???global.info.a_carregar???
Isabel Maria Machado Abranches de Soveral. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Música em 1994 pelo(a) State University of New York e Doktor (PhD) em Música em 1994 pelo(a) State University of New York, Stony Brook. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro. Possui 1 livro(s). Organizou 2 evento(s). Participou em 1 evento(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 10 prémio(s) e/ou homenagens. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Interpretação musical; Música electroacústica; Linguagem musical; Interacção - Gestos; Educação musical; Música tradicional: Portugal; Música instrumental; Música; Análise e Técnicas de Composição; Análise pela comparação; Música de compositores portugueses; Ensino de música; Música coral - Crianças; Práticas educativas; Significação (psicologia); Teoria da música; Escalas musicais; Material didático coral; Aprendizagem por significação; Requiem para um gato; Formação Musical; Escalas e Modos; Composição musical; Webern, Anton von, 1883-1945 - Análise musical; Música - Teses de mestrado; Língua portuguesa - Oralidade; Fonética; Língua portuguesa europeia; Semântica; Prosódia; Composição; Timbre; Música vocal; Ritmos; Harmonia (Música); Processos criativos; Análise musical; Timbre (música); Tecnologia musical; Circo - Espectáculos; Expressão artística; Criatividade; Criação artística; Artes performativas; Multimédia; Circus Float; música eletroacústica; arte circense; espetáculo multimédia; arte performática; processo criativo; análise musical; Identidade musical; Sons; Acústica; Tempo - Música; Tempo; Tempo musical; Identidade sonora; Sonoridade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Machado Abranches de Soveral

Nomes de citação

  • Soveral, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
B310-9FF5-DE75
ORCID iD
0000-0002-3218-5308
Formação
Grau Classificação
1993 - 1994
Concluído
Música (Doktor (PhD))
Especialização em Composição
State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos
"Morphosis Cycle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994
Concluído
Doutoramento em Música (Doutoramento)
State University of New York, Estados Unidos
"Desenvolvimento progressivo da densidade estrutural na obra de Daria Semegen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1990 Assistente (Docente Universitário) State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994 - 1995 Professora do Curso de Teoria e Composição Escola profissional dos Arcos, Portugal
Produções

Publicações

Livro
  1. Santana, Helena; Soveral, Isabel; Ferreira, Diana. EAW2015: a tecnologia ao serviço da criação musical: actas. UA Editora. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Costa, Luís Filipe Neto da. "Análises simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24438.
  2. Postiga, José Luís Fangueiro. "Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22452.
  3. Araújo, Rafael Filipe Moreira. "Requiem para um gato : material didático coral para crianças". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14562.
  4. Gomes, Tiago Rafael Lestre. "Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15324.
  5. Figueiredo, Daniel Osvaldo da Fonseca. ""Retratos" de Ancede num processo criativo musical". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12694.
  6. Rocha, Ticiano Albuquerque de Carvalho. "Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13748.
  7. Fernandes, Manuel Maio Graça. "Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9813.
  8. Bachratá, Petra. "Gesture interaction in music for instruments and electroacoustic sounds". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3547.
  9. Gonçalves, Miguel Barata. "O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/8973.
  10. Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos. "Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1128.
  11. Pinto, Lino Fernandes. "Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10773/15247.
  12. Rosa, António Chagas. "Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10773/8931.
  13. Sousa, José Carlos Almeida de. "O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música electroacústica". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10773/1168.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Composições musicais com uma escala dourada de 34 tons
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Material didático coral para crianças: Requiem para um gato
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 "Retratos" de Ancede num Processo Criativo Musical
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Identidades Sonoras na Construção de um Discurso Orientado por Temporalidades
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2006 Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electoacústicos
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/11/13 - 2017/11/17 Coordenadora da programação do Congresso Internacional EAW 2017a edição do congresso Internacional EAW 2017 teve como missão estabelecer pontes entre a Criação de Música, Design & Paisagens Sonoras e Novas Mídias, incidindo sobre a relação entre som e imagem, duas linguagens tão diferentes e complementares dentro das formas de arte multimédia. As ferramentas tecnológicas que podem melhorar essa relação, bem como as perspectivas de diálogo foram o foco principal proposto pelo congresso. (2017/11/13 - 2017/11/17)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/09/17 - 2015/09/20 A plataforma EAW - ElectroAcousticWinds foi criada em 2014 pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica e a sua actividade tem se centrado na área do som/música. O seu objetivo principal visa incentivar e divulgar a investigação ligada à utilização de meios tecnológicos. Tendo sido sempre do interesse da direção desenvolver projetos de investigação e produção artística abrangentes envolvendo a associação do som com a imagem nas suas várias vertentes, surgiu em 2015 a primeira edição bi-anual do Congresso Internacional que cumpre esse perf (2015/09/17 - 2015/09/20)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Participação da pesquisa ‘Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas’ no âmbito da obtenção do grau de Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Campinas, Brasil. O projeto incluiu uma entrevista e o recurso a instrumentos de avaliação – a Escala de Estilos de Pensar e Criar, a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas e a Análise de Produção Criativa
Outro
Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Orientador
FRANCO, Julio Emilio Marco (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 Estudo prévio para a Performance de The médium de Sir Peter Maxwell Davies
Presidente do júri
VALENTE, Joana de Abreu Freire Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/07/27 Na demanda de um ethos musical
Arguente principal
NASCIMENTO, João. (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 A gravação em Vídeo como Ferramenta no Ensino do Saxofone no Ensino Básico
Presidente do júri
DUARTE, Andreia Sofia Garcia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Histórias Musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
Presidente do júri
SOARES, Jenniffer Alexandra Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Estudos em Prosódia aplicados à obra para Coro Falado: uma abordagem analítico-composicional
Presidente do júri
PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Análises Simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
Orientador
COSTA, Luís Filipe Neto da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017/07 Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal: A ornamentação na música de Boulez, Berio e Bochmann
Arguente principal
MARTINS, Djalma Farias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
POSTIGA, José Luís Fangueiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Praticas globais na construção de novas linguagens musicais: o estudo de caso Quarteto Novo
Presidente do júri
LIRA, Breno da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Composição musical no ensino secundário: um novo paradigma
Orientador
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
2016 A aplicação de Música Popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Presidente do júri
MAGALHÃES, Gabriela Dantas de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino básico
Presidente do júri
SOUSA, Jorge Miguel Vidal de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Presidente do júri
COSTA, Joana Patrícia Oliveira da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Implementação em DSP de um descodificador perceptual de áudio
Presidente do júri
GOMES, Vítor Manuel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Dificuldades e estratégias de superação do músico com baixa visão
Presidente do júri
BARROS, Paulo Ricardo Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/06/30 A INTERDISCIPLINARIDADE: da criação ao ensino da obra musical contemporânea
Arguente principal
SANTOS, Sandra Cristina da Costa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia
Orientador
GOMES, Tiago Rafael Lestre (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 As obras para violino de César Guerra-Peixe: uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
Presidente do júri
PETRUS, Ana Carolina da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Adaptação de exercícios de trompete, trombone e tubo para eufónio
Presidente do júri
ANTÃO, Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Requiem para um gato: material didático coral para crianças
Orientador
ARAÚJO, Rafael Filipe Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014/09/12 O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua influência na Música Escrita para Acordeão – Análise interpretativa de Seis obras Contemporâneas
Arguente principal
PESCADA, Gonçalo André Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades
Orientador
ROCHA, Ticiano Albuquerque de Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 “Retratos” de Ancede num processo criativo musical
Orientador
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 Música do século XXI no ensino secundário do fagote
Presidente do júri
SANTOS, André Filipe Andrade dos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013/01/20 Ansiedade – Músicos Performance – Silencio na Música contemporânea
Vogal
SILVA, José Fernando Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann
Presidente do júri
LOPES, João Daniel Quinteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 O gesto na performance em percussão
Vogal
CHAIB, Fernando Martins de Castro, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 Improvisación de uma herramienta metodológica em la enseñanza del saxofón
Presidente do júri
CASTRO, Agustin (Mestrado)
2012 Inovações Camarísticas: O trio de Saxofone Alto, Violino e Piano
Presidente do júri
CARDOSO, Filipa Soraia Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011 Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico
Vogal
RODRIGUES, Pedro João Agostinho Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011 A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
Presidente do júri
MOREIRA, Jorge Miguel Figueiredo Sarabando (Mestrado)
2011 Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Orientador
FERNANDES, Manuel Maio Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010 Interação gestual na música para instrumentos e sons eletracústicos co-orientadora
Orientador
BACHRATÀ, Petra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010 A obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes Graça
Presidente do júri
PEREIRA, Marco Joaquim Tavares Alves, (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007 Integração da Realidade Virtual no Desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo
Arguente principal
VALBOM, Leonel (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2
Orientador
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2006 Música, Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho
Vogal
TEIXEIRA, Cristina Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg
Orientador
ROSA, Antonio Chagas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2005 Recursos, ideias, comcepção e realização material no alvorecer da música eletrónic – o poema electronique de Edgar Varèse
Orientador
BENTO, Pedro Manuel Branco dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2005 Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern
Orientador
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2004 Evolução da linguagem musical e especificidades das Técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho
Arguente principal
ZOULDIKINE, Evgueni (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2004 O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música eletroacústica
Orientador
SOUSA, José Carlos Almeida de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2003 De que Modo pode a Análise Musical informar a Interpretação
Orientador
TAVARES, Isabel Fernanda Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2002 Joly Braga Santos (1924-1988): Estudos analíticos e estilísticos a partir das principais obras instrumentais
Arguente principal
SIMÕES, Anabela de Sousa Bravo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/01/15 - Atual Música Erudita Dia Mundial do Compositor
2015 - 2015 Entrevista EAW 2015
2008 - 2008 Entrevista
2004 - 2004 Entrevista no programa Poética Musical
2002 - 2002 Entrevista Mulheres Compositoras Portuguesas

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/01/08 - 2018/01/08 (Individualidade de público e reconhecido mérito) https://www.esmae.ipp.pt/noticias/provas-de-titulo-de-especialista PENA, Luís Miguel Antunes, área da Música, ESMAE Arguente Principal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2017 Membro do júri do concurso «Prémio Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro» Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Membro do júri do Concurso de Composição do 32º Festival Internacional da Póvoa de Varzim. Festival Internacional Póvoa do Varzim, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from September 2017
2011 composer highlighted in " Em Foco" online magazine, newsletter from December 2011
2010 Quoted in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2010 Composer focused on Television program "Câmara Clara - Contemporary Erudite Music" , Paula Moura Pinheiro
Research to Practice, Estados Unidos
2004 Quoted in The New Grove Dictionary of Music and Musicians
2004 composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from January 2004
2002 Anamorphoses III: work selected to represent Portugal at the "The 2002 ISCM-ACL World Music Days"
1999 Anamorphoses III and Electronic music 1: works selected to join the list of works studied in the postgraduate studies of music
Stony Brook University, Estados Unidos
1997 Contornos I: work awarded in the competition "Exposisom."
1988 Contornos II: Work selected to represent Portugal at the "The 1988 ISCM-ACL World Music Days",