Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Teresa Torres Pereira de Eça
Nomes de citação
- Eça, Teresa Torres Pereira De
- Eça, Teresa
- Eça, Teresa Torres
- de Eça, Teresa Torres
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AE16-1166-C298
- ORCID iD
- 0000-0002-0124-7377
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | ||
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2009 - 2010
Concluído
|
Young people visions of the world (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal
|
|
|
2000 - 2004
Concluído
|
PhD (Doutoramento)
University of Surrey, Reino Unido
"‘Developing a new conceptual framework for pre-university art examinations in Portugal’ " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
--- |
|
1997 - 1999
Concluído
|
Master of Arts (Mestrado)
University of Surrey, Reino Unido
"Evaluative Study of Portuguese and English Art and Design Examinations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
distinction |
|
1980 - 1986
Concluído
|
Artes Plásticas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 1992/01/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
| Escola Secundária Alves Martins, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/03/03 - 2026/01/31 | Cartografias Têxteis
Investigador
|
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Em curso
|
| 2020/02/01 - 2023/02/01 | AMASS: Acting on the Margins: Arts as Social Sculpture
(870621 — AMASS — H2020-SC6-TRANSFORMATIONS-2018-2019-2020/H2020-SC6- TRANSFORMATIONS-2019)
Investigador
Lapin Yliopisto, Finlândia
|
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em jornal |
|
| Artigo em revista |
|
| Artigo em revista (magazine) |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de livro |
|
| Livro |
|
| Prefácio / Posfácio |
|
| Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
| Arte visual |
|
| Gravação vídeo |
|
Outros
| Outra produção |
|
Atividades
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2016 - 2017 | O design como catalisador de experiências estéticas na contemporaneidade – Formação de professores e ampliação das possibilidades
para o ensino básico'
Orientador de Professora Doutora Marisa Cobbe Maass
|
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2016 - 2017 | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE ARTES EM REDE: desafios, aproximações e conexões entre o Profartes (Brasil) e o NEA (Portugal).
Orientador
|
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2013 - 2016 | PARA ALÉM DOS MUROS -ENSINO/APRENDIZAGENS DAS ARTES VISUAIS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL’
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2013 - 2016 | Positive changes of arts education in Namibian schools- A Proposal for arts teachers initial training in Namibia
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2014 - 2015 | A Arte Contemporânea na formação inicial de professores
Orientador de Professora Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
|
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2011 - 2015 | No caminho para casa: Um estudo a/r/tografico de recolha de memórias numa comunidade informal
Coorientador
|
educação artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/11/23 - Atual | Exposição do Projeto Cartografias Têxteis em Corso Space, National Gallery, Trade Fair Palace, Prague; Czech Republic, 24
November 2022. (2023/11/23 - 2023/11/24)
Exposição (Coorganizador)
|
APECV, Portugal |
| 2022/03/12 - 2022/08/26 | Exposição do Projeto Cartografias Têxteis em Portugal
no Centro de arte Contemporânea Quinta da Cruz em Viseu de Março a junho de 2022 no Centro de Artesanato do Capelo, Faial,
de julho a Agosto de 2022 (2022/03/12 - 2022/08/26)
Exposição (Coorganizador)
|
APECV, Portugal |
| 2013 - 2013 | Exposição internacional, coletiva e itinerante ON:OFF
Exposição (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2012 - 2012 | Atravessar Pontes Entre Escolas e Museus
Conferência (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2012 - 2012 | Construir Pontes Entre Escolas e Museus
Conferência (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2011 - 2011 | Congresso Ensino das Artes Visuais; Identidade e Cultura no Século XXI
Congresso (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2010 - 2010 | As artes na educação: contextos de aprendizagem promotores da criatividade
Encontro (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2010 - 2010 | I Congreso Internacional “Arte, Ilustración Y Cultura Visual En Educación Infantil Y Primaria: Construcción De Identidades”.
Congresso (Outra)
|
|
| 2010 - 2010 | Encontro Internacional sobre Educação Artística
Seminário (Outra)
|
|
| 2009 - 2009 | Criatividade e Inovação na Aprendizagem das Artes Visuais’
Encontro (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2008 - 2008 | Congresso Ibero Americano de Educação Artística
Congresso (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2007 - 2007 | Artes e Culturas Africanas
Seminário (Outra)
|
APECV, Portugal |
| 2006 - 2006 | International InSEA Congress
Congresso (Outra)
|
InSEA, Portugal |
| 2001 - 2001 | 1º Congresso Ibérico de Educação artística,
Congresso (Outra)
|
APECV, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2013 - 2013 | A/r/tography
Encontro
|
Média- Arte Digital
Unidade de Alcoologia de Lisboa, Portugal
|
| 2013 - 2013 | Arts Education Research : Alternatives in Action
Congresso
|
ECER 2013
EERA, Turquia
|
| 2013 - 2013 | Arte Educadoras entre ativismo, arte e educação
Mesa-redonda
|
Jardins Efémeros 2013 |
| 2013 - 2013 | Entre-lugares: 3 histórias de educação artística
Congresso
|
Seminário Internacional InArte 2013
Vo'Arte, Portugal
|
| 2012 - 2012 | Educational Arts Based Research
Congresso
|
ECER 2012 “The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All”
EERA, Espanha
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2021/10/26 | Contributo de um programa artístico-pedagógico ao serviço do desenvolvimento da livre expressão criadora na infância
Arguente
|
Alexandra Sofia dos Santos Baudouin (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
| 2019/02/02 | La escultura como territorio emocional de la
forma y del espacio. Reflexiones sobre su
proceso de enseñanza y aprendizaje en la
Educación Secundaria Obligatoria
Arguente principal
|
Ana Mª Vidal Ruiz de Velasco (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
|
| 2019 | “La escultura como territorio emocional de la forma y del espacio. Reflexiones sobre su proceso de enseñanza y aprendizaje
en la Educación Secundaria Obligatoria”
Arguente principal
|
Ana María Vidal Ruiz de Velasco (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
|
| 2019 | “La música como recurso didáctico para la Educación Ambiental: análisis de la realidad y
perspectivas en la Comunidad Autónoma de Galicia”
Presidente do júri
|
Laura Tojeiro Pérez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
|
| 2019 | “Ver, observar, pensar. O proxecto fotográfico persoal dende unha perspectiva artográfica”
Arguente
|
Guillermo Calviño Santos (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
|
| 2017 | EL RETRATO FOTOGRÁFICO COMO ESTRATEGIA PARA LA
CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES VISUALES. UNA INVESTIGACIÓN EDUCATIVA BASADA EN
LAS ARTES VISUALES
Arguente
|
XABIER MOLINET MEDINA (Doutoramento)
Universidade de Granada, Espanha
|
| 2014 | LOS AGENTES RESPONSABLES ENTRE LA PROMOCIÓN INSTITUCIONAL Y EL DESARROLLO COMUNITARIO EN PROGRAMAS DE EDUCACIÓN EN MUSEOS.
Un estudio de caso sobre el programa de educación artística Les Ateliers de la création del
Centro Georges Pompidou y el Ircam en París.
Arguente
|
Ana Tirado de la Chica (Doutoramento)
Universidade de Jaen, Espanha
|
| 2014 | ' Potencialidades da Arte Pública Relacional na Arte/educação Práticas da cidade como sala de aula'
Arguente principal
|
Francisco Herbert Rolim de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
| 2013 | O ORIGAMI COMO MEIO DE APRENDIZAGEM, Maria Inês Amaral Maniés Lourenço | Maria Inês Amaral Maniés Lourenço (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
| 2013 | Maria Inês Amaral Maniés Lourenço | SUSANNE ESTÊVÃO DA SILVA (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
| 2013 | PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM ARTE NO ENSINO EM MOÇAMBIQUE | Lourenço Eugénio Cossa (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
| 2012 | “Proyecto Cuatro Estaciones: naturaleza, cultura y educación artística. Análisis y propuestas interdisciplinares para un cambio global”. | Arantza Marco Hernando (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
| 2010 | O Princípio da Conexão Ausente: Dinâmicas Não-lineares no Campo Epistemológico e Curricular do Drama na Educação | Delfim Paulo da Silva Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
| 2010 | “Las artes plásticas como mediadoras en la creación sónica y en la recepción del arte musical contemporáneo en adolescentes” | José Antonio Gómez Valcárcel (Doutoramento) |
| 2009 | "Project-arte cinematográfica e cultura psicológica." | Sofia dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
| 2008 | El Buen Nombre: Una investigación narrativa en torno a las experiencias de subjetivación en la relación investigadora | Verónica Larrain Pfingsthorn (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
| 2008 | O papel das Artes Visuais e da Ilustração Científica na facilitação do acesso ao conhecimento nas Ciências Naturais por alunos do Ensino Básico | Maura de Jesus Correia Barreto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
| 2007 | Arte Publica como recurso educativo | Ricardo Jorge dos Reis Silva (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023/03/01 - 2023/03/03 | Cimeira Mundial de Educação Artística ‘2023 | Funchal |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Revista Portuguesa de Educação Artística | Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira |
| 2013/06/20 - Atual | ADAXE.Revista de Estudos e Experiencias Educativas. | Universidade de Compostela |
| 2008/08/26 - Atual | Invisibilidades | APECV |
| 2000/08/20 - Atual | Imaginar | APECV |
| 2007/08/26 - 2018 | International Journal of Education through Art . | Intellect Books |
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2019/04 - Atual | avaliador externo
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu |
| 2017/09/01 - 2017/09/06 | Evaluator - Program Audits ArtEZ Master Kunsteducatie (dt)/Artist Educator (vt) , The Netherlands.
Especialista
|
ArtEZ Academie voor Art en Design, Países Baixos | ArtEZ Academie voor Art en Design |
| 2016 - 2017 | External evaluator of Pontificia Universidad Católica del Perú
Avaliador
|
Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru | Pontificia Universidad Católica del Perú |
| 2009/06/01 - 2009/06/09 | Mesa Técnica de Artes Visuales de la Educación Artística Superior chilena. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes,
Santiago do Chile, Chile.
Avaliador
|
Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Chile | Consejo Nacional de la Cultura y las Artes |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2013 - 2013 | Educar para Conservar pela Arte, | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Jardim Zoológico de Lisboa/APECV, Portugal |
| 2013 - 2013 | A arte contemporânea como ferramenta para a sala de aula | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Culturgest/APECV, Portugal |
| 2013 - 2013 | “O ENSINO DE ARTES VISUAIS: ABORDAGENS METODOLÓGICAS” - Pedagogia baseada em Processos artísticos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Católica de Braga, Faculdade de Filosofia, Portugal |
| 2013 - 2013 | Utilizando técnicas de Anotação de imagens para a compreensão de desenhos infantis | Especialização (Curso médio) | Universidade Autonoma de Madrid, Espanha |
| 2013 - 2013 | A/r/tography | Especialização (Curso médio) | Comisión de Estudios de Posgrado de la UAM, Espanha |
| 2013 - 2013 | Portfolio for Learning and Assessment | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Turkiye Odalar ve Borsalar Birligi, Turquia |
| 2013 - 2013 | DINAMIZACIÓN EDUCATIVA DESDE LAS ARTES | Especialização (Curso médio) | Universidade de Jaen, Espanha |
| 2012 - 2012 | Innovación Docente e iniciación a la Investigación educativa en DIBUJO- (Las identidades de los maestros de las artes visuales: De las artes y la educación). | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | UAM, Portugal |
| 2010 - 2010 | Ensino das Artes Visuais no Século XXI. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | APECV, Portugal |
| 2010 - 2010 | Análise contextual da obra de arte | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | APECV, Portugal |
| 2010 - 2010 | O Portefólio Como Instrumento De Aprendizagem E Avaliação Nas Artes Visuais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | APECV, Portugal |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2011 - Atual | International Society for Education Through Art (InSEA | |
| 2008 - Atual | Rede Ibero Americana de Educação Artística | |
| 2008 - Atual | Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual |
Distinções
Prémio
| 2019 | 2019 “International Ziegfeld Award”
United States Society for Education through Art, Estados Unidos
|
