???global.info.a_carregar???
Filomena Serra, is an integrated researcher at Contemporary History Institute. Principal Investigator of the FCT Project Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974), PTDC/CPC-HAT/4533/2014, between 2016-2019. Classified: ""Final Report APPROVED"": ««The expected scientific objectives were fully achieved. The results show high scientific quality, namely at the level of publications in international refereed journals. The project contributed to the training of young researchers and to the international projection of the team involved. "The project website is very rich in what concerns information and documentation; the Final Report is extremely detailed and documented, namely with links to materials of a methodological nature, among others. The diversity of results achieved shows the relevance of the contributions, the excellence of the activities developed within the scope of the project and the rigor of planning and implementing tasks.»» ***** ****** She graduated in History (FLUL) and obtained her Ph.D. at FCSH/NOVA, in Contemporary Art History. Formerly, she has many other artistic studies, such as SNBA and AR.CO courses. At FCSH, she is currently a guest lecturer in the Ph.D. and Post-Graduation Courses. She was for several years an Art History Institute research member. She published several books and articles about Portuguese Modernism, devoting her attention to the study of Orpheu and Almada Negreiros, as well as the Ballets Russes reception in Lisbon. Actually, she is interested in the authoritarian régimes, namely the role of propaganda photography and visual arts. She co-edited a special issue in Comunicação Pública (vol.12, nº 23, 2017) ******* She was the co-curator of a contemporary art exhibition in Lisbon «(Co)Habitar», Latin America House and UCCLA; and the exhibition at National Library of Portugal: Printed Photography and Visual Propaganda in Portugal (1934-1974)" (Lisbon, 2019) .*******Research interests: Visual Culture; Modernisms; Photography and Propaganda; Portraiture and Landscape;Body Rhetorics; New State Regime and authoritarian régimes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena Serra
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Filomena Serra

Identificadores de autor

Ciência ID
AD1C-CC5A-25A4
ORCID iD
0000-0002-3011-2383
AuthenticusID
https://www.authenticus.pt/pt/profileOfResearchers/publicationsList/50406
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=7ln7Pk8AAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
Scopus Author ID: 57214682480

Endereços de correio eletrónico

  • sfmc@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2013
Concluído
História de Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O retrato na Encruzilhada da Pintura em Portugal (1911-1949)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1997 - 1999
Concluído
Art History (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Contemporary Art History
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
18
1986 - 1987
Frequentou
Biblioteconomia (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
1976 - 1982
Concluído
História (Licenciatura)
Especialização em História Contemporânea
Universidade de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/05/02 - 2019/11/01 Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - Atual Integrated Researcher Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2000/01/01 - 2020/02 Integrated Researcher Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2016/07 Co-coordination of the curricular unit “Advanced Themes in Art History”. Doctoral Course in History of Contemporary Art, in Lisbon. FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2011/09 - 2015/07 Invited Teacher at the Curricular Unit “Landscape History and Experience”. Postgraduation “Gardens and Landscape”. FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2011/09 - 2012/07/31 Invited teacher at the Curricular Unit “The Landscape in Art”. 1st semester History of Art degree course. FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2005/01 - 2008/12 Assessor (Técnica Superior) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/12 Assessor (Técnica Superior) Portugal Telecom, Portugal
2001 - 2002 Invited teacher at the Curricular Unity ¿ Art Contemporary History"¿, Bachelor Art Degree in Conservation and Restoration. Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1977/01 - 1999/12 Assessor (Técnica Superior) Portugal Telecom, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/05/02 - Atual PRINTED PHOTOGRAPHY. IMAGE AND PROPAGANDA IN PORTUGAL (1934-1974)<br>
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/05/01 - 2019/11/01 FCT Project - Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974) / Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974)
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guarda, Israel; Serra, Filomena; Israel Guarda; Filomena Serra. "Para uma história do século ilustrado". 2019.
  2. Filomena Serra. "Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional "Performance arte portuguesa",, Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Filomena Serra. "O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934". Trabalho apresentado em XII CONLAB, CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, Lisboa, 2015.
    Publicado
  4. Filomena Serra. "O Exílio como "mal de ausência"". Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Dor, Lisboa, 2015.
    Publicado
  5. Filomena Serra. "«A Cena do Ódio» de Almada Negreiros: Corpo, Imagem e Texto". Trabalho apresentado em Verba Volant? Oralidade Escrita, Memória, Braga, 2014.
    Publicado
  6. Filomena Serra. "Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Almada Negreiros, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Filomena Serra. "Spectacle-politics and propaganda imagery of folklorist practices at the 1940 Portuguese World Exhibition: a case-study of visual propaganda". Revista Portuguesa de História (2024):
    Submetido
  2. Serra, Filomena. "O retrato em ruínas e o corpo que nos olha". Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade 1 Especial (2019): http://dx.doi.org/10.21814/2i.2434.
    10.21814/2i.2434
  3. Torres, Eduardo Cinra; Filomena Serra. "Do Chefe Incontestado ao Chefe Panóptico: representações fotográficas de Salazar do Notícias ILustrado ao Século Ilustrado/ From the unchallenged to the panoptic leader: photographic representations of Salazar, from Notícias Ilustrado to Século Ilustrado". Media & Jornalismo, Special Issue: Os Média no Portugal contemporâneo: da ditadura à democracia 19 35 (2019): https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6262.
    Publicado • 10.14195/2183-5462_35
  4. Filomena Serra. "António Ferro, o retrato e a entrevista". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem 3 (2019): 7-38. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/09968db6-a647-4493-aab4-f14521aefb14.
  5. Filomena Serra. "António Ferro, o retrato e a entrevista: montagem e propaganda na encenação da história/António Ferro, the portrait and the interview: montage and propaganda in the staging of the history". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/5321.
    10.21747/17775302/rev
  6. "Do Chefe Incontestado ao Chefe Panóptico/From the unchallenged to the panoptic leader: photographic representations of Salazar, from Notícias Ilustrado to Século Ilustrado". Media & Jornalismo (2019): http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_35_5.
    10.14195/2183-5462_35_5
  7. "Antonio Ferro, o retrato e a entrevista: montagem e propaganda na encenação da História". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e da Imagem (2018): http://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/5302.
  8. Filomena Serra; Ortiz-Echagüe, Javier; Manuel Villaverde Cabral; Castro, Paul Melo e; Ana Maria Quintas; Rodrigues, Sofia Leal; Mariana Marin. "Usos e funções da fotografia impressa na Exposição Documentária do I Congresso da União Nacional (1934) [Uses and functions of printed photography at the Documentary Exhibition of the 1st Congress of the National Union (1934)]". Revista Comunicação Pública [Special Issue Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português] 12 23 (2017): https://journals.openedition.org/cp/1962.
    Publicado • 10.4000/cp.1962
  9. Serra, Filomena; Filomena Serra. "Introdução". Revista de Comunicação Pública, Vol.12 nº 23 | 2017 : Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português (2017): http://journals.openedition.org/cp/1961.
    https://doi.org/10.4000/cp.1961
  10. Filomena Serra. "Ângelo de Sousa and the happening To beat or not to beat". Revista de História da Arte. Série W 6 (2017): 12-20. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2df704dc-24e5-42ee-b86e-fa1e8c5eacbb.
  11. Filomena Serra. "VISÕES DO IMPÉRIO A 1ª EXPOSIÇÃO COLONIAL PORTUGUESA DE 1934 E ALGUNS DOS SEUS ÁLBUNS/VISIONS OF THE EMPIRE: THE 1ST PORTUGUESE COLONIAL EXHIBITION OF 1934 AND SOME OF ITS ALBUMS". Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) - v.5, n.1, jan./2016 - jun./2016 5 5 (2016): 45-84. https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4516/2655.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.512016
  12. Filomena Serra. "Visões do Império: a 1ª Exposição Colonial Portuguesa e alguns dos seus Álbuns". Revista Brasileira de História da Mídia 5 1 (2016): 45-59. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6d66dec3-0557-4310-834a-1adb0cf1baf7.
  13. Filomena Serra. "Almada Negreiros". Revista de História da Arte. Série W 2 (2014): 153-162. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7e02bbc6-a594-4ec1-94c1-2dfd5d8a5b9b.
  14. Filomena Serra. "Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens". Revista de História da Arte 11 (2013):
    Aceite para publicação
  15. Filomena Serra. ""Almada Negreiros, a dança e os Ballets Russes"". Revista Literatura e Sociedade, Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, nº 17, 2013, pp. 14-28 17 NA (2013): 14-28. https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/82695.
    .11606/issn.2237-1184.v0i17p14-28
  16. Filomena Serra; Filomena Serra. "O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS". Gardens & Landscapes of Portugal (2013):
  17. Filomena Serra. "O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS, Book review". Gardens & Landscapes of Portugal, nr. 1 (May, 2013). 1 (2012): 50-50. http://www.chaia_gardens_landscapesofportugal.uevora.pt/journal.htm.
    Publicado
  18. Filomena Serra. "As neo-vanguardas: reciclagem e realização do projecto das vanguardas históricas. A situação portuguesa". Artis - revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 4 (2005): 399-425.
    Publicado
  19. Filomena Serra. "Angelo de Sousa, percepção e performatividade". Artis- revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 3 (2004): 295-324.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Baptista, Maria Manuel (org.); Almeida, Alexandre Rodolfo Alves de (org.); Grácio, Rui Alexandre (org.). "Os estudos culturais e o Instituto de História Contemporânea da NOVA/FCSH em 2022 uma perspectiva das suas práticas e desafios". In Estudos Culturais em Portugal: cartografias, desafios e possibilidades, 183-191. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
  2. Filomena Serra; Torres, Eduardo. "O Notícias Ilustrado". In Printed Photography and Propaganda in Portugal in the Portuguese Estado Novo / Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo, editado por Filomena Serra, 54-59-317-318. Lisbon, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  3. Filomena Serra; Torres, Eduardo Cintra. "O Século Ilustrado". In Printed Photography and Propaganda in Portugal in the Portuguese Estado Novo / Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo, 74 -77-321-322. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  4. Filomena Serra. "Portugal and the Sea / Portugal e o Mar". In Printed Photography and Propaganda in the Estado Novo / A Fotografia Impressa e a Propaganda no Estado Novo, editado por Editorial Muga, 106-109-330. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  5. Filomena Serra. "Salazar Portugal and her Leader / Salazar, Portugal and her leader". In Printed Photography and Propaganda in the Estado Novo / A Fotografia Impressa e a Propaganda no Estado Novo, 174-177-347-348. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  6. "The Golden Book of Portuguese Tinned Fish / O Livro de Ouro das Conservas de Peixe". In Printed Photography and Propaganda in the Estado Novo / A Fotografia Impressa e a Propaganda no Estado Novo. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  7. Filomena Serra. "On Holiday with Salazar". In Printed Photography and Propaganda in the Estado Novo / A Fotografia Impressa e a Propaganda no Estado Novo, 200-225-352. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  8. Filomena Serra; Eduardo Cintra Torres. "O Notícias Ilustrado". editado por Filomena Serra, 54-59. Muga, 2021.
  9. Filomena Serra. "The Official Book of the Portuguese Representation at the International Exhibition of New York". editado por Filomena Serra, 82-85. Muga, 2021.
  10. Filomena Serra; Eduardo Cintra Torres. "O Século Ilustrado". editado por Filomena Serra, 74-77. Muga, 2021.
  11. Filomena Serra. "Salazar o Homem e a sua Obra". editado por Filomena Serra, 174-177. Muga, 2021.
  12. Filomena Serra. "Portugal e o Mar". editado por Filomena Serra, 106-109. Muga, 2021.
  13. Filomena Serra. "Férias com Salazar". editado por Filomena Serra, 200-205. Muga, 2021.
  14. Filomena Serra. "O Livro de Ouro das Conservas Portuguesas de Peixe". In Fotografia impressa e propaganda em Portugal no Estado Novo / Printed Photography and Propaganda in the Portuguese Estado Novo, editado por Filomena Serra, 186-191. Gijón, Espanha: Editorial Muga, 2021.
    Publicado
  15. Filomena Serra; Paula André; Manuel Villaverde Cabral. "A Fotografia Impressa e a Propaganda no Estado Novo". In Printed Photography and Propaganda in Portugal In the Portuguese Estado Novo / Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo /, editado por Editorial Muga, 23-39. Gijon, Espanha: Muga, 2021.
    Publicado
  16. Filomena Serra. "First Solo Exhibitions: Fernando de Azevedo, Fernando Lemos, Vespeira". editado por Filomena Serra, 238-241. Muga, 2021.
  17. Filomena Serra; Serra, Filomena. "A Nazaré como Heterotopia Cinemática". In Imagens e Representações do Mar e dos seus Actores, editado por Carlos Carreto; {de Freitas; Freitas, Joana Gaspar de; Carreto, Carlos F. Clamote, 95-120. Lisboa, Portugal: Instituto de Estudos de Literatura e Tradi{\c c, 2020.
    Publicado
  18. Serra, Filomena; Freitas, Joana Gaspar de; Filomena Serra; Joana Gaspar de Freitas. "Roque Manuel de Arriaga, fotógrafo amador e amante da Nazaré". editado por Carlos Carreto; {de Freitas, 257-279. Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), 2020.
  19. Filomena Serra; André, Paula; Rodrigues, Sofia Leal. "Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo / [Editorial Projects and Propaganda Images and Counter-Images in the New State] ]". In Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo / [Editorial Projects and Propaganda Images and Counter-Images in the New State] ], editado por Imprensa de Ciências Sociais, 23-37. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2020.
    Publicado • Editor
  20. Filomena Serra; Paula André; Sofia Leal Rodrigues. "Projectos Editoriais e Propaganda". In Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo, editado por Filomena Serra; Paula Andr{\'e, 23-39. Imprensa de Ci{\^e, 2020.
  21. Filomena Serra. "Retrato(s) do artista quando jovem: fotografia, foto-autobiografia e intermedialidade em Amadeo de Souza Cardoso". Portugal, 2019.
    10.21747/9789898970022/amadeu
  22. Filomena Serra. "Retrato(s) do artista quando jovem". In fotografia, fotoautobiografia e intermedialidade em Amadeo de Souza Cardoso, editado por Soares, { Maria Leonor, 47-67. CITCEM, Centro de Investiga{\c c, 2018.
  23. Margarida Brito Alves; Giulia Lamoni; Filomena Serra. "O problema da co-habitação". In (Co)habitar, editado por Filomena Serra; Alves, Margarida Brito; Lamoni, Giulia, 11-18. Portugal: Documenta: Sistema Solar, 2017.
  24. Filomena Serra; Eduardo Cintra Torres. "A construção da imagem do «Chefe» no Notícias Ilustrado". editado por Garcia, {Jos{\'e, 201-233. Portugal: Edi{\cc, 2017.
  25. Filomena Serra. ""Il n'y a pas de hors-texte" Guilherme de Santa-Rita, Um artista sem obra?". Portugal, 2015.
  26. Filomena Serra. "O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934". editado por {Corr{\^e, 8651-8656. Associa{\c c, 2015.
  27. Filomena Serra. "Almada Negreiros e a Dança". In A Dança e a Música nas Artes Plásticas do Século XX, 63-73. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte-Estudos de Arte Contemporânea/C. de Estudos de Comunicação e Linguagem, 2012.
    Publicado
  28. Filomena Serra. "José Pacheco e a maqueta de cenário para o bailado «A princesa dos sapatos de ferro»". In Museu Nacional do Teatro, 62-65. Lisboa, Portugal: Museu Nacional do Teatro, 2012.
    Publicado
  29. Filomena Serra. "Salazar: um retrato do Chefe e o mito do Homem Novo". In Arte e Utopia, 257-262. Lisboa, Portugal: FCSH - UNL, 2012.
    Publicado
  30. Filomena Serra; Filomena Serra. ""Almada Negreiros e o manifesto dos Bailados Russos"". In Lisboa e os Ballets Russes, editado por Jo{\~a, 20-20. São Francisco, Estados Unidos: Blurb, 2012.
    Publicado
  31. Filomena Serra. "Almada Negreiros: Pierrot e Arlequim ou o ethos melancólico de um retrato". In Arte e Melancolia, 461-473. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2011.
    Publicado
  32. Filomena Serra. "Almada Negreiros, Pierrot e Arlequim ou o Ethos Melancólico de um Retrato". editado por Margarida Acciaiuoli; Babo, {Maria Augusta, 461-473. Instituto de Hist{\'o, 2011.
  33. Filomena Serra. "Maqueta de Cenário para o bailado "A Princesa dos saparos de Ferro"". In José Carlos Alvarez (org.), Catálogo Museu Nacional do Teatro, QuidNovi-Instituto dos Museus e da Conservação, 2011., 63-65. Lisboa, Portugal: QUIDNOVI, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Filomena Serra; André, Paula; Manuel Villaverde Cabral; Torres, Eduardo Cintra; Ortiz-Echagüe, Javier; Victorino, José Guilherme; Marques, Susana Lourenço; et al. Fotografia impressa e propaganda em Portugal no Estado Novo / Printed Photography and Propaganda in Portugal in the Portuguese Estado Novo. Gijón, Espanha: Editorial Muga. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Filomena Serra. Global-art-scapes 1 (Cidadania, Paisagem Urbana e Jardim Público). Lisboa, Portugal: Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa. 2014.
Edição de número de revista
  1. Filomena Serra; Paula André; Bruno Marques. "Comunicação Pública". Revista Comunicação Pública 12 23 (2017): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2d81e617-5557-4b05-b65f-7472d90800b1.
Livro
  1. Margarida Brito Alves; Giulia Lamoni; Filomena Serra. Co-Habitar. Portugal: Documenta: Sistema Solar. 2017.
    Editor
  2. Filomena Serra. A experimentação abstracta de Fernando Lanhas - uma vontade de mundo. Portugal. 2007.
  3. Filomena Serra. A Experimentação abstracta de Fernando Lanhas: uma vontade de mundo. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 2006.
    Publicado
  4. Filomena Serra. René Bertholo, Pintura, Objectos e Mosikas. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Serra, Filomena Maria de Carvalho. "O retrato na encruzilhada da pintura em Portugal (1911-1949)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10792.
Website
  1. José António Gomes de Oliveira 5C10-001E-8BB2; Filomena Serra. FCT PROJECT PRINTED PHOTOGRAPHY. IMAGE AND PROPAGANDA IN PORTUGAL (1934-1974) FOTOGRAFIA IMPRESSA. IMAGEM E PROPAGANDA EM PORTUGAL (1934-1974). 2016. https://printedphotography-pt.weebly.com/.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Carmen Pichel. Catálogo da exposição «Carmen Pichel: os objectos também falam». 2013.
Exposição de curadoria/museu
  1. Andrea Brandão; Lia Chaia; Daniel Barroca; Joana Bastos; Eurídice Kala; Cíntia Marcelle; Carolina Saquel. 2017. "Exposição (Co)Habitar". In (Co)habitar.
Programa de rádio / tv
  1. Filomena Serra. 2011. Entrevista de Mafalda Serrano a Filomena Serra sobre a obra o pintor Ângelo de Sousa. RDP África.

Outros

Outra produção
  1. Robert C. Smith, um norte-americano no Barroco de Portugal e do Brasil. Robert Smith continua a ser considerado um dos mais eminentes investigadores da arquitetura e das artes decorativas portuguesas e brasileiras do período barroco. Com o seu compatriota George Kubler, o inglês John Bury e o francês Germain Bazin, Smith foi um dos primeiros historiadores da arte estranga interessar-se e a estudar a arte e a arte e a arquitetura portuguesas do período barroco.. 2022. Sílvia Ferreira; Filomena Serra; Ana Barata. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5bda4eff-1d2f-4d56-a086-5c178954637e https://gulbenkian.pt/biblioteca-arte/read-watch-listen/robert-c-smith/.
  2. Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português. Comunicação Pública. 2017. Alves, Margarida Brito; Cabral, Manuel Villaverde; Campos, Joana Capela de; Castro, Paul Melo e; Gomes, Pedro Marques; Guarda, Israel; Lobo, Paula Ribeiro; et al. http://journals.openedition.org/cp/1426.
    10.4000/cp.1426
  3. Co(H)abitar. 2016. Filomena Serra; Margarida Brito Alves; Giulia Lamoni. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2338ebfc-d290-4b52-8838-8b6a91036b5b.
  4. O Paradoxo da Cidade Moderna: demolição criadora e conservação renovadora nos jardins públicos eborenses. Abordar os jardins na relação que podem estabelecer com a cidadania é, necessariamente, integrá-los no contexto mais amplo da cidade, lugar privilegiado do seu exercício, quer pela raiz morfológica da palavra, quer pela natureza conceptual da ideia. Sobretudo entre as sociedades modernas ocidentais, cujas cidades, levantadas de raiz ou remodeladas, foram planificadas no sentido de fomentar uma mai. 2014. Serra, Filomena. http://hdl.handle.net/10174/13808.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/16 Robert Smith, um historiador da arte e fotógrafo em trânsito: redes, ligações e parcerias no contexto do Estado Novo português INTERNATIONAL CONGRESS "ARTISTIC CONFLUENCES IN THE IBEROAMERICAN CULTURE (1600-1850). THE WORLD OF ROBERT C. SMITH (1912-1975)"
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
2022/05/27 O IHC - Instituto de História Contemporânea da NOVA/FCSH: uma perspectiva das suas práticas e desafios I Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/10/15 "Leitão de Barros, Imagética Marítima e Fotogenia" Lectures “Foto-Histórias da História”
National Library of Portugal (Lisbon, Portugal)
2019/10/03 Para uma história d' O Século Ilustrado. Das Fotografias de Propaganda às Contra-imagens de Oposição ao Regime. Conferência Internacional “História do Jornalismo em Portugal
ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/05/21 As Foto-Histórias de Um Projecto International “Conference When Photography makes History”
National Library of Portugal (Lisbon, Portugal)
2018/12/04 From the 1940 Portuguese World Exhibition to the Urban Intervention of 1998 EXPO. Images, Values, Spaces of Meaning and Experience. International Congress. As Metrópoles e o Direito à Cidade: Dilemas, Desafios e Esperanças . Rio de Janeiro: UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro International Congress As Metrópoles e o Direito à Cidade: Dilemas, Desafios e Esperanças¿.
UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2017/11/07 [Photography and suspicion] / Fotografia e Suspeição Conferences Cycle Fotografia & Erro
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2017 Ângelo de Sousa: O Fotógrafo acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980 O Fotógrafo Acidental Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2016 Salazar, o culto do chefe e o poder da fotografia 5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa
DINÂMIA’CET-IUL (Lisboa, Portugal)
2016 Fotografia e Propaganda em Perspectiva Histórica
(Portugal)
2016 Amadeo, retrato(s) do artista quando jovem I Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016 Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal Workshop de Apresentação Pública do Projecto PTDC/CPC-HAT/4533/2014
PROJECTO Fotografia IMpressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) PTDC/CPC-HAT/4533/2014 (Lisboa, Portugal)
2016 Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime Simpósio PAPE Performance Arte Portuguesa 1º e 2º ciclos
FCSH- Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934 Verba Volant? Oralidade escrita memória
Universidade Católica de Braga (Braga, Portugal)
2015 Salazar e os Media os Media e Salazar Conferência Salazar e os Media os Media e Salazar
Instituto de Ciências Sociais - ULisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A Land Art e a questão do Lugar Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte (Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
2015 Paisagem e "Campo expandido" Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
2015 Novas reconfigurações da paisagem: Intervir, marcar, transgredir, inventar
(Portugal)
2014 To beat or not to beat, artistas em Londres em finais dos anos 60 45th Annual Meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
Association for Spanish and Portuguese Historical Studies (Modena, Itália)
2014 Vitoriano Braga, homem de teatro e fotógrafo amador Workshop Fotografia Investigação Arquivo
Museu Nacional do Teatro (Lisboa, Portugal)
2014 A «Cena do Ódio» de Almada Negreiros: corpo, imagem, texto Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória»
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia - Universidade Católica de Braga (Braga, Portugal)
2014 Os parques de escultura na segunda metade do século XX. As novas relações entre escultura e jardim Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»
Como titular (em colab.) da Unidade Curricular «Artes dos Jardins» da Pós-graduação em Jardins e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 A contribuição da Land Art; Earth Works e obras site-specific. A paisagem como natureza pensada Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»
Como titular (em colab.) da Unidade Curricular «Artes dos Jardins» da Pós-graduação em Jardins e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 A obra de Almada Negreiros nos 120 anos sobre o seu nascimento
Curso de Doutoramento no Departamento de HA (Lisboa, Portugal)
2014 A Arte Pública e a cidade Ciclo de Conferências "Artes dos Jardins"
Pós-graduação em Jardim e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 O Retrato e as Representações do «outro» nos álbuns da I Exposição Colonial Portuguesa de 1934 Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte Contemporânea da FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2014 Experiência da Paisagem e Paisagem como Natureza Pensada Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Departamento de História da Arte Curso de Doutoramento em História da Arte da FCSH-UNL (Lisboa , Portugal)
2013 Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens Colóquio Internacional Almada Negreiros
Faculdade de Ciências Sociais e Humans e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2013 Salazar: um retrato do chefe e o mito do Homem Novo Colóquio Internacional Arte e Utopia
FSCH -UNl (Lisboa, Portugal)
2012 Almada Negreiros do desenho ao sinal
(Portugal)
2011 Angelo de Sousa «All Ich Kann (Tudo o que sou capaz)» e o filme de Jorge Silva Melo
(Portugal)
2011 Almada e a dança Colóquio Internacional Arte e Melancolia
FCSH- UNL (Lisboa, Portugal)
2010 Almada Negreiros, Pierrot e Arlequim ou o Ethos Melancólico de um retrato
(Portugal)
2010 "Os Géneros na Pintura"
Curso de Doutoramento em História da Arte (Lisboa, Portugal)
2009 O retrato na arte Mesa-redonda intitulada «Os Caprichos têm data?»
Centro Mário Dionísio - Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
2009 Almada Negreiros e os Ballets Russes
Mestrado em História da Arte Contemporânea (Lisboa, Brasil)
2009 "A Pintura de Paisagem no século XIX"
Doutoramento em História da Arte (Lisboa, Portugal)
2005 "René Bertholo e o Grupo KWY"
Mstrado em Arte, Património e Restauro da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2004 Pintura e Objectualidade nos anos 60 em Portugal
Curso de Liccenciatura em Arte, Património e Restauro da FLUL (Lisboa, Portugal)
2000 "A Colagem: do Cubismo ao Surrealismo"
Mestrato de História da Arte Contemporânea (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Fotografia Impressa no Estado Novo
Orientador
2015 - Atual A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial (1906-1945).
Orientador
Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - Atual As Nuvens na pintura e na fotografia em Portugal.
Orientador
Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 « A Fotografia de Amador e de Salão em Portugal. A Secção de Fotografia do Grupo Desportivo da C.U.F (1951-1964)» (RELATÓRIO DO PROGRESSO DE TESE DE DOUTORAMENTO)
Orientador de Maria Manuela Gomes Gonçalves
Doutoramento em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2016/11 - 2016/11 Leal da Câmara (1876-1949), Retrato de um artista e activista Político (Trabalho de Final do Curso de Doutoramento em História Contemporânea)
Orientador de Fernanda Rosiello
Doutoramento em História da Arte Contemporânea (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Leal da Câmara (1876-1948), a Caricatura e outras Artes. Retrato de um artista multifacetado
Orientador
História Da Arte (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 As Nuvens na Fotografia de Paisagem: Acessório e Fragmento
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 As nuvens na fotografia de paisagem: acessório e fragmento,
Orientador
História da Arte Contemporânea (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial
Orientador
História da Arte Contemporânea (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/01 - 2023/03/30 Co-organisation of the Call for Papers "Revista Fotocinema.Revista Científica de Cine y Fotografía" Gender behind the cameras. European women photographers (2024/09/01 - 2024/09/30)
Outro (Coorganizador)
2022/11/15 - 2022/11/16 INTERNATIONAL CONGRESS "ARTISTIC CONFLUENCES IN THE IBEROAMERICAN CULTURE (1600-1850). THE WORLD OF ROBERT C. SMITH (1912-1975)" (2022/11/15 - 2022/11/16)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2017 - 2017 Colóquio Internacional Projectos Editoriais República e Estado Novo
Conferência (Outra)
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Workshop Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)
Oficina (workshop) (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Exposição Co(H)abitar
Exposição (Outra)
Casa da América Latina, Portugal
2016 - 2016 Sessão Práticas e Discursos de Identidade Nacional: o Foto-livro Portugueses do Fotógrafo Luiz Carvalho (2016)
Mesa-redonda (Outra)
Projecto FCT PTDC/CPC-HAT/4533/2014, Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)., Portugal
2014 - 2014 Ciclo de Conferências Artes dos Jardins
Conferência (Outra)
não teve, Portugal
2012/11/08 - 2012/11/08 Conferência-Seminário do Prof. Eduardo Cintra Torres sobre «O Poder da Multidão na Pintura Europeia 1850-1930», Cursod e Doutoramento em História da Arte 2012-2013 (2012/11/08 - 2012/11/08)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Seminário «Fernando Pessoa: a pluralidade do mundo enquanto fenómeno estético»
Seminário (Outra)
2012 - 2012 Seminário «La paysage comme histoire: la peinture allemande au XIXème siècle et la construction d'une identité nationale»
Conferência (Outra)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Ciclo de Encontro com Artistas, "Ana Vieira: «e o que não é visto»", um filme de Jorge Silva Melo, apresentado por Filomena Serra e Giulia Lamoni
Encontro (Outra)
2012 - 2012 "O Poder da Multidão n Pintura Europeia, 1850-1930"
Conferência (Outra)
2011 - 2011 Sessão de Encontro Com Artistas, «Ana Vieira e o que não é visto», apresentação de Filomena Serra e Giulia Lamoni
Encontro (Outra)
2011 - 2011 Ciclo de Encontro com Artistas. Apresentação do filme «Angelo de Sousa tudo o que sou capaz», de Jorge Silva Melo
Encontro (Outra)
2011 - 2011 Seminário no âmbito do Curso de Doutoramento «O Projecto Aby Warburg»
Seminário (Outra)
2010/10/18 - 2010/10/18 Conferência Inaugural do Prtof. Renato Lessa (Universidade Federal Fluminense) "«Mostrar por Fragmentos: uma reflexão a respeito das relações entre Estética e Holocausto», Curso de Doutoramento em História da Arte (2010/10/18 - 2010/10/18)
Seminário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2010 Ciclo de Encontros com Artistas, «António Sena conversa e debate com o artista e projecção do filme documentário de Jorge Silva Melo»,
Conferência (Outra)
2010 - 2010 Seminário «Mostrar por fragmentos. Uma reflexão a respeito das relações entre cepticismo, estética e Shoá»
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Ciclo de Encontro com Artistas, ANTÓNIO SENA Conferência do artista e projecção do documentário A Mão Esquiva (2009)
Encontro (Outra)
não tece, Portugal
2009 - 2009 Ciclo de Encontro com Artistas NIKIAS SKAPINAKIS Conferência “Pintura - inactualidade ou perenidade (episódios do trabalho de um pintor)”
Encontro (Outra)
não tem, Portugal
1999 - 1999 Mesa-redonda "Fernando Lemos à Prova", Casa Fernando Pessoa
Encontro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/16 - 2023/09/16 "O PALÁCIO DE SÃO JOÃO NOVO E O MUSEU DE ETNOLOGIA DO PORTO E FERNANDO LANHAS", Ciclo de conversas "UM OBJETO E SEUS DISCURSOS", Museu do Porto, CMP. Ciclo de Conversas "UM OBJETO E SEUS DISCURSOS", com Laura Castro, Diretora Regional da Cultura do Norte, Nuno Resende e Pedro Lanhas. Moderação: Jorge Sobrado.
Museu do Porto, Câmara Municipal do Porto, Portugal
2023/06/07 - 2023/06/07 Mesa-Redonda "Memórias visuais da ditadura. Fotografia impressa e propaganda" FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA, Évora, 07.06.2023
Mesa-redonda
Memórias visuais da ditadura. Fotografia impressa e propaganda
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal
2023/04/27 - 2023/04/28 Congress Presentation "The Handless Artist? Contemporary arts in the society of transparency / "O artista desprovido de mãos? As artes contemporâneas na ¿sociedade da transparência¿
Congresso
2º Congresso RNEC Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2023/03/06 - 2023/03/06 " O nosso corpo é um campo de Batalha. A auto-afirmação das mulheres artistas", em comemoração do Dia Internacional da Mulher
BOO - Biblioteca Operária Oeirense, Portugal
2023/02/18 - 2023/02/18 Conference "Explorers, hunters, traders and other predators", as part of the exhibition The 'adventurous world' of João Fonte Santa / Conferência "Exploradores, caçadores, comerciantes e outros predadores", no âmbito da exposição O 'mundo de aventuras' de João Fonte Santa
Conferência
"Explorers, hunters, traders and other predators"
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Public Presentation BECOMING OTHER. SELF-PORTRAITS OF WOMEN ARTISTS / TORNAR-SE OUTRA. AUTO-RETRATOS DE MULHERES ARTISTAS, Ciclo de Conversas sobre o Retrato, MNAC, Lisboa
Conferência
CYCLE OF TALKS ON PORTRAITURE
MNAC - Museu de Arte Contemporânea, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/03/03 Participation in the academic jury of the doctoral thesis "La ensoñación fascista española. Fotografía en la revista falangista Vértice" de Julia Martínez Cano. Castilla La Mancha University, Ciudad Real, España Participante del Tribunal encargado de juzgar y valorar la tesis doctoral titulada , cuya autora es Dª. Julia Martínez Cano, Universidad Castilla La Mancha, Ciudad Real
Arguente
Julia Martínez Cano (Doutoramento)
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2015 Grafismo e Ilustração em Portugal nos anos 40 Ana Maria da Silva Barros Quintas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/05/25 - 2022/05/26 Evaluation of works for the I Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC), Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Peer-review para a REVISTA 2i, EStudos de Identidade e Intermedialidade Vol. 4, N.º 6, 2022, pp. 67¿80. Universidade do Minho
2020/06/07 - 2020/06/07 Peer-review for the journal "Midas Museus e Estudos Interdisciplinares" (2182-9543) CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)
2015/12 - 2015/12 Historia Contemporánea (Universidad del Paiz Vasco) (1130-2402) Universidad del Paiz Vasco

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - 2022 Chapter Evaluation "Deshacer el margen: La obra de Luciana Fina a través del análisis de Portraire ¿ Notas a margem de um retrato" no livro Cine: Femenino del plural. Mujeres y prácticas creativas en el ámbito ibérico. Ramé, J. & Cucinotta, C. (eds.). Madrid: Editorial Sindéresis, p. 187-202 16 p.
Avaliador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1997 - Atual Glossário de Telecomunicações
1986 - Atual Revista da Biblioteca Nacional
1986 - Atual Relatório de projecto: O impacto científico e cultural de um sistema de informação nacional automatizado de informação bibliográfica
1986 - Atual Report on Participation in the Joint FID/ASLIB Conference at the University of Manchester,
1985 - Atual Relatório técnico: Informatização da Biblioteca nacional, Estudo Preliminar
1985 - Atual Relatório técnico: Relatório da Missão de Estudos à Library of Congress, Wasshington
2022/01/05 - 2022/01/05 Reference for the doctoral thesis of Julia Martínez Cano. Informe de Valoración Previa de Tesis Doctoral. Thesis title: Una Imagen de la patria chica. Fotografias e Películas del amateur Tomás Camarillo en la provincia de Guadalajara de Vitor Iniesta Sepúlveda Doctorado en Investigación en Humanidades, Artes y Educación Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2022/01/05 - 2022/01/05 Reference for doctoral thesis de Victor Iniesta Sepúlveda. / Informe de Valoración Previa de Tesis Doctoral. Título de la Tesis: La ensoñacion fascista espanhola. Fotografia en la revista falangista Vértice Doctorado en Investigacion, Artes e Educación Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2020/05/24 - 2020/05/24 Evaluation about the specific contents of the doctoral thesis of Pilar Irala Hortal. Thesis title: Jalón Ángel (1898-1976). Perfil Professional and Human Profile of a Modern Photographer / Jalón Angél (1898-1976). Perfil Professional y Humano de un Fotógrafo Moderno Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
2018/07/07 - 2018/07/07 Reference for the Architect and Photographer Fábio Cunha e ILhas EStúdio - estúdiod e design gráfico, about the publication of the Portugal 1934 photographic álbum. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017/03/20 - 2017/03/20 Reference for a doctorate Grant for Filipe Alberto da Silva (MA) , Researcher of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Projecto "Hermetismo Renascentista: magia e novo paradigma no fazer artístico. Do Corpus Hermeticum (1471) de Marsílio Ficino ao Aetitatibus Mundi Imagines (1573) de Francisco de Holanda" Universidade Lusófona, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/05/16 - 2016/05/16 Reference for The British Academy BA/Leverhulme Small Research Grants application Reference for Dr Paul Melo e Castro (Leeds University). Application submitted by Dr Melo Castro that focus his research on Ricardo Rangel (1924-1209), the first non-white photojournalist in urban colonial Mozambique press. The British Academy, Reino Unido

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/07/09 - 2018/07/17 FOTOGRAFIA PÚBLICA IMPRESSA DURANTE O ESTADO NOVO Curso de Verão /SUMMER COURSE (Outros) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/09 A EXPOSIÇÃO DOCUMENTÁRIA DE 1934 E A FOTOGRAFIA IMPRESSA EM ESPAÇO EXPOSITIVO Fotografia pública impressa durante o Estado Novo (Summer course) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2016/09/12 - 2016/12/15 Co-coordinaton 1st. Semester of the curricular unit “Advanced Themes in Art History”. PhD in Contemporary Art History. FCSH, Universidade Nova de Lisboa. DOCTORATE IN ART HISTORY (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/10 - 2014/01 Temáticas Aprofundadas em História da Arte Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/02 - 2012/07 História e Experiência daPpaisagem História da Arte (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/01/04 - 2022/01/04 Interview for the TV programme NADA SERÁ COMO DANTE, na RTP2, Ep. 4004 Jan. 2022 | temporada 3 [A Fotografia e a Cultura Impressa no Estado Novo]
2021/11/22 - 2021/11/22 Interview for the Photo TV programme Fotobox (nº 235) Photyography and Propaganda in Estado Novo / Fotografia e Propaganda no Estado Novo
2019/09 - 2019/09 FOTOBOX (nº 133) Exposição FOTOGRAFIA IMPRESSA E PROPAGANDA VISUAL EM PORTUGAL (1934-1974) em Junho de 2019, que esteve na Biblioteca Nacional de Portugal entre 20 de Maio de 2019 e 13 de Setembro de 2019.
2011/10/17 - 2011 A Exposição de Angelo de Sousa nos Artistas Unidos -Teatro da Politécnica A Exposição de Angelo de Sousa - Ainda as Esculturas nos Artistas Unidos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Cluster Estudos de Fotografia e Cinema
2014/01 - Atual Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
2013/01 - Atual Núcleo de EStudos em Arte Contemporânea
2010/01 - Atual Liga dos Amigos do Jardim Botânico
2000/01/01 - Atual Contemporary Art Institute (FCSH-UNL) Position: Researcher Art History Institute (former) Position(s) Collaborator [Contemporary Art Studies]
1990 - 1996 Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Distinções

Outra distinção

1989 Louvor da Administracção da Portugal Telecom, Portugal/Received a Commendation from Portugal Telecom Enterprise
Administracção da Portugal Telecom, Portugal