Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- André Luiz Rauber
- Data de nascimento
- 1975/03/31
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Rauber, André Luiz
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AF1B-81E1-D25D
- ORCID iD
- 0000-0002-4490-8008
Endereços de correio eletrónico
- andre.rauber@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
- andrerauber@hotmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/09/04 - 2024/06/03
Concluído
|
Linguagem e comunicação em crianças não-verbais. Um estudo exploratório (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação e Psicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2020/12/03 - 2021/07/26
Concluído
|
Especialização em Didática do Português (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Aprovado |
2010 - 2014
Concluído
|
Filologia e Língua Portuguesa (Doctor)
Especialização em Linguística do Português
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção 'sendo que'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente |
2013/04/29 - 2013/05/24
Concluído
|
Curso de nível B1 | EF Cambridge English Level Test (Outros)
International Association of Language Centres, Reino Unido
|
|
2003 - 2005
Concluído
|
Letras e Linguística (Master Universitario)
Especialização em Linguística Funcional
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Letras, Brasil
"Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Conceito A |
1999 - 2000
Concluído
|
Especialização Lato Sensu (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Conceito A |
1994 - 1999
Concluído
|
Letras-Língua e Literaturas Portuguesas (Licence)
Especialização em Língua e Literaturas Portuguesas
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | ||
2023/09/04 - 2024/03/03 | Investigador visitante (Investigação) | Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal |
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Portugal | ||
2012 - 2014 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/18 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Departamento de Línguas e Literaturas, Portugal | ||
2006/06/02 - 2023/10 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil | ||
2005 - 2006 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil |
Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil | ||
2003 - 2004 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil | ||
1999 - 2000 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - 2006 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil |
Escola Estadual Antonio Cristino Cortes, Brasil | ||
1999 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Brasil |
1998 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brasil |
Instituto Educacional do Centro-Oeste - Escola Objetiva de I e II Graus "Caminho da vida", Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Membro da Equipa para a realização do Relatório de Pronúncia ao Relatório Preliminar da CAE relativo ao pedido de acreditação prévia de Novo Ciclo de Estudos | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2023 | Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Membro suplente da mesa eleitoral da ESES para eleição do Conselho Científico da Unidade de Investigação do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do Colegiado do Curso de Ensino de Graduação em Letras Libras, do Instituto de Línguas | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2020 - 2020 | Responsável pela elaboração de 5 Unidades Curriculares, no âmbito do processo de criação de uma Licenciatura e Mestrado em Educação Básica, em regime de B-learning | Universidade Europeia, Portugal |
2016 - 2018 | Representante do Instituto de Linguagens na Câmara de Extensão (CODEX) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2016 | Membro suplente do Colegiado do Curso de Língua Portuguesa / Língua Espanhola, do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2016 | Membro da Comissão Eleitoral e Apuradora para a escolha do cargo “Representante Docente do Instituto de Linguagens no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2016 | Membro da Comissão de Elaboração do Regulamento do Laboratório de Línguas do Curso de Graduação em Letras do Instituto Linguagens | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2016 | Coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Membro suplente do Colegiado do Curso de Letras – Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa do Instituto de Linguagens, Departamento de Letras | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2009/03/02 - 2010/02/14 | Coordenador de Ensino de Graduação em Letras: Habilitação Português e Inglês | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2009 - 2010 | Presidente do Conselho Pedagógico | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil | ||
2006 - 2007 | Coordenador da Prática e Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Letras/ICHS/CUR | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
1997 - 1997 | Membro (discente) do Colegiado do Curso do Departamento de Lestras | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil | ||
1996 - 1996 | Membro (discente) da Comissão Eleitoral para o processo de consulta à comunidade universitária do ICLMA para escolha do Diretor | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/07 - 2013/06 | Texto e gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções
BEX 5141/12-5
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Concluído
|
1996/08 - 1997/07 | Análise Estilístico-Sociológica da Produção Literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke
1
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
1996/04/01 - 1996/07/31 | Literatura Infanto-Juvenil produzida em Mato Grosso
1111
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - 2025 | Projeto LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã, vinculado ao Projeto Reinvent’ART-E (EB1 António Torrado)
na
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Em curso
|
2015 - 2017 | Cognição e gramática: estudo pancrônico de fenômenos linguísticos do português brasileiro com base em corpora
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/07/15 - 2017/04/15 | [Projeto de extensão universitária] "Colóquios de Letras"
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Concluído
|
2015/04/14 - 2015/12/10 | [Projeto de extensão à comunidade] “Leituras sem grades”
SIGProj n.°: 197177.955.8217.09032015
Investigador responsável
|
Concluído
|
2009 - 2010 | Ensino-aprendizagem de português: subsídios teóricos e práticos para o estudo de gramática
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Concluído
|
2007 - 2009 | A questão do gênero discursivo e sua validade como instanciador dos registros lingüísticos: um estudo a partir de um jornal
escrito de MT
073/CAP/2007
Investigador responsável
|
Concluído
|
2006 - 2007 | A produção textual no ensino fundamental e médio: indícios de práticas funcionais e discursivas?
11111
Investigador responsável
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/18 | Language and communication in non-verbal children – a Portuguese study | ARLE IFTE Conference 2024 – Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology
University of Melbourne (Melbourne, Austrália)
|
2021/10/30 | Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: Short report | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021/02/18 | An exploratory behavioral study in children aged 2 to 5 years on the hypothesis of gestures as support for the development of oral language | I Congresso Internacional do CIEQV - “Qualidade de Vida – Investigação e Inovação”
Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Santarém, Portugal)
|
2020/09/19 | Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica | XXIII Semana de Letras: O saber como superação em tempos de pandemia
Universidade Federal de Rondonópolis (online, Brasil)
|
2019/10/21 | O conhecimento explícito da língua: A metalinguagem gramatical no Brasil e em Portugal | III Jornada de estudo linguísticos: Descrição, história e ensino de línguas
Instituto de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2019/05/23 | Contributos da Linguística Cognitiva para o ensino e aprendizagem do português | Seminário Académico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/04/15 | O sujeito gramatical, enunciativo e discursivo | Colóquios de Letras
Departamento de Letras, Instituto de Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2016/03/15 | Eu de cá, você de lá - A formação acadêmica em Letras e a prática escolar: pinguela, ponte ou mar? | XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo
Departamento de Letras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2015/10/07 | Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB | 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2015/09/16 | Leituras sem grades: Experiências estéticas com pessoas em reabilitação ou abrigo | Congresso de Pesquisa em Educação 2015
Faculdade de Educação Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2014/11/04 | A atuação cognitiva na gramaticalização de SER | XVIII Semana de Letras: A potência da linguagem: Let's talk about this
Departamento de Letras Campus de Rondonópolis (Rondonópolis, Brasil)
|
2014/05/07 | Chunking, constructions e constructionalization: fenômenos equivalentes em gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso 'sendo que' | II workshop sobre gramaticalização
Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Niterói, Brasil)
|
2013/08/14 | Uma função particular: usos de 'sendo que' no português do Brasil e de Portugal | II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade de São Carlos Departamento de Letras (São Carlos, Brasil)
|
2013/04/12 | Subjetivação e Intersubjetivação na mudança semântica: Um estudo dos conectores textuais | III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2012/06/28 | “Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia, [...] é fato que existem palavras que podem ofender os leitores”: usos e funções das construções sendo e fato no desenvolvimento textual | VII Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português: Gramaticalização
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2012/02/07 | Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções 'sendo que', 'faz com que' e 'fato que' | II Congresso Internacional de Linguística Histórica – Castilho
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2011/10/28 | Minicurso: Abordagens teórico-metodológicos no ensino de Língua Portuguesa sob a influência da área da linguagem, códigos e suas tecnologias | Congresso de Educação – “Educar: Olhar do Coração”
Barra do Garças (Mato Grosso, Brasil)
|
2011/10/03 | Gramaticalização e texto: graus de gramaticalidade no processamento textual – fase medial | VI Encontro Anual do Grupo Mudança Gramatical do Português
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo, Brasil)
|
2011/09/14 | Apresentação do Painel “Textual processing of information introduced by "sendo que": preliminary studies” | XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: Linguística Funcional e Cognição
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
|
2011/09/01 | Pronto, ainda que distante, é possível escutar, quer dizer, estudar o português falado em Macau: o processamento da informação na fala de alguns macaenses | III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
Departamento de Português da Universidade de Macau (Macau, China)
|
2011/06/16 | A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa | I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2011/05/25 | A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino | I Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Três Lagoas, Brasil)
|
2010/11/10 | "Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo | V Encontro Anual de Pesquisa Mudança Gramatical do Português – Gramaticalização
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2010/07/21 | A relação gênero discursivo e gramática: questões levantadas pelo projeto "O ensino de Língua Portuguesa no Brasil" | 58.º Seminário do GEL
UFSCar, Campus de São Carlos (São Paulo, Brasil)
|
2009/09/09 | Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?" | XIII Semana de Letras “Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas”
Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
2008/11/04 | O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática | IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste – Linguagens: Desafios Contemporâneos
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens (Cuiabá, Brasil)
|
2008/10/27 | Mesa-redonda “O ensino de Língua Portuguesa: a articulação dos saberes” | VI Semana de Letras: Linguagem, Educação e Cultura
Curso de Letras/IUniAraguaia/ Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2008/09/01 | O professor de Português e o seu papel no ensino: experiências contemporâneas | I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) / III Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Mudança Gramatical do
Português / II Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Morfologia Histórica do Português / IV Simpósio Internacional sobre Práticas
Escritas na Escola: letramento e representação
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2008/06 | A “experimentação literária” e o deslocamento para a novidade: uma homenagem ao Prof. Haquira Osakabe |
(Brasil)
|
2008/05/14 | Estágio de regência em Letras: a constituição de um discurso e de uma prática na formação inicial do professor de português | Congresso Internacional de Estudos Literários e Linguísticos – CIELL – Identidades: considerações sobre a experiência
Universidade Federal de Maro Grosso do Sul, Departamento de Educação – CPTL (Cuiabá, Brasil)
|
2007/09/28 | Oficina: Língua e Literatura: um encontro no texto | Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2007/09/28 | Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades no ensino | Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho?
Departamento de Lestras/ICHS/CUR, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2006/11/22 | A formação do professor de Língua Portuguesa: o diálogo entre teoria e prática | XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística – Linguagem e Cultura: Intersecções
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2006/11/06 | A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista | IV Seminário de Linguagens: Linguagens, meios, formas e práticas
Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2006/03/08 | Grupo de estudos teóricos funcionalistas – GEF: a constituição de um grupo de pesquisa | VII Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
|
2005/10/05 | "Ensino e interdisciplinaridade”, comunicação apresentada na mesa-redonda "Um espectro funcionalismo no estudo da linguagem" | II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG-Simpósios Integrados de Letras: Linguagem Múltiplos Olhares
Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
|
2005/03/16 | Estudos teóricos funcionalistas: a experiência de formação de um grupo de pesquisa | VI Colóquio de Pesquisa e Extensão
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
|
2005/02/17 | O ensino de língua e literatura: um estudo de caso | IV Congresso Internacional da ABRALIN
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2004/09/10 | Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: Uma análise crítica de orientação funcionalista | XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos
Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, Brasil)
|
2004/07/31 | A perspectiva interdisciplinar nas aulas de Língua Portuguesa: algumas considerações | 52.º Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem da UNICAMP
Universidade de Campinas - Unicamp (Campinas, Brasil)
|
2003/10/10 | Concepções de funções da linguagem e suas implicações para o ensino de língua portuguesa | II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste
Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras (Goiânia, Brasil)
|
2003/07/04 | A ambiguidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: Uma análise de produções escritas no ensino superior | IV Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Perspectivas para o ensino
Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão (Catalão, Brasil)
|
2000/10/25 | A poesia engajada de D. Pedro Casaldáliga | IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2000/10/25 | Dominação e submissão em Caeira de Ricardo Guilherme Dicke | IV Simpósio de Literatura de Mato Grosso / I Encontro de Escritores do Médio Araguaia
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
1997/10/07 | Dominação e submissão em Caeira, de Ricardo Guilherme Dicke | III Simpósio de Literatura de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
1997/06/11 | Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke | V Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
1996/09/10 | Literatura Infanto-Juvenil de Mato Grosso – Publicações em revistas, jornais e periódicos | IV Encontro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/03/15 - Atual | Os contos tradicionais nas primeiras idades: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Orientador de Bárbara de Matos Rosado
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - Atual | Investigação na prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades
específicas
Coorientador
|
Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e Português, História e Geografia do 2.o Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/03/15 - 2024/04/30 | A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Joana Filipa Gonçalves Ribeiro
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2021/06/19 | Prática de ensino supervisionada: Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
Coorientador de Adelaide Martinho
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017/03/01 - 2018/11/13 | Metáforas conceptuais em “O búfalo” de Clarice Lispector: Estudo sob a perspectiva da Linguística Cognitiva
Orientador de Kamila Sodré Sousa
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2016/02/15 - 2016/09/30 | O conceito de metáfora para um empirista e um mentalista: alguns aspectos da linguagem segundo Skinner e Chomsky
Orientador de Daiane Silva Santos
|
Bacharelato de Psicologia (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2016 - 2016 | Conceptualização metafórica como recurso argumentativa no gênero editorial: Estudo preliminar
Coorientador de Elispaula Pinheiro de Souza
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2016 - 2016 | Orientação de bolsista no âmbito do Programa de Inclusão da Pró-reitoria de Assistência Estudantil
Orientador de Camila Viais Leite
|
Curso de Letras (Português e Literatura) (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2015 - 2015 | Orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Orientador de Elispaula Inácio Pinheiro de Souza, Lucinéia Mari da Conceição e Cleverson Nunes Moreno
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato) |
2015 - 2015 | Orientação de projeto no âmbito na disciplina de Linguística I (Fonética, Fonologia e Morfologia do Português)
Orientador de Neiliane Aparecida Ferreira da Silva
|
Curso de Letras – Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2010 - 2012 | A gramática ensinada no contexto escolar: concepções e dificuldades de quem a ensina
Orientador de Cleudes Carvalho Oliveira
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2011 - 2011 | Contribuições da linguística funcional para a prática do professor de LP: uma análise de dois livros didáticos
Orientador de Ana Paula da Silva
|
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2011 - 2011 | Por que discriminar sendo que é tão usado? Alguns padrões funcionais da construção 'sendo que'
Orientador de Michele Denise da Silva
|
Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2010 - 2011 | O advérbio de tempo e sua função referencial no gênero notícia
Orientador de Patrycia Maria Melo
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2009 - 2009 | O uso de advérbios modalizadores no gênero artigo de opinião: evidências da negociação de informação
Orientador de Patrycia Maria Melo
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2009 - 2009 | Gramática e formação: um estudo sócio-interacionista do material do Gestar II
Orientador de Michele Denise da Silva
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2009 - 2009 | O livro didático de português no ensino médio: como é trabalhada a leitura a partir da noção de gênero discursivo?
Orientador de Eliane de Almeida Santos Sudré
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2009 - 2009 | O gênero B.O. e sua estrutura composicional: marcas linguísticas do discurso relatado
Orientador de Alquimino Modesto S. Filho
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | O gênero artigo de opinião e sua múltipla construção textual: uma tentativa de mapeamento
Orientador de Patrycia Maria Melo
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | Registros metafóricos no gênero notícia do caderno de economia
Orientador de Kelly Alves de Matos
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | O emprego da metáfora como constituinte da notícia do caderno de economia
Orientador de Kelly Alves de Matos
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | Sujeito: da conceituação à sua aplicação no livro didático de Língua Portuguesa
Orientador de Ednailma Pinho dos Santos e Fernanda Leopoldino da Costa
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | Leitura: a perspectiva do professor e a experiência do aluno da EJA
Orientador de Ana Cláudia R. Basili Dutra e Andressa Moraes S. Fernandes
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2008 - 2008 | Multimeios didáticos na sala de aula de Língua Portuguesa: contribuições para a prática docente
Orientador de Adão Martins da Rocha
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2006 - 2006 | Gêneros discursivos: Práticas de ensino e aprendizagem no livro didático Português
Orientador de Joelma Ferreira Ortiz Bezerra
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2006 - 2006 | A mudança lingüística: aspectos da fluidez do sistema lingüístico demonstrados nas redações escolares - o caso ‘ter que’
Orientador de Mauricélia Maria Elias Costa de Araújo
|
Licenciatura/Bacharelato de Letras (Iniciação científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2006 - 2006 | O mito da obrigatoriedade da terceira pessoa nos textos dissertativos escolares: repensando as propostas de redação
Orientador de Dayane Amorim de Paula
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2006 - 2006 | Ausência de concordância verbal com sujeito simples em textos escritos do Ensino Fundamental
Orientador de Cleiton Malheiro de Oliveira e Cristiane Pereira Carvalho
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/06/03 - 2024/06/04 | Moderação da Conferência “Desenho Universal para a Aprendizagem na educação Inclusiva” proferida por Marisa Maia Machado (CIDTFF/Universidade
de Aveiro), no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios
e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Outro (Outra)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2024/06/03 - 2024/06/04 | XXIV Jornadas da Prática Profissional alusivas ao tema “Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação
de Educadores/as e Professores/as” (2024/06/03 - 2024/06/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/05/25 - 2023/05/25 | “Entrevista à professora Emília Bento” (Agrupamento de Escolas de Almeirim) em duas aulas em conjunto – Linguagem, Cognição
e Educação Plurilingue e Português Língua Não Materna (2023/05/25 - 2023/05/25)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/04/17 - 2023/04/18 | “Festival de cinema Olhares do Mediterrâneo – 2.ª edição” em Santarém, organizada pelo CLC, em colaboração com o grupo Olhares
do Mediterrâneo/CRIA, Teatro Sá da Bandeira (2023/04/17 - 2023/04/18)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/20 | Seminário internacional “O português somos muitos – Unidade e Liberdade de uma língua pluricêntrica” (2022/06/20 - 2022/06/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Câmara Municipal de Santarém, Portugal |
2022/05/19 - 2022/05/19 | Aula aberta “A consciência linguística na educação infantil”, com Tânia Reis, Terapeuta da Fala e Mestre em Linguística, no
âmbito do DLL-CLC (2022/05/19 - 2022/05/19)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal Câmara Municipal de Santarém, Portugal |
2022/05/02 - 2022/05/03 | Primeira extensão em Santarém do “Festival de Cinema Olhares do Mediterrâneo”, uma coorganização CLC e Olhares do Mediterrâneo/CRIA
apoiada pelo IPSantarém, Câmara Municipal de Santarém e patrocinada pela Família de Francisco Tavares Rosa, Teatro Sá da Bandeira (2022/05/02 - 2022/05/03)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal Câmara Municipal de Santarém, Portugal |
2021/06/04 - 2021/06/04 | Oficina de Escrita Criativa “A magia de ‘abracadabra’ e o maravilhoso nos contos para a infância”, dinamizada pela Doutora
Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/06/04 - 2021/06/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/04/12 - 2021/04/12 | Seminário “A simbiose entre língua e cultura em materiais pedagógico-didáticos para estudantes de Português Língua Não Materna:
o caso do Projeto de Macau”, dinamizado pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia
Silva (IP Tomar) (2021/04/12 - 2021/04/12)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/03/22 - 2021/03/22 | Oficina de Escrita Criativa “Diálogos com a tradição: (Re)imaginando os clássicos”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues
(ESE|IPSantarém) e pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/03/22 - 2021/03/22)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/02/05 - 2021/02/05 | Oficina de Escrita Criativa “Por Linhas Tortas”, dinamizada pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) e pela Doutora
Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2021/02/05 - 2021/02/05)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/05/19 - 2020/05/19 | Seminário “Novas Cartas Portuguesas: Subversão e Feminismo”, dinamizado pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) (2020/05/19 - 2020/05/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/05/13 - 2020/05/13 | Oficina de Escrita Criativa “Pozinhos de Perlimpimpim”, dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva (IP Tomar) e pela Doutora
Ana Patrícia Rodrigues (ESE|IPSantarém) (2020/05/13 - 2020/05/13)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/04/28 - 2020/04/28 | Oficina de Escrita Criativa “(Outras) escritas dos clássicos: entre o canónico e o contemporâneo na literatura portuguesa”,
dinamizada pela Doutora Manuela Sofia Silva e pela Doutora Ana Patrícia Rodrigues (2020/04/28 - 2020/04/28)
Oficina (workshop)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016 - 2017 | Projeto de extensão universitária "Colóquios de Letras" (2016/07/15 - 2017/04/15)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2014 | XVIII Semana Académica de Letras: A Potência da linguagem: Let's talk about this. (2014/11/04 - 2014/11/07)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2013/07/03 - 2013/07/05 | Coordenação do Simpósio “Gramaticalização e texto: descrição e aplicação” no IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua
Portuguesa (2013/07/03 - 2013/07/05)
Simpósio (Outra)
|
Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Linguística Histórica (2012/02/07 - 2012/02/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil |
2011/09/14 - 2011/09/16 | Moderação de Painel no XVI Seminário Nacional e III Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática “Linguística
Funcional e Cognição”, promovido pela Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2011/09/14 - 2011/09/16)
Seminário (Outra)
|
Universidade Federal Fluminense, Brasil |
2008/11/04 - 2008/11/07 | Coordenador do Grupo de Trabalho 29 “Linguística funcional: descrição e ensino”, realizado no âmbito do VII Seminário de Linguagens
e o IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) (2008/11/04 - 2008/11/07)
Encontro (Outra)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008/09/01 - 2008/09/05 | Coordenador do Simpósio de LP 3 “O professor de português e seu papel no ensino: experiências contemporâneas”, realizado no
âmbito do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP) (2008/09/03 - 2008/09/05)
Simpósio (Outra)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (2008/11/04 - 2008/11/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | XII Semana de Letras: Estudos Linguísticos e Estudos Literários (re)lendo caminhos (2008/12/03 - 2008/12/05)
Encontro
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2007/09/28 - 2007/09/29 | Moderação do debate do filme "Narradores de Javé" no evento científico Literatura e ensino: Uma pedra no meio do caminho? (2007/09/28 - 2007/09/29)
Encontro (Outra)
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
1996/11/23 - 1996/11/23 | Moderação dos trabalhos da mesa no I Seminário Literatura de Mato Grosso para Secundaristas, Câmara de Vereadores de Barra
do Garças (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminário (Outra)
|
|
1996 - 1996 | I Seminário de Literatura de Mato Grosso para Secundaristas (1996/11/23 - 1996/11/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/03 - 2024/06/03 | Jornada “Variação linguística, educação e cidadania” [6 horas]
Encontro
|
Associação de Professores de Português (APP) e Associação; Portuguesa de Linguística (APL) |
2024/02/26 - 2024/03/09 | A Comunicação e linguagem em crianças com perturbação do espetro do autismo (PEA) [15 horas]
Outro
|
SABER+ Formação e Investigação – Centro de Formação Profissional |
2023/01/06 - 2023/01/06 | Conferências integradas Meeting Sustentável 2023, realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de
Natureza da ESE-IPSantarém.
Conferência
|
Meeting Sustentável 2023
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/08/29 - 2022/09/02 | Braga Summer School in Linguistics 2022 [45 horas]
Outro
|
Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia Braga, Portugal
|
2020/08/19 - 2020/08/19 | Conferência: "Plurilinguismo e educação intercultural: O Zoom de uma experiência de ensino e aprendizagem pandêmica e pancrônica"
Outro
|
XXIII SEMANA DE LETRAS: O SABER COMO SUPERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil
|
2020/02/07 - 2020/02/07 | Congresso Internacional de Dificuldades de Aprendizagem na Matemática [7 horas]
Congresso
|
Grupo de Estudos das Dificuldades de Aprendizagem na Matemática, Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças, Lisboa |
2019 - 2019 | Abordagem transdisciplinar e poética da Educação - Instituto Piaget
Encontro
|
Encontro de Educação 15 e 16 de Novembro de 2019
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | Formação de coordenadores pedagógicos das licenciaturas da UFMT | I Fórum dos coordenadores de ensino de graduação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2015/10/05 - 2015/10/06 | 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought [20 horas]
Conferência
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/04/16 - 2014/05/16 | Curso “Ambientes virtuais de aprendizagem em contexto de educação presencial: utilização e criação de cursos virtuais” [20
horas]
Outro
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2013/11/25 - 2013/11/27 | Minicurso “Constructionalization” [12 horas]
Outro
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/11/25 - 2013/11/27 | XVIII Seminário Nacional e V Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática: “Construcionalização” [25 horas]
Seminário
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/08/12 - 2013/08/13 | Curso “Correntes Funcionalistas Contemporâneas” [6 horas]
Simpósio
|
II Simpósio Internacional de Linguística Funcional
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2013/02 - 2013/07 | Linguística Histórica: Tópicos de Mudança Sintática [56 horas]
Outro
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011/09/14 - 2011/09/16 | A usage-based perspective on language [6 horas]
Outro
|
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2011/05/23 - 2011/05/24 | Workshop de Gramaticalização [20 horas]
Oficina (workshop)
|
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
|
2011/05/06 - 2011/05/06 | Linguística Cognitiva, conquistas e desafios: balanço de três décadas [2 horas]
Outro
|
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2010/04/26 - 2010/04/27 | Workshop Gramaticalização: abordagens formalistas e funcionalistas [10 horas]
Oficina (workshop)
|
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2004/03 - 2004/11 | Extensão universitária em Grupo de estudos funcionalistas [128 horas]
Outro
|
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
2004/04/28 - 2004/05/01 | 10.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Congresso
|
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2004/03/17 - 2004/03/19 | Curso de Extensão Universitária: Gramática de Usos do Português
Oficina (workshop)
|
Núcleo de Formação Editorial da Editora da UFG
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
2004/03/17 - 2004/03/19 | Treinamento para avaliação do livro didático EM
Outro
|
Ministério da Educação, Brasil
|
2003/11/22 - 2003/11/23 | Curso de Extensão Universitária: Capacitação de corretores de redação
Oficina (workshop)
|
Curso de Capacitação de Corretores de Redação
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
2003/07/03 - 2003/07/03 | Encontro pedagógico com professores(as) convidados(as) pela UCG
Outro
|
Programa de formação continuada de professores na UCG
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
|
2003/02/03 - 2003/02/07 | A cultura do projeto: dimensões heterogêneas
Encontro
|
Cooperativa de ensino do Médio Araguaia, Brasil |
2001/02/05 - 2002/12/19 | Formação continuada: Reflexões sobre a prática pedagógica
Outro
|
Projeto: Reflexões sobre a prática pedagógica
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil
|
2002/08 - 2002/10 | A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Outro
|
A prática dos egressos: uma proposta de reflexão
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2002/01/16 - 2002/01/19 | XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Congresso
|
XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação: Construir outro projeto para o Brasil
Confederaçao Nacional dos Trabalhadores em Educaçao, Brasil
|
2001/07/13 - 2001/07/14 | Formação continuada em Avaliação Educacional
Oficina (workshop)
|
Formação continuada Avaliação Educacional
Centro de Formação e Atualização do Professor - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Brasil
|
2001/05/18 - 2001/05/20 | XI Encontro Regional de Psicopedagogia |
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brasil
|
2001/01/29 - 2001/01/31 | Pensar a educação para o pensar |
Escola Comunitária de Educação Básica Interativa, Brasil
|
2001 - 2001 | Grupo de Estudos Linguísticos Pensando o ensino de língua em conjunto
Outro
|
Estudos Linguísticos: Pensando o ensino de língua em conjunto (formação continuada)
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
2000/11/27 - 2000/11/28 | Curso "O Ensino Médio na perspectiva da escola jovem"
Seminário
|
Seminário o Ensino Médio na Perspectiva da Escola Jovem
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-Brasil, Brasil
|
2000/05/20 - 2000/05/20 | X Encontro Regional de Psicopedagogia
Encontro
|
X Encontro Regional de Psicopedagogia
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Goiás, Brasil
|
1997/07/01 - 1997/09/05 | Ensino da língua portuguesa: Gramática e Escrita
Outro
|
V Semana de Letras
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil
|
1994/06/06 - 1994/11/10 | Extensão-atualização: Oficina "Jornalzinho da biblioteca". Como elaborar textos técnicos, jornalísticos, crónica etc.
Oficina (workshop)
|
Jornalzinho da Biblioteca do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/15 | O desenvolvimento da escrita argumentativa numa sequência de ensino do texto de opinião no 3.º ciclo do ensino básico
Vogal
|
Lúcia Maria Esteves Oliveira Gomes Lemos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2023/10/31 | Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1.º CEB e no 2.º CEB
Presidente do júri
|
Carla Maria Neves Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023/10/27 | A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1.º CEB
Vogal
|
Carolina Sereno Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/11/28 | Como Utilizar de Modo Intencional Processos de Coesão Textual com Base em Atividades Relacionadas com o Domínio da Oralidade?
Arguente principal
|
Ana Rita Ribeiro Freitas Alexandrino (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/09/19 | A Evolução dos Géneros Textuais: Carta Formal Versus E-mail. Um estudo com alunos do 11.º ano da Escola Pedro Gomes
Arguente
|
Júlia Lopes (Outro)
Universidade de Santiago, Cabo Verde
|
2022/02/22 | Representação da mulher no livro didático do ensino médio: a construção da figura feminina dentro do gênero poema
Arguente
|
Jeny Machado do Val Tavares (Mestrado)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2019/07/08 | Narrativas para crianças e promoção da criatividade
Arguente principal
|
Ana Rita da Silva P. Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016/04/09 | A variação da concordância verbal em textos jornalísticos de Rondonópolis [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
Arguente
|
Isabella Rachel Rodrigues Ajala (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2016/03/07 | Visa gramaticalizar: o processo de gramaticalização de visar
Arguente
|
Geovana Portela de Moura (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2015/08/26 | Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
Arguente
|
Ernandes Araújo Nascimento (Mestrado)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2015/07/09 | A articulação dos domínios da Escrita e da Gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical
Arguente
|
Ana Rita Salgueiro Gorgulho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015/05/29 | 1) Sequência didática para o projeto Alfadown em uma perspetiva cognitivo-funcional
2) Um estudo cognitivista da reflexividade em diferentes momentos históricos de formação das línguas românicas
3) Uma proposta de sequência didática funcionalista
4) O que significa ser um bom professor formador de línguas na atualidade? Crenças de uma professora formadora de Língua Inglesa
sobre o seu papel e as percepções de seus alunos, professores em formação
Arguente
|
1) Zenalda Viana Neves; 2) Déborah Magalhães de Barros; 3) Milcinele da Conceição Duarte; 4) Tatiana Diello Borges (Outro)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
2015/03/20 | Letramento(s) docente(s): diálogos e reflexões como professores de uma escola pública de Mato Grosso
Arguente
|
Ernandes Araujo Nascimento (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2015 | O uso do elemento gramatical “onde” nos boletins de ocorrência [Defesa Pública do Trabalho de Curso]
Arguente
|
Sérgio Costalunga Feitosa (Outro)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2011/09/26 | A relação causa e consequência em textos argumentativos de alunos do Ensino Superior do IFSP
Arguente
|
Fabiane Jorge da Silva (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2025 | 4.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 4) | ESE de Leiria |
2015 - 2015 | III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão | Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2013 - 2013 | IV SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa | Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2008 - 2008 | I SIMELP – Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa | Universidade de São Paulo, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01 - 2023/01 | Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Santos Silva, P. & Novo, C. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula | Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação |
2022/12 - 2022/12 | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Revista Filologia e Linguística Portuguesa (2176-9419) | Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA) |
2018 - 2018 | Revista Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (1809-3507) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ |
2016 - 2016 | Revista Signótica (0103-7250) | Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás |
2016 - 2016 | Revista Educação em Foco (0104-3293) | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
2016 - 2016 | Revista Metalinguagens (2358-2790) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo |
2012 - 2012 | Coleção de Manuais de Português para o Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano) | (a convite da LEYA Editora, posteriormente submetidos a avaliação do (e efetivamente aprovados pelo) Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasil) |
2004/01/30 - 2004/02/15 | Livro Didático para o Ensino Médio – componente curricular Português | (a convite da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação Média e tecnológica (SEM/TC), Brasília) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/10/01 - Atual | Leitura e Escrita | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/10/01 - Atual | Comunicar em Língua Portuguesa | Curso Técnico Acompanhamento de Jovens e Crianças (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - Atual | Linguística | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2023 | Comunicar em Língua Portuguesa | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2023 | Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2023 | Comunicar em Língua Portuguesa | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2022 | Didáticas Específicas (Português) do 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018 - 2022 | Língua e Literatura Portuguesas | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018 - 2021 | Língua e Literaturas Portuguesas | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2020 | Leitura e Produção de Textos: Gêneros Acadêmicos | Serviço Social (Bachelor) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2020 - 2020 | Estudos Linguísticos | Libras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2020 - 2020 | Fundamentos e Metodologias do Ensino da Linguagem | Pedagogia (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2020 - 2020 | Língua Portuguesa: Produção e Interpretação Textual | Serviço Social (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2019 - 2020 | Introdução à Didática do Português | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2020 | Didática do Português II | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2020 | Prática do Ensino Supervisionada | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016 - 2020 | Linguística II | Letras Língua Portuguesa e Espanhola (Graduado) | Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2020 | Linguística II | Letras – Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2018 - 2019 | Língua e Literatura Portuguesas | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2017 - 2017 | Psicolinguística | Letras – Língua Portuguesa/Espanhola / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2017 | Prática de Leitura e Produção de Texto | Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa / Língua Portuguesa/Literatura (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016/03/15 - 2016/03/18 | Minicurso: A língua sob a perspectiva cognitiva: Tópicos para o profissional de Letras. XIX Semana de Letras: Formação & Profissionalismo | Formação contínua [Minicurso] | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2016 - 2016 | Morfossintaxe | Letras – Língua Portuguesa/Inglesa / Língua Portuguesa/Francesa (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Língua Portuguesa I | Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Comunicação Linguística | Ciência e Tecnologia de Alimentos (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Português Instrumental | Ciências Contáveis (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Comunicação e Expressão | Engenharia Elétrica (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Leitura e Produção de Texto (Meio Ambiente) | Libras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2015 | Linguística I | Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2015 | Linguística II | Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2014 | Trabalho de Curso I | Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2014 | Língua Portuguesa | Psicologia (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2009 - 2009 | Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa I | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2007 - 2009 | Prática e Metodologia de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | Língua Portuguesa I | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | Língua Portuguesa III | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | Literatura Mato-Grossense | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2008 - 2008 | Produção de Textos Acadêmicos | Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Postgraduate Certificate) | Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil |
2007 - 2008 | Metodologia de Pesquisa | Pós-graduação “Lato Sensu” em Docência no Ensino Superior (Postgraduate Certificate) | Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil |
2007 - 2007 | Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2006/10/27 - 2006/10/27 | Oficina: Tendências linguísticas e determinações no ensino de Língua Portuguesa: da divisão formalista à perspectiva social da linguagem. IV Semana de Letras | Formação contínua [Oficina, 4 horas] | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2006/09/25 - 2006/09/29 | Minicurso: Princípios Funcionalistas: tópicos em descrição e ensino da Língua Portuguesa. XI Semana de Letras | Formação contínua [Minicurso] | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2006/04/28 - 2006/04/29 | Minicurso: O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista. I Encontro de Linguística Funcional de Barra do Garças, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA e Grupo de Estudos Funcionalistas de Barra do Garças | Formação contínua [Minicurso, 6 horas] | |
2006 - 2006 | Tendências lingüísticas e determinações no ensino de LP: da visão formalista à perspectiva social da linguagem | Letras (Graduado) | Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Letras Campus Universitário de Rondonópolis, Brasil |
2005 - 2006 | Língua Portuguesa | Direito (Graduado) | Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil |
2005 - 2006 | Metodologia da Pesquisa Jurídica | Direito (Graduado) | Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Brasil |
2005/09/03 - 2005/09/04 | Palestras “Concepções Pedagógicas”, “Processo Ensino-Aprendizagem” e “Planejamento”, realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Educadores – PROFIS, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Barra do Garças | Formação contínua [Palestras, 6 horas] | |
2005 - 2005 | Metodologia da Pesquisa Científica | Pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão de Marketing e Turismo (Postgraduate Certificate) | |
2004/10/19 - 2004/10/23 | Minicurso: Linguística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna. I Encontro de Integração Acadêmica – Avanços tecnológicos e os processos de comunicação: desafios na construção do sujeito. | Formação contínua [Minicurso] | Universidade Estadual de Goiás, Brasil |
2004/10/18 - 2004/10/22 | Minicurso: A escolha do livro didático de Português: um exercício consciente. V Encontro de Educadores do Ensino Básico | Formação contínua [Minicurso, 40 horas] | Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Brasil |
2000 - 2000 | Língua Portuguesa III Língua Portuguesa IV Língua Portuguesa IV | Letras (Licence) | Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil |
1999 - 1999 | Prática de Leitura e Produção de Textos I Língua Portuguesa III - Turnos Matutino e Noturno | Letras (Licence) | Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - Departamento Letras, Brasil |
1997/08/25 - 1997/09/05 | Curso ministrado, a convite: “Leitura de Autores Mato-Grossense” | Formação contínua [Curso, 40 horas] | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | Associação de Professores de Português | Sócio |
2024 - Atual | ANGEL – Associação de Síndrome de Angelman Portugal | Sócio |
2022 - Atual | Grupo Protextos – Ensino e aprendizagem da escrita de textos – Uma comunidade de aprendizagem, CIDTFF, Universidade de Aveiro | Membro |
2021 - Atual | Núcleo da Margem Sul da Associação Pais em Rede | Membro da Coordenação |
2006 - 2013 | Associação sindical de professores ADUMFAT/Rondonópolis | Membro |
2011 - 2011 | Grupo História do Português Paulista, Universidade de São Paulo, Brasil | Membro |
2010 - 2010 | Grupo de Pesquisa CNPq/Universidade de São Paulo, Brasil | Membro |
2007 - 2008 | Diretoria do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil | Membro (segundo secretário) |
2005 - 2005 | Grupo de Estudos Teóricos Funcionalistas (subgrupo de Barra do Garças), Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Goiás, Brasil | Membro |
2001 - 2001 | Grupo de Estudos Linguísticos: pensando o ensino de língua em conjunto – CEFAPRO/Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil | Coordenador |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2025 | Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2024 - 2025 | Membro do Júri das Provas de Português a realizar pelos candidatos aos Cursos de TeSP, Maiores de 23 e Estudantes Internacionais do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2024 - 2025 | Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Nacionais | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Responsável pela Prova de Português a realizar pelos Candidatos ao Curso Especial de Acesso e Ingresso aos Cursos de Licenciatura para Estudantes Internacionais do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Membro do Júri das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas Específicas e de Cultural Geral (Português), destinadas a avaliar a capacidade dos Maiores de 23 Anos para a frequência dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Membro do Júri (vogal suplente) da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Membro do Júri, com Teresa-Cláudia Tavares, das Provas de Conhecimentos (Português) do Concurso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPSantarém – Estudantes Internacionais | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/10/06 - 2021/10/31 | Membro da Banca Avaliadora referente ao Processo Simplificado para Contratação de Professor Substituto para a área de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa | Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2019 - 2020 | Membro do Júri (vogal), com Patrícia Rodrigues, da 1.ª Fase da Prova de Língua Portuguesa destinada às candidaturas ao ingresso nos Mestrados que habilitam para a docência | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da Banca Examinadora do teste de seleção para Professor Substituto do Departamento de Língua Portuguesa | Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística e /ou Linguística Histórica | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2014 - 2014 | Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
2009 - 2009 | Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de provas e Títulos para Provimento de Cargo de Docente na área/subárea de Língua Portuguesa/Linguística do Departamento de Letras | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2024 | Prémio Menção Honrosa Especial atribuído ao Projeto “LEE – Leitura e Escrita para além do Ecrã”, dos investigadores Maria
Inês Cardoso (IR), André Luiz Rauber, Francisco Silva, Lia Pappámikail, Juliana Jardim Barboza - 5.º Concurso CIEQV
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|