Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos
Nomes de citação
- Santos, Elvira
- Elvira Lázaro Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B110-2EEF-F3CF
- ORCID iD
- 0000-0001-9669-7962
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/ (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/11 - 2020/12/20
Concluído
|
EDUCAÇÃO (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa, Portugal
"Práticas avaliativas e a Regulação do Ensino: Um estudo no 2.º ciclo com recurso à tecnologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor por unanimidade |
1994 - 1998
Concluído
|
Informática e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O computador e o Professor: As Culturas Profissionais dos Professores na Sala de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1975 - 1980
Concluído
|
Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
2017 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
2011/09/01 - 2014/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1979/09 - 2023/02/28 | Professora de Matemática do Quadro de Nomeação Definitiva | Escola Básica 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/09/01 - 2020/07/22 | Regular o ensino com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem
SFRH/BD/117144/2016
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/10 - 2011/08 | Projeto SPICE
Representante de Matemática
Investigador
Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, Portugal
|
Concluído
|
2006/10 - 2011/08 | Comissão Nacional do Plano da Matemática
Elemento da Comissão
Desenvolvimento técnico
Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, Portugal
|
Concluído
|
1997/09 - 2002/08 | Projeto NONIO-SEC.XXI
coordenadora
Desenvolvimento técnico
Escola Básica 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Portugal
|
Concluído
|
1989/09 - 1994/08 | Projeto MINERVA
Coordenadora da equipa escolar
Desenvolvimento técnico
Escola Preparatória de Álvaro Velho - Lavradio, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | VALORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE POTENCIAIS PROFESSORES À ENTRADA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Porto, Portugal)
|
2024/07/08 | MATHEMATICS EDUCATION VALUES AMONG PORTUGUESE TEACHERS AND STUDENTS: SOME INSIGHTS ON THEIR ALIGNEMENT |
The 15 th International Congress on Mathematical Education (Sidney, Austrália)
|
2019/07 | Da razão unitária à constante de proporcionalidade: relato de uma experiência em sala de aula |
Associação de Professores de Matemática (Alte, Portugal)
|
2019 | Estratégias avaliativas reguladoras para a aprendizagem com tarefas que usam tecnologia: Que contributo para uma prática reguladora do ensino? |
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2018 | A pratica de professores do 2.º ciclo para envolver os alunos nas estratégias avaliativas reguladora, na sala de aula de Matemática, com tecnologia |
SPIEM (Coimbra, Portugal)
|
2018 | O papel do GeoGebra na regulação do ensino da área do Paralelogramo |
Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Práticas avaliativas reguladoras, Tecnologia e Regulação do ensino |
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Envolver os alunos através de práticas avaliativas reguladoras e tecnologia para regular o ensino | SIEM2017. APM
Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal)
|
2016 | Práticas avaliativas, Regulação da aprendizagem Matemática e Tecnologia Digital | VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação
Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O papel do(a) Educador(a) de Infância na mediação do trabalho com as famílias
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Trabalho em equipas pedagógicas: Conceções e Práticas
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Membro da Comissão Científica• EIEM2024 (2024 - 2024)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal |
2022/07/08 - 2022/07/10 | Membro da Comissão Científica SIEM2022-Seminário de Investigação e Educação Matemática (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022/07/07 - 2022/07/09 | Membro da Comissão Científica e Organizadora ProfMat2022- Encontro de professores de matemática da Associação de Professores
de Matemática (APM) (2022/07/07 - 2022/07/09)
Encontro
|
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017/11/11 - 2017/11/12 | Membro da Comissão Organizadora Encontro de Investigação em Educação Matemática-EIEM2017 (2017/11/11 - 2017/11/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal |
2014 - 2014 | Membro da Comissão Organizadora• EIEM2014 – Encontro de Investigação em Educação Matemática (2014 - 2014)
Encontro (Coorganizador)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2011 - 2011 | Co-Responsável pelo Boletim Informativo do ProfMat2011 (BIP) (2011 - 2011)
Encontro
|
Associação d eProfessores de Matemática, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Desenvolver o pensamento algébrico: tarefas e recursos
Conferência
|
O Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos do Ensino Básico
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolver o pensamento Algébrico: O papel da Tecnologia
Oficina (workshop)
|
O Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos do Ensino Básico
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2016 - 2016 | VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação
Outro
|
VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Práticas avaliativas e Regulação do Ensino da Matemática: Um estudo no 2.º ciclo com recurso à tecnologia
Outro
|
VI Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação. Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Um estudo sobre práticas reguladoras do Ensino da Matemática com recurso à Tecnologia no 2.º ciclo
Seminário
|
Seminário Internacional “Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Um estudo sobre práticas reguladoras do Ensino da Matemática com recurso à Tecnologia no 2.º ciclo
Outro
|
V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
EIEM2014
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação reguladora e tecnologias: um estudo sobre práticas avaliativas
Outro
|
IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Do pensamento numérico ao pensamento algébrico
Outro
|
Melhorar as aprendizagens, perspetivar práticas profissionais
ESE de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | Metas Curriculares e Exames Nacionais
Mesa-redonda
|
ProfMat2013
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | O pensamento algébrico: generalizando relações com a tecnologia
Oficina (workshop)
|
ViseuMat2012
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2011 - 2011 | Recursos Tecnológicos e trabalho colaborativo
Oficina (workshop)
|
I Encontro de Professores Acompanhantes |
2011 - 2011 | Generalizar, construir e representar relações: um caminho para o pensamento algébrico, com a tecnologia
Encontro
|
Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2011
Associação d eProfessores de Matemática, Portugal
|
2010 - 2010 | The Plan of Mathematics: A National Project to Support Mathematics Learning
Congresso
|
Congressos de International Group for the Psychology of Mathematics Education
Congressos de International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), Brasil
|
2009 - 2009 | O estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico
Oficina (workshop)
|
Planos de Matemática – práticas e vivências no Médio Tejo
Encontro de Professores Acompanhantes, Portugal
|
2009 - 2009 | Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar
Encontro
|
XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2009 - 2009 | Desenvolvimento do pensamento algébrico e as TIC
Seminário
|
Seminário arTICular09
Centro de Competências TIC da ESE de Setúbal, Portugal
|
2008 - 2008 | O estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico
Oficina (workshop)
|
Planos de Matemática – práticas e vivências no Médio Tejo
Encontro de Professores Acompanhantes, Portugal
|
2008 - 2008 | o estudo da Geometria no Novo Programa de Matemática do ensino Básico
Oficina (workshop)
|
Olhar o Ensino da Matemática – Articulação entre ciclos, um desafio
Encontro de Professores do Agrupamento Luísa Todi, Portugal
|
2008 - 2008 | Projectos: uma boa resposta aos problemas nas escolas?
Mesa-redonda
|
ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2000 - 2000 | Formação das TIC em Projecto
Encontro
|
Encontro “A Escola e a Sociedade da Informação III
Centro de competências Nónio Século XXI, Portugal
|
2000 - 2000 | O Computador na minha sala de aula.. Sim? Não?
Seminário
|
Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos- As TIC na Escola
Centro de competências Nónio- Séc. XXI da ESE de Setúbal, Portugal
|
1999 - 1999 | Modelos Matemáticos e Modelos Computacionais no Clube de Matemática
Oficina (workshop)
|
ProfMAt
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1999 - 1999 | O computador e o Professor
Encontro
|
1.º Encontro Nacional de Investigação e Formação - Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor
ESE de Lisboa, Portugal
|
1999 - 1999 | Currículos Alternativos nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Mesa-redonda
|
ProfMat99
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1999 - 1999 | Teachers and computers: Teacher ´s Cultures
Congresso
|
Conference of International Group for the Psychology of Mathematics Education |
1998 - 1998 | A relação entre os conhecimentos, a prática e as percepções dos professores e a utilização do computador na sala de aula
Seminário
|
IX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1998 - 1998 | O computador na sala de aula: Culturas profissionais dos professores de Matemática
Encontro
|
Encontro “Conhecer e Intervir com as TIC na Escola”. Centro de Competência Nónio – Séc. XXI
ESE de Setúbal, Portugal
|
1998 - 1998 | O computador na sala de aula: Culturas profissionais dos professores de Matemática
Simpósio
|
2.º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática
FCUL-Departamento de Matemática, Portugal
|
1994 - 1994 | O CABRI no estudo dos Lugares Geométricos
Encontro
|
Encontro MINERVA
ESE de Setúbal, Portugal
|
1993 - 1993 | O QUATTRO na exploração das Regularidades Numéricas (Potenciação e Radiciação)
Encontro
|
Encontro Minerva
ESE de Setúbal, Portugal
|
1991 - 1991 | O PFORM na abordagem intuitiva das simetrias, translações e rotações
Encontro
|
Encontro Minerva
ESE de Setúbal, Portugal
|
1991 - 1991 | A utilização do LOGO na construção da Geometria
Encontro
|
Encontro MINERVA.
ESE de Setúbal, Portugal
|
1991 - 1991 | A utilização do LOGO na construção da Geometria
Encontro
|
Projecto MINERVA.
ESE de Setúbal, Portugal
|
1990 - 1990 | O contributo do LOGO, para a extensão do conceito de ângulo
Encontro
|
1.º Encontro do Pólo da ESE de Setúbal
ESE de Setúbal, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES DO FEEDBACK ESCRITO
Arguente principal
|
Pedro Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11 - 2024/11 | Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | Escola do Cerco, Porto |
2022/11/19 - 2022/11/20 | Encontro de Investigação em Educação Matemática | Caparica |
2022/07/08 - 2022/07/08 | Seminário de Investigação em Educação Matemática. | Setúbal |
2019 - 2019 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019 (EIEM) | |
2019 - 2019 | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
2017 - 2017 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2017 (EIEM) | |
2017 - 2017 | XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | |
2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2023 - Atual | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
2019 - Atual | Educação e Matemática | Associação de Professores de Matemática |
2015/05/09 - 2016/07/09 | EdiMast – Experiences of teaching with Mathematics, Sciences and Techonology. |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Consultora Pedagógica do Manual Escolar MAT POWER 6 – Raiz Editora | |
2021 - 2022 | Consultora Pedagógica do Manual Escolar MAT POWER 5 – Raiz Editora. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Oficina da Matemática | Mestrado em Educação de Infância e 1º ciclo (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2022 - Atual | Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2015 - Atual | Didática da Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2011/09 - 2025/08 | Conceitos Fundamentais de Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2016 - 2023 | Resolução de Problemas em Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
2011 - 2023 | Geometria e Medida | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
2021 - 2021 | Álgebra | Educação Básica (Licenciatura) | ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
2014 - 2020 | Matemática-3ºciclo | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministério de Educação, Portugal |
2014/09 - 2017/08 | Matemática-3º ciclo | Ensino básico-3º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | Seminário de Investigação e de Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | Pedagogia e Prática Pedagógica | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | Didática da Educação de Infância II- Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | Supervisão de Estágio em Educação de Infância | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | As TIC em contexto Educativo | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09 - 2014/08 | Organização de Dados e Análise Estatística | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09 - 2014/08 | Estatística e Probabilidades | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Seminário de Investigação e de Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Didática da Educação de Infância II- Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Supervisão de Estágio em Educação de Infância | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1995/09 - 2011/08 | Matemática- 3º ciclo | Matemática - 3º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal |
1979/10 - 1994/08 | Matemática-2º ciclo | Ensino Básico-2º ciclo (Outros) | Ministério de Educação, Portugal |
1979/10 - 1983/09 | Ciências da Natureza-2º ciclo | (Outros) | Ministério de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/11 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
1996 - Atual | The Internacional Group for the Psychology of Mathematics Education | |
1986 - Atual | Associação de Professores de Matemática |