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Hélia Gonçalves Pinto, doutorada em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Iniciou a sua atividade profissonal em 1991, tendo lecionado 9 anos no Ensino Básico e os seguintes, até à data, no Ensino Superior Politécnico e na Formação de Professores em Serviço. Coordena o pólo do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) do Politécnico de Leiria e o Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM). Investigadora integrada do CI&DEI, tem interesse nas áreas de Investigação em Educação Matemática e Formação de Professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélia Gonçalves Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Hélia

Identificadores de autor

Ciência ID
B211-F250-98AF
ORCID iD
0000-0002-7891-2523

Endereços de correio eletrónico

  • helia.pinto@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 244829400 (Profissional)

Moradas

  • Rª Dr. João Soares - Porto Moniz, 2400-448, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Doutoramento no ramo de Educação na especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2011 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - 2011 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

2016 - Atual Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2007/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
Provided by PTCRIS: 82189
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2006/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
Provided by PTCRIS: 59680
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria Odília; Gillain Muñoz, Romain. "VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2018.
    https://doi.org/10.25766/scg0-m237
  2. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Raínho, Nuno; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  3. Alves, Dina; Pinto, Hélia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília; Gillain, Romain. "Atas da VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação". 2017.
  4. Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria Odília; Gillain, Romain. "Atas da VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação". 2017.
  5. Galego, Carla, org.; Teodoro, António, org.; Ricardo, Maria Manuel Calvet, org.. "04 - A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  6. Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; et al. "Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores: descrição de um projeto". 2012.
Artigo em revista
  1. Pinto, Hélia. "Pre-service elementary school teachers’ ideas about fractions". Quaderni di Ricerca in Didattica/Mathematics 27 2 (2017): 257-260. http://hdl.handle.net/1822/52518.
    Acesso aberto • Publicado
Livro
  1. Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/st5t-v230
  2. Dina Tavares; Hélia Pinto; Menino; Maria Isabel Rocha; marina rodrigues; Nuno Rainho; Rita Cadima; et al. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    10.25766/x4mm-sm42
  3. Abreu, Maria Odília; Alves, Dina Catarina Duarte; Dias, Isabel Simões; Gillain, Romain; Pinto, Hélia Gonçalves. Atas da VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2018.
  4. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Alves, Dina Catarina Duarte; Gillain Muñoz, Romain; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2017.
    https://doi.org/10.25766/9md4-7a17
  5. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain; Alves, Dina Catarina Duarte; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2016.
    https://doi.org/10.25766/910e-pr47
  6. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain. IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2015.
    https://doi.org/10.25766/dbmv-k777
  7. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain. III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2014.
    https://doi.org/10.25766/sa30-bs69
  8. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves. II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2013.
    https://doi.org/10.25766/9vbc-3259
  9. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves. I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2012.
    https://doi.org/10.25766/50bv-3g86
Tese / Dissertação
  1. Pires, Cláudia Marisa Vilela. "Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4003.
  2. Machado, Vanessa. "Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4267.
  3. Correia, Susana Daniela Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3406.
  4. Rebelo, Joana Rita Gomes Henriques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3715.
  5. Pinto, Inês Ferreira Lourenço. "How can store atmosphere be applied in Sonasol brand?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15765.
  6. Freitas, Carina Letícia Ferreira. "Peculiaridades de uma viagem inédita: ser professora. As tarefas de partilha equitativa na compreensão significativa do conceito de fração no 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3001.
  7. Santos, Cândida Manuela Terceiro. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2677.
  8. Simões, Andreia Reis Henriques Silva. "Desafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1917.
  9. Batalha, Sara Alexandra da Silva. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB. Conceções dos alunos de 1.º e 2.º CEB sobre o papel do professor". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2368.
  10. Silva, Gil Duarte. "Professor, alunos, mais do que uma relação pedagógica". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2049.
  11. Padeiro, Ana Maria da Costa. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica O professor e o desenvolvimento da Comunicação Matemática de uma turma do 5.ºano. Investigação sobre a própria prática.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1879.
  12. André, Ana Rita Lopes. "Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. As ideias dos alunos do 3.ºano de escolaridade sobre Seres Vivos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2374.
  13. Carreira, Helena Isabel Caçador da Costa Dantas. "Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1730.
  14. Sousa, Anabela Santos Carvalho de. "O Ensino e a aprendizagem das frações no 2º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1610.
  15. Vieira, Ana Teresa Benjamim Ribeiro. "A Aprendizagem da multiplicação num contexto de Ensino Exploratório". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1583.
  16. Barradas, Magna Damiana Ramos Santos. "Efeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1798.
  17. Rodrigues, Ana Daniela dos Santos. "Refletindo sobre a Prática Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O professor reflexivo e o trabalho cooperativo no 1.º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1852.
  18. Martins, José Carlos de Melo Pinto. "Ferramentas de marketing digital no setor hoteleiro em portugal: influência ou confluência". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/10161.
  19. Sequeira, Ana Rita Fernandes Tavares. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Conceções de poesia e produções poéticas dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/2037.
  20. Santos, Carla Sofia Moura. "Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico : a escrita criativa como motivação para escrever". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1822.
  21. Antonio Gonçalves Filho. "Efeitos do extrato de Chenopodium ambrosioides L. na cistite induzida pela ciclofosfamida". Doutoramento, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6758.
  22. Pinto, Hélia, 1966-. "O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4516.

Outros

Outra produção
  1. Dina Duarte; Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain; Maria Odília Abreu. 2019. VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
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  2. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes. 2018. O conhecimento matema´tico de futuros professores no ini´cio da sua formac¸a~o: o caso da organizac¸a~o e tratamento de dados. Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matema´tico dos estudantes da Licenciatura em Educac¸a~o Ba´sica da Escola Superior de Educac¸a~o e Cie^ncias Sociais (ESECS) do Instituto Polite´cnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matema´ticos, nomeadamente nu´meros e operac¸o~es, geometria e medida, organizac¸a~o e tratament. http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
  3. Pinto, Hélia. 2018. VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
    10.25766/scg0-m237
  4. Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, José. 2018. Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping review. Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clí. http://hdl.handle.net/10400.15/2468.
  5. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Tavares, Fernanda; Pinto, Hélia. 2017. Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Em 2017, realiza-se em Viseu, pela terceira vez, o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), dinamizado pelo Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM). Estes seminários aconteceram em 1992 e em 2002. Em 1992 realizou-se na Escola Superior de Educação de Viseu o III SIEM. Foi neste seminário que surgiu, de forma mais visível, o Grupo de. http://hdl.handle.net/10400.19/4557.
  6. Mamede, Ema; Pinto, Hélia. 2017. Pre-service elementary school teachers’ ideas about fractions. This paper focuses on a study carried out to analyse pre-service Primary school teachers’ knowledge about fractions. It addresses three questions: 1) What ideas do Pre-service Primary School teachers have about fractions? 2) How do these teachers understand ordering and equivalence of fractions? And 3) How these teachers understand the representation of fractions? A survey was carried out with 86. http://hdl.handle.net/1822/52518.
  7. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Dina Catarina Duarte Alves; Romain Gillain; Maria Odília Abreu. 2017. VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
    10.25766/9md4-7a17
  8. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain; Dina Catarina Duarte Alves; Maria Odília Abreu. 2016. V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
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  9. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain. 2015. IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
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  10. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain. 2014. III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
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  11. Pinto, Hélia; Ribeiro, C. Miguel. 2013. Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional. Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/29.
  12. Rita Cadima; Menino; Isabel Simões Dias; Hélia Pinto. 2013. II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
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  13. Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Henriques, Ana; Silvestre, Ana; Nunes, Cláudia. 2012. Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática. O Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na área da matemática, ao aluno é proposta a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade originando uma escala de 6 níveis de proficiência. Com base nos dados do questionário dos aluno. http://hdl.handle.net/10174/7102.
  14. Rita Cadima; Isabel Pereira; Menino; Isabel Simões Dias; Hélia Pinto. 2012. I Conferência Internacional "Investigação, práticas e contextos em educação".
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  15. Nunes, Cláudia; Henriques, Ana; Caseiro, Ana; Silvestre, Ana; Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Ponte, João Pedro. 2011. O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados. http://hdl.handle.net/10174/4825.
  16. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. 2008. Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da M. http://hdl.handle.net/10451/4075.
  17. Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. 2008. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da forma. http://hdl.handle.net/10400.19/1162.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Peculiaridades de uma viagem inédita: ser professora. As tarefas de partilha equitativa na compreensão significativa do conceito de fração no 3.º ano de escolaridade. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º ano Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica :O professor e o desenvolvimento da Comunicação Matemática de uma turma do 5.ºano. Investigação sobre a própria prática. Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Desafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4º ano de escolaridade Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Professor, alunos, mais do que uma relação pedagógica Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB. Conceções dos alunos de 1.º e 2.º CEB sobre o papel do professor Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. As ideias dos alunos do 3.ºano de escolaridade sobre Seres Vivos Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A Aprendizagem da multiplicação num contexto de ensino exploratório Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O Ensino e a aprendizagem das frações no 2º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola. Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Efeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O professor reflexivo e o trabalho cooperativo no 1.º CEB Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico : a escrita criativa como motivação para escrever Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Conceções de poesia e produções poéticas dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Distinções

Outra distinção

2000 Order of Merit