???global.info.a_carregar???
Assistant professor at Universidade Nova de Lisboa, composer and performer of acousmatic music, Isabel Pires has a PhD in “Esthétique, Sciences et Technologies des Arts - Spécialité Musique” from Paris VIII University, and a DEA (Degree of deep Studies) on “Arts de la Scène et du Spectacle – Option Musique” from the same University. She is a CESEMs researcher, where she coordinates the Contemporary Music Research Group, at the same time that directs the LIM (Laboratory of Computer Music). She works on contemporary musical works preservation, cognitive auditory perception and the sound as physical phenomena within musical contexts. Specialist on experimental musical stage shows, computer sound synthesis and space within the music composition are relevant study subjects. Her work focuses also on computer music, music analysis, Electroacoustic music, composition and collaborative practices. Having organized and chaired some relevant International Conferences and meetings, as well as participated in several other international scientific conferences, she produced a significant number of publications, mainly on international, concerning music analysis and assets study and preservation. Her musical works include instrumental music, acousmatic music, instrumental and mixed-media music, and has been presented mainly in Europe.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Pires

Nomes de citação

  • Pires, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
A91D-362E-1F64
ORCID iD
0000-0003-1631-8104

Websites

  • http://www.fcsh.unl.pt/ (Profissional)
  • http://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/isabel-pires-2/ (Profissional)
  • https://gimccesem.wordpress.com/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2013
Concluído
(Post-Doc) Um estudo do som: entre percepção, física e tecnologia: [A study of sound: between perception, physics and technology - Development of computer modules for the manipulation of sound entities] (Pós-doutoramento)
Especialização em Music perception
CESEM - FCSH, Portugal
2002 - 2007
Concluído
PhD on "Esthétique Sciences et Technologies des Arts - Spétialité Musique" (Doutoramento)
Especialização em Música
Université Paris 8, França
"La notion d'espace dans la création musicale: idées, concepts et atributions. Une reflexion à propos d'espaces intentionnellement perçus ou composés de l'entité sonore." (TESE/DISSERTAÇÃO)
trés honorable avec felicitati
2005 - 2005
Concluído
Master Course on Historical Musicology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Obtido por equivalência de CV
2001 - 2002
Concluído
DEA (Degree of deep Studies) on "Arts de la Scène et du Spectacle - Option Musique" (DEA)
Université Paris 8, França
Trés Bien
2000
Concluído
Degree on Musical Composition (Licenciatura)
Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Influências da Música Electroacústica na Música Instrumental - Na Europa ocidental depois de 1945" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19/20
1987/10/01 - 1991/07/31
Concluído
Music General Studies (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

2013/03/01 - Atual Investigador (Investigação)
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
2008/03 - 2013/03 Investigador (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006/09/01 - 2010/01/31 Investigador (Investigação)
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França
2001/10/01 - 2006/08/31 Investigador (Investigação)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França

Docência no Ensino Superior

2020/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/02/01 - 2020/05/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2011/09 - 2020/01/31 Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006/09/01 - 2008/08/31 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Paris Est - Marne la Vallée, França

Cargos e Funções

2021/03/18 - Atual Master Course coordinator (Musical Artes and Technology)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09/01 - 2021/03/31 Research Gorup Coordinator
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outros

2021/03/01 - Atual Member of the Scientific committee for the Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société (ISNN: 2261-7922)
Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société (Delatour), França
2021/02/01 - Atual Member of the international higher education experts team to the QS World University Rankings Survey for Music and Music Technology fields.
QS Intelligence Unit: World University Rankings , Reino Unido
2004/09/01 - 2006/06/30 Professional research internship within Recherche informatique en Interactions musicales temps réel (Real-time interactive systems programming)
IRCAM, França
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2013/03 Desenvolvimento de módulos informáticos para a manipulação de entidades sonoras - Um estudo do som: entre percepção, física e tecnologia (A study of sound: between perception, physics and technology Development of computer modules for the manipulation of sound entities)
SFRH/BPD/45363/2008
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França

CESEM - FCSH, Portugal
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2001 - 2005/09 La notion d’Espace dans la création musicale : idées, concepts et attributions – Une réflexion à propos d’espaces intentionnellement perçus ou composés de l’entité sonore
SFRH / BD / 5013 / 2001
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França

Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord, França
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual IMCC—Itinerant musical composition classes to develop and enhance artistic skills
KA203-48DE64E6
Investigador
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França

CESEM - FCSH, Portugal
European Commission
2016 - 2019/06 The Anatomy of Late-15th- and Early-16th-Century Iberian Polyphonic Music
PTDC/CPC-MMU/0314/2014
Investigador
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011 - 2014/03 Jorge Peixinho - Edição Crítica das obras de Câmara
PTDC/EAT-MMU/113714/2009
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2009 MusicQuery ? Rede de Investigação, Bases de Dados Relacionais e Arquivo Digital para a Música Culta Portuguesa e Europeia
REEQ/1093/EAT/2006
Investigador
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2023/12 Portuguese contemporary music composers and ensembles: collective heritage preservation
N/A
Investigador responsável
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
CESEM – FCSH: Nova University
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Isabel. "Analisar música hoje: novos paradigmas, novas tecnologias (Analyzing music today: new paradigms, new technologies)". Trabalho apresentado em Log in live on: Music and Cyberculture in the age of the Internet of Things, Lisboa, 2018.
  2. Pires, Isabel. "From an image to another: François Bayle and the experimental cinema from the sixties". Trabalho apresentado em EMS18: Electroacoustic Music: is it still a form of experimental music?, Florença, 2018.
    No prelo
  3. Pires, Isabel; Andreia Nogueira. "Analisando o futuro do património musical contemporâneo nacional. Um inquérito sobre as práticas de preservação dos compositores nacionais (Analyzing the future of contemporary national musical heritage. An inquiry into the preservation practices of national composers)". Trabalho apresentado em Arte Pública na Era da Criatividade Digital, 2017.
    Publicado
  4. Pires, Isabel. "In memoriam Jean-Claude Risset". Trabalho apresentado em Old Is New: The presence of the past on the music of the present, lisbon, 2016.
    No prelo
  5. Filipa Magalhães; Andreia Nogueira; Pires, Isabel. "A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa (The preservation of contemporary musical performance: the case of the phonographic collection on magnetic tapes by Clotilde Rosa)". Trabalho apresentado em Processos de Musealização: Um Seminário de Investigação Internacional, 2015.
    Publicado
  6. Pires, Isabel; Rui Pereira Jorge. "Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues". Trabalho apresentado em ICLI 2014 - INTER-FACE INTERNATIONAL CONFERENCE ON LIVE INTERFACES, Lisboa, 2014.
    Publicado
  7. Isabel Pires A91D-362E-1F64. "La Légende d'Eer et Jonchaies : commentaires analytiques (La Légende d'Eer and Jonchaies : analytical comments )". Trabalho apresentado em Xenakis. La musique électroacoustique / Xenakis. The electroacoustic music, Paris, 2012.
    Publicado
  8. Isabel Pires A91D-362E-1F64. "Quelques réflexions sur les rapports entre l'électroacoustique et la musique instrumentale de Xenakis: La légende d'Eer et Jonchaies (Some thoughts on the relationship between electroacoustics and Xenakis' instrumental music: La légende d'Eer and Jonchaies)". Trabalho apresentado em Electroacoustic music studies network conferences 2008 (EMS08) – Musique concrète – 60 years later, Paris, 2008.
    Publicado
  9. Isabel Pires. "Composer l'espace en environnement CSound : Le cas de Sideral (Composing the space in a CSound environment: The case of Sideral)". Trabalho apresentado em Journés d'Informatique Musicale (JIM 2007), Lyon, 2007.
    Publicado
  10. Isabel Pires; Norbert Schnell. "Du grain à la musique : Manipulations en temps réel (From the grain to the music: Real-time manipulations)". Trabalho apresentado em Journés d’Informatique Musicale (JIM 2005), Paris, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pires, Isabel. "Além das Árvores e dos espelhos: Obras de Cândido Lima". Revista Portuguesa de Musicologia 7 1 (2021): http://rpm-ns.pt.
    Acesso aberto • No prelo
  2. Filipa Magalhães; Pires, Isabel. "Recovering Music-Theatre Works Involving Electronic Elements. The Case of Molly Bloom and FE...DE...RI...CO...". Organised Sound (2019):
    Publicado • 10.1017/S1355771819000098
  3. Pires, Isabel; Magalhães, Filipa; Nogueira, Andreia. "Preservation and technological obsolescence: Portuguese contemporary musical heritage in perspective". Journal of New Music Research 47 4 (2018): 355-364. http://dx.doi.org/10.1080/09298215.2018.1486433.
    10.1080/09298215.2018.1486433
  4. Pires, Isabel. "Do grao à obra: uma viagem pelo pensamento musical de Horacio Vaggione (From grain to work: a journey through the musical thought of Horacio Vaggione)". Ideas Sónicas / Sonic Ideas Iberoamérica Journal 20 n/a (2018):
    No prelo
  5. Pires, Isabel. "O som da música como intangível museológico (The sound of music as a museum intangible)". Debater o Intangível (2017):
    No prelo
  6. Pires, Isabel. "Providing access to music-theatre works with electronic sound on tape: The case of Constança Capdeville". Journal of the International Association of Sound and Audiovisual Archives 47 (2017):
    Publicado
  7. Pires, Isabel. "Reflexões rapsódicas sobre espaços sonoros e criação musical (Rhapsodic reflections on sound spaces and musical creation)". Dispositivos na Prática Artística Contemporânea 3 (2016): 15-23.
    Publicado
  8. Nogueira, Andreia; Pires, Isabel; Macedo, Rita. "Where contemporary art and contemporary music preservation practices meet: The case of Salt Itinerary". Studies in Conservation 61 sup2 (2016): 153-159.
    Publicado • 10.1080/00393630.2016.1188251
  9. Andreia Nogueira; Pires, Isabel; Rita Macedo. "Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo? Estado do Pensamento e da Investigação (What is the future of Contemporary Musical Heritage? State of Thought and Research)". Revista Portuguesa de Musicologia 3 2 (2016): 193-2014. http://rpm-ns.pt.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pires, Isabel. "Esses sons que nos seduzem (These seducing sounds)". INTERACT: Revista Online de arte e cultura (2016):
  11. Isabel Pires A91D-362E-1F64; Rui Pereira Jorge. "Sound Intra and Extra-Musical: Space Issues on John Cage's 4'33'' and Iannis Xenakis's Synaphaï". Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société 18 (2015): 1-6. http://revues.mshparisnord.org/filigrane/index.php?id=692.
    Publicado
  12. Pires, Isabel. "A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa (The preservation of contemporary musical performance: the case of the phonographic collection on magnetic tapes by Clotilde Rosa)". Processos de Musealizac¸a~o: Um Semina´rio de Investigac¸a~o Internacional (2015):
  13. Pires, Isabel; Rui Pereira Jorge. "Música Acusmática — Música sem Espaço nem Tempo? (Acusmatic Music - Music without Space or Time?)". Cultural Technologies and Media Arts / CECL na (2014): na-na.
    Publicado
  14. Pires, Isabel. "Le Son intra et extra-musical : l'importance de l'espace dans 4'33'' de John Cage et Synaphaï de Iannis Xenakis (Intra and extra-musical sound: the importance of space in 4'33'' by John Cage and Synaphaï by Iannis Xenakis)". Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société (2014): http://revues.mshparisnord.org/filigrane/index.php?id=692.
  15. Isabel Pires A91D-362E-1F64. "Quelques réflexions sur un espace composé (Some thoughts on a compound space)". LIEN: Espace du son III III (2010): 1-4. http://www.musiques-recherches.be/fr/edition/la-revue-lien.
    Publicado
  16. Isabel Pires A91D-362E-1F64. "Le son: une présence venue d'ailleurs — Entretien avec François Bayle (The sound: a presence from elsewhere - Interview with François Bayle)". Demeter 000 (2008): 1-8. www.univ-lille3.fr/revues/demeter/entretiens/bayle.pdf..
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pires, Isabel. "Éros Bleu: imagem-de-som e representação gráfica (Éros Bleu: sound image and graphic representation)". 1-10. Lisboa, Portugal, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Pires, Isabel. "Entre composição, performance e evento: problemáticas de documentação e preservação da música recente (Between composition, performance and event: problems of documentation and preservation of recent music)". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas. Lisboa, Portugal, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Andreia Nogueira; Rita Macedo. "Preservation as an Intertextual Process. A theoretical exploitation". In Intertextuality and Music. 2021.
  4. Pires, Isabel; Andreia Nogueira; Helena Marçal. "Connecting practices of preservation: questioning authenticities in musical performances and performance artworks". In Authenticity in Transition: Changing Practices in Contemporary Art Making and Conservation. Reino Unido: Erma Hermens & Frances Robertson, Archetype Publications, 2016.
    Publicado
  5. Pires, Isabel. "Le Sommeil d’Euclide". In Son, Vitèsse-Lumière, 89-98. Paris: Magison, 2016.
    Publicado
  6. Pires, Isabel. "Paysage, personnage, nuage". In Son, Vitèsse-Lumière, 57-66. Paris: Magison, 2016.
    Publicado
  7. Pires, Isabel. "Perspectives d'analyse comparative entre La lègende d'Eer et Jonchaies de Iannis Xenakis (Prospects for a comparative analysis between La lègende d'Eer and Jonchaies by Iannis Xenakis )". In Iannis Xenakis, La musique électroacoustique, 29-51. Paris, França: Harmattan, 2015.
    Publicado
  8. Pires, Isabel. "L'image de son selon François Bayle (The image of sound according to François Bayle)". In L'image, le sensible et le photographique, 1-26. Paris, França: Harmattan, 2014.
    Publicado
  9. Pires, Isabel. "Du cri au silence, ou l'écoute de désir — I (From the cry to the silence, or listening to desire — I)". In L'espérience Acoustique, 48-53. Paris, França, França: Magison, 2013.
    Publicado
  10. Pires, Isabel. "Du cri au silence, ou l'écoute de désir — II (From the cry to the silence, or listening to desire — II)". In L'espérience Acoustique, 68-75. Paris, França, França: Magison, 2013.
    Publicado
  11. Norbert Schnell. "La fin (l'infini) du bruit (The end (infinity) of noise)". In Erosphère, 93-111. Paris: Magison, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alain Bonardi. Représentations opérationnelles: L'opéra, entre Berio et Turing. Le Vallier - France, França: Éditions Delatour. 2008.
    Publicado
Livro
  1. Isabel Pires. La notion d'Espace dans la création musicale: idées, concepts et attributions (The notion of Space in musical creation: ideas, concepts and attributions). Lille , France: Atelier National de Reproduction des Thèses. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Pires, Isabel. 2013. Um estudo do som: entre percepção, física e tecnologia: (A study of sound: between perception, physics and technology - Development of computer modules for the manipulation of sound entities) (Post Doctoral final Report).
Tese / Dissertação
  1. Pires, Isabel. "La notion d'Espace dans la création musicale : idées, concepts et attributions - Une réflexion à propos d'espaces intentionnellement perçus ou composés de l'entité sonore (The notion of Space in musical creation: ideas, concepts and attributions - A reflection on intentionally perceived or composed spaces of the sound entity)". Doutoramento, universidade Paris 8, 2007. http://hdl.handle.net/10362/7349.
  2. Pires, Isabel. "La notion d'Espace dans la création musicale au XXe siècle : idées, concepts et attributions (The notion of space in musical creation in the 20th century: ideas, concepts and attributions)". Mestrado, Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, 2002.
  3. Pires, Isabel. "Influências da Música Electroacústica na Música Instrumental - Na Europa ocidental depois de 1945 (Influences of Electroacoustic Music on Instrumental Music - In Western Europe after 1945 )". Licenciatura, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, 2000.
Tradução
  1. Pires, Isabel. Alguns comentários ontológicos sobre os processos de composição musical: uma tradução comentada (Some ontological comments on the processes of musical composition: a commented translation). Mexico, México. 2019.
    No prelo
  2. Isabel Pires. Pela primeira vez... (For the first time...). Paris, França: Magison. 2010.
    Publicado
  3. Isabel Pires. O ciclo Erosphère (Erosfera) (The Erosphère cycle (Erosphere)). Paris, França: Magison. 2010.
  4. Isabel Pires. Sensações vivas dissimulam acontecimentos escondidos…. Paris, França: Magison. 2010.
    Publicado
  5. Isabel Pires. Climas, Paisagens, Trânsitos (Climates, Landscapes, Transits). Paris, França: Magison. 2010.
  6. Pires, Isabel. O Fim (o infinito) do ruído (The End (infinity) of noise). França: Magison. 2010.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Pires, Isabel. Ca(s)o(s). 2020.
  2. Pires, Isabel. 186F. 2017.
  3. Pires, Isabel. Amen for C. 2017.
  4. Pires, Isabel. Smoke of Memories. 2014.
  5. Pires, Isabel. Untied scrawls. 2014.
  6. Pires, Isabel. PULSARS. 2013.
  7. Pires, Isabel. AETHER. 2012.
  8. Isabel Pires. FLASHBACK. 2010.
  9. Isabel Pires. UNDERGROUND. 2010.
  10. Isabel Pires. LE SOUFFLE D’UN NUAGE. 2009.
  11. Isabel Pires. LE FIL DOUBLE. 2009.
  12. Isabel Pires. OMBRES. 2007.
  13. Isabel Pires. SIDERAL. 2006.
  14. Isabel Pires. PLOP !. 2006.
  15. Isabel Pires. SENTO CHE NEL PARTIRE I & II. 2004.
  16. Isabel Pires. VOYAGE AU CENTRE DE LA 5ÈME ESSENCE. 2004.
  17. Isabel Pires. MÉDITATIONS INTIMES. 2003.
  18. Isabel Pires. INCERTITUDE. 2003.
  19. Isabel Pires. TRIFORMIS MUNDUS. 2003.
  20. Isabel Pires. ESTRANHAS PRESENÇAS QUE JÁ NÃO EXISTEM. 2002.
  21. Isabel Pires. REFLEXIONS INTEMPORELLES. 2002.
  22. Isabel Pires. MISERÉRE, OU UMA ESTRANHA AUSÊNCIA. 2001.
  23. Isabel Pires. REFLEXOS I. 2000.
  24. Isabel Pires. LAMENTO. 2000.
  25. Isabel Pires. VIAGENS DA MINHA TERRA – Homenagem a Garrett. 2000.
  26. Isabel Pires; Pedro Oliveira. Lugar Precioso. 2000.
  27. Isabel Pires. … PARA DOIS BOMBARDINOS. 1999.
  28. Isabel Pires. IMAGENS. 1999.
  29. Isabel Pires. MOVIMENTOS ESPACIAIS PARA PLANETAS E SATÉLITES IMAGINÁRIOS. 1999.
  30. Isabel Pires. 3 ARABESCOS PARA PIANO. 1998.
  31. Isabel Pires. SEPTETO. 1998.
  32. Isabel Pires. NOISE. 1998.
Interpretação musical
  1. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Projecto Constança: Lisbon, Portugal). 2017.
  2. Multimedia performance of acousmatic music and video on multichannel systems (Fábrica das palavras: Vila Franca de Xira, Portugal). 2017.
  3. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Nuit Blanche: Paris, France). 2006.
  4. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Festival SYNTHESE 2005 - Brouges, France). 2005.
  5. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Espace du son : Birmingham, UK). 2005.
  6. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Nuit Bleu 2005 — Arc-et-Senans, Saline Royal, France). 2005.
  7. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Festival Música Viva - Oporto, Portugal). 2004.
  8. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Festival Espace du son 2004 - Musiques et Recherches: Brussels, Belgium). 2004.
  9. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Festival Música Viva - Coimbra, Portugal). 2003.
  10. Concert performance of acousmatic music on multichannel systems (Festival Música Viva: Lisbon, Portugal). 2001.

Outros

Outra produção
  1. Isabel Pires. 2006. Dédale des Songes. Score revision and edition of Liliane Donskoy piano work.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/01/30 Obsolescence technologique et mémoire musicale : la perte imminente d'œuvres musicales récentes (Technological obsolescence and musical memory: the imminent loss of recent musical works) Seminaire by invitation wothin the ERASMUS+ Mobility program
Université Gustave Eiffel (Champs sur Marne , França)
2019/03 The harmonic metamorphosis or a desire of sound MA19: Música Analítica 2019 — Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2018/06/22 From an image to another: François Bayle and the experimental cinema from the sixties Electroacoustic Music studies Network International Conference
Electroacoustic Music studies Network (Florença)
2018/05/14 A imagem-de-som segundo François Bayle: análise de obras de música acusmática (Sound-image according to François Bayle: analysis of works of acousmatic music) Semana da Composição da ESML
ESML — Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/02/23 A entidade sonora e as qualidades perceptivas do som (The sound entity and the perceptual qualities of the sound) Seminário de Doutoramento em Música
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/10/28 Os processos criativos inscritos na música electroacústica (The creative processes inscribed in electroacoustic music) ENIM 2017
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Braga, Portugal)
2017/09/15 On the trace of the creative processes inscribed on electroacoustic music TCPM 2017 – Tracking the Creative Process in Music
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2017/07/30 Perceber as qualidades perceptivas do som e a noção de entidade sonora (Understand the perceptual qualities of sound and the notion of sound entity ) Seminário de Investigação: música como cultura e cognição
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/07/17 Serialismo e leitmotiv: o caso de Il prigioniero de Luigi Dallapiccola (Serialism and leitmotiv: or the case of "l prigioniero" by Luigi Dallapiccola) Opera Reseach Meeting
FCSH - Universidade Nova de lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/04/28 Análise e performance de música electroacústica com instrumentos: problemáticas e estratégias (Analysis and performance of electroacoustic music with instruments: problems and strategies ) Contemporaneidades
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/04/28 Analisando o futuro do património musical contemporâneo nacional. Um inquérito sobre as práticas de preservação dos compositores nacionais (Analyzing the future of contemporary national musical heritage. An inquiry into the preservation practices of national composers) Arte Pública na Era da Criatividade Digital
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2017/04/21 A música hoje: entre composição, performance e evento (Music today: between composition, performance and event) Dois Acontecidos Happenings" & Outras Performatividades
CESEM; IHA; FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/31 Minimalismo e análise musical (Minimalism and musical analysis) Contemporaneidades
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Simulação de espaços sonoros imersivos: o caso de Pulsars (Simulation of immersive sound spaces: the case of Pulsars) Dias da Música Electroacústica, Festival DME 2017
Festival DME 2017 (Lisboa, Portugal)
2017 Au fil des images : François Bayle et le cinéma expérimentale des années soixante Colloque international Musiques e´lectriques, e´lectricite´ et musique
Universite´ Paris 8 (Paris , França)
2016/11/26 O som enquanto objecto museológico: entre o Museu, a exposição e um arquivo (Sound as a museological object: between the Museum, the exhibition and an archive) Ciclo de Conversas — "Debater o intangível"
Museu Naciona da Música (Lisboa, Portugal)
2016/10/08 Analisar música hoje: novos paradigmas, novas tecnologias (Analyzing music today: new paradigms, new technologies) Log in live on: Music and Cyberculture in the age of the Internet of Things
CESEM, FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/13 O conceito de saturação em Volumina de Ligeti (O conceito de saturação em Volumina de Ligeti) ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/05/21 Espaços sonoros e criação musical (Sound spaces and musical creation) DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
ESAP - Escola Superior Artística Do Porto (Porto, Portugal)
2015/04/11 Perceber os sons: um processo cognitivo (Perceiving sounds: a cognitive process) Seminários de investigação do Departamento de Física
Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa (Monte da Capatica , Portugal)
2015/03/07 Preservation as an Intertextual Process. Reflections about Constança Capdeville’s Libera me. Intertextuality in Music since 1900
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (lisboa, Portugal)
2015/03/07 Reich Radiohead Rewriting Intertextuality in Music since 1900
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/12/02 Connecting practices of preservation: questioning authenticities in musical performances and performance artworks Authenticity in Transition: Changing Practices in Contemporary Art Making and Conservation.
NeCCAR programme: Univesrsity of Glasgow (Glasgow , Reino Unido)
2014/11/22 Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues ICLI - INTERNATIONAL CONFERENCES ON LIVE INTERFACES
International Conferences on Live Interfaces (Lisboa, Portugal)
2014/11/21 A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa (The preservation of contemporary musical performance: the case of the phonographic collection on magnetic tapes by Clotilde Rosa) ENIM IV - Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM : Sociedade Portuguesa de investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2014/11/06 O espólio em fitas magnéticas da compositora Clotilde Rosa. Ponto de partida para a preservação das suas obras mistas (The collection on magnetic tapes of the composer Clotilde Rosa. Starting point for the preservation of their mixed work) Processos de Musealização
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/11/28 Música Acusmática — Música sem Espaço nem Tempo? (Acusmatic Music - Music without Space or Time?) Tecnologias Culturais e Artes dos Media: In Memoriam Friedrich Kittler
Centro de estudos em Conunicação e Linguagens (CECL) ; FCSH - Universidade Nobva de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/11/15 As influências das músicas e técnicas de estúdio nas práticas composicionais e performativas da música a partir da segunda metade do século XX Research Seminar to the Musical Arts Doctoral degree
FCSH - Univerdiade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/11/02 Imagética Musical e Representação Sonora ENIN - 3º Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Spciedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais , Portugal)
2013/06/20 Four pieces of François Bayle L’expérience Acoustique cycle EMS 2013 : Electroacoustic music in the context of Intereactive Approaches and Networks
Electroacoustic music Network; Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/04/05 Perceber sons no espaço Seminário de Doutoramento em Ensino e Psicologia da Música
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Sound Intra and Extra-Musical: Space Issues on John Cage’s 4’33” and Iannis Xenakis’s Synaphaï Musique et Écologies du Son / Music and Ecologies of Sound
Paris 8 University; MUSIDANCE (Paris, França)
2013 Transcrições gráficas em música electroacústica: funcionalidades e subjectividades Seminário de doutoramento Estética e Media – Sonoridades e Visualidades Contemporâneas
Cecl; FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/05/23 La Légende d’Eer et Jonchaies: commentaires analytiques Colloque internacional: Xenakis. La musique électroacoustique.
CDMC ; Universidade Paris 8 (Paris, França)
2012/05/06 Homenagem a John Cage XIV Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia
Homenagem a John Cage (Lisboa, Portugal)
2011/10/30 The sound gesture composition on a virtual auditory space as a structural element on musical works 2° Fórum Itinerários Musicais : Música e Gesto
CESEM, FCSH — Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/06/17 Fonctionnalité et subjectivité des transcriptions acousmographiques: Le cas de La Fin du Bruit de François Bayle Electroacoustic Studies Network Conferences 2011 (EMS11)
NY University (Nova York, Estados Unidos)
2011 Música Experimental Americana : John Cage, Robert Ashley, Steve Reich, Philipe Glass Música à Hora do Almoço
FCSH: Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Viagem à proto-história da Música Electroacústica na Europa: Obras experimentais de Schaeffer e Henry Música à Hora do Almoço
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10/23 From sound image to sound entity: a possible outcome Encuentros Luso-Hispano-Mejicanos
Universidad Europea de Madrid; Audotório Nacional Música de Madrid; Galeria Estampa (Madrid, Espanha)
2010 Éros Bleu: imagem-de-som e representação gráfica 1° Fórum Itinerários Musicais : Música e cinema
CESEM – U. Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/05/01 L’image de son selon François Bayle L’image, le sensible et le photographique
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat (Champs sur Marne , França)
2009 Entité sonore: perception et modélisation informatique Informatique musicale - Utopies et realités
Cité de la Musique & Univ. Paris-Est (Paris, França)
2008/06/13 Des gestes des sons dans l’espace Le geste comme point de convergence des pratiques artistiques
Universidade Paris Est – Marne la Vallée: LISAA–CCAMAN (Champs sur Marne , França)
2008 Quelques réflexions sur les rapports entre l’électroacoustique et la musique instrumentale de Xenakis: La légende d’Eer et Jonchaies EMS08 – (Electroacoustic Music Studies Network Conferences)
Université de la Sorbonne; GRM — INA (Paris, França)
2007/06 Composer l'espace en environnement CSound: le cas de Sideral Journés d’informatique musicale 2007
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Lyon, França)
2005 Du grain à la musique: manipulations en temps réel Journées d'Informatique Musicale 2005
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Saint Denis , França)
2003 A música électroacustica visita as escolas Festival Música Viva
Festival Música Viva (Coimbra, Portugal)
2002/03 Conference presentation on the work "Estranhas presenças que já não existem" Seminaires "Synthèse Sonore"
Paris VIII Univesity (Saint Denis , França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Texturas sonoras macro-estruturais na música de Penderecki, Ruzicka e Haas: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical especializada (Macro-structural sound textures in the music of Penderecki, Ruzicka and Haas: Development of specialized musical analysis tools)
Orientador
doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Atual A capacidade discursiva da bateria e a sua importância no desenvolvimento do diálogo musical no Piano Jazz Trio (The discursive capacity of the drums and its importance in the development of musical dialogue in the Piano Jazz Trio)
Orientador
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Atual J. S. Bach Ciaccona in Auschwitz and After: Timelessness and Resonance — Memorialization of the Musical Performance within Holocaust Education through Artistic Research and Conscious Historical Approach
Orientador
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - Atual Música Portuguesa para Percussão Solo: processos de mediação entre intérprete e compositor na criação de nova música
Orientador
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - Atual Contrapontos: o cancioneiro popular e as obras para piano erudito (Counterpoints: the popular songbook and classical piano works)
Orientador
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - Atual Ouvir, Vibrar, Reverberar: valores da experiência sonora nas artes (Listening, Vibrating, Reverberating: values of sound experience in the arts)
Coorientador
Estética (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - Atual Diferentes misturas e a sua influência nos resultados finais dos diferentes géneros musicais Pop e Étnica (Different mixtures and their influence on the final results of different Pop and Ethnic musical genres)
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - Atual "A música já não pode viver sozinha”: da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais: Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Documentação de Arte Contemporânea: O caso da performance musical
Orientador
Doutoramento em Conservação e restauro do património (CORES) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - Atual A cross-genre study of the (ec)static perception of today’s music
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais: Especialidade Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Estudo das condições acústicas de palco para a performance de ensembles
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais: Especialidade Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - Atual Consequências da Utilização de Fenómenos Acústicos na Criação Musical Orquestral em finais do sec. XX e princípios do XXI
Orientador
Doutoramento em Ciências Musicais: Especialidade Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Repertório para Piano Solo com Técnicas Estendidas no Contexto Luso-Português (Solo Piano Repertoire with Extended Techniques in the Portuguese-Portuguese Context )
Orientador
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2017 - 2018 Estudo e documentação da criação musical erudita portuguesa entre 1985 e 2010, no âmbito da composição tecnologicamente assistida
Orientador
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2017 - 2018 Labirintos do sul: espaço e som na arte contemporânea portuguesa e brasileira
Coorientador
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil
2016 - 2018 Estudo teórico e prático de estéticas e técnicas de composição de obras musicais recentes que cruzem práticas musicais eruditas com outros géneros músicas (Theoretical and practical study of aesthetics and techniques of composition of recent musical works that combine classical musical practices with other musical genres)
Orientador
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2015 - 2015 A composição em estúdio na era digital: um caso de estudo (Studio composition in the digital age: a case study)
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 MUSIC OF CHAOS AND TERRITORY: TOWARDS A REWILDING OF THE EAR
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A concepção do Objecto Sonoro no meio audiovisual (The conception of the Sound Object in the audiovisual medium)
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A Influência das Técnicas de Estúdio nas Obras Thema - Omaggio a Joyce (1958) e Laborintus II (1965) de Luciano Berio
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 O efeito da sociedade tecnológica na rádio difusão: a evolução do significado de rádio como midia e agente condicionante da perspectiva vivencional
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Da música à imagem: uma experiência interativa com o cérebro
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Violino e Tecnologia : Origem e evolução tecnológica entre os séculos XV e XXI
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Produção sonora para conteúdos audiovisuais e multimédia
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 A SALVAGUARDA E O RESTAURO DE ARQUIVOS SONOROS EM FRANÇA E PORTUGAL : Três exemplos de Intervenções de Restauro sobre Teatro Radiofónico Português
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 LEVANTAMENTO DE ESPÓLIOS FONOGRÁFICOS EM FITA MAGNÉTICA : Avaliação do Estado de Conservação das Fitas
Orientador
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 ISSI – “Immersion, Spatialisation Sonore Interactive
Coorientador
Curso de engenharia multimédia (Outra)
Universidade Paris Est - Marne la Vallée, França

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual NCMM — NOVA Contemporary Music Meeting: Biennial International Conference (2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2021/01/27 - 2021/12 "Ressonâncias: ao encontro do testemunho direto" (Resonances: meeting the direct testimony - 76th anniversary of the Liberation of the Nazi concentration camp at Auschwitz - Memorial Day for Holocaust victims ) (2021/01/27 - 2021/12)
Outro (Coorganizador)
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2019 - 2019 TCPM19 — Tracking the Creative Process in Music international Conference. (2019 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal

Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 UFR Arts et Médias, França

CNRS Délégation Paris Michel-Ange, França

IRCAM, França
2017 - 2017 “Dois Acontecidos Happenings" & Outras Performatividades (2017 - 2017)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2017 - 2017 “Ar Comprimido” Concerts of experimental music and sound art exibition (2017 - 2017)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 "Projecto Constança" an Hommage to Constança Capdeville for the 80 years of its birth (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Old Is New: The presence of the past on the music of the present (2016 - 2016)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
CESEM/FCT, Portugal
2016 - 2016 “Soniferous” Concerts of experimental music and sound art exibition (2016 - 2016)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2014 ICLI 2014 - International conference for live interfaces (2014 - 2014)
Congresso (Coorganizador)
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) — Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 EMS 2013 : Electroacoustic music in the context of Intereactive Approaches and Networks (2013 - 2013)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
CESEM - FCSH // FCT // Culturgest, Portugal

Electroacoustic Music Studies Network, França
2011 - 2011 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto
Congresso (Outra)
2010 - 2010 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
Congresso (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/06/17 - Atual Participation in "Conversas online" a debate organized by Câmara Musicial de Matosinhos about the itinerancy of the Virtual exhibition "De casa para um mundo" (From home to a world) premiered on the XXI edition of the Bienal de Artes de Cerveira. <https://www.youtube.com/watch?v=hdWoJOy2GQo>
Mesa-redonda
"Conversas online"
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2021/06/05 - Atual Radio Program participation: a 50 minutes interview as invited artist on the "Conversas à Beira do Minho" program. <https://radiocerveira.pt/conversas-a-beira-minho/> <https://www.facebook.com/radiocerveira/videos/515684662958067>
Outro
"Conversas à Beira do Minho"
Rádio Cerveira, Portugal
2020 - 2021 Intervention at “Antes e depois de editar: Estudos Filológicos” (Before and after editing: philosophical studies) study days. 14 to 15 January 2021; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Simpósio
Antes e depois de editar: Estudos Filológicos
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2020/09 Debate participation: "De casa para um mundo" (From home to a world) - Virtual exhibition for the Vila Nova de Cerveira Biennial of Arts with the musical work "Ca(s)o(s)". < https://bienaldecerveira.pt/xxi-bienal/isabel-pires.html>
Outro
Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira
Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Portugal
2020 - 2020 Moderator at "like, share and subscribe" Youtube, music and cyberculture before and after the new decade¿ International Conference
Conferência
like, share and subscribe — Youtube, music and cyberculture before and after the new decade
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
2018/05/12 - 2018/05/26 Data Processing Automation on PYTHON language Course
Oficina (workshop)
Data Processing Automation (PYTHON) Course
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
2017/06/17 - 2017/06/17 CESEM session: "Pensar a Música - Um Diálogo Aberto" (CESEM session: Thinking about Music - An Open Dialogue )
Mesa-redonda
Underscore - Festival de música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo
Centro Cultural de Belém, Portugal

Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal

Cinema São Jorge , Portugal
2017/06/08 - 2017/06/08 Recovery of Constança Capdeville's documental collection — an overview of the an overview of the state of work
Mesa-redonda
Projeto Constança, Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992)
FCSH / CESEM, Portugal
2017/05/24 - 2017/05/26 Training for supervisors of international research projects
Oficina (workshop)
NOVA Marie Courie Master Class programme (as supervisor)
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
2015/07/14 - 2015/07/15 Training for research supervisors (Training course for High Education level research supervisors)
Oficina (workshop)
NOVA training course for Supervisors' 3th edition
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
2015 - 2015 Música: Criatividade - Investigação (Participation on the debate Music: Creativity - Research)
Mesa-redonda
ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2010/10/22 - 2010/10/22 Longitudes de Onda, nos "encuentros luso-hispano-mejicanos" (1st Seminar on “Visual Music”: commented concert)
Seminário
Longitudes de Onda, nos "encuentros luso-hispano-mejicanos"
Audotório Nacional de Madrid, em associação com a Galeria Estamps e a Universidade Europea de Madrid, Espanha
2009/09/18 - 2009/09/18 Séminaire interdisciplinaire sur l'espace: "Pluralité des pluralités de I'espace" (Interdisciplinary seminar on space concepts "Plurality of pluralities of space" — A contemporary philosophical debate from an epistemological perspective with Jean- Michel SALANSKIS)
Seminário
Le débat philosophique contemporain dans la perspective épistémologique
Collège International de Philosophie, França
2008 - 2008 Qualification to the functions of Maître de Conférence (Scientific Coordination Qualification Title For University teaching and Research functions in France)
Outro
Conseil National des Universités: Ministère Enseignement Supérieur Recherc, França
2002/10 - 2002/10 "Sud" de Jean Claude Risset: séssion d'étude (Electroacoustic music analysis workshop with Jean-Claude Risset about his work "Sud")
Oficina (workshop)
"Sud" de Jean Claude Risset: séssion d'étude
Groupe de Recherches Musicales, França

Institut National de l'Audiovisuel, França
2002/02/01 - 2002/06/30 Théorie et analyse sémiotique de la musique (Theory and Semiotic Analysis of Music Course)
Seminário
Théorie et analyse sémiotique de la musique
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
2002/02/01 - 2002/06/30 Philosophie, mathématiques et musique de Platon à nos jours (Philosophy, mathematics and music from Plato to the present day — Seminar on philosophy and music led by Bernard PIETTRE)
Seminário
Philosophie, mathématiques et musique de Platon à nos jours
Collège International de Philosophie, França
2002/05/01 - 2002/05/31 Manière de faire les sons (Way of making sounds — A seminar on sound perception, philosophy and musical composition)
Seminário
Manière de faire les sons
Collège International de Philosophie, França

Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
2002/04/11 - 2002/04/13 Action Concertée Incitative (ACI) «jeunes chercheurs» ( a Research workshop for young researchers on music creations, computing and musicology)
Oficina (workshop)
Action Concertée Incitative (ACI) «jeunes chercheurs»
Ministère de la Recherche et des Nouvelles Technologies, França

Université de Paris VIII - Centre de recherche en Informatique et Création musicale (CICM), França
2002/03/26 - 2002/04/02 Composition assisté par ordinateur - initiation à l'OPEN MUSIC (Realization of the Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
Festival Música Viva, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal

Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
2002/03/30 - 2002/03/30 La modélisation prise comme principe d'Incertitude (Modeling taken as uncertainty principle — a Seminar on Sound medellization and chaos theories)
Seminário
La modélisation prise comme principe d'Incertitude
Centro Cultural de Belém, Portugal

Festival Música Viva, Portugal
2002/03/28 - 2002/03/28 Composing for Instruments and Electronics: (some) Notes (on) Intervals (and) Sounds (Outros) (Musical composition seminar)
Seminário
Composing for Instruments and Electronics: (some) Notes (on) Intervals (and) Sounds (Outros)
Centro Cultural de Belém, Portugal

Festival Música Viva, Portugal
2002/03/26 - 2002/03/26 Grands bonds à travers l'espace sonore électroacoustique ( Great leaps through the electroacoustic sound space — Seminar on electroacoustic music)
Seminário
Grands bonds à travers l'espace sonore électroacoustique
Festival Música Viva, Portugal

Centro Cultural de Belém, Portugal
2001/11/29 - 2001/11/30 Journées d'étude "Musique et Mémoire" (Study days on musical perception and philosophy)
Simpósio
Journées d'étude "Musique et Mémoire"
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
2001/11 - 2001/11 Music and computer composition workshop
Oficina (workshop)
Composition informatique
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França

Université de Paris VIII - Centre de recherche en Informatique et Création musicale (CICM), França
2000/04/11 - 2000/04/20 Musical Informatics MAX-MSP - level 2 (Realization of the Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal

Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
2000/04/11 - 2000/04/20 Computer Sound Synthesis (Participation in Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal

Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
1999/07/07 - 1999/07/10 MAX-MSP musical informatics - level 1 (Participation in a Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal

Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
1997/10/01 - 1997/10/31 Curso de Pedagogia Moderna da Educaçãoo Musical e Vocal para Educadores e Professores (Modern Pedagogy Course in Music and Vocal Education for Educators and Teachers)
Outro
Pedagogia Moderna da Educac¸a~o Musical e Vocal para Educadores e Professores
Ministério da Educação, Portugal
1997/02/01 - 1997/02/28 Basic computer course (Technological Specialization training course in code programming)
Oficina (workshop)
Curso básico de informática (Curso de Especialização Tecnológica)
INESP Intituto de Estudos Profissionais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2014 Entropia das forças disfuncionais : Ruído e caos nas artes sonoras (Entropy of dysfunctional forces: Noise and chaos in the sound arts) Hugo Paquete (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 COMPOSING MUSIC BY SELECTION CONTENT-BASED ALGORITHMIC-ASSISTED AUDIO COMPOSITION Gilberto Bernardes de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Expressiveness and interactivity in live electroacoustic improvisation Gustavo Miguel Bec¸a Rodrigues da Costa (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2013 A técnologia do séc XXI no Moseu da Música Vitor Palma (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Alternativas e proporições para uma experimentação sonora na arte contemporânea pós 25 de Abril Hugo Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014 - Atual ICLI - International conference for live interfaces Lisbon
2011 - Atual 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto Lisbon
2010 - Atual 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema Lisboa
2021/04/22 - 2021/04/23 WWM — WorldWide Music International Conference 2020 Prague, Czech Republic
2021 - 2021 NCMM21 — NOVA Contemporary Music Meeting International Conference: “Musical Performance as creation” Lisbon
2020 - 2020 V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (5th International Contemporary Piano Meeting) Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Brasil
2020 - 2020 II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (II International Research Meeting of Students in Music and Musicology ) Évora, Portugal
2019 - 2019 MA19 — "Música Analítica" 2019: Oporto International Symposium on the Analysis and Theory of Music Oporto, Portugal
2018 - 2018 NCMM18 ¿ NOVA Contemporary Music Meeting International Conference: "Composing Music Today" Lisbon
2018 - 2018 EMS 2018 — Electroacoustic Music Studies Network Florence, Italy
2016 - 2016 Old Is New: The presence of the past on the music of the present Lisbon
2013 - 2013 EMS 2013 — Electroacoustic Music Studies Network Lisbon
2012 - 2012 EMS 2012 — Electroacoustic Music Studies Network Stockholm
2011 - 2011 EMS 2011 — Electroacoustic Music Studies Network New York

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012 - Atual CITARJ - Journal of Science and Technology of the Arts. Universidade Católica do Porto (1646-9798) Universidade Católica do Porto
2018 - 2018 Journal of New Music Research (Special Issue: “Digital Philology for Multimedia Cultural Heritage”) (1744-5027) Routledge

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Evaluation and report to the prize “Prémio Fernão Mendes Pinto – AULP/CPLP/ IC” from the Associação das Universidades de Língua Portuguesa (2019: Master Thesis “O Viajante no Labirinto: A Crítica ao exotismo na obra musical de Temárica Brasileira de Fernando Lopes-Graça” , Guilhermina Maria Lopes De Carvalho Santos) Associação das Universidades de Língua Portuguesa , Portugal
2019 - 2019 Evaluation and report to the prize “Prémio Fernão Mendes Pinto – AULP/CPLP/ IC” from the Associação das Universidades de Língua Portuguesa (2017: Master Thesis “As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de Músicos, contextos e reperto´rios Governanc¸a, discurso e performação”, Lucas André Wink) Associação das Universidades de Língua Portuguesa , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/01/29 - 2020/01/29 Analyse musicale et électroacoustique (Musical analysis and Electroacoustic music) (Postgraduate Certificate) Université Gustave Eiffel, França
2020/01/27 - 2020/01/27 La performance de la musique électroacoustique dans des systèmes multicanaux (The performance of electroacoustic music in multichannel systems) (Postgraduate Certificate) Université Gustave Eiffel, França
2014 - 2014 Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — III (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — III) Especialização (Curso médio) Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal
2013 - 2013 Composição musical na segunda metade do Séc. XX: estéticas, práticas e tecnologias Especialização (Curso médio) Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal
2013 - 2013 Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — II (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — II) Especialização (Curso médio) Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal
2012 - 2012 Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — I (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — I) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/11 - 2014/11 SPIM
Distinções

Prémio

2004 Première prix du troisième concours international de spatialisation pour l'interprétation des œuvres acousmatiques "Espace du son" 2004
Musiques et Recherche, Belgica, Portugal
2000 Honorable Mention in the 1st Electroacoustic Music Competition for Live Music
Festival Música Viva, Portugal