Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Óscar Conceição de Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Ó. C. de
- Sousa, Ó.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AF15-8DC1-DA4A
- ORCID iD
- 0000-0002-3076-1420
Telefones
- Telemóvel
-
- 960083971 (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1992 - 1996
Concluído
|
Doctorado en Psicologia (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"COMPETENCIA ORTOGRÁFICA y COMPETENCIAS LINGUÍSTICAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apto cum Laúde por Unanimidad |
1990 - 1992
Concluído
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Ortografia e Erros. Um estudo sobre tipologia de erros ortográficos no 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1991 - 1991
Concluído
|
Intervención en las Dificuldades de Aprendizaje en la aula (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1991 - 1991
Concluído
|
Interaccion entre compañeros y Dessallo de la Competencia Social (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1991 - 1991
Concluído
|
Programas de Entrenamento Cognitivo :El Projecto Inteligência (Curso médio)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1991 - 1991
Concluído
|
Multilevel analysis (Curso Técnico Superior Profissional)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
|
1990 - 1990
Concluído
|
La investigacion aplicada a la Educación (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1990 - 1990
Concluído
|
Psicologia y aprendizaje escolar (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1990 - 1990
Concluído
|
Evaluacion de la calidad docente (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1990 - 1990
Concluído
|
Orientacion Educativa y Contexto Familiar (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1990 - 1990
Concluído
|
Dessarrollo Linguístico y niveles de Processamento del Lenguaje (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
|
1982/10/01 - 1986/10/01
Concluído
|
Advanced Studies in Psychology of Education (Mestrado)
Especialização em Área Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1980 - 1980
Concluído
|
Prática e Teoria da Terapia e da Educação Motora (Curso médio)
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal
|
|
1978 - 1978
Concluído
|
Educação Personalizada (Curso médio)
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal
|
|
1977/07
Concluído
|
Curso Superior de Psicologia Aplicada (Área Educacional) ¿ ISPA. Lisboa, 1977. (Licenciatura)
Especialização em Área Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
14 |
1976 - 1977
Concluído
|
Estágio em Psicometria no Centro de Investigação Pedagógica C. G. (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
1972 - 1977
Concluído
|
Curso Superior de Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Não teve" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1975 - 1975
Concluído
|
Dinâmica de grupos: Teoria e Prática (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
1968/09/01 - 1970/07/15
Concluído
|
Curso Geral de Violino (6.º Ano) (Curso Técnico Superior Profissional)
Especialização em Violino
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
16 Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998/09/20 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1997/10 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1989/10 - 1995/08 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/10 - 2021/07/30 | Diretor do Curso do Mestrado em Ciências da Educação | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1989/09/01 - 1990/09/01 | Técnico | Instituto de Inovação Educacional, Portugal |
1986/09 - 1988/08 | Professor Efectivo (Docente do Ensino Básico) | Escola Básica D. António da Costa, Portugal |
1983/09/01 - 1986/07/30 | Professor do Ensino Básico provisório | Administração Pública, Ministério da Educação, Portugal |
1981/09/01 - 1983/07/29 | Diretor Executivo | Psicoforma-Centro de Recrutamento e Formação, Portugal |
1978/09/01 - 1980/08/01 | Sub- Diretor responsável pelo Jardim Infantil e Escola do 1.º Ciclo | Externato Frei Luís de Sousa, Portugal |
1977/01/01 - 1977/07/30 | Estagiário | Centro de Investigação Psicopedagógica, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2022/10/30 | Participação no Projeto edTech and Ai for essential SKills of the 21st century (TASK21)
FR-01 Agence Erasmus+ France Education/Formation
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2007/10/01 - 2010/12/31 | Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade
PTDC/CED/65691/2006
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2002/11 - 2006/12 | Leitura e Ortografia – Estudo comparativo da competência leitora e ortográfica em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico
POCTI/CED 38433/2001
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/11/10 | Dantas, L., Sousa, O., Gonçalves, M., Ricardo, M., Franco, D., Brás, J., Estrela, E. & Koppe, B. (2020). When technology meets pedagogy. An Erasmus+ Project proposal to Create an interdisciplinar higher education model. ICERI2020 (13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation). Sevilla, Spain, 9th-10th of November. ICERI2020 Proceedings (browse) Page: 8148 (abstract only) Publication year: 2020 ISBN: 978-84-09-24232-0 ISSN: 2340-1095 doi: 10.21125/iceri.2020.1816. | 13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation
ICERI2020 - Sevilla, Spain (Espanha)
|
2018 | Desempenho Escolar em crianças com transtorno de deficit de atenção e hiperactividade. | Seminário em Educação Inclusiva-Atitudes que Transformam
CeiED - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018 | O PECS (Picture Exchange Communication System) e o processo de comunicação com Crianças do Espectro Autismo. | 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade |
(Portugal)
|
2016 | Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. | Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos
Transnacionais)
AEC (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. | 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED-ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2015 | O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. | 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Encontro entre gerações em sala de aula | 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Escola e valores ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. | I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL
IPL (Leiria, Portugal)
|
2014 | A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. | V Encontro de Investigadores do CeiED
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares | 5º Encontro de Investigadores do CeiED
CeiED- ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. | Child Language Seminar
University of Manchester (Manchester, Portugal)
|
2012 | Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo. | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos".
Instituto de Educação, Univ. Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Multi-year longitudinal investigation of children’s mathematics development. | International Conference on Education and Educational Psychology
(Istambul, Turquia)
|
2011 | Uma Abordagem Cognitiva Da Escrita. |
(Portugal)
|
2010 | “Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais” | 1.º Encontro ArcaComum
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Leitura, Escrita e Ortografia. | I Seminário Leitura e Escrita: O Problema da Transversalidade,
Centro de Formação de Escolas A23 e realizado na Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Dr Manuel Fernandes (Abrantes, Portugal)
|
2010 | Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade. Resultados. | I Encontro de Jovens Investigadores
CeiEF do IE da ULHT em Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade e irregularidade”. |
(Portugal)
|
2010 | Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano. | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Uma abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem. |
(Portugal)
|
2009 | Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa | I Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas João Vilaret (Loures, Portugal)
|
2009 | Português Fundamental e competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade | I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Língua Portuguesa. O desafio da lusofonia: diversos falares, uma só escrita | Conferência Internacional “EDUCATING THE GLOBAL CITIZEN”
UID – OPECE da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Do berço à construção cidadã | Seminário sobre Contributos para uma Direcção de Turma
Departamento de Educação Física, Desporto e Lazer da ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Estudo Comparativo da Competência Leitora e Ortográfica em alunos de uma escola do 1.º ano de escolaridade | Congresso de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2004 | Família e Educação | Seminário Família Sec. XXI: novos desafios
Serviços Sociais do Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança,Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,Coordenação
Nacional para os Assuntos da Família (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Competência Ortográfica e Língua Portuguesa | II Jornadas Luso-Espanholas de LINGUAGEM INFANTIL – da normalidade à patologia
CERELPE de Braga e pela Universidade de Coruña (Porto, Portugal)
|
1999 | Percurso Escolar e Ortografia | IV Ciclo de Conferências e Seminários " Memórias e Materiais da Aprendizagem - o passado e o presente".
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
1997 | Ortografia - Expectativas e Prevenção | Congresso Internacional " Prevenção e Psicologia"
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
1987 | Erros Ortográficos - Um Estudo sobre tipologia de erros | Congresso sobre a Investigação e Ensino do Português- Lisboa
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1986 | Auto-estima e Sucesso Escolar | II Congresso Nacional de Formação de Professores
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | O olhar do Professor sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização em Manaus.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - Atual | Gestão Escolar. Democratização da Escola e Práticas Educativas.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2022/05 | Alfabetização e letramento de alunos autistas e asperger da rede municipal de Ensino da Zona Leste de Manaus/AM. O que pensam
os professores.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educaçãol (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2022 | “Práticas educacionais de Inclusão na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos na EEEFM Celso Mariz em Sousa-PA”
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2021/12 | “A Biblioteca no Processo de Educação. Contribuições da Biblioteca no processo de Ensino e Aprendizagem em uma Instituição
de Ensino”.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação. (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2021/12 | A Biblioteca no Processo de Educação. Contribuições da Biblioteca no processo de Ensino e Aprendizagem em uma Instituição
de Ensino.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2021/11 | Distribuição da Merenda e o Abandono Escolar. Estudo de Caso em escolas do 1.ºCiclo da Comuna dos Ramiros, Município de Belas,
Província de Luanda”
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2021/07 | Percursos Escolares dos Sujeitos do Projovem Urbano: Percepção sobre os Motivos da Evasão no Município de Linhares, Espírito
Santo/Brasil?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educaçãlo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2021 | Interdisciplinaridade uma proposta viável?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2020/10 | Competências Ortográficas de alunos da 6ª classe do Ensino Primário e da 9.ª classe do 1.ª ciclo do Ensino Secundário.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) |
2020/01/22 - 2020/01/22 | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Ibirapua-BA. Os resultados e as percepções dos professores
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/06 - 2020/01/14 | Competências Ortográficas de alunos da 6ª classe do Ensino Primário e da 9.ª classe do 1.ª ciclo do Ensino Secundário
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2020/01 | “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Ibirapua-BA. Os resultados e as percepções dos professores”
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/10 - 2020 | Dificuldades de Aprendizagem na leitura e na escrita no 3.º ano do Ensino Fundamental
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado) |
2019/06/22 - 2019/06/22 | Alfabetização em curso – a importâncias das estratégias e métodos
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/05/28 - 2019/05/28 | Políticas de Educação Ambiental nas Escolas Públicas estaduais.Exu-Pernanbuco
Orientador
|
Mestrado em CED (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/05/28 - 2019/05/28 | Síndrome de Burnout e satisfação laboral em Professores no Juazeiro do Norte
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2018/11 | Liderança na Escola de hoje: Competências essenciais à liderança do Diretor da Escola.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2018/10 | Novos paradigmas organizacionais. O Diretor de Turma: um vetor de mudança no puzzle de organização escolar .
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2018 | Consciência Fonológica e leitura. Uma análise da Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2018 | Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2018 | Acessibilidade e Inclusão de alunos com Necessidades Especiais no Ensino Superior , a Distância na modalidade semi-presencial.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2018 | Liderança na Escola de Hoje. Competências Essenciais à Liderança do Diretor de Escola
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2018 | Novos Paradigmas Organizacionais. O Diretor de Turma: um vetor de mudança no puzzle da Organização Escolar.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2017/11 | Projeto de Colaboração Intergeracional. “Encontro entre Gerações na Sala de Aula"
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2017/11 | Projeto de Colaboração Intergeracional. “Encontro entre Gerações na Sala de Aula.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento) |
2017 - 2017 | As aulas de Artes Visuais. O Desenvolvimento Individual e Social do aluno e a construção de uma escola de valores.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2017 | Ciclo de Deming (PDCA) e a Metodologia Freiriana em um Curso de Graduação.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2017 | Inteligência Emocional: Um estudo com Professores da educação Básica na rede pública e na rede privada do ensino, na cidade
de Porto Seguro, a partir do uso da escala Veiga Branco.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2016/07 | Abandono Escolar em Moçambique: políticas educativas, cultura local e práticas educativas.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | Dislexia e Leitura.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | O Processo de Ressocialização de Jovens: uma análise do CASE em Feira de Santana, Bahia.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | O Lúdico na Educação Infantil: um Estudo das Competências Necessárias ao Professor na Contemporaneidade.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | Percursos Curriculares alternativos nos TEIP- Expectativas dos alunos de uma turma de PCA sobre o seu futuro. Estudo de caso.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | Abandono Escolar em Moçambique: políticas educativas, cultura local e práticas educativas.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2016 | Políticas Públicas Educacionais: a demanda de mão de obra do polo industrial Portuário de Suape.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2015/12 | Sentido de número e desempenho em Matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º ano e 2.º ano de Escolaridade
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | Educação e Cuidado. Práticas Pedagógicas Centradas na Adaptação da Criança à Escola.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a Compreensão da Matemática.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | Indivíduo face às dificuldades específicas de Aprendizagem: consciência fonológica e leitura de palavras,
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | Sentido de número e desempenho em Matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º ano e 2.º ano de Escolaridade.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Razões de (In)Satisfação dos Professores de História e Geografia face à atividade Docente.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | O Ensino das Artes Visuais e o Empreendedorismo.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A Criminalidade Infanto-Juvenil: Intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem
a Medida Tutelar Educativa.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de educação visual: O projecto GEOJOGO
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A Arte de Ler. Ler para que?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | O Projeto Político Pedagógico como interveniente para a formação cidadão. Um estudo centrado no sertão de Alagoas/Brasil.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Leitura nas séries iniciais: Reflexões sobre as estratégias de Ensino.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Ambiente Virtual de Aprendizagem numa escola periférica de Quinados/BA. Interações Estudantis e Aprendizagem.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A Motivação de Alunos de Agronomia: uma visão a partir da Teoria de Autodeterminação.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | A Mídia Televisiva e a Escola: um Olhar Sobre a Influência de Mensagens da TV na Vida Escolar de Adolescentes de Santa Luzia-PB.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | A Prática do Interacionismo Sociodiscursivo da Língua Portuguesa Escrita: Projeto de Reescrita Textual.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | A relação entre Consciência Fonológica. Vocabulário e concepções sobre a escrita em crianças do ensino pré-escolar.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | A aula de Educação Musical. Pedagogias diferentes conduzem a resultados diferentes na aprendizagem?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | A Biblioteca Escolar ao Serviço das Pedagogias do Século XXI
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2012/04 | Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Indicadores da Individualização de Cuidados para o Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE).
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Avaliação da Leitura em Crianças do 1.º Ano do 1.º Ciclo ¿ Estudo Exploratório.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | A relação estética com a Obra de Arte nas práticas Pedagógicas de Educação Visual.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Educação Matemática: o que percebem os Professores sobre a Metodologia de Resolução de Problemas.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | A Autoimagem do Professor de Artes Visuais.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro: uma experiência de Formação de Alfabetizadores no Estado de Amazónia.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Educação Comprometida: vicissitudes de aprendizagem de um grupo de estudantes de uma escola pública na Cidade de Campo Maior
- Piauí.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Mulheres Encarceradas: Fragmentos de Vida.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | A Dança e a Mudança de Comportamento.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Tecnologia Educacional no Cotidiano Escolar: um enfoque da prática pedagógica na produção de conhecimentos.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Intensidade Comunicativa e Conflito Familiar: um estudo descritivo com adolescentes de uma Escola Pública na Cidade de Campina
Grande/PB-Brasil.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | intitulada “Quatro Pilares da Educação para o Sec XXI: análise de sua aplicação em uma escola de Aracaju”
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Jogo e Desenvolvimento da Criança. Sua relevância na prática.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Aprendizagem Cooperativa. Um método de Sucesso?
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Habilidades cognitivas e competências de leitura em crianças do 1º ano.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2012 | Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 - 2012 | Como os nossos filhos aprendem a falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | O Director de Turma. Perfil e Múltiplas valências em análise
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | O Ensino e a Aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | O cargo do Coordenador de Departamento Curricular. Entre o regulamentado e o vivido
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Ser Professor Hoje. O que pensam os Professores das suas competências
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Perfil do Professor. A (in)sustentável diferença de Ser Professor Hoje
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Satisfação Profissional dos Enfermeiros
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | O Português são dois”:Competência Leitora e Competência Ortográfica. Um estudo comparativo sobre a ortografia da Língua Portuguesa
com alunos do Brasil e Portugal
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | (Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Projecto de Tutorias em meio Escolar
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Juízo Moral – Do Realismo à Subjectividade
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Atitudes e Sentimentos desenvolvidos face aos TPC
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Perfil Motivacional de Educadores de Infância do Conselho de Torres Novas
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Leitura e Escrita. Processos de aquisição da competência leitora e ortográfica no final do 1.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Políticas Públicas para pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S-TO
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | O Bullying no Ambiente Escolar. Um estudo do fenómeno em uma escola pública estadual de ensino médio no município de Guaraí/TO
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Satisfação Profissional dos Enfermeiros.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | A Influência da Consciência Fonológica na Competência Leitora em alunos do 1.º ano de Escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | A motivação dos alunos de Educação Visual e Tecnológica.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | (Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | A Musica Ajuda-me. Um estudo sobre a importância da Disciplina de Educação Musical no desempenho escolar de alunos.
Orientador
|
Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Educação e Desenvolvimento em Santa Catarina (C. Verde).
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Minha Filha Aprende a falar:percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Estrese e Desordem Temporomandibular (DTM). Incidência e relação em Docentes de Nível Superior na Cidade de Palmas-Tocantins
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Trilhas da Psicologia escolar: um estudo sobre a prática do Psicólogo Escolar e suas contribuições para a Comunidade
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Motivação e Aprendizagem: um estudo centrado em alunos do 5.º Ano do Ensino Fundamental em duas Escolas Públicas de Sergipe
(2008-2009)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | O Professor frente aos Processos de Aprendizagem da Leitura: o combate às Dificuldades
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Aprendendo a viver com regras: avaliação das teses piagetianas da moral em contextos atuais
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 - 2009 | Leitura e Compreensão. Um estudo sobre a activação semântica no acto de leitura em alunos do 9.º ano
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 - 2009 | Uma abordagem cognitiva da escrita. Estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2008 - 2008 | Perfil de Competências do Enfermeiro. Percepção dos Estudantes de Enfermagem no início e termo do Curso
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2007 - 2007 | Quem Sou Eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2007 - 2007 | A Compreensão na Leitura. Um estudo sobre Leitura e Compreensão em Alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do E.B.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2007 - 2007 | Motivação e níveis de satisfação no exercício da endfermagem
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2006 - 2006 | A problemática da escolha do Curso no final da Escolaridade Básica
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2006 - 2006 | Ensino Clínico em Enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e actividades geradoras de ansiedade
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2006 - 2006 | Perfil de Competências do Enfermeiro Orientador de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2005 - 2005 | Maturidade Vocacional : Estudo diferencial em alunos do 9.º ano com e sem programa de orientação escolar
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2005 - 2005 | Estilo parental percebido e desempenho escolar de adolescentes do ensino médio de duas escolas da rede pública e privada da
cidade de Salvador Bahia, Brasil
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | Mais que uma Casa, um lugar no Coração – Casa Pia de Lisboa, o rosto do Internato (1960-1973)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | Escola, Professores e Cidadania-Concepções e práticas
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | A Avaliação da Aprendizagem em Escolas Públicas de Ensino Médio: Um estudo sobre a Cultura Avaliativa dos Professores
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004 - 2004 | Professores e Encarregados de Educação: o que pensam uns dos outros sobre as funções que têm a desempenhar na vida escola
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2001 - 2001 | Reaprender a Ler. Contributo para o conhecimento da competência de compreensão na leitura em meio escolar
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06 | Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas
com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado.
Vogal
|
Lucileide Vieira Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2020/09 | Construção dos Saberes Docentes do Pedagogo Hospitalar.
Vogal
|
Laurisana Dantas Lima (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/01 | Espaço Escolar e Inclusão: A Intervenção da Parque Escolar em Escolas Secundárias (2007/2011).
Vogal
|
José Manuel Rodrigues Almeida (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/11 | Competências essenciais à liderança do Diretor de escola.
Orientador
|
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/10 | Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar.
Orientador
|
Maria Clara Lopes Ferreira Boavista (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/11 | Projeto de colaboração intergeracional. “Encontro entre gerações na sala de aula”.
Orientador
|
António João Conchinha do Carmo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/11 | O Projeto Aprender a Crescer: Desenvolvimento Transdisciplinar da leitura em Monodocência Coadjuvada no 1º CEB.
Vogal
|
Carla Dimitre Dias Alves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/04 | Liderança Pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.
Vogal
|
Roque Rodrigues Antunes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/04 | Sex ou o xadrez da educação sexual. Um olhar desde a escola sobre a (s) política(s) de Educação Sexual.
Vogal
|
Rogério Luís Manita e Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/10 | A “Realidade” e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola.
Vogal
|
Teresa de Jesus Portelinha Almeida Patatas (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/07 | Mediação de conflitos: construção de um projeto de melhoria de escola.
Vogal
|
Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/07 | A psicologia escolar – realidades emergentes do papel e funções do(a) psicólogo(a) escolar.
Vogal
|
Laura Fernanda Pinto Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/06 | Abandono escolar em Moçambique: Políticas educativas, cultural, local e práticas escolares.
Orientador
|
Virgilio Mairosse Mucopela (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015/09 | Gestão e liderança da instituição escolar numa sociedade em crise. Estudo de caso das escolas básicas do 2º e 3º ciclos e
ensino secundário da região Autónoma da Madeira.
Vogal
|
Natália Lucinda de Sousa Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015/07 | Oralidade na sala de aula: concepções e práticas de um grupo de professores de língua portuguesa.
Arguente
|
Tânia Dantas Gama (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015/04 | O impacto da dislexia nas atividades de leitura e escrita na língua materna e na língua estrangeira no 2º Ciclo do Ensino
Básico.
Vogal
|
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015/01 | A bioliteracia dos alunos do Ensino Secundário: as decisões políticas e as realidades reveladas.
Vogal
|
Maria da Conceição Ferreira Soeiro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014/12 | A Motivação na promoção de um estilo de vida ativo em adolescentes
Vogal
|
António Manuel Moreno Quaresma (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014/12 | Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1º CEB.
Vogal
|
Eduardo Jorge de Almeida Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014/03 | O Manual Escolar e a Curiosidade Pelo Saber. Estratégias Pedagógicas em Manuais de Língua Materna (7º/10ª anos)
Vogal
|
Esmeralda Maria Gomes do Espírito Santo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014/02 | Novos Desafios à Aprendizagem e Autonomia em Matemática. Estudo Crítico e Comparativo.
Vogal
|
Amélia Orquídea Garcia (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014/02 | O Desenvolvimento do Capital Intelectual e Sua Relatividade na Alavancagem da Atividade Fim da Petrobras.
Vogal
|
Marival Matos dos Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/07 | Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Conceções de Professores e Manuais Escolares.
Vogal
|
Ana Sofia Rodrigues Rézio (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/05 | As Unidades de Ensino Estruturado e a Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo.
Presidente do júri
|
Eduardo Jorge Esteves Domingues (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/05 | As Unidades Especializadas: a Sua Importância no Processo de Inclusão de Alunos com Multideficiência.
Presidente do júri
|
Paula Cristina Santos Ferreira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/04 | Cultura Organizacional de Boas Escolas: o Sentido e as Práticas de Lideranças.
Vogal
|
Maria Fernanda dos Santos Silva Lopes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/01 | A Tutoria em Contexto Escolar. A Influência das Tutorias na Prevenção de Trajetórias Desviantes
Vogal
|
Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos Baptista (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/01 | Olhar a Escola Pelos Artigos de Opinião – da Parentocracia à Meritocracia ou um Mandato da Nova Classe Média
Presidente do júri
|
Ana Sofia Pereira de Amaral António (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
1997/10 - Atual | Psicologia da Linguagem | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1997/10 - Atual | Coordenação da área de Psicologia na Lic. de Ciências da Educação | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1997/10 - Atual | Docente de Metodologias de Investigação nos Cursos de Mestrado de Ciências de Educação e do Serviço Social | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1997/10 - Atual | Docente do Módulo de Psicologia da Educação e Desenvolvimento nos Cursos de Mestrado de Ciências da Educação e de Ensino | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1997/10 - Atual | Responsável pelo Seminário – Psicologia Cognitiva – no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (2007). | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1989/10 - 1995/08 | Educação Musical | Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
1989/10 - 1995/08 | Psicologia da Educação | Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
1989/10 - 1995/08 | Psicossociologia | Curso de Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
1986/09 - 1988/08 | Educação Musical | (Outros) | Escola Básica D. António da Costa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1986 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction | |
1980/01 - Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
1999/10 - Atual | Membro do Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Ciências da Educação
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |