???global.info.a_carregar???
Teresa Torres de Eça , PhD, coordinates the CFAN-APECV teacher training center (Portugal) since 2014; as researcher collaborates with with the CIAC -Research Center in Arts and Communication / University of Algarve since 2017. She was President of the International Society for Education Through Art – InSEA between 2014-2019, and is President of the Portuguese Visual Communication teachers APECV since 2008. Her research interests are focused on participatory research; social engaged arts; transcultural educational projects and art education activism. She was the assistant editor of the International Journal of Education Through Art during 2008- 2014, currently she is the Principal Editor of the following journals: education through art visual-journal IMAG (InSEA ); arts and arts education journal Invisibilidades ( APECV/LabCOM) and visual arts education journal Imaginar (APECV). She organized several E- books and articles about art education. Have done several exhibitions and conducts activist art and education international projects with C3, a collective of artist educators.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Teresa Torres Pereira de Eça

Nomes de citação

  • Eça, Teresa Torres Pereira De
  • Eça, Teresa
  • Eça, Teresa Torres
  • de Eça, Teresa Torres

Identificadores de autor

Ciência ID
AE16-1166-C298
ORCID iD
0000-0002-0124-7377

Websites

  • www.insea.org (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2010
Concluído
Young people visions of the world (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2004
Concluído
PhD (Doutoramento)
University of Surrey, Reino Unido
"‘Developing a new conceptual framework for pre-university art examinations in Portugal’ " (TESE/DISSERTAÇÃO)
---
1997 - 1999
Concluído
Master of Arts (Mestrado)
University of Surrey, Reino Unido
"Evaluative Study of Portuguese and English Art and Design Examinations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
distinction
1980 - 1986
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

1992/01/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023/02/01 AMASS: Acting on the Margins: Arts as Social Sculpture
(870621 — AMASS — H2020-SC6-TRANSFORMATIONS-2018-2019-2020/H2020-SC6- TRANSFORMATIONS-2019)
Investigador
Lapin Yliopisto, Finlândia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Torres de Eça. "A cloudy perspective of arts education in the convergence era: Art education- freedom of communication and freedom of choice.". 2015.
    10.24981/P35-1
  2. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Creación de redes globales a través de acciones locales: Encuentros alternativos en la Educación Artística.". Trabalho apresentado em Seminario LAS ARTES A LA CANASTA FAMILIAR, Bogotá, 2014.
    Publicado
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De. "' Hybrid Habitats:Understanding the self and the other through performance based pedagogy '". Trabalho apresentado em International Art Education symposium, Eskisehir, 2014.
    Publicado
  4. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Seven Dragons or Seven Challenges to visual arts education: revising the rationales for aesthetic education in western societies.". Trabalho apresentado em 2014 Asia-Pacific Region Aesthetic Education Symposium: From Childhood to Lifelong Aesthetic Learning, Taipei, 2014.
    Publicado
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Portfolios in Art and Design Learning and Assessment". Trabalho apresentado em Eduko IDEAlaboratory 2014 . Eksperimenta!2014,, Tallinn, 2014.
    Publicado
  6. Eça, Teresa Torres Pereira De; Rosângela Aparecida da Conceição. "Imaginários contemporâneos inspirados por narrativas sobre a Idade Média através de imagens de mídias de massa.". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 07 a 10 de maio de 2013 – Londrina-PR , Brasil ., Londrina, 2013.
    Publicado
  7. Eça, Teresa Torres Pereira De; Angela Saldanha. "Se Acaso". Trabalho apresentado em 25nonstop, Porto, 2013.
    Publicado
  8. Eça, Teresa Torres Pereira De; Rosângela Aparecida da Conceição. "READING CONTEMPORARY IMAGINARIES INSPIRED BY MIDDLE AGES NARRATIVES THROUGH MASS MEDIA IMAGES". Trabalho apresentado em Semnul sacru, Bucarest, 2013.
    Publicado
  9. Eça, Teresa Torres Pereira De; Angela Saldanha; Luisa Vidal. "3 Points Of Inflection: Collaborative Research Strategies Using Arts-Based Methods.". Trabalho apresentado em 1st Conference on Arts-Based and Artistic Research. Critical reflections on the intersection between art and research ., Barcelona, 2013.
    Publicado
  10. Eça, Teresa Torres Pereira De; Maria Jesus Agra- Pardiñas; Cristina Trigo; Emilia Lopes Catarino. "Sharing Artist Books for arts education practice and inquire,". Trabalho apresentado em 11th InSEA EUROPEAN CONGRESS, LEMESOS- CYPRUS, 2012.
    Publicado
  11. Eça, Teresa Torres Pereira De; Cristina Trigo; Maria Jesus Agra- Pardiñas. "Transforming practices and inquiry in- between arts and arts education". Trabalho apresentado em Consciousness Reframed12 : PRESENCE IN THE MINDFIELD: Art, Identity and the Technology of Transformation, Lisboa, 2011.
    Publicado
  12. Eça, Teresa Torres Pereira De; Anninna Suominen; Mousumi DE; Ana Barbero; Steve Willis. "Visual narratives from the borderland: An InSEA Research Project". Trabalho apresentado em InSEA 2011 World Congress, Budapest, 2010.
    Publicado
  13. Eça, Teresa Torres Pereira De; Maria Jesus Agra- Pardiñas; Cristina Trigo. "inTer-Acción". Trabalho apresentado em InSEA 2011 World Congress, Budapest, 2010.
    Publicado
  14. Eça, Teresa Torres Pereira De; Ricardo Reis; Georgia Kakourou- Chroni; Helen Grafakou. "Public Art as an Educational Resource". Trabalho apresentado em InSEA (International Society of Education through Art) European congress 2010,, Rovainiemi, 2010.
    Publicado
  15. "Young people narratives in drawings". Trabalho apresentado em USSEA OUTREACH REGIONAL CONFERENCE., SUNY NEW PALTZ, 2010.
    Publicado
  16. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Visual artists and visual art educators looking for social sustainability". Trabalho apresentado em InSEA (International Society of Education through Art) European congress 2010 TRACES: Sustainable Art Education, Rovainiemi, 2010.
    Publicado
  17. Eça, Teresa Torres Pereira De; Roberta Altman. "Breaking Barriers of Isolation Through the Arts - International Perspectives with Marginalized Populations". Trabalho apresentado em USSEA OUTREACH REGIONAL CONFERENCE, SUNY NEW PALTZ, 2010.
    Publicado
  18. Eça, Teresa Torres Pereira De; Georgia Kakourou- Chroni; Ricardo Reis; Cathy Smilan. "Art Education at the intersection of creativity: Integrating art to develop multiple perspectives for identifying and solving social dilemmas in the 21st century". Trabalho apresentado em UNESCO 2nd World Conference on Arts Education, Seoul, 2010.
    Publicado
  19. Eça, Teresa Torres Pereira De. "‘Contradictions between educational settings and educational goals for the century: the impossibility of creative and innovative teaching.’". Trabalho apresentado em 2nd International Colloquium - Celebrating 2009 European year of Creativity and Innovation- MOTIVATION (for) INNOVATION and CREATIVITY of YOUTH (MICY, Ljubljana, 2009.
    Publicado
  20. "‘O museu como interface entre cultura local e cultura global’". Trabalho apresentado em SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÌNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, Porto, 2009.
    Publicado
  21. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Students’ drawings : What are they telling us ? Personal, Cultural and Environmental Interests in Youth Art Works". Trabalho apresentado em 32nd InSEA World Congress, Osaka, 2008.
    Publicado
  22. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De; Rachel Kroupp. "Art language in drawing of Youth, an international study.". Trabalho apresentado em Horizons InSEA Congress 2007 . Pädagogische Hochschule Heidelberg, Heidelberg, 2007.
    Publicado
  23. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "La Construcción De La Identidad Desde La Educación Artística En Europa". Trabalho apresentado em EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y VISUAL ANTE EL RETO SOCIAL; CULTURA Y TERRITORIALIDAD EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN ARTÍSTICA, Sevilla, 2006.
    Publicado
  24. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Perspectivas no Ensino das Artes Visuais.". Trabalho apresentado em Conferência Perspectivas da educação artística no ensino básico:“Os Andamentos da Arte e os Caminhos da Educação, Viseu, 2005.
    Publicado
  25. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Developing Portfolios for Learning and Assessment Aesthetic Understanding". Trabalho apresentado em XVIII Congress of the International Association of the Empirical Aesthetics., Lisboa, 2004.
    Publicado
  26. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De; Seiji Ueoka; Sharif Ezzat. "UTUTU/eARTh: interactive performances". Trabalho apresentado em ARTECH 2004; Lisboa, Lisboa, 2004.
    Publicado
  27. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "150 Anos de Ensino das Artes Visuais Em Portugal’". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Historia de La Educación Artística, Barcelona, 2001.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Eça, Teresa Torres Pereira De. "A educação através da arte para um futuro sustentável", Arte Educação: Pesquisas e Experiências em Diálogo. Cadernos CEDES , 2011
Artigo em revista
  1. Teresa Torres De Eça. "Mapeando". Revista Digital do LAV (2018): https://doi.org/10.5902/1983734832944.
    10.5902/1983734832944
  2. Maria Dolores Soto González. "La universidad, la escuela y el museo: relaciones e implicaciones educativas desde la mirada de Teresa Torres de Eça.". eari. educación artística. revista de investigación 8 (2017): https://doi.org/10.7203%2Feari.8.10147.
    10.7203/eari.8.10147
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Activist Art Education: Creation of Hybrid Spaces for learning and living". Trends, The Journal of the Texas Art Education Association 2017 2017 (2017): 56-61. https://www.taea.org/TAEA/Docs/2017/TRENDS-2017.pdf.
    Publicado
  4. Teresa Torres De Eça. "Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa". Informática na educação: teoria & prática 19 1 (2016): https://doi.org/10.22456%2F1982-1654.50388.
    10.22456/1982-1654.50388
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Visual Art Education and Artistic Inquiry.". China Education. 1 (2016): 6-13.
    Publicado
  6. Eça, Teresa. "Hybrid Habitats: Understanding the self and the other through performance based pedagogy". Anadolu Journal Of Educational Sciences International (2015): http://dx.doi.org/10.18039/ajesi.52029.
    10.18039/ajesi.52029
  7. Ângela Saldanha; Teresa Torres Eça; Teresa Medina. "'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística". Revista Digital do LAV (2015): 048-048. https://doi.org/10.5902%2F1983734819864.
    10.5902/1983734819864
  8. Milbrandt, Melody K.; Shin, Ryan; Eça, Teresa Torres de; Hsieh, Kevin. "Visual art curricula, art teacher goals, and instructional time: Findings from an international survey". International Journal of Education Through Art 11 1 (2015): 137-156. http://www.ingentaconnect.com/content/intellect/eta/2015/00000011/00000001/art00010.
    Publicado • 10.1386/eta.11.1.137_1
  9. Eça, Teresa. "Reading Contemporary Imaginaries Inspired By Middle Ages Narratives Through Mass Media". Revista Anastasis. Vol. I, Nr. 1/ (2014): http://www.arteiasi.ro/revista-anastasis/public_html/current.html.
  10. Teresa Torres Eça; Ana María Barbero Franco; Eça, Teresa Torres Pereira De; Ana Barbero. "Creación de redes globales a través de acciones locales: Encuentros alternativos en la Educación Artística". EARI 0 5 (2014): 170-186. http://dx.doi.org/10.7203/eari.5.3777.
    Publicado • 10.7203/eari.5.3777
  11. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Para além do crepúsculo das artes visuais na escola.". Revista Lusófona da Educação 26 (2014): 77-87.
    Publicado
  12. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Making things happen through networks: Connecting arts". International Journal of Education through Art 10 2 (2014): 235-245. http://www.ingentaconnect.com/content/intellect/eta/2014/00000010/00000002/art00009.
    Publicado • 10.1386/eta.10.2.235_1
  13. Eça, Teresa Torres Pereira De; Eça, Teresa. "Mantas colaborativas: silêncios ruidosos.". TERCIOCRECIENTE 5 (2014): 27-47. http://www.terciocreciente.com/index.php/revista-n-5.
    Publicado
  14. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Lugares de resgate". Revista Matéria Prima nº1 1 1 (2013): 36-55.
    Publicado
  15. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Arte Educação e Educação Cultural: Lugares de refúgio e de resgate". Revista do Programa de Pós-graduação em Artes – EBA/UFMG, 3 5 (2013): 105-117. http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/87 .
    Publicado
  16. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Submergir-se: incorporar espaços (in)habitáveis.". GEARTE 1 1 (2013): x-x. http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/.
    Publicado
  17. Eça, Teresa Torres Pereira De; Marta Ornelas. "An overview of the relationship between schools and museums, for educational purposes, in Portugal.". Transfert Journal Semestrel de la Formation Pedagógique des Enseignants-Stagiaires Du Secondaire. University du Luxembourg/Faculté des Lettres, des Sciences Humaines, des Arts et des Sciences de l'Éducation. x (2013): x-x.
    Publicado
  18. Teresa Torres de Eça. "C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação". ETD - Educação Temática Digital 15 3 (2013): 495-495. https://doi.org/10.20396%2Fetd.v15i3.1268.
    10.20396/etd.v15i3.1268
  19. de Eça, Teresa Torres; Pardiñas, Maria Jess Agra; Trigo, Cristina. "Transforming practices and inquiry in-between arts, arts education and research". International Journal of Education Through Art 8 2 (2012): 183-190.
    Publicado • 10.1386/eta.8.2.183_7
  20. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Chemins Croisés: un regard sur léducation artistique en partant d’InSEA". Sociétés Revue de Sciences Humaines et Sociales 2012 118 (2012): 69-76. http://www.cairn.info/resume.php?ID_ARTICLE=SOC_118_0077.
    Publicado
  21. Teresa Torres de Eça. "Chemins croisés : un regard sur l'éducation artistique en partant d'InSEA". Sociétés 118 4 (2012): 77-77. http://dx.doi.org/10.3917/soc.118.0077.
    10.3917/soc.118.0077
  22. Torres De Eça, T.. "Crossroads: A look on artistic education from the International Society for Education Through Art (InSEA) | Chemins croisés: Un regard sur l'éducation artistique en partant d'insea". Societes 118 4 (2012): 77-85. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873389346&partnerID=MN8TOARS.
  23. Eça, Teresa; Eça, Teresa Torres Pereira De. "Desenhar um Currículo de Artes entre as Especificidades Regionais e as Orientações ‘Translocais". Revista Portuguesa de Educação Artística. 1 1 (2011): 45-51.
    Publicado
  24. Teresa Torres Pereira de Eça. "Educação através da arte para um futuro sustentável". Cad. CEDES 30 80 (2010): 13-25. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622010000100002.
    10.1590/s0101-32622010000100002
  25. Teresa Torres Eca. "Twelve Visions of the World". The International Journal of the Arts in Society: Annual Review 4 1 (2009): 301-316. https://doi.org/10.18848%2F1833-1866%2Fcgp%2Fv04i01%2F35572.
    10.18848/1833-1866/cgp/v04i01/35572
  26. Jurema L. F. Sampaio-Ralha. "Olhando para os desenhos dos jovens: Brasil e Portugal". Revista Digital Art& 5 Número 08 (2008): 56-67. http://www.revista.art.br/site-numero-08/trabalhos/17a.htm.
    Publicado
  27. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De; Maria Teresa Torres Pereira de Eça; Eça, Teresa Torres Pereira De. "Para acabar de vez com a Educação Artística". Revista Digital do LAV Laboratório de Artes Visuais 1 1 (2008): 21-27. http://www.ufsm.br/lav/noticias1_arquivos/educacao_artisitca.pdf.
    Publicado
  28. Torres Pereira de Eca, M.T.; Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Using portfolios for external assessment: An experiment in Portugal". International Journal of Art and Design Education 24 2 (2005): 209-218. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33745238362&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1111/j.1476-8070.2005.00441.x
  29. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Avaliação externa nas artes visuais em Portugal e Inglaterra". Revista científica da ESECB Educare Educere. nºespecial (2004): 35-48.
    Publicado
  30. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Desenho sem corpo? Desenho na era dos “cyborgs". Psiax 2 (2003): 49-52.
    Publicado
  31. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Avaliar Portefólios no Ensino das Artes Visuais.". Aprender: Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre 27 (2003): 75-84.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Eça, Teresa Torres Pereira De. "A Educação Artística e as Prioridades educativas do inicio do século XXI", evista Ibero Americana de Educación , 2011
  2. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Twelve Visions of the World: Drawings from Young People in Different Parts of the World", International Journal of the Arts in Society, 2009, http://ija.cgpublisher.com/product/pub.85/prod.361.
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Boas vindas à Criatividade e Inovação nas Escolas.", red visual , 2009, http://www.redvisual.net/index.php?option=com_content&task=view&id=153&Itemid=94.
  4. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Educação Artística em Portugal: Entre a Tradição e a Ruptura", Comtextos. Movimento Católico de estudantes. XIII , 2008
  5. Emilia Lopes Catarino. "Almoço para um amigo estrangeiro: Um projecto interdisciplinar", 2 Pontos: A revista dos Professores Portugueses, 2008
  6. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Respecting Difference", LIKOVNA VZGOJA , 2008
Capítulo de livro
  1. Teresa Torres de Eça. "Creating Situations by Learning Through Art". 65-75. {InSEA, 2019.
    10.24981/978-LTA2018-7
  2. Glen Coutts; Teresa Torres de Eça. "Preface: Learning though Art". i-vii. {InSEA, 2019.
    10.24981/978-LTA2018-1
  3. Teresa Torres de Eça. "cadernos ARTIVISTAS/ Livros colaborativos". {APECV, 2018.
    10.24981/978-989-20-5401-9-PT-TE.AS
  4. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Comparangoleiros: A Transnational Project.". In International Yearbook for Research in Arts Education, 217-219. Berlin, Alemanha: Waxmann, 2014.
    Publicado
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Interpreting Drawings: Processes of artistic inquiry in Qualitative Research". In Inquiry in Action: Paradigms, Methodologies, and Perspectivesin Art Education Research, 248-252. Reston Virginia, Estados Unidos: NAEA, 2014.
    Publicado
  6. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Perguntas no ar sobre metodologias de pesquisa em arte educação". In Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia., 71-82. Santa Maria, RS, Brasil, Brasil: Editora UFSM, 2013.
    Publicado
  7. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Os Desencontros da Aprendizagem no ensino formal na era da web 2.0.". In Á Procura de Renovações de Estratégias e de Narrativas sobre Educação Artística, 75-80. Porto, Portugal: GESTO, 2012.
    Publicado
  8. Eça, Maria; Eça, Teresa Torres Pereira De. "Lugares de decantação e encantamento da arte educação". In Cultura, Arte e Arte/Educação na põs-modernidade/mundo, 197-210. Curitiba, Brasil: CRV, 2011.
    Publicado
  9. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Que desenhas? Que designas? Que desígnos? Interpretando a opiniões e visões dos jovens a partir dos seus desenhos". In As Artes na Educação: Contextos de Aprendizagem Promotores de Criatividade, 89-104. Leiria, Portugal: Folheto, 2010.
    Publicado
  10. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Perspectivar o futuro: o papel central da arte educação no ensino". In O ensino de artes visuais: desafios e possibilidades contemporâneas, 107-113. Goiânia, Brasil: GRAFSET - Gráfica e Editora Ltda., 2009.
    Publicado
  11. Eça, Teresa Torres Pereira De; Susana Gomes da Silva; Sara Barriga; Ricardo Reis. "Diálogos Entre Espacios Culturales y Educativos: Por una mediación participada". In Mentes sensibles. Investigar en educación y en museos., 163-178. Valencia Espanha, Espanha: PUV Universitatde València, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Eça, Teresa. Engaged Art Education. porto, Portugal: InSEA Publications. 2019.
    Publicado • 10.24981/tess/2019
  2. Eça, Teresa Torres Pereira De; Lam, Bick Har; Rachel Kroupp. Young people visions of the world. U.A.E.: Bentham Books. 2010.
    10.2174/97816080503521100101
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De; Cristina Trigo; Maria Jesus Agra- Pardiñas; Lucia Pimentel. Desafios da educação artística em contextos ibero americanos. Porto, Portugal: APECV. 2010.
  4. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De; Rachel Mason. Intercultural Dialogues in Art Education.. UK, Reino Unido: Intellect Books. 2008.
Livro
  1. Glen Coutts; Teresa Eça; Eça, Teresa. Learning Through Art: Lessons for the 21st Century?. porto, Portugal: {InSEA. 2019.
    Publicado • 10.24981/978-LTA2018
  2. Teresa Torres de Eca; Angela Saldanha; Cristina Trigo; Joan Vallès Villanueva; Maria Jesus Agra Pardiñas  ; Maja Maksimovic; Rita Basilio. Coll Books. {APECV. 2018.
    10.24981/978-989-20-5401-9
Prefácio / Posfácio
  1. Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. "Imagens na Aula de História. Diálogos e Silêncios . Mangualde: Edições Pedagogo (ISBN: 978- 972-8980-60-3).". Mangualde, Portugal: Edições Pedagogo. 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Eça, Teresa Torres Pereira De; Anniina Suominen Guyas; Mousumi De; Georgia Kakourou Chroni; Rachel Kroupp. "Visual and textual stories from the Borderlands: Exploring self-image and identity of minority children and youth .". Trabalho apresentado em InSEA Congress : Tales of Art and curiosity, canterbury, 2013.
    Publicado
  2. Eça, Teresa Torres Pereira De; Andrea Contino; Cristina Casanova. "InSEAMydocumenta.". Trabalho apresentado em InSEA Congress : Tales of Art and curiosity, Canterbury, 2013.
    Publicado
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De. "Comparangoleiros ; A Transnational Arts Education Project". Trabalho apresentado em World Summit on Arts Education 2013 - Polylogue II,, Munique, 2013.
    Publicado
  4. Eça, Teresa Torres Pereira De; Angela Saldanha; Luisa Vidal; Maria Jesus Agra- Pardiñas; Cristina Trigo. "Arts education research Alternatives in action". Trabalho apresentado em The European Conference on Educational Research 2013, Istambul, 2013.
    Publicado
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De. "' Identidade e auto- representação'.". Trabalho apresentado em Seminário do ensino de arte, desafios e possibilidades contemporâneas, Goiais, 2012.
    Publicado
  6. Eça, Teresa Torres Pereira De. "'Creating Global Networks Through Local Actions' Alternative Encounters In Arts Education". Trabalho apresentado em Cultural Encounters and Northern Reflections. WAAE Summit 2012. 7 – 10 November, University of Lapland, Rovaniemi, Finland, Rovainiemi, 2012.
    Publicado
  7. Eça, Teresa Torres Pereira De. "'Praticas comunitárias em educação artistica'". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional De Educación Artística y Visual: APORTACIONES DESDE LA PERIFERIA, Jaen, 2012.
    Publicado

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Eça, Teresa Torres Pereira De; SESC (Produtor). 2005. The Sense Of Place.
Trabalho artístico visual
  1. Eça, Teresa Torres Pereira De. Filhos da Terra.
  2. Eça, Teresa Torres Pereira De. UTUTU/eARTh.
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De. UTUTU/EartH.
  4. Eça, Teresa Torres Pereira De. ‘Earth without Borders’.
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De. The Gaze.
  6. Eça, Teresa Torres Pereira De; Eça, Maria Teresa Torres Pereira De. Circus.
  7. Eça, Teresa Torres Pereira De. seven dragons for seven women.
  8. Eça, Teresa Torres Pereira De. feeling of pain.
  9. Eça, Teresa Torres Pereira De. Parangolé Se Acaso.
  10. Eça, Teresa Torres Pereira De; Maria Jesus Agra- Pardiñas; Angela Saldanha; Cristina Trigo; Maria Isabel Moreno. Con TEMP PLAce sTation.
  11. Eça, Teresa Torres Pereira De. Recuerdo.
  12. Eça, Teresa Torres Pereira De. Self-Portrait.

Outros

Outra produção
  1. Teresa Torres de Eça; Ruth Mateus-Berr; Luise Reitstätter. 2017. Introduction InSea: Advocacy and Networking for Education through Art. https://doi.org/10.1515%2F9783110528329-004.
    10.1515/9783110528329-004
  2. Teresa Torres de Eça; Melody K. Milbrandt; Ryan Shin; Kevin Hsieh. 2017. Visual Arts Education and the Challenges of the Millennium Goals. https://doi.org/10.1057%2F978-1-137-55585-4_6.
    10.1057/978-1-137-55585-4_6
  3. Eça, Teresa Torres Pereira De; Angela Saldanha; Christiane Matsius. 2014. Maltratadas.
  4. Eça, Teresa Torres Pereira De. 2014. Sharing Skecthbooks.
  5. Eça, Teresa Torres Pereira De; Angela Saldanha. 2013. Atas do 25- Encontro da APECV : 25NONSTOP. http://www.apecv.pt/atividades/ATASAPECV25NonStop.pdf.
  6. Teresa Torres de Eca. 2012. Preface. https://doi.org/10.2174%2F978160805035211001010iii.
    10.2174/978160805035211001010iii
  7. Teresa Torres de Eca; Rachel Kroupp. 2010. Introduction. http://dx.doi.org/10.2174/978160805035211001010001.
    10.2174/978160805035211001010001
  8. Teresa Torres de Eca. 2010. Drawings from Ikeda City. http://dx.doi.org/10.2174/978160805035211001010127.
    10.2174/978160805035211001010127
  9. Eça, teresa; Pardiñas, Maria; Martinez, Cristina; Pimentel, lucia. 2010. Aprender com a arte popular. Resumo O presente texto aborda o contributo que as manifestações artísticas populares poderão desempenhar na elaboração de um currículo de formação de professores e animadores artísticos vocacionados para a intervenção e criação em contextos culturais diversos. Tomando como exemplo as Brincas de Évora, pretendemos equacionar os seus sincretismos na promoção do desenvolvimento comunitário. As Brinc. http://hdl.handle.net/10174/4358.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2017 O design como catalisador de experiências estéticas na contemporaneidade – Formação de professores e ampliação das possibilidades para o ensino básico'
Orientador de Professora Doutora Marisa Cobbe Maass
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2017 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE ARTES EM REDE: desafios, aproximações e conexões entre o Profartes (Brasil) e o NEA (Portugal).
Orientador
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2016 PARA ALÉM DOS MUROS -ENSINO/APRENDIZAGENS DAS ARTES VISUAIS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL’
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2016 Positive changes of arts education in Namibian schools- A Proposal for arts teachers initial training in Namibia
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 - 2015 A Arte Contemporânea na formação inicial de professores
Orientador de Professora Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
pos-doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011 - 2015 No caminho para casa: Um estudo a/r/tografico de recolha de memórias numa comunidade informal
Coorientador
educação artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Exposição internacional, coletiva e itinerante ON:OFF
Exposição (Outra)
APECV, Portugal
2012 - 2012 Atravessar Pontes Entre Escolas e Museus
Conferência (Outra)
APECV, Portugal
2012 - 2012 Construir Pontes Entre Escolas e Museus
Conferência (Outra)
APECV, Portugal
2011 - 2011 Congresso Ensino das Artes Visuais; Identidade e Cultura no Século XXI
Congresso (Outra)
APECV, Portugal
2010 - 2010 As artes na educação: contextos de aprendizagem promotores da criatividade
Encontro (Outra)
APECV, Portugal
2010 - 2010 I Congreso Internacional “Arte, Ilustración Y Cultura Visual En Educación Infantil Y Primaria: Construcción De Identidades”.
Congresso (Outra)
2010 - 2010 Encontro Internacional sobre Educação Artística
Seminário (Outra)
2009 - 2009 Criatividade e Inovação na Aprendizagem das Artes Visuais’
Encontro (Outra)
APECV, Portugal
2008 - 2008 Congresso Ibero Americano de Educação Artística
Congresso (Outra)
APECV, Portugal
2007 - 2007 Artes e Culturas Africanas
Seminário (Outra)
APECV, Portugal
2006 - 2006 International InSEA Congress
Congresso (Outra)
InSEA, Portugal
2001 - 2001 1º Congresso Ibérico de Educação artística,
Congresso (Outra)
APECV, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 A/r/tography
Encontro
Média- Arte Digital
Unidade de Alcoologia de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Arts Education Research : Alternatives in Action 
Congresso
ECER 2013
EERA, Turquia
2013 - 2013 Arte Educadoras entre ativismo, arte e educação
Mesa-redonda
Jardins Efémeros 2013
2013 - 2013 Entre-lugares: 3 histórias de educação artística
Congresso
Seminário Internacional InArte 2013
Vo'Arte, Portugal
2012 - 2012 Educational Arts Based Research
Congresso
ECER 2012 “The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All”
EERA, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 “La escultura como territorio emocional de la forma y del espacio. Reflexiones sobre su proceso de enseñanza y aprendizaje en la Educación Secundaria Obligatoria”
Arguente principal
Ana María Vidal Ruiz de Velasco (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
2019 “La música como recurso didáctico para la Educación Ambiental: análisis de la realidad y perspectivas en la Comunidad Autónoma de Galicia”
Presidente do júri
Laura Tojeiro Pérez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
2019 “Ver, observar, pensar. O proxecto fotográfico persoal dende unha perspectiva artográfica”
Arguente
Guillermo Calviño Santos (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
2017 EL RETRATO FOTOGRÁFICO COMO ESTRATEGIA PARA LA CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES VISUALES. UNA INVESTIGACIÓN EDUCATIVA BASADA EN LAS ARTES VISUALES
Arguente
XABIER MOLINET MEDINA (Doutoramento)
Universidade de Granada, Espanha
2014 LOS AGENTES RESPONSABLES ENTRE LA PROMOCIÓN INSTITUCIONAL Y EL DESARROLLO COMUNITARIO EN PROGRAMAS DE EDUCACIÓN EN MUSEOS. Un estudio de caso sobre el programa de educación artística Les Ateliers de la création del Centro Georges Pompidou y el Ircam en París.
Arguente
Ana Tirado de la Chica (Doutoramento)
Universidade de Jaen, Espanha
2014 ' Potencialidades da Arte Pública Relacional na Arte/educação Práticas da cidade como sala de aula'
Arguente principal
Francisco Herbert Rolim de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 O ORIGAMI COMO MEIO DE APRENDIZAGEM, Maria Inês Amaral Maniés Lourenço Maria Inês Amaral Maniés Lourenço (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2013 Maria Inês Amaral Maniés Lourenço SUSANNE ESTÊVÃO DA SILVA (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2013 PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM ARTE NO ENSINO EM MOÇAMBIQUE Lourenço Eugénio Cossa (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2012 “Proyecto Cuatro Estaciones: naturaleza, cultura y educación artística. Análisis y propuestas interdisciplinares para un cambio global”. Arantza Marco Hernando (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
2010 O Princípio da Conexão Ausente: Dinâmicas Não-lineares no Campo Epistemológico e Curricular do Drama na Educação Delfim Paulo da Silva Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2010 “Las artes plásticas como mediadoras en la creación sónica y en la recepción del arte musical contemporáneo en adolescentes” José Antonio Gómez Valcárcel (Doutoramento)
2009 "Project-arte cinematográfica e cultura psicológica." Sofia dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2008 El Buen Nombre: Una investigación narrativa en torno a las experiencias de subjetivación en la relación investigadora Verónica Larrain Pfingsthorn (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
2008 O papel das Artes Visuais e da Ilustração Científica na facilitação do acesso ao conhecimento nas Ciências Naturais por alunos do Ensino Básico Maura de Jesus Correia Barreto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 Arte Publica como recurso educativo Ricardo Jorge dos Reis Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/06/20 - Atual ADAXE.Revista de Estudos e Experiencias Educativas. Universidade de Compostela
2008/08/26 - Atual Invisibilidades APECV
2007/08/26 - Atual International Journal of Education through Art . Intellect Books
2000/08/20 - Atual Imaginar APECV

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/04 - Atual avaliador externo
Avaliador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/09/01 - 2017/09/06 Evaluator - Program Audits ArtEZ Master Kunsteducatie (dt)/Artist Educator (vt) , The Netherlands.
Especialista
ArtEZ Academie voor Art en Design, Países Baixos
2016 - 2017 External evaluator of Pontificia Universidad Católica del Perú
Avaliador
Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru
2009/06/01 - 2009/06/09 Mesa Técnica de Artes Visuales de la Educación Artística Superior chilena. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Santiago do Chile, Chile.
Avaliador
Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Chile

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 Educar para Conservar pela Arte, Extensão e divulgação científica (Curso médio) Jardim Zoológico de Lisboa/APECV, Portugal
2013 - 2013 A arte contemporânea como ferramenta para a sala de aula Extensão e divulgação científica (Curso médio) Culturgest/APECV, Portugal
2013 - 2013 “O ENSINO DE ARTES VISUAIS: ABORDAGENS METODOLÓGICAS” - Pedagogia baseada em  Processos artísticos Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Católica de Braga, Faculdade de Filosofia, Portugal
2013 - 2013 Utilizando técnicas de Anotação de imagens para a compreensão de desenhos infantis Especialização (Curso médio) Universidade Autonoma de Madrid, Espanha
2013 - 2013 A/r/tography Especialização (Curso médio) Comisión de Estudios de Posgrado de la UAM, Espanha
2013 - 2013 Portfolio for Learning and Assessment Extensão e divulgação científica (Curso médio) Turkiye Odalar ve Borsalar Birligi, Turquia
2013 - 2013 DINAMIZACIÓN EDUCATIVA DESDE LAS ARTES Especialização (Curso médio) Universidade de Jaen, Espanha
2012 - 2012 Innovación Docente e iniciación a la Investigación educativa en DIBUJO- (Las identidades de los maestros de las artes visuales: De las artes y la educación). Extensão e divulgação científica (Curso médio) UAM, Portugal
2010 - 2010 Ensino das Artes Visuais no Século XXI. Extensão e divulgação científica (Curso médio) APECV, Portugal
2010 - 2010 Análise contextual da obra de arte Extensão e divulgação científica (Curso médio) APECV, Portugal
2010 - 2010 O Portefólio Como Instrumento De Aprendizagem E Avaliação Nas Artes Visuais Extensão e divulgação científica (Curso médio) APECV, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual International Society for Education Through Art (InSEA
2008 - Atual Rede Ibero Americana de Educação Artística
2008 - Atual Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Distinções

Prémio

2019 2019 “International Ziegfeld Award”
United States Society for Education through Art, Estados Unidos