???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Barros Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Sara Barros

Identificadores de autor

Ciência ID
AC1F-7599-68BA
ORCID iD
0000-0002-9866-0060

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Aprovado
2002
Concluído
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Muito bom, com distinção
1997
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2005/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2004/09 - 2005/08 Assistente (Docente Universitário)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2002/02 - 2004/07 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

2015/09 - Atual Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/09 - Atual Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/01 - 2016/01 Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Supervisão na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2011 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica
SFRH/BD/41184/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/08/31 PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in Early Childhood Education
2019-1-PT01-KA202-060950
Investigador
European Commission
2019 - 2020/12 Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto de um programa de formação
n/a
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Câmara Municipal da Maia
2017 - 2020 Playing2gether – Teacher sensitivity as a basis for inclusion in pre-school
2017-1-SK01-KA201-035321
Investigador
European Commission
2015 - 2017 Seepro-r: Workforce Profiles in Systems of Early Childhood Education and Care in Europe
na
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth
2014 - 2016 Percursos de desenvolvimento da profissionalidade docente na Educação de Infância
inED
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2009 - 2011/10 European Primary Teacher Education (EPTE)
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
European Commission
2007 - 2009/04 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias / Effective Early Learning
na
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
1997 - 2004/06 Projeto EDUCARE: Programa de apoio à transformação de contextos de Educação de Infância
n/a
Investigador
Fundação Aga Khan

Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Taveira, Maria do Céu; Rosário, Pedro; Araújo, Sara Barros; Oliveira,Helena; Guimarães, Carina; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. 2001. "Amor e trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto". In Actas do Seminário internacional "Da universidade para o mundo do trabalho": Seminário internacional "Da universidade para o mundo do trabalho", Braga. Braga: Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho.
    Publicado
  2. Araújo, Sara Barros. 2000. "Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso". In Actas do Congresso internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância": Congresso internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", Braga. Braga: CESC e IEC-UM.
    Publicado
  3. Taveira, Maria do Céu; Maia, Ângela; Santos, Luísa; Castro, Susana; Couto, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; et al. 2000. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços". In Actas do Seminário internacional "Transição para o Ensino Superior": Seminário internacional "Transição para o Ensino Superior", Braga. Braga: Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Araújo, Sara Barros; Bussey, Katherine. 2020. "Initial professional studies for working with children under-three: Contemporary trends in Europe and Australasia". Educação UNISINOS 24.
    Aceite para publicação
  2. Araújo, Sara Barros; Manuela Sanches-Ferreira; Maria Alberta Fernandes. 2019. "Playing-2-gether: Um projeto europeu sobre a sensibilidade do/a educador/a enquanto base para a inclusão". Cadernos de Educação de Infância (117): 19-21.
    Publicado
  3. Araújo, Sara Barros. 2018. "Aprendizagem profissional no estágio em creche: Representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia". Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade.
    10.21879/faeeba2358-0194
  4. Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira. 2018. "Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil". Estudos em Avaliação Educacional 29 (70): 134-154. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.4365.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18222/eae.v0ix.4365
  5. Araújo, Sara Barros; Tânia Monteiro. 2017. "Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma investigação-ação em contexto português". Humanidades & Inovação 4 (1): 66-76.
    Publicado
  6. Araújo, Sara Barros; Ana Pereira Antunes. 2017. "Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância". EduSer-Revista de Educação 9 (2): 28-41.
    Publicado
  7. Araújo, Sara Barros. 2017. "Perspetivas pedagógicas para a educação em creche: Princípios convergentes e implicações para a prática". Cadernos de Educação de Infância (112): 104-112.
    Publicado
  8. Araújo, Sara Barros. 2017. "Para uma visão triangulada dos direitos em creche: Uma análise a partir do manifesto epistolar de Malaguzzi". Em Aberto – Revista do INEP.
  9. Araújo, Sara Barros. 2016. "Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: Um estudo de caso na educação de infância". AMAzônica.
  10. Barros Araújo, Sara. 2015. "Professional development within the Effective Early Learning Programme : a contribution to a participatory and context-sensitive approach to ECEC evaluation". Early Years: An International Research Journal 35 (3): 249-259.
    Publicado • 10.1080/09575146.2014.995599
  11. Araújo, Sara Barros. 2014. "Avaliação da qualidade em creche: O bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais". Nuances: Estudos sobre Educação. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3143/2708.
    10.14572/nuances.v25i3.3143
  12. Araújo, Sara Barros. 2012. "Researching change: a praxeological case study on toddlers' educational contexts". European Early Childhood Education Research Journal 20 (4): 505-517.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2012.737706
  13. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2011. "Early education for diversity: starting from birth". European Early Childhood Education Research Journal 19 (2): 223-235.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2011.574410
  14. Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. 2010. "Pedagogia-em-Participação em creche: Concretizando o respeito pela competência da criança". Cadernos de Educação de Infância (91): 8-10.
    Publicado
  15. Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2006. "Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: Some methodological implications". European Early Childhood Education Research Journal 14 (1): 21-31.
    Publicado • 10.1080/13502930685209781
  16. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2004. "Children's perspectives about pedagogical interactions". European Early Childhood Education Research Journal 12 (1): 103-114.
    Publicado • 10.1080/13502930485209341
  17. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2004. "O envolvimento da criança na aprendizagem: Construindo o direito de participação". Análise Psicológica (1 (XXII)): 81-93.
    Publicado
  18. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2004. "O apoio a processos de transição: Construindo os direitos de uma criança vítima de maus-tratos". Infância e Educação: Investigação e Práticas (6): 27-44.
    Publicado
  19. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros; Sousa, Zita. 2002. "A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição". Cadernos de Consulta Psicológica (17/18): 267-276.
    Publicado
  20. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2002. "A colaboração como sustentáculo da inclusão: Uma perspectiva ecológico-construtivista". Inclusão (2): 49-74.
    Publicado
  21. Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S.B.. 2002. "Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso between the biological risk and the social risk: a case study". Educacao e Pesquisa 28 (2): 87-103. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34247437189&partnerID=MN8TOARS.
  22. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2001. "Estudo psicométrico PIP-ECERS: Implicações ao nível dos instrumentos e da amostra". Infância e Educação: Investigação e Práticas (3): 97-113.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Araújo, Sara Barros. 2020. ""Do lado que não se vê": Apontamentos sobre os direitos das crianças no âmbito de processos de investigação". In Direitos das crianças interpretados pelos adultos: A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, 133-141. Porto, Portugal: Edições Afrontamento.
    Publicado
  2. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia; Costa, Hélia. 2019. "Sintonia pedagógica: Documentando a aprendizagem de crianças em contexto de creche". In Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: Um caminho para a transformação, 172-183. Porto Alegre, Brasil: Penso.
    Publicado
  3. Araújo, Sara Barros. 2018. "A abordagem HighScope para a educação e cuidados em creche". In Modelos pedagógicos para a educação em creche, editado por Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros, 71-92. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  4. Araújo, Sara Barros. 2018. "A proposta pedagógica de Elinor Goldschmied para a educação e cuidados a pessoas entre o nascimento e os três anos". In Modelos pedagógicos para a educação em creche, editado por Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros, 139-160. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  5. Araújo, Sara Barros. 2018. "Portugal - ECEC workforce profile". editado por Oberhuemer, Pamela; Schreyer, Inge, 891-916. Munique, Alemanha: State Institute of Early Childhood Research. http://www.seepro.eu/ISBN-publication.pdf.
    Publicado
  6. Araújo, Sara Barros. 2018. "PORTUGAL Frühpädagogisches Personal - Ausbildungen, Arbeitsfelder, Arbeitsbedingungen". editado por Schreyer, Inge; Oberhuemer, Pamela, 785-811. Munique, Alemanha: State Institute of Early Childhood Research. http://www.seepro.eu/ISBN-Publikation.pdf.
    Publicado
  7. Araújo, Sara Barros; Rafaela Rosário; Sandra Fernandes. 2017. "Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters". In Educação física, lazer & saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, 178-186. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
    Publicado
  8. Araújo, Sara Barros. 2016. "Formação em contexto para a reconstrução da pedagogia em creche: A relevância percebida de conteúdos e processos". In Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil, 351-369. Brasília, Brasil: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica.
    Publicado
  9. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. 2015. "Pedagogical attunement: Documenting toddlers’ learning". In Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood, 168-180. London, Reino Unido: Routledge.
    Publicado
  10. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2015. "Construção social da moralidade: Contributos das perspetivas das crianças". In Infância e educação: Olhares sobre contextos e cotidianos, 73-87. Alagoas, Brasil: EDUFAL.
    Publicado
  11. Araújo, Sara Barros. 2015. "Pedagogical attunement: Documenting toddlers' learning".
  12. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2014. "Early education for diversity: Starting from birth". In Understanding the under 3s and the implications for education, 63-75. London, Reino Unido: Routledge.
    Publicado
  13. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2013. "Pedagogia-em-Participação em creche: A perspetiva da Associação Criança". In Educação em creche: Participação e diversidade, 11-27. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  14. Araújo, Sara Barros. 2013. "Dimensões da pedagogia em creche: Princípios e práticas ancorados em perspetivas pedagógicas de natureza participativa". In Educação em creche: Participação e diversidade, 29-74. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  15. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2013. "Educação para a diversidade em contexto de creche: Começar desde o nascimento". In Educação em creche: Participação e diversidade, 75-89. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  16. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2013. "A transformação do ambiente físico em contexto de creche: Um estudo de caso praxiológico". In Educação em creche: Participação e diversidade, 91-107. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  17. Araújo, Sara Barros. 2009. "Avaliação da qualidade no âmbito do DQP: Um contributo para uma pedagogia da diversidade?". In Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: Estudos de caso, 231-250. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
    Publicado
  18. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2008. "Escutar as vozes das crianças como meio de (re)construção de conhecimento acerca da infância: Algumas implicações metodológicas". In A escola vista pelas crianças, 11-29. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  19. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2008. "A construção social da moralidade: As vozes das crianças". In A escola vista pelas crianças, 31-54. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  20. Araújo, Sara Barros; Freire de Andrade, Filipa. 2008. "Da participação convencionada à participação efectiva: Um estudo de caso alicerçado na escuta da criança em contexto de Educação de Infância". In A escola vista pelas crianças, 95-116. Porto: Porto Editora.
    Publicado
  21. Araújo, Sara Barros. 2004. "Desenvolvimento vocacional na infância: Conclusões e orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce". In Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: Fundamentos, princípios e orientações, 211-218. Coimbra: Almedina.
    Publicado
  22. Formosinho, João; Araújo, Sara Barros; Sousa, Zita. 2004. "A criança e a sociedade de consumo". In A criança na sociedade contemporânea, 169-197. Lisboa: Universidade Aberta.
    Publicado
  23. Oliveira-Formosinho, Júlia; Sousa, Zita; Araújo, Sara Barros. 2004. "A criança institucionalizada". In A criança na sociedade contemporânea, 199-232. Lisboa: Universidade Aberta.
    Publicado
  24. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2004. "A criança maltratada". In A criança na sociedade contemporânea, 233-260. Lisboa: Universidade Aberta.
    Publicado
  25. Araújo, Sara Barros. 2001. "O apoio a uma criança vítima de abuso: Relato de uma prática ecológica de intervenção educativa". In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, 214-228. Braga: Livraria Minho.
    Publicado
  26. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. 2001. "O modelo de intervenção da Associação Criança: Uma gramática ecológica para a inclusão". In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, 229-254. Braga: Livraria Minho.
    Publicado
Edição de livro
  1. Araújo, Sara Barros. 2018. Modelos pedagógicos para a educação em creche. Editado por Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  2. Ribeiro, Abílio; Machado, Inês; Araújo, Sara Barros; Botelho, Sara Bento; Pinheiro, Rui. 2012. 22nd EECERA Conference Abstract Book. Porto, Portugal: Childhood Association / Polytechnic Institute of Oporto.
Edição de número de revista
  1. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2016. "Pedagogias Participativas na Educação de Infância". Sensos VI (1).
    Publicado
Livro
  1. Araújo, Sara Barros. 2013. Educação em creche: Participação e diversidade. Portugal.
Manual
  1. Araújo, Sara Barros; Manuela Sanches-Ferreira; Vancraeyveldt, Caroline; Boland, Annerieke; Grofcíková, Sona; Klimentova, Anna; Oenema-Mostert, Ineke. 2020. Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool - Coaching manual for the preservice / inservice education of preschool teachers.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Araújo, Sara Barros. 2013. "Educação em creche: Um estudo de caso praxiológico". Trabalho apresentado em Jornadas Pedagógicas II: Os modelos curriculares nas pedagogias participativas.
  2. Araújo, Sara Barros. 2009. "Experimentar e aprender: Breve caracterização da amplitude e profundidade das experiências de aprendizagem no âmbito do programa DQP". Trabalho apresentado em Conferência Nacional de Educação de Infância.
  3. Araújo, Alexandra; Araújo, Sara Barros; Taveira, Maria do Céu. 2005. "Child career development: Assessment of performance descriptors". Trabalho apresentado em XII European Conference on Developmental Psychology.
  4. Araújo, Sara Barros; Guimarães, Carina; Taveira, Maria do Céu; Ribeiro, Iolanda. 2005. "Training projects in Superior Education: A study with students from University of Beira Interior". Trabalho apresentado em AIOSP/IAEVG International Conference 2005.
  5. Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. 2004. "O Child Observation Record, versão para creche: Uma apresentação". Trabalho apresentado em IV Simpósio Internacional do GEDEI - Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos.
  6. Taveira, Maria do Céu; Rosário, Pedro; Araújo, Sara Barros; Guimarães, Carina; Oliveira,Helena; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. 2001. "Amor e trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “Da Universidade para o Mundo do Trabalho”.
Prefácio / Posfácio
  1. Araújo, Sara Barros. 2019. "Cenas do cotidiano: Dos limites da enunciação à revelação da experiência". Prefácio para Fazeres de professores e gestores da escola da infância: Reflexões sobre cenas do cotidiano, 5-8. S. Paulo, Brasil: Paco Editorial.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Araújo, Sara Barros; Diogo, Fernando. 2014. "Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2230-2230.
    Publicado
  2. Tânia Monteiro; Araújo, Sara Barros. 2014. "Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
    Publicado
  3. Araújo, Sara Barros; Taveira, Maria do Céu. 2003. "O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista". Trabalho apresentado em XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF, Lisboa.
    Publicado
Tradução
  1. Araújo, Sara Barros. 2002. Modelos e abordagens. Porto: Porto Editora.
  2. Araújo, Sara Barros. 2002. A psicologia da supervisão. Porto: Porto Editora.
  3. Araújo, Sara Barros. 2002. Paradigmas e parâmetros da supervisão em educação. Porto: Porto Editora.

Outros

Outra produção
  1. Araújo, Sara Barros. 2017. Portugal – ECEC workforce profile. In P. Oberhuemer & I. Schreyer (Eds.), Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe.. Edição técnica. http://www.seepro.eu/English/pdfs/PORTUGAL_ECEC_Workforce.pdf.
  2. Araújo, Sara Barros. 2017. Frühpädagogisches personal – Länderbericht Portugal. In I. Schreyer & P. Oberhuemer, Perso-nalprofile in Systemen der frühkindlichen Bildung, Erziehung und Betreuung in Europa. Edição técnica. http://www.seepro.eu/Deutsch/Pdfs/PORTUGAL_Fruehpaedagogisches_Personal.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
(Bragança)
2017 Investigação praxiológica: Participação, ética e transformação
Departamento de Psicologia, Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal)
2017 Avaliação autêntica e coparticipada no estágio supervisionado na educação de infância: Resultados em domínios estruturantes do desempenho profissional Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto)
2017 Avaliação da qualidade em creche: Análise de processos formativos no âmbito do Programa Baby Effective Early Learning Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto)
2017 Professional preparation for working with toddlers: Examining the role and meaningfulness of pedagogical dimensions 27th EECERA Conference: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
EECERA (Bolonha)
2017 O desenvolvimento da autonomia em creche III Seminário Educação da Primeira Infância
(Fafe)
2017 Pedagogia em creche: Contributos das interfaces entre formação e investigação XV Encontro “Ser Bebé”
APEI/UMa (Funchal)
2016 Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática Ciclo de Seminários “Vamos Conversar sobre Creche”
(Porto, Portugal)
2016 Avaliação e melhoria da qualidade em contexto de creche: Um estudo com o programa Baby Effective Early Learning II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Instituindo a participação: O papel da documentação pedagógica II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Formação em contexto e aprendizagem profissional: Processos de sustentação da transformação pedagógica em creche II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Pedagogical documentation of toddlers’ learning: A praxeological case study 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Irlanda)
2016 Pathways of reconstruction of beliefs about childhood: A study with prospective early childhood teachers 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Portugal)
2016 A colaboração institucional ESEP-SCMM na formação de educadores/as de infância Seminário “Diálogos da Vida, Saberes da Misericórdia”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia
SCMM (Maia)
2016 O impacto do Processo de Bolonha na formação de educadores/as de infância em Portugal VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância
(Recife, Brasil)
2016 Pedagogias participativas e investigação praxeológica na Educação de Infância Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
2016 Educação em creche: O contributo das dimensões da Pedagogia Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
2015 Avaliação e desenvolvimento da profissionalidade docente: Análise de perfis evolutivos na formação de educadores de infância XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: Contributos da Investigação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2015 Educação em creche: Dos direitos irredutíveis de crianças, profissionais e famílias I Encontro Bebés, Famílias e Creches
(Porto)
2015 Documentação pedagógica em creche: O encontro da voz da criança e do adulto I Encontro “Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e Jardim de Infância”
Associação Gerações e CM Famalicão (Vila Nova de Famalicão)
2015 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica
(Funchal)
2015 Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
(Porto)
2015 Avaliação e regulação da aprendizagem profissional na formação prática: Análise de perfis evolutivos XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
2015 Conceção de criança e suas projeções nas práticas profissionais: Dados preliminares de um estudo exploratório XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
2015 Assessment in preservice early childhood teacher education: Analysis of evolutive profiles 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
2015 Context-based teacher education and professional learning: The perceived relevance of content and processes in the reconstruction of pedagogy 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
2015 Indicadores de qualidade em creches I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
(Braga)
2014 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções e práticas XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2014 Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto 2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência: Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2014 Educação em creche: Valores, teorias e práticas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2014 Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
2014 Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
2014 Apoio psicoeducativo como fator protetor do desenvolvimento na infância
Centro de Artes e Humanidades (Funchal, Portugal)
2013 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 Training of trainers in “Effective Early Learning Programme”: Promoting processes of observation, reflection and critical insertion of ECEC professionals 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
2013 Adult-child interaction in crèche contexts: A praxeological research on adult’s mediational role 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
2013 Pedagogia da Infância e Psicologia: Convergências a propósito de um estudo de caso Encontros de Psicologia da Educação 2013: A atuação do psicólogo educacional em diferentes contextos profissionais
(Covilhã, Portugal)
2013 Educação em creche: Princípios e práticas
Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Viana do Castelo, Portugal)
2012 Transformation of education and care contexts for children under 3’s: A praxiological research 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
2012 Little fishes: A case study on Project work with children under 3’s 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
2012 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica Jornadas Doutorais em Estudos da Criança 2012
Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2011 Observação da criança em contexto de creche: O Child Observation Record (COR) Ser Bebé VII: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Porto, Portugal)
2011 Pedagogy in crèche: A praxiological research on the transformation of educational environments 21st EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
(Genebra, Suiça)
2011 Avaliação da qualidade do programa: o “Programme Quality Assessment” XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade
APEI (Lisboa, Portugal)
2011 Formação de formadores no âmbito do DQP: Promovendo processos de observação, reflexão e inserção crítica dos profissionais II Conferência Nacional de Educação de Infância
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
2010 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes Ser Bebé VI: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Faro, Portugal)
2010 Context-based teacher education at the service of a pedagogy of diversity 20th EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Centre for Research in Early Childhood (CREC) (Birmingham, Reino Unido)
2009 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes. Encontro Ser Bebé V: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Coimbra, Portugal)
2009 Early diversity education: Lessons for educational intervention 19th EECERA Annual European Conference – Diversities in Early Childhood Education
Le Furet e EECERA (Estrasburgo, França)
2009 (Re)construct processes of pedagogical supervision: An experience of professional training in the context of Early Childhood Education 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Espanha)
2009 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes IX Simpósio Internacional do GEDEI: Á procura da participação
GEDEI / ESEP (Porto, Portugal)
2008 A escola vista pelas crianças Colóquio Perspectivas de Formação de Professores: Colóquio comemorativo dos 25 anos dos primeiros licenciados em Ensino pela Universidade de Évora
(Évora, Portugal)
2008 A escola vista pelas crianças I Jornadas Educo-Desportivas da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos
(Braga, Portugal)
2008 (Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto de Educação de Infância 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais
(Braga, Portugal)
2007 Childhood Association: A presentation Annual Seminar and Partner Meeting 2007 of DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training)
DECET / CREC (Birmingham, Reino Unido)
2006 O desenvolvimento profissional como sustentáculo de uma educação para a diversidade: Um estudo de caso Conferência “Pedagogia, Inovação e Liderança”
Fundação Aga Khan / Associação Criança (Lisboa, Portugal)
2004 Pedagogia da Infância: A avaliação como contributo para a construção da equidade IV Simpósio Internacional do GEDEI: Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos
GEDEI / ESEV (Viseu, Portugal)
2004 Desenvolvimento vocacional na infância: Algumas orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce Conferência Desenvolvimento Vocacional: Políticas e intervenções nacionais
(Braga, Portugal)
2004 Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: A methodological paper 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
2004 Listening to children’s narratives as a mean to understand their phenomenological experience 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
2004 A avaliação do desenvolvimento vocacional na infância na perspectiva da criança e da educadora X Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2004 Motivation and resilience: A case study 9th International Conference on Motivation – Cognition, Motivation and Affect: Their Interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
2003 Children’s rights: From advocacy to concreteness 13th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Possible Childhoods: Relationships and Choices
EECERA (Glasgow, Reino Unido)
2002 A case study of inclusion: An effective learning process 12th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Strategies for Effective Learning in Early Childhood
EECERA (Nicosia, Chipre)
2002 Collaboration as a sustainer for inclusion: Some empirical evidence European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
2002 Children as social actors: Seeing, listening and hearing them European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
2002 Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso Seminário Crianças e Jovens em Risco: Da Prevenção à Intervenção
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de S. Pedro do Sul (S. Pedro do Sul, Portugal)
2002 O envolvimento da criança na tarefa: Dois estudos empíricos XI Colóquio Psicologia e Educação – Experiência Social, Educação e Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2002 O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
(Lisboa, Portugal)
2001 Associação Criança: Uma comunidade aprendente que promove comunidades aprendentes II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) – A Formação Prática de Professores de Crianças
GEDEI / IEC-UM (Braga, Portugal)
2001 Concepção de aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem: Do presente para o futuro Seminário "Pedagogia: Ideias e Projectos"
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2001 Intervention with high-risk adolescents IV Seminar On the Affective Dimension of Education
(Porto, Portugal)
2001 Children as social actors: Seeing, listening and hearing them 11th European Conference on Quality of Early Childhood Education –Early Childhood Narratives: Early Childhood and New Understandings of the Mind
EECERA (Alkmaar, Países Baixos)
2001 A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: (Dis)Cursos e Cenários do Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
2000 The butterfly with burnt wings: On the educational support of a badly burnt child 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Making friends: The first steps on the integration of a child at developmental risk 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Language development: Facilitating Marianne´s knowledge of the world 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância"
CESC / IEC-UM (Braga, Portugal)
2000 Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços Seminário Internacional “Transição para o Ensino Superior”
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
1999 Intervenção vocacional no Ensino Básico e Ensino Secundário: Um modelo processual 2º Ciclo de Conferências em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
1998 Ecological supporting systems for an abused child 8th European Conference on Quality of Early Childhood Education - Early Childhood Education: New Challenges, New Teachers
EECERA (Santiago de Compostela, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2014 O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: Relato de uma investigação-ação
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 O contributo das perspectivas das crianças na reconstrução de práticas educativas
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos entre pares na infância
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 Articulação entre profissionais da educação pré-escolar e professores do 1º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na educação de infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções e práticas
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 O referencial "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a supervisão pedagógica: Um estudo sobre a avaliação da qualidade na educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 IX Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI): À Procura da Participação
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2001 - 2001 II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)– A Formação Prática de Professores de Crianças
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 I Encontro Internacional de Formação para a Docência: Desafios e Perspetivas
Congresso
I Encontro Internacional de Formação para a Docência: Desafios e Perspetivas
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2016 V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Congresso
V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 1st International Symposium on Qualitative Research
Congresso
2016 - 2016 INNODOCT 2016 - International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Congresso
2016 - 2016 II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Seminário
2016 - 2016 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
Simpósio
Images of the child, of childhood, and the kindergarten teacher
2014 - 2014 INNODOCT 2014 - International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Congresso
INNODOCT 2014 - Virtual International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
2013 - 2013 23rd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
Congresso
23rd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
2012 - 2012 22nd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
Congresso
22nd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
European Early Childhood Education Research Association / Instituto Politécnico do Porto / Associação Criança, Portugal
2012 - 2012 22nd European Early Childhood Education Research Association (EECECERA) Conference
Congresso
22nd European Early Childhood Education Research Association (EECECERA) Conference
EECERA / IPP / Associação Criança, Portugal
2011 - 2011 21st European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
Congresso
21st European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference
2005 - 2005 I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Outro
I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2002 - 2002 XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
Outro
XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
AFIRSE, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Na creche também se educa: Um outro olhar na relação educador bebé Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Universidade inclusiva e o aluno com Necessidades Especiais: A investigação realizada em Portugal Filomena Débora Freitas Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação Joana Teresa Baptista Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: A voz de um grupo de educadoras Laura Maria Dias de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação Joana Alexandra Soares de Freitas Luís (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Diferenciação pedagógica: Um estudo no contexto do 1º CEB Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Coordenação pedagógica, funções e desafios da supervisão Juliana Manuela Rangel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 A voz da criança sobre a inovação pedagógica Cristina Maria Mesquita Gomes Pires (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1º CEB Isabel Maria de Castro Abreu Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Representações sobre a supervisão das atividades de iniciação à prática de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa Cátia Salomé da Rocha Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Transformação de práticas no contexto do 1º CEB: Possibilidades da observação por pares Mónica Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: Um estudo nos contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Impacto do desenvolvimento de hábitos de reflexão sobre as práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de Centro Isa Cristina Tato Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual International Journal of Early Years Education (1469-8463) Informa UK (Taylor & Francis)
2019/02 - Atual European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - Atual Early Years: An International Research Journal (1472-4421) Taylor & Francis
2016/05/30 - Atual Revista Portuguesa de Educação
Atual European Early Childhood Education Research Journal
Atual RELADEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil
Atual Investigar em Educação (número temático "Infância(s), Educação e Sociedade")
2016/11/14 - 2016/12/01 Saber & Educar - Revista da ESE de Paula Frasinetti

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2012 - Atual Presidente da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/07/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2009/09 - Atual European Early Childhood Education Research Association Country Coordenator para Portugal; Convenor SIG Birth to Three
Atual Associação Criança

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014/12 - Atual Membro da Comissão Científica do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/05 - Atual Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/09 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/01 - 2014/02 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/09 - 2009 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2005/09 - 2007 Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal