Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Maria Machado Abranches de Soveral
Nomes de citação
- Soveral, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B310-9FF5-DE75
- ORCID iD
- 0000-0002-3218-5308
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/01 - 2018/12
Concluído
|
Doutoramento em Música (Título de Agregado)
Especialização em Música
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
1995
Concluído
|
Música e Artes do Espectáculo (Doutoramento)
Especialização em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Morphosis Cycle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993 - 1994
Concluído
|
Música (Doktor (PhD))
Especialização em Composição
State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos
"Morphosis Cycle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1994
Concluído
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
State University of New York, Estados Unidos
"Desenvolvimento progressivo da densidade estrutural na obra de Daria Semegen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2023 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/12 - 2021 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988 - 1990 | Assistente (Docente Universitário) | State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994 - 1995 | Professora do Curso de Teoria e Composição | Escola profissional dos Arcos, Portugal |
Produções
Publicações
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Composições musicais com uma escala dourada de 34 tons
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | Material didático coral para crianças: Requiem para um gato
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | "Retratos" de Ancede num Processo Criativo Musical
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Identidades Sonoras na Construção de um Discurso Orientado por Temporalidades
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2006 | Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electoacústicos
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/11/13 - 2017/11/17 | Coordenadora da programação do Congresso Internacional EAW
2017a edição do congresso Internacional EAW 2017 teve como missão estabelecer pontes entre a Criação de Música, Design & Paisagens
Sonoras e Novas Mídias, incidindo sobre a relação entre som e imagem, duas linguagens tão diferentes e complementares dentro
das formas de arte multimédia. As ferramentas tecnológicas que podem melhorar essa relação, bem como as perspectivas de diálogo
foram o foco principal proposto pelo congresso. (2017/11/13 - 2017/11/17)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015/09/17 - 2015/09/20 | A plataforma EAW - ElectroAcousticWinds foi criada em 2014 pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica e a sua actividade
tem se centrado na área do som/música.
O seu objetivo principal visa incentivar e divulgar a investigação ligada à utilização de meios tecnológicos.
Tendo sido sempre do interesse da direção desenvolver projetos de investigação e produção artística abrangentes envolvendo
a associação do som com a imagem nas suas várias vertentes, surgiu em 2015 a primeira edição bi-anual do Congresso Internacional
que cumpre esse perf (2015/09/17 - 2015/09/20)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | Participação da pesquisa ‘Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas’ no âmbito da obtenção do grau de Doutor
em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Campinas, Brasil. O projeto incluiu uma entrevista e o recurso a instrumentos
de avaliação – a Escala de Estilos de Pensar e Criar, a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas e a Análise de Produção
Criativa
Outro
|
Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Orientador
|
FRANCO, Julio Emilio Marco (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | Estudo prévio para a Performance de The médium de Sir Peter Maxwell Davies
Presidente do júri
|
VALENTE, Joana de Abreu Freire Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/07/27 | Na demanda de um ethos musical
Arguente principal
|
NASCIMENTO, João. (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | A gravação em Vídeo como Ferramenta no Ensino do Saxofone no Ensino Básico
Presidente do júri
|
DUARTE, Andreia Sofia Garcia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Histórias Musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
Presidente do júri
|
SOARES, Jenniffer Alexandra Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Estudos em Prosódia aplicados à obra para Coro Falado: uma abordagem analítico-composicional
Presidente do júri
|
PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Análises Simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
Orientador
|
COSTA, Luís Filipe Neto da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/07 | Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal: A ornamentação na música de Boulez, Berio e Bochmann
Arguente principal
|
MARTINS, Djalma Farias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
|
POSTIGA, José Luís Fangueiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Praticas globais na construção de novas linguagens musicais: o estudo de caso Quarteto Novo
Presidente do júri
|
LIRA, Breno da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Composição musical no ensino secundário: um novo paradigma
Orientador
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado) |
2016 | A aplicação de Música Popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Presidente do júri
|
MAGALHÃES, Gabriela Dantas de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino
básico
Presidente do júri
|
SOUSA, Jorge Miguel Vidal de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Presidente do júri
|
COSTA, Joana Patrícia Oliveira da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Implementação em DSP de um descodificador perceptual de áudio
Presidente do júri
|
GOMES, Vítor Manuel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Dificuldades e estratégias de superação do músico com baixa visão
Presidente do júri
|
BARROS, Paulo Ricardo Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015/06/30 | A INTERDISCIPLINARIDADE: da criação ao ensino da obra musical contemporânea
Arguente principal
|
SANTOS, Sandra Cristina da Costa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia
Orientador
|
GOMES, Tiago Rafael Lestre (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | As obras para violino de César Guerra-Peixe: uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
Presidente do júri
|
PETRUS, Ana Carolina da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Adaptação de exercícios de trompete, trombone e tubo para eufónio
Presidente do júri
|
ANTÃO, Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Requiem para um gato: material didático coral para crianças
Orientador
|
ARAÚJO, Rafael Filipe Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014/09/12 | O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua influência na Música Escrita para Acordeão – Análise interpretativa de Seis
obras Contemporâneas
Arguente principal
|
PESCADA, Gonçalo André Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades
Orientador
|
ROCHA, Ticiano Albuquerque de Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | “Retratos” de Ancede num processo criativo musical
Orientador
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Música do século XXI no ensino secundário do fagote
Presidente do júri
|
SANTOS, André Filipe Andrade dos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013/01/20 | Ansiedade – Músicos Performance – Silencio na Música contemporânea
Vogal
|
SILVA, José Fernando Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann
Presidente do júri
|
LOPES, João Daniel Quinteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | O gesto na performance em percussão
Vogal
|
CHAIB, Fernando Martins de Castro, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | Improvisación de uma herramienta metodológica em la enseñanza del saxofón
Presidente do júri
|
CASTRO, Agustin (Mestrado) |
2012 | Inovações Camarísticas: O trio de Saxofone Alto, Violino e Piano
Presidente do júri
|
CARDOSO, Filipa Soraia Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico
Vogal
|
RODRIGUES, Pedro João Agostinho Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
Presidente do júri
|
MOREIRA, Jorge Miguel Figueiredo Sarabando (Mestrado) |
2011 | Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Orientador
|
FERNANDES, Manuel Maio Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | Interação gestual na música para instrumentos e sons eletracústicos
co-orientadora
Orientador
|
BACHRATÀ, Petra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | A obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes Graça
Presidente do júri
|
PEREIRA, Marco Joaquim Tavares Alves, (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 | Integração da Realidade Virtual no Desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo
Arguente principal
|
VALBOM, Leonel (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2
Orientador
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2006 | Música, Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho
Vogal
|
TEIXEIRA, Cristina Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 | Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George
e Arnold Schönberg
Orientador
|
ROSA, Antonio Chagas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Recursos, ideias, comcepção e realização material no alvorecer da música eletrónic – o poema electronique de Edgar Varèse
Orientador
|
BENTO, Pedro Manuel Branco dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern
Orientador
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | Evolução da linguagem musical e especificidades das Técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho
Arguente principal
|
ZOULDIKINE, Evgueni (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música eletroacústica
Orientador
|
SOUSA, José Carlos Almeida de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2003 | De que Modo pode a Análise Musical informar a Interpretação
Orientador
|
TAVARES, Isabel Fernanda Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2002 | Joly Braga Santos (1924-1988): Estudos analíticos e estilísticos a partir das principais obras instrumentais
Arguente principal
|
SIMÕES, Anabela de Sousa Bravo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/01/15 - Atual | Música Erudita | Dia Mundial do Compositor |
2015 - 2015 | Entrevista | EAW 2015 |
2008 - 2008 | Entrevista | |
2004 - 2004 | Entrevista no programa Poética Musical | |
2002 - 2002 | Entrevista | Mulheres Compositoras Portuguesas |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/01/08 - 2018/01/08 | (Individualidade de público e reconhecido mérito) https://www.esmae.ipp.pt/noticias/provas-de-titulo-de-especialista PENA, Luís Miguel Antunes, área da Música, ESMAE Arguente Principal | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2017 | Membro do júri do concurso «Prémio Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro» | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2010 | Membro do júri do Concurso de Composição do 32º Festival Internacional da Póvoa de Varzim. | Festival Internacional Póvoa do Varzim, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2017 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from September 2017 |
2011 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine, newsletter from December 2011 |
2010 | Quoted in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2010 | Composer focused on Television program "Câmara Clara - Contemporary Erudite Music" , Paula Moura Pinheiro
Research to Practice, Estados Unidos
|
2004 | Quoted in The New Grove Dictionary of Music and Musicians |
2004 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from January 2004 |
2002 | Anamorphoses III: work selected to represent Portugal at the "The 2002 ISCM-ACL World Music Days" |
1999 | Anamorphoses III and Electronic music 1: works selected to join the list of works studied in the postgraduate studies of music
Stony Brook University, Estados Unidos
|
1997 | Contornos I: work awarded in the competition "Exposisom." |
1988 | Contornos II: Work selected to represent Portugal at the "The 1988 ISCM-ACL World Music Days", |