Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Pires
Nomes de citação
- Pires, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A91D-362E-1F64
- ORCID iD
- 0000-0003-1631-8104
Websites
- http://www.fcsh.unl.pt/ (Profissional)
- http://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/isabel-pires-2/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | ||
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008 - 2013
Concluído
|
(Post-Doc) Um estudo do som: entre percepção, física e tecnologia: [A study of sound: between perception, physics and technology
- Development of computer modules for the manipulation of sound entities] (Pós-doutoramento)
Especialização em Music perception
CESEM - FCSH, Portugal
|
|
2002 - 2007
Concluído
|
PhD on "Esthétique Sciences et Technologies des Arts - Spétialité Musique" (Doutoramento)
Especialização em Música
Université Paris 8, França
"La notion d'espace dans la création musicale: idées, concepts et atributions. Une reflexion à propos d'espaces intentionnellement
perçus ou composés de l'entité sonore." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
trés honorable avec felicitati |
2005 - 2005
Concluído
|
Master Course on Historical Musicology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Obtido por equivalência de CV |
2001 - 2002
Concluído
|
DEA (Degree of deep Studies) on "Arts de la Scène et du Spectacle - Option Musique" (DEA)
Université Paris 8, França
"La notion d’Espace dans la cre´ation musicale au XXe sie`cle : ide´es, concepts et attributions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Trés Bien |
2000
Concluído
|
Degree on Musical Composition (Licenciatura)
Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Influências da Música Electroacústica na Música Instrumental - Na Europa ocidental depois de 1945" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19/20 |
1987/10/01 - 1991/07/31
Concluído
|
Music General Studies (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/03/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2008/03 - 2013/03 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2006/09/01 - 2010/01/31 | Investigador (Investigação) | Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França |
2001/10/01 - 2006/08/31 | Investigador (Investigação) | Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/06/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2010/02/01 - 2020/05/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2011/09 - 2020/01/31 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006/09/01 - 2008/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Paris Est - Marne la Vallée, França |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/07 - Atual | Director | Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société (Delatour), França |
2022/01/02 - Atual | Founder & Director | Nova Contemporary Music Journal (CESEM - FCSH), Portugal |
2021/04 - Atual | Member of the Directors Board | CESEM - FCSH, Portugal |
2021/03/18 - Atual | Master Course coordinator (Musical Artes and Technology) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09/01 - 2021/03/31 | Research Gorup Coordinator | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/01 - Atual | Member of the international higher education experts team to the QS World University Rankings Survey for Music and Music Technology fields. | QS Intelligence Unit: World University Rankings , Reino Unido |
2021/02 - Atual | Member of IN2PAST Coordinating Committee of the Scientific Council | IN2PAST — Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, Portugal |
IN2PAST — Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, Portugal | ||
2004/09/01 - 2006/06/30 | Professional research internship within Recherche informatique en Interactions musicales temps réel (Real-time interactive systems programming) | IRCAM, França |
IRCAM, França |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/03 - 2013/03 | Desenvolvimento de módulos informáticos para a manipulação de entidades sonoras - Um estudo do som: entre percepção, física
e tecnologia (A study of sound: between perception, physics and technology Development of computer modules for the manipulation
of sound entities)
SFRH/BPD/45363/2008
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França
CESEM - FCSH, Portugal |
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2001/10 - 2005/09 | La notion d’Espace dans la création musicale : idées, concepts et attributions – Une réflexion à propos d’espaces intentionnellement
perçus ou composés de l’entité sonore
SFRH / BD / 5013 / 2001
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord, França |
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Magnetic Music: The forgotten sounds of Gulbenkian Contemporary Music Meetings
ID: 0bb4203f-fcd5-45ad-b234-e42bcd9f80f1
Investigador responsável
CESEM - FCSH, Portugal
|
European Union |
2019 - Atual | IMCC—Itinerant musical composition classes to develop and enhance artistic skills
KA203-48DE64E6
Investigador
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat, França
CESEM - FCSH, Portugal |
European Commission |
2016/07 - 2019/06 | The Anatomy of Late-15th- and Early-16th-Century Iberian Polyphonic Music
PTDC/CPC-MMU/0314/2014
Investigador
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/04 - 2014/03 | Jorge Peixinho - Edição Crítica das obras de Câmara
PTDC/EAT-MMU/113714/2009
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2009 | MusicQuery ? Rede de Investigação, Bases de Dados Relacionais e Arquivo Digital para a Música Culta Portuguesa e Europeia
REEQ/1093/EAT/2006
Investigador
Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03 - 2023/12 | Portuguese contemporary music composers and ensembles: collective heritage preservation
Investigador responsável
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
|
CESEM – FCSH: Nova University
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/01/30 | Obsolescence technologique et mémoire musicale : la perte imminente d'œuvres musicales récentes (Technological obsolescence and musical memory: the imminent loss of recent musical works) | Seminaire by invitation wothin the ERASMUS+ Mobility program
Université Gustave Eiffel (Champs sur Marne , França)
|
2019/03 | The harmonic metamorphosis or a desire of sound | MA19: Música Analítica 2019 — Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/06/22 | From an image to another: François Bayle and the experimental cinema from the sixties | Electroacoustic Music studies Network International Conference
Electroacoustic Music studies Network (Florença)
|
2018/05/14 | A imagem-de-som segundo François Bayle: análise de obras de música acusmática (Sound-image according to François Bayle: analysis of works of acousmatic music) | Semana da Composição da ESML
ESML — Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/23 | A entidade sonora e as qualidades perceptivas do som (The sound entity and the perceptual qualities of the sound) | Seminário de Doutoramento em Música
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/10/28 | Os processos criativos inscritos na música electroacústica (The creative processes inscribed in electroacoustic music) | ENIM 2017
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Braga, Portugal)
|
2017/09/15 | On the trace of the creative processes inscribed on electroacoustic music | TCPM 2017 – Tracking the Creative Process in Music
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
|
2017/07/30 | Perceber as qualidades perceptivas do som e a noção de entidade sonora (Understand the perceptual qualities of sound and the notion of sound entity ) | Seminário de Investigação: música como cultura e cognição
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/17 | Serialismo e leitmotiv: o caso de Il prigioniero de Luigi Dallapiccola (Serialism and leitmotiv: or the case of "l prigioniero" by Luigi Dallapiccola) | Opera Reseach Meeting
FCSH - Universidade Nova de lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/28 | Análise e performance de música electroacústica com instrumentos: problemáticas e estratégias (Analysis and performance of electroacoustic music with instruments: problems and strategies ) | Contemporaneidades
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/28 | Analisando o futuro do património musical contemporâneo nacional. Um inquérito sobre as práticas de preservação dos compositores nacionais (Analyzing the future of contemporary national musical heritage. An inquiry into the preservation practices of national composers) | Arte Pública na Era da Criatividade Digital
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/04/21 | A música hoje: entre composição, performance e evento (Music today: between composition, performance and event) | Dois Acontecidos Happenings" & Outras Performatividades
CESEM; IHA; FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/03/31 | Minimalismo e análise musical (Minimalism and musical analysis) | Contemporaneidades
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Simulação de espaços sonoros imersivos: o caso de Pulsars (Simulation of immersive sound spaces: the case of Pulsars) | Dias da Música Electroacústica, Festival DME 2017
Festival DME 2017 (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Au fil des images : François Bayle et le cinéma expérimentale des années soixante | Colloque international Musiques e´lectriques, e´lectricite´ et musique
Universite´ Paris 8 (Paris , França)
|
2016/11/26 | O som enquanto objecto museológico: entre o Museu, a exposição e um arquivo (Sound as a museological object: between the Museum, the exhibition and an archive) | Ciclo de Conversas — "Debater o intangível"
Museu Naciona da Música (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/08 | Analisar música hoje: novos paradigmas, novas tecnologias (Analyzing music today: new paradigms, new technologies) | Log in live on: Music and Cyberculture in the age of the Internet of Things
CESEM, FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/13 | O conceito de saturação em Volumina de Ligeti (O conceito de saturação em Volumina de Ligeti) | ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2015/05/21 | Espaços sonoros e criação musical (Sound spaces and musical creation) | DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
ESAP - Escola Superior Artística Do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/04/11 | Perceber os sons: um processo cognitivo (Perceiving sounds: a cognitive process) | Seminários de investigação do Departamento de Física
Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa (Monte da Capatica , Portugal)
|
2015/03/07 | Preservation as an Intertextual Process. Reflections about Constança Capdeville’s Libera me. | Intertextuality in Music since 1900
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (lisboa, Portugal)
|
2015/03/07 | Reich Radiohead Rewriting | Intertextuality in Music since 1900
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/12/02 | Connecting practices of preservation: questioning authenticities in musical performances and performance artworks | Authenticity in Transition: Changing Practices in Contemporary Art Making and Conservation.
NeCCAR programme: Univesrsity of Glasgow (Glasgow , Reino Unido)
|
2014/11/22 | Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues | ICLI - INTERNATIONAL CONFERENCES ON LIVE INTERFACES
International Conferences on Live Interfaces (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/21 | A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa (The preservation of contemporary musical performance: the case of the phonographic collection on magnetic tapes by Clotilde Rosa) | ENIM IV - Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM : Sociedade Portuguesa de investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/06 | O espólio em fitas magnéticas da compositora Clotilde Rosa. Ponto de partida para a preservação das suas obras mistas (The collection on magnetic tapes of the composer Clotilde Rosa. Starting point for the preservation of their mixed work) | Processos de Musealização
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/11/28 | Música Acusmática — Música sem Espaço nem Tempo? (Acusmatic Music - Music without Space or Time?) | Tecnologias Culturais e Artes dos Media: In Memoriam Friedrich Kittler
Centro de estudos em Conunicação e Linguagens (CECL) ; FCSH - Universidade Nobva de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/15 | As influências das músicas e técnicas de estúdio nas práticas composicionais e performativas da música a partir da segunda metade do século XX | Research Seminar to the Musical Arts Doctoral degree
FCSH - Univerdiade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/02 | Imagética Musical e Representação Sonora | ENIN - 3º Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Spciedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais , Portugal)
|
2013/06/20 | Four pieces of François Bayle L’expérience Acoustique cycle | EMS 2013 : Electroacoustic music in the context of Intereactive Approaches and Networks
Electroacoustic music Network; Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/04/05 | Perceber sons no espaço | Seminário de Doutoramento em Ensino e Psicologia da Música
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Sound Intra and Extra-Musical: Space Issues on John Cage’s 4’33” and Iannis Xenakis’s Synaphaï | Musique et Écologies du Son / Music and Ecologies of Sound
Paris 8 University; MUSIDANCE (Paris, França)
|
2013 | Transcrições gráficas em música electroacústica: funcionalidades e subjectividades | Seminário de doutoramento Estética e Media – Sonoridades e Visualidades Contemporâneas
Cecl; FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/05/23 | La Légende d’Eer et Jonchaies: commentaires analytiques | Colloque internacional: Xenakis. La musique électroacoustique.
CDMC ; Universidade Paris 8 (Paris, França)
|
2012/05/06 | Homenagem a John Cage | XIV Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia
Homenagem a John Cage (Lisboa, Portugal)
|
2011/10/30 | The sound gesture composition on a virtual auditory space as a structural element on musical works | 2° Fórum Itinerários Musicais : Música e Gesto
CESEM, FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/06/17 | Fonctionnalité et subjectivité des transcriptions acousmographiques: Le cas de La Fin du Bruit de François Bayle | Electroacoustic Studies Network Conferences 2011 (EMS11)
NY University (New York, Estados Unidos)
|
2011 | Música Experimental Americana : John Cage, Robert Ashley, Steve Reich, Philipe Glass | Música à Hora do Almoço
FCSH: Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Viagem à proto-história da Música Electroacústica na Europa: Obras experimentais de Schaeffer e Henry | Música à Hora do Almoço
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/10/23 | From sound image to sound entity: a possible outcome | Encuentros Luso-Hispano-Mejicanos
Universidad Europea de Madrid; Audotório Nacional Música de Madrid; Galeria Estampa (Madrid, Espanha)
|
2010 | Éros Bleu: imagem-de-som e representação gráfica | 1° Fórum Itinerários Musicais : Música e cinema
CESEM – U. Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/01 | L’image de son selon François Bayle | L’image, le sensible et le photographique
Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l’Ideat (Champs sur Marne , França)
|
2009 | Entité sonore: perception et modélisation informatique | Informatique musicale - Utopies et realités
Cité de la Musique & Univ. Paris-Est (Paris, França)
|
2008/06/13 | Des gestes des sons dans l’espace | Le geste comme point de convergence des pratiques artistiques
Universidade Paris Est – Marne la Vallée: LISAA–CCAMAN (Champs sur Marne , França)
|
2008 | Quelques réflexions sur les rapports entre l’électroacoustique et la musique instrumentale de Xenakis: La légende d’Eer et Jonchaies | EMS08 – (Electroacoustic Music Studies Network Conferences)
Université de la Sorbonne; GRM — INA (Paris, França)
|
2007/06 | Composer l'espace en environnement CSound: le cas de Sideral | Journés d’informatique musicale 2007
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Lyon, França)
|
2005 | Du grain à la musique: manipulations en temps réel | Journées d'Informatique Musicale 2005
AFIM — Association Francophone d'Informatique Musicale (Saint Denis , França)
|
2003 | A música électroacustica visita as escolas | Festival Música Viva
Festival Música Viva (Coimbra, Portugal)
|
2002/03 | Conference presentation on the work "Estranhas presenças que já não existem" | Seminaires "Synthèse Sonore"
Paris VIII Univesity (Saint Denis , França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/09 - Atual | RITMO NÃO-PULSANTE: do declínio da métrica e da pulsação em direção a um novo paradigma de escuta e análise para a música
pós-tonal
Orientador
|
Muisical Sciences (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - Atual | RITMO NÃO-PULSANTE: do declínio da métrica e da pulsação em direção a um novo paradigma de escuta e análise para a música
pós-tonal
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - Atual | Agrupamentos instrumentais dedicados ao repertório erudito contemporâneo em Portugal no início do século XXI: Drumming Grupo
de Percussão, Síntese; Grupo de Música Contemporânea, Sond'Ar-te Electric Ensemble, Performa Ensemble e Ensemble DME
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - Atual | Sound Branding: a influência da narrativa sonora na relação entre a marca e o consumidor
Orientador
|
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado) |
2021/09 - Atual | A música contemporânea portuguesa vista pelo Opus Ensemble
Orientador
|
Mestrado em Artes Musicais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - Atual | Procesos estructurales electroacústicos en Enrique X. Macías Estancia de Investigación
Coorientador
|
Historia, Xeografía e Historia da Artes (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2020 - Atual | Texturas sonoras macro-estruturais na música de Penderecki, Ruzicka e Haas: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical
especializada (Macro-structural sound textures in the music of Penderecki, Ruzicka and Haas: Development of specialized musical
analysis tools)
Orientador
|
doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - Atual | A expansão sonora no órgão histórico e práticas interpretativas de música contemporânea
Orientador
|
Doutoramento em Artes Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - Atual | A capacidade discursiva da bateria e a sua importância no desenvolvimento do diálogo musical no Piano Jazz Trio (The discursive
capacity of the drums and its importance in the development of musical dialogue in the Piano Jazz Trio)
Orientador
|
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - Atual | J. S. Bach Ciaccona in Auschwitz and After: Timelessness and Resonance — Memorialization of the Musical Performance within
Holocaust Education through Artistic Research and Conscious Historical Approach
Orientador
|
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | Música Portuguesa para Percussão Solo: processos de mediação entre intérprete e compositor na criação de nova música
Orientador
|
doutoramento em artes musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | Contrapontos: o cancioneiro popular e as obras para piano erudito (Counterpoints: the popular songbook and classical piano
works)
Orientador
|
doutoramento em artes musicais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - Atual | Consequências da Utilização de Fenómenos Acústicos na Criação Musical Orquestral em finais do sec. XX e princípios do XXI
Orientador
|
Doutoramento em CIências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2033/02/10 | Como definir o indefinido: A 'Computer Music 'no caso do fenómeno Hatsune Miku
Orientador
|
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/09 - 2022/12/12 | A escrita para guitarra de José Lopes e Silva: três casos particulares
Orientador
|
Musical Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022/07/13 | Guitarrofonias: Uma vida de José Lopes e Silva
Orientador
|
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - 2022/06/23 | Z-axys: O Espaço como Instrumento ¿ Vivência de uma instalação interativa em três módulos
Orientador
|
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022/01/24 | Composições e arranjos com influências da Música Armorial e Eletroacústica
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021/04/30 | A Pós-Produção Áudio e Mistura Final em Função do Género
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021/04/30 | Relações Humanas e Económicas na Criação do Artista
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | Repertório para Piano Solo com Técnicas Estendidas no Contexto Luso-Português (Solo Piano Repertoire with Extended Techniques
in the Portuguese-Portuguese Context )
Orientador
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
|
2013 - 2020 | "A música já não pode viver sozinha”: da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais: Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | O som como personagem principal, na narrativa audiovisual
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Un tranquillo Posto nel Cinema Italiano –Uma análise da relação da obra do compositor Ennio Morricone com o Gruppo di Improvvisazione
Nuova Consonanza com as transformações da prática musical no cinema até a década de 1960. 2019
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2019 | A cross-genre study of the (ec)static perception of today’s music
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais: Especialidade Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2018/04 | Que Futuro para o Patrimo´nio Musical Contempora^neo Nacional? Documentar para Preservar.
Orientador
|
Doutoramento em Conservação e restauro do património (CORES) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Estudo e documentação da criação musical erudita portuguesa entre 1985 e 2010, no âmbito da composição tecnologicamente assistida
Orientador
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
|
2017 - 2018 | Labirintos do sul: espaço e som na arte contemporânea portuguesa e brasileira
Coorientador
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil |
2017 - 2018 | Música em rede: um paradigma espacial na composição e na performance
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018 | Música Para Bateria Solo: Um Estudo do Uso da Bateria na Música Erudita
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018 | The anxiety and music performance pedagogy: the case of the violinist
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018 | Música instrumental para órgão de tubos e electroacústica: 3 Juno
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2018 | Estudo teórico e prático de estéticas e técnicas de composição de obras musicais recentes que cruzem práticas musicais eruditas
com outros géneros músicas (Theoretical and practical study of aesthetics and techniques of composition of recent musical
works that combine classical musical practices with other musical genres)
Orientador
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
|
2016 - 2017 | Espaços Sonoros Imersivos: A Audição Como Processo Unificador De Conceitos
Orientador
|
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2017 | O Ouvido Atento – Escuta critica e comunicação na produção de áudio
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2017 | Contexto e Problemáticas Das Mais Antigas Gravações de Guitarra Solo Conhecidas: a Guitarra de Seis Cordas e a Presença Íbero-Americana
no Edison Phonograph Monthly
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | Ouvir, Vibrar, Reverberar: valores da experiência sonora nas artes (Listening, Vibrating, Reverberating: values of sound experience
in the arts)
Coorientador
|
Estética (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Órgão de Tubos e Órgão Eletrónico: estudo comparativo de intensidades
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | A composição em estúdio na era digital: um caso de estudo (Studio composition in the digital age: a case study)
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | MUSIC OF CHAOS AND TERRITORY: TOWARDS A REWILDING OF THE EAR
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2015 | Diferentes misturas e a sua influência nos resultados finais dos diferentes géneros musicais Pop e Étnica (Different mixtures
and their influence on the final results of different Pop and Ethnic musical genres)
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | A concepção do Objecto Sonoro no meio audiovisual (The conception of the Sound Object in the audiovisual medium)
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A Influência das Técnicas de Estúdio nas Obras Thema - Omaggio a Joyce (1958) e Laborintus II (1965) de Luciano Berio
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | O efeito da sociedade tecnológica na rádio difusão: a evolução do significado de rádio como midia e agente condicionante da
perspectiva vivencional
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Da música à imagem: uma experiência interativa com o cérebro
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Violino e Tecnologia : Origem e evolução tecnológica entre os séculos XV e XXI
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Produção sonora para conteúdos audiovisuais e multimédia
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | A SALVAGUARDA E O RESTAURO DE ARQUIVOS SONOROS EM FRANÇA E PORTUGAL : Três exemplos de Intervenções de Restauro sobre Teatro
Radiofónico Português
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | LEVANTAMENTO DE ESPÓLIOS FONOGRÁFICOS EM FITA MAGNÉTICA : Avaliação do Estado de Conservação das Fitas
Orientador
|
Mestrado Artes Musicais : Estudos em Música e Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | ISSI – “Immersion, Spatialisation Sonore Interactive
Coorientador
|
Curso de engenharia multimédia (Outra)
Universidade Paris Est - Marne la Vallée, França
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | NCMM — NOVA Contemporary Music Meeting: Biennial International Conference (2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal |
2021/01/27 - 2021/12 | "Ressonâncias: ao encontro do testemunho direto" (Resonances: meeting the direct testimony - 76th anniversary of the Liberation
of the Nazi concentration camp at Auschwitz - Memorial Day for Holocaust victims )
(2021/01/27 - 2021/12)
Outro (Coorganizador)
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal |
2019 - 2019 | TCPM19 — Tracking the Creative Process in Music international Conference. (2019 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 UFR Arts et Médias, França CNRS Délégation Paris Michel-Ange, França IRCAM, França |
2017 - 2017 | “Dois Acontecidos Happenings" & Outras Performatividades (2017 - 2017)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal CESEM – FCSH: Nova University, Portugal |
2017 - 2017 | “Ar Comprimido” Concerts of experimental music and sound art exibition (2017 - 2017)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2017 | "Projecto Constança" an Hommage to Constança Capdeville for the 80 years of its birth (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016 - 2016 | Old Is New: The presence of the past on the music of the present (2016 - 2016)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CESEM/FCT, Portugal |
2016 - 2016 | “Soniferous” Concerts of experimental music and sound art exibition (2016 - 2016)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2014 - 2014 | ICLI 2014 - International conference for live interfaces (2014 - 2014)
Congresso (Coorganizador)
|
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) — Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | EMS 2013 : Electroacoustic music in the context of Intereactive Approaches and Networks (2013 - 2013)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CESEM - FCSH // FCT // Culturgest, Portugal Electroacoustic Music Studies Network, França |
2011 - 2011 | 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto
Congresso (Outra)
|
|
2010 - 2010 | 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
Congresso (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/16 - 2023/03/31 | Participação na preparação de matertiais sonoros para exposição comemorativa do centenário a Madalena Perdigão. (Digitalização
e restauro de fonogramas)
Exposição
|
Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2022/07/05 - 2022/11/15 | Participação na preparação de matertiais sonoros para exposição comemorativa do centenário do nascimento de Iannis Xenakis.
(Digitalização e restauro de fonogramas)
Exposição
|
Révolutions Xenakis
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2021/06/17 - 2021/06/17 | Participation in "Conversas online" a debate organized by Câmara Musicial de Matosinhos about the itinerancy of the Virtual
exhibition "De casa para um mundo" (From home to a world) premiered on the XXI edition of the Bienal de Artes de Cerveira.
<https://www.youtube.com/watch?v=hdWoJOy2GQo>
Mesa-redonda
|
"Conversas online"
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
|
2021/06/05 - 2021/06/05 | Radio Program participation: a 50 minutes interview as invited artist on the "Conversas à Beira do Minho" program. <https://radiocerveira.pt/conversas-a-beira-minho/>
<https://www.facebook.com/radiocerveira/videos/515684662958067>
Outro
|
"Conversas à Beira do Minho"
Rádio Cerveira, Portugal
|
2020 - 2021 | Intervention at “Antes e depois de editar: Estudos Filológicos” (Before and after editing: philosophical studies) study days.
14 to 15 January 2021; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Simpósio
|
Antes e depois de editar: Estudos Filológicos
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2020/09 | Debate participation: "De casa para um mundo" (From home to a world) - Virtual exhibition for the Vila Nova de Cerveira Biennial
of Arts with the musical work "Ca(s)o(s)". < https://bienaldecerveira.pt/xxi-bienal/isabel-pires.html>
Outro
|
Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira
Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Portugal
|
2020 - 2020 | Moderator at "like, share and subscribe" Youtube, music and cyberculture before and after the new decade¿ International Conference
Conferência
|
like, share and subscribe — Youtube, music and cyberculture before and after the new decade
CESEM – FCSH: Nova University, Portugal
|
2018/05/12 - 2018/05/26 | Data Processing Automation on PYTHON language Course
Oficina (workshop)
|
Data Processing Automation (PYTHON) Course
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
|
2017/06/17 - 2017/06/17 | CESEM session: "Pensar a Música - Um Diálogo Aberto" (CESEM session: Thinking about Music - An Open Dialogue )
Mesa-redonda
|
Underscore - Festival de música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo
Centro Cultural de Belém, Portugal
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal Cinema São Jorge , Portugal |
2017/06/08 - 2017/06/08 | Recovery of Constança Capdeville's documental collection — an overview of the an overview of the state of work
Mesa-redonda
|
Projeto Constança, Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992)
FCSH / CESEM, Portugal
|
2017/05/24 - 2017/05/26 | Training for supervisors of international research projects
Oficina (workshop)
|
NOVA Marie Courie Master Class programme (as supervisor)
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
|
2015/07/14 - 2015/07/15 | Training for research supervisors (Training course for High Education level research supervisors)
Oficina (workshop)
|
NOVA training course for Supervisors' 3th edition
Universidade Nova de lisboa NOVA Doctoral School, Portugal
|
2015 - 2015 | Música: Criatividade - Investigação (Participation on the debate Music: Creativity - Research)
Mesa-redonda
|
ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2010/10/22 - 2010/10/22 | Longitudes de Onda, nos "encuentros luso-hispano-mejicanos" (1st Seminar on “Visual Music”: commented concert)
Seminário
|
Longitudes de Onda, nos "encuentros luso-hispano-mejicanos"
Audotório Nacional de Madrid, em associação com a Galeria Estamps e a Universidade Europea de Madrid, Espanha
|
2009/09/18 - 2009/09/18 | Séminaire interdisciplinaire sur l'espace: "Pluralité des pluralités de I'espace" (Interdisciplinary seminar on space concepts
"Plurality of pluralities of space" — A contemporary philosophical debate from an epistemological perspective with Jean-
Michel SALANSKIS)
Seminário
|
Le débat philosophique contemporain dans la perspective épistémologique
Collège International de Philosophie, França
|
2008 - 2008 | Qualification to the functions of Maître de Conférence (Scientific Coordination Qualification Title For University teaching
and Research functions in France)
Outro
|
Conseil National des Universités: Ministère Enseignement Supérieur Recherc, França
|
2002/10 - 2002/10 | "Sud" de Jean Claude Risset: séssion d'étude (Electroacoustic music analysis workshop with Jean-Claude Risset about his work
"Sud")
Oficina (workshop)
|
"Sud" de Jean Claude Risset: séssion d'étude
Groupe de Recherches Musicales, França
Institut National de l'Audiovisuel, França |
2002/02/01 - 2002/06/30 | Théorie et analyse sémiotique de la musique (Theory and Semiotic Analysis of Music Course)
Seminário
|
Théorie et analyse sémiotique de la musique
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
|
2002/02/01 - 2002/06/30 | Philosophie, mathématiques et musique de Platon à nos jours (Philosophy, mathematics and music from Plato to the present day
— Seminar on philosophy and music led by Bernard PIETTRE)
Seminário
|
Philosophie, mathématiques et musique de Platon à nos jours
Collège International de Philosophie, França
|
2002/05/01 - 2002/05/31 | Manière de faire les sons (Way of making sounds — A seminar on sound perception, philosophy and musical composition)
Seminário
|
Manière de faire les sons
Collège International de Philosophie, França
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
2002/04/11 - 2002/04/13 | Action Concertée Incitative (ACI) «jeunes chercheurs» ( a Research workshop for young researchers on music creations, computing
and musicology)
Oficina (workshop)
|
Action Concertée Incitative (ACI) «jeunes chercheurs»
Ministère de la Recherche et des Nouvelles Technologies, França
Université de Paris VIII - Centre de recherche en Informatique et Création musicale (CICM), França |
2002/03/26 - 2002/04/02 | Composition assisté par ordinateur - initiation à l'OPEN MUSIC (Realization of the Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
|
Festival Música Viva, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal |
2002/03/30 - 2002/03/30 | La modélisation prise comme principe d'Incertitude (Modeling taken as uncertainty principle — a Seminar on Sound medellization
and chaos theories)
Seminário
|
La modélisation prise comme principe d'Incertitude
Centro Cultural de Belém, Portugal
Festival Música Viva, Portugal |
2002/03/28 - 2002/03/28 | Composing for Instruments and Electronics: (some) Notes (on) Intervals (and) Sounds (Outros) (Musical composition seminar)
Seminário
|
Composing for Instruments and Electronics: (some) Notes (on) Intervals (and) Sounds (Outros)
Centro Cultural de Belém, Portugal
Festival Música Viva, Portugal |
2002/03/26 - 2002/03/26 | Grands bonds à travers l'espace sonore électroacoustique ( Great leaps through the electroacoustic sound space — Seminar on
electroacoustic music)
Seminário
|
Grands bonds à travers l'espace sonore électroacoustique
Festival Música Viva, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2001/11/29 - 2001/11/30 | Journées d'étude "Musique et Mémoire" (Study days on musical perception and philosophy)
Simpósio
|
Journées d'étude "Musique et Mémoire"
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
|
2001/11 - 2001/11 | Music and computer composition workshop
Oficina (workshop)
|
Composition informatique
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
Université de Paris VIII - Centre de recherche en Informatique et Création musicale (CICM), França |
2000/04/11 - 2000/04/20 | Musical Informatics MAX-MSP - level 2 (Realization of the Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
|
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal |
2000/04/11 - 2000/04/20 | Computer Sound Synthesis (Participation in Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
|
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal |
1999/07/07 - 1999/07/10 | MAX-MSP musical informatics - level 1 (Participation in a Technological Specialization Course)
Oficina (workshop)
|
Festival Música Viva, Portugal
Institut Franco Portugais, Portugal
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal |
1997/10/01 - 1997/10/31 | Curso de Pedagogia Moderna da Educaçãoo Musical e Vocal para Educadores e Professores (Modern Pedagogy Course in Music and
Vocal Education for Educators and Teachers)
Outro
|
Pedagogia Moderna da Educac¸a~o Musical e Vocal para Educadores e Professores
Ministério da Educação, Portugal
|
1997/02/01 - 1997/02/28 | Basic computer course (Technological Specialization training course in code programming)
Oficina (workshop)
|
Curso básico de informática (Curso de Especialização Tecnológica)
INESP Intituto de Estudos Profissionais, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/09 | O ensino remoto de emergência em Brasília durante a pandemia de COVID-19: uma perspectiva de professores do ensino ba´sico.
Presidente do júri
|
VERUSKA ARAÚJO COSTA REIS DEMES (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/15 | Acoustic ecology in artistic creation: re-discovering underwater soundscapes
Arguente principal
|
Francisca Santos Silva Rocha Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2022/07/22 | Morton Feldman's early clarinet works: a study on temporality and audience perception
Arguente principal
|
Martijn Susla (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/22 | Mistura e Produção de Música Africana
Presidente do júri
|
Zlarid Kikas Pinto de Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/07/11 | Inside the practice room: a philosophical study on musical performance
Arguente principal
|
Margarida Alexandra Teixeira Neves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022/06/21 | Approches Narratologiques de la musique de jeu de rôle japonais Final Fantasy : de Final Fantasy à Final Fantasy X.
Presidente do júri
|
Kevin Courcelle (Doutoramento)
Université Gustave Eiffel, França
|
2022/02/23 | Criatividade e Tecnologias na Educação Musical
Presidente do júri
|
Kelly Cristina Boraschi (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/02/09 | RITMO NÃO-PULSANTE: do declínio da métrica e da pulsação em direção a um novo paradigma
Orientador
|
Nariá Assis Ribeiro (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01/31 | Agrupamentos instrumentais dedicados ao repertório erudito contemporâneo em Portugal no início do século XXI
Orientador
|
Maria Ines Nunes Pires (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01/24 | Produção, promoção e agenciamento de uma orquestra : Relatório de Estágio
Presidente do júri
|
Ana Beatriz de Sousa Oliveira Alves de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/12/07 | Eufónio e electrónica: desafios técnico-interpretativos da música mista.
Arguente principal
|
Ricardo Rodrigues Antão (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07/12 | A música do gesto: proposta de protocolos de recriação para as obras de teatro-música de Constança Capdeville (1937-1992)
Arguente principal
|
Mónica Chambel (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/06/25 | Os processos de gravação no cinema musical de Hollywood nas décadas de 1930 a 1950: estudo da performance de Carmen Miranda
Presidente do júri
|
Vanessa Carla dos Santos Macêdo Farias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/06/24 | Produção áudio em espectáculos ao vivo: metodologia e recursos face à diversidade artística
Presidente do júri
|
Ivo José Marques da Silva Rodrigues de Melo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | Les installations sonores dans les espaces urbains: Sound installations in urban spaces
Arguente principal
|
Azadeh Nilchiani (Doutoramento)
Université Gustave Eiffel, França
|
2021 | Jeu de cartes d’Igor Stravinsky : un jeu d’analyses
Presidente do júri
|
Oliver WEHLMANN (Doutoramento)
Université Gustave Eiffel, França
|
2019/12/02 | L'improvisation musicale électroacoustique : enjeux et problématiques du développement des technologies numériques
Arguente principal
|
João Dias Fernandes (Doutoramento)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
|
2019 | ... and Words on Music: O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
Arguente
|
Joa~o Diogo Cristo´va~o Ricardo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | INTERFACING JAZZ: A STUDY IN COMPUTER-MEDIATED JAZZ MUSIC CREATION AND PERFORMANCE
Arguente principal
|
RUI MIGUEL SILVA SAMPAIO DIAS (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Expressiveness and interaction in live electroacoustic improvisation
Arguente principal
|
Gustavo Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Notações rítmicas alternativas e sua interpretação
Arguente principal
|
Glauco César de Lima e Silva Segundo (Outro) |
2018 | Música para trompete e electrónica
Arguente principal
|
João Gonçalo Aguiar Franco da Silva (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | A música usada no serviço da Sé de Évora na metade do século XVIII até inícios do XIX
Arguente principal
|
Ana Rita Pessanha Faleiro Jahn Nunes da Cruz (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Sofia Gubaidulina’s piece Seven words – Religious, Compositional, Technical and Interpretational features
Arguente principal
|
Nikola Pekovic (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Dimensões intertextuais: Diálogos composicionais entre tradição e contemporaneidade.
Arguente principal
|
Tu´lio Augusto Silva Santos (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Visão por Computador como suporte da criação musical e multimédia
Arguente principal
|
Tiago Lestre (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | O papel do instrumento na mu´sica ocidental depois da Segunda Guerra Mundial: a linhagem Nono-Lachenmann-Billone.
Arguente principal
|
Jose´ Pedro Cleto Berardinelli (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Por uma Prática Composicional entre Compositores
Arguente principal
|
Daniel Alexander de Souza Escudeiro (Outro) |
2017 | Buddy – caixa de ritmos expandida
Arguente
|
Alexandre Miguel Serafim Bento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | Um musical - do papel ao palco. Como se produz um musica
Orientador
|
Paula Alexandra De Melo De Guedes Cruz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | Evolução de Sonoplastia para curtas-metragens nos últimos 20 anos
Arguente
|
Pedro Miguel Da Silva Afonso Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | La construction de l’hétérogène dans la musique de Luc Ferrari : lieu, récit et expériences¿Analyses d’Hétérozygote, Far West
news et Chantal, ou le portrait d’une villageoise
Arguente principal
|
Alejandro Reyna (Doutoramento)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
|
2014 | Entropia das forças disfuncionais : Ruído e caos nas artes sonoras (Entropy of dysfunctional forces: Noise and chaos in the sound arts) | Hugo Paquete (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | COMPOSING MUSIC BY SELECTION CONTENT-BASED ALGORITHMIC-ASSISTED AUDIO COMPOSITION | Gilberto Bernardes de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Expressiveness and interactivity in live electroacoustic improvisation | Gustavo Miguel Bec¸a Rodrigues da Costa (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | A técnologia do séc XXI no Moseu da Música | Vitor Palma (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Alternativas e proporições para uma experimentação sonora na arte contemporânea pós 25 de Abril | Hugo Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: perspectivas educacionais | Universidade de Aveiro |
2022/05 - 2022/05 | The 7th International Conference on Technologies for Music Notation and Representation (TENOR) | CNRS - Aix-Marseille University — PRISM (Perception, Representations, Image, Soun Music Lab) |
2021/04/22 - 2021/04/23 | WWM — WorldWide Music International Conference 2020 | Prague, Czech Republic |
2021 - 2021 | NCMM21 — NOVA Contemporary Music Meeting International Conference: “Musical Performance as creation” | Lisbon |
2020 - 2020 | V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (5th International Contemporary Piano Meeting) | Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Brasil |
2020 - 2020 | II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (II International Research Meeting of Students in Music and Musicology ) | Évora, Portugal |
2019 - 2019 | MA19 — "Música Analítica" 2019: Oporto International Symposium on the Analysis and Theory of Music | Oporto, Portugal |
2018 - 2018 | NCMM18 ¿ NOVA Contemporary Music Meeting International Conference: "Composing Music Today" | Lisbon |
2018 - 2018 | EMS 2018 — Electroacoustic Music Studies Network | Florence, Italy |
2016 - 2016 | Old Is New: The presence of the past on the music of the present | Lisbon |
2014/11/20 - 2014/11/23 | ICLI - International conference for live interfaces | Lisbon |
2013 - 2013 | EMS 2013 — Electroacoustic Music Studies Network | Lisbon |
2012 - 2012 | EMS 2012 — Electroacoustic Music Studies Network | Stockholm |
2011/10/28 - 2011/10/30 | 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto | Lisbon |
2011 - 2011 | EMS 2011 — Electroacoustic Music Studies Network | New York |
2010/11/19 - 2010/11/20 | 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Filigrane Musique, Esthétique, Sciences, Société (2261-7922) | Delatour |
2012 - Atual | CITARJ - Journal of Science and Technology of the Arts. Universidade Católica do Porto (1646-9798) | Universidade Católica do Porto |
2018 - 2018 | Journal of New Music Research (Special Issue: Digital Philology for Multimedia Cultural Heritage) (1744-5027) | Routledge |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Evaluation and report to the prize “Prémio Fernão Mendes Pinto – AULP/CPLP/ IC” from the Associação das Universidades de Língua Portuguesa (2019: Master Thesis “O Viajante no Labirinto: A Crítica ao exotismo na obra musical de Temárica Brasileira de Fernando Lopes-Graça” , Guilhermina Maria Lopes De Carvalho Santos) | Associação das Universidades de Língua Portuguesa , Portugal |
2019 - 2019 | Evaluation and report to the prize “Prémio Fernão Mendes Pinto – AULP/CPLP/ IC” from the Associação das Universidades de Língua Portuguesa (2017: Master Thesis “As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de Músicos, contextos e reperto´rios Governanc¸a, discurso e performação”, Lucas André Wink) | Associação das Universidades de Língua Portuguesa , Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/01/29 - 2020/01/29 | Analyse musicale et électroacoustique (Musical analysis and Electroacoustic music) | (Postgraduate Certificate) | Université Gustave Eiffel, França |
2020/01/27 - 2020/01/27 | La performance de la musique électroacoustique dans des systèmes multicanaux (The performance of electroacoustic music in multichannel systems) | (Postgraduate Certificate) | Université Gustave Eiffel, França |
2014 - 2014 | Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — III (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — III) | Especialização (Curso médio) | Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal |
2013 - 2013 | Composição musical na segunda metade do Séc. XX: estéticas, práticas e tecnologias | Especialização (Curso médio) | Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal |
2013 - 2013 | Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — II (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — II) | Especialização (Curso médio) | Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal |
2012 - 2012 | Iniciação à programação e manipulação sonora em Tempo Real em ambiente Max/Msp — I (Introduction to programming and sound manipulation in Real Time in Max / Msp environment — I) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Curso na escola de Verão da FCSH, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013/11 - 2014/11 | SPIM |
Distinções
Prémio
2004 | Première prix du troisième concours international de spatialisation pour l'interprétation des œuvres acousmatiques "Espace
du son" 2004
Musiques et Recherche, Belgica, Portugal
|
2000 | Honorable Mention in the 1st Electroacoustic Music Competition for Live Music
Festival Música Viva, Portugal
|