???global.info.a_carregar???
Óscar Conceição de Sousa. É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.Possui 2 livros publicados. Actua na área de Psicologia
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Óscar Conceição de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Ó. C. de

Identificadores de autor

Ciência ID
AF15-8DC1-DA4A
ORCID iD
0000-0002-3076-1420

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1992 - 1996
Concluído
Doctorado en Psicologia (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"COMPETENCIA ORTOGRÁFICA y COMPETENCIAS LINGUÍSTICAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto cum Laúde por Unanimidad
1990 - 1992
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Ortografia e Erros. Um estudo sobre tipologia de erros ortográficos no 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991 - 1991
Concluído
Intervención en las Dificuldades de Aprendizaje en la aula (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1991 - 1991
Concluído
Interaccion entre compañeros y Dessallo de la Competencia Social (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1991 - 1991
Concluído
Programas de Entrenamento Cognitivo :El Projecto Inteligência (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1991 - 1991
Concluído
Multilevel analysis (Curso médio)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1990 - 1990
Concluído
La investigacion aplicada a la Educación (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1990 - 1990
Concluído
Psicologia y aprendizaje escolar (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1990 - 1990
Concluído
Evaluacion de la calidad docente (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1990 - 1990
Concluído
Orientacion Educativa y Contexto Familiar (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1990 - 1990
Concluído
Dessarrollo Linguístico y niveles de Processamento del Lenguaje (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
1980 - 1980
Concluído
Prática e Teoria da Terapia e da Educação Motora (Curso médio)
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal
1978 - 1978
Concluído
Educação Personalizada (Curso médio)
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal
1976 - 1977
Concluído
Estágio em Psicometria no Centro de Investigação Pedagógica C. G. (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1972 - 1977
Concluído
Curso Superior de Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Não teve" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1975 - 1975
Concluído
Dinâmica de grupos: Teoria e Prática (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1998/09/20 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1989/10 - 1995/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

2013/10 - Atual Diretor do Curso do Mestrado em Ciências da Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

1989/09/01 - 1990/09/01 Técnico
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
1986/09 - 1988/08 Professor Efectivo (Docente do Ensino Básico)
Escola Básica D. António da Costa, Portugal
1983/09/01 - 1986/07/30 Professor do Ensino Básico provisório
Administração Pública, Ministério da Educação, Portugal
1981/09/01 - 1983/07/29 Diretor Executivo
Psicoforma-Centro de Recrutamento e Formação, Portugal
1978/09/01 - 1980/08/01 Sub- Diretor responsável pelo Jardim Infantil e Escola do 1.º Ciclo
Externato Frei Luís de Sousa, Portugal
1977/01/01 - 1977/07/30 Estagiário
Centro de Investigação Psicopedagógica, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2007 - 2009/09 Coordenador do projecto de investigação aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sob o título: Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade.
PTDC/CED/65691/2006
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2002 - 2006/12 Leitura e Ortografia – Estudo comparativo da competência leitora e ortográfica em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico
POCTI/CED 38433/2001
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, Ó. C. de; Marcelino, L.; Cruz, V.; Lopes, A.. 2012. "Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo.". In SICPCE 2012: II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, Portugal. Braga, Portugal: Univ. Braga.
    Publicado
  2. Sousa, Ó. C. de; Dantas, L.A.. 2011. "Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil.". In Atas do VIII Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem.: Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem., Juiz de Fora, Brasil. Brasil.
    Publicado
  3. Sousa, Óscar Conceição de; Lucimar Almeida Dantas. 2010. "“Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais”, comunicação em coautoria com Lucimar Almeida Dantas apresentada no 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho nos dias 29 e 30 de Janeiro.". In I Encontro @rcaComum: 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Braga, Portugal: Universidade do Minho.
    Publicado
  4. Sousa, Ó. C. de. 2010. "Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade/irregularidade.". In SICPCE 2010: I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga-Portugal, Portugal. Braga, Portugal: Univ. Minho.
    Publicado
  5. Sousa, Ó. C. de; Cortiço, A.C.. 2010. "Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano". In SICPCE 2010: I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, Portugal. Braga, Portugal: Univ. Minho.
    Publicado
  6. Sousa, Ó. C. de; Gouveia, A.. 2010. "Uma Abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem.". In SICPCE: " Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, Portugal. Braga, Portugal: Univ. Braga.
    Publicado
  7. Sousa, Óscar Conceição de. 2009. "“Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa”". In Livro de Actas, 8.º Colóquio Anual de Lusofonia: 8.º Colóquio Anual de Lusofonia orgasnizado por Colóquios de Lusofonia em Bragança do dia 30 de Setembro a 3 de Outubro., Bragança, Portugal. Bragança, Portugal: Colóqios de Lusofonia.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marcelino, Lilia; de Sousa, Óscar; Lopes, António. 2017. "Predictive Relation between Early Numerical Competencies and Mathematics Achievement in First Grade Portuguese Children". Frontiers in Psychology 8 (1103): 00-00.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01103
  2. Sousa, Ó. C. de. 2013. "O Diretor de Turma: perfil e competências.". Rev. Lusófona de Educação (n.23): 77-93. ISSN 1645-7250.
    Publicado
  3. Boavista, C.; de Sousa, Ó.. 2013. "The class head-teacher: Profile and skills | O Diretor de Turma: Perfil e competências". Revista Lusofona de Educacao (23): 77-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880459870&partnerID=MN8TOARS.
  4. Sousa, Ó. C. de; Conceição, C.. 2012. "Ser Professor Hoje. O que pensam os professores das suas competências.". Revista Lusófona de Educação, 20,81-89. (20): 81-89. ISSN-1645-7250.
    Publicado
  5. Marcelino, L.; Sousa, Ó. C. de; Cruz, V.; Lopes, A.. 2012. "Multi-year longitudinal investigation of children’s early mathematics development.". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (não tem): 1911-1920.
    Publicado
  6. Conceição, C.; de Sousa, O.. 2012. "Be a teacher today. What do the teachers think of their abilities? | Ser professor hoje. O que pensam os professores das suas competências". Revista Lusofona de Educacao (20): 81-98. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865598612&partnerID=MN8TOARS.
  7. Sousa, Ó. C. de; Sousa, O. C. de. 2010. "Os desafios da Lusofonia:diversos falares, uma só escrita". Revista Lusófona de Educação, 16, 39-46 (16): 39-46.
    Publicado
  8. de Sousa, O.C.. 2010. "The Chalenge of the lusofonia: Various manners of speech, one single code of writing | O desafio da lusofonia: Diversos falares, uma só escrita". Revista Lusofona de Educacao (16): 39-46. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951563770&partnerID=MN8TOARS.
  9. Sousa, Óscar Conceição de. 2008. "Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora.". Revista Lusófona de Educação (n.º 11): 105-112.
    Publicado
  10. de Sousa, O.C.. 2008. "From the initial bond to the building of citizenship: A appeal to a welcoming school | Do colo à construção da cidadania: Por uma escola acolhedora". Revista Lusofona de Educacao (11): 105-112. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349251995&partnerID=MN8TOARS.
  11. Sousa, Óscar Conceição de. 2000. "Ortografia e Escola". Revista de Humanidades e Tecnologias. (N.º 3): 95-103.
    Publicado
  12. Sousa, Óscar Conceição de. 1997. "Quem educa quem? Educar para que?". II Jornadas Almada e a Educação. Câmara Municipal de Almada: Almada. (Único): 33-38.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sousa, Óscar Conceição de. 2005. "Percurso Escolar e Ortografia. In Rogério Fernandes & Luís Vidigal (Cood). Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal. Santarém: ESES.". In Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal, 265-273. Santarém, Portugal: ESESantarém.
    Publicado
  2. Sousa, Ó. C. de. 2003. "Aprender e Ensinar: significados e mediações.". In Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária., 35-60. S. Paulo, Brasil: Cortez Ed. e Makenzie Ed..
    Publicado
Livro
  1. Sousa, Óscar Conceição de; Magalhães, Teresinha Camargo. 2008. Quem sou eu? O Adolescente e o seu olhar sobre si mesmo . S. Paulo: Ed. Alínea.. Campinas - S. Paulo, Brasil: Alínea.
    Publicado
  2. Sousa, Óscar Conceição de; Maria Manuel Ricardo. 2003. Uma Escola com Sentido. O currículo em debate.. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
    Publicado
  3. Sousa, Óscar Conceição de. 1999. Competência Ortográfica- Competências Linguísticas. Lisboa, Portugal: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Desempenho Escolar em crianças com transtorno de deficit de atenção e hiperactividade. Seminário em Educação Inclusiva-Atitudes que Transformam
CeiED - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2018 O PECS (Picture Exchange Communication System) e o processo de comunicação com Crianças do Espectro Autismo. 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) (Lisboa, Portugal)
2016 Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade
(Portugal)
2016 Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais)
AEC (Lisboa, Portugal)
2015 Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED-ULHT (Lisboa, Portugal)
2015 O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
2014 Encontro entre gerações em sala de aula 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
2014 Encontro entre gerações em sala de aula 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social .
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
2014 Escola e valores ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL
IPL (Leiria, Portugal)
2014 A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. V Encontro de Investigadores do CeiED
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
2014 Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares 5º Encontro de Investigadores do CeiED
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
2013 Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. Child Language Seminar
University of Manchester (Manchester, Portugal)
2012 Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo. II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos".
Instituto de Educação, Univ. Minho (Braga, Portugal)
2012 Multi-year longitudinal investigation of children’s mathematics development. International Conference on Education and Educational Psychology
(Istambul, Turquia)
2011 “Uma Abordagem Cognitiva Da Escrita"
(Portugal)
2010 “Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais” 1.º Encontro ArcaComum
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 “Leitura, Escrita e Ortografia” I Seminário Leitura e Escrita: O Problema da Transversalidade,
Centro de Formação de Escolas A23 e realizado na Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Dr Manuel Fernandes (Abrantes, Portugal)
2010 “Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade. Resultados" I Encontro de Jovens Investigadores
CeiEF do IE da ULHT em Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade e irregularidade”.
(Portugal)
2010 “ Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano”. I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 “ Uma abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem”.
(Portugal)
2009 Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa I Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas João Vilaret (Loures, Portugal)
2009 Português Fundamental e competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 “Português Fundamental e competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade” I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Língua Portuguesa. O desafio da lusofonia: diversos falares, uma só escrita Conferência Internacional “EDUCATING THE GLOBAL CITIZEN”
UID – OPECE da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2006 Do berço à construção cidadã Seminário sobre Contributos para uma Direcção de Turma
Departamento de Educação Física, Desporto e Lazer da ULHT (Lisboa, Portugal)
2005 Estudo Comparativo da Competência Leitora e Ortográfica em alunos de uma escola do 1.º ano de escolaridade Congresso de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2004 Família e Educação Seminário Família Sec. XXI: novos desafios
Serviços Sociais do Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança,Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,Coordenação Nacional para os Assuntos da Família (Lisboa, Portugal)
2002 Competência Ortográfica e Língua Portuguesa II Jornadas Luso-Espanholas de LINGUAGEM INFANTIL – da normalidade à patologia
CERELPE de Braga e pela Universidade de Coruña (Porto, Portugal)
1999 Percurso Escolar e Ortografia IV Ciclo de Conferências e Seminários " Memórias e Materiais da Aprendizagem - o passado e o presente".
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
1997 Ortografia - Expectativas e Prevenção Congresso Internacional " Prevenção e Psicologia"
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
1987 Erros Ortográficos - Um Estudo sobre tipologia de erros Congresso sobre a Investigação e Ensino do Português- Lisboa
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1986 Auto-estima e Sucesso Escolar II Congresso Nacional de Formação de Professores
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual “O olhar do Professor sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização em Manaus”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - Atual “Gestão Escolar. Democratização da Escola e Práticas Educativas"
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/01/22 - 2020/01/22 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Ibirapua-BA. Os resultados e as percepções dos professores
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/06 - 2020/01/14 Competências Ortográficas de alunos da 6ª classe do Ensino Primário e da 9.ª classe do 1.ª ciclo do Ensino Secundário
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/10 - 2020 Dificuldades de Aprendizagem na leitura e na escrita no 3.º ano do Ensino Fundamental
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
2019/06/22 - 2019/06/22 Alfabetização em curso – a importâncias das estratégias e métodos
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/05/28 - 2019/05/28 Políticas de Educação Ambiental nas Escolas Públicas estaduais.Exu-Pernanbuco
Orientador
Mestrado em CED (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/05/28 - 2019/05/28 Síndrome de Burnout e satisfação laboral em Professores no Juazeiro do Norte
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 “Consciência Fonológica e leitura. Uma análise da Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar.
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 "Acessibilidade e Inclusão de alunos com Necessidades Especiais no Ensino Superior , a Distância na modalidade semi-presencial”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Liderança na Escola de Hoje. Competências Essenciais à Liderança do Diretor de Escola
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2018 “Novos Paradigmas Organizacionais. O Diretor de Turma: um vetor de mudança no puzzle da Organização Escolar”
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017/11 Projeto de Colaboração Intergeracional. “Encontro entre Gerações na Sala de Aula"
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 “As aulas de Artes Visuais. O Desenvolvimento Individual e Social do aluno e a construção de uma escola de valores”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 “I Ciclo de Deming (PDCA) e a Metodologia freiriana em um Curso de Graduação.”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 “Inteligência Emocional: Um estudo com Professores da educação Básica na rede pública e na rede privada do ensino, na cidade de Porto Seguro, a partir do uso da escala Veiga Branco”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “Dislexia e Leitura”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “O Processo de Ressocialização de Jovens: uma análise do CASE em Feira de Santana, Bahia”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “O Lúdico na Educação Infantil: um Estudo das Competências Necessárias ao Professor na Contemporaneidade”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “Percursos Curriculares alternativos nos TEIP- Expectativas dos alunos de uma turma de PCA sobre o seu futuro. Estudo de caso.”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “ Abandono Escolar em Moçambique: políticas educativas, cultura local e práticas educativas”
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 “Políticas Públicas Educacionais:a demanda de mão de obra do polo industrial Portuário de Suape.”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 “Educação e Cuidado. Práticas Pedagógicas Centradas na Adaptação da Criança à Escola”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 “Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a Compreensão da Matemática”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 “Indivíduo face às dificuldades específicas de Aprendizagem: consciência fonológica e leitura de palavras”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 “ Sentido de número e desempenho em Matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º ano e 2.º ano de Escolaridade”
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “Razões de (In)Satisfação dos Professores de História e Geografia face à atividade Docente”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 (Norberto M. Valinho Afonso) “O Ensino das Artes Visuais e o Empreendedorismo”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “A Criminalidade Infanto-Juvenil: Intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “A experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de educação visual:”O projecto GEOJOGO
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 "A Arte de Ler. Ler para que?"
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 (Maria Lenilda Caetano França) “O Projeto Político Pedagógico como interveniente para a formação cidadão. Um estudo centrado no sertão de Alagoas/Brasil”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “Leitura nas séries iniciais: Reflexões sobre as estratégias de Ensino”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “Ambiente Virtual de Aprendizagem numa escola periférica de Quinados/BA. Interacções Estudantis e Aprendizagem”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 “A Motivação de Alunos de Agronomia: uma visão a partir da Teoria de Autodeterminação.”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 “A Mídia Televisiva e a Escola: um Olhar Sobre a Influência de Mensagens da TV na Vida Escolar de Adolescentes de Santa Luzia-PB”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 “A Prática do Interacionismo Sociodiscursivo da Língua Portuguesa Escrita: Projeto de Reescrita Textual ”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 "A relação entre Consciência Fonológica. Vocabulário e concepções sobre a escrita em crianças do ensino pré-escolar"
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 “A aula de Educação Musical. Pedagogias diferentes conduzem a resultados diferentes na aprendizagem?”,
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 “A Biblioteca Escolar ao Serviço das Pedagogias do Século XXI”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Indicadores da Individualização de Cuidados para o Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE)”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Avaliação da Leitura em Crianças do 1.º Ano do 1.º Ciclo – Estudo Exploratório”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “A relação estética com a Obra de Arte nas práticas Pedagógicas de Educação Visual"
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Educação Matemática: o que percebem os Professores sobre a Metodologia de Resolução de Problemas”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “A Autoimagem do Professor de Artes Visuais”
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro: uma experiência de Formação de Alfabetizadores no Estado de Amazónia”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Educação Comprometida: vicissitudes de aprendizagem de um grupo de estudantes de uma escola pública na Cidade de Campo Maior - Piauí”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Mulheres Encarceradas: Fragmentos de Vida”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “A Dança e a Mudança de Comportamento”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Tecnologia Educacional no Cotidiano Escolar: um enfoque da prática pedagógica na produção de conhecimentos”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Intensidade Comunicativa e Conflito Familiar: um estudo descritivo com adolescentes de uma Escola Pública na Cidade de Campina Grande/PB-Brasil
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 intitulada “Quatro Pilares da Educação para o Sec XXI: análise de sua aplicação em uma escola de Aracaju”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Jogo e Desenvolvimento da Criança. Sua relevância na prática”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Aprendizagem Cooperativa. Um método de Sucesso?”
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “Habilidades cognitivas e competências de leitura em crianças do 1º ano”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 “ Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2012 “Como os nossos filhos aprendem a falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil” .
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 O Director de Turma. Perfil e Múltiplas valências em análise
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 O Ensino e a Aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 O cargo do Coordenador de Departamento Curricular. Entre o regulamentado e o vivido
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Ser Professor Hoje. O que pensam os Professores das suas competências
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Perfil do Professor. A (in)sustentável diferença de Ser Professor Hoje
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Satisfação Profissional dos Enfermeiros
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 O Português são dois”:Competência Leitora e Competência Ortográfica. Um estudo comparativo sobre a ortografia da Língua Portuguesa com alunos do Brasil e Portugal
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 (Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Projecto de Tutorias em meio Escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Juízo Moral – Do Realismo à Subjectividade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Atitudes e Sentimentos desenvolvidos face aos TPC
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Perfil Motivacional de Educadores de Infância do Conselho de Torres Novas
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Leitura e Escrita. Processos de aquisição da competência leitora e ortográfica no final do 1.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Políticas Públicas para pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S-TO
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 O Bullying no Ambiente Escolar. Um estudo do fenómeno em uma escola pública estadual de ensino médio no município de Guaraí/TO
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “Satisfação Profissional dos Enfermeiros”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “A Influência da Consciência Fonológica na Competência Leitora em alunos do 1.º ano de Escolaridade”
Orientador
Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “A motivação dos alunos de Educação Visual e Tecnológica”
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “(Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica”
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “A Musica Ajuda-me.Um estudo sobre a importância da Disciplina de Educação Musical no desempenho escolar de alunos”
Orientador
Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 “Educação e Desenvolvimento em Santa Catarina (C. Verde)”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Minha Filha Aprende a falar:percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Estrese e Desordem Temporomandibular (DTM). Incidência e relação em Docentes de Nível Superior na Cidade de Palmas-Tocantins
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Trilhas da Psicologia escolar: um estudo sobre a prática do Psicólogo Escolar e suas contribuições para a Comunidade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Motivação e Aprendizagem: um estudo centrado em alunos do 5.º Ano do Ensino Fundamental em duas Escolas Públicas de Sergipe (2008-2009)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 O Professor frente aos Processos de Aprendizagem da Leitura: o combate às Dificuldades
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Aprendendo a viver com regras: avaliação das teses piagetianas da moral em contextos atuais
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Leitura e Compreensão. Um estudo sobre a activação semântica no acto de leitura em alunos do 9.º ano
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Uma abordagem cognitiva da escrita. Estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2008 Perfil de Competências do Enfermeiro. Percepção dos Estudantes de Enfermagem no início e termo do Curso
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007 Quem Sou Eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007 A Compreensão na Leitura. Um estudo sobre Leitura e Compreensão em Alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do E.B.
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007 Motivação e níveis de satisfação no exercício da endfermagem
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006 - 2006 A problemática da escolha do Curso no final da Escolaridade Básica
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006 - 2006 Ensino Clínico em Enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e actividades geradoras de ansiedade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006 - 2006 Perfil de Competências do Enfermeiro Orientador de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 Maturidade Vocacional : Estudo diferencial em alunos do 9.º ano com e sem programa de orientação escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 Estilo parental percebido e desempenho escolar de adolescentes do ensino médio de duas escolas da rede pública e privada da cidade de Salvador Bahia, Brasil
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Mais que uma Casa, um lugar no Coração – Casa Pia de Lisboa, o rosto do Internato (1960-1973)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Escola, Professores e Cidadania-Concepções e práticas
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 A Avaliação da Aprendizagem em Escolas Públicas de Ensino Médio: Um estudo sobre a Cultura Avaliativa dos Professores
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Professores e Encarregados de Educação: o que pensam uns dos outros sobre as funções que têm a desempenhar na vida escola
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2001 - 2001 Reaprender a Ler – Contributo para o conhecimento da competência de compreensão na leitura em meio escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1997/10 - Atual Psicologia da Linguagem (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997/10 - Atual Coordenação da área de Psicologia na Lic. de Ciências da Educação (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997/10 - Atual Docente de Metodologias de Investigação nos Cursos de Mestrado de Ciências de Educação e do Serviço Social (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997/10 - Atual Docente do Módulo de Psicologia da Educação e Desenvolvimento nos Cursos de Mestrado de Ciências da Educação e de Ensino (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997/10 - Atual Responsável pelo Seminário – Psicologia Cognitiva – no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (2007). (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1989/10 - 1995/08 Educação Musical Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1989/10 - 1995/08 Psicologia da Educação Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1989/10 - 1995/08 Psicossociologia Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1986/09 - 1988/08 Educação Musical (Outros) Escola Básica D. António da Costa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1986 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction
1980/01 - Atual Associação Portuguesa de Educação Musical

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1999/10 - Atual Membro do Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Ciências da Educação
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal