???global.info.a_carregar???
André Luiz Rauber é doutor em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas; mestre em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras; e licenciado em Letras-Língua e Literaturas Portuguesas, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem especialização em Ciências da Educação área Didática do Português, pelo Consórcio dos Institutos Politécnicos de Santarém, Leiria e Aveiro. Concluiu uma pós-graduação, em 2024, pela Universidade de Aveiro. Foi professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso e, atualmente, leciona, como Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém. É Investigador no Centro de Investigação em Qualidade de Vida e membro do ProTextos - Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Luiz Rauber
Data de nascimento
1975/03/31
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Rauber, André Luiz

Identificadores de autor

Ciência ID
AF1B-81E1-D25D
ORCID iD
0000-0002-4490-8008

Endereços de correio eletrónico

  • andre.rauber@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • andrerauber@hotmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2023/09/04 - 2024/06/03
Concluído
Linguagem e comunicação em crianças não-verbais. Um estudo exploratório (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação e Psicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/12/03 - 2021/07/26
Concluído
Especialização em Didática do Português (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Aprovado
2010 - 2014
Concluído
Filologia e Língua Portuguesa (Doctor)
Especialização em Linguística do Português
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção 'sendo que'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
2013/04/29 - 2013/05/24
Concluído
Curso de nível B1 | EF Cambridge English Level Test (Outros)
International Association of Language Centres, Reino Unido
2003 - 2005
Concluído
Letras e Linguística (Master Universitario)
Especialização em Linguística Funcional
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Letras, Brasil
"Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Conceito A
1999 - 2000
Concluído
Especialização Lato Sensu (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Conceito A
1994 - 1999
Concluído
Letras-Língua e Literaturas Portuguesas (Licence)
Especialização em Língua e Literaturas Portuguesas
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023/09/04 - 2024/03/03 Investigador visitante (Investigação) Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal
2012 - 2014 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/18 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Departamento de Línguas e Literaturas, Portugal
2006/06/02 - 2023/10 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2005 - 2006 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
2003 - 2004 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
1999 - 2000 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil
Escola Estadual Antonio Cristino Cortes, Brasil
1999 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brasil
1998 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brasil
Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - 2024 Membro da Equipa para a realização do Relatório de Pronúncia ao Relatório Preliminar da CAE relativo ao pedido de acreditação prévia de Novo Ciclo de Estudos Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2023 Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Membro do Colegiado do Curso de Ensino de Graduação em Letras Libras, do Instituto de Línguas Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2020 - 2020 Responsável pela elaboração de 5 Unidades Curriculares, no âmbito do processo de criação de uma Licenciatura e Mestrado em Educação Básica, em regime de B-learning Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2018 Representante do Instituto de Linguagens na Câmara de Extensão (CODEX) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2016 Membro suplente do Colegiado do Curso de Língua Portuguesa / Língua Espanhola, do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2016 Membro da Comissão Eleitoral e Apuradora para a escolha do cargo “Representante Docente do Instituto de Linguagens no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2016 Membro da Comissão de Elaboração do Regulamento do Laboratório de Línguas do Curso de Graduação em Letras do Instituto Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2016 Coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Membro suplente do Colegiado do Curso de Letras – Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009/03/02 - 2010/02/14 Coordenador de Ensino de Graduação em Letras: Habilitação Português e Inglês Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2010 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2006 - 2007 Coordenador da Prática e Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Letras/ICHS/CUR Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
1997 - 1997 Membro (discente) do Colegiado do Curso do Departamento de Lestras Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil
1996 - 1996 Membro (discente) da Comissão Eleitoral para o processo de consulta à comunidade universitária do ICLMA para escolha do Diretor Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/07 - 2013/06 Texto e gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções
BEX 5141/12-5
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ministério da Educação
Concluído
1996/08 - 1997/07 Análise Estilístico-Sociológica da Produção Literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke
1
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
1996/04/01 - 1996/07/31 Literatura Infanto-Juvenil produzida em Mato Grosso
1111
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2025 Projeto LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã, vinculado ao Projeto Reinvent’ART-E (EB1 António Torrado)
na
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Em curso
2015 - 2017 Cognição e gramática: estudo pancrônico de fenômenos linguísticos do português brasileiro com base em corpora
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/07/15 - 2017/04/15 [Projeto de extensão universitária] "Colóquios de Letras"
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Concluído
2015/04/14 - 2015/12/10 [Projeto de extensão à comunidade] “Leituras sem grades”
SIGProj n.°: 197177.955.8217.09032015
Investigador responsável
Concluído
2009 - 2010 Ensino-aprendizagem de português: subsídios teóricos e práticos para o estudo de gramática
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Concluído
2007 - 2009 A questão do gênero discursivo e sua validade como instanciador dos registros lingüísticos: um estudo a partir de um jornal escrito de MT
073/CAP/2007
Investigador responsável
Concluído
2006 - 2007 A produção textual no ensino fundamental e médio: indícios de práticas funcionais e discursivas?
11111
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rauber, André Luiz; Willms, Elni E.; Trevisan, Marlon Dantas ; Bertoldo, Sandra Regina Fransciscato ; Pessoa, Thais Cristina. "Leituras sem grades: Experiências estéticas e literárias em lugares interditos". Trabalho apresentado em Seminário Educação: Educação e seus sentidos no mundo digital, Cuiabá, 2015.
    Publicado
  2. Rauber, André Luiz. "Metáfora e gramaticalização: o foco em 'sendo que'". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, Belo Horizonte, 2015.
    Publicado
  3. Rauber, André Luiz; Teixeira, Madalena. "A variação semântico-funcional de 'sendo que' no português europeu entre os séculos XVI a XX". Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: Ultrapassando fronteiras, unindo culturas, Goiânia, 2013.
    Publicado
  4. Rauber, André Luiz; Defendi, L.. "A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP), Uberlândia, 2011.
    Publicado
  5. Rauber, André Luiz. "O gênero discursivo jornalístico e os usos lingüísticos: aproximações para um estudo de gramática". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional do GELCO – Linguagens: desafios contemporâneos, Cuiabá, 2008.
    Publicado
  6. Rauber, André Luiz. "Estágio de regência em Letras: discurso e prática na formação inicial do professor de português". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Estudos Literários e Lingüísticos (CIELL) - Identidades: considerações sobre a experiência, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Leosmar Aparecido; Cerqueira, Mirian Santos; Rauber, André Luiz. "Abordagens cognitivistas na aquisição da língua escrita: revisitando O mapa do pezinho". Signótica 33 (2022): https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936.
    Publicado • 10.5216/sig.v33.67936
  2. Rauber, André. "Usos e funções das construções com FATO/FACTO no português: O fato se gramaticaliza?". Caletroscópio 3 5 (2015): 33-60. https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/3606.
    Publicado
  3. Defendi, Cristina; Oliveira, Anna; Rauber, André Luiz; Santos, Elaine; Sartin, Elisangela; Ciocchi, Karina; Spaziani, Lídia; et al. "A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras". Interacções 7 19 (2011): 84-108. http://hdl.handle.net/10400.15/531.
    Publicado
  4. Rauber, André. "A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino". Guavira Letras 13 1 (2011): 165-179. http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/article/view/192.
    Publicado
  5. Rauber, André Luiz; Vicente, R.; Defendi, C. ; Sartin, E.; Spaziani, L. ; Lima-Hernandes, M. C.. "Discutindo nomes e abordagens didáticas: O caso do Ensino Médio". Domínios de Lingu@gem 5 1 (2011): 262-276. http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12420/8066.
    Publicado
  6. Rauber, André Luiz. "Gênero discursivo e gramática: um encontro previsto no enunciado concreto". Caminhos em Linguística Aplicada 5 1 (2011): 42-62. http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/index.
    Publicado
  7. Rauber, André Luiz; Defendi, Cristina Lopomo; Vicente, Renata Barbosa; Lima-Hernandes, Maria Célia. "Livro didático e ensino de gramática: para um estudo reflexivo das classes de palavras". Polifonia 21 1 (2010): 47-62. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3.
    Publicado
  8. Rauber, André. "Teoria, aplicação e transposição didática na formação do professor de língua portuguesa:recortes de uma relação instável". Cathedral 2 2 (2008): 31-49.
    Publicado
  9. Rauber, André Luiz. "Aquisição da escrita: a construção textual em "O mapa do pezinho"". Temporis[ação] 9 1 (2008): 103-113. https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5992.
    Publicado
  10. Rauber, André Luiz. "Integração dos componentes da linguagem: uma visão funcional do ensino de LP". Signótica 2 (2006): 199-210. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/52695.
    Publicado
  11. Rauber, André Luiz. "Língua, linguagem e ensino: Concepções e sentidos nos PCNEM". Cathedral 1 2 (2005): 85-99.
    Publicado
  12. Rauber, André Luiz. "O livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter (intra)interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista". Revista do GELNE 6 1 (2004): 215-224. http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2004/PDF/andr%E9%20luiz%20rauber.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Rauber, André Luiz. "A aula que “eles” deram", Jornal Interativo, 2002
  2. Rauber, André Luiz. "Leitura: um olhar para o mundo", Jornal Interativo, 2001
Capítulo de livro
  1. Catela, David; Rauber, André Luiz; Correia, Francisca; Pessoa, Ana; Lopes, Catarina; Antunes, Juliana; Ferreira, Patrícia; Serrão-Arrais, Ana. "Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short report ; Tactile perception, gesture and oral language in everyday instruments for children from 2 to 5 years of age: short report". editado por A. R. Matias; G. Almeida; G. Veiga; J. Marmeleira. 2021.
  2. Rauber, André; Silva, Leosmar Aparecido; Pavoni, Márcia Reina Carvalho. "Trajetória de mudança semântica e gramatical do verbo SER na história do português". In Linguística histórica e história do português: Das origens ao século XVI, editado por Osório, P., 167-182. Salamanca, Espanha: Luso-Española Ediciones SL, 2018.
    Publicado
  3. Rauber, André Luiz. "Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: breve estudo de alguns conectores textuais no PE". In Ensinar e Aprender Português num Mundo Plural, 347-383. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
    Publicado
  4. Rauber, André; Ribeiro, M.. ""Chegou aqui...chega delirava!" Alguns usos de CHEGAR no português falado - indícios de gramaticalização". In História do português paulista: modelos e análises, editado por M. M. Santiago-Almeida; M. C. Lima-Hernandes, 235-247. Unicamp, Brasil: Unicamp-Publicações IEL; FAPESP, 2012.
    Publicado
  5. Rauber, André; Pavoni, Márcia Regina Carvalho. "Estágio de regência em Letras: memórias de uma prática na formação de professores de português". In Memória e Utopia: Experiências de linguagem, editado por R. C. G. Braga; S. D. Maciel, 33-59. Cuiabá, Brasil: Editora da UFMT, 2011.
    Publicado
  6. Rauber, André. "A experimentação literária e o deslocamento para a novidade: ensaios em Caio Fernando Abreu". In Memória e Utopia: Experiências de linguagem, editado por R. C. G. Braga; S. D. Maciel, 159-174. Cuiabá, Brasil: Universidade Federal de Mato Grosso, 2011.
    Publicado
  7. Rauber, André; Defendi, Cristina Lopomo; Vicente, Renata Barbosa. "Formação histórica e os padrões funcionais de "ainda"". In Cognição, gramaticalização e cultura: um diálogo sem fronteiras, editado por R. B. Vicente el al., 55-73. São Paulo, Brasil: MGP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2011.
    Publicado
  8. Rauber, André Luiz. "A formação do professor de Língua Portuguesa: Diálogo entre teoria e prática". In Múltiplas Perspectivas em Linguística, editado por J. S. Magalhães; L. C. Travaglia, 346-356. Uberlândia, Brasil: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008.
    Publicado
  9. Rauber, André Luiz. "Madona dos Páramos – O ser a essência". In Panorâmica: Multidisciplinar, editado por C. E. Melo et al., 7-14. Cuiabá, Brasil: Grupo de Estudos Literários Mato-Grossenses, UFMT, ICLMA, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. [Membro da Comissão Editorial]. Anais de Resumos da XVIII Semana de Letras – A Potência da Lingua(gem): Let’s talk about this!. Cuiabá, Brasil: Universidade Federal de Mato Grosso. 2014.
    Publicado • Editor
  2. [Membro da Comissão Editorial]. Anais do IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa. Goiás, Brasil: Universidade Federal de Goiás. 2013.
    Publicado • Editor
  3. Rauber, André Luiz; Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira. Anais de resumos do II Congresso de Linguística Histórica Homenagem a Ataliba de Castilho. São Paulo, Brasil: Humanitas. 2012.
    Publicado • Editor
Relatório
  1. Rauber, André Luiz. 2024. Linguagem e comunicação em crianças e jovens não-verbais – Estudo exploratório em corpora portugueses. [Relatório Final de Estágio de Pós-Doutoramento].
  2. Rauber, André Luiz. 2017. Cognição e gramática: estudo pancro^nico de feno^menos linguísticos do português brasileiro com base em corpora. [Relatório final].
  3. Rauber, André Luiz; Neves, M. H. M. ; Lima-Hernandes, M. C. P. ; Bentes, A. C. ; Teixeira, M. M. D.. 2011. Texto e Gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções. [Relatório de pesquisa].
  4. Rauber, André Luiz; Magalhães, H. G. D.. 1998. “Madona dos Páramos” e “A cuia de Gedeão”: a representação social na literatura mato-grossense. [Relatório de pesquisa].
  5. Rauber, André Luiz; Magalhães, H. G. D.. 1997. Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke [Relatório de Pesquisa].
Resumo em conferência
  1. Rauber, André Luiz; Teixeira, M. ; Santos, P.. "Language and communication in non-verbal children – a Portuguese study". Trabalho apresentado em ARLE IFTE Conference 2024 – Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology, Melbourne, 2024.
    Publicado
  2. Catela, D.; Rauber, André Luiz; Antunes, A. ; Basto, S. ; Santos, M. ; Basto, C.. "An exploratory behavioral study in children aged 2 to 5 years on the hypothesis of gestures as support for the development of oral language". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional do CIECV, Santarém, Leiria, 2021.
    Publicado
  3. Rauber, André Luiz. "Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica". Trabalho apresentado em XXIII Semana de Letras – O saber como superação em tempo de pandemia, Rondonópolis, 2020.
    Publicado
  4. Rauber, André Luiz. "Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, Minas Gerais, 2015.
    Publicado
  5. Rauber, André Luiz. "Chunking, Constructions e Constructionalization: fenômenos equivalentes em Gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso sendo que". Trabalho apresentado em II Workshop sobre Gramaticalização, Rio de Janeiro, 2014.
    Publicado
  6. Rauber, André Luiz. "Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: um estudo dos conectores textuais". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional do Português, Santarém, 2013.
    Publicado
  7. Rauber, André Luiz. "Uma função particular: usos de sendo que no Português do Brasil e de Portugal". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional de Linguística Funcional, São José do Rio Preto, 2013.
    Publicado
  8. Rauber, André Luiz. "Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções ‘sendo que’, ‘faz com que’ e ‘fato que’". Trabalho apresentado em II Congresso internacional de linguística histórica, São Paulo, 2012.
    Publicado
  9. Rauber, André Luiz. "“Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia, [...] é fato que existem palavras que podem ofender os leitores”: usos e funções das construções com sendo e fato no desenvolvimento textual". Trabalho apresentado em VII Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português, São Paulo, 2012.
    Publicado
  10. Rauber, André; Defendi, Cristina Lopomo. "A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em I Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa SIELP, Uberlândia, 2011.
    Publicado
  11. Rauber, André Luiz. "A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino". Trabalho apresentado em I Simpósio Internacional de Linguística Funcional, Três Lagoas, 2011.
    Publicado
  12. Rauber, André Luiz; Defendi, C. ; Vicente, R. B.. "O tratamento dado aos operadores argumentativos no LD de português". Trabalho apresentado em Gel, Bauru, 2011.
    Publicado
  13. Rauber, André Luiz. ""Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo". Trabalho apresentado em V Encontro Anual de Pesquisa Mudança Gramatical do Português – Gramaticalização, São Paulo, 2010.
    Publicado
  14. Rauber, André Luiz. "Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?"". Trabalho apresentado em XIII Semana de Letras – Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas, Rondonópolis, Cuiabá, 2009.
    Publicado
  15. Matos, K. A.; Rauber, André Luiz; Carvalho, M. R. P.. "Registos metafóricos no gênero notícia do caderno de economia". Trabalho apresentado em XVI Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2008.
    Publicado
  16. Melo, P. M.; Rauber, André Luiz; Carvalho, M. R. P.. "O gênero artigo de opinião e a sua múltipla construção textual: uma tentativa de mapeamento". Trabalho apresentado em XVI Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2008.
    Publicado
  17. Rauber, André Luiz. "O ensino de língua portuguesa em tempos de mudanças: teorias e experiências". Trabalho apresentado em I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.
    Publicado
  18. Rauber, André Luiz. "O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática". Trabalho apresentado em VII Seminário de Linguagens e o IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Cuiabá, 2008.
    Publicado
  19. Araújo, M. M. E. C.; Rauber, André Luiz. "A mudança linguística: aspectos da fluidez do sistema linguístico demonstrados nas redações escolares – o caso “ter que”". Trabalho apresentado em XV Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2007.
    Publicado
  20. Bezerra, J. F. O. ; Rauber, André Luiz. "Gênero discursivo: práticas de ensino e aprendizagem no livro didático". Trabalho apresentado em XV Seminário de Iniciação Científica, Cuiabá, 2007.
    Publicado
  21. Rauber, André Luiz. "Teoria, aplicação e transposição didática na formação do professor de língua portuguesa: recortes de uma relação instável". Trabalho apresentado em XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, Uberlândia, 2006.
    Publicado
  22. Rauber, André Luiz. "Princípios funcionalistas: tópicos em descrição e ensino de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em XI Semana de Letras, 2006, Rondonópolis, 2006.
    Publicado
  23. Rauber, André Luiz. "A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista". Trabalho apresentado em VI Seminário de linguagens – linguagens: meios, formas e práticas, Cuiabá, 2006.
    Publicado
  24. Rauber, André Luiz. "O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista". Trabalho apresentado em I Encontro de Linguística Funcional de Barra do Garças, Barra do Garças, 2006.
    Publicado
  25. Rauber, André Luiz. "Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa". Trabalho apresentado em Simpósios integrados de letras: Linguagem: múltiplos olhares, Goiânia, 2005.
    Publicado
  26. Rauber, André Luiz. "O ensino de língua e literatura: um estudo de caso". Trabalho apresentado em IV Congresso internacional da ABRALIN, Brasília, 2005.
    Publicado
  27. Rauber, André Luiz. "Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista". Trabalho apresentado em XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, João Pessoa, 2004.
    Publicado
  28. Rauber, André Luiz. "A perspectiva interdisciplinar nas aulas de língua portuguesa: algumas considerações". Trabalho apresentado em 52.º Seminário do GEL, São Paulo, 2004.
    Publicado
  29. Rauber, André Luiz. "Linguística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna". Trabalho apresentado em I Encontro de Integração Acadêmica, Goiás, 2004.
    Publicado
  30. Rauber, André Luiz. "Concepções de função da linguagem e suas implicações ao ensino de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional do GELCO, Goiânia, 2003.
    Publicado
  31. Rauber, André Luiz. "A ambigüidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: uma análise de produções escritas no ensino superior". Trabalho apresentado em IV Simpósio de Letras língua(gem) e literatura: perspectivas para o ensino, Goiás, 2003.
    Publicado
  32. Rauber, André Luiz. "Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke". Trabalho apresentado em V Encontro de iniciação científica, Cuiabá, 1997.
    Publicado
  33. Rauber, André Luiz. "Literatura infanto-juvenil de Mato Grosso - publicação em revistas, jornais e periódicos". Trabalho apresentado em IV Encontro de Iniciação científica, Cuiabá, 1996.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Correia, Marisa; Luis, Helena; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Novo, Cristina. "Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva". Revisão de A inclusão na sala de aula 4, 1 (2022): 1-188.
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. André Luiz Rauber. "Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que". Doutoramento, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/.
  2. "Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso". Mestrado, Universidade Federal de Goiás, 2005. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/820/o/dissertacao_mestrado_andre.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/18 Language and communication in non-verbal children – a Portuguese study ARLE IFTE Conference 2024 – Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology
University of Melbourne (Melbourne, Austrália)
2021/10/30 Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: Short report XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/02/18 An exploratory behavioral study in children aged 2 to 5 years on the hypothesis of gestures as support for the development of oral language I Congresso Internacional do CIEQV - “Qualidade de Vida – Investigação e Inovação”
Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Santarém, Portugal)
2020/09/19 Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica XXIII Semana de Letras: O saber como superação em tempos de pandemia
Universidade Federal de Rondonópolis (online, Brasil)
2019/10/21 O conhecimento explícito da língua: A metalinguagem gramatical no Brasil e em Portugal III Jornada de estudo linguísticos: Descrição, história e ensino de línguas
Instituto de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2019/05/23 Contributos da Linguística Cognitiva para o ensino e aprendizagem do português Seminário Académico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/04/15 O sujeito gramatical, enunciativo e discursivo Colóquios de Letras
Departamento de Letras, Instituto de Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2016/03/15 Eu de cá, você de lá - A formação acadêmica em Letras e a prática escolar: pinguela, ponte ou mar? XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo
Departamento de Letras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2015/10/07 Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2015/09/16 Leituras sem grades: Experiências estéticas com pessoas em reabilitação ou abrigo Congresso de Pesquisa em Educação 2015
Faculdade de Educação Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2014/11/04 A atuação cognitiva na gramaticalização de SER XVIII Semana de Letras: A potência da linguagem: Let's talk about this
Departamento de Letras Campus de Rondonópolis (Rondonópolis, Brasil)
2014/05/07 Chunking, constructions e constructionalization: fenômenos equivalentes em gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso 'sendo que' II workshop sobre gramaticalização
Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Niterói, Brasil)
2013/08/14 Uma função particular: usos de 'sendo que' no português do Brasil e de Portugal II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade de São Carlos Departamento de Letras (São Carlos, Brasil)
2013/04/12 Subjetivação e Intersubjetivação na mudança semântica: Um estudo dos conectores textuais III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2012/06/28 “Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia, [...] é fato que existem palavras que podem ofender os leitores”: usos e funções das construções sendo e fato no desenvolvimento textual VII Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português: Gramaticalização
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2012/02/07 Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções 'sendo que', 'faz com que' e 'fato que' II Congresso Internacional de Linguística Histórica – Castilho
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2011/10/28 Minicurso: Abordagens teórico-metodológicos no ensino de Língua Portuguesa sob a influência da área da linguagem, códigos e suas tecnologias Congresso de Educação – “Educar: Olhar do Coração”
Barra do Garças (Mato Grosso, Brasil)
2011/10/03 Gramaticalização e texto: graus de gramaticalidade no processamento textual – fase medial VI Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo, Brasil)
2011/09/14 Apresentação do Painel “Textual processing of information introduced by "sendo que": preliminary studies” XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: Linguística Funcional e Cognição
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2011/09/01 Pronto, ainda que distante, é possível escutar, quer dizer, estudar o português falado em Macau: o processamento da informação na fala de alguns macaenses III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
Departamento de Português da Universidade de Macau (Macau, China)
2011/06/16 A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2011/05/25 A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino I Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Três Lagoas, Brasil)
2010/11/10 "Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo V Encontro Anual de Pesquisa Mudança Gramatical do Português – Gramaticalização
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2010/07/21 A relação gênero discursivo e gramática: questões levantadas pelo projeto "O ensino de Língua Portuguesa no Brasil" 58.º Seminário do GEL
UFSCar, Campus de São Carlos (São Paulo, Brasil)
2009/09/09 Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?" XIII Semana de Letras “Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas”
Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
2008/11/04 O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste – Linguagens: Desafios Contemporâneos
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens (Cuiabá, Brasil)
2008/10/27 Mesa-redonda “O ensino de Língua Portuguesa: a articulação dos saberes” VI Semana de Letras: Linguagem, Educação e Cultura
Curso de Letras/IUniAraguaia/ Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2008/09/01 O professor de Português e o seu papel no ensino: experiências contemporâneas I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) / III Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Mudança Gramatical do Português / II Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Morfologia Histórica do Português / IV Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: letramento e representação
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2008/06 A “experimentação literária” e o deslocamento para a novidade: uma homenagem ao Prof. Haquira Osakabe
(Brasil)
2008/05/14 Estágio de regência em Letras: a constituição de um discurso e de uma prática na formação inicial do professor de português Congresso Internacional de Estudos Literários e Linguísticos – CIELL – Identidades: considerações sobre a experiência
Universidade Federal de Maro Grosso do Sul, Departamento de Educação – CPTL (Cuiabá, Brasil)
2007/09/28 Oficina: Língua e Literatura: um encontro no texto Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2007/09/28 Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades no ensino Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2006/11/22 A formação do professor de Língua Portuguesa: o diálogo entre teoria e prática XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística – Linguagem e Cultura: Intersecções
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2006/11/06 A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista IV Seminário de Linguagens: Linguagens, meios, formas e práticas
Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2006/03/08 Grupo de estudos teóricos funcionalistas – GEF: a constituição de um grupo de pesquisa VII Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
2005/10/05 "Ensino e interdisciplinaridade”, comunicação apresentada na mesa-redonda "Um espectro funcionalismo no estudo da linguagem" II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG-Simpósios Integrados de Letras: Linguagem Múltiplos Olhares
Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
2005/03/16 Estudos teóricos funcionalistas: a experiência de formação de um grupo de pesquisa VI Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
2005/02/17 O ensino de língua e literatura: um estudo de caso IV Congresso Internacional da ABRALIN
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
2004/09/10 Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: Uma análise crítica de orientação funcionalista XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos
Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, Brasil)
2004/07/31 A perspectiva interdisciplinar nas aulas de Língua Portuguesa: algumas considerações 52.º Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem da UNICAMP
Universidade de Campinas - Unicamp (Campinas, Brasil)
2003/10/10 Concepções de funções da linguagem e suas implicações para o ensino de língua portuguesa II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste
Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras (Goiânia, Brasil)
2003/07/04 A ambiguidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: Uma análise de produções escritas no ensino superior IV Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Perspectivas para o ensino
Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão (Catalão, Brasil)
2000/10/25 A poesia engajada de D. Pedro Casaldáliga IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2000/10/25 Dominação e submissão em Caeira de Ricardo Guilherme Dicke IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
1997/10/07 Dominação e submissão em Caeira, de Ricardo Guilherme Dicke III Simpósio de Literatura de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
1997/06/11 Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke V Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
1996/09/10 Literatura Infanto-Juvenil de Mato Grosso – Publicações em revistas, jornais e periódicos IV Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03/15 - Atual Os contos tradicionais nas primeiras idades: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Orientador de Bárbara de Matos Rosado
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Investigação na prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e Português, História e Geografia do 2.o Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/03/15 - 2024/04/30 A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Joana Filipa Gonçalves Ribeiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2021/06/19 Prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
Coorientador de Adelaide Martinho
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/03/01 - 2018/11/13 Metáforas conceptuais em “O búfalo” de Clarice Lispector: Estudo sob a perspectiva da Linguística Cognitiva
Orientador de Kamila Sodré Sousa
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2016/02/15 - 2016/09/30 O conceito de metáfora para um empirista e um mentalista: alguns aspectos da linguagem segundo Skinner e Chomsky
Orientador de Daiane Silva Santos
Bacharelato de Psicologia (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2016 - 2016 Conceptualização metafórica como recurso argumentativa no gênero editorial: Estudo preliminar
Coorientador de Elispaula Pinheiro de Souza
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2016 - 2016 Orientação de bolsista no âmbito do Programa de Inclusão da Pró-reitoria de Assistência Estudantil
Orientador de Camila Viais Leite
Curso de Letras (Português e Literatura) (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Orientador de Elispaula Inácio Pinheiro de Souza, Lucinéia Mari da Conceição e Cleverson Nunes Moreno
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
2015 - 2015 Orientação de projeto no âmbito na disciplina de Linguística I (Fonética, Fonologia e Morfologia do Português)
Orientador de Neiliane Aparecida Ferreira da Silva
Curso de Letras – Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2010 - 2012 A gramática ensinada no contexto escolar: concepções e dificuldades de quem a ensina
Orientador de Cleudes Carvalho Oliveira
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2011 - 2011 Contribuições da linguística funcional para a prática do professor de LP: uma análise de dois livros didáticos
Orientador de Ana Paula da Silva
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2011 - 2011 Por que discriminar sendo que é tão usado? Alguns padrões funcionais da construção 'sendo que'
Orientador de Michele Denise da Silva
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2010 - 2011 O advérbio de tempo e sua função referencial no gênero notícia
Orientador de Patrycia Maria Melo
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2009 - 2009 O uso de advérbios modalizadores no gênero artigo de opinião: evidências da negociação de informação
Orientador de Patrycia Maria Melo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2009 Gramática e formação: um estudo sócio-interacionista do material do Gestar II
Orientador de Michele Denise da Silva
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2009 O livro didático de português no ensino médio: como é trabalhada a leitura a partir da noção de gênero discursivo?
Orientador de Eliane de Almeida Santos Sudré
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2009 O gênero B.O. e sua estrutura composicional: marcas linguísticas do discurso relatado
Orientador de Alquimino Modesto S. Filho
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 O gênero artigo de opinião e sua múltipla construção textual: uma tentativa de mapeamento
Orientador de Patrycia Maria Melo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Registros metafóricos no gênero notícia do caderno de economia
Orientador de Kelly Alves de Matos
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 O emprego da metáfora como constituinte da notícia do caderno de economia
Orientador de Kelly Alves de Matos
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Sujeito: da conceituação à sua aplicação no livro didático de Língua Portuguesa
Orientador de Ednailma Pinho dos Santos e Fernanda Leopoldino da Costa
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Leitura: a perspectiva do professor e a experiência do aluno da EJA
Orientador de Ana Cláudia R. Basili Dutra e Andressa Moraes S. Fernandes
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Multimeios didáticos na sala de aula de Língua Portuguesa: contribuições para a prática docente
Orientador de Adão Martins da Rocha
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006 - 2006 Gêneros discursivos: Práticas de ensino e aprendizagem no livro didático Português
Orientador de Joelma Ferreira Ortiz Bezerra
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006 - 2006 A mudança lingüística: aspectos da fluidez do sistema lingüístico demonstrados nas redações escolares - o caso ‘ter que’
Orientador de Mauricélia Maria Elias Costa de Araújo
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006 - 2006 O mito da obrigatoriedade da terceira pessoa nos textos dissertativos escolares: repensando as propostas de redação
Orientador de Dayane Amorim de Paula
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006 - 2006 Ausência de concordância verbal com sujeito simples em textos escritos do Ensino Fundamental
Orientador de Cleiton Malheiro de Oliveira e Cristiane Pereira Carvalho
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/03 - 2024/06/04 Moderação da Conferência “Desenho Universal para a Aprendizagem na educação Inclusiva” proferida por Marisa Maia Machado (CIDTFF/Universidade de Aveiro), no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/06/03 - 2024/06/04 XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/05/25 - 2023/05/25 “Entrevista à professora Emília Bento” (Agrupamento de Escolas de Almeirim) em duas aulas em conjunto – Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue e Português Língua Não Materna (2023/05/25 - 2023/05/25)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/18 “Festival de cinema Olhares do Mediterrâneo – 2.ª edição” em Santarém, organizada pelo CLC, em colaboração com o grupo Olhares do Mediterrâneo/CRIA, Teatro Sá da Bandeira (2023/04/17 - 2023/04/18)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/06/20 - 2022/06/20 Seminário internacional “O português somos muitos – Unidade e Liberdade de uma língua pluricêntrica” (2022/06/20 - 2022/06/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2022/05/19 - 2022/05/19 Aula aberta “A consciência linguística na educação infantil”, com Tânia Reis, Terapeuta da Fala e Mestre em Linguística, no âmbito do DLL-CLC (2022/05/19 - 2022/05/19)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2022/05/02 - 2022/05/03 Primeira extensão em Santarém do “Festival de Cinema Olhares do Mediterrâneo”, uma coorganização CLC e Olhares do Mediterrâneo/CRIA apoiada pelo IPSantarém, Câmara Municipal de Santarém e patrocinada pela Família de Francisco Tavares Rosa, Teatro Sá da Bandeira (2022/05/02 - 2022/05/03)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2021/06/04 - 2021/06/04 Oficina de Escrita Criativa “A magia de ‘abracadabra’ e o maravilhoso nos contos para a infância”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/06/04 - 2021/06/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/04/12 - 2021/04/12 Seminário “A simbiose entre língua e cultura em materiais pedagógico-didáticos para estudantes de Português Língua Não Materna: o caso do Projeto de Macau”, dinamizado pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/04/12 - 2021/04/12)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/03/22 - 2021/03/22 Oficina de Escrita Criativa “Diálogos com a tradição: (Re)imaginando os clássicos”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/03/22 - 2021/03/22)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/02/05 - 2021/02/05 Oficina de Escrita Criativa “Por Linhas Tortas”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/02/05 - 2021/02/05)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/05/19 - 2020/05/19 Seminário “Novas Cartas Portuguesas: Subversão e Feminismo”, dinamizado pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2020/05/19 - 2020/05/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/05/13 - 2020/05/13 Oficina de Escrita Criativa “Pozinhos de Perlimpimpim”, dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) e pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) (2020/05/13 - 2020/05/13)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/04/28 - 2020/04/28 Oficina de Escrita Criativa “(Outras) escritas dos clássicos: entre o canónico e o contemporâneo na literatura portuguesa”, dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva e pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (2020/04/28 - 2020/04/28)
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017 Projeto de extensão universitária "Colóquios de Letras" (2016/07/15 - 2017/04/15)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2014 XVIII Semana Académica de Letras: A Potência da linguagem: Let's talk about this. (2014/11/04 - 2014/11/07)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2013/07/03 - 2013/07/05 Coordenação do Simpósio “Gramaticalização e texto: descrição e aplicação” no IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa (2013/07/03 - 2013/07/05)
Simpósio (Outra)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2012 - 2012 II Congresso Internacional de Linguística Histórica (2012/02/07 - 2012/02/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2011/09/14 - 2011/09/16 Moderação de Painel no XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática “Linguística Funcional e Cognição”, promovido pela Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2011/09/14 - 2011/09/16)
Seminário (Outra)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2008/11/04 - 2008/11/07 Coordenador do Grupo de Trabalho 29 “Linguística funcional: descrição e ensino”, realizado no âmbito do VII Seminário de Linguagens e o IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) (2008/11/04 - 2008/11/07)
Encontro (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008/09/01 - 2008/09/05 Coordenador do Simpósio de LP 3 “O professor de português e seu papel no ensino: experiências contemporâneas”, realizado no âmbito do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP) (2008/09/03 - 2008/09/05)
Simpósio (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (2008/11/04 - 2008/11/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 XII Semana de Letras: Estudos Linguísticos e Estudos Literários (re)lendo caminhos (2008/12/03 - 2008/12/05)
Encontro
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2007/09/28 - 2007/09/29 Moderação do debate do filme "Narradores de Javé" no evento científico Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho? (2007/09/28 - 2007/09/29)
Encontro (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
1996/11/23 - 1996/11/23 Moderação dos trabalhos da mesa no I Seminário Literatura de Mato Grosso para Secundaristas, Câmara de Vereadores de Barra do Garças (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminário (Outra)
1996 - 1996 I Seminário de Literatura de Mato Grosso para Secundaristas (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06/03 - 2024/06/03 Jornada “Variação linguística, educação e cidadania” [6 horas]
Encontro
Associação de Professores de Português (APP) e Associação; Portuguesa de Linguística (APL)
2024/02/26 - 2024/03/09 A Comunicação e linguagem em crianças com perturbação do espetro do autismo (PEA) [15 horas]
Outro
SABER+ Formação e Investigação – Centro de Formação Profissional
2023/01/06 - 2023/01/06 Conferências integradas Meeting Sustentável 2023, realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza da ESE-IPSantarém.
Conferência
Meeting Sustentável 2023
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/08/29 - 2022/09/02 Braga Summer School in Linguistics 2022 [45 horas]
Outro
Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia Braga, Portugal
2020/08/19 - 2020/08/19 Conferência: "Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica"
Outro
XXIII SEMANA DE LETRAS: O SABER COMO SUPERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil
2020/02/07 - 2020/02/07 Congresso Internacional de Dificuldades de Aprendizagem na Matemática [7 horas]
Congresso
Grupo de Estudos das Dificuldades de Aprendizagem na Matemática, Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças, Lisboa
2019 - 2019 Abordagem transdisciplinar e poética da Educação - Instituto Piaget
Encontro
Encontro de Educação 15 e 16 de Novembro de 2019
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 Formação de coordenadores pedagógicos das licenciaturas da UFMT I Fórum dos coordenadores de ensino de graduação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015/10/05 - 2015/10/06 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought [20 horas]
Conferência
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/04/16 - 2014/05/16 Curso “Ambientes virtuais de aprendizagem em contexto de educação presencial: utilização e criação de cursos virtuais” [20 horas]
Outro
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2013/11/25 - 2013/11/27 Minicurso “Constructionalization” [12 horas]
Outro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2013/11/25 - 2013/11/27 XVIII Seminário Nacional e V Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: “Construcionalização” [25 horas]
Seminário
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2013/08/12 - 2013/08/13 Curso “Correntes Funcionalistas Contemporâneas” [6 horas]
Simpósio
II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2013/02 - 2013/07 Linguística Histórica: Tópicos de Mudança Sintática [56 horas]
Outro
Universidade de Lisboa, Portugal
2011/09/14 - 2011/09/16 A usage-based perspective on language [6 horas]
Outro
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2011/05/23 - 2011/05/24 Workshop de Gramaticalização [20 horas]
Oficina (workshop)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
2011/05/06 - 2011/05/06 Linguística Cognitiva, conquistas e desafios: balanço de três décadas [2 horas]
Outro
Universidade de São Paulo, Brasil
2010/04/26 - 2010/04/27 Workshop Gramaticalização: abordagens formalistas e funcionalistas [10 horas]
Oficina (workshop)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2004/03 - 2004/11 Extensão universitária em Grupo de estudos funcionalistas [128 horas]
Outro
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2004/04/28 - 2004/05/01 10.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Congresso
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2004/03/17 - 2004/03/19 Curso de Extensão Universitária: Gramática de Usos do Português
Oficina (workshop)
Núcleo de Formação Editorial da Editora da UFG
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2004/03/17 - 2004/03/19 Treinamento para avaliação do livro didático EM
Outro
Ministério da Educação, Brasil
2003/11/22 - 2003/11/23 Curso de Extensão Universitária: Capacitação de corretores de redação
Oficina (workshop)
Curso de Capacitação de Corretores de Redação
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2003/07/03 - 2003/07/03 Encontro pedagógico com professores(as) convidados(as) pela UCG
Outro
Programa de formação continuada de professores na UCG
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
2003/02/03 - 2003/02/07 A cultura do projeto: dimensões heterogêneas
Encontro
Cooperativa de ensino do Médio Araguaia, Brasil
2001/02/05 - 2002/12/19 Formação continuada: Reflexões sobre a prática pedagógica
Outro
Projeto: Reflexões sobre a prática pedagógica
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil
2002/08 - 2002/10 A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Outro
A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2002/01/16 - 2002/01/19 XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Congresso
XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Confederaçao Nacional dos Trabalhadores em Educaçao, Brasil
2001/07/13 - 2001/07/14 Formação continuada em Avaliação Educacional
Oficina (workshop)
Formação continuada Avaliação Educacional
Centro de Formação e Atualização do Professor - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Brasil
2001/05/18 - 2001/05/20 XI Encontro Regional de Psicopedagogia
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brasil
2001/01/29 - 2001/01/31 Pensar a educação para o pensar
Escola Comunitária de Educação Básica Interativa, Brasil
2001 - 2001 Grupo de Estudos Linguísticos Pensando o ensino de língua em conjunto
Outro
Estudos Linguísticos: Pensando o ensino de língua em conjunto (formação continuada)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2000/11/27 - 2000/11/28 Curso "O Ensino Médio na perspectiva da escola jovem"
Seminário
Seminário o Ensino Médio na Perspectiva da Escola Jovem
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil
2000/05/20 - 2000/05/20 X Encontro Regional de Psicopedagogia
Encontro
X Encontro Regional de Psicopedagogia
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brasil
1997/07/01 - 1997/09/05 Ensino da língua portuguesa: Gramática e Escrita
Outro
V Semana de Letras
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
1994/06/06 - 1994/11/10 Extensão-atualização: Oficina "Jornalzinho da biblioteca". Como elaborar textos técnicos, jornalísticos, crónica etc.
Oficina (workshop)
Jornalzinho da Biblioteca do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 O desenvolvimento da escrita argumentativa numa sequência de ensino do texto de opinião no 3.º ciclo do ensino básico
Vogal
Lúcia Maria Esteves Oliveira Gomes Lemos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2023/10/31 Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1.º CEB e no 2.º CEB
Presidente do júri
Carla Maria Neves Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/10/27 A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1.º CEB
Vogal
Carolina Sereno Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/11/28 Como Utilizar de Modo Intencional Processos de Coesão Textual com Base em Atividades Relacionadas com o Domínio da Oralidade?
Arguente principal
Ana Rita Ribeiro Freitas Alexandrino (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/19 A Evolução dos Géneros Textuais: Carta Formal Versus E-mail. Um estudo com alunos do 11.º ano da Escola Pedro Gomes
Arguente
Júlia Lopes (Outro)
Universidade de Santiago, Cabo Verde
2022/02/22 Representação da mulher no livro didático do ensino médio: a construção da figura feminina dentro do gênero poema
Arguente
Jeny Machado do Val Tavares (Mestrado)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2019/07/08 Narrativas para crianças e promoção da criatividade
Arguente principal
Ana Rita da Silva P. Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/04/09 A variação da concordância verbal em textos jornalísticos de Rondonópolis [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
Arguente
Isabella Rachel Rodrigues Ajala (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016/03/07 Visa gramaticalizar: o processo de gramaticalização de visar
Arguente
Geovana Portela de Moura (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015/08/26 Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
Arguente
Ernandes Araújo Nascimento (Mestrado)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015/07/09 A articulação dos domínios da Escrita e da Gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical
Arguente
Ana Rita Salgueiro Gorgulho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015/05/29 1) Sequência didática para o projeto Alfadown em uma perspetiva cognitivo-funcional 2) Um estudo cognitivista da reflexividade em diferentes momentos históricos de formação das línguas românicas 3) Uma proposta de sequência didática funcionalista 4) O que significa ser um bom professor formador de línguas na atualidade? Crenças de uma professora formadora de Língua Inglesa sobre o seu papel e as percepções de seus alunos, professores em formação
Arguente
1) Zenalda Viana Neves; 2) Déborah Magalhães de Barros; 3) Milcinele da Conceição Duarte; 4) Tatiana Diello Borges (Outro)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2015/03/20 Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
Arguente
Ernandes Araujo Nascimento (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 O uso do elemento gramatical “onde” nos boletins de ocorrência [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
Arguente
Sérgio Costalunga Feitosa (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2011/09/26 A relação causa e consequência em textos argumentativos de alunos do Ensino Superior do IFSP
Arguente
Fabiane Jorge da Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2025 4.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 4) ESE de Leiria
2015 - 2015 III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Brasil
2013 - 2013 IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa Universidade Federal de Goiás, Brasil
2008 - 2008 I SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa Universidade de São Paulo, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01 - 2023/01 Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Santos Silva, P. & Novo, C. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
2022/12 - 2022/12 Revista Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro
2020 - 2020 Revista Filologia e Linguística Portuguesa (2176-9419) Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA)
2018 - 2018 Revista Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (1809-3507) Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ
2016 - 2016 Revista Signótica (0103-7250) Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás
2016 - 2016 Revista Educação em Foco (0104-3293) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
2016 - 2016 Revista Metalinguagens (2358-2790) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
2012 - 2012 Coleção de Manuais de Português para o Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano) (a convite da LEYA Editora, posteriormente submetidos a avaliação do (e efetivamente aprovados pelo) Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasil)
2004/01/30 - 2004/02/15 Livro Didático para o Ensino Médio – componente curricular Português (a convite da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação Média e tecnológica (SEM/TC), Brasília)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10/01 - Atual Leitura e Escrita Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/10/01 - Atual Comunicar em Língua Portuguesa Curso Técnico Acompanhamento de Jovens e Crianças (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - Atual Linguística Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 Comunicar em Língua Portuguesa Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Comunicar em Língua Portuguesa Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2022 Didáticas Específicas (Português) do 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2022 Língua e Literatura Portuguesas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2021 Língua e Literaturas Portuguesas Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Leitura e Produção de Textos: Gêneros Acadêmicos Serviço Social (Bachelor) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2020 - 2020 Estudos Linguísticos Libras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2020 - 2020 Fundamentos e Metodologias do Ensino da Linguagem Pedagogia (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2020 - 2020 Língua Portuguesa: Produção e Interpretação Textual Serviço Social (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2019 - 2020 Introdução à Didática do Português Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Didática do Português II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2020 Prática do Ensino Supervisionada Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2020 Linguística II Letras Língua Portuguesa e Espanhola (Graduado) Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2020 Linguística II Letras – Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2018 - 2019 Língua e Literatura Portuguesas Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 Psicolinguística Letras – Língua Portuguesa/Espanhola / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2017 Prática de Leitura e Produção de Texto Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016/03/15 - 2016/03/18 Minicurso: A língua sob a perspectiva cognitiva: Tópicos para o profissional de Letras. XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo Formação contínua [Minicurso] Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016 - 2016 Morfossintaxe Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Língua Portuguesa I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Comunicação Linguística Ciência e Tecnologia de Alimentos (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Português Instrumental Ciências Contáveis (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Comunicação e Expressão Engenharia Elétrica (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Leitura e Produção de Texto (Meio Ambiente) Libras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2015 Linguística I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2015 Linguística II Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2014 Trabalho de Curso I Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2014 Língua Portuguesa Psicologia (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2009 Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa I Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2007 - 2009 Prática e Metodologia de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Língua Portuguesa I Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Língua Portuguesa III Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Literatura Mato-Grossense Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2008 - 2008 Produção de Textos Acadêmicos Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Postgraduate Certificate) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
2007 - 2008 Metodologia de Pesquisa Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência no Ensino Superior (Postgraduate Certificate) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
2007 - 2007 Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006/10/27 - 2006/10/27 Oficina: Tendências linguísticas e determinações no ensino de Língua Portuguesa: da divisão formalista à perspectiva social da linguagem. IV Semana de Letras Formação contínua [Oficina, 4 horas] Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006/09/25 - 2006/09/29 Minicurso: Princípios Funcionalistas: tópicos em descrição e ensino da Língua Portuguesa. XI Semana de Letras Formação contínua [Minicurso] Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2006/04/28 - 2006/04/29 Minicurso: O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista. I Encontro de Linguística Funcional de Barra do Garças, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA e Grupo de Estudos Funcionalistas de Barra do Garças Formação contínua [Minicurso, 6 horas]
2006 - 2006 Tendências lingüísticas e determinações no ensino de LP: da visão formalista à perspectiva social da linguagem Letras (Graduado) Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
2005 - 2006 Língua Portuguesa Direito (Graduado) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
2005 - 2006 Metodologia da Pesquisa Jurídica Direito (Graduado) Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil
2005/09/03 - 2005/09/04 Palestras “Concepções Pedagógicas”, “Processo Ensino-Aprendizagem” e “Planejamento”, realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Educadores – PROFIS, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Barra do Garças Formação contínua [Palestras, 6 horas]
2005 - 2005 Metodologia da Pesquisa Científica Pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão de Marketing e Turismo (Postgraduate Certificate)
2004/10/19 - 2004/10/23 Minicurso: Linguística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna. I Encontro de Integração Acadêmica – Avanços tecnológicos e os processos de comunicação: desafios na construção do sujeito. Formação contínua [Minicurso] Universidade Estadual de Goiás, Brasil
2004/10/18 - 2004/10/22 Minicurso: A escolha do livro didático de Português: um exercício consciente. V Encontro de Educadores do Ensino Básico Formação contínua [Minicurso, 40 horas] Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Brasil
2000 - 2000 Língua Portuguesa III Língua Portuguesa IV Língua Portuguesa IV Letras (Licence) Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil
1999 - 1999 Prática de Leitura e Produção de Textos I Língua Portuguesa III - Turnos Matutino e Noturno Letras (Licence) Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil
1997/08/25 - 1997/09/05 Curso ministrado, a convite: “Leitura de Autores Mato-Grossense” Formação contínua [Curso, 40 horas] Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual Associação de Professores de Português Sócio
2024 - Atual ANGEL – Associação de Síndrome de Angelman Portugal Sócio
2022 - Atual Grupo Protextos – Ensino e aprendizagem da escrita de textos – Uma comunidade de aprendizagem, CIDTFF, Universidade de Aveiro Membro
2021 - Atual Núcleo da Margem Sul da Associação Pais em Rede Membro da Coordenação
2006 - 2013 Associação sindical de professores ADUMFAT/Rondonópolis Membro
2011 - 2011 Grupo História do Português Paulista, Universidade de São Paulo, Brasil Membro
2010 - 2010 Grupo de Pesquisa CNPq/Universidade de São Paulo, Brasil Membro
2007 - 2008 Diretoria do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil Membro (segundo secretário)
2005 - 2005 Grupo de Estudos Teóricos Funcionalistas (subgrupo de Barra do Garças), Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Goiás, Brasil Membro
2001 - 2001 Grupo de Estudos Linguísticos: pensando o ensino de língua em conjunto – CEFAPRO/Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil Coordenador

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2025 Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024 - 2025 Membro do Júri das Provas de Português a realizar pelos candidatos aos Cursos de TeSP, Maiores de 23 e Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2024 - 2025 Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Nacionais Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas Específicas e de Cultural Geral (Português), destinadas a avaliar a capacidade dos Maiores de 23 Anos para a frequência dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura do IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri (vogal suplente) da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/31 Membro da Banca Avaliadora referente ao Processo Simplificado para Contratação de Professor Substituto para a área de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2019 - 2020 Membro do Júri (vogal), com Patrícia Rodrigues, da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Membro da Banca Examinadora do teste de seleção para Professor Substituto do Departamento de Língua Portuguesa Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2015 - 2015 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística e /ou Linguística Histórica Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2014 - 2014 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2009 - 2009 Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de provas e Títulos para Provimento de Cargo de Docente na área/subárea de Língua Portuguesa/Linguística do Departamento de Letras Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Distinções

Outra distinção

2024 Prémio Menção Honrosa Especial atribuído ao Projeto “LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã”, dos investigadores Maria Inês Cardoso (IR), André Luiz Rauber, Francisco Silva, Lia Pappámikail, Juliana Jardim Barboza - 5.º Concurso CIEQV
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal