???global.info.a_carregar???
Rui joão Teles da Silva Ramalho. Concluiu Intervención Psicosocioeducativa en Educación Secundaria pela Universidade de Vigo em 2016. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Participou em 1 evento no estrangeiro e 2 em Portugal. Orientou 1 trabalho de conclusão de curso de bach./licenciatura e 14 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização nas áreas de Matemática, Ciências da Educação, Ciências da Comunicação e Ciências da Computação e da Informação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui João Teles da Silva Ramalho

Nomes de citação

  • Ramalho, Rui J.

Identificadores de autor

Ciência ID
AE1A-2A85-8EF0
ORCID iD
0000-0002-1446-7395
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Intervención Psicosocioeducativa en Educación Secundaria (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
2005
Concluído
Perspectivas Didácticas em áreas Curriculares (Pós-Graduação)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Muito Bom
2002
Concluído
Matemática/Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Ensino da Lógica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Theorem Provers and Higher Order Logic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2002/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2021 ELISSE : E-LEARNING FOR INTERCULTURAL SKILLS IN SOCIAL EDUCATION
2017-1-FR01-KA203-037496
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2019 Quality Education For All
CC0000
Outra
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
World Bank
2015 - 2018 CERTIC - ENHANCING AND UPGRADING ICT SKILLS OF TRAINERS IN THE SOCIOCULTURAL SECTOR
2015-1-BE01-KA203-013202
Investigador
Agência Nacional Belga
2009 - 2012 E-Teacher 2.0 - Empowering Teacher's ICT-Pedagogical Competencies
cc0035678
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramalho, Rui J.; Gonçalves, Fernanda C.. 2019. "Aprender com robôs no Pré-escolar". In Atas da 13ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação: V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência, Bragança, Portugal. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI.
  2. Ramalho, Rui J.; Trevisan, Gabriela; Gomes, Miguel Prata; Samagaio, Florbela. 2019. "Projeto ELISSE : E-learning for intercultural skills in Social Education". Braga, Portugal.
  3. Ramalho, Rui J.. 2016. "Análise da comunicación, interacción e satisfacción entre professores de diferentes nieves de ensino en formación mediada por LMS". In A fenda digital: TIC, NEAE, inclusión e equidade: A fenda digital: TIC, NEAE, inclusión e equidade, Santiago de Compostela.
    Publicado
  4. Ramalho, Rui João T. S.; Joana Pinto; Teresa Pessoa. 2015. "Análise da Aprendizagem, Interação e Satisfação na formação de professores sobre LMS". In Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação: IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, Portugal. Braga, Portugal.
    Publicado
  5. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves; Nogueira, Isabel C.; Quinta e Costa, M.; Silva, Maria C. V.; Oliveira, Mónica. 2013. "Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente". In ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, Braga, Portugal. Braga, Portugal.
    Publicado
  6. Ramalho, Rui João T. S.; Rodrigues,Elvira. 2013. "Instrumentos de Transdisciplinaridade usando o moodle, possíveis contributos de um espaço formativo". In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal. Braga, Portugal.
    Publicado
  7. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves; Quinta e Costa, M.; Nogueira, Isabel C.; Silva, Maria C. V.. 2012. "Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas". In Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local,: III ENCONTRO INTERNACIONAL – FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, Porto, Portugal, 81-90. ESEPF, Portugal.
    Publicado
  8. Ramalho, Rui João T. S.. 2010. "Aprender a ensinar a distância:novas inquietudes,novas competências". In II Congresso Galego de Investigação em Ciências da Educação: II Congresso Galego de Investigação em Ciências da Educação, Santiago de Compostela, Espanha. Espanha.
    Publicado
  9. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves. 2009. "Encontros Marcados, Supervisionados, Avaliados: TIC em Contextos de Aprendizagem". In Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação: VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, Portugal. Universidade do Minho, Portugal.
    Publicado
  10. Ramalho, Rui João T. S.. 2009. "Encontro sobre Web 2.0". In II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância: II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância, Porto, Portugal. Portugal: Gaia Livro.
    Publicado
  11. Ramalho, Rui João T. S.; Quinta e Costa, M.. 2008. "Ciência@escola.net - Projecto de b-learning". In Actas do Encontro sobre Web 2.0: Encontro sobre Web 2.0, Braga, Portugal. Universidade do Minho, Portugal.
    Publicado
  12. Ramalho, Rui João T. S.. 2007. "Livros Interactivos Multimédia". In Actas do II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância: II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância, Porto, Portugal. Portugal: Gaialivro.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rui João Teles Silva Ramalho; Ana Ventura. 2017. "O potencial do scratch no ensino – aprendizagem da geometria". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (13): 172-172. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2666.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2666
  2. Rui João Teles Silva Ramalho; Fernanda Cristina Gonçalves. 2017. "Bee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infância". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (13): 198-198. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2740
  3. Ramalho, Rui joão Teles da Silva; Daniela Gonçalves. 2011. "E-learning no Ensino Superior: a experiência da ESE de Paula Frassinetti". A fenda dixital: as TIC, entre a escola e a comunidade. (2): 319-328.
    Publicado
  4. Ramalho, Rui joão Teles da Silva; Daniela Gonçalves. 2009. "O (e)portfolio reflexivo como estratégia de formação". Investigación e innovación en la Universidad: Trabajar con (e) portfolio en la Universidad (2): 2-15.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ramalho, Rui J.. "Triângulos e paralelogramos com o geogebra no 5.ºano". http://hdl.handle.net/10198/11435.
Capítulo de livro
  1. Ramalho, Rui joão Teles da Silva. 2009. "Reptos à Profiissionalidade Docente no âmbito do EEES. In Novos Ensaios de Inmersión no Espazo Europeo". In In Novos Ensaios de Inmersión no Espazo Europeo, 19-38. Santiago de Compostela, Espanha: Andavita.
    Publicado
Livro
  1. Ramalho, Rui J.. 2016. Mathgebra - Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2387.
    Publicado
  2. Ramalho, Rui J.. 2016. Mathgebra - Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo. Portugal. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2387.
Resumo em conferência
  1. Ramalho, Rui João T. S.. 2011. "e-Learning na Formação de Professores". Trabalho apresentado em PAOL- e-Tertúlias, Porto, Portugal.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Ramalho, Rui João T. S.; Celeste Maria Soares Osório Torres de Almeida. 2007. A Interação dos Professores com Pais de Crianças com Deficiência Mental.
  2. Ramalho, Rui João T. S.. 2005. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Uma Experiência Inovadora Utilizando a Plataforma Formare na Formação Complementar de professores de 1º Ciclo.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Literária Estatística na Resolução de Problemas com Alunos do 5.º ano de Escolaridade
2016 - Atual Triângulos e paralelogramos no 2º ciclo: aprendendo com tecnologia
2012 - Atual Potencialidades Educativas das TIC- Uso do Quadro Interativo: Uma prática no ensino da Educação Física
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 E-comunicação escola-casa
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Análise da plataforma digital Site de Turma
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Caderneta Digital
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Recursos digitais no ensino experimental das ciências:Levantamento, construção e aplicação, na perspetiva da prática letiva
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Recursos TIC em educação especial
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 TIC e contextos lúdicos de aprendizagem: Recursos para docentes da educação especial
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 As tecnologias ao serviço do ensino: apresentação de um ambiente virtual para docentes do 1º CEB
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 O e-portofólio em contextos de aprendizagem:Potencialidades do Mahara
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A importância dos jogos na aprendizagem da matemática
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A matemática com as TIC no processo de ensino-aprendizagem: Construção de uma unidade didática
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 MatemaTIC- Uma aposta no futuro: Brincar com a Matemática no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, recorrendo às TIC
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Repositório Digital para a Gestão do Conhecimento
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Formação e E-Learning: Novos conhecimentos e Novas competências
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 Atividades Multimédia:Intervenção para discalcúlicos
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 I Seminário Internacional - Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Seminário
I Seminário Internacional- Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007 - 2007 Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Congresso
Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004 - 2004 Didática da Matemática
Encontro
Encontro Regional de Professores e Educadores
Associação Nacional de Professores, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada (Mestrado)
2003 O computador no sucesso escolar. Estudo de caso (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Os trabalhos de casa. Representações e intervenções dos pais (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Dificuldades na aprendizagem da matemática no 1º ciclo do Ensino Básico. Contributo da resolução de problemas do Jardim de Infância (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Desenvolvimento do conceito de número. O número e o lúdico em crianças de cinco anos (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 As operações aritméticas no jardim de infância (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 As aprendizagens matemáticas e a atividade lúdica na educação pré-escolar (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 O conceito de número High-scope- um currículo para desenvolver o conceito de número nos cinco anos (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 A importância do jogo no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 Integrar Ferramentas WEB 2.0 no processo de aprendizagem Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Construção de Recursos Educativos Digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Os portfólios educativos digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Construir e avaliar recursos educativos digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Internet segura no ensino Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 As TIC no Ensino da Matemática Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Autilização das TIC no Pré Escolar e no 1º ciclo Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Problematizar Diferentes Referenciais e Instrumentos de Supervisão Pedagógica Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Ensino da Matemática com as TIC Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 As TIC no Ensino da Matemática na Educação Infantil Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 As TIC no Ensino da Matemática em Educação Básica Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 Construir e avaliar recursos educativos digitais Especialização (Curso médio)