???global.info.a_carregar???
Luísa Cymbron studied Music in her hometown (Ponta Delgada, Azores) and in Lisbon and earned all her academic training in Musicology from Universidade Nova de Lisboa, where she obtained her PhD in 1999, with a dissertation on Opera in Portugal during the Liberal Period (1834-1854). She is an Associate Professor at NOVA FCSH (Department of Musicology), member of the board of the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM), a member of the Caravelas group and the Opera Studies Research Cluster. She was reviews editor for the "Revista Portuguesa de Musicologia" between 2013 and 2022. Her main areas of interest are the history of music in 19th-century Portugal, Italian opera and the musical relations between Portugal and Brazil. She participated in research projects both at the national and international level and published a large number of papers, both in Portugal and abroad. She is the author of "História da Música Portuguesa" with Manuel Carlos de Brito (Universidade Aberta, 1992), "Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX" (Colibri- CESEM, 2012), and "Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um músico português no espaço atlântico" (Humus-CESEM, 2019). She is co-coordinator of a volume on the old S. João Theatre in Porto (Edições Afrontamento, 2020) and editor/author of "'Sempre presente, mesmo ausente'. Margarida Magalhães Sousa (1922-1993). Uma pianista açoriana" (mpmp 2023) . She is also active as a promoter, in particular through commented concerts, mostly on the music of Portuguese and Brazilian composers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Cymbron

Nomes de citação

  • Cymbron, Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
AB12-AB2E-D2AC
ORCID iD
0000-0002-0060-4766

Endereços de correio eletrónico

  • lcymbron@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 2179083 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Av. de Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999/07/12
Concluído
Musicology (Doutoramento)
Especialização em Musicology
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Ópera em Portugal, 1843/54, Sistema Produtivo. Reportório dos Teatros de S. Carlos e S. João" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990/11
Concluído
Exam of Pedagogical Aptitude and Scientific Capacity (Outros)
Especialização em Musicology
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Very Good
1981 - 1985
Concluído
Musicology (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1999/07 - 2012/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/01 - 2009/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidad de Salamanca, Espanha
Universidad de Salamanca Facultad de Geografía e Historia, Espanha
2008/04 - 2008/04 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidad de Salamanca, Espanha
Universidad de Salamanca Facultad de Geografía e Historia, Espanha
2002 - 2002 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1990/12 - 1999/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1986/06 - 1990/12 Leitor (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09 - Atual Master in Musicology - Chair Departamento de Ciências Musicais - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2022 Member of the editorial board CESEM - FCSH, Portugal
CESEM - FCSH, Portugal
2017/04 - 2019 Treasurer CESEM - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/04 - 2018/03/31 Elected Member of the Scientific Board Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/07 - 2017/01/31 Executive Chair Departamento de Ciências Musicais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/04 - 2013/04 Elected member of the Pedagogical Board Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/05 - 2012/05 Board Secretary Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2008/05 - 2010/05 Board Secretary Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
CESEM - FCSH, Portugal
2002 - 2003 Member of the Pedagogical Board Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Magic Lantern – Study, Safeguard, Uses and Reuses in 19th-Century Portugal
PTDC/ART-PER/1702/2021
Co-Principal Investigator
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2019 The old S. João Theatre of Porto (1798-1908): history and theatrical culture in Northern Portugal
000000
Investigador responsável
CESEM - FCSH, Portugal
Concluído
2011 - 2014 LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)
HAR2010-21498
Investigador
Concluído
2011 - 2013 Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)
PTDC/EAT-MMU/098104/2008
Investigador
2010 - 2012 Bilateral project CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX”
0000000
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2007/10/01 - 2010 The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal
Investigador
Concluído
1998 - 2001 “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”
Investigador
European Science Foundation, França
Concluído
1994 - 1999 RIPM, Répertoire International de la Presse Musicale
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cymbron, Luísa. "“A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha"". Trabalho apresentado em XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, 2011.
    Publicado
  2. Cymbron, Luísa; Maria José Artiaga. "“Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883"". Trabalho apresentado em Consequences of Wagner International Conference, Lisboa, 2009.
    Publicado
  3. Cymbron, Luísa. ""A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado?"". Trabalho apresentado em Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo, Lisboa, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cymbron, Luísa. ""Reflexiones sobre música y espacio atlántico en el siglo XIX: intercambios ibéricos e iberoamericanos"". Artigrama 36 2021 (2022): 178-198. https://www.unizar.es/artigrama/html_dig/36.html.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cymbron, Luísa. ""Scenas nas montanhas: Viana da Mota e os A ores em 1895"". Revista Portuguesa de Musicologia 7 (2020) 2 (2021): 225-246. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/408.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cymbron, Luísa; Beirão, Chrsitine Wasermann. ""Introdução: Viana da Mota: Novas perspectivas"". Revista Portuguesa de Musicologia 7 (2020) 2 (2021): 195-200. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/404.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cymbron, Luísa. "“Garrett spectateur et critique d'opéra : quelques considérations sur une facette presque inconnue” in Interactions culturelles et transversalité: le Portugal et les francophonies, ed. Cristina Robalo Cordeiro, Ana Clara Santos". Revista Synergies Portugal 6 (2018): https://gerflint.fr/Base/Portugal6/portugal6.html.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Cymbron, Luísa. "Na sombra de Herculano: Miguel Ângelo Pereira e os desafios de compor ópera no Portugal dos anos 1860-70". Arbor 190 766 (2014): a112. http://dx.doi.org/10.3989/arbor.2014.766n2004.
    Acesso aberto • 10.3989/arbor.2014.766n2004
  6. Cymbron, Luísa. ""Camões in Brazil: Operetta and Portuguese Culture in Rio de Janeiro, circa 1880"". The Opera Quarterly 30 4 (2014): 330-361.
    Publicado
  7. Cymbron, Luísa. "“À margem do Risorgimento: as primeiras óperas de Verdi e o mundo da ópera em Portugal"". Estudos Italianos em Portugal, 6 (2011) 6 (2011): 77-94.
    Publicado
  8. Cymbron, Luísa. "“"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX”". Arquipélago-História, Revista da Universidade dos Açores 2ª série vol. XIII (2009): 87-118. http://hdl.handle.net/10400.3/1233.
    Acesso aberto
  9. Cymbron, Luísa. "“À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista"". Insulana. Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada 62 (2006): 107-122.
    Publicado
  10. Cymbron, Luísa. "“Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera"". Revista Portuguesa de Musicologia, nº 10 (2000) 10 (2000): 117-150.
    Publicado
  11. Cymbron, Luísa. "“As óperas garrettianas e as suas fontes”". Leituras. Revista da Biblioteca Nacional 4 (1999): 279-284.
    Publicado
  12. Cymbron, Luísa. "O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)". Revista Portuguesa de Musicologia 4-5 (1995): 147-166.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Cymbron, Luísa. "“'A crude and eccentric genius': Francisco de Sá Noronha (1820-1881) violinista e compositor português”". Colóquio-Artes 105 (1995): 47-52.
    Publicado
  14. Cymbron, Luísa. "“Para uma discografia da música portuguesa¿?". Revista Portuguesa de Musicologia, nº 2 (1992):
  15. Cymbron, Luísa; Adriana Latino. "“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista”". Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 58 (Julho/Setembro 1988) 58 (1988): 34-37.
    Publicado
  16. Cymbron, Luísa. "“O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”". Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 52 (Janeiro/Março 1987) 52 (1987): 83-85.
    Publicado
  17. Cymbron, Luísa; Nuno Ivo Cruz. "“A importância da música na publicidade em Portugal”". Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 48 (Janeiro/Março 1986) 48 (1986): 55-57.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cymbron, Luísa. ""Alguns apontamentos sobre o piano nos Açores até à década de 1920"". In “Sempre presente, mesmo ausente” – Margarida Magalhães Sousa (1922-1993). Uma pianista açoriana, 25-36. Lisboa, Portugal: mpmp -- Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, 2023.
    Publicado
  2. Cymbron, Luísa. "Virtuosismo violinístico y prensa periódica en el espacio Atlántico del siglo XIX". In A Imprensa como fonte para a história da interpretação musical, editado por Fernandes, Cristina; Aguilar Rancel, Miguel Ángel. LIsboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal/INET-md/SEDEM, 2021.
    No prelo
  3. Cymbron, Luísa. ""Bringing the S. Carlos Theater into the Home : Opera, Illustrated Journalism and Sound Transmission Technologies in Late Nineteenth -Century Lisbon"". In Musical History as Seen through Contemporary Eyes: Essays in Honor of H. Robert Cohen, ed. Benjamin Knysak and Zdravko Blažekovic, 413-431. Viena, Áustria: Hollitzer, 2021.
    Publicado
  4. Cymbron, Luisa. "Introdução". In O velho teatro de S. João do Porto (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, 15-58. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  5. Cymbron, Luisa. "A importância de ser do Norte: o Teatro de S. João e os compositores portugueses do Liberalismo". In O velho teatro de S. João do Porto (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, 339-374. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  6. Cymbron, Luísa. ""Il furioso nell’isola di San Domingo di Donizetti: la fortuna di un’opera semiseria in epoca romantica tra Italia e Portogallo"". In anto ella assume novitate al fianco: Lisbona, Torino e gli scambi culturali fra secolo dei Lumi e Restaurazione . Mota, I. F. D. & Spantigati, C. E. (eds.). Roma: Carocci editore. Roma, Itália: Carocci, 2019.
    No prelo
  7. Cymbron, Luísa. "Il furioso nell’Isola di San Domingo de Donizetti: o percurso de uma opera semiseria na época romântica entre Itália e Portugal". In Tanto ella assume novitate al fianco: Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica, 393-420. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    10.14195/978-989-26-1739-8_11
  8. Cymbron, Luísa. "“In Search of the National: Nineteenth-Century Portuguese Composers and their First Approaches to Grand Opera”". In Grand Opera Outside Paris: Opera on the Move in Nineteenth-Century Europe, ed. Jens Hesselager, (London - New York, Routledge, 2018), pp. 157-177, ISBN 9781138202016, 157-177. Londres, Reino Unido: Routledge, 2018.
    Publicado
  9. Cymbron, Luísa. "“«Les deux pigeons» e as vicissitudes do amor : transferências culturais e intextualidade no teatro musical de Francisco de Sá Noronha”". In Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Manuel Pedro Ferreira, Teresa Cascudo, 331-355. Lisboa, Portugal: Colibri, 2017.
    Publicado
  10. Cymbron, Luisa. "I Vespri siciliani in Portogallo (1857-63): recezione verdiana e rifiuto della storia nazionale", in Giuseppe Verdi: dalla musica alla messinscena: in ricordo di Pierluigi Petrobelli, ed. Franco Piperno, Daniele Mastrangelo, Manuela Rita". 139-158. Parma, Itália: Parma : Istituto nazionale studi verdiani, 2015.
    Publicado
  11. Cymbron, Luísa. ""A Música em Portugal no Século XIX: uma panorâmica"". In Olhares sobre a História da Música em Portugal, ed. J. A. Costa (Matosinhos, Verso da História, 2015), 161-712. Matosinhos, Portugal: Verso da História, 2015.
    Publicado
  12. Cymbron, Luísa. "“Inventar a ópera nacional portuguesa do outro lado do Atlântico: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha”". In Maria Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery (eds.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Fundação Calouste Gulbenkian, 69-81. Lisboa, Portugal: Publicações do Cidehus, 2012.
    10.4000/books.cidehus.3543
  13. Cymbron, Luísa. "“Don Giovanni as Performed by the Orchestra of the Teatro S. Carlos: Nineteenth-Century Reception¿?". In The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe, II: The Orchestra in the Theatre – Composers, Orchestras and Instruments, 47-66. Berlim, Alemanha: BWV. Berliner Wissenschafts-Verlag, 2008.
    Publicado
  14. Cymbron, Luísa; Manuel Carlos de Brito. "“Opera orchestras in Portugal: Lisbon and Oporto"". In The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe, I: The Orchestra in Society, 441-475. Berlim, Alemanha: BWV Berliner Wissenschafts-Verlag, 2008.
    Publicado
  15. Cymbron, Luísa; Isabel Novais Gonçalves. ""Scribe’s theatre in Lisbon during the early Liberal period (1834-1853)"". In Eugène Scribe und das europäische Musiktheater des 19. Jahrhunderts, 153-174. Berlim, Alemanha: Lit Verlag, 2007.
    Publicado
  16. Cymbron, Luísa. "“‘O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani’: Verdi in Portugal in the 1840’s¿?". In Pensieri per un Maestro. Studi in onore di Pierluigi Petrobelli, 253-272. Turim, Itália: EDT, 2002.
    Publicado
  17. Cymbron, Luísa. "“Writing Opera in Nineteenth Century Portugal: Francisco de Sá Noronha and L'arco di Sant'Anna”". New York, Estados Unidos: Pendragon Press, 2002.
    Publicado
  18. Cymbron, Luísa. "“A produção e recepção das óperas de Verdi em Portugal no século XIX (com algumas notas sobre a relação do compositor com o nosso país)¿?". In Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), 21-39. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Lisboa, 2001.
    Publicado
  19. Cymbron, Luísa. "“L´egemonia dell’opera italiana nel Portogallo del XIX secolo¿?". In Il teatro dei due mondi: l’opera italiana nei paesi di lingua iberica, 125-140. Treviso, Itália: Diastema Libri, 2000.
    Publicado
Livro
  1. Cymbron, Luísa. "Sempre presente, mesmo ausente". Margarida Magalhães Sousa (1922-1993). Uma pianista açoriana. Lisboa, Portugal: mpmp -- Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Cymbron, Luísa; Vasconcelos, Ana Isabel. O velho teatro de S. João do Porto (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX. Portugal: Edições Afrontamento - CESEM. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Cymbron, Luísa. Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um músico português no espaço atlântico. Famalicão-Lisboa, Portugal: Humus. 2019.
    Publicado
  4. Cymbron, Luísa. Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica. Lisboa, Portugal: Edições Colibri-CESEM. 2012.
    Publicado
  5. Cymbron, Luísa. Verdi em Portugal 1843-2001. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional - Teatro Nacional de S. Carlos. 2001.
    Publicado • Editor
  6. Cymbron, Luísa. A Arte Musical 1873-1875; 1890-1891. Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos: UMI. 1996.
    Publicado
  7. Manuel Carlos de Brito; Cymbron, Luísa. História da Música Portuguesa. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 1992.
    Publicado
  8. Cymbron, Luísa; João Soeiro de Carvalho. Bibliografia da Música do Baixo Alentejo. Beja, Portugal: n.c.. 1985.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Cymbron, Luísa. "Prefácio". Prefácio para Pedro Marquês de Sousa, Toques de Ordenança Militar. Lisboa, Portugal: Tribuna da História. 2013.
    Publicado
Relatório
  1. Cymbron, Luísa. 1990. Francisco Antônio de Almeida e a ópera italiana na corte de D. João V : La Spinalba. http://hdl.handle.net/10362/17087.
Revisão de livro
  1. Cymbron, Luísa. "Annibale Enrico Cetrangolo, Dentro e fuori il teatro. Ventura degli italiani e del loro melodramma nel Rio de la Plata, Isernia, Cosmo lannone Editore, 2018, 435 pp., in verdiperspektiven". (2020):
    Submetido
  2. Cymbron, Luísa. "Juan Jos. Carreras (ed.): Historia de la música en España e Hispanoamérica. 5. La música en la España del siglo XIX (M.xico, Fondo de Cultura Econ.mica, 2018), . Cuadernos de Música Iberoamerican". 31, (2018): 283-293. https://revistas.ucm.es/index.php/CMIB/article/view/62310..
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cymbron, Luísa. "A ópera em Portugal (1834-1854): o sistema produtivo e o repertório nos teatros de S. Carlos e de S. João". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1999.
  2. Cymbron, Luísa. "Francisco de Sá Noronha e L'Arco di Sant'Anna : Para o estudo da ópera em Portugal (1860/70), Dissertação apresentada para prestação de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1990. http://hdl.handle.net/10362/17088.

Outros

Outra produção
  1. Editora da Revista Portuguesa de Musicologia nº 10. 2000. Cymbron, Luísa.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/15 "CUESTIONES METODOLÓGICAS EN LAS BIOGRAFÍAS DEL XIX". Round table with Juan José Carreras eand Fernando Delgado. V JORNADAS DE ESTUDIO SOBRE LA VIDA MUSICAL EN LA ESPAÑA ISABELINA MIRADAS SOBRE EL SUJETO: LA BIOGRAFÍA EN EL ESTUDIO DE LA MÚSICA DEL SIGLO XIX.
Sociedad para el Estudio de la Musica Isabelina/Universidad de Salamanca, Facultad de Geografía e Historia. (Salamanca)
2023/02/23 Biografiar al antihéroe: reflexiones en torno al caso de Francisco de Sá Noronha (1820-1881) Seminario de Doctorado “Más allá del sujeto: el enfoque biográfico como método de investigación”
Universidad de Salamanca
2023/02/03 Garrett e a música: aspectos de uma faceta quase desconhecida do escritor português Webminar "Novas leituras sobre Almeida Garrett: da raça ao Oriente"
Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa (Portugal)
2022/11 Cerimoniais, aprendizagens e sociabilidades: problemas em torno da redefinição de um volume, Painel História Temática da Música em Portugal e no Brasil -- uma introdução, ENIM 2022
SPIM-Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/09/24 D. Fernando e Elise Hensler Lecture-recital, 56ª Festival de Sintra: Música, a Musa do Rei Artista
56ª Festival de Sintra: Música, a Musa do Rei Artista (sintra)
2022/09/02 “Em busca de rastos da censura nos teatros de ópera portugueses durante o Romantismo” XI Seminário de Letras e Artes e VII Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana. Música, cena e texto: interfaces, narrativas e representações
Universidade do Estado do Amazonas (Brasil)
2022/07/01 "As 'meninas da rádio': jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940" "A Música como profissão: estatuto, carreiras e asociativismo (séculos XVIII-XX)"
Projecto PROFMUS - INET-md, NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2022/02/04 "Garrett, Gil Vicente e a tentativa de criação de uma ópera nacional portuguesa no século XIX: O caso de Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha" Colóquio Internacional "Gil Vicente: 500 anos"
Laboratório de Ópera Portuguesa -- CCB (Lisboa, Portugal)
2022/01 Alfredo Keil -- Legado Musical Round table with Paulo Ferreira de Castro and João Paulo Santo
São Roque – Antiguidades e Garleria de Arte (Lisboa, Portugal)
2021/12/07 "Bringing the S. Carlos Theater into the Home: Opera, Illustrated Journalism and Sound Transmission Technologies in Late Nineteenth-Century Lisbon" IMAGES OF NINETEENTH-CENTURY FRENCH MUSICAL LIFE
RIPM, ICTM STUDY GROUP ON ICONOGRAPHY OF THE PERFORMING ARTS, CENTRE DE MUSIQUE ROMANTIQUE FRANÇAISE, VENICE (Venice)
2021/11/27 O Real Teatro de S. João¿ (round table coordination with Ana Isabel Vasconcelos, Luís Soares Carneiro, José Camões e Pedro Couto Soares)
Teatro Nacional São João (Porto)
2021/09 On revient toujours...: o piano na paisagem sonora dos Açores (1786-1922)¿ II Congresso Internacional “Paisagens sonoras: os sons, a música e a arquitectura”
Universidade do Minho (Braga)
2021/05 “El "espacio atlántico" en el siglo XIX y la música: intersecciones iberoamericanas” Bienal de Música Isabelina. Enfoques transnacionales e localismos cosmopolitas
Sociedad para el Estudio de la Música Isabelina (Madrid)
2021/05 “Ópera e cultura visual na Lisboa da década de 1870: as estreias de Aida de Verdi e Il Guarany de Gomes” III Jornadas NEMI/9.º MUSPRES “A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica/La prensa ante el estreno musical: promoción, difusión, recepción y crítica”
CESEM-NOVA FCSG (Lisboa, Portugal)
2020/07/12 "Descobrir Noronha -- À conversa com Luísa Cymbron" "Descobrir Noronha"
(Castelo Branco, Portugal)
2019/12 “O São Carlos chega ao palácio: transmissões operáticas por telefone na Lisboa do século XIX” II SEMINARIO INTERNACIONAL A Música nas Cortes Ibéricas II (séculos XVIII-XIX). Artes do espectáculo e representação de poder
INET - Palácio Nacional da Ajuda (Li, Portugal)
2019/11 “Garrett e a música: para a análise de uma faceta quase desconhecida do escritor português” ENIM 2019 – V Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2019/10 “Mirar a Portugal desde Brasil y a Brasil desde Portugal: ópera nacional portuguesa y emigración transatlántica (1850-70)” EN, DESDE Y HACIA LAS AME´RICAS MIGRACIONES MUSICALES: COMUNIDADES TRANSNACIONALES, HISTORIA ORAL Y MEMORIA CULTURAL. II CONGRESO MUSAM
Universidad Complutense Madrid (Madrid, Espanha)
2019/06 “Forms of Displacement and Dissemination of Opera in 19th Century Lisbon: on the S. Carlos Theatre and its Relationship with the City” International Conference Opera and the City Technologies of Displacement and Dissemination
National Theatre of São Carlos (Lisboa, Portugal)
2018/10 “Em busca do rasto da censura no Teatro de S. Carlos do século XIX”. Colóquio internacional: Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX
Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa (Lisboa)
2018/10 “Cenas nas Montanhas: Viana da Mota nos Açores em 1895”. “Virtuosidade e Nação: colóquio em homenagem a José Viana da Mota”
CESEM-Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2018/09 “Portugal viewed from Brazil and Brazil viewed from Portugal: 19th-Century national opera in a transnational perspective” Re-imaginig italità: opera and musical culture in transnational perspective
2018/06 “De Gounod a Boito: Fausto no Teatro de S. Carlos” Colóquio O Teatro de Fernando Pessoa: prosa, verso e hipertexto, Centro de Estudos de Teatro
Faculdade de Letras -- Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/12/04 “Virtuosismo violinístico e imprensa periódica no espaço Atlântico do século XIX” 3º Nas Nuvens! - Transmissão directa
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2017/10/26 “O Rio de Janeiro em palco: “imagens sonoras” da capital do Império na opereta de final do século XIX”. ENCONTRO PAISAGEM SONORA HISTÓRICA -- ÉVORA 2017. Paisagem Sonora e Património Musical das Cidades
CESEM- Pólo da Universidade de Évora, Colégio Mateus de Aranda (Évora, Portugal)
2017/09/29 “O Teatro de S. João e os compositores portugueses: entre a reacção à capital e a ligação ao Brasil”. COLÓQUIO “O velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espectáculo operático e teatral no longo século XIX”
CESEM-Teatro Nacional de S. João (Porto, Portugal)
2017/07/05 “Donizetti’s Il furioso all’isola di San Domingo in the Iberian Peninsula: in search of a transnational approach” tosc@bern.2017 – 2nd Transnational Opera Studies Conference
Musikwissenschaftliches Institut (Berna, Suiça)
2017/06/19 “Em torno dos espaços da música no eixo Portugal-Brasil do longo séc. XIX: o concerto e as suas diferentes práticas” VII Simpósio Internacional de Musicologia
UFG e EMAC/UFG (Goiânia, Brasil)
2017/05/18 “Virtuosismo violinístico e imprensa periódica no espaço Atlântico do século XIX” 5º Congreso MUSPRES de la Sociedad Española de Musicología “A imprensa como fonte para a história da interpretação musical” “La prensa como fuente para la historia de la interpretación musical”
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/04/20 “Perfil de um ‘fanatico per la musica’” Colóquio "O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo",
Centro de Estudos de Teatro (Lisboa, Portugal)
2017/02/23 “Persistências da Antiguidade na ópera romântica italiana: as leituras de Bellini, Pacini e Verdi”, Colóquio Internacional Expressões da Antiguidade na Arte e Literatura Modernas e Contemporâneas,.
CHAM - FCSH (Lisboa, Portugal)
2017/02/02 "Fazer chorar, horrorizar, morrer cantando: Cantores de ópera italiana no período Romântico"
Museu Nacional da Música
2016/12/12 “Compondo sobre textos em lingua portuguesa entre Portugal e o Brasil: vaudevilles, opéra comiques e operetas na obra de Francisco de Sá Noronha (1840-80)” Colóquio Português: Palavra e Música
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/06/17 “De novo Il Guarany? Revisitando a recepção da ópera de Gomes na Península Ibérica”, VI Simpósio Unternacional de Musciologia
UFG e EMAC/UFG (Goiânia, Brasil)
2015/11/25 “Em torno do centenário de Camões: opereta e cultura portuguesa no Rio de Janeiro cerca de 1880” Congresso Internacional “Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido”,
USP - Núcleo Caravelas (São Paulo, Brasil)
2015/11/13 “Hors d'Oeuvres ao estudo da circulação e recepção de um repertório na Península Ibérica: as óperas de Donizetti e Bellini (c. 1830-1850)”. ENIM 2015 -- V Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM -- Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/10/15 “A herança de Rossini, Cervantes e o ambiente tropical: a difusão de Il furioso nell’isola di San Domingo na Península Ibérica” III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
CESEM- Universidade de Salmanca-Universidade do Estado do Amazonas (Lisboa, Portugal)
2014/06/19 “Aspectos de la recepción de la obra de Bellini y Donizetti en España y Portugal” Seminario Internacional “La recepción de la ópera italiana y francesa en España (1790-1870)”
Universidad de Salamanca ( Salamanca, Espanha)
2013 “Francisco de Sá Noronha (1820-1881): perfil de um músico português entre as duas margens do Atlântico” Congresso Internacional “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico”
2013 “I Vespri Siciliani em Lisboa (1857-1863): recepção verdiana e recusa da história portuguesa” III Encontro Nacional de Investigação em Música
2013 “I Vespri Siciliani a Lisbona (1857-1863): recezione verdiana e rifiuto della storia portoghese” Convegno Internazionale “Giuseppe Verdi, dalla musica alla messinscena. In ricordo di Pierluigi Petrobelli”
2013 Camões in Brazil: Operetta and Portuguese culture in Rio de Janeiro circa 1880 Conferência Internacional "As Práticas da Comédia"
2012 “Amor tem fogo”: o centenário Camões no Rio de Janeiro através da opereta” II Encontro Nacional de Investigação em Música
2012 “Refusing history: Portuguese composers of the second half of the 19th century and the construction of a model of the national hero” 19th IMS Congress
2012 “ ‘Ó Istambul! Cabul! Liverpool! Rio Grande do Sul!’: operetta as a cross-cultural space in the Rio de Janeiro of the early 1880's” 17th Biennial International Conference on Nineteenth-Century Music
2012 “Compondo sobre textos em língua portuguesa entre o Porto e o Rio de Janeiro: Francisco de Sá Noronha e o mundo do opéra comique e da opereta (1868-80)” Simpósio Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa
2011 “Revisitando uma obra de juventude: José Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon” Congresso “O Porto Romântico”
2011 “A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha” Congresso da ANPPOM
2011 “O cair do pano: Francisco de Sá Noronha e a opereta no Rio de Janeiro dos últimos anos do Império” I Encontro Nacional de Investigação em Música
2011 “A corte portuguesa e a música: do Antigo Regime ao Liberalismo” 46º Festival de Sintra
2010 “Around the Atlantic Ocean: the career and images of a mid-19th century Portuguese virtuoso” Worlds to Conquer: the travelling virtuoso in the long 19th-century
2010 “A difícil procura de um caminho. Os compositores portugueses do primeiro Liberalismo e a ópera: o caso de Manuel Inocêncio dos Santos” Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”
2010 “Between operatic models, romantic drama and political celebration: Portuguese composers of the 1830’s-50’s and the search for a national opera” Opera and Nation International Musicological Conference
2010 Los fastos de la nueva élite liberal: Il sogno del zíngano de António Luís Miró (1844) que modelo dramatúrgico?” IV Coloquio de Musicologia La Ópera a la escena: conceptos de dramturgia musical
2010 “[E]sta sempre maçadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX” Forum “Música e dramaturgia”
2009 “Scrivere opere senza cantanti: F. X. Migone e il ruolo di Vannina”, Colóquio “Texts and Singers” Colóquio “Texts and Singers”
2009 “The never-ending story: fontes para o conhecimento da vida e da obra de Francisco de Sá Noronha” 3º Simpósio - GuimaraMus 2009 – Música e Músicos em Guimarães
2009 “À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista” II Simpósio Informal do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira
2009 “Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883” Internacional Conference "Consequences of Wagner"
2009 “En la periferia de la periferia. La Ópera italiana en Portugal durante el siglo XIX (Lisboa y Oporto)” 60ª Edición, Cursos de Verão de Cadiz
2008 “Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)” Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações”
2008 “Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas: a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX” A música discute-se
2008 “‘A ópera do fanatismo portuense’: Il trovatore de Verdi e o melodramma italiano do séc. XIX” Ciclo de Conferências “4 séculos de ópera” – Música em Matosinhos
2007 Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846) Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française
2006 “Uma viagem musical pelos Açores” Simpósio Uma Viagem Musical pelas Ilhas do Atlântico
2006 “‘[E]sta sempre maçadora opera’: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX” Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo”
2006 “‘Filho da natureza e do sentimento’: Francisco de Sá Noronha Violonista”
2005 “O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” 13º Encontro de Musicologia
2005 “La donna del lago de Rossini” Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
2005 “A Ópera em Viena no Tempo de Beethoven” Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
2004 “Sitffelio de Verdi” Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
2004 “A Música portuguesa do século XIX e as suas relações com o panorama musical europeu”
2002 “Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell’opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale”
2002 “Adina de Gioachino Rossini” Apresentação da Ópera
2002 “Espanha na ópera do século XIX” Espanha: O diálogo entre culturas
2001 “‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata’: a presença de Verdi em L’arco di Sant’Anna de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX”
2001 “Verdi e a ópera do século XIX”
(Ponta Delgada)
2001 “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries” Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”
2000 Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo
2000 “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries” Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”
1999 “Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)” Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria”
1999 “A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha” Colóquio “A Música Entre Douro e Minho”
1999 “L’orchestre d’opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – un premier bilan” Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems”
1998 “L’Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives” 18º Congresso da International Association of Music Librarians
1996 “Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona (1834-1854)” Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo e le Americhe Latine”
1994 “A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)” II Encontro RIIA
1993 “Do italianismo ao germanismo: perspectivas da música em Portugal no século XIX”
1993 “L’opera in Portogallo nell’Ottocento” I Encontro RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura
1990 “La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens” Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal
1988 “A música americana nos anos 1910-20 e as imagens da América na música erudita ocidental” Exposição América 1910-20
1988 “Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI” Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época
1987 “Música e liturgia na historiografia açoriana quinhen¬tis¬ta e seiscentista” V Encontro Nacional de Musicologia
1986 “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada” IV Encontro Nacional de Musicologia
1985 : “A importância da música na publicidade em Portugal” III Encontro de Nacional de Musicologia

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual “Da História ao Quotidiano da Opereta em Lisboa: de meados do século XIX ao final da década de 1920”
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - Atual O Bugio – Contributo para a história de um gênero da música tradicionalista do estado do Rio Grande do Sul
Coorientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - Atual A representação sonora do poder real no Portugal constitucional do século XIX: os reais consórcios de D, Pedro V e D. Luís I
Orientador
2017 - Atual “Opereta e teatro musical em sociedades de amadores da geração de 70 à implantação da República: os casos de Lisboa e Coimbra”
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - Atual “Mulheres Musicistas nos Teatros Luso-Brasileiros entre 1870 e 1910”
Coorientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/10 - 2022/12 As mágicas "As trez cidras do amor" e "Vénus": fantasmagoria e música no teatro em Portugal no século XIX
Orientador
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição
Coorientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2018/06/27 Os orgãos históricos dos Açores (1788-1892): construtores, caraterísticas e repertório
Coorientador
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2017 “Banda de Música da Força Policial Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c.1850-1930)”
Coorientador
Doutoramento em Ciências Musicais/Doutoramento em História (co-tutela) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2015/11 "Heinrich e Cécile Däniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes suíços entre Zurique e o Rio de Janeiro imperial (1811-1863)"
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2015/10 "Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide: percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular"
Orientador
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2014/03 "As Bandas de música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República"
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2012 "A opereta em Portugal na viragem para o século XX; Tição Negro de Augusto Machado (1902)"
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2010 António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos
Coorientador
Sociologia da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no “período marcelista
Orientador
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007 - 2010 O programa "Semanário Musical" da Emissora Nacional (1968-1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no «período marcelista»
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2003 - 2010 O Espaço Público Burguês como Habitus de Educação e Cultura: a produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na segunda metade do século XIX (1865-1891)
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2009 António Luís Miró (1814?-1853): um maestro concertatore nos teatros das Laranjeiras e de São Carlos
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2002 - 2007 L’assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Orientador
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004 - 2006 O Teatro Micaelense e a sua actividade musico-teatral entre 1864 e 1898
Orientador
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 - 2006 O diário A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século XIX
Orientador
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 "Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz: a obra pianística de Arthur Napoleão (1843-1925)"
Coorientador
2001 - 2005 Berta Alves de Sousa, (1906 - 1997): uma compositora no Porto de meados do século XX : a obra para canto e piano
Orientador
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2001 - 2005 O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890
Orientador
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07 - 2023/07 5th Transnational Opera Studies Conference (2023/07/06 - 2023/07/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CESEM - FCSH, Portugal
2021/09 - 2022/05 Colóquio Internacional Música, Política e Sociedade. Ecos do Liberalismo no mundo iberoamericano (2022/05/13 - 2022/05/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CESEM - FCSH, Portugal
2021/10 - 2022/02 Colóquio Internacional "Gil Vicente: 500 anos/ "Laboratório de Ópera Portuguesa (2022/02/04 - 2022/02/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro Cultural de Belém, Portugal
2019/03 - 2019/11 ENIM 2019 – V Encontro Nacional de Investigação em Música (2019)
Congresso (Coorganizador)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2018/10/26 - 2018/10/27 "Virtuosidade e Nação: colóquio em homenagem a José Viana da Mota", CESEM-Biblioteca Nacional de Portugal (2018 - 2018)
Congresso (Coorganizador)
CESEM - FCSH, Portugal
2017/09/29 - 2017/09/30 “O velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espectáculo operático e teatral no longo século XIX”, Porto, CESEM-Teatro Nacional de S. João, 29-30 de Setembro de 2017. (2017 - 2017)
Congresso
CESEM - FCSH, Portugal
2017/07/17 - 2017/07/17 Linha de “Estudos de Ópera” – 1ª Jornada (2017 - 2017)
Simpósio
CESEM - FCSH, Portugal
2013/06/20 - 2013/06/22 Conferência Internacional "As Práticas da Comédia", Lisboa, Teatro da Trindade, 20-22 de Junho (2009/06 - 2013/06)
Congresso (Coorganizador)
CESEM - FCSH, Portugal
2012 - 2012 ”'O Gosto pela Música' homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento”
Congresso (Outra)
CESEM - FCSH, Portugal
2010 - 2010 Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”
Encontro (Outra)
CESEM -- FCT, Portugal
2009 - 2009 “Texts and Singers”
Oficina (workshop) (Outra)
CESEM - FCT, Portugal
2005 - 2005 XIII Encontro de Musicologia “Os Espaços da Música”
Congresso (Outra)
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
2002 - 2002 XI Encontro de Musicologia “Música e Processos de Formação: perspectivas históricas e etnomusicológicas”
Congresso (Outra)
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
2001 - 2001 Verdi em Portugal (1843-2001)
Exposição (Outra)
Biblioteca Nacional de Lisboa -- Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
2001 - 2001 Colóquio Internacional “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” (2001)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Ciências Musicais e pelo Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
1998 - 1998 IX Encontro de Musicologia
Congresso (Outra)
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
1997 - 1997 VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade” (1997)
Congresso (Outra)
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/25 - Atual Presentation of the 5th Transnational Opera Studies Conference, Lisbon, 2023
Conferência
TRANSNATIONAL OPERA STUDIES CONFERENCE IN BAYREUTH 2022
Universität Bayreuth, Alemanha
2017/03/10 - Atual “Crítica musical e pesquisa musicológica”, intervenção em mesa redonda.
Mesa-redonda
1ª jornada do NEMI
CESEM - FCSH, Portugal
2015 - Atual ‘Ideali liberali e teatro d’opera: musica, lingua e cultura italiana nella Lisbona del Romanticismo’
Mesa-redonda
XV Settimana della Lingua Italiana nel Mondo
2011 - 2011 Projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX”
Oficina (workshop)
“Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX”
Universidade de Campinas - CESEM, Brasil
2011 - 2011 Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011)
Outro
Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011)
Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Portugal
2009 - 2009 “Depois da Guerra Civil – Repertório italiano”
Outro
Ciclo de concertos “O Teatro de S. Carlos no século XIX”
Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
2008 - 2008 “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”
Outro
Ciclo de concertos “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”
Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
2004 - 2004 Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes
Mesa-redonda
Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2000 - 2000 “Os Encontros em retrospectiva”
Mesa-redonda
X Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
1997 - 1997 “Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”
Mesa-redonda
VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
1993 - 1993 “A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”
Mesa-redonda
Jornadas de Musicologia 93
Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03 A Orquestra Sinfónica Juvenil: profissionalização e divulgação musical de 1973 a 1989
Presidente do júri
Ângela Maria Flores Baltazar (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 A presença de ópera portuguesa na programação do Teatro Nacional de São Carlos entre 1940 e 2019
Presidente do júri
Mariana Loureiro Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 Repensar o Modelo de Concerto na Música Erudita no Séc. XXI: um Estágio no Plano Nacional das Artes
Presidente do júri
Ana Filipa Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 A música contemporânea portuguesa vista pelo Opus Ensemble
Presidente do júri
Mariana Marques Pedrosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
Presidente do júri
Yuri Honorato Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/12 As mágicas As trez cidras do amor e Vénus: música e fantasmagoria nos teatros portugueses no século XIX
Orientador
Joana de Almeida Júdice Peliz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/11 Ema Santos Fonseca e a «Divulgação Musical» (1923-1940): Biografia de um Salão Musical
Presidente do júri
Alejandro Reyes Lucero (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 Canto Coral na escola do Estado Novo: Um estudo através da crença da Auto-eficácia¿
Presidente do júri
Nathane Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/06 Cantarte hei, Galicia, na lengua gallega: Music, dance and the normalization of the Galician language in Santiago de Compostela
Presidente do júri
Kalee Rose Prendergast (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/06 Os críticos da revista A Arte Musical como agentes das transformações sociais na primeira década do século XX Affonso Vargas e Esteves Lisboa
Presidente do júri
Miguel Armando Fortunato Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/04 Gostos, sociabilidades e mediações: os espetáculos de ópera no Teatro Nacional de São Carlos e na Fundação Calouste Gulbenkian (2001-2024)
Presidente do júri
João Pedro Costa (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/01 História oral da Viola da Terra na ilha de São Jorge, Açores
Presidente do júri
Darren Nascimento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/07/01 A VERSÃO MUSICAL COMO FORMA DE INTERPRETAÇÃO. ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TRÊS TEMAS STANDARDS DA BOSSA NOVA: WAVE, CHEGA DE SAUDADE E GAROTA DE IPANEMA
Presidente do júri
Eliete Olivar Leite (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 A música já não pode viver sozinha": da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
Vogal
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães (Doutoramento)
2020 “A emancipação técnico-expressiva da viola de arco em Portugal através do repertório. Um património histórico inédito: das origens até 1945”
Arguente principal
João Pedro Delgado (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/12 “Le méta-opéra barroque (1715-1745). Satire e parodie comme sources d’information sur la pratique musicale au XVIIIe siècle” Daniel Issa Gonçalves (Doutoramento)
Sorbonne Université, França
2019/01 “Se isto não é música, então faz tu uma canção: O fenómeno das “editoras-colectivo”
Presidente do júri
Inês Sofia Vieira Henriq (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/01 “Villa-lobos educador: A propriedade da música na Educação Musical”
Arguente principal
Adriana Oliveira Aguiar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 “A Modinha e géneros relacionados desde as suas origens até 1833”
Vogal
Marcos Magalhães Pombo Martins (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/06 Os órgãos históricos dos Açores (1788-1892): construtores, características e repertório
Orientador
Maria Isabel Albergaria Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/12 “Banda de Música da Força Policial Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c.1850-1930)”
Orientador
de Inez Beatriz Castro Martins (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2017/10 Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e catalogação» Relatório e Estudo de Caso
Presidente do júri
Cátia Paula Oliveira Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/11 Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular
Orientador
Paulo Filipe Lopes da Luz Gaspar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/10 Heinrich e Cécile Daniker-Haller - A música doméstica na vida de um casal de negociantes entre Zurique e o Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX
Orientador
Walter Luiz Alves da Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/07 Pedro Blanco: a vida e a obra para piano
Arguente principal
Nuno Luís Caçote da Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Perspectivas de interpretação sobre a Winterreise de Schubert
Vogal
Nuno Miguel Marvão Vieira de Almeida (Doutoramento)
2014/03 As Bandas de Música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República (1850-1910): História, organologia, repertórios e práticas interpretativas
Orientador
Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/12 La edición musical en portugal (1834-1900) : Un estúdio Documental
Arguente principal
Maria João Duraes de Albuquerque (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2013 La morte di Semiramide de Marcos de Portugal - Estudo, transcrição e edição crítica
Arguente
Maria Catarina Dias Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 La Vida Musical en Múrcia Durante la Segunda Mitad del Siglo XIX Maria Esperanza Clares Clares (Outro)
Universitat de Barcelona, Espanha
2012 Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses Alberto José Vieira Pacheco (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 A Opereta em Portugal na Viragem para o século XX: Tição Negro de Augusto Machado (1902)
Orientador
Luísa Fonte Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 A música teatral na Lisboa de Oitocentos: uma abordagem através da obra de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862)
Vogal
Isabel Maria Dias Novais Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Almeida Garrett e os compositores de ópera portugueses de finais do século XIX: Dona Branca de Alfredo Keil e Frei Luiz de Sousa de Freitas Gazul
Orientador
Luís Miguel da Luz Raimundo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 O Espaço Público Burguês como Habitus de Educação e Cultura: a produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na segunda metade do século XIX (1865-1891)
Orientador
Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2010 O programa "Semanário Musical" da Emissora Nacional (1968-1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no «período marcelista»
Orientador
Ana Margarida Alves Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 La vita concertistica lisboeta dell’Ottocento: 1822-1853
Vogal
Francesco Esposito (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 António Luís Miró (1814?-1853): um maestro concertatore nos teatros das Laranjeiras e de São Carlos
Orientador
Ana Carolina Ferreira da Cruz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 António da Silva Leite: criatividade e ‘moda’ na música romântica portuense
Vogal
Rui Manuel Pereira da Silva Bessa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 L’assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Orientador
VÂnia Mariete Pereira Ferreira (Mestrado)
2006 A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século XIX
Orientador
João Luís Meireles Santos Leitão da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006 A Vida Musical no Porto na Segunda Metade do Séc. XIX: O Pianista e Compositor Miguel Ângelo Pereira 1843-1901
Arguente principal
Ana Maria Liberal da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2006 O acervo musical de João Mohana e a vida musical litúrgica no Maranhão imperial. O Romantismo de Província como Reprodução do Ornamentalismo Hegemónico na Ilha de São Luís - 1836-1892
Vogal
Alberto Dantas Filho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006 O Teatro Micaelense e a sua actividade musico-teatral entre 1864 e 1898
Orientador
Maria Isabel Albergaria Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006 O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890
Orientador
João Carlos de Lima Soares (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 Pensamento Polifónico na didáctica da guitarra do séc XVII ao séc XX
Arguente
José Paulo Torres Vaz de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 Berta Alves de Sousa, (1906 - 1997): uma compositora no Porto de meados do século XX: a obra para canto e piano
Orientador
Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 As escolas de piano europeias: tendências nacionais da interpretação pianística no século XX
Arguente
Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2004 ("Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz : a obra pianística de Arthur Napoleão (1843-1925)"
Arguente
Marcelo Macedo Cazarré (Doutoramento)
2004 O Stabat Mater de José Maurício 1781
Arguente
Rui Paulo de Moura Branco Simões (Mestrado)
Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal
2004 A comédia lírica na cidade do Porto (1850-1900): subsídios para o estudo dos espectáculos de ópera cómica, opereta e zarzuela nos teatros públicos portuenses
Arguente
Juracyara Baptista da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2003 Conservatório Real de Lisboa, 1867-68: uma opção em dois actos para a “aula” de flauta
Arguente
João Afonso de Bragança Pereira Coutinho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2003 Ópera na Amazónia na época da borracha (1880-1907): Bug Jargal de José Cândido Gama Malcher
Arguente principal
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2003 Francisco Lopes de Lima Macedo. compositor, em Coimbra, nos meados do século XIX
Arguente principal
César Augusto Coutinho da Silva Nogueira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2001 «Essa pobre filha bastarda das Artes»: A Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa 1842-1862
Arguente
Joaquim Carmelo Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2001 Instituições, eventos e músicos: uma abordagem à música em Portugal no século XVII
Vogal
Maria Adriana de Matos Fernandes Latino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/01/01 - 2023/04/15 V JORNADAS DE ESTUDIO SOBRE LA VIDA MUSICAL EN LA ESPAÑA ISABELINA MIRADAS SOBRE EL SUJETO: LA BIOGRAFÍA EN EL ESTUDIO DE LA MÚSICA DEL SIGLO XIX. Sociedad para el Estudio de la Música Isabelina/Universidad de Salamanca
2022/07/15 - 2023/02/15 5th Transnational Opera Studies Conference CESEM- NOVA FCSH
2022/06/30 - 2022/07/02 "A Música como profissão: estatuto, carreiras e asociativismo (séculos XVIII-XX)" Projecto PROFMUS - INET-md, NOVA FCSH
2021/07 - 2022/06 4th Transnational Opera Studies Conference Universität Bayreuth
2021/09 - 2022/05 Colóquio Internacional Música, Política e Sociedade. Ecos do Liberalismo no mundo iberoamericano CESEM-NOVA FCSG
2020/03 - 2021/07 4th Transnational Opera Studies Conference (young musicologists edition, online) Universität Bayreuth
2020/10/15 - 2020/10/17 Symposium ICTM Portugal 2020 --Objects and Images of Music in Public and Private Art Museums ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts & Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM)/ NOVA University in Lisbon, Casa dos Patudos, alpiarça
2019/06 - 2019/11 ENIM 2019 – V Encontro Nacional de Investigação em Música NOVA FCSH - LISBOA
2019/05 - 2019/11 I Encuentro Internacional de Investigación de Estudiantes en Música y Musicología Universidade de Évora
2019/01 - 2019/05 II Jornadas NEMI. A imprensa periódica como fonte para a musicologia, May 16-18, 2019 Lisboa - CESEM
2015/06 - 2015/11 ENIM 2015 -- V Encontro Nacional de Investigação em Música Universidade de Évora

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/05/01 - Atual Revista Portuguesa de Musicologia
2010/07/01 - Atual Journal of the Royal Musical Association Routledge

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual “Procedimento concursal de seleção para a contratação de doutorados/as no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - CESEM, ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho”
Membro
2004 - Atual Membro do Painel de artes do Proposals for Research and Development Projects in all Scientific Domains Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/06 Member of the Scientific Committee II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Avaliador
2020/01 - 2020/04 Competition for a Coordinating Teacher in Educational Sciences, disciplinary areas of Music Education and Music Education
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2020 Member of the panel of Joaquim de Vasconcelos' Prize, 2020
Avaliador
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - Atual Caravelas -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira
1992 - 2002 Associação Portuguesa de Ciências Musicais

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Comitato Nazionale per le celebrazioni del Centocinquantesimo anniversario della morte di Saverio Mercadante
Membro