Discourse - An approach to the semiotics of dance" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2033 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2033 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983/02/11 - Atual Artes Perfomativas e Imagem em Movimento Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal
Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Filosofia
UID/FIL/00502/2019
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4041 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4041/2011
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal

Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 502 - 2011-2012
PEst-C/FIL/UI0502/2011
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. barros, né; CANNATÀ, Michele; CARNEIRO, Maria; CARREIRA, João; GUIMARÃES, José Luís; LOURO, Gonçalo; MAIA, Maria Helena; et al. "ARQUITETURA E TEATRO. Livro de Resumos, [Architecture and Theatre]". 2015.
  2. Moura, João Martinho; Marcos, Adérito; Barros, Né; Branco, Pedro. "NUVE : na senda da performance digital, [NUVE: on the path of digital performance]". 2012.
Artigo em revista
  1. barros, né. "Dança e Democracia [Dance and Democracy]". RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro 1 1 (2022): 65-75. https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/463.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Barros, Né; Barros,Né. "Dança e medialidade: para uma discussão ontológica e ética do corpo performativo, Dance and mediality: for an ontological and ethical discussion of the performative body]". (2017): https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2604.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2604
  3. Barros, Né. "Dance and mediality: for an ontological and ethical discussion of the performative body". (2017): https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2605.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2605
  4. Barros, Né. "Corpo problema: considerações sobre a forma e sua política nas artes performativas, [Body Problem: Considerations about form and its politics in performing arts]". (2014): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2014.0047.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2014.0047
  5. Moura, J.M.; Marcos, A.F.; Barros, N.; Branco, P.; Moura, João Martinho; Né Barros; Marcos, Adérito Fernandes; Branco, Pedro. "NUVE: In between the analog and virtual body". Proceedings of the 5th International Conference on Tangible Embedded and Embodied Interaction, TEI'11 (2011): 409-410. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79952341508&partnerID=MN8TOARS.
    10.1145/1935701.1935804
Capítulo de livro
  1. João Martinho Moura; Né Barros; Paulo Ferreira-Lopes. "Embodiment in Virtual Reality Performance". 3-20. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73426-8_1
  2. Pires, Helena; Moura, João Martinho; Barros, Né; Ferreira-Lopes, Paulo. "Braga, snapshots in virtual reality: do sentir ao pensar, [Braga, snapshots in virtual reality: from feeling to thinking]". In RepositoriUM. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
  3. barros, né. "Performances e Filosofia - Elementos para uma discussão das artes performativas na contemporaneidade, [Performances and Philosophy - Elements for a discussion on performing arts in the contemporary]". In Estética, Politica, Artes. Porto, 2019.
    No prelo
  4. barros, né. "Body and Discourse: Incalculable Choreographies". In Intensified Bodies, 83-111. Reino Unido: Peter Lang Ltd.International Academic Publishers, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. barros, né. Unframing Archives. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da UP. 2018.
    Publicado • Editor
  2. barros, né. Deslocações da Intimidade, [Intimacy Displacements]. Porto, Portugal: Balleteatro. 2015.
    Publicado • Editor
  3. barros, né. Artes Performativas: Novos Discursos, [Performing Arts: New Discourses]. Porto, Portugal: CEAA,ESAP. 2013.
    Publicado • Editor
  4. barros, né. Das Imagens Familiares, [On the Familiar Images]. Porto, Portugal: Balleteatro. 2013.
    Publicado • Editor
  5. barros, manuela; Perniola, Mario; Bragança de Miranda, José; Macrì, Teresa; Ilardi, Massimo. Autor correspondente: Ilardi, Massimo. Metamorfoses do Sentir, [Metamorphoses of Feeling]. Porto, Portugal: Balleteatro. 1998.
    Publicado • Editor
Livro
  1. barros, né. Performances e Pós-fenomenologia - Apropriações e Contacto, [Performances and Post-Phenomenology - Appropriation and Contact]. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da UP. 2019.
    Publicado
  2. barros, né. Performances no Contemporãneo, [Performances in the Contemporary]. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da UP. 2018.
    Publicado • Editor
  3. barros, né. Da Materialidade na Dança, [On the Materiality of Dance]. Porto, Portugal: CEAA/ESAP. 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Moura, João Martinho. "A dança como performance digital: o projecto NUVE, [Dance as digital performance: NUVE the project]". Mestrado, 2012. https://hdl.handle.net/1822/27422.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/11 Estimular A Criatividade Na Adolescência: Character, Um Projeto Artístico Que Cruza Dança E Tecnologia Digital, Stimulate Creativity In Adolescence: Character, An Artistic Project That Crosses Dance And Digital Technology]
Arguente principal
Raquel Rua Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/09 Uma perspectiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança, [A perspective on teaching choreographic composition with 8th grade students at Ginasiano Escola de Dança]
Arguente principal
Sara Manuela de Araújo Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020/09 A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma 7º e 8º ano do curso básico da Escola da Companhia de Dança de Almada, [The exploration of the concept of presence on stage in the context of contemporary dance technique with the 7th and 8th year class of the basic course at Escola da Companhia de Dança de Almada]
Arguente principal
Bruno Jorge Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/11/18 Dança Contemporânea, Criação e Pensamento: perspectivas das práticas corporais de Julyan Hamilton, Vera Mantero e Keith A. Thompson, [Contemporary Dance, Creation and Thought: perspectives of body practices by Julyan Hamilton, Vera Mantero e Keith A. Thompson]
Arguente principal
Maira Simões Claudino dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019/11 Contributos da dança na formação corporal do ator: linhas orientadoras de intervenção, [Contributions of dance in the actor's body formation: guidelines for intervention]
Arguente principal
Deborah Kramer Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 O Ensino-Aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português, [The Teaching-Learning of Contemporary Dance Technique in Portuguese Artistic Education]
Arguente principal
João Carlos Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/10 Composição Visual Cénica
Arguente principal
Silvana Ivaldi (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Uma Prática profissional de intervenç~\ao em dança no âmbito da coreografia: Pensamentos da Criação e seu reflexo artístico, [A professional dance intervention practice within the scope of choreography: Thoughts of Creation and their artistic reflection]
Arguente
Amélia Bentes (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro, RHINOCERVS - Cinema, Dance, Music, Theatre] IPL