???global.info.a_carregar???
Doctor in Educational Sciences, Master in Educational Administration and Graduate in Physics and Chemistry Teaching. She is a Professor in the Department of Pedagogy and Education, Assistant in the Executive Committee of the Masters in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education, President of the Coordinating Council of Supervised Teaching Practice at the University of Évora and coordinates a Working Group on Teaching and Research in Higher Education at the School of Social Sciences, with a view to the pedagogical training of the academic community of the University of Évora. Teacher in several curricular units (UC), highlights his responsibility in the UC of Knowledge and Professional Development, Doctorate in Educational Sciences and Supervised Teaching Practice in Master's courses. She is an integrated member of the Centre for Research in Education and Psychology (CIEP|UE; Theme 3 - Training and Professional Development), University of Évora and collaborator in the Comprehensive Health Research Centre (CHRC) where the work is aligned and committed with patient health education and empowerment. As part of her networking, she collaborates with the Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE, France). She is a member of the Portuguese Society of Educational Sciences (SPCE), of the Portuguese Forum of Educational Administration, of the Brazilian Association of (Auto)Biographical Research (BIOGraph) and of the Association Internationale de Histoires de Vie en Formation, et de Recherche Biographique en Éducation (ASIHVIF). She is a member that represents the University of Évora in Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora. Their investigative interests focus on training processes, professional education, lifelong learning, professional development, identities and workplace learning. Her researches are doing whit teachers and other professionals, including health and social care professionals. Narrative research, children voices, care and wellbeing linking education and training challenges to life history and are also a part of the current projects. Their studies have focused on such problems, with approaches of a qualitative nature, highlighting narrative research, action-research and case studies in Education. Mobilized by several national and international projects and network research, she is a member of the editorial team of several scientific journals and has publications disseminated nationally and internationally. English is good (listening and speaking).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA MONTEIRO LEAL DA COSTA
Data de nascimento
1967/05/27
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Conceição Leal da Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
AF19-1130-BF24
ORCID iD
0000-0003-3299-6845

Endereços de correio eletrónico

  • mclc@uevora.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 266768050 (Pessoal)
Telemóvel
  • 937431368 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade de Évora. Rua da Barba Rala - Colégio Pedro da Fonseca, 7000, Évora, Évora, Portugal (Profissional)
  • Quinta de São Caetano, 7000-314, Évora, Évora, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"VIVER CONSTRUINDO MUDANÇAS – A VEZ E A VOZ DO PROFESSOR CONTRIBUTO PARA OS ESTUDOS DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2000
Concluído
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"Viver e Construir a Mudança - a voz dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990/06/19
Concluído
Ensino de Química e Física (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/05/13 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2006 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
1997 - 2006 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2016 - Atual Diretora da Pós Graduação em Docência e Investigação no 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2016 - Atual Associação Científica Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Brasil
Universidade Estadual da Bahia, Brasil
2014 - Atual Colaboradora Estrangeira do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (Auto)Biografia e Representações (GRIFRAS/UFRGN/BR) Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2011 - Atual Membro da Assembleia do Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Membro Integrada do Centro de Investigação em Psicologia e Educação da Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2011 - Atual Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Universidade de Évora, Portugal
2011 - Atual Membro do Fórum Português de Administração Educacional Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2019 Membro da Comissão Executiva de Acompanhamento do Mestrado em Educação Pré-escolar e e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2017/05/01 - 2017/12/01 Professora Visitante (universidade estrangeira) Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Peru
2015/02/01 - 2017/02/01 Adjunta do Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
1995/09/01 - 1996/08/01 Professora cooperante da Universidade de Évora (Estágio Pedagógico Integrado, núcleo de 4 alunos da Licenciatura em Ensino de Físico-Química) Universidade de Évora, Portugal
1991/09/01 - 1995/08/01 Coordenação da Área Educativa do Alentejo Central - Responsável pela Coordenação da Educação Especial (Educação Pré-escolar e 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 Pesquisa (auto) biográfica com criança: olhares da infância e sobre a infância
Projeto Produtividade e Pesquisa (CNPq)
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Em curso
2019 - 2021 Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola.
443695/2018-0
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil
Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações

MCTIC/CNPq
Em curso
2019 - 2021 Tecnologias Assistivas na Educação a Distância nos Institutos Federais da Região Nordeste
43318820189
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil
Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações
Em curso
2019 - 2021 Narrativas na Universidade e na Escola: Teorias e Práticas
28/2018
Processo 428099/2018-1
Investigador responsável
MCTI/CNPq , Brasil
MCTIC/CNPq
Concluído
2019 - 2020 “Body-App - Digital Economy, Post-Carbon Society and Reality Testing”
N/A
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
MCTIC/CNPq
Em curso
2017 - 2019 Les soins palliatifs chez les enfants et adolescentes malades chroniques: une étude sur le parcours biographique des profisionnels de santé et éducation en France et au Portugal.
00000000
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde, Portugal
Em curso
2016 - 2019 Narrativas de infância. O que contam as crianças sobre a escola e o que contam os professores sobre a infância?
310582/2016/4
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2015 - Atual O que fazemos com o que fazem connosco...identidades profissionais e(m) reconstrução
000000
Investigador
Em curso
2017 - 2019 POISE/Vidas Ativas 3G/Investigar
0000000
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas
Em curso
2014 - 2018 Narrativas da Infância. O que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância?
14/2014, nº 462119/2014/9
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2011 - 2015 Viver Construindo Mudanças - A vez e a voz dos Professores: Contributo para os Estudos da Aprendizagem e Desenvolvimento dos Professores
00000
Investigador
Instituto de Ciências da Terra, Portugal
Concluído
1998 - 2000 Viver é construir a mudança - A Voz dos Professores
0000000
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leal da Costa, C.; Ramos,J.; Teixeira, M.. "Programa do Desporto Escolar 2017-2021: Percepções de coordenadores locais do desposrto scolar sobre os estilos de vida das crianças do 1º ciclo". Trabalho apresentado em IV SLBEI, I CLABIE., Aveiro, 2018.
    Publicado
  2. Conceição Leal da Costa. "Les soins palliatifs chez les enfants - une e´tude sur la formation des professionnels de education et sante´ en France et au Portugal". Trabalho apresentado em BiographieSante´ 2018, 2018.
    Publicado
  3. Leal da Costa, C.; Oliveira, João Paulo. "Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e possibilidades". Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, João Pessoa, 2017.
    Publicado
  4. Leal da Costa, C.. "Tornando-me Educadora/Professora? Uma construção Identitária". Trabalho apresentado em II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: Investigação, Formação Docente e Culturas de Infância, Braga, 2016.
    Publicado
  5. Leal da Costa, C.. "Do Memorial da Formação ao Relatório de Práica d sobre trajectórias de aprendizagem profissional.e Estágio supervisionada: uma reflexão". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  6. Conceição Leal da Costa. "A (Trans)Formac¸a~o de Mim e´ Mudanc¸a em No´s. Singularidades e Invariantes Dando Voz a Professores". 2016.
    Publicado
  7. Leal da Costa, C.; Cavas, I.. "Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo - Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em conjunto". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2015.
    Publicado
  8. Leal da Costa, C.; Folque, A.; Couveiro,C.. "Sendo educadora-professora - aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - III Encontro de Sociologia da Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  9. Leal da Costa, C.; Biscaia, Constança. "Aprendizagem e de desenvolvimento do professor em contexto de trabalho: O caso de "Ana" na sua narrativa de vida profissional". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - III Encontro de Sociologia da Educação, Braga, 2013.
    Publicado
  10. Leal da Costa, C.; Biscaia, Constança. "Um olhar em torno das possibilidades de conhecer a diferença de forma diferente.". Trabalho apresentado em IX Foro: Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior, Granada, 2012.
    Publicado
  11. Leal da Costa, C.. "Possibilidades de Desenvolvimento Profissional dos Professores na escola: Identificação dos factores críticos.". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2009.
    Publicado
  12. Leal da Costa, C.. "Desenvolvimento profissional dos Professores na Escola: Tendências e prospectivas". Trabalho apresentado em Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional ( ISCTE), 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria da Conceição Passeggi; Conceição Leal da Costa; Camila Aloisio Alves; Ilane Cavalcante. "Narrativas, memórias e devir: tessituras entre pesquisa educacional e extensão universitária numa ágora planetária". Revista UFG (2022): https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73152.
    10.5216/revufg.v22.73152
  2. Ilane Ferreira Cavalcante; João Paulo de Oliveira; Conceição Leal da Costa. "Narrativas de profesores sobre el uso de tecnologías digitales de información y comunicación durante la pandemia: voces de Brasil". PARADIGMA (2021): https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p386-407.id1136.
    10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p386-407.id1136
  3. Conceição Leal da Costa. "Relatos de professores sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: vozes do Brasil". Paradigma (2021):
    Aceite para publicação
  4. Costa, Conceição Leal da; Oliveira, João Paulo; Cavas, Isabel. "Investigação biográfica e análise com software: Cooperação, Empoderamento, (Des)Envolvimento". Práxis Educacional 17 44 (2021): 1-22. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8021.
    10.22481/praxisedu.v17i44.8021
  5. Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Da Costa, Conceição Leal. "Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores". Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 22 1 (2020): http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173.
    10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
  6. Conceição Leal da Costa. "Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas". (2020): http://dx.doi.org/10.5902/1984644440240.
  7. Conceição Leal da Costa. "Narração e Experiência em Vidas de Professores". Cadernos de Pesquisa (2020): http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/index.
    Aceite para publicação
  8. Conceição Leal da Costa ; Sarmento, Teresa; Martins, Rosana Maria; Rocha, Simone Albuquerque; Leal da Costa, Conceição; Albuquerque Rocha, Simone. "Experiência e Identidades em (re)construção". Revista Latino-Americana de História da Educação, RHELA 22 35 (2020): https://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican.
    Aceite para publicação • 10.19053/01227238.11928
  9. Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Leal-da-Costa, Conceição; Conceição Leal da Costa. "Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura". (2020): http://hdl.handle.net/10174/28508.
    http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
  10. Conceição Leal da Costa. "Narrar a infa^ncia, narrar a juventude: educac¸a~o, espac¸os, sau´de e artes". Revista @mbienteducac¸a~o (2019):
    https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n22019p3a9
  11. Sarmento, Teresa; Leal da Costa, Conceição. "O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação". (2019): http://hdl.handle.net/1822/62976.
    10.26843/ae19828632v12n22019p58a71
  12. Oliveira, João Paulo de; Leal da Costa, C.. "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E(M) EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - O CASO DO PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO DO IFRN". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1 14 (2018): e7085. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2018.7085.
    10.15628/rbept.2018.7085
  13. Medeiros Neta, Olivia Morais; Moura, Dante Henrique; Cavalcante, Ilane Ferreira; Oliveira, João Paulo; Leal da Costa, C.. "EXTENSÃO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1 14 (2018): e7101. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2018.7101.
    Publicado • 10.15628/rbept.2018.7101
  14. Leal da Costa, Conceição; Biscaia, Constança; Argüello Parra, Andrés. "Aprender pensando sobre a própria vida – Um ateliê biográfico na formação de educadores/professores". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 2 (2018): 258-279. http://dx.doi.org/10.7203/rase.11.2.12445.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7203/rase.11.2.12445
  15. Leal da Costa, C.; Alves, C.A.. "Cuidar e Aprender com Crianças em Educação e Saúde: Narrativas e(m) Formação". Sisyphus Journal of Education 6 2 (2018): 139-159. http://revistas.rcaap.pt/sisyphus.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Leal da Costa, C.; Sarmento, T.. "Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar nosso identidade profissional". Revista Educação em Análise 2 (2018):
    Acesso aberto • No prelo
  17. Leal da Costa, C.; Rincón, L.; Argüello Parra, Andrés. "La maestra rural y el saber pedagógico, construcción social, desde um enfoque biográfico-narrativo". Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica 3 9 (2018): 943-965.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Conceição Leal da Costa. "Extensa~o e Formac¸a~o na Educac¸a~o Profissional". Revista Brasileira de Educac¸a~o Profissional e Tecnolo´gica (2018):
    https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7101
  19. Leal da Costa, C.; Cavalcante, Ilane Ferreira. "Alteridade(s) de si, escritas de si e reflexão. Olhares cruzados sobre a formação de professores em Portugal e no Brasil.". Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos 5 10 (2017): 108-126. https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Leal da Costa, C.; Nunes, S.. "Tornar-se Educadora/professora. Palavras que contam como foi!". Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade 25 47 (2016): 119-136. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/284.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Conceição Leal da Costa. "Prática de Ensino Supervisionada na Universidade de Évora – Formação inicial de educadores e professores e investigação", Treze, 2020
Capítulo de livro
  1. Conceição Leal da Costa. "Vivre, faire partie et être, dans le monde, ça compte!". 161-168. Harmattan, 2021.
    Publicado
  2. Conceição Leal da Costa. "Récits d' expériences : genre et constitution de soi dans un cadre institutionnel". 311-322. França: Harmattan, 2021.
    Publicado
  3. Conceição Leal da Costa. "Como garantir a qualidade de uma investigação? - O papel da revisão sistemática de literatura". 77-82. Portugal: De Facto Editores, 2021.
    Publicado
  4. Conceição Leal da Costa. "Récits d’expériences: genre et constituition de soi dans un context institutionnel". In Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos. França, 2020.
    No prelo
  5. Conceição Leal da Costa. "La formacio´n de los futuros docentes en la Universidad de E´vora. Una mirada a trave´s del concepto de Aprendizaje-Servicio". In Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias. Brasil: Editora do Instituto Federal do Maranhão, 2019.
    Publicado
  6. Conceição Leal da Costa. "Dina^micas e experie^ncias de investigac¸a~o em Cie^ncias da Educac¸a~o". In Aprenderes do Alentejo. Portugal: Santo Tirso: De Facto Editores, 2019.
  7. Conceição Leal da Costa. "Educação para a cidadania: o papel da extensão na formação dos estudantes extensionistas do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN". In Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias. 2019.
  8. Conceição Leal da Costa. "O que fazemos com o que fazem connosco... Interac¸o~es que (nos) formam e desenvolvem". In Conhecimentos e Saberes da Psicopedagogia Cli´nica e Institucional. Brasil: Atena Editora, 2019.
    10.22533
  9. Conceição Leal da Costa. "Que faire face a` ce que l'on nous fait... identite´s profissionnels en (re)construction: voix du professeur et construction de la connaissance avec les enfants". In Vitalite´ des approches biographiques dans la sphe`re professionnelle et apprentissage tout au long de la vie. 2019.
    Publicado
  10. Leal da Costa, C.. "Ser, cuidado e(m) formação". In O cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e ao desenvolvimento humano, 143-153. Évora, Portugal: CIEP/UE, 2018.
    Publicado
  11. Leal da Costa, C.. "Traços de Vida e(m) narrativas de (trans)formação.". In Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes, 73-98. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  12. Leal da Costa, C.; Alves, C.A.. "Vencer silêncios e Aprender em Companhia: Olhares, práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde". In Infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares: Contribuições da pesquisa (auto)biográfica em Educação, 539-560. Natal, Brasil: EDUFRN, 2018.
    Publicado
  13. Leal da Costa, C.; Folque, A.; Artur, A; Conceição Leal da Costa. "A formação inicial e o desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico". In A Formac¸a~o de Professores em Perspectiva, 177-236. Manaus, Brasil: EDUA, 2016.
    Publicado
  14. Leal da Costa, C.; Cavas, I.. "Cultura e Comunidades d(n)a Escola - Desafios à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Professores". In Avances en Ciencias de la Educación y Desarrollo, 001-015. Granada, Espanha: Associación Española de Psicologia Conductual, 2015.
    Publicado
  15. Leal da Costa, C.; Biscaia, Constança. "Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e aprendizagens pela voz de "Ana"". In Pol+iticas Educativas Eficácia e Melhoria das Escolas, 465-490. Évora, Portugal: CIEP/UE, 2014.
    Publicado
  16. Leal da Costa, C.; Folque, A.. "Learning With a Project Aproach: an experience of a pedagogical support for supervision and teacher development". In Avances en Ciências de la Educación y del Desarrolo, 341-347. Granada, Espanha: Associación Española de Psicologia Conductual, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Conceição Leal da Costa. Educação e Sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias. Brasil: Editora do Instituto Federal do Maranhão. 2019.
    Publicado
  2. COSTA, MARIA. A Formação de Educador@s Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora, Portugal: CIEP/UE. 2018.
    No prelo • Editor
  3. Leal da Costa, C.. Infâncias e Adolescências em espaços escolares e não escolares: contribuições da pesquisa (auto)biográfica em Educação. Natal, Brasil: EDUFRN. 2018.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Conceição Leal da Costa. "Pesquisa com narrativas de crianças e jovens". Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (2020):
    No prelo
  2. Conceição Leal da Costa. "Narrativas delineando tempos e espaços: diversidade e alteridade". 12 2 (2019): https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n22019p3a9.
    Publicado • Co-editor
  3. Conceição Leal da Costa. "Extensão e Formação na Educação Profissional". Revista Brasileira de Educac¸a~o Profissional e Tecnolo´gica, 1 14 (2018): https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7101.
    Publicado • https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7101 • Editor convidado
Poster em conferência
  1. Leal da Costa, C.; Biscaia, Constança. "Building up transformations - workplace learning by teachers voices". Trabalho apresentado em 8º ICERI - Annual International Conference os Education, Research and Education, 2015.
  2. Leal da Costa, C.; Cavas, I.. "School culture, organization and contacts between actors - Challenges for teacher learning and development". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2015.
Prefácio / Posfácio
  1. Conceição Leal da Costa. "Prefácio". 15-22. Pedro e João Editores. 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Babinha, Ana Teresa Canete. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Construindo a monodocência contrariando fragmentações". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/28559.
  2. Oliveira, João Paulo de. "A formação de estudantes do Ensino Médio integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10174/27838.
  3. Rodrigues, Marli Inês. "Pedras em contexto escolar, ação pedagógica e construção compartilhada de saberes no singular: um estudo no ensino fundamental". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25580.
  4. Ramos, João Luís Fernandes Brotas. "Programa do desporto escolar 2017-2021. Perceções dos cordenadores locais de desporto escolar sobre as notas propostas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25362.
  5. Leal da Costa, C.. "Viver construindo mudanças: a vez e a voz dos professores: Contributo para os estudos da aprendizagem e desenvolvimento dos professores.". Doutoramento, 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/02/04 TORNAR SE PROFESSOR/A e INVESTIGADOR/A – a experiência e caminhos de (trans)formação III Ciclo de Palestras do GEPAS
Universidade Estaduala do Vale do Aracaú (Webconference, Brasil)
2020/11/04 Tornar-se professor - Caminhos de investigação, ação e formação Aula sin Muros
Cátedra Edumedia-3 (Pereira)
2020/09/11 Pertinência de uma Revisão Sistemática da Literatura no estudo das identidades profissionais de professores XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/07/03 Ao encontro de si e do outro - Pesquisa, ação e formação que (des)envolvem “Encontros ao vivo para reflexões sobre educação e capitalismo no contexto de pandemia e crise política”
Instituto Federal de Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
2020/06/20 Living and being in the world matters!! Lives and Stories During The Disaster
Association Internacional des Histoires de Vie et Formation (ASIHVIF) et de recherche biographique en éducation- Université Tours, France (Tours, França)
2020/03/04 Trajetórias de vida de desempregados de longa e muito longa duração. Uma investigação narrativa em Évora Apresentação do estudo no âmbito do Projeto Vidas 3G
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/02/07 Estudo de caso como modalidade de investigação: compreendendo um programa de apoio institucional à extensão para a formação de estudantes de um instituto federal IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Évora, Portugal)
2020/01/30 Investigação narrativa e construção de conhecimento profissional. Métodos Biográficos e Construção de Conhecimento sobre Desenvolvimento Humano e Bem-estar XXVII Colóquio da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2019/10 Enquêter avec les enseignants et écouter les enfants: narration, expérience et (re)construction d'identités professionnelles. Colloque La Recherche Biographique en Situations et en Dialogues. Enjeux et Perspectives.
(Paris, França)
2019/05/27 Encontrar Caminhos de Formação e(m) Investigação. Seminário Narrativas Biográficas: O que pesquisamos?
(Évora, Portugal)
2019/02/04 Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola Atelier Biográfico de Construção Partilhada
(Évora, Portugal)
2019/01/31 Encontrar Caminhos de Formação e(m) Investigação Symposium AFIRSE 2019
(Lisboa, Portugal)
2018/11/15 Programa do Desporto Escolar 2017-2021: Perceções de coordenadores locais do Desporto Escolar sobre os estilos de vida das crianças do 1º Ciclo IV SLBEI: Educação, culturas e cidadania das crianças.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/18 Les soins palliatifs chez les enfants - une étude sur la formation des professionnels de education et santé en France et au Portugal no Colloque Biographie et Sante´.
Université Paris Decartes (Paris, França)
2018/09/18 Traços de Vida e Narrativas de (Trans)Formação VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biogra´fica (VIII CIPA
UNICID (São Paulo, Brasil)
2018/05/09 Que faire de ce que l’on nous fait... identités professionnelles en (re)construction - voix du professeur et construction de la connaissance. The Biographical Space. International Conference
Universidade de Wroclaw (Breslávia, Polónia)
2018/03/24 L'expérience d'un atelier biographique dans la formation initiale avec les e´ducateurs de l'Universite´ d'E´vora - un mode`le de formation et une construction identitaire dans la voix des e´tudiants. Conférence au Séminaire doctoral Euclidia (Équipe clinique- dialogique. Conferência - Seminário Doutoral Erasmus+
Universidade de Nantes (Nantes, França)
2018/02/22 As narrativas (auto)biográficas nos percursos de formação aprender, pensando sobre a própria vida no II Encontro Formação de Educador@s e Professor@s na Universidade de Évora.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/11 IV. Seminário – Leal da Costa, C. (2017, novembro). Transformando Constrangimentos em Possibilidades – Um atelier biográfico na formação (Inicial) de educador@s/Professor@s na Universidade de Évora. Comunicação no ”. Portugal, , 20 de novembro. Seminário Internacional Métodos biográficos: vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Universidade do Minho (Portugal)
2017/05/31 La supervisión em la formación de Maestros (A supervisão na formação dos professores). Seminário - Departamento Académico de Educación
Pontifícia Universidade Católica do Peru (Lima, Peru)
2017/05 Docência e Investigação no 1º Ciclo em Portugal. Seminário do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, Programa de Pós­Graduação em Educação e Contemporaneidade
Universidade do Estado da Bahia. (Salvador, Brasil)
2016/08/31 Tecer a Investigação e a (Trans)Formação Dando Vez e Voz dos Professores III Simposium Internacional de Narrativas em Educación
Universidad de Medellin (Medellin, Colômbia)
2016/07/18 O que fazemos com o que fazem connosco. Identidades em construção II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica ( VII) CIPA: Narrativas (auto)Biográficas: conhecimentos, experiências e sentidos
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2016/07/17 A (Trans)Formação de Mim é a Mudança em Nós. Singularidades Invariantes Dando Voz a Professores II Congresso Internacional de Pesquisa ( Auto)Biográfica ( VII CIPA) - Narrativas (Auto)Biográficas: conhecimentos, experiências e sentidos
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2016/02/19 Cooperar, planear e escrever, para ensinar e aprender (n)a profissão Seminário formação d e professor@s e educador@s na UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016 Do Memorial de Formação ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada: uma reflexão sobre as trajectórias de aprendizagem profissional XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação
Instituto Politécnico de Viseu (VISEU, Portugal)
2015/12/02 Escrever para (re)significar e a com histórias de vida.prender - Orquestração de uma investigação Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida
Universidade de Évora (É, Portugal)
2015/07/06 Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Currícular de 1º Ciclo: Desafios e propostas para aprender a melhorar em conjunto. I Seminário Internacional_ Educação e Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2015/06/25 Sendo Educadora-Professora - Aprendizagens de Qualidade (Re)construindo Saberes XIII Colóquio Internacional - Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2015/06 School culture, organization and contacts between actors - challenges for teacher learning and development 3rd International Congress os Educational Sciences and Development
Associación Española de Psicologia Conductual (San Sebastián, Espanha)
2014/05/18 Aprender a aprender a ser educadora/professora - Partilha de uma experiência vivida VIII Encontro Regional de Educação- Aprender no Alentejo
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/11/22 Desafios ao desenvolvimento do professor no contexto do seu trabalho: vivências e aprendizagens pela voz de "Ana" I Congresso Internacional Políticas Educativas Eficácia e Melhoria da Escola
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/10/08 Learning With a Project Aproach: an experience of a pedagogical support for supervision an teacher development. I Congresso Internacional de Ciências de la Educación y del Desarrollo
El Palacio de la Magdalena de Santander (Santander, Espanha)
2013/07/18 Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projectos XXXV Congresso do Movimento Escola Moderna
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2013/03/25 Desafios ao desenvolvimento do professor no contexto do seu trabalho: vivências e aprendizagem pela voz de "Ana" I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. III Encontro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Um olhar em torno da Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente - Notas de uma Investigação com Narrativas de Vida. IX Foro Interbnacional Sobre Evaluación de la Calidad de la Investigación ey la Educación Superior (FECIES)
Universidad de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2009/01 Desenvolvimento profissional dos professores na escola: tendências e prospectivas I Simposium Nacional sobre a Formação e Desenvolvimento Organizacional
ISCTE - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003/06/06 A Narrativa como Metodologia de Investigação VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - O Estado da Arte
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2001/09/26 Viver é Construir a Mudança IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação - Percursos e Desafios
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2001/05/07 Vivências de Mudança- a voz dos professores Fórum da Educação: Educação e Desenvolvimento Local
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/06 - Atual Formação e desenvolvimento na voz de professores e formadores – uma produção com docentes do Ensino Profissional”
Orientador
Pós-Doutoramento (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11 - Atual Narrativas de Formação de Professores de Educação Básica – quem são e o que fazem os formadores? (Proposta em curso)
Orientador de Jaime Andrés Arguello Parra (UPTC, Colômbia)
Universidade de Évora, Portugal
2020/10 - Atual Histórias de Vida e Formação de Professores de Educação Básica – Entre a universidade, a escola, outros espaços, gentes e lugares. (Proposta em curso)
Orientador de Luiza Alves de Oliveira (UFRRio de Janeiro, Brasil)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual O que dizem os professores sobre o Ensino e os estudantes do Ensino secundário sobre a Escola? – Um estudo de caso numa escola do Alentejo.
Orientador de Paulo Guerra Cardoso
Universidade de Évora, Portugal
2018 - Atual A entrada na profissão – Narrativas de Educadores/as/Professores/as
Orientador de Katia Regina Teixeira Vasconcellos
Universidade de Évora, Portugal
2017 - Atual A entrada na profissão – Narrativas de Educadores(as)/Professores(as)
Orientador de Katia Regina Teixeira Vasconcellos
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017 - Atual Narrativas e (Re)construções Identitárias – um estudo com docentes que trabalham com crianças entre a escola e o hospital.
Orientador de Isavel Cavas
Universidade de Évora, Portugal
2016/09 - Atual O papel da investigação na construção do conhecimento profissional de educador@s/professor@s
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2016 - 2020/03/20 A formação de estudantes do Ensino Médio Integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais.
Orientador de João Paulo Oliveira
Universidade de Évora, Portugal
2019/01 - 2019/08 Educação, Saúde e Bem-estar da Criança e de Jovens nas Instituições que os Acolhem
Orientador de Maria da Conceição Passeggi (UFRio Grande do Norte, UNICID São Paulo, Brasil)
Universidade de Évora, Portugal
2017/02 - 2019/04 Perdas em contexto de docência: Construção compartilhada de um saber singular
Orientador de Marli Rodrigues
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2017/02 - 2019/03 Avaliação e aprendizagens no Ensino Básico do 1º ciclo – Um estudo na Escola Básica de Trindade Sousa Pontes e Batepá.
Orientador de Tibúrcia Major
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora - São Tomé, São Tomé e Príncipe
2017/02 - 2019/01 Programa de Desporto Escolar 2017-2021. As Perceções dos coordenadores locais do Desporto Escolar sobre as metas propostas
Coorientador de João Ramos
Direção e Gestão Desportiva (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2016 - 2016/10 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – Organização de Ambientes Educativos Promotores da Educação em Ciências Naturais.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016/06 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – (Des)Construindo Saberes em Ciências com as Crianças – Desafios e possibilidades dos livros de chão e concept cartoons.
Orientador de Daniela Maria Tomé Coutinho
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016/06 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – Tornando-me Educadora-Professora.
Orientador de Sandra Daniela Sombreireiro Nunes
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016/05 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: – A comunicação e a linguagem promotoras de interações e de aprendizagens das crianças.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016/05 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – Gerindo a heterogeneidade, o Currículo e Rumando à Diferenciação Pedagógica.
Orientador de Carla Filipa Ramalho Moreira Loução
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015/12 Possibilidades de Aprendizagem do Professor em Contexto de Trabalho: o caso da Escola nº 2055 do Município da Maianga.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2015 Possibilidades de Aprendizagem do Professor em contexto de Trabalho: o caso da escola nº 2055 do município de Maianga.
Orientador de Rosa Manuel Raul
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2014 - 2014/12 A Organização e o Funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora – Possibilidades e Desafios das Culturas (colaborativas) na Escola.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 A Organização e o Funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora: Possibilidades e Desafios das culturas colaborativas na Escola.
Orientador de Isabel de Oliveira Gonçalves Cavas
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2012 - 2013/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: O despertar para as Ciências.
Orientador de Ana do Rosário de Carvalho Arcadinho
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: O ambiente cooperativo na aprendizagem.
Orientador de Liliana Frias
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Comunicar para aprender.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: As possibilidades e os desafios das transições escolares.
Orientador de Cristina Isabel Louro de Barahona
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: O despertar para as Ciências.
Coorientador de Ana do Rosário de Carvalho Arcadinho
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: O ambiente cooperativo na aprendizagem.
Coorientador de Liliana Frias
Mestrado em Educação Pre´-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2013 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças.
Coorientador de Mariana Gonçalves Pascoal
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Comunicar para aprender.
Coorientador de Catarina Duarte Glória
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2013 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: As possibilidades e os desafios das transições escolares.
Coorientador de Cristina Isabel Louro de Barahona
Mesrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2012 - 2012/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: aprender através do trabalho cooperativo.
Orientador de Sónia Raquel Gonçalves Azinhais
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: aprender através de diferentes linguagens.
Orientador de Verónica Fernandes Coelho
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: trabalho cooperativo e aprendizagens.
Orientador de Marta Cristina da Silva Pereira Caeiro
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012/05 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o papel do aluno e do professor.
Orientador
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Aprender através do trabalho cooperativo
Coorientador de Sónia Raquel Gonçalves Azinhais
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2010 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Aprender através de diferentes linguagens.
Coorientador de Verónica Fernandes Coelho
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2010 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Trabalho cooperativo e aprendizagens.
Coorientador de Marta Cristina da Silva Pereira Caeiro
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2010 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: O papel do aluno e do professor
Coorientador de Cristel Martins Couveiro
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2003 - 2003/05 A Relação Escola - Família: A interacção necessária para o sucesso escolar. O Caso da Aldeia do Campinho.
Orientador de Paula Silveira
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2001 - 2003 A Relação Escola-Família: A interacção necessária para o sucesso escolar. O Caso da Aldeia de Campinho.
Orientador de Paula Silveira
Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/12/11 - Atual Conferência "Modos de ser professor/a: olhares, experiências e percursos de formação" (Networking com Andrés Parra, Colômbia, Universidade Pedagógica e Tecnológica, Tunja) (2020/12/11)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020/01 - Atual Círculo de Estudos com Ciclo de Seminários sobre o pensamento de Paul Ricoeur – Em diálogo com Fernanda Henriques (2020/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2020 - Atual IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2021/02/17 - 2021/05/31 Ciclo de Seminários Internacionais "Entre Saberes - Construção de Conhecimento e(m) Formação de Professores" (2021/02/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2021 III Encontro Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional de Educação Infantil. (2020 - 2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2020/10/22 - 2020/10/22 Seminário "Observação participante e(m) Prática de Ensino Supervisionada. Porquê, para quê e como?" (2020/10/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020/02/05 - 2020/02/05 Workshop “Avaliar para Aprender na Universidade”. (2020/02/05 - 2020/02/05)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2020 - 2020 Círculo de Estudos “Docência e Investigação na Universidade” (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 Workshop “Aprendizagem e novas tecnologias na escola: caminhos e construções possíveis” (2019/12/13 - 2019/12/13)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/27 Conferência/Aula aberta, A participação no encontro entre os direitos e o bem-estar das crianças. (2019/11/27 - 2019/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/10/04 - 2019/10/04 Seminário “Projetos de Investigação em Educação e Formação Profissional – Opções teórico-metodológicas”. (2019/10/04 - 2019/10/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/09/18 - 2019/09/18 Conferência com Manuela Vicente, “Empreender a integração curricular: da teoria à prática”. (2019/09/18 - 2019/09/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2019/07/19 - 2019/07/19 Seminário: Práticas de investigação em Educação: da revisão de Literatura a Análise dos dados. (2019/07/19 - 2019/07/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Seminário: Narrativas Biográficas: O que pesquisamos? (2019/05 - 2019/05/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/15 Seminário TEIP – Desafios e Práticas Curriculares em Escolas TEIP e Outros Territórios. (2019/03/15 - 2019/03/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2019/03/13 - 2019/03/13 Seminário: O que é ser professor? Relações entre Pedagogia e outros saberes (2019/03/13 - 2019/03/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/02/18 - 2019/02/18 Seminário: Narrativas em Educação e em Saúde – Investigação, Formação e Desenvolvimento Humano. (2019/02/18 - 2019/02/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Colóquio: Docência e Investigação na Universidade – Cenários, Olhares e desafios (2018/12/14 - 2018/12/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/12/07 - 2018/12/07 Comemoração do IX aniversário da ECS Declaração Universal dos Direitos do Homem – 70 anos (2018/12/07 - 2018/12/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018/12/04 - 2018/12/04 Pesquisa narrativa (Auto)Biográfica em Educação e Formação (2018/12/04 - 2018/12/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/09/21 - 2018/09/21 Conferência de início do ano letivo, no âmbito do acolhimento aos estudantes no início do ano letivo. (2018/09/21 - 2018/09/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/06/21 - 2018/06/21 A abordagem biográfica em pesquisa e educação: reflexões e perspetivas (2018/06/21 - 2018/06/21)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/02/22 - 2018/02/23 II Encontro Formação de Educador@s e Professor@s na Universidade de Évora. (2018/02/22 - 2018/02/23)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/02/22 - 2018/02/23 II Seminário de Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s da Universidade de E´vora (2018/02/22 - 2018/02/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/02/15 - 2018/02/15 Aprendizage Servicio: uma metodologia inovadora para el desarrollo de competências em el âmbito universitário. (2018/02/15 - 2018/02/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2017/12/20 - 2017/12/20 Aprendizage-Servicio: Uma metodologia innovadora para el desarrollo de competencias em el ámbito universitário. (2017/12/20 - 2017/12/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/11/24 - 2017/11/24 Encontro Educação para Todos/as - Tributo a António Neto. (2017/11/24 - 2017/11/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2017/11/22 - 2017/11/22 Seminário Internacional: Abordagens Biográficas e(m) Formação. (2017/11/22 - 2017/11/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/09/18 - 2017/09/18 Pensar a Imagem, Olhar o Texto, Ajuda-nos a Mirar! (2017/09/18 - 2017/09/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/06/10 - 2017/06/10 Reunia~o com o Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formac¸a~o e Histo´ria Oral, para preparac¸a~o da Confere^ncia e Semina´rio Internacional (a decorrer em E´vora em 22, 23 e 24 de Novembro de 2017) (2017/11/22 - 2017/11/24)
Encontro (Coorganizador)
2017/04/21 - 2017/04/21 Conferência: Olhares da Perspetiva Biográfica na Investigação Educativa, com Andrés Arguello Parra (2017/04 - 2017/04/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/04/20 - 2017/04/20 Conferência de início de ano letivo, no âmbito do acolhimento aos estudantes no início do ano letivo. (2017/04/20 - 2017/04/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/08 Um dia com Manuela Castro Neves (2017/03/08 - 2017/03/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2016/10/04 - 2016/10/04 Conferência: Múltiplas Linguagens no ensino das Ciências, com Odissea Oliveira (Universidade Federal do Paraná, Brasil) (2016/10/04 - 2016/10/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2016/09/21 - 2016/09/21 Conferência de início de ano letivo. Atividade no âmbito do acolhimento aos estudantes no início do ano letivo. Ciclo e Educação Pré-escolar. (2016/09/21 - 2016/09/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2016/02/19 - 2016/02/19 I Seminário Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s da Universidade de E´vora (2016/02/19 - 2016/02/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2010/11/17 - 2010/11/17 4º Fórum: Escola Promotora de Direitos – O Direito a Aprender (2010/11/17 - 2010/11/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2003/06/05 - 2003/06/07 VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – O Estado da Arte (2003/06/05 - 2003/06/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
1997/06 - 2003/06 Encontro anual dos núcleos de estágio da Licenciatura em Ensino de Física e Química da Universidade de Évora. (1997/06 - 2003/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2001/09/26 - 2001/09/28 IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação- percursos e desafios. (2001/09/26 - 2001/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
1995/03/04 - 1995/03/04 Provas Regionais de Selecção do Programa Euroescola (1995/03/04 - 1995/03/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
1992/10/29 - 1992/10/29 Dia Nacional da Desburocratização. (1992/10/29 - 1992/10/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
1990/05/06 - 1990/05/06 Conferência: A Termodinâmica no Ensino Secundário - Trabalho e Energia (1990/05/06 - 1990/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11 - Atual Cooperación Internacional Universitária y Gestión de Proyetos com estudantes de Doutorado de Ciências da Educação da Universidade Pedagógica Y Tecnológica da Colômbia
Seminário
Cooperación Internacional Universitária y Gestión de Proyetos
Universidade Pedagógica Y Tecnológica da Colômbia, Colômbia
2019/02 - Atual Círculo de Estudos sobre o pensamento de Paul Ricoeur – Em diálogo com Fernanda Henriques
Seminário
I Ciclo de Seminários sobre o pensamento de Paul Ricoeur – Em diálogo com Fernanda Henriques
Universidade de Évora, Portugal
2020/02/07 - 2020/02/08 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Encontro
IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Évora, Portugal
2020/01/30 - 2020/02/01 XXVII Colóquio da AFIRSE
Simpósio
XXVII Colóquio da AFIRSE
Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 Aprendizagem e Novas Tecnologias na Escola: caminhos e construções possíveis
Oficina (workshop)
E se a sala de aula virasse de cabeça para baixo?
Universidade de Évora, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 Workshop Aprendizagem e novas Tecnologias na Escola: caminhos e construções possíveis.
Oficina (workshop)
Workshop Aprendizagem e novas Tecnologias na Escola: caminhos e construções possíveis.
Universidade de Évora, Portugal
2019/12/04 - 2019/12/04 Webconferência – Experiência e (re)construção de identidades profissionais de educador@s e professor@s – escutar as crianças é fundamental!
Mesa-redonda
Pesquisa em educac¸a~o: aspectos teo´rico-metodológicos.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil
2019/11/22 - 2019/11/22 Que desafios se colocam à supervisão no quadro da Inovação e Flexibilidade Curricular? SEMPES 2019, subordinado ao tema: “A Supervisão em Contexto(s) de Mudança”, um espaço de reflexão conjunta sobre os desafios que as mudanças curriculares colocam à Prática de Ensino Supervisionada (PES), em todos os níveis de ensino.
Mesa-redonda
Seminário da Prática de Ensino Supervisionada
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/11/08 - 2019/11/08 Investigación educativa, enfoques narrativos y formación docente.
Conferência
Jornadas paralelas de socializacio´n sobre avances de tesis por li´neas de investigacio´n
Universidade Pedagógica Y Tecnológica da Colômbia, Colômbia
2019/11/06 - 2019/11/06 Recursos tecnológicos para el análisis de información en investigaciones biográficas
Oficina (workshop)
Atividade com investigadores e com semilleros de Formacio´n Docente e Interculturalidad Grupo HISULA.
Universidade Pedagógica Y Tecnológica da Colômbia, Colômbia
2019/11 - 2019/11 Naratividad, Investigación Biográfica y Formación de Educadores
Conferência
Conferência da cátedra História y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana
Universidade Pedagógica Y Tecnológica da Colômbia, Colômbia
2019/10/16 - 2019/10/18 Colloque La Recherche Biographique en Situations et en Dialogues. Enjeux et Perspectives.
Outro
. Colloque La Recherche Biographique en Situations et en Dialogues. Enjeux et Perspectives
2019/10/15 - 2019/10/18 Colloque International « La recherche biographique en situations et en dialogues : enjeux et perspectives. Symposium Axe 3 : Épistémologies du singulier: Les expériences vécues chez les enfants dans des contextes de transition : réflexions sur les contributions des études biographiques vers une production partagée de savoirs en santé et éducation. Coordination: Camila Aloisio Alves (Faculté de Médecine de Petrópolis - FMP/Brésil)/ (Université Paris-Est Créteil - UPEC). Participants : Ecleide Cunico Furlanetto (UNICID, Brésil); Conceição Leal da Cost
Simpósio
Colloque International « La recherche biographique en situations et en dialogues : enjeux et perspectives
2019/10/04 - 2019/10/04 Seminário Projetos de Investigação em Educação e Formação Profissional
Seminário
Seminário Projetos de Investigação em Educação e Formação Profissional
Universidade de Évora, Portugal
2019/09/16 - 2019/09/19 Eu, Narrador de mim. O sujeito autobiográfico, religando o que a ciência moderna separou. Mesa Redonda: Experiência, Narrativa e Formação
Mesa-redonda
XIV Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, 2019, V Seminário de Representações Sociais, subjetividade e Educação SIRSSE e VII Seminário sobre Profissionalização Docente
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2019/07/19 - 2019/07/19 Seminário Práticas de Investigação em Educação: da Revisão de Literatura à análise dos dados.
Seminário
Seminário Práticas de Investigação em Educação: da Revisão de Literatura à análise dos dados.
Universidade de Évora, Portugal
2019/07/03 - 2019/07/06 Estância de investigação de curta duração, com participação em reuniões da rede internacional de narrativas biográficas para aprofundamento de estudos e organização de publicações. Participação nas IV Jornadas em Estudos da Criança e num Seminário coordenado por Teresa Sarmento (Universidade do Minho) e orientado por Maria da Conceição Passeggi, sobre métodos (auto)biográficos com crianças. Convite da Presidente do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Doutora Graça Carvalho, para integrar aquela unidade científica como investigadora colabor
Seminário
IV Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Seminário Narrativas Biográficas: O que pesquisamos?
Seminário
Seminário Narrativas Biográficas: O que pesquisamos?
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/31 - 2019/02/02 Symposium AFIRSE 2019
Simpósio
Symposium AFIRSE 2019
Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal
2018/12/06 - 2018/12/06 Vencer silêncios e aprender em companhia: olhares, práticas e desafios da investigação biográfica com profissionais de Educação e Saúde. Comunicação apresentada no , II CINPAC. Natal, Brasil, 5-8 de dezembro.
Mesa-redonda
II Colóquio Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica com Crianças
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2018/10/18 - 2018/10/19 Les soins palliatifs chez les enfants - une étude sur la formation des professionnels de education et santé en France et au Portugal. In BiographieSanté 2018 (Og) Parcours de vie et santé: Apport des méthodes biographiques en santé publique
Conferência
PARCOURS DE VIE ET SANTÉ : APPORT DES MÉTHODES BIOGRAPHIQUES EN SANTÉ PUBLIQUE
Université Paris Descartes Institut de Psychologie, França
2018/09/17 - 2018/09/20 Conferencista, em Mesa Redonda: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VIII CIPA), " (Auto)biografias, mobilidades e incertezas: novos arranjos sociais e configurações identitárias". Reunião de networking para formação de equipa editorial de dossiê na Revista @mbienteeducação da UNICID ; Reunião com a direção da Fundação Carlos Chagas com vista a organização de um dossier na Revista Cadernos de Pesquisa sob o tema narração e experiência, para 2019.
Conferência
Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VIII CIPA),
2018/09/17 - 2018/09/20 Espaços formativos, memórias, experiências e narrativas. Traços de Vida e Narrativas de (Trans)Formação.
Mesa-redonda
VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biogra´fica
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Brasil
2018/05/09 - 2018/05/11 Participação na Conferência Internacional The Biographical Space, International Conference. Commemorating the centenary of The Polish Peasant in Europe and America, the University of Lower Silesia (Wroclaw, Poland) host a conference to emphasise the book’s relevance to the development of multiple disciplines and their varied research. Networking: past experiences in applying the biographical method as an approach in research and practice (achievements, challenges, methodological critique, etc.); current ways of implementing the biographical approach
Conferência
The Biographical Space, International Conference. Commemorating the centenary of The Polish Peasant in Europe and America
Dolnoslaska Szkola Wyzsza, Polónia
2018/05/09 - 2018/05/11 Que faire de ce que l’on nous fait... identités professionnelles en (re)construction - voix du professeur et construction de la connaissance.
Mesa-redonda
The Biographical Space. International Conference
Universidade de Wroclaw, Polónia
2018/03/17 - 2018/03/24 L'expérience d'un atelier biographique dans la formation initiale avec les e´ducateurs de l'Universite´ d'E´vora - un mode`le de formation et une construction identitaire dans la voix des e´tudiants.
Conferência
Conférence au Séminaire doctoral Euclidia (Équipe clinique- dialogique)
Université de Nantes, França
2017/11/20 - 2017/11/20 Transformando Constrangimentos em Possibilidades – Um atelier biográfico na formação (Inicial) de educador@s/Professor@s na Universidade de Évora.
Seminário
Seminário Internacional “Métodos biográficos: vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Universidade do Minho, Portugal
2017/08/31 - 2017/09/04 Participac¸a~o no III Simposium Internacional de Narrativas en Educacio´n - Apresentac¸a~o de Comunicac¸a~o, Universidade de Antioquia, Medellin, Colo^mbia; Encontro de Investigadores para delinear a esta^ncia de investigac¸a~o na Universidade de E´vora de Andre`s Arguello Parra (Acolhimento no CIEP, abril 2017). Universidade de Antioquia, Medellin, Colo^mbia.Reunia~o de investigadores para projetar ac¸o~es conjuntas (rede BIOGraph e investigadores associados) - Semina´rios Internacionais em Portugal (previstos para novembro de 2017) para disseminac
Simpósio
III Simposium Internacional de Narrativas en Educacio´n
Universidade de Antioquia, Colômbia
2017/06/07 - 2017/06/09 Políticas de Inclusão e Prática Pedagógica. Docência e(m) Projetos Transformadores.
Mesa-redonda
III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no quotidiano escolar.
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2017/05/31 - 2017/06/02 Docência e Investigação no 1º Ciclo em Portugal.
Seminário
Seminário do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, Programa de Pós­Graduação em Educação e Contemporaneidade
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2017/05/30 - 2017/06/02 Semina´rio de Formac¸a~o "Doce^ncia e investigac¸a~o no 1o Ciclo em Portugal", com o Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formac¸a~o e Histo´ria Oral e com alunos do mestrado e doutorado em Educac¸a~o e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).
Seminário
Semina´rio de Formac¸a~o "Doce^ncia e investigac¸a~o no 1o Ciclo em Portugal"
2017/05/31 - 2017/05/31 La supervisión em la formación de Maestros (A supervisão na formação dos professores).
Seminário
Seminário - Departamento Académico de Educación
Pontifícia Universidade Católica do Peru, Peru
2016/07/17 - 2016/07/24 Participação com comunicação no VII CIPA. Reunia~o de investigadores, Maria da Conceic¸a~o Passeggi (UFRN ), Conceic¸a~o Leal da Costa (Universidade de E´vora) Andrea Astirraga (Universidade Estadual Vale do Acarau´) e Teresa Sarmento (Universidade do Minho) e Simone Albuquerque da Rocha (Universidade Federal de Mato Grosso) no a^mbito do projeto "Narrativas da infa^ncia: o que contam as crianc¸as sobre a escola e os professores sobre a infa^ncia". (MCTI-CNPq/Edital Universal -14/2014 no. 462119/2014-9). Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá).
Conferência
VII CIPA

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015/11/30 Relatos biográficos de professores/educadores de adultos . A ação das Coordenações Concelhias no âmbito do Plano Integrado de Desenvolvimento Regional (PIDR) do Nordeste Algarvio
Arguente
Joaquim Matias Pastagal do Arco (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2015/11/10 Prática de Ensino Supervisionada - Relação escola-família: o emergir de uma intervenção cooperada.
Arguente
Suse Capucho (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2015/06/05 O Director de Turma e a Relação Educativa: Um estudo em Escolas Públicas e Privadas em Luanda - Angola.
Arguente
Olimpia Camilo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015/05/26 Prática de Ensino Supervisionada: A função Reguladora da Avaliação.
Arguente
Isolinda Bailote (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2015/05/19 Prática Supervisionada de Ensino: Interacções Promotoras de Aprendizagens de Qualidade.
Arguente
Rita Gaisita (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2014/05/21 Prática de Ensino Supervisionada: A interacção Adulto/Criança como Promotora de Aprendizagens Significativas
Arguente
Rute Pires (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2013/05/27 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada: Valorizar a Diferença para Enriquecer as Aprendizagens.
Arguente
Sara Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2013/05/14 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Do Trabalho por projecto à aprendizagem cooperada.
Arguente
Maria Maximino (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/09/17 - 2018/09/20 VII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica UNICID - São Paulo

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Revista Pro-Posições Revista da UNICAMP, Brasil
2019 - Atual Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico EDUCITEC
2019 - Atual Coleção “Investigação, Narrativas e Formação”
2019 - Atual Revista Educação
2018 - Atual Pesquisa (Auto)biográfica, mobilidades e incertezas e refigurações identitárias Editora CRV, Brasil.
2018 - Atual Pesquisa (auto)biográfica 8 Educação. Série: Clássicos das Histórias de Vida Natal: EDUFRN, Brasil.
2018 - Atual Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes (978-85-444-2584-8) Curitiba: CRV
2017 - Atual Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (2525-426X) Revista Brasileira de Pesquisa Auto Biografica
2017 - Atual Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (2447-1801) Instituto Federal do Rio Grande do Norte
2017 - Atual Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017 - Atual Equipe Editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Membro
2016 - Atual Perita de Avaliação Externa no Agrupamento de Escolas de Beja
Avaliador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Ministério da Educação, Portugal
2018/12/05 - 2018/12/07 II CINPAC : “Infâncias e juventudes em espaços escolares e não escolares”
Avaliador
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2017 - 2018 Perita de Avaliação Externa no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
Avaliador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/11/11 - Atual Pesquisa (auto)biográfica – Análise de dados (comunidades, cooperação e muitas projeções em tempos de pandemia) Doutoramento em Educação (Postgraduate Certificate)
2015 - Atual Docente Responsável de Administração e Gestão Educacional Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2015 - Atual Docente Responsável de Organização e Administração Educacional Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Docente de Pedagogia da Educação Pré-escolar e Ensino de do 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo so Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Docente da Pedagogia da Educação Pré-escolar e 1º CEB Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - Atual Docente Responsável de Prática Pedagógica em 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Ensino do 1º CEB (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2020/02/04 - 2026/03/05 Seminário de Investigação - Processo de Supervisão na Formação Inicial e Desenvolvimento Profissional de Professores - Experiência na Universidade de Évora (Postgraduate Certificate) Universidade de Sevilha, Espanha
2021/06/01 - 2021/07/15 Curso de Extensão - Atelier Biográfico "Aprender sobre a vida e a profissão" Curso de extensão para docentes da universidade e outros docentes (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual do Vale do Acaraú - Brasil, Brasil
2017 - 2021 Projetos Integrados de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2011 - 2021 Pedagogia da Educação Pré-escolar e do 1º CEB Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2000 - 2021 Prática Pedagógica em 1º Ciclo do Ensino Básico Licenciatura em Educação Básica Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2017/06/05 - 2017/06/06 Pesquisa em Educação Pós-Graduação em Educação e Contemporâneidade (Postgraduate Certificate)
1995 - 2008 Estágio Pedagógico da Licenciatura em Ensino de Física e Química Licenciatura em Ensino de Física e Química (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1995 - 2007 Didática da Física e da Química Licenciatura em Ensino de Física e Química (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
1989 - 2006 Física e Química no Ensino Básico e no Ensino Secundário (Ensino básico 3º ciclo)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas (GEPA) (CNPq, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil). Colaboradora Estrangeira
2017 - Atual Colle`ge international de recherche biographique en e´ducation (CIRBE), Axe 3 (França) Investigadora e Colaboradora
2015 - Atual 1. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação sócia
2015 - Atual 2. Fórum Português de Administração Educacional Sócia
2015 - Atual Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia e Representações e Subjectividades GRIFARS, na Universidade Federal de Rio Grande do Norte (http://grifars.ce.ufrn.br/). Colaboradora e investigadora em projetos do CNPq. Membro
2015 - Atual Grupo de Pesquisa Autobiografia e Formação e História Oral (GRAPHO) Colaboradora Estrangeira
2014 - Atual BIOGraph, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica Sócia
2014 - Atual Association Internationale des Histoires de Vie en Formation - ASHIVIF Membro
2014 - Atual BIOGraph, com atividade científica em networking groups: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia e Representações e Subjetividades (GRIFAR-UFRN-CNPq) sediado na Universidade Federal de Rio Grande do Norte, no Grupo de Pesquisa Autobiografia e Formação e História Oral, no Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil, em Braga no Centro de Investigação em Estudos da Criança, no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/06/29 - Atual I Colóquio Internacional de História da Educação Profissional. I Colóquio Nacional de História da Educação Profissional (COHEP). História e Memória da Formação de Professores na Educação Profissional.
Membro
Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Brasil
2020 - Atual IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA
Membro
Universidade de Brasília, Brasil
2019/12/13 - Atual Workshop Aprendizagem e novas Tecnologias na Escola: caminhos e construções possíveis
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2018/02 - Atual Círculo de Estudos sobre o pensamento de Paul Ricoeur – Em diálogo com Fernanda Henriques.
Coordenador
Universidade de Évora, Portugal
2018 - Atual Comissão de Proteção de Crianças e Adolescentes
Membro
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020/02/07 - 2020/02/08 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação.
Membro
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020/01 - 2020 Círculo de Estudos com Ciclo de Seminários sobre o pensamento de Paul Ricoeur – Em diálogo com Fernanda Henriques
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2020 - 2020 III Encontro Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional de Educação Infantil. Organização em conjunta da Comissão Executiva de Acompanhamento do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e do Mestrado em Educação Pré-escolar, do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais, colaboradoras estrangeiras do Centro de Investigação em Psicologia e Educação
Membro
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Círculo de Estudos “Docência e Investigação na Universidade”, com Ciclo de Seminários com periodicidade mensal. Atividade concebida e projetada no âmbito do Grupo de Trabalho Docência e Investigação, da Escola de Ciências Sociais e que coordeneno na Universidade de Évora.
Membro
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019/10/04 - 2019/10/04 Seminário Projetos de Investigação em Educação e Formação Profissional
Coordenador
Universidade de Évora, Portugal
2019/07/19 - 2019/07/19 Seminário Práticas de Investigação em Educação: da Revisão de Literatura à análise dos dados
Coordenador
Universidade de Évora, Portugal
2018/10 - 2019/04 Ciclo de Seminários: " a escuta das crianças na investigação e na profissão"
Membro
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/12/05 - 2018/12/07 II Colo´quio Internacional de Pesquisa (Auto)Biogra´fica com Crianc¸as (II CINPAC)
Membro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2018/09/17 - 2018/09/20 VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biogra´fica
Membro
Universidade Cidade de São Paulo, Brasil
2018/03/19 - 2018/03/19 Reunião de networking para desenho do projeto "Infância, Saúde, Cronicidade e Construção identitária" com Camila Alves Aloisio (Attaché Temporaire d'Enseignement Recherche et à l'Université Paris Est Créteil (UPEC), Sciences Département de l'Éducation et Sciences Sociales (ESSE); Laboratoire LIRTES (EA7313); Postdoctorant à l'Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité Laboratoire Experice Axe A; Faculté de Médecine de Petrópolis chercheur FMP / Brésil à EXPERICE). Será um estudo a realizar em França, Brasil e Portugal que tem como base epistemológica e
Membro
2018/02/23 - 2018/02/23 II Seminário Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Évora(FEPUE)
Membro
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2016/02/19 - 2016/02/19 I Seminário Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Évora (FEPUE)
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2015/12/02 - 2015/12/03 Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV)
Membro
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Provas de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância EPRAL, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2017/12/01 - 2017/12/08 Metodologias de Investigac¸a~o Qualitativa, para docentes universita´rios. Total de 40h de docência Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima.
Distinções

Prémio

2008 Bolsa de Investigação
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal

Outra distinção

2020 Júri de Prémio Internacional " Yo veo, la fiesta internacional de la palavra y la imagen en primera persona" (Colômbia, Universidade Pedagógica e Tecnológica de Pereira)
Universidade Pedagógica e Tecnológica de Pereira, Colômbia
2019 Distinção com convite/desempenho como membro do Júri do Prémio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, SPCE/De Facto Editores 2018. Atribuído em dezembro de 2019 e reconhecimento enviado em 23 de janeiro de 2020 pela Diretora da SPCE, Doutora Isa
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2019 Júri do Prémio Histórias da Ajudaris
Ajudaris, Portugal
2018 Louvor pelo Desempenho de Funções na Organização da IX Comemoração do Dia da ECS (12 de março de 2018) – Despacho Nº12/ECS/2018
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal