???global.info.a_carregar???
Sónia Rafael has a PhD in Communication Design from Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL), a Master in Communication, Culture and Information Technologies from ISCTE – University Institute of Lisbon and a Degree in Communication Design from FBAUL. Assistant Professor in the area of Communication Design at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL). Collaborates with the Faculty of Architecture of the University of Lisbon (FAUL) in the area of Interaction Design. She is a researcher at ITI — Interactive Technologies Institute / LARSyS, Instituto Superior Técnico, and a collaborator at CIEBA (Fine Arts Research Studies Center). Member of ErgoUX Laboratory, Investigation Group in VR, Architecture Faculty, Lisbon University. She was a fellow of the FCT (Foundation for Science and Technology) and co-supervised the IST Scope, Senior CapstOne Project, an educational innovation project at Instituto Superior Técnico (IST), as well as research projects in Communication Design, Interaction Design, UX / UI and New Media. Invited Assistant Professor and Lecturer at Lusofona University (ECATI) and Lusíada University of Lisbon. She is a designer and has developed professional activity as designer, interaction designer and creative director in national and international companies and ateliers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Rafael

Nomes de citação

  • Rafael, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
AE18-4D67-3D78
ORCID iD
0000-0002-9161-5400

Endereços de correio eletrónico

  • s.rafael@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
Formação
Grau Classificação
2015/02/26
Concluído
Belas-Artes (Doutoramento)
Especialização em Design de Comunicação
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Para uma Taxonomia da Multimodalidade na Interação Homem-Computador. Proposta aberta de classificação pluridimensional." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Sociodinâmica da Emergência de um Curso Superior: O estudo de caso do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Belas-Artes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995 - 2000
Concluído
Design de Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2015 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2005 - 2006 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual IxD Print: Investigação Exploratória do Design de Interação em Meios Impressos
EXPL/ART-DAQ/1416/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
European Commission
Em curso
2021/01 - Atual ArchVR: Criar experiências significativas de arquitetura sustentável com realidade virtual
PTDC/ART-DAQ/3705/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal

Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Em curso
2021/01 - Atual Confi/Arte – Linhas de Cruzamento Artístico.
11262
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
2020/01 - Atual Usar a Realidade Virtual para desenvolver informação de segurança para edifícios inteligentes
PTDC/ART-DAQ/3082/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal

Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Em curso
2020/01 - Atual Aprender com os Utilizadores Urbanos: Criatividade Urbana como Ferramenta Sustentável de Envolvimento Cívico
PTDC/PSI-GER/3007/2020
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Desativado

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual ItsON - mobility driven by research
C511865039-00108211
Investigador
Desativado
2017 - Atual Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias
C493978411-00091431
Investigador
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sónia Rafael; Bruno Silva; Helena Anjos; Lola Meintjes; Pedro Tavares. "Data Surveillance in Capitalism Society". 2023.
    10.1145/3604321.3604344
  2. Matilde Reis; Mónica Mendes; Sónia Rafael. "Better Use of Battery, Better Life Quality". 2023.
    10.1145/3604321.3604346
  3. Ana O. Henriques; Sónia Rafael; Victor M Almeida; José Gomes Pinto. "The problem with gender-blind design and how we might begin to address it". 2023.
    10.1145/3544549.3582750
  4. Rafael, Sónia. "The contribute of Multimodality, Naturality and Transparency in Affective Computing for HC". Trabalho apresentado em HCI International 2020, Copenhaga, 2020.
  5. Rafael, Sónia. "Implementation Goals for Multimodal Interfaces in Human-Computer Interaction". Trabalho apresentado em Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2020, 2020.
    Aceite para publicação
  6. Rafael, Sónia. "Design editorial na imprensa nacional. Do pós-25 de Abril à contemporaneidade". Trabalho apresentado em EIMAD – Meeting of Research in Music, Arts and Design, Castelo Branco, 2020.
    Aceite para publicação
  7. Rafael, Sónia; Rafael, Sónia. "Interactive Fiction. Narrative and immersive experience in text­based games". Trabalho apresentado em Confia 2018. VI Internacional Conference on Illustration & Animation, Barcelos, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rafael, Sónia; Neves, Marco. "RtIxD and the willingness to discover, act and contribute Marco Neves, Sónia Rafael". UXUC Interaction Design User Experience & Urban Creativity Scientific Journal 3 1 (2021): https://journals.ap2.pt/index.php/UXUC/issue/view/30.
    https://doi.org/10.48619/uxuc.v3i1.534
  2. Ana Chasqueira; Marco Neves; Sónia Rafael; Ana Melo. "Kub-E: An interactive design device for children with panic disorder". International Journal of Child-Computer Interaction (2021): https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2021.100423.
    10.1016/j.ijcci.2021.100423
  3. Taipa, Sofia; Barata, Susana; Anacleto, Rafael; Rafael, Sónia; Ferreira, João. "Disclosed Eyes". (2020): https://journals.ap2.pt/index.php/UXUC/article/view/261.
    10.48619/uxuc.v2i2.261
  4. Rafael, Sónia; Rafael, Sónia. "Design Contemporâneo. Aproximações metodológicas e direções.". Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação (BOCC) 1 (2019): http://bocc.ubi.pt/pag/rafael-sonia-2019-design-contemporaneo.pdf.
    Publicado • https://doi.org/10.25768/fal.bocc.2019.004
  5. Rafael, Sónia. "Historicidade das tecnologias no contexto do design de comunicação". Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação (BOCC) (2019): http://www.bocc.ubi.pt/pag/rafael-sonia-2019-historicidade-tecnologias.pdf.
    Publicado • https://doi.org/10.25768/fal.bocc.2019.005
  6. Rafael, Sónia; Rafael, Sónia. "Entre a função e a expressão do gesto. A poética funcional na obra gráfica de Aurelindo Jaime Ceia". Revista Gama, Estudos Artísticos 6 11 (2018): 29-39. http://gama.fba.ul.pt/G_v6_iss11.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Carvalho dos Santos, M.; Rafael, Sónia. Autor correspondente: Carvalho dos Santos, M.. "O Design como Ferramenta de Combate à Desigualdade de Género", Revista Communitas. Políticas Públicas e igualdade de género: estratégias de resistência e existência, 2021, https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4723/149.
  2. Rafael, Sónia. "Disclosed eyes. An Interactive Installation on the Impact of Hypervigilance", User Experience & Urban Creativity Scientific Journal, 2020, https://journals.ap2.pt/index.php/UXUC/article/view/261/177.
Capítulo de livro
  1. Elisângela Vilar; Milena Monteiro; Sónia Rafael; Francisco Rebelo; Paulo Noriega. "Applying UX Design Process for a Web-Documentary Development: A Project Development". 2023.
    10.1007/978-3-031-35696-4_21
  2. Sónia Rafael; Francisco Rebelo; Beatriz Pinto; Andreia Gil; Catharina Lima; Joana Chitas; Marta Pascoal; Lúcio Simões. "Inclusion Through Accessibility. Handi Bot, a Translator for Portuguese Sign Language". 2023.
    10.1007/978-3-031-35681-0_30
  3. Inês Matos Tuna; Sónia Rafael; Victor M. Almeida; Ana O. Henriques. "Gender Stereotypes in Interaction Design. Render Me – Augmented Reality Masks to Inhabit the Metaverse". 2023.
    10.1007/978-3-031-35634-6_4
  4. Ana O. Henriques; Victor M. Almeida; Sónia Rafael; José Gomes Pinto. "A Comparative Analysis of Institutional Ethical Codes of Conduct for the Practice of Design". 2023.
    10.1007/978-3-031-35596-7_7
  5. Sónia Rafael. "Interactors, not Users! Towards a Neutral Interaction Design". 2023.
    10.1007/978-3-031-42293-5_64
  6. Elisângela Vilar; Milena Monteiro; Sónia Rafael; Francisco Rebelo; Paulo Noriega. "Developing Personas in UX Process: A Case Study for a Web-Documentary to Increase Empathy Among Social Groups". 2022.
    10.1007/978-3-031-05897-4_7
  7. Sónia Rafael; Eunice Santiago; Francisco Rebelo; Paulo Noriega; Elisângela Vilar. "Bio-Centred Interaction Design: A New Paradigm for Human-System Interaction". 2022.
    10.1007/978-3-031-05906-3_6
  8. Rafael, Sónia; Rafael, Sónia. "Designing the Interactor – from User Experience to Interaction Experience. Conceptual foundations and contributions towards a new paradigm.". In Usability and User-Experience: Research and Case Studies, editado por Soares, Rebelo, and Ahram. Estados Unidos: Taylor & Francis Group, 2020.
    No prelo • https://doi.org/10.1201/9780429343513-4
  9. Rafael, Sónia. "Multimodality, Naturalness and Transparency in Affective Computing for HCI". 2020.
    10.1007/978-3-030-49713-2_36
  10. Basílio, Rita; Rafael, Sónia. "As revistas contemporâneas como testemunho de uma época". Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2020.
  11. Basílio, Rita Gomes da Silva; Rafael, Sónia; Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH). "Introdução". Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2019.
  12. Rafael, Sónia; Almeida, Victor M.; Neves, Marco. "A Human-Computer Interaction Framework for Interface Analysis and Design". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Rebelo F.; Soares M., 359-369. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_33
  13. Almeida, Victor M.; Rafael, Sónia; Neves, Marco. "Natural Human-Computer Interfaces’ Paradigm and Cognitive Ergonomics". In Advances in Intelligent Systems and Computing, 220-227. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_20
  14. Rafael, Sónia. "Desimaginar o mundo : entre o visível e o dizível". In Manuel António Pina: desimaginar o mundo, descriá-lo. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2019.
    Publicado
  15. Basílio, Rita Gomes da Silva; Rafael, Sónia. "Desimaginar o Mundo". Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2019.
  16. Rafael, Sónia. "Da invariância, à incerteza e à imponderabilidade na universidade imaginária". Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014.
  17. Rafael, Sónia. "Em quatro tempos". Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2007.
Edição de número de revista
  1. Neves, Marco; Neves, Pedro Soares. "Interaction Design User Experience & Urban Creativity Scientific Journal". Research through Interaction Design (RtD + IxD = RtIxD) 3 1 (2021): https://journals.ap2.pt/index.php/UXUC/issue/view/30.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Salteiro, Ilídio, 1953-; Queiroz, João Paulo, 1966-; Monteiro, Manuela Matos; Basílio, Rita; Rafael, Sónia; Salteiro, Ilídio; Queiroz, João Paulo; et al. Manuel António Pina : desimaginar o mundo descriá-lo. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. 2019.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Corrêa, Ana Carla Batista. "Imagem invisível : estudo sobre a imagem, acessibilidade e inteligência artificial". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/50078.
  2. Zerega, Aldo Florentino Medina. "Memória e remediação : reproduções descolonizadoras, através do Speculative Design, em monumentos comemorativos do colonialismo". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/50209.
  3. Becerra, Tânia Mayté Alva. "(Re) Construção da memória: relatos de resiliência". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/48868.
  4. Marranita, Márcia Filipa Pinela. "Representação de género nos ecrãs digitais computacionais: auto e heteroidentificação na interação com avatares". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/41314.
  5. Rodrigues, Sara Patinho. "A influência do layout gráfico de websites no tempo de atenção do utilizador: o caso de jornais generalistas portugueses online". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/41313.
  6. Cabeleira, Beatriz, 1993-. "Design de um videojogo educativo : a narrativa interactiva". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33630.
  7. Baptista, Joana Marta Rodrigues. "Da revista híbrida à leitura digital : análise comparativa entre a Aspen Magazine e a Triple Canopy". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8215.
  8. Santos, Mariana de Carvalho dos. "O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8279.
  9. Rafael, Sónia; Almeida, Victor, 1963-. "Para uma taxonomia da multimodalidade na interacção homem-computador : proposta aberta da classificação pluridimensional". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/17673.

Outros

Outra produção
  1. UXUC - User experience & urban creativity scientific journal, vol.2, nº2 (Dez. 2020). 2020. Neves, Pedro Soares; Bazargan, Nasim Valizadeh; Caymaz, Gökçen Firdevs Yücel; Mousavi, Mirnajaf; Ghalehteimouri, Kamran Jafarpour; Hekmatnia, Hassan; Kashkouli, Ali Bagheri; et al. http://hdl.handle.net/10451/47682.
  2. Gama, nº11 (Jan./Jun. 2018). A memória precisa dos que a motivam e dos que a visitam. Uns, criadores no seu tempo, escrevem as suas delicadas articulações sem saber o seu destino. Outros, nos tempos vindouros, tentam captar a intentio auctoris sabendo que ela se esconde no tecido da criação, nos processos dos artistas. Estes talvez possam ter um ponto de vista que acrescenta algo de novo á matéria do conhecimento. A cultura,. 2018. Queiroz, João; Martí, Sandra Amelia; Rafael, Sónia; Grando, Angela; Wandekoken, Katler Dettmann; Rahim, Shakil Y.; Valente Pereira, Cristovao; et al. http://hdl.handle.net/10451/49916.
  3. Gama, nº3 (Jan./Jun. 2014). A revista de estudos artísticos GAMA encontra, neste terceiro número, um caminho mais definido dentro do projeto global da comunicação de artistas sobre as obras de outros artistas. A Revista GAMA percorre tradições, registos, ações e intervenções artísticas, que assinalaram diversos momentos, com diferentes graus de difusão. Visa-se resgatar, recuperar a arte: é voltar a olhar, pelo escopo partic. 2014. Queiroz, João; Gonçalves, Sandra M. Lúcia Pereira; Camarero-Nuñez, Alaitz Sasiain; Belo Gonçalves, Marcela; Jerônymo, Ciliani Celante Eloi; De Araújo Santos, Eriel; Almozara, Paula; et al. http://hdl.handle.net/10451/50109.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Bio-centered design. Uma abordagem através do Design de Interação, para a defesa da biodiversidade
Orientador
Design de Interação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2022 - 2022 ‘RENDER ME’: Uma abordagem Feminista Interseccional sobre os estereótipos de género presentes no design de interação
Orientador
Design de Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA – Relatos de resiliência
Orientador
Design de Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 IMAGEM INVISÍVEL - Estudo sobre a imagem, acessibilidade e inteligência artificial
Orientador
Design de Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Memória e Remediação: reproduções descolonizadoras, através do Speculative Design, em monumentos comemorativos do colonialismo
Orientador
Design de Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Influência dos Ambientes Virtuais no Estado Emocional de Crianças com Doença Oncológica
Orientador
Design de Interação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2019 - 2019 A Influência do Layout Gráfico de Websites no Tempo de Atenção do Utilizador. O Caso dos Jornais Generalistas Portugueses Online
Orientador
Design de Comunicação e Novos Media (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2019 Representação de género nos ecrãs digitais computacionais. Auto e heteroidentificação na interação com avatares
Orientador
Design de Comunicação e Novos Media (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Design de um Videojogo Educativo. A Narrativa Interativa.
Orientador
Design de Comunicação e Novos Media (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 Da Revista Híbrida à Leitura Digital. Análise comparativa entre a Aspen Magazine e a Triple Canopy
Orientador
Design (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 O Cartaz e a Imagem da Mulher: a importância do cartaz como ferramenta de Comunicação Social
Orientador
Design (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Análise da implementação da área de conhecimento de UX Design no sistema universitário português
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - Atual Sobre Ensaio e Ensaísmo (SEE): a atitude ensaística nas artes, na literatura e na filosofia no século XXI (2020)
Conferência
2019/10/07 - Atual Chatbots e representação de género em ecrãs digitais computacionais (2019/10/07)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Debates com Design (2019)
Encontro (Coorganizador)
2018/03/28 - Atual Design nos caminhos da crise. Design contra a indiferença (2018/03/28)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/11/09 - Atual Experience Design, UX Design e Interaction Design: semelhanças e diferenças conceptuais (2017/11/09)
Conferência
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/02/05 - Atual Design para a Experiência de Utilizador – Conceitos e Aplicações (2017/02/05)
Seminário
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - Atual A what and other object lessons. Resultados integraram a exposição Taking a Line for a Walk (26th Brno International Biennal of Graphic Design, Moravian Gallery, República Checa). (2014)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2022 Re-design de website para o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUNHAC). (2021 - 2022)
Outro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/12 - 2021/12 UMBIGO magazine: 18 anos, 18 projetos (38 artistas) (2018/12 - 2021/12)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/10/23 - 2020/10/24 6ª Edição do ErgoUX · 2019, evento sobre Ergonomia, Design, Usabilidade e User Experience (2020 - 2020)
Conferência (Coorganizador)
2019/05/29 - 2020/05/29 Debates com Design, tema “#1 Design em Convulção” (2020 - 2020)
2019 - 2019 Exposição Atravessar, Arte, Memória e Lugar. Finalistas de Escultura de Belas-Artes. Design da identidade, sinalética, publicação e webdesign. (2019 - 2019)
Exposição
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/05/23 - 2018/05/24 Das Revistas: Voltar a Ver (2018/05/23 - 2018/05/24)
Conferência
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/07/04 - Atual Design de Interação no desenvolvimento de sistemas inteligentes de transporte. Tema 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Smart Cities, auditório 4, Centro de Congressos de Lisboa.
Encontro
Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual XX International Conference on Culture and Computer Science – Code and Materiality Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
2019 - Atual 21st ACM International Conference on Multimodal Interaction Suzhou, Jiangsu, Chin
2019 - Atual Scientific Journal UXUC – User Experience & Urban Creativity, Lisboa
2019 - Atual Human-Computer Interaction. INTERACT 2019. 17th IFIP TC 13 International Conference Paphos, Cyprus
2019 - Atual 21st ACM International Conference on Multimodal Interaction Suzhou, Jiangsu, Chin
2017 - Atual Revista Dobra Literatura Artes Design Lisboa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Mestrado em Design de Interação Mestrado em Design de Interação
2018 - 2019 IST Scope, Senior CapstOne Project IST Scope, Senior CapstOne Project Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Laboratório ErgoUX (FAUL) Membro do grupo de investigação em Realidade Virtual
2019 - Atual ITI – Interactive Technologies Institute / LARSyS, Laboratory for Robotics and Engineering Systems (IST) Investigadora Integrada
2019 - Atual Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Investigadora Colaboradora
2017 - Atual Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), NOVA FCSH Investigadora Colaboradora
2015 - 2019 Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Investigadora Integrada

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/09/28 - 2023/09/29 SV Chair, XX International Conference on Culture and Computer Science – Code and Materiality
Outro
2022/11/27 - 2022/11/30 SV Chair MUM, International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia
Outro
2022/06/22 - 2022/06/22 Membro do Comité do Programa ACM IMX 2022, LIQUE 2022, Life Improvement in Quality by Ubiquitous Experiences Workshop
Membro
Distinções

Outra distinção

2023 Honorable Mention