???global.info.a_carregar???
Sandra Ribeiro is a senior lecturer at ISCAP-IPP in the area of Languages and Cultures. She holds a PhD from the University of Aveiro, Portugal, in Digital Storytelling in Higher Education, an interdisciplinary area that crosses the fields of Didactics, Education Sciences and Communication Sciences and Technologies. Her research interests include Digital Storytelling as a pedagogical practice to foster student reflection and overall student development; the integration of technology in HE; Translator Training; and Language Learning, Translation and Interpreting as acts of inter-cultural communication.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Patrícia Marques Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
A719-BEC8-24C2
ORCID iD
0000-0002-6767-0151
Scopus Author Id
36146116700

Websites

  • http://www.iscap.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Multimédia em Educação/ Multimedia in Education PHD (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Digital Storytelling: Student ID in Higher Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade/Approved
2009
Concluído
Ciências da Educação/Education Science MA (Mestrado)
Especialização em Tecnologia educativa; Multimédia; E-learning;Blended learning; Ensino de línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"Concepção e implementação de um modelo de eLearning no ensino superior : estudo exploratório numa disciplina de inglês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1999
Concluído
Licenciatura em Inglês/Alemão (ensino de) / 5-year degree in english/german (teaching) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"--" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/26 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2024 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual MA Programme Coordinator (Master's in Specialized Translation and Interpreting) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual AA Assessing newly arrived migrants' Kowledge in Science and Math using augmented teaching material
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Interculturais, Portugal
2021 - Atual ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Children in Digital WellbeIng and Critical ThiNkinG
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Interculturais, Portugal
2018 - 2021 EU-CAB - Comparative Analyses of European Identities in Business and Every-Day Behaviour
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Centro de Estudos Organizacionais e Sociais , Portugal
Comissão Europeia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Institute for Studies of Literature and Tradition
UID/ELT/00657/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/07/01 - 2019/06/30 TheRoute - Rotas do Turismo e Património com Ambientes Inteligentes Adaptáveis ao Perfil do Visitante e ao Contexto
SAICT-POL/23447/2016
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2018 Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Patrimónios, Artes e Culturas
UID/ELT/00657/2013
UID/ELT/00657/2013
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
Concluído
2015 - 2017 Transversal Skills in Dentistry: Content and Language Integrated Learning Approach
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Interculturais, Portugal
N/A

Comissão Europeia
Concluído
2010/03/01 - 2014/02/28 NARRATIVAS DIGITAIS COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO EU ENQUANTO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR / DIGITAL STORYTELLING: VOICE AND IDENTITY IN HIGHER EDUCATION
SFRH/BD/60888/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2012 Love Language & More
2010-1-PT1-LEO05-05192
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ribeiro, Sandra. "Intercultural awareness through. Digital storytelling". 2014.
  2. Ribeiro, Sandra; Moreira, António; Pinto da Silva, Cristina. "Digital storytelling: emotions in higher education". 2014.
  3. Sandra Ribeiro; Caroline M. Crawford; Roger Carlsen; Karen McFerrin; Jerry Price; Roberta Weber; Dee Anna Willis. "Information Technology in Higher Education - English for Specific Purposes OnLine: Marketing - a Study Case". 2006.
Artigo em revista
  1. Célia Tavares; Laura Tallone; Luciana Oliveira; Sandra Ribeiro. "The Challenges of Teaching and Assessing Technical Translation in an Era of Neural Machine Translation". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13060541.
    10.3390/educsci13060541
  2. Tallone, Laura; Ribeiro, Sandra; Albuquerque, Alexandra. "Is individual competition in translator training compatible with collaborative learning? The case of the MTIE Translation Award". Language Learning in Higher Education 13 1 (2023): 201-211. http://dx.doi.org/10.1515/cercles-2023-2017.
    10.1515/cercles-2023-2017
  3. Sandra Ribeiro; Célia Tavares; Cristina Lopes; Graça Chorão. "Competence Development Strategies after COVID-19: Using PBL in Translation Courses". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13030283.
    10.3390/educsci13030283
  4. Ribeiro, Sandra; Noronha Cunha, Suzana; Moreira Silva, Manuel; Bigotte Chorão, Graça. "Role of intercultural mediation in problem solving in a transatlantic network". (2021): http://hdl.handle.net/10400.22/18116.
  5. Pascoal, Sara; Tallone, Laura; Furtado, Marco; Ribeiro, Sandra. "Marketing public art: using project based learning to teach creativity and entrepreneurship". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/17611.
  6. Indra Karapetjana, Gunta Rozina, Ieva Henkuzena, Egija Zaura, Sandra Ribeiro, Clara Sarmento. "Transversal Skills in the World of Work: Applied Linguistics’ Approach. , vol 7, 87-105. ISSN 1691-9971". Baltic Journal of English Language, Literature and Culture 7 (2017): 87-105.
    Publicado
  7. Sandra P. M. Ribeiro; Ribeiro, Sandra. "Developing intercultural awareness using digital storytelling". Language and Intercultural Communication 16 1 (2016): 69-82. https://doi.org/10.1080%2F14708477.2015.1113752.
    10.1080/14708477.2015.1113752
  8. Ribeiro, Sandra. "Digital storytelling: an integrated approach to language for the 21st century student". (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/5996.
  9. Ribeiro, Sandra; Noronha Cunha, Suzana; Silva, Manuel. "Language tools: communicating in today’s world of business". (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/17941.
  10. Mesquita, Anabela; Ribeiro, Sandra; Peres, Paula. "Tech-based Innovations in pedagogical practices: the case of ISCAP". (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/5167.
  11. Ribeiro, Sandra; Tavares, Célia; Mesquita, Anabela. "Enhancing young Male learners’ motivation for language learning". (2011): http://hdl.handle.net/10400.22/17540.
  12. Oliveira, Luciana; Albuquerque, Alexandra; Ribeiro, Sandra; Peres, Paula; Carvalho, Carlos Vaz de. "A sustainable approach to the reuse of student - centered learning scenarios". (2009): http://hdl.handle.net/10400.22/2806.
  13. Peres, Paula; Moreira Silva, Manuel; Ribeiro, Sandra. "An experience of the use of Moodle at ISCAP". (2006): http://hdl.handle.net/10400.22/17948.
    10.5220/0001257404180422
Capítulo de livro
  1. Sandra Ribeiro; Graça Chorão; Célia Tavares. "Translation Fit for Purpose: A Digital Collaborative Experience Using Project-Based Learning". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_63
  2. Suzana Noronha Cunha; Graça Bigotte Chorão; Manuel Silva; Sandra Ribeiro; Noronha Cunha, Suzana; Bigotte Chorão, Graça; Moreira Silva, Manuel; Ribeiro, Sandra. "Cultural Awareness and Distance Communication". In A Project-Based Intervention in Higher Education Environments. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch007
  3. Peres, Paula; Ribeiro, Sandra; Tavares, Célia; Oliveira, Luciana; Silva, Manuel. "Sustainable Blended-Learning in HEI: Developing and Implementing Multi-Level Interventions". In Technology for Creativity and Innovation: Tools, Techniques and Applications, editado por Mesquita, A, 302-323. Estados Unidos: IGI Global, 2011.
    Publicado • 10.4018/978-1-60960-519-3.ch015
Pré-impressão
  1. Sandra Ribeiro; Célia Tavares; Cristina Lopes; Graça Chorão. "Competence Development Strategies after Covid: Using PBL in Translation Courses". 2023. https://doi.org/10.20944/preprints202302.0175.v1.
    10.20944/preprints202302.0175.v1
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Sandra Patrícia Marques; Ribeiro, Sandra. "Digital storytelling: student ID in higher education". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13141.
  2. Ribeiro, Sandra Patrícia Marques. "Concepção e implementação de um modelo de eLearning no ensino superior : estudo exploratório numa disciplina de inglês". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4765.

Outros

Outra produção
  1. Digital Storytelling: Learning to Be in Higher Education. 2017. Sandra P. M. Ribeiro. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-51058-3_15.
    10.1007/978-3-319-51058-3_15
  2. Transversal Skills in Dentistry - Content and Language Integrated Learning Approach. 2016. Robbi Rahim. https://doi.org/10.5220%2F0007903301310138.
    10.5220/0007903301310138
  3. O Ensino de estatística a um estudante com deficiência visual permanente bilateral (cegueira) no Ensino Superior. O Ensino de estatística a um estudante com deficiência visual permanente bilateral (cegueira) no Ensino Superior. 2015. Oliveira, Cristina; Rodrigues, Ana Maria; Ribeiro, Sandra; Bigotte Chorão, Graça. http://hdl.handle.net/10400.22/7191.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021/01 Communication beyond borders: an experience at the Covet Group
Orientador
Estudos Interculturais para Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Working at the marketing and communication department of a french non-profit professional organization promoting Chablis wines in France and overseas
Orientador
Estudos Interculturais para Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Working in a French SME at the marketing and e-commerce services
Orientador
Estudos Interculturais para Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Transcrição, Tradução e Legendagem do vídeo do evento “Energy Systems of the Future"
Orientador
Tradução e Interpretação Especializadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Communication Beyond Borders: An Experience at the Covet Group
Orientador
Estudos Interculturais para Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2021 Projeto de tradução e legendagem de vídeos institucionais do GCRP-ISCAP
Orientador
Tradução e Interpretação Especializadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2014 A Tradução Audiovisual: Os desafios da Áudio-descrição
Orientador
Tradução e Interpretação Especializadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/05/26 Matriz de avaliação do potencial educativo de programas audiovisuais na aprendizagem do inglês (Assessment matrix of educational potential of audiovisual programmes in learning English)
Arguente principal
TIAGO DA SILVA CARVALHO (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/07/08 Relatório de Estágio - Vida Económica
Arguente
Nuno Miguel da Silva Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/01/13 Multilinguismo e multiculturalismo no processo de Integração da África Ocidental
Arguente
Júlia Adalzira de Oliveira Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 Comportamento do Consumidor Digital: o caso do eLearning nas licenciaturas do ensino superior
Arguente
Sara Minallah Pais Mamede (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 A relevância da imagem na Interpretação Simultânea.
Arguente
Maria Andreia da Silveira Félix Colaço, (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 TSDIA EnDent: Wings 2019 / Sparni 2019 Quality Award
Valsts izglitibas attistibas agentura, Letónia
2014 PIPED2014: Honors
Instituto Politécnico do Porto, Portugal